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Daniel Mario Ugarte
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
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Currículo
Título do Projeto:
nanomateriais avançados aplicados a sensores para agricultura de precisão de solos e armazenamento de energia
Resumo:
Materiais avançados são essenciais às atividades econômicas baseadas no conhecimento; isto envolve ações de sustentabilidade, optimização do uso da energia e produção agrícola. No Brasil, a agricultura tem alto impacto na balança comercial e isso ocorre apenas com o aumento da produção sem acréscimo da área plantada. A agricultura de precisão visa a avaliação de nutrientes na área de plantio, permitindo o uso racional de fertilizantes e herbicidas, mas muitas análises de solo são feitas por metodologias complexas como absorção atômica, espectroscopias de plasma, Raman, etc., procedimentos pouco utilizados na prática devido ao alto custo. Consequentemente, apesar dos avanços na compreensão de solos, poucos sensores de fácil operação estão disponíveis no mercado. Aqui, estudaremos a optimização de nanoestruturas (polímeros, grafeno, nanopartículas, etc.) para o desenvolvimento de sensores aplicados a análise de solos e armazenamento de energia (supercapacitores). A exploração de nanomateriais em processos tecnológicos adiciona enorme valor agregado a produtos, serviços e processos, gerando impacto direto no desenvolvimento social e econômico. A otimização dos materiais será feita mediante modernos métodos físicos e químicos de caracterização, e para deposição de multicamadas moleculares a técnica de automontagem por adsorção facilitará o design dos dispositivos. A impressão 3D facilitará prototipagens e fabricação de eletrodos mais robustos, e o uso de sistemas microfluídicos permitirá redução nas quantidades analisadas e descartes. Para solos, pretendemos evitar a etapa de pré-processamentos a fim de desenvolver sensores com funções e arquiteturas ainda não disponíveis no mercado. Exploraremos arquiteturas moleculares envolvendo nanopartículas, nanofios semicondutores, polímeros condutores e hidrogéis com elevado potencial para análise seletiva de macronutrientes (N, P, K) e metais pesados (Pb, Cd e Hg) em amostras de solo que serão simplesmente diluídas em água.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
13/02/2022-28/02/2025
Daniel Moreira de Avelar
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento e avaliação de testes diagnósticos para leishmaniose tegumentar com potencial de aplicação em unidades básicas de saúde
Resumo:
Os testes disponíveis no SUS para o diagnóstico da leishmaniose tegumentar (LT) são poucos, exigem coleta de amostra por procedimento invasivo, capacitação continuada de laboratoristas e limitado desempenho. Apesar de testes moleculares de elevada acurácia já serem ofertados em centros de referência, sua disponibilidade centralizada e a exigência de biópsia continuam mantendo o acesso ao diagnóstico como um dos principais entraves no alcance do controle da LT. Por outro lado, evidências sustentando o uso de amostras coletadas de forma minimamente invasiva e por profissional não médico são crescentes e despontam como uma alternativa capaz de mudar o panorama do diagnóstico da LT. Testes baseados na detecção de antígenos ou na amplificação isotérmica de DNA possuem como principais vantagens alta sensibilidade potencial aliada à possibilidade de implantação em laboratórios com menor infraestrutura, resultando na melhoria de acesso e contribuindo para a oferta de tratamento em menor tempo. Estratégias de diagnóstico baseadas no uso de anticorpos monoclonais (AcMos) para detecção de antígenos e na amplificação isotérmica de alvos lineares (LIMA) estão em fase de desenvolvimento no Instituto René Rachou, apresentando resultados iniciais promissores: 1) detecção de antígenos de Leishmania, utilizando ACMOs por ELISA Direto; 2) sensibilidade analítica do LIMA-Leish equivalente a um único parasito. Desta forma, esse projeto propõe o desenvolvimento e validação de dois kits protótipos para LT: a) teste rápido de detecção de antígeno de Leishmania e; b) teste molecular isotérmico (LIMA-Leish). Inicialmente serão testadas diferentes concentrações dos reagentes e após padronização, os dois kits protótipos serão avaliados quanto aos parâmetros analíticos (sensibilidade, especificidade, repetibilidade e reprodutibilidade) e clínico (acurácia diagnóstica). Os resultados poderão ser utilizados em pedidos de patentes, além da produção de Kits comerciais para o diagnóstico da LT.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - MG - Brasil
Vigência:
16/02/2022-28/02/2025
Daniel Munari Vilchez Palomino
COORDENADOR(A)
Outra
Microeletrônica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
exploração de computação aproximada e armazenamento aproximado para sistemas de codificação de vídeo energeticamente eficientes
Resumo:
O objetivo deste projeto é utilizar os conceitos de computação aproximada e armazenamento aproximado para o desenvolvimento de soluções em software e hardware para as principais etapas de processamento em codificadores de vídeo modernos e para o desenvolvimento de projetos de memórias dedicadas em codificadores de vídeo. Todas as soluções propostas têm como foco principal a redução no consumo energético em sistemas de codificação de vídeo mantendo a alta eficiência de codificação proporcionada por codificadores atuais com o VVC e o AV1. Neste contexto, o projeto pode ser dividido em duas linhas principais, onde a primeira está relacionada com o desenvolvimento de algoritmos e aceleradores de hardware utilizando computação aproximada e a segunda está relacionada com o projeto de memórias dedicadas utilizando armazenamento aproximado. O projeto conta com uma equipe de pesquisadores de diferentes instituições que têm experiências complementares em desenvolver soluções energeticamente eficientes para sistemas de codificação de vídeo. Além disso, o projeto também conta com a participação de alunos de graduação e pós-graduação que já possuem alguma experiência técnica com as ferramentas que serão utilizadas na execução do projeto. Dentre os resultados esperados com a execução dos marcos físicos previstos no projeto é possível citar: (1) contribuição para o estado-da-arte em um tópico de interesse acadêmico e industrial na área de microeletrônica, (2) desenvolvimento de tecnologias alinhadas com as prioridades definidas recentemente pelo MCTI, (3) consolidação da cooperação de pesquisa entre os pesquisadores das quatro instituições envolvidas no projeto, (4) treinamento dos estudantes em manipular ferramentas e tecnologias importantes para o desenvolvimento científico e tecnológico do país e (5) divulgação dos resultados em publicações científicas e para a comunidade em geral.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Daniel Ordine Vieira Lopes
