Projetos de Pesquisa

 

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Sara Joana Gadotti dos Anjos

Ciências Sociais Aplicadas

Turismo
  • gestão de inovação nos serviços turísticos : proposição de um modelo sustentado no processo de inovação, na gestão de pessoas e na satisfação dos clientes
  • O aumento crescente da concorrência entre as empresas turísticas é um dos principais desafios do setor, que depende cada vez mais da capacidade de inovação, para manterem suas organizações competitivas no mercado. O fortalecimento e atratividade de um empreendimento turístico estão ligados diretamente em sua habilidade em atender e satisfazer as expectativas do cliente e capacidade de empreender do gestor. Fornecer experiências memoráveis requer adotar ofertas novas e fortalecer as existentes, rever processo e parcerias, tanto tangíveis quanto intangíveis. Embora o setor de serviço ainda seja considerado uma atividade moderadamente inovadora, questões relativas à inovação têm ganhado cada vez mais espaço no desenvolvimento de produtos, empresas e mais competitivas pelo mundo. Evidências apontam para o fato de que a inovação pode gerar vantagens competitivas, lealdade de consumidores e redução de custos, que são fundamentais para o crescimento. A otimização do processo de gestão de pessoas surge como uma solução para os problemas enfrentados pelas organizações turísticas, causados pelo aumento da concorrência. Com isso, é possível melhorar o desempenho organizacional, fazendo com que os colaboradores tornem-se eficazes. Desta situação, surge o objetivo principal da presente investigação, que é Propor um modelo de Mensuração da Gestão de Inovação nos Serviços Turísticos, sustentado no processo de inovação, na Gestão de Pessoas e na Satisfação dos Clientes. Este estudo, de caráter exploratório e natureza quantitativo, trabalhará em sua pesquisa de campo com questionários eletrônicos encaminhados as organizações turísticas (Restaurantes e Meios de Hospedagem). A amostra será de 800 respondentes (gerentes/proprietários de restaurantes e gerentes recursos humanos dos meios de hospedagem, bem como funcionários de linha de frente dos estabelecimentos). A influência da inovação no desempenho serão coletados através da aplicação de questionário aos gestores (restaurantes e meios de hospedagem). As práticas de recursos humanos e os fatores motivacionais dos funcionários serão coletados através da aplicação de questionários com os responsáveis pelo setor de recursos humanos e com os funcionários de linha de frente, enquanto que as Online Travel Reviews (OTRs) – Booking e TripAdvisor serão utilizadas para coletar as informações com relação aos indicadores de satisfação dos clientes e hóspedes. Como objeto de estudo serão utilizados os restaurantes e meios de hospedagem localizados em três regiões turísticas no Brasil – Costa Verde Mar/SC (Balneário Camboriú, Itapema, Bombas, Bombinhas etc), Rota das Hortênsias/RS (Gramado, Canela etc) e Costa das Dunas/RN (Natal, São Miguel do Gostoso, etc). Os dados coletados serão analisados através dos programas IBM SPSS Statistics 22 e SmartPLS 3. Se utilizará a técnica estatísticas de Modelagem de Caminho de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM) a fim de verificar as hipóteses definidas. O estudo permitirá auxiliar os gestores a compreender os benefícios da adotar da inovação e seu reflexo no desempenho da empresa. Além de trazer contribuições para o conhecimento científico, por explorar uma temática de inovação mais ampla e integradora nos serviços turístico, auxiliando as mesmas na criação de estratégias competitivas e atualizando a academia com informações a respeito do processo inovação e de gestão de pessoas. Outra contribuição é a criação do modelo de gestão de inovação, o qual poderá ser utilizado por qualquer organização turística.
  • Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
  • 18/02/2019-31/08/2023