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Título do Projeto:
a produção do conhecimento escolar no cotidiano de escolas de ensino fundamental: interações discursivas
Resumo:
O presente projeto estabelece interlocução com dois campos afetos à pesquisa educacional: os estudos sobre a produção do conhecimento na escola e sobre os aspectos culturais e psicológicos implicados nos processos de aprendizagem. Emerge da necessidade de compreender o fato de o Brasil, apesar de ter atingido as metas de universalização da escolarização pública ainda na década de 1990, não ter resolvido o problema da qualidade dos processos pedagógicos e das aprendizagens no âmbito do espaço escolar até o presente momento. Tal cenário exige estudos sobre o que acontece nas salas de aula que faz com que, apesar do tempo destinado a ela por crianças, jovens e professores, a qualidade das aprendizagens não esteja em consonância com os esforços e as capacidades empregados e com os resultados esperados de cada ano de escolarização. O projeto sustenta-se, ainda, nos achados de pesquisas anteriores, desenvolvidas no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização GEPALFA, os quais permitiram observar que, apesar de as crianças manterem relações produtivas com o conhecimento escolar, nem sempre os conceitos que lhes são disponibilizados contribuem para o alargamento das formas de conhecimento que já possuem. Em sala de aula ocorre a elaboração de conceitos, mantidos, porém, em um nível elementar, pois se observou a ausência de intervenções que facultem o envolvimento entre conceitos espontâneos e conceitos científicos em um sistema que permita o desenvolvimento ascendente dos primeiros em direção aos segundos (VIGOTSKI, 2001). Na teoria histórico-cultural, abordagem a que se filia esta proposta, o problema dos conceitos científicos é tratado como uma questão de ensino e de desenvolvimento, já que a sua aprendizagem é possibilitada pelos conceitos espontâneos e aquela, por sua vez, possibilita o desenvolvimento. Segundo Pontecorvo, Ajello, Zuccermaglio (2005), com base nos estudos sobre a interação verbal de Bakhtin (1997) aos quais este projeto também se filia e sobre o desenvolvimento mental em Vigotski (2001), afirmam que há um suporte externo na forma de mecanismos de controle que é dado pelos contextos interativos adulto-criança e também pela interação entre pares, o qual oferece oportunidade de explicitação e de consequente justificação das próprias ações. Considerando o exposto, pergunta-se: sendo a sala de aula um ambiente de ensino, de reflexão e de sistematização de conhecimentos e concebendo que a tomada de consciência é alcançada por meio do recurso a conceitos científicos, mediante que condições ocorre, nesses espaços, a emergência desse processo? São situações intencionais que dinamizam esse processo? Que suportes externos são dados pelos contextos interativos adulto-criança e também pela interação entre pares para que sejam explicitados os conceitos espontâneos e sejam justificadas as ações de pensamento em curso na relação com um dado objeto de conhecimento? Que lugar ocupam os diferentes sujeitos e recursos mediacionais (materiais didáticos, fontes de informação) no processo de apropriação/domínio de conceitos científicos em sala de aula? O projeto de pesquisa em exposição centra, por fim, a investigação na seguinte questão: que mecanismos pedagógicos, psicológicos e/ou culturais restringem, dificultam, impulsionam e/ou ampliam os processos de organização de sistemas de conceitos, que se materializam no curso das interações discursivas professor estudante objeto de conhecimento, em salas de aula do Ensino Fundamental de escolas públicas? Para atender às exigências postas por esse problema, o GEPALFA busca no GESPE Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação (UPF) uma parceria, ampliada pela participação de consultores pertencentes a outros três grupos de pesquisa: o GEPSA (UFMG), o GEALE (UFPel) e o Grupo de Pesquisa História e Ensino de História (UEL). Tais grupos dispõem-se a investigar o processo de elaboração de conceitos em situações de ensino e de aprendizagem em sala de aula, materializado nas interações discursivas que ocorrem na tríade professor aluno objeto de conhecimento e concebido como um dos territórios em que os sistemas de conceitos emergem e os conceitos espontâneos e científicos se relacionam. Em termos metodológicos, a pesquisa inscreve-se no âmbito das pesquisas qualitativas e tem por base a etnografia interacional apresentada por Gumperz e seu grupo (COOK-GUMPERZ, 1991a; GUMPERZ, 1982) e desenvolvida nos trabalhos do GEPSA (GOMES; NEVES; DOMICINI, 2015). O trabalho de campo realizar-se-á junto a classes de Ensino Fundamental 4º e 5º e 6º ano de escolas da rede pública de Passo Fundo/RS e região que estabelecerem parceria com o GEPALFA e o GESPE. Os dados produzidos mediante videogravação, entrevista semi-estruturada, observação, identificação e análise de documentos e registro fotográfico de situações de produção individual e/ou coletiva serão analisados em conformidade com os princípios da análise microgenética, que, de acordo com Góes (2000). Por meio dos resultados desse trabalho, pretende-se contribuir com os estudos sobre o ensino e a aprendizagem de áreas de conhecimento que discutem como os objetos a ensinar e os objetos ensinados atuam em uma sala de aula e aprofundar relações de mútua colaboração entre distintos grupos de pesquisa que têm como foco os processos de ensino e de aprendizagem no contexto da sala de aula. Fundamentalmente, almeja-se que de suas conclusões professores e gestores dos sistemas de ensino possam se beneficiar, a fim de planejar e implementar projetos e práticas que atuem proativamente sobre a complexa e preocupante realidade educacional brasileira.