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
semana de educação, ciência e tecnologia do ifg cãmpus formosa
Resumo:
O IFG - câmpus Formosa participa, desde a sua criação em 2010, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovendo em âmbito local a Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (SECITEC). Desde 2016 o evento busca expandir sua atuação para além de Formosa, seja na forma de organização conjunta com outras instituições, no convite a palestrantes e na disponibilização de ônibus para transporte de estudantes de outros municípios. Em 2022 realizará a 13ª edição desse evento. Reafirmamos o compromisso de realizar um evento aberto, diversificado, que atenda às demandas acadêmicas das áreas que compõem a nossa instituição, além de aprofundar o diálogo necessário entre as instituições de formação profissional e superior e as Escolas de Educação Básica do Município de Formosa. A SECITEC ocorrerá no Câmpus do IFG Formosa em quatro dias com algumas atividades realizadas também no câmpus Luziânia e Anápolis. A SECITEC é um evento multimodalidade: Portas Abertas: realizamos diversas oficinas e cursos abertos a toda a comunidade em nossos laboratórios que normalmente só são usados em disciplinas técnicas específicas. Também promovemos diversas atividades visando a integração da comunidade local com o câmpus, principalmente a professores e estudantes das redes municipal e estadual, convidando à integração e parcerias com a instituição; Conjunto de Oficinas de CT&I: Realizamos diversas oficinas, aproveitando o conhecimento e experiência dos docentes da instituição em atividades laboratoriais e artísticas e as instalações adequadas de um câmpus de educação da Rede Federal, que tem tradição por uma formação acadêmica com forte vinculação a problemas práticos e técnicas científicas avançadas. Seminário ou Ciclo de Palestras: Aproveitamos o evento para debater com especialistas, da própria instituição ou convidados, temas de pesquisa conectados ao tema da SNCT 2022. Mostra de Vídeos: Utilizaremos o auditório com capacidade para 330 pessoas para exibição de vídeos relacionados à SNCT.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
12/09/2022-31/03/2023
Daniel Pacheco Bruschi
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
rastreamento genômico das regiões sexo-específica de espécies de anfíbios com diferentes estágios de diferenciação de cromossomos sexuais
Resumo:
Diferente de mamíferos e aves onde os cromossomos sexuais são antigos e citogeneticamente heteromóficos, em anfíbios a trajetória evolutiva desses pares ainda é incerta. Dentre as espécies estudadas até o momento são encontradas evidências de mudanças entre a heterogametia masculina ou feminina, com distintos sistemas de regulação da determinação sexual em cromossomos ainda homomórficos. Os sistemas são distintos quanto às origens evolutivas, tipos de heterogametia e localizações genômicas, indicando rápido turnover nos genomas anfíbios durante a evolução dos pares sexuais. A supressão de recombinação nas regiões sexo-específica desses organismos parece ser lenta e permeável, favorecendo o rápido turnover nesses cromossomos e evitando ligação entre genes determinantes e antagonistas sexuais durante o estabelecimento da região sexo-específica no organismo heterogamético. Usaremos abordagens genômicas (Rad-seq) para identificar a composição molecular de regiões sexo-específicas em Pipa carvalhoi, que não apresenta cromossomos sexuais heteromórficos e em espécies do complexo Physalaemus cuvieri Physalaemus ephippifer, as quais apresentam pares sexuais em diferentes estágios de diferenciação. Nossa hipótese é que as regiões sexo-específicas tem rápido e diferencial acúmulo de DNAs repetitivos e alta taxa de mutação em genes sexualmente antagonistas no sexo heterogaméticos. Especificamente, investiremos nos elementos genéticos móveis e no seu papel na atração de genes relacionados ao sexo para essas regiões e/ou em sua coopção molecular durante a construção desses blocos genômicos. Buscaremos identificar marcadores sexo-específicos, que serão validados por sequenciamento Sanger e localizados cromossomicamente (dependendo da extensão dessas regiões) por meio de sondas de oligo-FISH. Esperamos poder aproximar as predições dos modelos de evolução de pares sexuais nesses casos em que ainda se encontram indiferenciados ou em estágios iniciais de diferenciação citogenética.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Daniel Pedro Bezerra Chaves
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
sistemas de comunicação e de segurança da informação baseados em sistemas dinâmicos
Resumo:
Esta proposta possui três eixos principais, todos associados à aplicação de sistemas dinâmicos. A depender da finalidade, características específicas do sistema dinâmico é explorada na concepção de subunidades do sistema de comunicação. Empregamos sistemas caóticos como plataforma para transmissão de dados, beneficiando-se da eficiência energética e segurança da informação propiciada por esses. Empregamos mapas caóticos discretos para o projeto de geradores de números pseudoaleatórios computacionalmente competitivos e de fácil implementação em unidades lógicas programáveis. Por fim, associando mapas caóticos e códigos corretores de erros, o primeiro exercendo o papel de fonte de entropia e o segundo a função de proteção da informação, desenvolvemos estratégias para inserção e verificação de marcas d'água frágeis e de marcas d'água robustas. O projeto visa desenvolver sistemas de comunicação sem fio utilizando sistemas dinâmicos caóticos e, principalmente, empregando características topológicas de atratores caóticos tridimensionais e algoritmos de aprendizagem de máquina para melhorar o desempenho em relação às propostas atuais da literatura. Entre outras, a proposta visa apresentar alternativas para sistemas de comunicação com acesso múltiplo. No contexto de geradores de números pseudoaleatórios, será dada ênfase aos mapas caóticos definidos sobre anéis de inteiros. Têm-se como objetivo identificar bons geradores para fins criptográficos, utilizar estas estruturas discreta para diminuir a complexidade computacional e aumentar a eficiência operacional quando comparados a mapas definidos sobre os reais e técnicas clássicas. As comparações considerarão a complexidade de implementação em hardware e o throughput do sistema. Por fim, desenvolveremos marcas d'águas robustas, frágeis e híbridas de baixa complexidade. Para tal, o trabalho foca no emprego de códigos corretores de erros e bits caóticos para, conjuntamente, agregarem ao esquema robustez, sigilo e autenticação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
11/03/2022-31/03/2025
Daniel Ribeiro Cardoso
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Planejamento Urbano e Regional
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inteligência computacional na modelagem do valor do solo como estratégia mitigadora de gentrificação
Resumo:
Quatro elementos principais definem gentrificação: reinvestimento de capital, aumento da oferta de serviços especializados, mudança da paisagem e o deslocamento compulsório, direto ou indireto, de grupos mais vulneráveis da população. Entendido como fenômeno eminentemente socioeconômico de natureza excludente, a gentrificação é associada a mudanças em áreas degradadas que atrairiam a atenção do mercado imobiliário e de novos moradores, de maior poder aquisitivo, que demandariam um incremento de infraestrutura e serviços especializados, provocando, assim, a valorização econômica da área que culminaria com o afastamento dos residentes originais, que não mais poderiam arcar com os custos de vida e moradia. O valor do solo desempenha um papel importante nessas dinâmicas complexas do sistema urbano, sendo uma referência decisiva para urbanistas na questão da gentrificação. A complexidade inerente a centros urbanos deve, por sua vez, ser contemplada com um arcabouço teórico e técnico adequado, onde dispositivos possam ser propostos como suporte ao planejamento. Para isso, pretende-se, através do presente projeto de pesquisa, o uso do ML, em uma de suas formas de enxergá-lo: como se este fosse um simplificador, sendo uma tecnologia que permite a compressão de grandes conjuntos de dados em modelos preditivos para um problema em questão. Através de técnicas de ML, serão gerados, para um recorte urbano específico - o Distrito de Inovação, modelos que expliquem o valor do solo em função de dados como variáveis socioeconômicas, físico-ambientais e demográficas, e localização de pontos de interesse. Serão também investigadas as correlações entre essas variáveis e diferentes indicadores de gentrificação urbana, com o objetivo de orientar, dentro de plataformas de CIM, o planejamento desta área, de forma a mitigar os efeitos desse fenômeno. Entende-se que os modelos pretendidos permitirão, portanto, em estudos rápidos e interativos dar suporte à tomada de decisão no planejamento.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Daniel Ribeiro Preve
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
o direito à cidade e os conflitos territoriais e urbanos em balneário camboriú, criciúma e florianópolis: uma análise a partir da aplicabilidade dos instrumentos da política urbana
Resumo:
O processo intenso de urbanização das cidades brasileiras, sem um planejamento e políticas públicas adequadas, aliado as desigualdades sociais no país, promoveram inúmeras dificuldades para o acesso da maior parte da população urbana aos serviços básicos de saúde, gestão de resíduos sólidos e saneamento, habitação, mobilidade urbana, equipamentos urbanos públicos, entre outros. Desta forma, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral, analisar a aplicabilidade e a eficácia dos instrumentos da política urbana, com base no Direito à Cidade, em relação aos conflitos territoriais e urbanos, em três cidades catarinenses. Como objetivos específicos aponta-se: investigar a eficácia das políticas públicas urbana e habitacional realizadas, enquanto instrumentos do pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e do direito ao meio ambiente sustentavelmente equilibrado; sistematizar a legislação e as experiências, em relação ao Direito à Cidade e, consequentemente, ao desenvolvimento e aplicação de políticas de sustentabilidade urbana e ambiental, tendo como premissa a democracia participativa no espaço urbano; estudar parâmetros possíveis, para o desenvolvimento de políticas urbanas e habitacionais, que tenham como objeto de garantia e acesso pleno ao Direito à Cidade. Neste contexto, como e quais os instrumentos da política urbana, a partir da legislação, da gestão e do planejamento, podem contribuir para reduzir as desigualdades estruturais que marcam as cidades brasileiras? Como hipótese verifica-se que os conflitos territoriais e urbanos são dirimidos, quando da participação efetiva da sociedade civil na elaboração, acompanhamento e implementação das políticas urbanas e habitacionais. Com um método de abordagem dedutivo, procedimento bibliográfico, documental e estudo de caso e análise comparada, busca-se a sistematização e formulação de instrumentos que possam contribuir para a produção de cidades inclusivas, democráticas e sustentáveis.
