Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alexandre Vieira Werneck

Ciências Humanas

Sociologia
  • conflitos de valoração: as disputas e a administração de diferentes sentidos dos ‘objetos de valor’ entre legal, ilegal, estado e cidadãos no rio de janeiro
  • O objetivo deste projeto é compreender um tipo específico de disputa, que aqui chamaremos de conflito de valoração: trata-se daquela a ter lugar quando os atores sociais participam de situações nas quais o valor de um bem esteja em questão, notadamente aquelas em que a posse ou a troca deste seja o problema (mas sempre com o horizonte na pergunta sobre o quanto ele vale em um duplo registro, objetiva e subjetivamente), gerando possibilidades claras de ruído na sociabilidade. O ponto de partida da análise é o fato de que essas disputas, ao colocarem as pessoas frente a frente por conta do que possa ser considerado um objeto de valor (para elas), revelam como elas operacionalizam a ideia de bem, envolvendo-se na explicitação necessária (e por conta da disputa, forçada) de dois de seus sentidos, a saber, o sentido moral e o sentido econômico. Assim, fazer um estudo sobre esse tipo de situação necessariamente conduz a observar e relacionar esse quadro semiológico e as possibilidades ao mesmo tempo de conflito – quando a negociação desses sentidos se torna um problema interacional – e de suas modulações – quando é feito um movimento de constante ajuste das ações situadas, variando intensidades de investimento conforme se coloquem os desafios gramaticais, a fim de se evitar aquele conflito. Para dar conta dessa discussão, propomos um eixo distendido por um conjunto de frentes empíricas, que dialogam aqui em uma dimensão mais abstrata, a da questão da valoração como fenômeno geral: 1) Um estudo sobre litígios entre próximos (casais e/ou familiares) por conta bens em varas de família e sucessões; 2) Um estudo etnográfico e documental de processos de desapropriação de casas em uma favela carioca; 3) Um estudo de uma rede informal de empréstimos financeiros populares a juros em uma favela carioca; 4) Um estudo com traficantes e ex-traficantes convertidos a uma igreja a respeito dos valores diferenciais entre o dinheiro advindo do “mundo do crime” e o adquirido a partir do “trabalho honesto”; e 5) Um estudo sobre os conflitos entre moradores e uma concessionária de energia sobre o valor das contas de energia elétrica em uma favela pós-UPP.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alexandre Wagner Silva de Souza

Ciências da Saúde

Medicina
  • polimorfismos em genes relacionados ao metabolismo da homocisteína na arterite de takayasu
  • Introdução. A arterite de Takayasu (AT) é uma vasculite sistêmica que afeta artérias de grande calibre, especialmente a aorta e seus ramos principais. Eventos isquêmicos, especialmente envolvendo o sistema nervoso central, são complicações relativamente frequentes da AT e trazem impacto ao prognóstico. Pacientes com AT apresentam concentrações plasmáticas de homocisteína mais elevadas em relação a controles saudáveis e, entre pacientes com AT, elevação da concentração plasmática de homocisteína é fator de risco independente para eventos arteriais isquêmicos. Objetivos. Comparar a frequência de polimorfismos em genes da via de metabolismo da homocisteína entre pacientes com AT e controles; avaliar suas associações com concentração plasmática da homocisteína; analisar se a maior concentração plasmática de homocisteína em pacientes com AT se deve a deficiência de vitaminas que participam de seu metabolismo como ácido fólico e vitamina B12 e avaliar associações com extensão de acometimento arterial e eventos isquêmicos na AT. Métodos. Será realizado estudo transversal com grupo controle, onde serão incluídos pacientes com AT e controles saudáveis. Tempo desde o diagnóstico de AT, terapia com glicocorticoides e imunossupressores, extensão de doença serão avaliados em pacientes com AT, enquanto o histórico de eventos trombóticos venosos e eventos arteriais isquêmicos serão avaliados em ambos os grupos. Serão medidos os níveis plasmáticos de homocisteína, vitamina B12 e de ácido fólico em ambos os grupos e será pesquisada a presença dos seguintes polimorfismos nos genes das enzimas metilenotetra-hidrofolato redutase (C667T e A1298C), metionina sintase redutase (A66G) e da metionina sintetase (A2756G) por reação da cadeia da polimerase com polimorfismo no comprimento de fragmentos de restrição (PCR-RFLP).
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alexandre Xavier Martins

