Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Soraia Raupp Musse

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • detecção de comportamentos culturais em multidões
  • Este projeto pretende investigar métodos e desenvolver protótipos de visão computacional e reconhecimento de padrões que permitam a extração de características de multidões. O objetivo final é a verificação e análise de culturalidade em comportamentos de multidões. Os aspectos culturais tem sido pouco explorados na literatura de psicologia dos comportamentos [1,2]. Esta afirmação também é verdade em pesquisas, ainda mais incomuns, que envolvem multidões. Em 2011, Kaminka [3] apresenta dados que visam diferenciar populações no que tange seus comportamentos de movimentação. O estudo é realizado com populações de 5 países: França, Iraque, Israel, Canadá e Inglaterra. Neste estudo, parâmetros culturais são propostos e analisados em vídeos dos diferentes países, para posteriormente serem comparados. Os parâmetros analisados são: velocidades, espaço pessoal, lado preferencial para evitar colisão, tamanhos e tipos de formação de grupo no que tange gêneros e velocidades. Este projeto visa atuar na área de ciência da computação, através de algoritmos de visão computacional e reconhecimento de padrões, para detectar e caracterizar comportamentos de multidões, automaticamente. Posteriormente, em posse de vídeos de diferentes cenários e populações, pretende-se detectar parâmetros e comportamentos e avaliá-los.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
Foto de perfil

Soraia Vilela Borges

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • utilização de spray chilling na produção e aplicação de microcapsulas contendo compostos corantes e antioxidandes naturais oriundos de resíduos e descartes alimentícios
  • Com objetivo de aproveitar descartes de beterrabas fora dos padrões do consumo e cascas do processamento de vinhos este projeto tem como objetivos estudar o processo de microencapsulamento por spray chilling dos extratos oriundos destes rejeitos, ricos em substâncias corantes e antioxidantes. Este processo é mais adequado a substâncias termo sensíveis pelas baixas temperaturas além do baixo custo, alta produção e ausência de geração de resíduos, quando comparado a outros. É similar ao processo de secagem por spray drying nos princípios de funcionamento, diferindo na faixa de temperatura, nos tipos de matrizes utilizadas e na melhor qualidade dos produtos obtidos. Este estudo além de agregar valor a estes valiosos produtos para saúde humana (antitumorais e outras doenças crônico degenerativas) contribui também para diminuição do impacto ambiental, disponibilidade de novos ingredientes alimentícios e crescimento econômico do país. As etapas envolvidas neste projeto serão: extração e concentração das substâncias referidas, estudo da formulação de diferentes matrizes lipídicas, estudo sobre a estabilidade dos extratos emulsionados em diferentes matrizes lipídicas, processamento das emulsões mais estáveis por spray chilling e caracterização física e química dos melhores produtos, Avaliação da liberação controlada em meio aquoso e aplicação em duas matrizes alimentícias. Contará com a participação de pesquisadores-professores de outras instituições (UFV, UFMG), alguns departamentos da UFLA (DCA, DEQ, DGA), empresas produtoras de vinhos no sul de Minas Gerais, alunos de pós graduação dos cursos de Pós Graduação em Ciência dos Alimentos e Engenharia de Biomateriais e alunos de graduação. Espera-se que este processo resulte em micropartículas com alta retenção de compostos ativo, mantendo a qualidade dos mesmo para que possam ser aplicados com eficiência, permitindo a possibilidade de serem patenteados para que posteriormente esta tecnologia seja transferida para o setor produtivo, gerando renda, emprego e diminuição do impacto ambiental. Além disto espera-se a formação de recursos humanos altamente treinados e aptos para o mercado de trabalho, fortalecimento das relações sociais e profissionais dada a relação com pessoas de outras instituições e de dois programas de pós graduação da UFLA, conhecimentos adquiridos e divulgados em congressos e revistas científicas de alto impacto que contribuirão para o crescimento profissional das pessoas envolvidas e dos programas de pós graduação envolvidos neste projeto.
  • Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
  • 01/06/2017-30/06/2021