Instituição/UF/País:
Universidade do Extremo Sul Catarinense - SC - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Daniel Sampaio Souza
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Aeroespacial
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo do estol dinâmico em seções de pá de turbina eólica considerando comportamentos aeroelásticos não-lineares
Resumo:
Uma previsão precisa dos carregamentos aerodinâmicos e da resposta estrutural das pás é fundamental para o aumento da eficiência na geração de energia em geradores eólicos. Variações temporais do vento incidindo nas turbinas eólicas, devido a gradiente de velocidade da camada limite atmosférica, turbulência do vento, interferência de turbinas a montante, entre outros fatores, e vibrações causadas por folgas de montagem e efeitos aeroelásticos, podem provocar a ocorrência de estol dinâmico. Como consequência, as pás podem sofrer oscilações torcionais e flexionais de grande amplitude, provocando falhas por tensões excessivas ou diminuindo sua vida devido à fadiga. Modelos semi-empíricos de estol dinâmico tipicamente baseiam-se em observações experimentais de aerofólios submetidos a movimentos harmônicos. Entretanto, a resposta aeroelástica de aerofólios sob estol dinâmico dificilmente resulta em um movimento harmônico. O objetivo da presente proposta de pesquisa é avaliar a validade das hipóteses adotadas por modelos semi-empíricos de estol dinâmico considerando aerofólios em movimentos resultantes de respostas aeroelásticas não-lineares. Erros na previsão da velocidade de flutter de estol a partir de modelos aeroelásticos que utilizam modelos de estol dinâmico consolidados para cálculo dos carregamentos aerodinâmicos foram reportados na literatura recente e podem estar associados a fragilidades das hipóteses baseadas em movimentos harmônicos da seção. Respostas aeroelásticas realistas de seções, com liberdade de movimento do ângulo de incidência, sob estol dinâmico serão obtidas a partir de experimentos em túneis de vento e servirão para configurar simulações numéricas de dinâmica dos fluidos computacional utilizando códigos próprios e de fonte aberta. Observações experimentais do escoamento e resultados de simulações serão utilizados para estudar a evolução do estol dinâmico e compará-lo com as hipóteses adotadas por modelos semi-empíricos consolidados.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Daniel Souza Corrêa
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Produção
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
nanoestruturas biocatalíticas baseadas em membranas de nanofibras modificadas com enzimas aplicadas na remoção de poluentes de interesse ambiental
Resumo:
A contaminação de recursos hídricos por interferentes endócrinos constitui um dos principais problemas ambientais da atualidade. Tais contaminantes são substâncias que, mesmo em baixas concentrações, interferem no funcionamento natural do sistema endócrino de espécies animais, incluindo os seres humanos. Deste modo, existe atualmente um consenso geral sobre a importância de se intensificar as pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de produtos e processos capazes de remover estas substâncias do meio ambiente. Neste contexto, este projeto tem como principal objetivo convergir e integrar estratégias nanotecnológicas e biotecnológicas visando ao desenvolvimento de membranas biocatalíticas baseadas em nanofibras poliméricas que possam ser empregadas como alternativa mais eficiente e econômica às tecnologias de remediação de poluentes atuais. As membranas poliméricas serão obtidas pelas técnicas de eletrofiação e fiação por sopro em solução e servirão como suporte para imobilização de enzimas lacases produzidas pelo fungo filamentoso Trametes versicolor ATCC 200801. As condições empregadas para imobilização enzimática serão avaliadas a fim de se determinar os melhores parâmetros de eficiência de imobilização, rendimento de imobilização e atividade enzimática. As membranas biocatalíticas serão caracterizadas em função das suas propriedades físico-químicas, bioquímicas e catalíticas e serão empregadas para biorremediação de interferentes endócrinos fenólicos. As condições experimentais dos ensaios de remediação serão otimizadas a fim de se obter a melhor performance catalítica. Além disso, a viabilidade de reutilização das membranas em vários ciclos de degradação também será investigada. Resultados anteriores demonstram que a lacase imobilizada por ligação covalente e encapsulamento usando materiais eletrofiados tem potencial para aplicação em processos de proteção ambiental para a remoção de antibióticos. Os desdobramentos deste projeto certamente permitirão o avanço do conhecimento científico bem como de tecnologias baseadas em novos materiais e processos para a remoção de poluentes ambientais.