Instituição/UF/País:
Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Flávia Jorge de Lima
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise comparativa dos registros deposicionais do planalto sedimentar do araripe (ce) e do maciço de água branca (al) e adjacência: contribuição aos estudos de morfogênese do nordeste do brasil ao longo do quaternário superior
Resumo:
A compreensão dos processos formativos assume um papel fundamental para explicar detalhadamente os elementos causadores de rupturas no equilíbrio das condições ambientais e, consequentemente, desencadeadores dos episódios de maior atividade geomórfica nas encostas. No decorrer do tempo geológico as formas de relevo são esculpidas, elaboradas e reafeiçoadas pela dinâmica superficial, cujos registros guardados nos modelados de agradação são capazes de elucidar como as diferentes paisagens evoluíram e quais processos atuaram. Propõe-se como áreas de pesquisa o sertão alagoano - Maciço de Água Branca e adjacência - e o setor E-NE do Planalto Sedimentar do Araripe, por corresponderem a ambientes reconhecidos como Brejos de altitude encravados no contexto regional de semiaridez. O uso das propriedades micromorfológicas como caminho elucidativo dos principais processos geradores de depósitos e suas transformações pós-deposicionais constituirá uma ferramenta importante na constatação de marcadores paleoclimáticos de caráter regional. Tem como objetivo geral caracterizar, em escala macroscópica (descrição de seções estratigráficas) e microscópica (luz visível), os sedimentos coluviais modernos e pretéritos encontrados ao longo do maciço de Água Branca e adjacência e do setor E-NE do Planalto Sedimentar do Araripe (aqui incluindo o registro de paleossolos). A metodologia do trabalho pautará na abordagem morfoestratigráfica, na sedimentologia, micromorfológia de solos e datação por Luminescência Opticamente Estimulada (LOE). Espera-se, balizado por dados descritivos de seções estratigráficas, reconhecer marcadores paleoclimáticos de caráter regional, estabelecendo uma cronologia dos processos paleoambientais responsáveis pela morfogênese no interior do Nordeste do Brasil ao longo do Quaternário Superior
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Flávia Kelly Siqueira de Souza
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
diversidade de peixes em resposta a diferentes tipos de manejo em áreas alagáveis da amazônia: aspectos ecológicos e socioeconômicos
Resumo:
A bacia Amazônica abriga a maior diversidade de peixes de água doce do planeta, com mais de 2700 espécies descritas, dentre as quais cerca de 45% são endêmicas. Esse ecossistema tem sido fortemente ameaçado por ações antrópicas diretas, como o desmatamento e outras formas de uso do solo, como a construção de usinas hidrelétricas, e formas não sustentáveis de uso dos recursos naturais, incluindo a sobrepesca. Além disso, secas e cheias extremas, decorrentes de mudanças climáticas e do desmatamento local, têm aumentado em frequência e intensidade, gerando perturbações na estrutura das comunidades de peixes e instabilidade no rendimento das pescarias. Esses problemas indicam claramente a necessidade de adoção de estratégias para preservar a elevada diversidade de peixes e também conservar os estoques pesqueiros, que são as mais importantes fontes de proteína animal para as comunidades locais, em especial para os ribeirinhos que ocupam as margens dos rios e lagos da região. Nos últimos anos, uma das estratégias do governo brasileiro para preservar a biodiversidade tem sido a criação e manutenção de um grande sistema de unidades de conservação (UCs). Em UCs como as Reservas Extrativistas (RESEX) e Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) têm sido realizado o manejo de lagos, com o objetivo de conservar a diversidade de peixes e os estoques de peixes sobre-explotados, como o pirarucu (Arapaima gigas). Essas estratégias são especialmente importantes na várzea amazônica, em especial nos trechos inferiores dos rios Purus e Solimões, áreas tradicionalmente exploradas pela pesca comercial que abastece os maiores centros urbanos regionais e que sofre uma ampla gama de pressões antrópicas. Em face disso, foi estabelecido um sítio PELD na várzea da Amazônia Central, com o objetivo de avaliar a dinâmica temporal das assembleias de peixes em resposta a diferentes tipos de manejo territorial e de governança. Quatro áreas de amostragem foram estabelecidas: (1) Lago Catalão, na confluência dos rios Solimões e Negro, sem proteção ambiental e manejo pesqueiro; (2) Ilha da Paciência, entre a foz do rio Purus e a confluência Solimões-Negro, incluída em uma APA Municipal onde há um acordo de pesca para manejo de lagos e explotação manejada do pirarucu; (3) RDS Piagaçu-Purus, no baixo rio Purus, uma UC Estadual com manejo de lagos e de pirarucu; e (4) REBIO Abufari, no baixo Purus, UC Federal, onde a pesca é proibida e não há manejo de lagos ou de pirarucu. Ao longo de quatro anos (2017-2020), foram realizadas amostragens sazonais de peixes com esforço padronizado e mensuradas variáveis ambientais, além de avaliar o uso de recursos pesqueiros pelas populações locais. Os resultados iniciais, após quase quatro anos de estudos, demonstram (1) a importância de manter um sítio de pesquisas ecológicas de longa duração com essa abrangência na várzea amazônica; (2) a existência de diferenças na estrutura e composição das assembleias entre as áreas com diferentes tipos de manejo, indicando a importância da governança para a conservação da biodiversidade aquática. Ao mesmo tempo, a experiência adquirida ao longo desses anos, mostrou a necessidade de analisar a diversidade genética e de contribuir, ainda que indiretamente, através das lideranças e populações locais, para a governança socioambiental das áreas incluídas nos sítios de pesquisa. Diante disso, essa proposta de continuidade do PELD-DIVA, o único sítio de pesquisas ecológicas de longa duração na várzea amazônica, mantém a abrangência geográfica original e expande suas áreas temáticas, com o objetivo de contribuir com a formação das informações necessárias para a proposição de estratégias robustas de manejo, visando a conservação de um ambiente tão importante dos pontos de vista ecológico, econômico e social na Amazônia.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
Vigência:
14/12/2020-31/12/2024
Flavia Lima Ribeiro Gomes
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Imunologia
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Currículo
Título do Projeto:
importância do recrutamento e diferenciação de células do sistema imune inato na malária
Resumo:
A malária é uma doença infecto-parasitária causada por protozoários do gênero Plasmodium e um dos principais problemas de saúde pública do mundo. A parasitose pode se manifestar da forma não complicada ou evoluir para formas graves, como a malária cerebral. Evidências epidemiológicas sugerem que não apenas a malária cerebral, mas também a malária não-cerebral está associada à alterações neurológicas de longo prazo. Tendo em conta que o parasito da malária não é neurotrópico, sequelas neurológicas são uma consequência de uma resposta neuroinflamatória desencadeada por um desequilíbrio entre uma resposta imune pró- e anti-inflamatória. A infecção de camundongos C57BL/6 e BALB/c com o plasmódio de roedor, P. berguei ANKA, representam modelos experimentais utilizados para estudar a resposta imune e suas complicações na malária cerebral e na sua forma não complicada, respectivamente. Considerando que as células do sistema imune inato representam a primeira linha de defesa, produzindo mediadores inflamatórios que amplificam a imunidade inata e modelam o desenvolvimento da resposta imune adquirida contra o patógeno, a proposta do projeto é investigar, no modelo murino, o recrutamento de subpopulações de células do sistema imune inato como neutrófilos e monócitos para o baço na infecção por P. berguei ANKA. Assim como, a diferenciação dos monócitos em células dendríticas e macrófagos, e identificar o fenótipo funcional destes em macrófagos classicamente (M1) ou alternativamente (M2) ativados por citometria de fluxo. O tecido cerebral de camundongos infectados com P. berguei ANKA também será analisado, onde investigaremos o perfil funcional das micróglias (M1- e M2-like), macrófagos do sistema nervoso central, o depósito de corpos beta-amiloides, e a capacidade fagocítica das micróglias. Todos os protocolos experimentais foram submetidos e aprovados à avaliação pelo Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Fiocruz.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/05/2021
Flávia Lúcia Chein Feres
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Economia
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Currículo
Título do Projeto:
saúde, capital humano e desenvolvimento: uma análise das condições iniciais e o papel dos pais ou responsáveis
Resumo:
Segundo a Organização Mundial da Saúde (2014), uma saúde melhor é central para a felicidade e bem-estar dos homens. A saúde gera também uma contribuição para o crescimento econômico, uma vez que a população saudável sobrevive por um tempo mais longo, é mais produtiva e acumula mais riqueza. Atualmente, a literatura atribui aos cuidados durante a primeira infância, em particular, àqueles relacionados às condições nutricionais, a ligação entre o investimento em saúde e o desenvolvimento do capital humano. Com relação à saúde da criança, seu desenvolvimento e crescimento, Hoddinott et al. (2008) apontam para o período entre zero e dois anos de idade como o mais eficiente para investir em nutrição, analisando especificamente a causalidade entre status nutricional na infância com sua produtividade e estado de saúde na idade adulta, concluindo que esta é uma causalidade positiva e significativa. Desta forma, as condições nutricionais e de saúde durante o início da vida, que representam um período crítico para a formação de habilidades que irão reger os resultados futuros obtidos por este , constituem um dos elementos mais importantes que permitir que os indivíduos percebam seu potencial e desenvolvam-se como agentes sociais. Neste contexto, a proposta deste projeto é investigar os efeitos de condições adversas na primeira infância sobre resultados futuros, explorando questões relacionados a ocorrência de seca e incidência da malária na vida intrauterina até os primeiros anos de vida, bem como o papel das pais ou responsáveis sobre o desenvolvimento futuro de habilidades cognitivas e não-cognitivas das crianças.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Flavia Maria Avelar Goncalves
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
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Currículo
Título do Projeto:
obtenção de cultivares de café (coffea arabica) produtivas, resistente a ferrugem e com baixo teor de cafeína pelo via seleção recorrente
Resumo:
Devido à grande importância social e econômica do cafeeiro há a necessidade de desenvolver novas linhagens mais produtivas e com características exigidas pelo mercado, valorizando ainda mais o produto final. É inquestionável a contribuição do melhoramento genético do cafeeiro para os agricultores e, sobretudo para a economia brasileira. Os programas de melhoramento genético, que têm colocado à disposição dos agricultores cultivares de alta capacidade produtiva e adaptadas as mais diversas condições ambientais. Os ganhos genéticos esperados no futuro provavelmente serão menores devido ao estágio de melhoramento em que estão as linhagens disponíveis atualmente. Uma das alternativas para se aumentar o ganho é o uso da seleção recorrente isto é, ciclos contínuos de seleção, seguidos da recombinação das melhores famílias selecionadas na etapa anterior. Por esse processo é esperado que a frequência dos alelos favoráveis aumente gradativamente e, por conseguinte, a chance de se obter linhagens superiores seja incrementada. E a cada ciclo poderão ser extraídas linhagens para recomendação, mantendo um processo dinâmico de melhoramento. Na literatura não existem relatos da utilização da seleção recorrente em Coffea arabica. A Universidade Federal de Lavras juntamente com a Empresa Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais iniciou um programa melhoramento do cafeeiro por meio do método de seleção recorrente em 1997, que ainda se encontra em andamento. O presente projeto tem como objetivos: a) Dar continuidade a condução do programa de seleção recorrente visando à obtenção de novas cultivares que possam substituir com vantagens aquelas já utilizadas pelos agricultores; b) Quantificar e identificar progênies F2:5 com baixo teor de cafeína para atender ao nicho dos cafés especiais e c) Identificar progênies F2:5 resistente a ferrugem as quais serão inseridas nos experimentos de avaliação de cultivares. Em 2016, sementes das 50 populações F1 e 30 população F2 da etapa de recombinação serão colhidas para se obter a sementes F2 e F3 respectivamente, as quais serão plantadas em experimentos com repetição. Com base no desempenho dos genótipos nas diferentes colheitas (F2, F3) em 2019, serão selecionadas 1% das melhores plantas das populações para serem recombinadas visando à obtenção do ciclo III. Com o intuito de identificar progênies com baixo teor de cafeína no programa de seleção recorrente, em 2017 será realizada a seleção de 10% das melhores progênies F2:5 com base na produção média de grãos beneficiado nas diferentes gerações (F2:3, F2:4 e F2:5) e 30% das melhores progênies F2 do segundo ciclo seletivo. O teor de cafeína será quantificado pelo método da espectrofotometria. Para identificação da resistência a ferrugem serão selecionadas 30% das melhores progênies F2:5, com base na produção média de grãos beneficiado. Durante o período de três anos de dezembro a junho de cada ano, a cada 60 dias serão coletadas 100 folhas por progênies para a quantificação incidência, a qual será estimada pela contagem do número de folhas com sintomas da ferrugem, dividido pelo número total de folhas da amostra. Para a avaliação da severidade será utilizado o método de contagem de pústulas por folha, determinando o número médio de pústulas por folha infectada.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/07/2021
Flávia Maria Galizoni
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Planejamento Urbano e Regional
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Currículo
Título do Projeto:
efeitos da covid19 sobre agricultura familiar, alimento e água no vale do jequitinhonha mineiro.
