Projetos de Pesquisa

 

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Xênia de Castro Barbosa

Ciências Humanas

Geografia
  • por uma terra sem males: educação em saúde para o enfrentamento das fake news e da covid-19 na terra indígena karitiana, porto velho/ro.
  • Este projeto tem como objetivo geral inventariar os impactos de notícias falsas (fake news) sobre a adesão do povo indígena Karitiana em relação às medidas de prevenção da COVID-19 orientadas pelo Ministério da Saúde. Dentre os objetivos específicos constam: (1) produzir informações qualificadas sobre os riscos e vulnerabilidades em saúde percebidos pelos indígenas Karitiana, (2) traçar um panorama da aceitabilidade, adesão e cumprimento das medidas de prevenção e controle da COVID-19 na TI Karitiana, (3) promover estratégia de educação em saúde em linguagem e formato acessível aos indígenas, visando alcançar a melhoria da comunicação e a prevenção da adesão dos indígenas às fake news. O estudo será conduzido em abordagem qualitativa. A coleta de dados será realizada mediante questionário e observações em campo. As análises serão procedidas com base em literatura concernente ao assunto e na experiência etnográfica, e os resultados serão compartilhados mensalmente com o CNPq, com o Ministério da Saúde, a Agência de Vigilância em Saúde do Estado de Rondônia (AGEVISA), o Distrito Sanitário Especial Indígena, dentre outros setores interessados. Estima-se contribuir com a educação em saúde, a prevenção do adoecimento de indígenas por COVID-19 e melhoria da comunicação, além de produzir informações passíveis de embasar políticas públicas de saúde, em especial no que se refere à vigilância e ao fortalecimento da saúde indígena nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas – DSEI.
  • Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - RO - Brasil
  • 16/07/2020-15/09/2022
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Xisto Serafim de Santana de Souza Júnior

Ciências Sociais Aplicadas

Turismo
  • uma contribuição geográfica para consolidação do turismo como alternativa de desenvolvimento da região geográfica de campina grande
  • A presente proposta de pesquisa surge dos resultados obtidos em uma pesquisa anterior desenvolvida com financiamento do CNPq entre os anos de 2013-2016 (SOUZA JÚNIOR, 2017) através da qual identificamos quatro áreas turísticas no Estado da Paraíba sendo uma consolidada-real (João Pessoa), uma em consolidação-potencial (Campina Grande) e duas ainda em processo de estruturação (Patos e Cajazeiras). Para classificação desses espaços foram realizadas, entre o período de 2014 e 2016, oito atividades de campo em municípios selecionados a partir de indicadores de órgãos do governo responsáveis pela classificação dos tipos de atividades turísticas no Estado: a Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR) e a secretaria de turismo. A escolha dos municípios esteve pautada nas visitas as localidades classificadas pelas instituições visitadas como tendo potenciais turísticos. Além questionários (300) e entrevistas (15) adotados como procedimentos, o mapeamento foi realizado a partir da realização de um inventário turístico elaborado pela geógrafa Martha Pereira através do qual foi possível definirmos critérios mais precisos para identificação dos elementos de classificação dos espaços turísticos sendo possível relacionar os elementos que constituem a infraestrutura e superestruturas dos espaços visitados. Ao término da pesquisa observou-se que a área geográfica polarizada por Campina Grande necessitaria de um estudo mais consolidado voltado para identificação das potencialidades dos municípios que a compõem para que seja possível a definição da primeira Zona Turística do Estado da Paraíba. Segundo o mapeamento realizado na pesquisa anterior foram identificados como integrantes da área turística de Campina Grande os municípios de Araruna, Guarabira, Bananeiras, Areia, Alagoa Grande, Campina Grande, Fagundes, Ingá, Cabaceiras, Boqueirão e Pedra Lavrada. Para a presente pesquisa excluímos os municípios de Araruna, Guarabira e Bananeiras - por terem disso reclassificados pelo IBGE passando a compor a região geográfica intermediária de João Pessoa -, além da exclusão do município de Pedra Lavrada por não ter sido incluído no mapa do turismo brasileiro como pertencente a uma região turística (IBGE, 2018) e da inclusão do município de Monteiro que além de ter sido inserido pelo IBGE como pertencente a uma região turística vem sendo beneficiado com as obras da transposição do Rio São Francisco. O desenvolvimento deste projeto justifica-se, portanto, pelo fato de poder fornecer alternativas para melhoria do rendimento e baixo dinamismo da sociedade residente nos municípios da Região geográfica de Campina Grande, especialmente no que se refere aos indicadores de pobreza, debilidade econômica, urbanização, educação e renda familiar que, historicamente, têm influenciado de forma negativa na classificação dos municípios desta região dentro dos parâmetros apresentados pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Tem-se, portanto, uma proposta que sustenta a tese de que o turismo pode se concretizar como alternativa ao desenvolvimento regional por proporcionar o fortalecimento e diversificação da base produtiva, aumentar a competitividade e integrar os territórios proporcionando tanto a participação do poder público nas três instâncias federativas (municipais, estadual e federal) na parceria com o setor privado considerado como estratégico na viabilização das políticas de desenvolvimento territoriais. O procedimento metodológico a ser adotado pauta-se no uso de três técnicas da pesquisa qualitativa: a observação participante estruturada com o preenchimento de um inventário analítico por parte dos pesquisadores; a técnica do Snow ball (bola de neve) que consistirá na identificação do potencial turístico a partir de consultas e indicações progressivas e; entrevista com grupo focal através da qual realizaremos a análise de discurso dos sujeitos sociais envolvidos direta e indiretamente com o tema. Com o seu desenvolvimento, estima-se, portanto, uma melhoria no orçamento individual das municipalidades envolvidas sendo o retorno estimado pelo aumento da visitação nestes mesmos dinamizando a economia e promovendo desenvolvimento social.
  • Universidade Federal de Campina Grande - PB - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Yákara Vasconcelos Pereira

