Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Albertina Pimentel Lima

Ciências Biológicas

Ecologia
  • projetos integrados de pesquisa para avaliação da diversidade de anuros e répteis e a inclusão de monitoramento participativo em comunidades do interior da amazônia
  • Essa proposta é para adquirir fundos para executar junto com meus estudantes de doutorado e colaboradores duas linhas de pesquisas: Uma linha ligada á avaliação da relação entre o padrão de distribuição de anuros e répteis e os fatores históricos, ecológicos e de impacto antrópico e a segunda mais ligada a monitoramento participativo da biodiversidade por comunidades com o objetivo de buscar alternativas de renda para as comunidades locais através do Ecoturismo. A primeira linha de ação será realizada em diferentes locais na Amazônia: 1 - ao longo do interflúvio dos rios Purus e Madeira entre o município do Careiro da Varzea e Cachoeira do Jirau (alto Rio Madeira) e tem dois objetivos, estudar detalhadamente os padrões de diversidade genética e ecológica em quatro espécies de lagartos e criar modelos para avaliar a associação entre fatores ambientais e a distribuição dessas espécies; 2 - Neste estudo objetivamos entender os fatores causais da variabilidade fenotípica entre quatro populações de Atelopus spumarius na Amazônia central, avaliar a congruência entre a variação geográfica do canto de anúncio e da coloração dorsal e a variabilidade genética entre populações e investigar o papel de traços fenéticos em processos de especiação; 3 - Coletar dados acústicos, morfométricos e genéticos na região do Acre fronteira com Peru para testar a hipótese de que a riqueza e coexistência das espécies no gênero Allobates, cuja morfológia e ecologia é conservadora é mediada por divergência espectral nos cantos de anúncio, ou nos padrões de atividade diária ou espaciais da atividade de vocalização. Na segunda linha de ação proponho usar o sistema de monitoramento do PPBio/RAPELD para a inclusão de comunidades locais em monitoramentos participativos da biodiversidade para promover a inclusão cientifica e renda através do ecoturismo em comunidades do interior da Amazônia.
  • Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - AM - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alberto Adriano Cavalheiro

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • investigação estrutural e morfológica do dióxido de titânio estabilizado com silicato de zircônio
  • Os materiais catalisadores compõem uma classe de materiais cerâmicos avançados que está na base do desenvolvimento tecnológico devido ao interesse ambiental. O dióxido de titânio é um semicondutor aplicável em fotocatálise heterogênea para descontaminação de micropoluentes orgânicos em meio aquoso e mesmo a desodorização e desinfecção de ambientes. O cerne do problema que se propõe solucionar neste projeto está relacionado a estabilização da fase anatase TiO2 frente ao processo de cristalização em temperaturas maiores que 600 ºC. Este tipo de material, mesmo sob a ação de vários de modificadores, como fartamente publicado em artigos científicos, não suporta o processo de cristalização, convertendo em fase rutilo de baixa eficiência fotocatalítica e propriedades morfológicas pobres. Nosso grupo de pesquisa passou a investigar as potencialidades da adição de modificadores capazes de formar fase isoestruturais a fase anatase TiO2 e encontrou na combinação dos elementos silício e zircônio um resultado animador. Amostras preparadas previamente com 5 mol% de silício e zircônio mostraram-se estáveis mesmo quando submetidas até 700 ºC de tratamento térmico, abrindo perspectiva de que o material pode ser estabilizado até 900 ºC aumentando-se a concentração deste modificador. Testes fotocatalíticos preliminares mostraram que o material mantém sua natureza intrínseca fotônica e permitirá que composições estabilizadas sirvam de matriz para estudos de novos modificadores e aplicações. Nesta proposta, várias composições de dióxido de titânio serão obtidos pelo Método Sol-Gel variando sistematicamente a concentração e a combinação de silício e zircônio, que serão submetidos a um aumento gradativo na temperatura de tratamento térmico até 900ºC. Através de dados de análise térmica, difratometria de raios-x, isotermas de adsorção, curvas de reflectância difusa e testes fotocatalíticos, pretende-se estabelecer a real magnitude deste efeito estabilizador e investigar os mecanismo envolvidos neste processo de estabilização estrutural.
  • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alberto Cargnelutti Filho

