Projetos de Pesquisa

 

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Aldemir Aparecido Cavalini Junior

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • análise do comportamento dinâmico e atenuação de vibrações de máquinas rotativas suportadas por mancais hidrodinâmicos
  • Existem diversas aplicações onde máquinas rotativas suportadas por mancais hidro-dinâmicos operam em altas velocidades, como é o caso de turbinas a vapor. Estes rotores comumente atraves-sam velocidades críticas durante procedimentos de partida ou parada, levando o sistema a amplitudes de vibração indesejáveis. Nestas condições, a ocorrência de falhas catastróficas causadas pela propagação de trincas é intensificada. Assim sendo, nos últimos anos, um esforço significativo vêm sendo dedicado ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de mecanismos capazes de atenuar as vibrações indesejáveis de rotores. As técnicas de controle semiativas representam uma alternativa interessante. Os amortecedores dotados de fluído magnetoreológico são um exemplo de sistema semiativo, onde o amortecimento através da variação da sua viscosidade a partir da aplicação de um campo magnético. Neste contexto, este projeto de pesquisa visa a compreensão e a investigação dos fenômenos dinâmicos associados a máquinas rotativas suportadas por mancais hidrodinâmicos, equipadas com amortecedores de fluído magnetoreológico para a atenuação e controle de vibrações indesejadas.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Aldenir Feitosa dos Santos

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • feira de ciências do estado de alagoas: integrando ensino e pesquisa
  • Na educação atual, apesar das propostas destinadas à prática de ensino pedagógico, como a interdisciplinaridade, é comum ver nas escolas, um ensino meramente baseado em métodos sistemáticos e disciplinares, geralmente limitando-se aos livros didáticos e a fala majoritária do professor, sem que haja uma participação ativa do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, promover a prática científica no processo de ensino e aprendizagem, induzindo o compartilhamento de conhecimento científico, por meio da realização de eventos científicos gratuitos, como feiras de ciências e mostras científicas, que oportunizam a observação, o questionamento e a compreensão da realidade social, é fundamental para a formação educacional do aluno e para a popularização da ciência. Dentro deste contexto, a proposta deste projeto de Feira de Ciências do Estado de Alagoas – FECEAL/Cesmac, tem como objetivo promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Estado de Alagoas, através da valoração de ações de comunicação da Ciência que estimulem a implementação de práticas interdisciplinares promotoras de interação com o público e, a interiorização de ações de popularização da Ciência. Para alcançar os referidos objetivos serão realizadas atividades que promoverão de forma lúdica, criativa e contextualizada, a integração entre alunos, professores e pesquisadores do ensino superior e das escolas, juntamente com a sociedade como um todo. O projeto foi dividido em 5 etapas distribuídas entre instituições de ensino superior, básico e técnico do estado de Alagoas, inseridas nos municípios de Arapiraca, Belém Coruripe, Feira Grande, Maceió, Major Isidoro, Palmeira dos Índios, Piaçabuçu, Pilar, Satuba, São Sebastião, Santana do Ipanema, Tanque D’arca e Taquarana, representativos das regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão. Como instituições de ensino superior fará parte da proposta o Centro Universitário Cesmac (campus Maceió e Palmeira dos Índios) e a Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL (campus Arapiraca e Santana do Ipanema). Como instituições de ensino básico e /ou técnico fará parte da proposta o Instituto Federal de Alagoas – IFAL (campus Maceió, Satuba e Coruripe), e 22 escolas públicas municipais e estaduais, sendo 6 em Arapiraca, 1 em Belém, 1 em Feira Grande, 5 em Maceió, 1 Major Isidoro, 1 em Palmeira dos Índios, 1 em Piaçabuçu, 1 em Pilar, 2 em Santana do Ipanema, 1 em São Sebastião, 1 em Tanque D’arca e 1 em Taquarana. As etapas para presente proposta se dividem em: Etapa 1. Preparar os graduandos do Cesmac e da UNEAL para atuarem como agentes multiplicadores da importância da pesquisa no aprendizado de Ciências e na formação do indivíduo, contribuindo com a formação continuada do professor da escola, para que o mesmo também possa atuar, nas escolas, como agente multiplicador da importância da pesquisa no Ensino Básico – EB; Etapa 2. Incentivar a pesquisa nas escolas de ensino básico e técnico através da implementação de ações que favoreçam a integração de ensino e pesquisa, ao mesmo tempo estimulando as práticas interdisciplinares promotoras de interação com o público; Etapa 3. Promover eventos e ações de popularização da Ciência que estimulem a curiosidade científica e o pensamento crítico, contribuindo para a divulgação do conhecimento, considerando as especificidades locais, com o intuito de estimular trabalhos e projetos inovadores das escolas (produtos de pesquisa dos escolares sob tutela dos graduandos) e das IES envolvidas na proposta da FACEAL-Cesmac; Etapa 4. Proporcionar para os escolares a vivência no Centro Universitário Cesmac e na UNEAL, com o desenvolvimento dos projetos de Iniciação Científica Júnior - ICJ e realizações de incursões nos espaços das IES, para estimular às ações de pesquisa nas escolas como ferramenta metodológica para o ensino de ciências e Etapa 5. Promover a implementação das bolsas ICJ bem como o acompanhamento dos projetos. Os eventos científicos serão de livre participação para as escolas das redes pública do Estado e dos municípios e para a sociedade. Alunos e professores do ensino fundamental, médio e técnico, de escolas públicas da rede pública poderão se inscrever para a apresentação de trabalhos e participação nas demais atividades contempladas neste projeto. O evento será amplamente divulgado por meio físico e pelas redes virtuais, para que contemplar o maior público possível. Como resultados esperados pela presente proposta, espera-se que possam ocorrer interações e trocas de experiências entre os alunos das escolas de ensino básico e/ou tecnológico de Alagoas e os alunos do Centro Universitário Cesmac e UNEAL e como consequência dessa proposta, vislumbra-se que a Ciência, Inovação e Tecnologia no estado de Alagoas possa alcançar novos patamares de crescimento, favorecendo o contato direto com a sociedade civil com jovens talentos, para aumentar a divulgação de ideias e valorar a importância da pesquisa científica e suas aplicações.
  • Centro Universitário CESMAC - AL - Brasil
  • 07/01/2020-31/01/2022
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Aldiéris Alves Pesqueira

