Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Zélia Soares Macedo

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • feira estadual de ciências, tecnologia e artes de sergipe (cienart)
  • A CIENART (www.cienart-se.com.br) é um projeto implantado no início de 2012, com culminância durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Consideramos que este evento já entrou definitivamente para o calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no estado. A equipe executora reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento (Física, Educação, Matemática, Química, Letras, Geografia, Jornalismo, Administração e Audiovisual) e que já atuam em diversas atividades de divulgação e popularização da Ciência. O projeto prevê atividades ao longo de todo ano, concentradas principalmente na ampla divulgação do evento, na sensibilização e orientação técnica das comunidades escolares, através de Mini-Cursos, e na realização da Feira durante a SNCT. A abrangência do projeto é estadual e está previsto um número de pelo menos 300 trabalhos inscritos, com a plena adesão das escolas públicas e particulares do estado, além da participação dos bolsistas de Iniciação Científica Júnior (PIBICJr). A Feira deverá acontecer no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 28/12/2020-31/12/2022
Foto de perfil

Zélia Soares Macedo

Outra

Divulgação Científica
  • feira científica de sergipe (cienart)
  • O objetivo deste projeto é a execução da Feira Científica de Sergipe (CIENART), que já teve 10 edições desde 2012 e deverá se realizar em 2022 e nos anos subsequentes. Atualmente, este é o evento com maior número de participantes na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no estado. A equipe executora reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento (Física, Letras, Química, Biologia, Educação, Psicologia) e que já atuam em diversas atividades de divulgação e popularização da Ciência. O projeto prevê atividades ao longo de todo ano, concentradas principalmente na ampla divulgação do evento, na sensibilização e orientação técnica das comunidades escolares, com mini-cursos e workshops, e na realização da Feira durante a SNCT. A abrangência do projeto é estadual, atualmente já conseguimos envolver 70% das cidades do estado. Para o próximo ano, está previsto um número de 300 trabalhos inscritos e 250 selecionados, com a plena adesão das escolas públicas e particulares, além da participação dos bolsistas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr). A Feira deverá acontecer no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 08/12/2021-31/12/2023
Foto de perfil

Zélia Soares Macedo

Outra

Divulgação Científica
  • ciência para todos: oficinas virtuais de experimentos
  • O presente projeto tem por objetivo realizar atividades de popularização de temas da Física, Química, Robótica, Matemática, e das atividades de pesquisa realizadas na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Nosso público-alvo serão alunos e professores do ensino fundamental e médio. As atividades envolverão experimentos interativos nas áreas citadas, para demonstrar conceitos básicos de Ciências e usos atuais da tecnologia. Esta atividade tem apoio da Secretaria Estadual da Educação, da Associação Sergipana de Ciência e será realizada conjuntamente por professores da UFS e do IFS, e por alunos de Iniciação Científica e Pós-Graduação devidamente treinados. O grupo já possui um acervo de experimentos, que será renovado e ampliado, sendo que o grupo possui expertise para construção desses experimentos. Alguns aparatos simples serão construídos pelos participantes, durante Oficinas, e ao final serão entregues aos participantes. As atividades acontecerão durante todo o ano, mas serão intensificadas durante a Semana de Ciência e Tecnologia 2021. Dada a necessidade enfrentar os problemas de pobreza, educação, e participar da maneira mais plena em um mundo cada vez mais integrado, é importante que os cidadãos tenham acesso ao conhecimento básico sobre ciência e tecnologia, para conhecer suas possibilidades e melhor usufruir seus benefícios. A Ciência incorporada à cultura e integrada como instrumento tecnológico é indispensável à formação da cidadania contemporânea. A proponente deste projeto é docente do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS) com ampla experiência em popularização da Ciência e divulgação científica. A equipe executora é multi-institucional, envolvendo professores da UFS, do IFS, da Secretaria Estadual da Educação e da EMBRAPA, atuantes em diversas áreas. A abrangência do projeto é intermunicipal (Linha B), envolvendo potencialmente todas as cidades do estado, mas priorizando 7 cidades que têm baixo IDHM e são aquelas que ainda têm pouca adesão aos outros eventos da SNCT. Assim, pretendemos ampliar a ação conjunta e levar a Ciência a 100 % das cidades do nosso estado.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 05/10/2021-31/10/2023
Foto de perfil

Zeyne Alves Pires Scherer

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • violência doméstica contra a mulher e feminicídio: estudo com dados do setor de saúde
  • A violência não é um fenômeno recente, não é um fato novo. A violência doméstica e intrafamiliar diz respeito aos conflitos, a intolerância e aos abusos, numa hierarquia de poder que recai sobre grupos vulneráveis no qual se destaca a mulher como o alvo principal. Feminicídio é a forma mais extrema de violência baseada na diferença de gênero imposta pela sociedade e/ou pela cultura, o qual, em sua maioria, tem como agressor o homem, que busca exercer papeis de dominador e de detentor do poder frente à vítima. Pesquisa exploratória-descritiva e transversal tem como objetivo analisar os casos de violência domestica e de feminicídio notificados no município de Ribeirão Preto/SP, e apreender as representações sociais que mulheres atendidas em serviços de saúde por situações suspeitas ou confirmadas de violência doméstica têm sobre tal ocorrência, em um período de dez anos, a partir de dados secundários do setor de saúde. Será utilizado como unidade de análise dados secundários (retrospectivos) do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e do Sistema de Gestão da Saúde Pública (HYGIA) fornecidos pela Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto/SP e dados qualitativos de entrevista semi estruturada e grupo focal. Após análise de consistência dos registros, serão realizadas análises exploratórias dos casos para caracterizar seus perfis por meio de estatística descritiva dos parâmetros quantitativos, através do software IBM SPSS Statistics versão 23.0. Para os dados qualitativos será usada a técnica de analise de conteúdo temática.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022