Engenharias

Engenharia de Produção
  • heurísticas e modelos para a resolução do problema de roteamento e alocação de comprimentos de onda em redes óticas
  • Otimizar é um problema permanentemente estudado já que cada vez mais se exige um gerenciamento eficiente dos recursos disponíveis. Neste contexto a Pesquisa Operacional tornou-se ferramenta muito importante no meio empresarial, facilitando a otimização e racionalização de tais recursos. Isso se deve à característica principal dos modelos de otimização de indicarem a melhor decisão a ser tomada segundo algum critério adotado. O presente trabalho se refere ao problema de se encontrar o número máximo de requisições de uma rede ótica que podem ser atendidas, dado um número de comprimento de ondas limitado a priori, ou em se determinando o número de requisições que devem ser atendidas com o mínimo de comprimentos de onda necessários. Para uma rede com V vértices, o ideal seria configurar caminhos óticos para todos os V (V −1) pares. Entretanto, isso não é usualmente possível primeiramente pelo número de comprimentos de onda disponíveis que impõe um limite na quantidade de caminhos óticos que podem ser configurados (isto é também uma função da distribuição de tráfego) e ainda cada vértice pode ser fonte e destino de um número limitado de caminhos óticos. Isto é determinado pela quantidade de hardware ótico que pode ser provido (transmissores e receptores) e pela quantidade total de informações que um vértice pode processar. A topologia virtual em uma rede ótica é dita simétrica se, sempre que existir uma ligação lógica do vértice i para o vértice j, existe outra ligação lógica de j para i, caso contrário a topologia virtual é dita assimétrica. Definida a topologia virtual o próximo passo é saber como as ligações ponto a ponto desta topologia irão ser feitas sobre a topologia física, ou seja, como será feito o roteamento na topologia física e a alocação de comprimentos de onda para os enlaces virtuais estabelecidos previamente. Esse problema é conhecido como Roteamento e Alocação de Comprimentos de Onda (RWA - Routing and Wavelength Assignment). O RWA visa atender às demandas definidas na etapa do projeto de topologia virtual, em geral minimizando recursos como a quantidade de comprimentos de onda utilizados ou maximizando a quantidade de requisições atendidas com um número limitado de comprimentos de onda disponíveis. Neste projeto visamos construir métodos heurísticos e exatos para tratar as duas versões do problema: o MAX-RWA, que é a versão onde um número de comprimentos de onda é fixo e o objetivo é maximizar o número de requisições atendidas. Atualmente, a maior parte das pesquisas sobre o assunto são baseadas em métodos exatos para sua solução, o que torna a resolução otimizada de problemas de tamanhos reais intratáveis, justificando assim o estudo de métodos heurísticos; o MIN-RWA, que é a versão onde o número de requisições que devem ser atendidas é determinado a priori e o objetivo é atender todas as requisições com o menor número possível de comprimentos de onda.
  • Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alexandre Zirpoli Simões

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • estudo citotóxico de materiais hibridos com estrutura tipo garnet para tratamento de hepatocarcinoma
  • Este projeto visa dar continuidade as pesquisas em caráter multidisciplinar abordadas nos processos CNPq 300429/2010-0 e CNPq 470370/2012-2 no que refere-se à eficiência da síntese hidrotérmica assistida por microondas na obtenção de nanopartículas cerâmicas com diferentes morfologias e estruturas. Por intermédio desta técnica, foi possível a obtenção de nano partículas em baixas temperaturas, os quais na forma de templates foram incorporados a matriz cerâmica para garantir as melhores condições de polarização elétrica devido à possibilidade de orientação preferencial da estrutura da cerâmica. Também foi possível gerar com estas nanopartículas um aparelho capaz de prevenir à formação excessiva de CO dentro de uma câmera de combustão, fornecendo à possibilidade de uma ação imediata cortando do gás combustível a presença de gás tóxico. A chave de corte do gás tem o seguinte número de processo INPI 20120101794. Neste novo projeto, pretende-se utilizar a mesma ferramenta de síntese para o desenvolvimento de materiais para o tratamento do câncer de fígado por hipertermia. Uma variedade de procedimentos clínicos tem sido desenvolvida para a terapia do câncer durante o último século. O tratamento clássico do câncer inclui a retirada total do tumor e tecidos adjacentes em combinação com a quimioterapia, imunoterapia ou tratamento por radiação. O desenvolvimento da hipertermia trouxe um impulso adicional a terapia do câncer. No tratamento pela hipertermia as partículas magnéticas introduzidas nos tumores são aquecidas por indução através de um campo magnético em temperatura moderada (41-43 °C). As temperaturas que excedem 41 °C inativam as células cancerígenas preservando as células normais dos tecidos adjacentes. Devido as suas propriedades biocompatíveis, as microesferas poli (2-hidroxi metilmetacrilato) (PHEMA) e nanoesferas estão entre as mais promissoras transportadoras de partículas magnéticas. O foco deste projeto é encapsular partículas magnéticas de Y3 Fe5-xAlxO12 (YFeAl) usando polímeros biocompatíveis para á produção da hipertermia. Quando microencapsulados os materiais magnéticos são protegidos de uma degradação enzimática extracelular e da citotoxicidade do YFeAl, devido a presença do metal. As nanoesferas de poli (2-hidroxi metilmetacrilato) contendo as partículas policristalinas de Y3Fe5-xAlxO12 (0≤x≤2) serão preparadas pela polimerização da suspensão num grupo de reatores usando persulfato de amônio e etileno glicidil dimetacrilato EGDMA. As nanoesferas sintetizadas serão caracterizadas por difração de raios-X (DRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). A temperatura Curie (Tc) será determinada das medições de sensibilidade magnética nos limites de temperaturas de 223-573 K. Será avaliado a curva do tamanho da distribuição determinada pela análise de diferencial granulométrico e a micrografia SEM por microesferas PHEMA/YFeAl monodispersibilidades (> 80%). A fim de avaliar a possível influência das microesferas PHEMA/YFeAl nas células, testes de citotoxicidade serão realizados. As nanoesferas PHEMA/YFeAl serão moduladas para liberação de 5-Fluoruracil (5-FU) das partículas magnetizadas, evitando as altas concentrações da droga que pode causar severa toxicidade sistêmica. Os resultados obtidos neste trabalho tendem a ser promissores para o projeto do sistema de fornecimento da droga no qual é necessário controlar ambos, a quantidade total da droga liberada e o perfil cinético.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alexandro Cezar Florentino