Ciências Agrárias

Agronomia
  • dimensionamentos experimentais em plantas de cobertura de solo
  • As plantas de cobertura de solo de inverno e de verão são importantes para o setor produtivo agropecuário, desempenhando funções relacionadas à melhoria das condições do solo. Um questionamento comum dos pesquisadores, ao instalar experimentos com essas plantas de cobertura, tem sido o dimensionamento do tamanho de amostra, do tamanho de parcela e do número de repetições. Para culturas estabelecidas a campo, tais como, milho, soja, feijão, batata, mamoneira e crambe, e, para culturas estabelecidas em ambiente protegido, como, pimentão, abobrinha italiana, tomate, alface, pepineiro e feijão de vagem, pesquisas relacionadas ao dimensionamento experimental tem sido publicadas. Para o grupo de plantas de cobertura de solo, resultados de estudos com as culturas de nabo forrageiro, mucuna cinza, feijão de porco, tremoço branco, feijão guandu, aveia preta, milheto, ervilha forrageira e canola têm sido publicados. No entanto, há ainda inúmeras culturas desse grupo a serem estudadas. Os dados de ensaios de uniformidade (experimentos em branco, ou seja, sem tratamentos) possibilitam determinar o tamanho de amostra, o tamanho de parcela e o número de repetições, para caracteres de uma determinada cultura. Supõe-se que esses dimensionamentos experimentais diferem entre as distintas plantas de cobertura de solo de inverno e de verão. Assim, os objetivos desse projeto são determinar o tamanho de amostra (número de plantas) para a estimação da média, o tamanho de parcela e o número de repetições para a avaliação de caracteres de plantas de cobertura de solo. Para isso, em cada ano serão realizados ensaios de uniformidade com plantas de cobertura de inverno e de verão, em área experimental do Departamento de Fitotecnia, da Universidade Federal de Santa Maria. Em cada ensaio de uniformidade serão mensurados diversos caracteres durante o desenvolvimento da cultura, em plantas individuais e em unidades experimentais básicas. A partir desses dados experimentais de plantas individuais será determinado o tamanho de amostra por meio de reamostragem bootstrap, para os caracteres cujos dados não se ajustarem a distribuição normal, e por meio da distribuição t de Student para os dados com normalidade. A partir dos dados das unidades experimentais básicas serão determinados o tamanho de parcela por meio do método da curvatura máxima do modelo do coeficiente de variação (Paranaíba et al., 2009a) e o número de repetições por meio da metodologia de Hatheway (1961). Os resultados serão publicados e serão importantes para melhorar a precisão dos experimentos com plantas de cobertura de solo, por meio do dimensionamento do tamanho de amostra, do tamanho de parcela e do número de repetições. Adicionalmente, os dados poderão ser aproveitados para estudos de modelagem de crescimento das culturas e relações multivariadas entre caracteres. Os experimentos servirão para a formação de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado).
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alberto Colli Badino Junior

Engenharias

Engenharia Química
  • estudos de processos alternativos de produção e recuperação de etanol: fermentação alcoólica extrativa
  • O etanol que se acumula no caldo durante a fermentação alcoólica é o principal componente tóxico para levedura, afetando o crescimento da levedura e limitando a produção de etanol. Como resultado são gerados vinhos fermentados com baixa concentração de etanol que após a destilação geram grandes volumes de vinhaça, além do alto gasto de energia para a recuperação do etanol. Uma forma de contornar este efeito de inibição é a utilização da fermentação extrativa, onde o etanol é removido continuamente do caldo de fermentação durante o processo. No presente projeto serão estudados, experimentalmente e por simulação, processos integrados de produção e recuperação de etanol, alternativos ao processo convencional de fermentação sem extração. Propõe-se estudar a extração do etanol do caldo durante a fermentação extrativa utilizando duas diferentes técnicas, a extração por solvente e a extração por esgotamento (stripping) com dióxido de carbono, bem como sua recuperação da corrente de CO2 aplicando operações de absorção e adsorção. Os resultados serão avaliados em termos de produtividade em etanol and serão comparados com aqueles obtidos no processo convencional sem extração.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alberto de Barros Aguirre