Instituição/UF/País:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - SP - Brasil
Vigência:
21/12/2020-30/06/2023
Daniel Veras Ribeiro
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação do desempenho e da durabilidade de matrizes geopoliméricas
Resumo:
O presente projeto de pesquisa aborda dois importantes aspectos da construção civil: o uso de um ligante alternativo ao cimento Portland e o estudo de sua durabilidade. Estudos a respeito da produção de cimentos alternativos com menor impacto ambiental (zero clínquer) vêm ganhando crescente interesse, sobretudo por emitir menores quantidades de CO2 em sua produção. Um destes ligantes, denominado de geopolímero, é obtido a partir da ativação alcalina de materiais ricos em sílica e alumina, podendo derivar de subprodutos/resíduos industriais, sendo, assim, um aglomerante de reduzido impacto ambiental. Entretanto, estudos que abordem a durabilidade deste tipo de ligante com relação à corrosão por ação de cloretos ou devido à carbonatação são incipientes e inconclusivos, deixando uma lacuna no que se refere à avaliação da vida útil e potencial de substituição ao cimento Portland. O presente projeto tem como finalidade avaliar o desempenho e a durabilidade de concretos contendo ligantes geopoliméricos por meio de testes que avaliarão a atuação dos cloretos, como ensaios de migração de cloretos, potencial de corrosão, resistividade elétrica e espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE), além de seu comportamento quanto à ciclagem gelo-degelo e carbonatação. Para efeito de comparação, serão moldados concretos com cimento Portland de mesma classe de resistência. O desenvolvimento do presente estudo permitirá ter dados comparativos de desempenho e durabilidade entre o ligante Portland e o ligante geopolimérico, permitindo estimar parâmetros de durabilidade para concretos obtidos com este ligante alternativo. Assim, acredita-se que o desenvolvimento do presente projeto possa trazer informações relevantes e agregar novos conhecimentos à área de materiais de construção, aumentando a confiança na utilização desta nova matriz.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Daniel Wunder Hachem
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
comportamento judicial em relação à convenção americana de direitos humanos: uma análise empírica do poder judiciário brasileiro
Resumo:
Muitos países têm práticas judiciais classificadas como abertas aos tratados de direitos humanos e tribunais internacionais, como é a relação entre a Corte Interamericana de Direitos Humanos, México, Costa Rica e Argentina. No Brasil, pesquisas constatam uma postura judicial refratária à aplicação dessas normas e resistente ao Direito Internacional dos Direitos Humanos, dificultando a incorporação de parâmetros protetivos a esses direitos. Pesquisa no TJRJ constatou que parte significativa dos magistrados nunca sequer havia estudado direitos humanos, afirmou conhecer apenas superficialmente ou não conhecer o funcionamento dos Sistemas Internacional e o Sistema Interamericano de Direitos Humanos e afirmou não acreditar que o conhecimento do conteúdo das sentenças da Corte IDH poderia auxiliá-los nas suas decisões (https://bit.ly/3kHOg5G). A constatação é problemática pois contraria a jurisprudência da Corte IDH que determina que os juízes dos Estados Partes devem realizar o controle de convencionalidade: um exame da compatibilidade das leis e atos normativos internos com a CADH, com a declaração de nulidade das normas internas que forem contrárias à convenção. Diante dessa hipótese evidênciada no artigo referido - falta de aplicação concreta da Convenção Americana de Direitos Humanos (CADH) no TJRJ - o objetivo geral da pesquisa é identificar, por meio de pesquisa de campo e coleta de documentos dos Tribunais de Justiça estaduais, Tribunais Regionais Federais, Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal, os motivos que levam à baixa aplicação da CADH no Poder Judiciário brasileiro em geral. A pesquisa será quantitativa e qualitativa, com envio de questionários para resposta por magistrados, entrevistas e pesquisa no banco de jurisprudência de cada Tribunal pesquisado. A pesquisa jurisprudencial abrangerá julgados dos últimos 10 (dez) anos. Já as entrevistas serão limitadas aos presidentes do órgão especial ou órgão semelhante de cúpula de cada tribunal.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
03/05/2022-31/05/2025
Daniela Abreu Matos
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
muito além da narrativa - comunicação e a construção de um mundo comum
Resumo:
Esta proposta pretende observar processos e práticas comunicacionais que geram tensões e disputam sentidos hegemonicamente estabelecidos na sociedade brasileira. Desse modo, a proposição é analisar narrativas midiáticas que provocam a inscrição do sujeito que narra (individual ou coletivo) num espaço-tempo que o exclui. Esse movimento analítico busca ampliar o conhecimento sobre modos de atuação de formas comunicacionais contra-hegemônicas e, portanto, contribuir para a constituição de um modo de vida mais plural e democrático. A hipótese central que sustenta essa articulação conceitual compreende que a tomada da palavra, com constituição de um ser de palavra (Rancière, 2005), e a consequente inscrição de futuros outros, no presente vivido, é um modo possível de compor uma existência comum aos seres. As lutas políticas contemporâneas sustentadas nas disputas