Ciências Biológicas

Ecologia
  • o efeito de barragens hidrelétricas sobre a migração de peixes em rios do escudo das guianas: uma análise com marcadores biogeoquímicos
  • Processos migratórios são essenciais para o ciclo de vida de muitas das espécies de peixes neotropicais, especialmente para espécies comerciais. Estes fenômenos, que podem depender da sobrevivência da espécie são pouco compreendidos, difíceis de observar e ameaçados pela degradação das condições ambientais, sobretudo a fragmentação do habitat ligado à construção de usinas hidrelétricas ou navegações. O objetivo central deste projeto é estudar os impactos do barramento de rios da Amazônia sobre a dinâmica populacional de três espécies de peixes: o “trairão” Hoplias aimara, Valenciennes 1846, a “branquinha” Hemiodus unimaculatus (Boch, 1974) e o “matrinx㔠Brycon pesu (Muller & Troschel, 1845). O trairão é uma espécie não migradora, enquanto a branquinha e o matrinxã realizam migrações reprodutivas e tróficas. Nossa hipótese de trabalho, considera que os reservatórios formados pelos represamentos dos rios Araguari e Jari formaram barreiras ecológica e física, respectivamente, a migração dos peixes ou simplesmente separaram as populações originais das espécies-alvo, formando subunidades populacionais nos trechos a montante e a jusante dos reservatórios. Para testar esta hipótese será necessário caracterizar a geoquímica dos rios Araguari e Jari, realizando amostras de água em diversos pontos ao longo do eixo do rio. Concomitantemente, amostras das espécies alvo serão coletadas nas mesmas áreas. Análises das razões isotópicas 87Sr/86Sr de estruturas ósseas dos peixes, escamas e otólitos, serão obtidas e empregadas para identificar local de origem e padrões de migração ao longo do ciclo de vida de cada espécie. O projeto será desenvolvido de forma a gerar dois resultados de aplicação geral. Em primeiro lugar, a identificação de populações, incluindo os limites geográficos de sua distribuição e a ocorrência de padrões migratórios, é um requisito básico para o correto manejo de populações explotadas pela pesca. Neste sentido, o projeto deverá testar a hipótese de trabalho descrita para três espécies alvo. Depois, o projeto deverá validar o uso da técnica de marcadores geoquímicos na água e na estrutura óssea dos peixes em dois rios de águas claras da Amazônia, que possuí um elevado potencial para elucidar aspectos relacionados com a dinâmica populacional de organismos aquáticos.
  • Universidade Federal do Amapá - AP - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alexey Maylybaev

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • soluções pós-blowup em equações diferenciais com aplicações em dinâmica de fluidos
  • Diversas classes de equações diferenciais parciais que descrevem evolução de sistemas físicos desenvolvem singularidades em tempo finito, fenômeno conhecido como blowup. Matematicamente, a singularidade impede a extensão da solução para tempos posteriores à sua formação, ou pelo menos de maneira única, fazendo-se mister um critério de seleção. Fisicamente, singularidades ensejam a manifestação de um novo fenômeno não considerado previamente no modelo sob estudo. O problema central é como estender a solução após a formação de uma singularidade de modo que a dinâmica pós-blowup descreva os fenômenos físicos emergentes. Na área de leis de conservação hiperbólicas, este problema foi resolvido de forma bem-sucedida. As soluções para estas equações (chamadas ondas de choque) possuem pontos de descontinuidade que surgem devido ao blowup e a sua teoria exerce papel fundamental em aplicações bastante distintas, desde ondas para recuperação de petróleo à formação de galáxias. Entretanto, um grande número de problemas ainda clama por solução. Basta lembrar a famosa questão em aberto sobre a formação de singularidades nas equações de Navier-Stokes, elencada como um dos sete problemas do milênio pelo Clay Mathematics Institute, cuja solução será premiada com um milhão de dólares. Problemas com singularidades também estão presentes na área de equações diferenciais ordinárias; neste caso, as singularidades são entendidas como pontos nos quais a equação deixa de ser contínua em sentido de Lipschitz. O exemplo clássico é o problema de N corpos da Mecânica Celeste, no qual a singularidade corresponde fisicamente a colisões entre os corpos. A dinâmica do blowup em um sistema pode ser segmentada em três estágios: comportamento assintótico até a formação da singularidade (dinâmica pré-blowup); propriedades das soluções no ponto singular; e comportamento da solução após a singularidade (dinâmica pós-blowup). A teoria para o comportamento pré-blowup se encontra bem estabelecida; entretanto, não se pode dizer o mesmo para o caso pós-blowup: apenas alguns poucos casos específicos (como as já citadas ondas de choque) possuem solução satisfatória. O nosso grupo do Laboratório de Dinâmica dos Fluidos no IMPA, em colaboração com outros centros internacionais de pesquisa, tem proporcionado avanços teóricos neste tópico de pesquisa. A maior parte destes estudos foi incorporada a projetos de alunos no IMPA ou do exterior. Para além da teoria, os resultados têm alto potencial de aplicação na Física e na Engenharia, comprovado pelas nossas publicações em revistas científicas de grande impacto — Nature, Physical Review Letters - e pela grande visibilidade de nosso trabalho na mídia internacional. Tal progresso e seus impactos demonstram a relevância do problema e da metodologia por nós desenvolvida. O novo projeto será subdividido de acordo com o método por meio do qual os problemas serão abordados: métodos matemáticos e métodos numéricos. Essas duas partes serão organizadas como projetos de alunos de doutorado e pós-doutorado no IMPA, em colaboração ativa com pesquisadores renomados de universidades nacionais e internacionais. Os resultados esperados deste projeto são: (1) teoria rigorosa de pós-blowup em equações diferenciais ordinárias com singularidades pontuais; esta será baseada no método de regularização; (2) nova geração de modelos simplificados para problema de blowup e pós-blowup nas equações de Euler para escoamento tridimensional incompressível; neste caso, a dinâmica de pós-blowup possui interpretação física de turbulência; (3) teoria de singularidades para as equações de Euler com fronteira sólida e sua aplicação à Teoria de Camada Limite; (4) Desenvolvimento de método numérico de Lattice Boltzmann para simulação de fluxos bifásicos. Analise numérica de instabilidade de Rayleigh-Taylor em fase turbulenta. Partes deste programa já estão em fase inicial de desenvolvimento; algumas ideias já foram inclusive discutidas em um workshop ocorrido em agosto de 2018 no IMPA, ratificando a relevância dos temas a serem estudados.
  • Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alexsandra Rodrigues Feijão