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • carne orgânica: uma análise da cadeia de suprimento, seus custos e comercialização por valor justo
  • A busca para melhorar os meios de produção e agregar valor a um produto tem se tornado um importante diferencial e é meta organizacional de muitos produtores. Neste contexto está inserida a carne orgânica, a qual tenta sair do status de uma commodity e aspira um nicho de mercado com um poder aquisitivo maior do que a carne convencional. Este fenômeno, que o presente projeto almeja estudar, está dividido em quatro partes. A primeira envolve a análise da cadeia de suprimento para a carne orgânica, tratando esta parte como um estudo documental tendo como base a construção teórica de autores anteriores. Junto com esta, a segunda parte envolve em descrever os custos da cadeia de suprimentos deste produto final, tratando assim de um estudo de caso com natureza descritiva e exploratória do tipo qualitativa e quantitativa, envolvendo entrevista aberta com os agentes envolvidos nesta cadeia de produção. A terceira parte diz respeito a uma análise dos custos produtivos (a qual, será estudada a partir da etapa anterior). E a quarta e última etapa, a qual, envolverá as etapas anteriores e buscará procurar o valor justo de comercialização desse produto, o qual, este trabalho almeja estudar. Assim, este trabalho agregará contribuições efetivas para os produtores que trabalham na produção de carne, seja esta orgânica ou convencional, visando assim um melhor desempenho destes agentes envolvidos. Os futuros frutos deste trabalho implicarão em uma incrementação dos produtores brasileiros no cenário mundial de carne.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alberto Egon Schaeffer Filho

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • resiliência multinível em infraestruturas de rede baseadas em sdn e nfv
  • Redes de computadores estão se tornando cada vez mais criticas para o desenvolvimento de atividades relacionadas a negócios, lazer e vida cotidiana em geral. No entanto, nos últimos anos, tem-se se observado um significativo aumento no número de ataques cibernéticos e ameaças de segurança a sistemas em rede. Esta realidade indica que o estudo de estratégias para proteger a comunicação entre os dispositivos presentes na rede é um tópico critico e de grande importância e, dessa forma, existe uma necessidade evidente de que resiliência torne-se uma propriedade chave no desenvolvimento de sistemas em rede. Nesse contexto, resiliência pode ser definida como a capacidade da rede de manter níveis aceitáveis de operação em face a anomalias, tais como ataques maliciosos, sobrecarga operacional, problemas de configuração, ou falhas de equipamentos. Nos últimos anos, abordagens baseadas em SDN (Software-Defined Networking) e NFV (Network Function Virtualization) vêm se tornando populares e promovendo elevado grau de flexibilidade no desenvolvimento de infraestruturas de rede. Por um lado, SDN tem como principal característica o desacoplamento entre a lógica de controle (plano de controle) e os dispositivos encaminhadores de dados (plano de dados), proporcionando um gerenciamento de rede mais flexível por que suporta a utilização de soluções baseadas em software. Isso favorece características como evolução e adaptabilidade a novas necessidades. Por outro lado, NFV apresenta uma alternativa para adicionar soluções baseadas em software na rede, através da virtualização de middleboxes (hardware específico e proprietário responsável por uma função de rede). A abordagem fornece um novo meio para o projeto e implantação dessas funções de rede. Isso permite uma série de benefícios tais como: flexibilidade na migração dessas funções de rede, facilidade na modificação destas em comparação com hardware proprietário e facilidade de gerenciamento, atualização e monitoramento dessas funções. Esse projeto de pesquisa pretende demonstrar que o uso combinado de SDN e NFV permite não apenas o desenvolvimento de infraestruturas mais flexíveis e gerenciáveis, mas também permite a concepção de sistemas mais resilientes e seguros. Isso se dará através do desenvolvimento de mecanismos de resiliência multinível. Assim, o principal problema a ser abordado nesse projeto é o desenvolvimento de mecanismos para resiliência multinível, baseados em características de redes SDN e NFV, correlacionando informações e empregando técnicas em diferentes camadas de protocolos (resiliência vertical) e domínios administrativos (resiliência horizontal). Desse modo, esse projeto propõe que é possível desenvolver de forma flexível estes mecanismos, combinando características de abordagens SDN e NFV (lógica de decisão centralizada, programabilidade, virtualização de funções, migração, encadeamento, etc), e adaptar dinamicamente a sua operação de maneira a melhor correlacionar informações de diversas fontes, de forma a detectar com maior robustez e acurácia prováveis tipos de anomalias.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alberto Ferreira da Rocha Junior