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • empreendedorismo internacional: a expressividade da capacidade de inovar nas empresas paraibanas de tecnologias digitais
  • O empreendedorismo internacional vem despontando como primordial no desenvolvimento de empresas que buscam conquistar o mercado internacional. Dentre as suas dimensões, a capacidade de inovar colabora para que o empreendedor identifique, explore oportunidades e conquiste vantagem competitiva. Nesse âmbito, esta pesquisa tem o objetivo geral de analisar como a capacidade de inovar incide no empreendedorismo internacional de empresas de tecnologia digital localizadas numa capital do nordeste brasileiro. Os seguintes objetivos específicos são estabelecidos para viabilizar o propósito do estudo, quais sejam: identificar a expressividade da capacidade de inovar dos dirigentes das organizações investigadas; e, investigar as semelhanças e divergências da capacidade de inovar entre as empresas internacionalizadas. Para a realização da investigação, uma pesquisa qualitativa será realizada em três empresas do setor de tecnologias digitais da Paraíba. A coleta de dados contará com a análise de documentos e realização de entrevistas semiestruturadas com os dirigentes dos múltiplos casos, funcionários das empresas e agentes que atuam no segmento econômico de tecnologia. A análise de conteúdo contará com o apoio de software especialização em pesquisa qualitativa. Para finalizar e garantir a consistência metodológica, a validação e confiabilidade serão realizadas.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Yanko Marcius de Alencar Xavier

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • a regulação do mercado de etanol e a nova política nacional de biocombustíveis
  • O mercado de combustíveis em âmbito nacional tem apresentado crescimento exponencial em resposta às políticas governamentais de incentivo à indústria automobilística, e de expansão da malha viária e de obras de infraestrutura. Remetendo às grandes Crises do Petróleo, pode-se perceber que o Brasil buscou a inovação através da criação de programas de utilização de energias renováveis, tomando a vanguarda mundial em relação ao etanol, bem como na introdução da política da adição do biodiesel ao diesel comercializado. O objetivo deste projeto é analisar a dinâmica do mercado de etanol enquanto combustível inserido na nova Política Nacional dos Biocombustíveis (RenovaBio), como instrumento para o atendimento aos compromissos do País no âmbito do Acordo de Paris sob a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, como também o efetivo funcionamento das normas reguladoras a respeito da criação de estoque regulador e controle sobre o agente produtor do combustível, verificando ainda os impactos da política sobre a atividade de distribuição, relacionando aos efeitos ao consumidor, sob as perspectivas da Ordem Econômica insculpida na Constituição Federal de 1988, bem como os limites jurídicos do poder econômico e da regulação do mercado.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022