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • construção e validação de um protótipo de software para operacionalizar o processo de enfermagem voltado para pacientes com aids
  • Introdução: A implementação do processo de enfermagem nos serviços de saúde tem crescido com a utilização das tecnologias da informação e comunicação, através de sistemas informatizados. A produção desses sistemas é prerrogativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Política Nacional de Atenção Hospitalar e a Política de Rede de Atenção à Saúde que visam sua incorporação e qualificação no processo de trabalho dentro do Sistema Único de Saúde, essas tecnologias permitem integrar-se em um arcabouço coeso de dados com informações que subsidiam a tomada de decisão na assistência de enfermagem, produzindo resultados no cuidado ao paciente por meio de diminuição do tempo destinado a documentação e dados clínicos, além do ganho da qualidade na assistência prestada. Objetivo: Desenvolver e validar um protótipo de software para operacionalizar o processo de enfermagem para pacientes com Aids com base na Teoria das Necessidades Humanas Básicas. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico e de desenvolvimento tecnológico. Para tanto, será realizado em cinco etapas, a saber: (1) construção do instrumento com as fases do processo de enfermagem ancorada na Teoria das Necessidades Humanas Básicas, sendo utilizadas as taxonomias NANDA Internacional, Nursing Outcomes Classification e Nursing Interventions Classification, para elaboração do item histórico de enfermagem e a seleção dos diagnósticos de enfermagem optou-se por uma revisão integrativa da literatura e pesquisa documental, já a elaboração plano assistencial e prescrição de enfermagem consistirá com base nos diagnósticos elencados anteriormente, o item prognóstico será com apoio da prescrição de enfermagem e finalmente haverá um espaço destinado para que o enfermeiro possa realizar a evolução de enfermagem; (2) validação do instrumento com as fases do processo de enfermagem através da técnica Delphi, empregar-se-á o coeficiente de validade de conteúdo, onde serão consideras aceitáveis as questões que obtiverem coeficiente > 0,8; (3) desenvolvimento do protótipo de software será de acordo com os seguintes passos: comunicação, planejamento, modelagem, construção e entrega; (4) validação do protótipo de software através dos requisitos da International Organization for Standardization e da International Electrotechnical Commision 25010, para avaliar os resultados obtidos será utilizada escala de avaliação para subcaracterísticas recomendada pela norma ABNT NBR ISO-IEC 14598-6 adotando o valor considerado esperado, ou seja, mais de 70% das respostas positivas; (5) implementação do protótipo de software no Hospital Giselda Trigueiro com oficinas, acompanhamento durante um ano e avalição da usabilidade conforme a ABNT NBR ISO 9241-11. Ressalta-se que o estudo será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte respeitando a Resolução 466/12. Resultados esperados: Espera-se contribuir significativamente para a qualidade da assistência prestada ao paciente com Aids.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alexsandre Figueiredo Lago

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • desenvolvimento de espectrômetro do tipo tof-ms e técnicas de coincidencia elétron-íon aplicadas na investigação de sistemas atômicos e moleculares
  • O projeto científico proposto tem como base a aquisição de componentes essenciais para a continuação do desenvolvimento de um sistema experimental de espectroscopia eletrônica, envolvendo a técnica de espectrometria de massas por tempo de voo (TOF-MS), e técnicas de coincidência elétron-íon, e uso de radiação eletromagnética na faixa desde o ultravioleta de vácuo até raios-x, e aplicações, visando estudos avançados de sistemas atômicos e moleculares de interesse químico, biológico, tecnológico e industrial. Esta proposta de pesquisa visa o desenvolvimento e construção de um espectrômetro de massas do tipo TOF-MS, não convencional, para estudo dos processos de excitação eletrônica, fotoionização, e dinâmica de dissociação de moléculas poliatômicas, baseado nas técnicas experimentais de coincidência elétron-íon, tais como: PEPICO (PhotoElectron PhotoIon COincidence), TPEPICO, PEPIPICO.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alexsandro Cristovão Bonatto