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • diversidade sexual e teatro no brasil: visibilidade, minoritarismo e representação
  • Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar, no âmbito da cena teatral produzida no Brasil, três noções caras aos estudos sobre diversidade sexual: a da visibilidade, a do minoritarismo e a da representação, de modo a permitir uma reflexão histórica e historiográfica sobre o teatro produzido no Brasil em suas relações com a diversidade sexual. Essas três noções são atualmente encontradas com bastante frequência em práticas discursivas (incluídos aqui textos militantes, midiáticos e teóricos, sendo ‘texto’ entendido aqui no sentido lato da palavra, incluindo debates orais, entrevistas, espetáculos teatrais, filmes, críticas etc.) e com elas têm se defrontado todas/todos aquelas/aqueles que trabalham com questões relativas aos direitos humanos em geral. Não se trata de discussão restrita às questões de diversidade sexual e de diversidade de gênero, mas uma discussão que pode ser ampliada para as discussões relativas ao racismo e ao capacitismo dentre outras. Nossa proposta é investigar as relações entre teatro no Brasil e diversidade sexual a partir das seguintes obras: O patinho torto, de Coelho Neto; Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá, de Fernando Melo; Blue Jeans, de Wanderley Aguiar Bragança e Zeno Wilde; e A ópera do malandro, de Chico Buarque. Do ponto de vista dos direitos humanos, utilizaremos as noções de visibilidade, minoritarismo e representação, do ponto de vista teatral, pretendemos investigar a cena a partir dos tensionamentos entre: comicidade e seriedade (compreendidos frequentemente como opostos nas discussões sobre teatro e direitos humanos); personagem e estereótipo (bastante presente e muitas vezes criticado na caracterização de personagens LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). Ao longo da pesquisa, pretendemos produzir comunicações, pôsteres, capítulos de livros e artigos científicos e um momento laboratorial cênico; pretendemos também continuar propondo projetos em nível de Iniciação Científica com recortes específicos dentro da presente proposta, e estimular a elaboração e o desenvolvimento de projetos em nível de Mestrado Acadêmico dentro da linha de pesquisa “Cultura, Política e Memória” no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFSJ. É nossa intenção desenvolver ações extensionistas pontuais voltadas para a educação básica. No caso desta proposta, nossa intenção é enfatizar as ações de trabalhos com arquivos teatrais, fontes primárias e produção documental.
  • Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alberto Luiz Serpa

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • materiais poroelásticos - investigação e otimização de propriedades acústicas
  • Este projeto visa desenvolver competências na área de Acústica, com ênfase na caracterização e otimização das propriedades acústicas de diferentes tipos de materiais (espumas, fibras, materiais compósitos, blendas, etc). Os métodos de caracterização envolvem experimentos para determinar o coeficiente de absoração e a perda de transmissão sonora, que serão realizados em um tubo de impedância. Está sendo solicitado neste projeto um equipamento que permitirá determinar experimentalmente a resistividade ao fluxo de ar dos materiais, possibilitando a modelagem de problemas de propagação de ondas em materiais porosos/fibrosos. O projeto será desenvolvido no Departamento de Mecânica Computacional (DMC) da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que abriga atualmente o Laboratório de Vibroacústica (LVA). Os docentes vinculados ao LVA formam o grupo de pesquisas do CNPq sobre Identificação e Controle de Vibração e Ruído, cujo interesse é investigar diferentes temas relacionados à Acústica e Vibrações de Sistemas Mecânicos, entre eles a modelagem, a otimização, o controle, a caracterização de problemas dinâmicos, vibratórios e acústicos, e mais recentemente, a investigação de materiais/estruturas com propriedades otimizadas conforme algum critério de projeto. Estes materiais/estruturas são denominados Metamateriais e requerem a caracterização experimental de suas propriedades, de modo a possibilitar a melhoria do conforto acústico por exemplo em veículos e ambientes. Isto tem motivado os estudos para caracterização de materiais no LVA. Do ponto de vista dos materiais, pretende-se investigar mantas poliméricas obtidas por eletrofiação, e também materiais porosos considerados clássicos, tais como lã de vidro, lã de rocha e espuma de melamina. Um outro sistema de interesse que se pretende investigar são painéis acústicos perfurados que serão confeccionados a partir de placas eletrônicas provenientes do descarte de lixo eletrônico.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alberto Moreira Jorge Junior

