Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alex Nogueira Haas

Ciências da Saúde

Odontologia
  • efeitos do tratamento periodontal em desfechos nefrológicos de pacientes pré-dialíticos: ensaio controlado randomizado de 12 meses de acompanhamento
  • O objetivo do presente estudo será analisar os efeitos sistêmicos do tratamento periodontal em pacientes com periodontite e doença renal crônica (DRC) em fase pré-dialítica. Este estudo será um ensaio controlado randomizado em paralelo e será conduzido com participantes que fazem parte de uma coorte de indivíduos com DRC nos estágios 3 e 4 que estão em acompanhamento no Ambulatório de Doença Renal Crônica (ADRC) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Os exames e tratamentos odontológicos serão realizados no Hospital de Ensino Odontológico (HEO) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FO-UFRGS). O cálculo do tamanho amostral para esse ensaio clínico resultou em um total de 120 participantes, com 60 participantes por grupo. Os indivíduos serão alocados aleatoriamente em um grupo teste e controle. O grupo teste receberá tratamento periodontal não-cirúrgico padrão que consiste em uma sessão de raspagem, alisamento e polimento corono-radicular (RAP) e instrução de higiene bucal seguida de quatro sessões de raspagem e alisamento radicular subgengival (RASUB) em um período de até 15 dias. Também serão realizadas consultas de manutenção periodontal mensalmente nos primeiros 6 meses, e aos 9 e 12 meses, com remoção profissional de biofilme dental e orientação de higiene bucal. Os indivíduos alocados no grupo controle receberão tratamento tardio, ou seja, o mesmo tratamento do grupo teste, porém após o término dos 12 meses de acompanhamento do estudo. Para análise dos desfechos, serão realizadas coletas sanguíneas em ambos grupos no exame inicial, 3 e 12 meses após o tratamento periodontal. O desfecho primário desse estudo será a taxa de filtração glomerular (TFG) medida em ml/min/1,73m2. Outros marcadores inflamatórios serão avaliados a partir da coleta sanguínea: proteínas C reativa (PCR), interleucinas 1 e 6, fator de necrose tumoral alpha e fibrinogênio. Será utilizada uma análise de acordo com a intenção de tratar. Para análise do desfecho primário de TFG e concentrações sanguíneas de marcadores inflamatórios serão utilizados modelos lineares que levam em consideração a agregação de dentes no indivíduo e o caráter longitudinal do estudo. Médias e erros-padrão serão utilizados para expressar os desfechos sanguíneos e periodontais.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alex Oliveira Barradas Filho

Engenharias

Engenharia de Energia
  • aplicação de métodos estatísticos e computacionais na avaliação da qualidade de biocombustíveis
  • Na busca por combustíveis alternativos que possam substituir gradualmente os derivados de petróleo, os biocombustíveis vêm ganhando notoriedade mundial, especialmente o etanol e o biodiesel. No Brasil, a produção e o consumo de biocombustíveis têm sido crescentes desde a criação dos Programas Nacionais do Álcool (Proálcool, 1974) e Biodiesel (PNPB, 2005). No entanto, para que o biocombustível seja comercializado é necessário ter o controle rigoroso de fatores tais como alguns parâmetros físico-químicos, além de que muitos desses parâmetros de qualidade demandam a aplicação de determinados procedimentos experimentais demorados e dispendiosos. Esses inconvenientes gerados pelos modelos oficiais têm motivado a proliferação de métodos alternativos que visem o controle da qualidade dos combustíveis com custos menores e depreendam mais rapidamente os resultados. Dessa forma, a avaliação dos parâmetros de qualidade por métodos mais simples e eficientes, aliados à computação, significaria uma alternativa importante no controle de qualidade de biocombustíveis. Nesse contexto, o projeto propõe o desenvolvimento e a aplicação de métodos alternativos eficazes na avaliação da qualidade de biocombustíveis.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022