Outra

Divulgação Científica
  • viii mostra científica do ifrs campus restinga
  • A VIII Mostra Científica do IFRS Campus Restinga é um evento realizado anualmente pelo Campus Restinga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). É um evento de abrangência intermunicipal, destinado para oportunizar um espaço para exposição, apresentação e discussão de trabalhos, estudos e projetos elaborados por estudantes do IFRS e demais instituições de ensino, e por profissionais de diversas áreas, que tenham empreendido uma investigação sobre um fenômeno ou tema aplicando métodos e processos técnico-científicos. Este evento institucional, que está previsto no calendário escolar do campus Restinga, ocorre desde o ano de 2011, estando em sua oitava edição. No ano de 2018, a Mostra Científica estará em consonância com a SNCT 2018, e terá como tema principal a “Ciência para a Redução das Desigualdades”. O evento ocorrerá nos dias 18 e 19 de outubro de 2018, nas dependências do Campus Restinga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, que está localizado no extremo sul do município de Porto Alegre, no Bairro Restinga. Bairro este considerado de alta vulnerabilidade social, resultado de um longo período de abandono por parte do poder público. O Campus Restinga vem incentivando e fomentando as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas pelos trabalhadores em educação, discentes e parcerias diversas (Instituições de Ensino, ONGs, Empresas, etc), através da sinergia entre a qualidade do ensino e o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural de nossa região. As políticas de pesquisa da instituição buscam priorizar projetos vinculados aos objetivos do ensino e extensão, inspirados em proposições e demandas locais, regionais e nacionais, buscando o intercâmbio científico com instituições de pesquisa nacionais e internacionais e com princípios educativos e científicos. A VIII Mostra Científica do IFRS Campus Restinga busca criar uma cultura de investigação e fomento à discussão sobre temas de pesquisa de discentes tanto de nosso Campus e do IFRS, como da comunidade escolar da região e de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Porto Alegre. O principal objetivo deste evento é a divulgação de conhecimento técnico-científico, além da divulgação do Campus Restinga do IFRS como um pólo de ensino, pesquisa e extensão, estimulador do desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas. Ao final da Mostra Científica será publicado uma edição dos Anais da VIII Mostra Científica do Campus Restinga, contendo os resumos dos trabalhos apresentados em todos os níveis e áreas, para leitura de forma gratuita. Estima-se um público participante de 1500 a 2000 pessoas entre discentes, professores e membros da comunidade externa e mais de 20 instituições de ensino. Anualmente, são envolvidos neste evento os seguintes segmentos da comunidade: discentes, professores e servidores, das diferentes instituições de ensino públicas/privada, em todas as modalidades e níveis, que fazem visitas e realização de oficinas; membros da comunidade da região próxima em geral (pais, responsáveis, egressos, etc); empresas locais do distrito industrial da Restinga e região Metropolitana de Porto Alegre; parcerias com Secretarias Municipal/Estadual de Educação; empresas e instituições que adotam soluções sustentáveis; imprensa local. A comunidade que visitará o evento terá contato direto com projetos e ações de pesquisa/extensão que geram impactos na sociedade, a partir de formas diversificadas de divulgação, com objetivo de abranger o maior público possível. Estão previstas ações como: apresentação oral de trabalhos científicos, exposição de trabalhos e projetos; oficinas sobre tecnologia e ciência; oficinas sobre inclusão; apresentações culturais e exposições; e estandes informativos.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 31/08/2018-31/08/2019
Foto de perfil

Alexsandro Cristovão Bonatto

Ciências Humanas

Educação
  • ix mostra científica do ifrs campus restinga
  • A IX Mostra Científica do IFRS Campus Restinga é um evento realizado anualmente pelo Campus Restinga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). É um evento de abrangência municipal, destinado para oportunizar um espaço para exposição, apresentação e discussão de trabalhos, estudos e projetos elaborados por estudantes do IFRS e demais instituições de ensino, e por profissionais de diversas áreas, que tenham empreendido uma investigação sobre um fenômeno ou tema aplicando métodos e processos técnico-científicos. Este evento institucional, que está previsto no calendário escolar do campus Restinga, ocorre desde o ano de 2011, estando atualmente em sua oitava edição. A nona edição da Mostra Científica ocorrerá na metade do mês de outubro de 2019, durante a XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em data que será prevista no calendário acadêmico institucional e definida até o final deste ano corrente. O evento ocorre nas dependências do Campus Restinga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), que está localizado no extremo sul do município de Porto Alegre, no Bairro Restinga. Bairro este considerado de alta vulnerabilidade social, resultado de um longo período de abandono por parte do poder público. O Campus Restinga vem incentivando e fomentando as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas pelos trabalhadores em educação, discentes e parcerias diversas (Instituições de Ensino, ONGs, Empresas, etc), através da sinergia entre a qualidade do ensino e o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural de nossa região. As políticas de pesquisa da instituição buscam priorizar projetos vinculados aos objetivos do ensino e extensão, inspirados em proposições e demandas locais, regionais e nacionais, buscando o intercâmbio científico com instituições de pesquisa nacionais e internacionais e com princípios educativos e científicos. A IX Mostra Científica do IFRS Campus Restinga busca criar uma cultura de investigação e fomento à discussão sobre temas de pesquisa de discentes tanto de nosso Campus e do IFRS, como da comunidade escolar da região e de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Porto Alegre. O principal objetivo deste evento é a divulgação de conhecimento técnico-científico, além da divulgação do Campus Restinga do IFRS como um polo de ensino, pesquisa e extensão, estimulador do desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas. Ao final da Mostra Científica será publicado uma edição dos Anais da IX Mostra Científica do Campus Restinga, contendo os resumos dos trabalhos apresentados em todos os níveis e áreas, para leitura de forma gratuita. Estima-se um público participante de 1500 a 2000 pessoas entre discentes, professores e membros da comunidade externa e mais de 10 instituições de ensino. Anualmente, são envolvidos neste evento os seguintes segmentos da comunidade: discentes, professores e servidores, das diferentes instituições de ensino públicas/privada, em todas as modalidades e níveis, que fazem visitas e realização de oficinas; membros da comunidade da região próxima em geral (pais, responsáveis, egressos, etc); empresas locais do distrito industrial da Restinga e região Metropolitana de Porto Alegre; parcerias com Secretarias Municipal/Estadual de Educação; empresas e instituições que adotam soluções sustentáveis; imprensa local. A comunidade que visitará o evento terá contato direto com projetos e ações de pesquisa/extensão que geram impactos na sociedade, a partir de formas diversificadas de divulgação, com objetivo de abranger o maior público possível. Estão previstas ações como: apresentação oral de trabalhos científicos, exposição de trabalhos e projetos; oficinas sobre tecnologia e ciência; oficinas sobre inclusão; apresentações culturais e exposições; e estandes informativos.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
Foto de perfil