da ocupação de espaços por sujeitos, corpos e imaginários não previstos pelos regimes simbólicos dominantes, como a luta anti-racista, o feminismo negro, movimentos juvenis, movimentos pela terra, exemplificam a gramática comunicacional que o projeto pretende identificar e interpretar. Como estratégia metodológica será acionada a análise cultural, a partir da qual os materiais expressivos são compreendidos integrados à relação indissociável com as experiências sociais que os constituem e, por esse motivo, expressam e agenciam disputas e relações de poder. A hipótese cultural de estrutura de sentimento (Williams, 1979) é chave de compreensão fundamental para a percepção de possíveis formações emergentes a partir das práticas e processos sob análise. A noção de narrativa também opera como conceito teórico e metodológico que dá forma a uma experiência dos sujeitos num tempo; o ato de narrar, ao inscrever uma experiência como relato, evidencia a disputa por meio da existência social de um espaço fronteiriço que, conforme Kilomba (2019), é capaz de criar novos sujeitos e novos papéis, fora da ordem colonial.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
29/03/2022-31/03/2025
Daniela Abritta Cota
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Planejamento Urbano e Regional
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
observa-ação: (re)conhecimento e direito à cidade
Resumo:
Observa-Ação é um projeto de construção conjunta e articulada de (re)conhecimento da realidade urbana das e com comunidades nas quais atuará, por meio da aproximação dialógica entre universidade e comunidade, utilizando metodologias participativas/colaborativas visando a criação de uma plataforma de informações urbanísticas técnicas e comunitárias que publicize conhecimentos sobre a realidade vivenciada na cidade e fomente sua transformação. A falta de conhecimento da/sobre a cidade, colocado por Maricato (2015) como analfabetismo urbano, atinge tanto os citadinos quanto os produtores de conhecimento científico especializado. Visando minimizar a discrepância entre a teoria e a prática social, o projeto propõe a aproximação dos sujeitos e suas vivências para a construção conjunta de um conhecimento com ferramentas do pensamento crítico. Busca-se produzir, sistematizar e divulgar conhecimento sobre a realidade de territórios urbanos periféricos de São João del-Rei conhecimento este produzido com ênfase nos espaços vivido e percebido (LEFEBVRE, 1999)e nas experiências cotidianas dos sujeitos. Apenas o exercício de um poder coletivo de (re)conhecimento e transformação dos processos de produção da cidade nos acerca da possibilidade de reinventá-la, de acordo com as demandas coletivas reais, articulando assim o direito à cidade (Lefebvre, 1968). Trabalhamos com a hipótese de que a construção de cidades efetivamente sustentáveis e mais justas socialmente devem se mirar na construção do (re)conhecimento sobre o lugar e em um horizonte de transformação social. Metodologicamente, propõe-se formas de produção (dialógica) do conhecimento que incorporam métodos e técnicas inovadoras de escuta individual e coletiva, buscando uma leitura de mundo que se pretende libertária (FREIRE, 1987) e articulando a ciência às necessidades populares. Assim, o Observa-Ação propõe o exercício da universidade como articuladora do (re)conhecimento e da transformação social.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
Vigência:
24/02/2022-28/02/2025
Daniela Aparecida Chagas de Paula
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo computacional, metabolômico e fitoquímico de partes renováveis de ocotea spp. e seus fungos endofíticos para a descoberta de moléculas inéditas e anti-inflamatórias com mecanismo de ação inovador
Resumo:
Substâncias químicas oriundas de espécies vegetais e micro-organismos demonstram considerável potencial anti-inflamatório. Os anti-inflamatórios estão entre os agentes terapêuticos mais utilizados no mundo, porém as limitações dos fármacos atuais faz com que várias doenças inflamatórias ainda não possuam um tratamento satisfatório. Neste contexto, este projeto visa fomentar o desenvolvimento de novos agentes para este fim. O estudo de partes renováveis de Ocotea diospyrifolia e Ocotea odorifera por nosso grupo de pesquisa demonstrou promissora atividade anti-inflamatória in vivo e para extratos e frações, os quais foram capazes de inibir o edema, recrutamento de neutrófilos e a produção de importantes mediadores na inflamação, sugerindo a inibição das principais vias da inflamação, ciclooxigenases (COX) e lipoxigenases (LOX). Vários compostos de diferentes classes foram isolados e identificados, enquanto outros foram apontados como potenciais substâncias inéditas por análises de cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas de alta resolução (UPLC-HRMS). Tais substâncias promissoras precisam ainda ser isoladas, identificadas e ter o mecanismo de ação de inibição concomitante da COX e LOX confirmado. É importante ressaltar que este mecanismo tem sido considerado promissor e superior ao dos fármacos atuais. E por estarem intimamente relacionadas à química destas espécies, destaca-se a inclusão do estudo inédito das substâncias produzidas por seus fungos endofíticos. Assim, propõe-se utilizar estratégia -ômica ao estudo farmacológico e computacional para o estudo aprofundado dessas 2 espécies de Ocotea e seus fungos endofíticos com vistas à descoberta de substâncias com mecanismo de ação anti-inflamatório inovador. Para tanto, serão utilizadas metodologias que nosso grupo de pesquisa vem empregando com propriedade e cuja expertise vem sendo constantemente premiada.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Daniela Borges Pavani