Ciências da Saúde

Odontologia
  • efeito de diferentes protocolos de polimento e repolimento de consultório (intra-oral) nas propriedades físicas-químicas, mecânicas e biológicas (formação de biofilme) de cerâmica para o sistema cad/cam após simulação in vitro de 3 e 6 anos de uso clínico
  • O melhor método para atingir uma superfície lisa das cerâmicas odontológicas é uma questão de controvérsia, devido à falta de um protocolo estabelecido na literatura. Atualmente, há o questionamento se os kits de polimento para consultório resultam em um acabamento e polimento superior ou semelhante ao obtido com o glaze, sendo esta questão de suma importância. Principalmente para restaurações realizadas por meio do sistema CAD/CAM em consultório, onde cirurgião-dentista fica encarregado do acabamento final e polimento das mesmas, que pode ser realizado antes e após a cimentação. Dessa forma, o presente estudo terá como objetivo avaliar as características físicas, químicas, mecânicas e biológicas (formação de biofilme) da cerâmica de dissilicato de lítio para sistema CAD/CAM, submetida a diferentes protocolos de polimento e após diferentes ciclos de envelhecimento térmico com e sem repolimento. Serão confeccionados 204 espécimes de dimensões 14x4x1,2mm para os ensaios físico-mecânicos e 63 espécimes de dimensões 10x10x1,5mm para os ensaios biológicos, divididos em 07 grupos de acordo com os polimentos realizados em suas superfícies e ciclos de ciclagem térmica (CT). Três sistemas de polimento serão avaliados: (Glaze, Kit de polimento Ceramisté (Shofu) e Kit de polimento OptraFine (Ivoclar)); envelhecidos por meio de diferentes testes: T0 - armazenamento em água destilada por 24 horas (Controle); T1 - após 21.900 ciclos de 5 e 55oC por 30 segundos de CT; T2 - após 43.800 ciclos de CT e T3 - após 21.900 ciclos de CT + repolimento dos espécimes + 21.900 ciclos de CT. Serão consideradas 7 variáveis de resposta: (1) topografia superficial, (2) resistência flexural, (3) módulo de elasticidade, (4) quantificação de células cultiváveis (CFUs) do biofilme, (5) quantificação de biomassa total (CV) do biofilme, (6) atividade metabólica das células do biofilme (XTT) e (7) estrutura do biofilme (MEV). Os dados quantitativos serão submetidos à análise estatística mais apropriada com nível de significância de 5%.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Aldina Maria Prado Barral