Resumo:
Este projeto, baseado na parceria entre instituições de ensino e organizações de desenvolvimento rural do vale do Jequitinhonha mineiro, tem por objetivo levantar, registrar, analisar e disseminar informações sobre as soluções locais, os entraves e as demandas ocasionadas pela quarentena da COVID-19 sobre a agricultura familiar do vale do Jequitinhonha mineiro. Utilizando recursos materiais e humanos pré-existentes nas instituições parceiras, e recorrendo exclusivamente a meios telefônicos ou digitais durante o período de confinamento, recolherá semanalmente dados sobre os efeitos do coronavírus sobre autoabastecimento, abastecimento urbano, renda, água e saúde de agricultores familiares de dez municípios, sistematizará os resultados para devolve-los por todas as mídias possíveis à região, com propósito de disseminar informações sobre soluções locais, estimular ações conjuntas e subsidiar programas públicos. Ao final da quarentena, propõe-se levantamento de campo para avaliar, junto a agricultores e agentes de desenvolvimento rural, as dificuldades, soluções e a eficácia dos programas públicos adotados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
16/07/2020-15/09/2022
Flávia Maria Galizoni
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
populações tradicionais, universidade e ensino fundamental - bases metodológicas para o centro de referência da cultura material da agricultura familiar
Resumo:
O objetivo deste projeto é identificar na área urbana de Montes Claros, Norte de Minas Gerais, pessoas que pratiquem agricultura urbana utilizando métodos produtivos agroecológicos, conservacionistas e tradicionais com forte interface com segurança alimentar, que se disponham a interagir com o Instituto de Ciências Agrárias da UFMG para reproduzir no Campus/UFMG unidade familiar de produção sustentável que funcione como área permanente de formação e demonstração de produção e consumo alimentar para agricultores, crianças e estudantes universitários. Detalhadamente se propõem a: (i) pesquisar em Montes Claros, Norte de Minas Gerais, pessoas que pratiquem agricultura urbana utilizando métodos produtivos agroecológicos, conservacionistas e tradicionais com forte interface com segurança alimentar; (ii) Investigar a dinâmica da produção de alimentos por famílias através do mapeamento da pauta alimentar, analisando os costumes alimentares da região e seus componentes culturais, investigando suas características composição, qualificação, sazonalidade, ritualidade - e a maneira como as famílias adquirem os elementos da dieta regionalizada nos agroambientes do Alto-Médio São Francisco e vale do Jequitinhonha; (iii) verificar o impacto de programas públicos e sociais na composição da dieta familiar; (iv) identificar agricultores urbanos que se disponham a interagir com o Instituto de Ciências Agrárias da UFMG para (a) reproduzir no Campus/UFMG unidade familiar de produção sustentável que (b) funcione como área permanente de formação e demonstração de produção e consumo alimentar para agricultores, crianças e estudantes universitários. Esses agricultores(as) urbanos darão as bases para formar, capacitar e incorporar à Universidade um grupo parceiro de especialistas( ) tradicionais em produção e consumo sustentáveis, que recrie no Campus/UFMG o cotidiano da unidade familiar de produção, interfaciando com atividades regulares de extensão, pesquisa e ensino, atuando como sensibilizadores para produção de alimentos, segurança e soberania alimentar, contribuindo para formação de crianças, agricultores e universitários, e estreitando as relações do saber da Universidade com o conhecimento local e tradicional.v) Habilitar estudantes de graduação da UFMG para disseminar C&T para a população, despertando-lhes simultaneamente o interesse por pesquisa e extensão.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/05/2021
Flávia Mori Sarti
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Economia
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Currículo
Título do Projeto:
evolução do poder de compra do salário mínimo no brasil no contexto da formação de capital humano
Resumo:
O presente projeto de pesquisa propõe a análise de indicadores de equidade nas oportunidades para adoção da alimentação apropriada à formação do capital humano no Brasil nas últimas décadas, a partir do estudo quantitativo de microdados populacionais de representatividade nacional no que tange à aquisição de alimentos em domicílios de baixa renda situados em diferentes regiões metropolitanas do país, comparativamente ao poder aquisitivo do salário mínimo, às recomendações nutricionais atualmente vigentes e aos padrões de aquisição de alimentos da população. A partir de uma análise custo-efetividade, deve-se comparar custo e valor nutricional da cesta de alimentos utilizada como base de cálculo do salário mínimo em sua criação, em relação aos padrões de aquisição de alimentos registrados ao longo das últimas décadas nos domicílios das faixas de renda de até um salário mínimo e até um salário mínimo per capita. Paralelamente, deve-se analisar a evolução do poder aquisitivo do salário mínimo nominal desde sua criação até atualmente, em comparação com valor monetário real necessário à aquisição dos itens alimentares inicialmente previstos no cálculo do salário mínimo. Os resultados da pesquisa devem subsidiar ações de políticas públicas para promoção do desenvolvimento humano no país, a partir de uma reflexão crítica quanto à condição básica de formação de capital humano pela alimentação apropriada, assim como possibilitar a proposição de estratégias inovadoras em programas de alimentação e nutrição para garantia da segurança alimentar da população.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/05/2021
Flavia Pereira Xavier
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
efeito das escolas públicas de ensino fundamental sobre o atraso escolar e a reprovação
Resumo:
Este projeto de pesquisa se insere no campo de investigação sobre efeitos das escolas. Tradicionalmente a pesquisa nessa área tem definido o efeito-escola em termos dos ganhos médios de desempenho que uma escola é capaz de agregar aos seus alunos. Entretanto, o que propomos na pesquisa é calcular os efeitos das escolas em termos da trajetória regular dos alunos. As trajetórias também constituem um indicador importante para a avaliação das políticas públicas é uma dimensão importante para a garantia do direito à educação. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivos (1) calcular os efeitos das escolas públicas de ensino fundamental, relacionados à trajetória (atraso escolar e reprovação), com base nos dados da Prova Brasil de 2007 a 2017 e (2) associar esses efeitos a um conjunto de indicadores contextuais das escolas que serão produzidos no âmbito da pesquisa com base nos dados do SAEB de 2007 a 2017. Serão produzidos indicadores contextuais dos alunos (NSE, hábitos culturais e envolvimento dos pais) e indicadores escolares relacionados à liderança escolar, clima escolar, características dos professores e ensino e infraestrutura das escolas. Eles serão estimados por meio do emprego de um modelo da teoria da resposta ao item TRI apropriado para itens com respostas graduadas. Os efeitos das escolas em termos de atraso escolar e reprovação serão estimados por meio de modelos hierárquicos logísticos, controlados por variáveis de características dos alunos e do contexto escolar. Espera-se com a pesquisa contribuir para o fortalecimento da área de avaliação educacional, bem como para a formação de alunos de graduação e Pós-graduação em um campo de alto impacto social.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Flávia Regina Capellotto Costa
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Ecologia
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Currículo
Título do Projeto:
impactos antrópicos no ecossistema de floresta tropical
Resumo:
Durante a primeira fase do PELD foi possível entender de forma geral os impactos de ações antrópicas diretas (fragmentação florestal e extração seletiva de madeira) sobre alguns componentes das florestas amazônicas de terra-firme, e determinar os padrões de distribuição de populações, comunidades e processos ecossistêmicos em função da variação ambiental no espaço. Entretanto, alguns aspectos ainda não estudados são cruciais para entender o futuro da floresta tropical frente às mudanças locais e globais. Embora os efeitos de longo prazo de perturbações locais tenham sido bem entendidos para componentes críticos do ecossistema (biomassa arbórea, dinâmica florestal, serapilheira), os efeitos de longo prazo das perturbações locais sobre vários componentes da biodiversidade ainda não foram estudados. Os potenciais efeitos de mudanças climáticas só podem ser avaliados com estudos de longa duração, o que demandou a acumulação de dados durante todo o período anterior do PELD, e que agora podem ser avaliados para diferentes componentes da biodiversidade ou para aspectos físicos, como o microclima. Além disso, espera-se uma sinergia entre efeitos de mudanças climáticas e as perturbações antrópicas locais, o que demanda que os estudos tenham longa duração, para que se possa entender como modificações climáticas vão afetar florestas já fragilizadas por perturbações prévias. Outro aspecto que demanda mais esforços é a interação entre a dinâmica temporal e a variação ambiental no espaço, já que os estudos realizados até o momento têm indicado que a dinâmica não é igual em todas as partes da paisagem, sendo assim, os efeitos de mudanças climáticas podem ser mais acentuados em certos ambientes locais (mais secos ou mais úmidos). Do ponto de vista aplicado, os estudos realizados nos períodos anteriores fornecem subsídios para desenvolvermos técnicas de recuperação de áreas degradadas. Desta forma, neste ultimo período da segunda fase do PELD , temos como objetivo realizar a última série de monitoramento da dinâmica de vários grupos de plantas e animais que permitirão a análise da primeira série de longo prazo (10 a 17 anos), e publicar estes resultados. As grandes questões centrais do PELD Manaus são: 1) Quais os efeitos de longo prazo das perturbações locais naturais e antrópicas sobre vários componentes da biodiversidade? 2) Quais as sinergias entre efeitos de mudanças climáticas e as perturbações antrópicas locais sobre populações, comunidades e processos ecossistêmicos?, 3) Quais são as interações entre a dinâmica temporal de populações, comunidades e processos ecossistêmicos e a variação ambiental no espaço? E 4) Quais as relações entre a dinâmica dos componentes bióticos, em especial, a vegetação e a variação temporal inter e intra-anual da água no solo?
Instituição/UF/País:
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - AM - Brasil
Vigência:
01/03/2017-30/11/2021
Flavia Regina Souza Lima
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
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Currículo
Título do Projeto:
ciência sobre rodas
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
12/08/2019-30/11/2021
Flávia Regina Spago de Camargo Gonçalves
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
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Currículo
Título do Projeto:
avaliação do potencial antimicrobiano de extratos de araçaúna na conservação do pescado.
Resumo:
A intoxicação alimentar é um grave problema de saúde pública, sendo responsável por inúmeros casos de internações, podendo levar à morte do indivíduo além de causar sérios danos financeiros para o sistema de saúde do nosso país. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a saúde e conscientes dos possíveis efeitos dos aditivos sintéticos usados na conservação dos alimentos, assim, a exigência pelo uso de compostos naturais como conservantes de alimento é cada vez maior. Os produtos provenientes da indústria de processamento de pescados são altamente perecíveis, sendo necessária a busca por produtos capazes de diminuir a proliferação de micro-organismos patogênicos e deterioradores nesses alimentos. Dentre as possíveis fontes de metabólitos com atividade antimicrobiana, estão as plantas. Na região Sul do Estado do Espírito Santo, encontra-se uma planta nativa muito pouco conhecida, a araçaúna (Psidium sp.). Este vegetal é muito utilizado na indústria de doces e sorvetes, mas pouco se sabe sobre suas propriedades farmacológicas. Estudos prévios mostram que a araçaúna é capaz de produzir compostos com atividade antimicrobiana, que podem ser extraídos de suas folhas, caule, flores e frutos. O objetivo desse projeto é avaliar o potencial antimicrobiano de extratos de Araçaúna no controle de micro-organismos contaminantes do pescado. As plantas serão coletadas, secas, e será obtido o extrato etanólico. Os extratos serão testados contra Bacillus cereus, Staphylococcus aureus, Salmonella sp., Vibrio parahaemolyticus e Escherichia coli utilizando a técnica de difusão em disco. A semipurificação dos compostos com atividade antimicrobiana será feita por cromatografia líquida à vácuo, utilizando solventes orgânicos de polaridade crescente. As frações obtidas serão monitoradas por cromatografia em camada delgada, serão testadas quanto à atividade antimicrobiana por técnica de difusão em disco e autobiografia, avaliadas quanto aos efeitos tóxicos, citotóxicos, aneugênicos e mutagênico e caracterizadas fitoquimicamente. As frações com atividade antimicrobiana e atóxicas serão utilizadas em teste de aumento da vida de prateleira de produtos da indústria de pescados, aspergindo-as na embalagem. As embalagens com o pescado serão mantidas em geladeira por 14 dias. Serão avaliados os parâmetros sensoriais, fisico-químicos e microbiológicos do pescado tratado com as frações de dois em dois dias e os dados serão analisados estatisticamente. Espera-se obter uma fração contendo um metabólito da araçaúna que seja capaz de diminuir a proliferação de micro-organismos no pescado, sem alterar a sua qualidade. Os resultados desta pesquisa, contribuirão para ampliação do conhecimento a respeito da ação farmacológica de bioativos presentes nessa espécie, incentivando a investigação do potencial farmacológico desta planta, com propósito de oferecer ao mercado mais uma alternativa para o controle da contaminação de alimentos, prevenindo assim, enfermidades ocasionadas pela intoxicação alimentar.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Flávia Tavares Silva Elias