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Medicina Veterinária
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Currículo
Título do Projeto:
planetários do sul: uma exposição itinerante sobre a secular relação entre os povos gaúchos, a astronomia e a astronáutica
Resumo:
Localizado no extremo sul do Brasil, o Rio Grande do Sul possui uma formação étnica em que se destaca a presença de descendentes de povos indígenas, negros e europeus. O estado possui diversos ecossistemas oriundos de dois grandes biomas: a Mata Atlântica e o Pampa. Porém, mesmo localmente, estas diversidades em geral não são conhecidas ou reconhecidas. O mesmo se pode dizer acerca das contribuições passadas e presente ao desenvolvimento do conhecimento científico, tanto do ponto de vista nacional como internacional. No campo da Astronomia e Astronáutica, seja na pesquisa, na divulgação e na educação científica, inúmeras são as contribuições da sua gente, que aqui está, ou que daqui partiu, e das suas instituições. Contar e refletir sobre esta história é um dos objetivos desta proposta para, a partir da problematização sobre os papéis desempenhados, tanto na formação do nosso estado, quanto na produção do conhecimento local, nacional e internacional, proporcionar aos estudantes e à população local experiências audiovisuais e interativas, por meio de exposições itinerantes (associadas a sessões de planetário) que estimulem o interesse do público nos temas ligados à Astronomia e Astronáutica, bem como aumente o nível de conhecimento e a capacitação do cidadão em ciência e tecnologia. Nossa exposição itinerante, interativa e inclusiva valorizará a diversidade e riqueza do povo e culturas locais trazendo elementos da história da Astronomia e Astronáutica que ocorrem no Estado, a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nas Instituições de Ensino Superior que se estabeleceram no RS de forma territorializada. Estes elementos interagem e compõe contribuições à Astronomia e Astronáutica Nacionais e Internacionais e serão destacados por marcos da Exploração Espacial, da pesquisa e da divulgação científica no campo da Astronomia e Astronáutica, que envolvem o período de 2023 a 2025.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
24/11/2022-30/11/2024
Daniela da Gama e Silva Volpe Moreira de Moraes
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
x semana de ciência e tecnologia do ifes campus cariacica
Resumo:
Após dois anos pandêmicos, o IFES Campus Cariacica chega em sua décima edição da semana de ciência e tecnologia (SCT). A feira de ciências contará com a exposição de trabalhos de alunos em estandes, através de protótipos, maquetes, cartazes, vídeos, palestras, exposição do grupo de astronomia do campus, jornada científica etc. Devido ao período eleitoral e ao fato do Ifes - Campus Cariacica ser colégio eleitoral do município, esse ano a SCT ocorrerá entre os dias 07 e 11 de novembro de 2022. O tema será Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil e todos os trabalhos estarão alinhados a essa temática. Para o estado do Espírito Santo e o município de Cariacica, a realização da nossa Semana de Ciência e Tecnologia é fundamental e justifica-se sobretudo pelo fato do nosso Ifes estar situado em um dos municípios que possuem expressiva população em condições de vulnerabilidade social e muitos adolescentes ao visitarem nosso Campus terem ali o primeiro contato com uma feira científica. É uma oportunidade para despertar em nossos alunos e na comunidade externa a curiosidade e o interesse pela ciência, tecnologia e inovação. Em edição anterior, além dos cerca de 1200 alunos do campus e mais de 100 servidores, contamos com a visitação de mais de 12 escolas de diversos níveis de ensino, da rede pública e privada, totalizando um público externo de aproximadamente 800 alunos. Além disso, tivemos a presença de pais, familiares, amigos e alunos de escolas não agendadas. Este ano, temos a estimativa de 3.000 visitantes, em especial, dos municípios de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
21/09/2022-31/03/2023
Daniela Dallegrave
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inquérito nacional sobre o perfil educacional e profissional de enfermeiros(as) de saúde integrativa e práticas tradicionais- enfpics
Resumo:
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPICS) preconiza a inserção dessas Práticas na Atenção Primária em Saúde (APS), de forma multiprofissional, com acesso ampliado aos usuários por meios de cuidados complementares (PICS somadas a cuidados biomédicos). No Brasil, não há regulamentos sobre ensino de PICS nos currículos de graduação da área da saúde. Sabe-se que cursos em PICS possuem ampla gama de formatos, carga horária, conteúdos, inserção prática, qualificação do corpo docente etc. Este estudo trata da formação e atuação profissional de enfermeiras brasileiras em PICS, constituindo-se na primeira pesquisa nacional de diagnóstico no tema. Justifica-se pelo grande contingente de enfermeiras inseridos na APS, alguns com uso de PICS. Supõe-se a ampliação do exercício autônomo da enfermagem, necessitando de estudos para investigação. Questões específicas abrangem: qual o percentual de