Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Wagner Paris

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • recria e terminação de bovinos de corte recebendo suplemento energético de baixo consumo em pastagem irrigada de estrela africana sobressemeada no inverno
  • Com o objetivo de subsidiar a tomada de decisão na utilização de suplementação energética de baixo consumo na produção de bovinos de corte em pastagem de estrela africana com ou sem uso da irrigação e sobressemeadas no inverno com aveia, azevém e trevo branco, será avaliado o desempenho de bovinos de corte recebendo suplementação energética de baixo consumo fornecida em dois níveis (0,1 e 0,3% PV), a ingestão de forragem, o tempo para abate e custo de produção dos animais recriados na pastagem e terminados no confinamento se necessário, o comportamento ingestivo, as características de carcaça e da carne e o perfil de ácidos graxos da carne, as variáveis produtivas e nutricionais das pastagens utilizadas. O delineamento será em blocos casualizados com quatro tratamentos em esquema fatorial 2x2 (com e sem irrigação e 0,1 ou 0,3%PV suplementação) e três repetições, distribuídos em uma área de 10 ha já estabelecida a quatro anos com estrela africana, dividida em 12 módulos com 4 piquetes cada um, em sistema de pastejo rotacionado utilizando 36 animais testes recém desmamados com peso vivo médio inicial de 230 kg. Espera-se com este trabalho oferecer alternativas nos sistemas de produção de bovinos de corte, que melhorem a eficiência produtiva dos animais em um ambiente mais equilibrado no ponto de vista econômico e ambiental.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-31/08/2022
Foto de perfil

Wagner Rodrigues Silva

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • conscientização gramatical pela educação científica
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Tocantins - TO - Brasil
  • 12/08/2019-31/12/2022
Foto de perfil

Wagner Rodrigues Valente

Ciências Humanas

Educação
  • os experts e a sistematização da matemática para a formação de professores dos primeiros anos escolares, 1890-1990
  • O projeto tem como objetivo geral analisar aspectos dos processos e dinâmicas de sistematização de saberes matemáticos destinados à formação de professores que ensinam matemática no período 1890-1990, no Brasil. Para tal vale-se, sobretudo, de aparato teórico-metodológico que mobiliza a categoria expert. Personagens que detêm numa dada época saberes reconhecidos socialmente e guindados a ocuparem cargos no aparelho estatal, os experts elaboram e/ou coordenam propostas para a formação matemática de professores dos primeiros anos escolares, que se tornam elementos de políticas públicas para a educação. A partir do inventário desses experts e suas produções para a formação de professores que ensinam matemática, em vinte estados brasileiros, o projeto, em específico, intenta mapear essa produção, investigar a sua circulação e analisar como ela se articula em nível nacional verificando a existência ou não de consensos sobre a matemática a estar presente na formação de professores.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-02/03/2022
Foto de perfil

Wagner Viana Bielefeldt

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • estudo experimental e termodinâmico para escórias aplicadas em refino secundário e lingotamento contínuo de aços especiais com respeito à sua capacidade de remover inclusões não-metálicas
  • O refino secundário de aços especiais abrange os equipamentos de forno-panela (FP) e desgaseificador a vácuo (VD). Esses equipamentos representam as etapas intermediárias do processamento do aço líquido em uma aciaria de aços especiais que produza tarugos e/ou blocos. No processo de refino secundário, a escória assume papel importante na obtenção de um aço de alta qualidade. As escórias de refino secundário, ou refino de panela, são projetadas para ser obter uma maximização da sua capacidade de refino, o que inclui a otimização de composição química bem como de suas propriedades físicas. Uma das principais funções das escórias de refino secundário é a sua capacidade na remoção de inclusões não-metálicas. Adicionalmente, existem as escórias de lingotamento contínuo, que são empregadas no distribuidor, cobrindo a superfície de aço líquido. O distribuidor é responsável por distribuir o aço líquido nos moldes a fim de que ocorra a etapa final da fabricação de aços, a solidificação. Assim como no processo de Refino Secundário, as escórias empregadas no Lingotamento Contínuo também possuem a função de remover as inclusões remanescentes no aço líquido, isto é, aquelas provenientes ainda do processo em panela. Sabe-se que a formação de inclusões não-metálicas durante a fabricação do aço é uma consequência físico-química inevitável através das reações metalúrgicas e, geralmente, apresentam aspectos negativos em termos de propriedades de fadiga de alguns aços, por isso do interesse em estudar o processo de remoção de inclusões. Este projeto visa estudar a remoção de inclusões não metálicas pela escória durante a fabricação de aços especiais e será dado em etapas da rota de produção onde o aço encontra-se ainda totalmente líquido.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Waldemar Ferreira Netto

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • análise automática da entoação discursiva
  • Este projeto tem como propósito estabelecer e experimentar critérios e procedimentos para a segmentação automática da entoação discursiva na língua portuguesa por meio do aplicativo ExProsodia. Entende-se a entoação discursiva como o conjunto de variações de frequência realizadas durante a fala cujas características delineiam o estado emocional do falante e se permitem capturar e analisar por instrumentos previamente estabelecidos para esse fim. Na medida em que tais variações de frequência se permitem capturar e analisar por instrumentos, suas diferenças correlacionam-se à variação desses estados emocionais e, portanto, podem ser descritas de forma objetiva. A automatização de um processo dessa natureza possibilita a reprodutibilidade segura dos experimentos bem como a obtenção de resultados isentos de subjetividade no que diz respeito às análises realizadas. Dentre as variações de estados emocionais, para além das manifestações típicas da raiva, do medo, da alegria, da tristeza, dentre outras, as disfunções emocionais também se manifestam na entoação discursiva. Por se tratar de um aplicativo que permitirá auxiliar no diagnóstico para disfunções emocionais manifestas na entoação discursiva, poderá atuar de forma complementar junto a profissionais que tratam, por exemplo, de sujeitos com esquizofrenia ou sujeitos psicóticos. O desenvolvimento da pesquisa exigirá, também, o apoio de pesquisadores da área da ciência da computação, da linguística e da psicologia, especialmente no que diz respeito ao aprimoramento do aplicativo e da coleta de material para análise. Os resultados serão divulgados em encontros científicos nacionais e internacionais, bem como em periódicos especializados. Por se tratar de aprimoramento de aplicativo já registrado pela Universidade de São Paulo (INPI RS 08992-2), os resultados desse deste projeto possibilitarão novos registros de programa de computador.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022