Alexsandro da Silva

Ciências Humanas

Educação
  • repercussões do pnld em livros didáticos de alfabetização aprovados no período de 1998-2016
  • O livro didático é um dos recursos mais usados em sala de aula, não apenas no Brasil, mas em diversos outros países. Por esse motivo, parece desempenhar um papel importante na definição de “o que” e “como” ensinar. Neste projeto, temos como objetivo analisar as possíveis repercussões da avaliação do PNLD em livros ou coleções de alfabetização aprovados no período de 1998 a 2016. Para isso, apoiar-nos-emos em referenciais teóricos relacionados ao campo da alfabetização e do livro didático de alfabetização. Como procedimento metodológico, adotaremos a análise documental, que será desenvolvida a partir de diferentes edições do Guia de Livros Didáticos do PNLD e do exame de uma das obras aprovadas. Os dados obtidos serão tratados por meio da análise temática de conteúdo, adotando uma perspectiva qualitativa e quantitativa.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alexsandro Giacomo Grimbert Gallo

Ciências Exatas e da Terra

Probabilidade e Estatística
  • recorrência de poincaré e propriedades estruturais de sistemas aleatórios via retornos curtos
  • O presente projeto estuda caraterísticas de recorrência em tempo curto para alguns sistemas aleatórios. Estes estudos são de grande relevância para questões relacionadas à recorrência de Poincaré. Os objetivos do projeto são: (1) estudar os desdobramentos destas questões em várias áreas correlatas de pesquisa, como teoria dos valores extremos, estatística, grafos aleatórios ou ainda aplicacões em neurociência, e (2) criar uma equipe coesa de pesquisa em torno destes tópicos.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alexsandro Luiz de Andrade

Ciências Humanas

Psicologia
  • carreira, trabalho e família: estudos a partir de variáveis individuais e psicossociais
  • Nos últimos anos tem-se verificado um marcado crescimento dos níveis de desemprego em diferentes países. No Brasil, segundo informações do IBGE, essa situação tem se intensificado a partir do ano de 2015, sinalizando um contexto macroecônomico negativo que tem consequências inclusive sobre dimensões da vida privada dos profissionais, como é o caso do domínio familiar. No cenário descrito, emergem contradições e demandas advindas tanto do trabalho quanto da família, as quais podem sinalizar contextos mutuamente incompatíveis. Como consequência, as interações entre os domínios do trabalho e da família tornam-se uma questão ainda mais presente tanto para os indivíduos (uma vez que tem impacto sobre dimensões de sua vida pessoal como a família e o lazer), quanto para as organizações (que precisam lidar com aspectos relacionados ao comprometimento organizacional, ao desempenho individual e às intenções dos profissionais de deixar o emprego, por exemplo). Dados os impactos do conflito entre família e trabalho para profissionais e organizações, torna-se fundamental a compreensão científica desse fenômeno essencial para promoção do equilíbrio dos aspectos de trabalho e não-trabalho. Com este propósito, a proposta de pesquisa apresentada neste projeto tem por objetivos: compreender a relação entre variáveis relacionadas ao planejamento de carreira, sucesso na carreira, e conflito trabalho-família, a partir da perspectiva individual dos estilos de apego adulto (seguro e inseguro), bem como de diferentes variáveis psicossociais e organizacionais, como estresse no trabalho, gênero, turnover, desemprego, e comprometimento organizacional. Para condução desta pesquisa é proposto um estudo multimétodo, que empregará delineamento do tipo survey e entrevista com amostra de profissionais em diferentes estágios do ciclo profissional (universitários a profissionais estabelecidos), além de um estudo de delineamento quase experimental (tarefa computacional). Espera-se alcançar, por meio dos resultados deste estudo um entendimento teórico das variáveis relacionadas ao conflito entre carreira e família, tanto sob uma perspectiva teórica individual, como também sobre as diferentes orientações dos construtos psicossociais e organizacionais avaliados.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alexsandro Pereira de Pereira

Ciências Humanas

Educação
  • educação científica para a diversidade cultural: promovendo o ensino de física e de astronomia em contextos socioculturais diversos
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alexsandro Sobreira Galdino

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • produção de proteínas recombinantes para o diagnóstico imunológico de doenças negligenciadas
  • Um dos maiores desafios para o controle de doenças negligenciadas (DN) consiste no desenvolvimento de estratégias diagnósticas que permitam sua identificação com elevada acurácia, e, ao mesmo tempo, possam ser aplicadas em países pobres ou em desenvolvimento. Isto significa que o método diagnóstico necessariamente precisa apresentar elevado desempenho, reprodutibilidade, além de ter baixo custo de produção. Estas premissas são fundamentais na incorporação da ferramenta diagnóstica para aplicação ao Sistema Único de Saúde (SUS), resultando em maior eficiência diagnóstica e redução de custos. Nosso grupo vem trabalhando com a estratégia de produção de proteínas recombinantes na forma de uma única cadeia multiepitopo em Escherichia coli, resultando em aumento da concentração dos epítopos, tornando o diagnóstico mais sensível e com menor custo de produção, pois substitui os diversos antígenos necessários por uma única cadeia polipeptídica multiepitopo (caracterizada por quimeras recombinantes (QR)). O presente projeto tem como objetivo desenvolver tecnologias para a produção de antígenos aplicados como insumos no diagnóstico por ELISA e citometria de fluxo para leishmaniose visceral humana e canina, esquistossomose, tuberculose, doença de chagas, HTLV e Zika vírus. Deste modo, o racional proposto está relacionado a: (i) análise em banco de dados de patentes e artigos sobre epítopos imunogênicos (ETAPA CONCLUÍDA); (ii) desenho de genes sintéticos contendo os principais epítopos; (iii) purificação das QR; e (iv) validação diagnóstica por ELISA e citometria de fluxo. A rede de colaboração interdisciplinar deste projeto, com diversas expertises na área de desenvolvimento tecnológico, aliado a produção tecnológica da equipe com diversas patentes, e a interação com empresas da área de diagnóstico demonstram o potencial tecnológico para aumentar o desempenho diagnóstico das diferentes doenças a um baixo custo.
  • Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alexssandro Geferson Becker