enfermeiras com formação e atuação em PICS? Como avaliam os cursos de PICS realizados? Quais benefícios e desafios no processo de trabalho de enfermeiras de PICS? Objetivo geral é analisar o perfil educacional e profissiográfico de enfermeiras brasileiras que realizaram formação em PICS. Acredita-se que resultados irão dimensionar contingente de enfermeiras nesta área, subsidiar construção de parâmetros mínimos para formação de enfermeiras em PICS, bem como permitir elaboração de resoluções para exercício profissional compatíveis com realidade de enfermeiras que atuam com PICS, possibilitar definição de critérios para suplementação da formação, estratégias de educação permanente em saúde e incorporação de evidências científicas vigentes. Trata-se de integração de dados e análise quantitativos (tipo survey) e qualitativos, exploratória, descritiva e analítica. Envolve coleta de dados em questionário virtual (pesquisaenfpics.org) com perguntas para enfermeiras e outras específicas para aquelas com formação em PICS, contará também com entrevista virtual.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
10/02/2022-28/02/2025
Daniela Harumi Hikawa
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
ciências na escola: nossas aprendizagens no pós-pandemia
Resumo:
Este projeto se refere à proposta de realização de feira científica que incentive a participação de professores e alunos de escolas públicas da cidade de São Paulo, pautado no novo documento curricular que almeja a alfabetização científica a partir da abordagem metodológica do Ensino por Investigação. A abordagem das Ciências Naturais (CN) nas salas de aula deve congregar, portanto, os conhecimentos construídos sobre o mundo natural e as práticas que envolvem a produção, a divulgação e a legitimação de conhecimentos, como forma de contribuir para que os alunos ampliem seu repertório e valorizem a ciência como prática cultural. É notável a necessidade de ampliar o escopo do ensino de CN para além de conceitos e de habilidades de memorização, de modo que oportunize a análise, o questionamento e a aplicação do conhecimento a fim de que o aluno possa intervir e melhorar a qualidade de vida individual e coletiva. O debate de ideias sobre conhecimentos prévios e os aqueles com os quais estão começando a tomar contato é um modo privilegiado para que interações ocorram e possam resultar em proposições que possam se tornar conhecimentos legitimados pelo grupo e, o papel do professor, como conhecedor desses conhecimentos validados pela comunidade científica, permite que as construções realizadas estejam de acordo com os conhecimentos aceitos pela sociedade. Pelo exposto, entende-se que a educação básica tem um compromisso social e cultural com a comunidade escolar e a realização da feira contribuirá para garantir à população o contato com mais uma das formas de conhecer o mundo em que se vive, a partir da exposição pública de processos de construção de conhecimento e o uso de práticas pelas escolas da rede municipal de ensino de SP. O evento também contribuirá com outras políticas públicas como a BNCC e o Currículo da Cidade, que defendem a ampliação da leitura de mundo por meio da mobilização de saberes e vivências das CN em diálogo com outras áreas de conhecimento.
Instituição/UF/País:
Prefeitura Municipal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
21/12/2021-31/12/2023
Daniela Karine Ramos
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
sensidex: desenvolvimento e avaliação de um jogo digital para trabalhar competências emocionais na infância
Resumo:
O controle inibitório é uma dimensão das funções executivas que envolve o autocontrole e a competência emocional, revelando-se fundamental nos ambientes sociais. Destarte, propõe-se o desenvolvimento e a avaliação do jogo digital Sensidex para o aprimoramento do controle inibitório, focando a competência emocional na infância. O objetivo principal é avaliar as contribuições do uso do Sensidex em intervenções na escola para pautar a construção de um guia didático e a oferta de formação aos professores. A proposta apoia-se na experiência do Grupo de Pesquisa Edumídia e tem como inspiração a jogo de tabuleiro Sensidex já desenvolvido. O Sensidex irá compor um portal de Jogos e Cognição, reunindo informações, materiais, jogos e cursos para professores sobre intervenções voltadas às funções executivas. Parte-se da hipótese que o uso do jogo digital na escola contribui para o aprimoramento do controle inibitório na infância de forma lúdica e inovadora. Justifica-se a proposta pelo reconhecimento do papel do controle inibitório no desempenho escolar, da necessidade de diversificação curricular, das contribuições da integração das tecnologias digitais para aprendizagem e da relevância da formação de professores. A pesquisa utilizará uma abordagem mista para encontrar indicadores sobre as contribuições do uso do jogo digital, sistematizar alternativas pedagógicas para sua integração ao currículo e os aspectos norteadores da formação de professores. Desse modo, organiza-se em cinco etapas: revisão de literatura, desenvolvimento e validação do jogo, realização de intervenções com o Sensidex; elaboração do guia; oferta e avaliação de formação aos professores. As intervenções serão realizadas em escolas de Santa Catarina e Alagoas, somando uma amostra de 550 crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
06/02/2022-28/02/2025
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