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
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Currículo
Título do Projeto:
avaliação da implantação de modelo de capacitação em ciência aberta baseado em competências: projeto piloto para pós-graduação na fiocruz
Resumo:
O movimento, de alcance internacional, em favor da ciência aberta nasceu da convicção e argumentação consistente de uma gama de atores sociais de que os modos atuais de produção e divulgação científica se constituem em verdadeiras barreiras à livre circulação e avanço do conhecimento científico, da informação e da cultura. A ideia central é que o endurecimento dos dispositivos e do sistema de propriedade intelectual evidenciado nos últimos 40 anos vem comprometendo, de forma significativa, o impacto que esses achados poderiam ter na vida das pessoas. Coincidentemente, esse movimento emerge ao tempo em que o avanço tecnológico se constituiu em oportunidade para o desenvolvimento de plataformas digitais capazes de dar suporte a abertura e propagação do conhecimento de forma célere e com razoável grau de confiabilidade. A ciência aberta é um campo em expansão e possui muitos adeptos na área das ciências da saúde e de outros campos científicos que impactam a saúde. Cabe destacar, no entanto, que sua adoção e implementação, em especial no que tange a abertura, compartilhamento e gestão de dados científicos, exige a concepção e emprego de métodos, ferramentas e abordagens educacionais baseadas no desenvolvimento de competências capazes de promover uma aprendizagem crítica e problematizadora. A proposta aqui apresentada centra-se na concepção, aplicação e avaliação de modelo de capacitação por competências que possa ser aperfeiçoado, com base nessa experiência, para aplicação nos demais programas de pós-graduação da Fiocruz. O mestrado em políticas publicas de saúde (MPPS) da Escola Fiocruz de Governo da Fiocruz Brasília servirá de experiência piloto. O trabalho será realizado por equipe multidisciplinar e intersetorial, composta por pesquisadores que atuam em várias unidades da Fiocruz e do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, e que integram o Grupo de Trabalho de Ciência Aberta da Fiocruz, vinculado a Vice-presidência de Educação e Comunicação. Abrange análise documental de cursos internacionais preexistentes (FOSTER, entre outros), levantamento do perfil de produção técnico-científica dos discentes das quatro edições anteriores do MPPS, desenho e modelagem da capacitação e avaliação ex-anti e ex-post realizada por especialistas em avaliação em saúde que compõem a equipe de pesquisa. O curso/disciplina será desenvolvido de forma modular, na modalidade hibrida, com atividades presenciais e à distância, e cujo desenho será baseado em competências. Serão selecionadas dissertações para aplicação de planos de gestão para abertura de dados de pesquisa. Espera-se que a pesquisa avaliativa permita aperfeiçoar a proposta inicial e potencializar os benefícios da replicação dessa atividade pedagógica nos demais cursos de pós-graduação da Fiocruz.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - DF - Brasil
Vigência:
04/07/2019-28/02/2022
Flávia Troncon Rosa
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
concentração de vitamina d no tecido adiposo subcutâneo e visceral de indivíduos com obesidade e sua relação com alterações metabólicas teciduais e sistêmicas.
Resumo:
Mundialmente, cerca de 650 milhões de pessoas encontram-se com diagnóstico de obesidade. Associação inversa entre níveis de vitamina D e IMC, circunferência da cintura e composição corporal tem sido reportada. No entanto, alguns estudos indicam ser essa redução sérica de vitamina D provocada pela diluição volumétrica desta no tecido adiposo. Neste sentido, o objetivo do presente estudo será investigar se a concentração de vitamina D no tecido adiposo de indivíduos obesos exerce influência sobre o padrão histológico dos adipócitos, perfil de expressão de genes promotores da adipogênese e metabolismo glicídico comparado a indivíduos eutróficos. Para isso, será realizado um estudo transversal, analítico, com quatro grupos de acordo com a classificação do estado nutricional pelo Índice de Massa Corporal (eutrófico IMC<25 Kg/m² e obesidade IMC> ou=35 kg/m²) e presença de resistência à insulina pelo HOMA-IR (baixa RI: HOMA<5 e alta RI HOMA> 8). Serão selecionados 30 voluntários para cada grupo, sendo eles: controle eutrofia com baixa RI, controle eutrofia com alta RI, obesidade com baixa RI e obesidade com alta RI. As análises incluirão: avaliação nutricional, composta por antropometria (peso, altura, IMC, circunferência abdominal e do pescoço, e composição corporal por Impedância bioelétrica) e análises bioquímicas de marcadores do metabolismo glicídico (glicemia, hemoglobina glicada, insulina, adiponectina, índices de HOMA e QUICKI), marcadores inflamatórios (TNF-a, IL-6, Il-1b e MCP-1), de estresse oxidativo (potencial antioxidante total, lipoperóxidos, produtos avançados da oxidação protéica e óxido nítrico) e de vitamina D sérica. Também serão realizadas análises do tecido adiposo subcutâneo e visceral quanto a concentração de vitamina D, histologia (hipertrofia/hiperplasia tecidual, infiltrado macrocitário) e expressão de genes promotores da adipogênese. Acredita-se, como hipótese, que concentração de vitamina D no tecido adiposo de indivíduos obesos está aumentada em relação ao tecido de eutróficos, e inversamente proporcional às concentrações séricas. Além disso, que esta concentração aumentada no tecido adiposo esteja associada a 1) padrão hipertrófico do tecido adiposo, com infiltração de células inflamatórias; 2) expressão diminuída de genes promotores da adipogênese no tecido adiposo; 3) alterações séricas de marcadores do metabolismo glicídico e presença de resistência à insulina; e 4) níveis aumentados de marcadores inflamatórios e de estresse oxidativo.