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • respostas fisiológicas e bioquímicas de macrobrachium rosenbergii à adição dos óleos essenciais de aloysia triphylla e lippia alba na dieta e a altas concentrações de amônia na água
  • Crustaceans comprise a group of animals with the most varied lifestyles and body structures, ranging from freshwater and saltwater to terrestrial environments. This group has grown considerably in terms of production in aquaculture. On the other hand, many biological, physiological and biochemical aspects of these species need studies, mainly in aspects related to standard procedures, which lead to situations of stress and consequently to the appearance of diseases and death. In recent years, freshwater prawn production, Macrobrachium rosenbergii, has increased substantially. This species shows high growth rates and great nutritional and commercial value. In their natural environment or in captivity, crustaceans suffer constant pressures from the environment where they are, mainly, due to changes in water quality parameters, such as increased levels of nitrogen compounds. These changes lead to stress conditions and consequent increase in the production of reactive oxygen species. In order to minimize stress, many studies have used essential oils obtained from plants in various aquaculture procedures. Among the essential oils, Aloysia triphylla and Lippia alba show good results in fish, thus lacking data for crustaceans. Thus, this project intends through three main experiments to determine the physiological and biochemical responses of Macrobrachium rosenbergii to the addition of the essential oils of Aloysia triphylla and Lippia alba in the diet and exposed to different concentrations of ammonia in the water, but also to evaluate the anesthetic efficiency and to indicate ideal concentrations for use during transport and biometry procedures. Finally, this proposal seeks to reinforce the scientific collaborations between two research groups with considerable experience in the research through the production of scientific papers of relevance and contributing to the formation of qualified human resources.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • estudo e implementação de um controlador preditivo repetitivo aplicado no controle das potências do gerador de indução duplamente alimentado
  • Este projeto de pesquisa tem como objetivo o estudo de técnicas de controle preditivo repetitivo aplicado no controle das potências do gerador de indução duplamente alimentado aplicado à sistemas de geração eólica. Neste contexto será estudado o modelo matemático dinâmico do gerador, os conversores de potência e as técnicas de controle para o sistema de geração. Para tal objetivo serão realizados estudos através de simulação e implementação prática em uma bancada do Laboratório de Eletrônica de Potência e Smart Grids da UFABC. Adicionalmente, este projeto possibilitará consolidar colaborações existentes entre docentes da UFABC e de outras instituições como Poli-USP, UFBA, UFPB e UFAC.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alfrancio Ferreira Dias

Ciências Humanas

Educação
  • escolarização de pessoas transexuais: narrativas de estudantes da universidade federal de sergipe
  • O propósito deste texto, influenciado pelos pós-estruturalistas e pós-críticos, é refletir sobre o processo formativo de estudantes transexuais, a partir das políticas de subjetivação corporal e de gênero inscritas na Universidade Federal de Sergipe. Metodologicamente, utilizaremos uma abordagem qualitativa pós-crítica, através da realização de grupos focais e de entrevistas narrativas. Espera-se que esta pesquisa contribua para o início e/ou desenvolvimento da desconstrução de práticas educativas marcadas pelo princípio da regulação normativa, visto que a universidade também pode ser um campo de (des)aprendizagens das regulações gênero, mediante a inserção, permanência e desestabilizações que pessoas transexuais realizam.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alfred Sholl Franco