Ciências da Saúde

Medicina
  • ferramentas simples para diagnóstico e prognóstico da covid-19 no sus utilizando sintomas e saturação de oxigênio
  • Investigaremos as características clínicas dos pacientes com COVID-19 para desenvolver escores simples de diagnóstico e prognóstico para apoio na triagem dos pacientes com sintomas respiratórios e para orientar o prognóstico. Essas ferramentas serão para ampla utilização no SUS mesmo após curva inicial da epidemia, com a qual deveremos lidar por pelo menos mais dois anos. Aplicaremos métodos modernos e robustos de análise de dados, como rede neural e aprendizado de máquina (machine learning), para criar ferramentas clínicas precisas, repetindo estratégias de sucesso desenvolvidas pela nossa equipe e por outros pesquisadores, em síndromes febris virais. Tal estratégia é de grande importância considerando a rapidez como a COVID-19 propagou-se no mundo, impondo desafios especialmente para identificação precoce dos doentes e, entre esses, daqueles que necessitarão de internamento hospitalar. O diagnóstico laboratorial por PCR para identificar a infecção nos primeiros dias não está sendo realizado em massa pela escassez de kits para detecção molecular e necessidade de equipamento sofisticado. Por outro lado, os testes sorológicos disponíveis atualmente têm melhor desempenho após a segunda semana de sintomas, com pouca vantagem como estratégia para evitar disseminação do vírus. Adicionalmente, afora os fatores de risco de mortalidade, não é possível identificar precocemente o perfil clínico dos casos que irão necessitar de cuidados hospitalares. Para diagnóstico rápido e prognóstico de internamento é preciso criar ferramentas de vigilância que envolvam aspectos clínicos iniciais da doença. Essas ferramentas são factíveis considerando que, embora muitos sintomas de COVID-19 se assemelham a de outros quadros virais, há peculiaridades na apresentação clínica, como as alterações de olfato e de paladar. Com início precoce (em média 4 dias), essas alterações sensoriais foram descritas entre 45% a 86% dos casos de COVID-19, com alta especificidade, por tratar-se de sintomas incomuns em outras viroses. A associação dessas alterações sensoriais com outros sintomas da frequentes de COVID-19 infecção resultará em um escore diagnóstico de boa acurácia. Na avaliação de marcadores de prognóstico, além dos sintomas pretendemos analisar a taxa de oxigenação do sangue utilizando oximetria de pulso, uma medida indireta e simples para acessar a função pulmonar que tem sido utilizada em outros modelos de predição de infecção respiratória. Pretendemos realizar um estudo com 1200 pacientes testados para SARS-CoV-2 e outras viroses por PCR e/ou sorologia, aplicando questionário em dois momentos nos primeiros 30 dias de sintomas. Serão investigados presença e duração da manifestação clínica, condições coexistentes, uso de medicamentos, valor da oximetria e internamento hospitalar relacionado a COVID-19. Adicionalmente, em um grupo de pacientes positivos, pretendemos caracterizar e confirmar as queixas de alterações de olfato e paladar utilizando testes específicos. As características clínicas serão analisadas por árvore de decisão e análise multivariadas para derivação dos escores clínicos de risco de infecção e de internamento. Os escores serão derivados e validados em populações de diferentes estados e submetidas ao mesmo protocolo de avaliação. Os produtos desse estudo, duas ferramentas clínicas simples, de fácil utilização e aplicação sem custo adicional ao sistema de saúde, poderão ser utilizadas no contexto do SUS pela equipe de saúde de atenção primária. Esses escores serão especialmente úteis no período pós-epidemia considerando a necessidade de criar prioridades de atenção à saúde e de vigilância de novos surtos da doença num cenário de a escassez de recursos financeiros.
  • Fundação Oswaldo Cruz - BA - Brasil
  • 17/08/2020-16/09/2022