Instituição/UF/País:
Centro Universitário Filadélfia - PR - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Flaviana Cardoso Damasceno
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
fitorremediação: um estudo da influência da qualidade do solo versus plantas nativas na remoção de hidrocarbonetos
Resumo:
A exploração desenfreada dos recursos naturais se tornou nos últimos anos uma questão de saúde pública devido à intensa inserção de contaminantes nas principais matrizes ambientais. É ampla a gama de classes química proveniente da atividade antrópica, e tão diversificado quanto, os risco que estes oferecem a qualidade da vida terrestre. O solo é o compartimento ambiental mais importante no que se refere ao acúmulo de contaminantes orgânicos, e é sobre eles que a população está abrigada e é nele que se cultiva e cria a maior parte dos alimentos. O solo é conhecido como o mais importante reservatório de HPA no ambiente terrestre, portanto, atua como um eficiente indicador da poluição ambiental. A capacidade de atuar como ambiente de enriquecimento de HPA deve-se em parte as características físico-químicas desses compostos, tais como sua hidrofobicidade e estabilidade. Sendo assim, estudos sobre técnicas que facilitem a remoção desses compostos são importantes e podem contribuir na redução dos riscos de exposição. Entre os diversos processos de descontaminação de solos, a fitorremediação se caracteriza por utilizar plantas no processo de degradação, extração, contenção ou imobilização de contaminantes. Essa técnica tem como uma das suas vantagens permitir aplicação em sito com perturbações mínimas do solo a ser tratado. Durante esse processo pode ocorrer algumas modificações nas propriedades físico-químicas do contaminante e/ou liberação de exsudatos pelas raízes. Esse mecanismo pode levar a uma sé¬rie de alterações do solo próximo as raízes, como o au¬mento da matéria orgânica, da aeração e da porosida¬de. A fitorremediação geralmente está associada a atuação microbiana, que pode transformar as substâncias químicas persistentes nos solos; seja por captura desses compostos; ou captura dos produtos já metaboliza¬dos. Para utilizar processo de fitorredemiação é essencial conhecer as características físico-químicas do solo e a capacidade de adaptação da planta não somente ao solo, mas também ao clima e aos próprios compostos poluentes. Além disso a planta deve apresentar algumas característica que favoreça o processo, tal como um sistema radicular com grande área superficial. Este projeto pretende realizar o estudo de recuperação de solos contaminado com HPA utilizando espécimes vegetais locais, uma vez que essas estão adaptadas ao clima local, assim como o tipo de solo da região. Outro fator determinante na seleção das plantas são os resultados dos ensaios de germinação, estes forneceram não só a qualidade das sementes como também o potencial das espécies quanto a presentar mecanismo de resistência aos contaminantes em estudo. Devido a composição complexa e diversificada da matriz, e a fim de assegurar a qualidade analítica da quantificação dos analitos, serão necessárias alguma otimizações do método de extração, assim como avaliação a capacidade de recuperação, limites de detecção (LOD) e limites de quantificação (LOQ). Esses resultados fornecerão alternativas economicamente viáveis, de fácil aplicação e de pouco impacto ambiental na recuperação de solos contaminados por HPA. Também permitirá montar um banco de dados com alternativas para recuperação de solos contaminados com HPA em regiões tropicais, além de nortear outros estudos para as demandas da região.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Flaviana Ferreira Pereira
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
feira do conhecimento 2020: evento regional de promoção e disseminação da ciência, tecnologia, inovação, negócios e mostras itinerantes para a sociedade cearense.
Resumo:
A Feira do Conhecimento, promovida desde 2017 envolvendo mais de 15 mil pessoas, oportuniza um encontro profícuo entre instituições de CT&I públicas e privadas, universidades, startups e empresas da cadeia produtiva cearense e setores estratégicos da economia do estado, orquestrando ações de disseminação e popularização da ciência, considerada como base para a melhoria da qualidade do ensino de ciências no estado e municípios, e, assim, estimulando a formação de jovens cientistas e empreendedores, bem como promovendo, favorecendo e fortalecendo a qualificação do conhecimento científico e tecnológico. Em 2020, entretanto, considerando que a saúde é um direito de todos e dever do Estado, o governo do Ceará decretou a suspensão de todos os eventos presenciais e a proibição da formação de aglomerações de pessoas em consequência da pandemia da COVID-19. Em face às medidas de segurança, a SECITECE adequou o projeto da Feira do Conhecimento ao ambiente virtual e irá realizar uma Feira do Conhecimento Online, nos dias 21 e 22 de outubro. A programação da Feira do Conhecimento Online contará com palestras ao vivo, competições e rodada de negócios, com destaque para o tema Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira. A Feira do Conhecimento com a participação presencial da população está prevista para ser realizada no Centro de Eventos do Ceará em maio de 2021, com grande participação de instituições parceiras e de público. As visitas do ônibus-laboratório do projeto Ciência Itinerante, que também favorecem a formação de aglomerações de jovens estudantes e público em geral, também estão sendo desenhadas a se realizar nos meses de junho e julho de 2021. Apesar das adequações necessárias, a SECITECE avalia que o Projeto da SNCT da SECITECE tem enorme potencial para superação das edições anteriores, tanto na quantidade de público como no alcance dos parceiros. Com a realização de dois grandes eventos de popularização, um online e outro virtual, a SECITECE tem convicção de que a formação do pensamento crítico e da curiosidade científica por alunos e professores da educação básica, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), educação profissional e tecnológica, da rede pública e particular de ensino, será popularizada e interiorizada de forma inédita, com o uso e apropriação dos múltiplos recursos das plataformas de comunicação potencializadas pelas Novas Tecnologias da Informação. A ação do ônibus-laboratório do projeto Ciência Itinerante, que em 2019 beneficiou quase 10 mil estudantes da rede pública em mais de 50 municípios, em 2020 irá percorrer 11 cidades com todas as medidas de prevenção para a saúde pública local. O cronograma de viagens prevê a realização de três (3) caravanas: a primeira entre os dias 7 e 11 de junho de 2021, quando serão visitadas 5 cidades (saindo de Fortaleza no domingo e percorrendo um município por dia regressando à capital no sábado); a segunda caravana se realizará entre os dias 21 e 23 de junho de 2021 e atenderá três (3) municípios; e a última caravana se efetivará entre os dias 5 e 7 de julho de 2021 e atenderá três (3) municípios. O amplo alcance das Feiras do Conhecimento está assegurado pela participação de suas vinculadas tais como as Universidades Regionais e os 32 Centros de Vocações Tecnológicas (CVTs) existentes no Ceará. Também estão participando da organização das Feiras a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE), a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Secretaria de Estado, a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (FUNCAP), além das instituições de ensino superior públicas estaduais e federais, como a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Estadual do Ceará (UECE), a Universidade Regional do Cariri (URCA), a Universidade Federal do Cariri (UFCA), a Universidade do Vale do Acaraú (UVA), e os mais de 30 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Instituição/UF/País:
Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
24/10/2020-30/04/2021
Flaviana Ferreira Pereira