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • vii olimpíada brasileira de neurociências (vii obn)
  • As Olimpíadas de Neurociências (Brain Bee) são competições de neurociências para estudantes do ensino Médio. Seus objetivos são: (1) despertar o interesse dos estudantes do ensino básico para as várias ciências que estudam os fenômenos e comportamentos coordenados pelo sistema nervoso, na saúde e em situações patológicas; (2) estimular o desenvolvimento de Comitês Locais responsáveis pela organização e estabelecimento de iniciativas visando a popularização, divulgação e difusões dos conhecimentos sobre o sistema nervoso para estudantes do ensino básico, como cursos, palestras, conferencias, mesas redondas, etc; (3) aproximar os estudantes e professores do ensino básico ao ambiente universitário, promovendo a divulgação e compreensão do saber científico e das inovações científico-tecnológicas; (4) estimular o processo de descoberta das capacidades intelectuais pelos estudantes, assim como o crescimento social, econômico e cultural do jovem durante sua formação básica; (5) estimular a troca de idéias e experiências ao âmbito educacional com o apoio de espaços formais e não formais de ensino em todo o território nacional, além de estimular a participação em eventos internacionais; (6) estabelecer o contato e fomentar a criação e ampliação de relações educacionais e sociais entre jovens residentes no Brasil e em diferentes países. A participação em Olimpíadas de Neurociências é um importante motivador da juventude para aprender mais sobre as ciências do cérebro. Precisamos despertar este interesse e motivar os jovens para que estes usem sua energia e sua paixão para ajudar a estudar/conhecer, assim como a encontrar a cura/tratamento para doenças como autismo, doença de Parkinson, esclerose múltipla, lesão da medula espinhal e outros transtornos cerebrais. As competições locais e a competição nacional são excelentes oportunidades para que os jovens sejam expostos a materiais de leitura mais específicos do que aqueles que eles podem encontrar em suas escolas, o que estimula o estudo e desperta vocações alem de auxiliar no preparo para seus estudos. O conteúdo de neurociências não compreende uma disciplina do ensino básico, mas apresenta-se diluído em matérias como a Biologia, Física, Química, Filosofia, além de estar contido em alguns dos temas transversais do programa curricular nacional. A Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN; www.cienciasecognicao.org/brazilianbrainbee) é uma iniciativa organizada por Ciências e Cognição - Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN), a partir do apoio inicial de duas instituições: a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Organização Ciências e Cognição. Atualmente, esta iniciativa conta com o apoio de profissionais oriundos de várias instituições de Ensino e Pesquisa e de Sociedades Nacionais e Internacionais, como a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), a Organização Internacional de Investigação do Cérebro (IBRO), a Society for Neuroscience (SfN) e a Dana Foundation, dentre outros. Esta olimpíada científica ocorre desde 2013 no Brasil! Em 2019, a 7a OBN será realizada nas dependências da Casa da Ciência, Universidade Federal do Rio de Janeiro, nos dias 04 e 05 de maio. A competição contará com avaliações teóricas e práticas, mas também com palestras para o público em geral e uma mesa redonda sobre neurociências e temas relevantes para os adolescentes, como uso de drogas, estresse e outros ao longo de todo o dia. Contaremos com participantes provenientes de pelo menos 13 comitês locais (Rio de Janeiro e Grande Rio, Ribeirão Preto, Juiz de Fora, Brasília, São Paulo, Rio das Ostras, São Fidélis, Porto Velho, Bauru-Botucatu, Porto Alegre, Amazonas, Dourados, Belém). Assim, teremos no próximo ano, a competição nacional que selecionará o representante brasileiro que irá participar da 19a Competição Internacional de Neurociências (International Brain Bee) cujas informações de data e local ainda não foram divulgadas. Pretendemos assim divulgar o potencial do Brasil na divulgação de neurociências entre os estudantes do ensino médio através da consolidação desta iniciativa e do fomento à formação de novos comitês locais em todo o território nacional.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 03/12/2018-31/12/2019
Foto de perfil

Alfredo Bonini Neto

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • sistemas inteligentes e técnicas matemáticas de parametrização aplicados ao fluxo de carga continuado visando a melhoria dos sistemas elétricos de potência
  • Atualmente, a tendência contínua de aumento nas demandas de carga, juntamente com as restrições econômicas e ambientais para a construção de novas usinas e linhas de transmissão, levou os sistemas de energia a operar mais próximos de seus limites, aumentando a probabilidade de ocorrência de problemas de estabilidade. Os estudos relacionados com a estabilidade estática de tensão exigem a avaliação qualitativa de diversas condições operativas do sistema em diferentes condições de carregamento e contingências. O método da continuação é uma das principais ferramentas utilizadas nesses estudos em virtude de sua robustez e versatilidade, e tem sido empregado entre outros: na avaliação dos efeitos de variações de parâmetros das linhas de transmissão sobre o sistema de potência, na observação do comportamento das tensões das barras do sistema e na comparação de estratégias de planejamento visando à proposição adequada de ampliações e reforços da rede com o intuito de se evitar o corte de carga. As publicações demonstram um crescente interesse por parte das empresas do setor elétrico mesmo em pequenas melhorias deste método visando a melhora de seu desempenho nos diversos estudos. No método da continuação, a singularidade da matriz Jacobiana é removida com a adição de equações parametrizadas às equações do fluxo de carga. Dos estudos prévios já realizados criou-se uma grande expectativa de que seja possível utilizarem-se diversas variáveis globais, tais como a potência ativa ou reativa da barra slack, perdas totais de potência ativa entre outras, para compor a equação da reta ou a equação quadrática. Outra ideia bastante atrativa, é utilizar diversos planos para o traçado completo da curva P-V, um exemplo é o plano formado pelas magnitudes versus os ângulos das tensões nodais, acarretando em uma trajetória de soluções com um aspecto linear e com isso, possibilitando a remoção da singularidade durante o traçado de toda curva P-V. O uso dessas variáveis também apresenta como vantagem o fato de exigir apenas pequenas alterações nos programas de Fluxo de Carga convencionais existentes e de praticamente, não afetar o grau de esparsidade da matriz Jacobiana. Outro fator importante que pretende-se investigar é o uso das redes neurais artificiais (RNAs) para análise da margem de carregamento e consequentemente a obtenção do ponto de máximo carregamento dos sistemas elétricos. Assim, esse projeto tem por objetivo dar continuidade às analises dessas técnicas de parametrização geométrica e também através da RNAs melhorar a sua eficiência na obtenção da margem de carregamento e na redução do tempo computacional gastos pelas técnicas de parametrização geométricas. Também pretende-se investigar a viabilidade do uso de métodos de Newton desacoplado e das versões XB e BX do fluxo de carga desacoplado rápido continuado, bem como de alguns novos métodos recentemente apresentados na literatura.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022