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • refinamento de grão e as propriedades de ligas de al, mg e ti com grãos ultrafinos produzidas pelo extrusão em canal angular com pressão reversa
  • As aplicações de ECAP convencional podem ser restringidas durante o processamento de materiais difíceis de deformar ou com baixa ductilidade. Sabe-se que, a fim de melhorar a microestrutura de forma eficaz e alcançar propriedades superiores, o ECAP deve ser realizado em vários ciclos. O elevado nível de tensão acumulada pode resultar no inicio de trincas e defeitos nas amostras, que estão ligados com a não-conformidade de ductilidade e do nível de pressões específicas levando à falha da amostra. A capacidade de deformação do material melhora com temperaturas elevadas. No entanto, os processos de recuperação e recristalização microestrutural torna difícil de se alcançar o grau máximo de refinamento e de propriedades extraordinárias. Uma das maneiras eficazes para melhorar os recursos de deformabilidade durante o ECAP é aumentar a tensão hidrostática aplicada a uma matriz utilizando um contra-pressão (Pressão Reversa). Isto aumenta a capacidade do material de sofrer uma maior deformação específica na área de cisalhamento, incluindo à temperatura ambiente. A principal tarefa científica a ser resolvida no âmbito deste projeto será a análise das possibilidades de aplicar ECAP com pressão reversa em materiais difíceis de serem deformados e com baixa dutilidade. A tarefa está conectada com o refinamento máximo da sua microestrutura, que pode abrir caminhos para a fabricação de materiais com propriedades de serviço, onde ligas de Mg, de Al e de Ti serão utilizados como materiais para estudo. Durante os experimentos, um equipamento para ECAP com pressão reversa especialmente projetado na Universidade Federal de São Carlos deverá ser utilizado. Infelizmente o equipamento encontra-se com a matriz quebrada e outro objetivo deste projeto e a confecção de duas outras matrizes para reoperacionalizar o equipamento e garantir um maior período de funcionamento. Uma característica importante em particular deste conjunto é o ECAP controlado por computador onde é possível controlar as pressões e contra pressões e também as velocidades de ambos os atuadores. A microestrutura das ligas submetidas ao ECAP será estudada por Microscopia de Transmissão (TEM), difração de raios-X (XRD) e microscopia eletrônica de varredura (SEM) e calorimetria diferencial exploratória (DSC). Ligas de Ti e de Al serão caracterizadas eletroquimicamente. As propriedades mecânicas dos materiais será determinada através de medidas de dureza e os ensaios de tração.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alberto Novaes Ramos Júnior