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
ceará faz ciência 2021
Resumo:
A presente proposta visa a realização de competições científicas envolvendo os Alunos e Professores do Ensino Fundamental II, Médio e Técnico das Escolas Públicas e Privadas de todos os 181 Municípios que compõem o estado do Ceará. Neste sentido, os eventos que envolverão as Mostras Científicas em questão, contribuirão significativamente para a melhoria da qualidade do ensino de ciências no Estado, uma vez que visam popularizar o conhecimento científico e estimular a conexão e a interação do conhecimento entre alunos, professores e a população em geral nas mais diversas áreas relacionadas com a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). A SECITECE, ao longo de várias décadas, promove sistematicamente diversas atividades que visam popularizar e interiorizar o conhecimento e a prática das áreas da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) entre crianças, jovens e adultos, através da realização de feiras, concurso e mostras científicas itinerantes na capital e interior do Estado. Neste contexto, a primeira edição do projeto Ceará Faz Ciência foi realizada no ano de 2012, pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), tendo como objetivo popularizar o conhecimento científico entre crianças, jovens e adultos, através da realização de feiras, concurso e mostras científicas itinerantes pela capital e interior do Estado. Neste ano o Projeto envolveu de forma direta 180 escolas nas quatro regiões, Litoral Leste, Região Norte, Cariri e Inhamuns do estado do Ceará, com a inscrição de 300 trabalhos. Em 2015 o referido evento foi realizado com o recurso do fundo de Amparo à Pobreza (FECOP) e atuou em 6 regiões: Fortaleza e Região Metropolitana; Região dos Inhamuns; Litoral Leste; Região Norte; Sertão Central; Região do Cariri do Ceará. Dando continuidade a parceria firmada com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a aplicação dos recursos oriundos do FECOP, realizou a edição do ano de 2016, contemplando 03 regiões (Beberibe, São Benedito e Fortaleza) onde foram inscritos mais de 170 trabalhos de estudantes da rede pública de ensino. Em 2017 o projeto contemplou apenas a Região Metropolitana e o Vale do Jaguaribe, entretanto com um volume significativo de inscritos, ultrapassando 200 trabalhos. Já em 2018 e 2019 foram realizadas edições do evento na Feira do Conhecimento em Fortaleza/CE. Já em 2020, a mostra científica foi cancelada devido à pandemia pelo Coronavírus (COVID 19) conforme orientação das autoridades de saúde pública. Ao longo de todos esses anos, o Ceará Faz Ciência envolveu mais de 40 municípios, 1000 alunos inscritos no site e mais de 34.000 participantes com visitação aos eventos (diretos e indiretos). O projeto Ceará Faz Ciência, cujo início das atividades se deram em 2011, através do I Fórum Ceará Faz Ciência, intitulado "Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenções de riscos", realizado em Fortaleza. Contudo, apenas em fevereiro de 2012 foi lançado oficialmente o projeto Ceará Faz Ciência, no município de Sobral, Região Norte do Estado. Nesta mesma edição foram contempladas a Região do Litoral Leste, Limoeiro do Norte, a Região do Cariri, Crato e a Região dos Inhamuns, Tauá. Vale ressaltar, que para o início dessas atividades, a SECITECE 1 contou com a parceria do CNPq/MCTI, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, das Prefeituras de Limoeiro do Norte, Sobral, Tauá e Crato, do Geopark de Araripe/Urca e da Secretaria de Educação do Ceará - SEDUC. Durante este mesmo ano, a competição envolveu de forma direta 180 escolas e 300 trabalhos. No ano de 2014, a exposição do Ceará Faz Ciência teve como temática a Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento social" e contemplou as cidades de Fortaleza, Tauá, Limoeiro e Quixeramobim. Apesar destas experiências exitosas, esta competição ainda necessita manter, consolidar e ampliar suas estratégias voltadas ao tema, sob a pena de não conseguir formar capital humano suficiente, em número e qualidade, que contribuam com o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado. Ressalta-se que o Ceará Faz Ciência sempre priorizou, em suas ações, o engajamento de alunos e professores das regiões com menores Índice de Desenvolvimento Humano por Município (IDHM) e cujas as ações sirvam de incentivo para o aumento do número de inscritos nas ações de Popularização da Ciência desenvolvidas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE). Além disso, esta proposta visa a melhoria da qualidade da educação em ciências a partir de um trabalho intensivo de experimentação nas escolas em cooperação com os professores do ensino fundamental, médio/técnico e a comunidade científica composta por profissionais dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCEs), Institutos Centro de Ensino Tecnológico (CENTECs), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Secretarias Estaduais e Municipais de Ensino.
Instituição/UF/País:
Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
29/12/2020-31/12/2022
Flaviane Romani Fernandes Svartman
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
variação e fraseamento prosódico em português: comparações entre variedades brasileiras e africanas
Resumo:
O projeto Variação e fraseamento prosódico em português: comparações entre variedades brasileiras e africanas tem como objetivo geral o estudo prosódico comparativo entre variedades do português brasileiro (PB) e variedades africanas de português faladas em Guiné-Bissau (PGB) e Angola (PA). No alcance desse objetivo geral, este projeto tem como objetivos específicos: a constituição de bases de dados anotados prosodicamente do PB, do PGB e do PA; (ii) a análise qualitativa e quantitativa desses dados, no que concerne ao estudo do fraseamento prosódico e da configuração dos contornos nucleares das sentenças que os compõem; (iii) a comparação, entre as referidas variedades de português, dos resultados obtidos da análise realizada; e (iv) a aplicação de modelagens estatísticas que garantam confiabilidade, em termos de relevância estatística, às conclusões extraídas a partir dos resultados quantitativos obtidos da análise dos dados. Com o desenvolvimento dessa pesquisa, pretendemos trazer contribuições: (a) para os estudos sobre prosódia e variação em português, tema que ainda merece ser melhor explorado pelos estudos linguísticos, no que diz respeito especialmente ao fraseamento prosódico e a entoação e considerando variedades africanas do português; e (b) para os estudos sobre prosódia das línguas românicas de uma maneira geral.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Flavianne Fernanda Bitencourt Nóbrega
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
monitoramento e cumprimento das decisões do sistema interamericano de direitos humanos: investigação dos arranjos institucionais que favorecem e dificultam a sua implementação no brasil
Resumo:
Este projeto se propõe a investigar os arranjos institucionais que favorecem e dificultam a cumprimento das decisões do Sistema Interamericano de Direitos Humanos no Brasil. Para tanto, é proposta, em específico, uma pesquisa pioneira acerca do monitoramento da sentença inédita da Corte Interamericana do caso Xukuru versus Brasil para construção de indicadores de direitos humanos, que potencialmente possa ser replicado para outros casos no país e na América Latina. A coleta desses dados irá possibilitar análise do impacto do direito de propriedade coletiva na jurisdição brasileira e o alcance do controle de convencionalidade para a implementação plena deste novo direito aos povos tradicionais. Pretende-se, assim, incentivar uma cultura de monitoramento com esta produção científica para preencher a lacuna institucional de mecanismos de implementação das decisões da corte interamericana no âmbito doméstico.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
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