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • recorrência transgeracional de hanseníase em núcleos familiares de áreas com diferentes perfis de endemicidade no nordeste do brasil: magnitude, padrões e contextos de vulnerabilidade
  • A hanseníase representa condição crônica e negligenciada que persiste com elevados níveis de detecção de casos novos e de morbimortalidade em vários países, incluindo o Brasil. Os indicadores epidemiológicos e operacionais apontam para manutenção de níveis elevados de endemicidade nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A detecção precoce de casos impacta não apenas na dinâmica de transmissão de Mycobasterium leprae, mas também na redução do grau 2 de incapacidade. Nesta perspectiva, a recorrência transgeracional de hanseníase em núcleos familiares pode ser traduzida em indicadores de natureza operacional e epidemiológica com potencial significativo no contexto da vigilância à saúde no território da atenção primária, revelando de forma sensível dimensões de vulnerabilidade nos microespaços. No entanto, há um desconhecimento da magnitude deste evento bem como dos padrões e contextos de vulnerabilidade associados à manutenção da hanseníase em diferentes gerações da mesma família e nas redes sociais relacionadas a estas famílias. Explorar estes aspectos em diferentes cenários de endemicidade na região Nordeste, traz elementos importantes para o controle. Objetivo: Analisar a magnitude da recorrência transgeracional de hanseníase em núcleos familiares, bem como padrões e contextos de vulnerabilidade, em municípios dos Estados da Bahia e do Piauí com diferentes perfis de endemicidade, no período de 2001 a 2014. De forma específica, pretende-se caracterizar os aspectos clínicos, epidemiológicos e sociodemográficos dos casos de hanseníase nos núcleos familiares com recorrência transgeracional; descrever os tipos de família com recorrência de hanseníase e suas relações intrafamiliares e sociais com o meio e a comunidade onde habitam; caracterizar as diferentes gerações acometidas pela hanseníase, incluindo densidade de casos confirmados, itinerário diagnóstico-terapêutico e tempo transcorrido para diagnóstico entre os casos; determinar a magnitude de casos de hanseníase entre contatos intradomiciliares, coabitantes residentes e coabitantes sociais vinculados aos núcleos familiares com recorrência transgeracional.; identificar padrões de distribuição espaço-temporal de famílias com recorrência transgeracional de hanseníase nos municípios em estudo e descrever os contextos de vulnerabilidade individual, programática e social associados à manutenção da ocorrência de novos casos de hanseníase em um mesmo núcleo familiar. Procedimentos Metodológicos: estudo transversal, com abordagens descritiva e analítica, a ser realizado a partir de núcleos familiares com recorrência transgeracional de hanseníase residentes no Estado do Bahia (nos municípios de Vitória da Conquista e Tremedal), e no Estado do Piauí (nos municípios de Picos e Floriano), a partir de casos referência diagnosticados e notificados no período de 2001 a 2014. Está estruturado em 6 etapas. Nas primeiras 4, são abordadas diferentes dimensões do núcleo familiar. Compreende-se núcleo familiar como o conjunto de casos-referências, contatos intradomiciliares, coabitantes residentes e coabitantes sociais. Estima-se que existam aproximadamente 250 casos-referências vinculados a núcleos familiares com recorrência transgeracional de hanseníase nos municípios selecionados dos 2 estados, previamente identificados a partir de estudos conduzidos ou apoiados pela Universidade Federal do Ceará. A coleta de dados acontecerá por intermédio de entrevista estruturada com profissionais e gestores da atenção primária e vigilância epidemiológica, o caso referência, e caso tenha a autorização expressa por ele, será abordado os demais componentes do núcleo familiar também acometido pela hanseníase. Para entrada de dados será utilizado o programa EpiInfo Versão 7.1.5; a construção do genograma e ecomapa será feito no software GenoPro, versão 3.0. Para a etapa 5, em todas as visitas domiciliares aos sujeitos do estudo, serão mapeados os pontos de Global Positioning System. Para análise dos dados será utilizado o software Stata 11 e para os dados espaciais o software ARCGIS (versão 10.1). Na etapa 6, serão integrados dados das etapas anteriores para análise de dimensões de vulnerabilidade, sendo que para a programática, serão incluídas abordagens junto a gestores e profissionais de saúde, além de coordenadores da vigilância epidemiológica dos municípios envolvidos. O projeto será submetido ao Comitê de Ética (CEP), respeitando os termos da Portaria 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde. A produção de conhecimento científico é essencial na tomada de decisão, monitoramento e avaliação de políticas públicas. Este estudo poderá subsidiar discussões baseadas em evidências trazidas por dados primários acerca da abordagem da hanseníase proposta atualmente pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde. A inserção de cenários com diferenças demográficas, sociais, econômicas e operacionais potencializa esta perspectiva. O envolvimento de profissionais de saúde e de estudantes de graduação e pós-graduação, contribuirá para formação/educação permanente ao longo dos três anos. A integração em rede de instituições nacionais e estrangeiras possibilitará, além da formação de pessoas, a consolidação de linha de pesquisa em hanseníase, bem como potencializar a produção técnico-científica e a interação em diferentes eventos.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020