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Alberto Ferreira da Rocha Junior
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Artes
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
diversidade sexual e teatro no brasil: visibilidade, minoritarismo e representação
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar, no âmbito da cena teatral produzida no Brasil, três noções caras aos estudos sobre diversidade sexual: a da visibilidade, a do minoritarismo e a da representação, de modo a permitir uma reflexão histórica e historiográfica sobre o teatro produzido no Brasil em suas relações com a diversidade sexual. Essas três noções são atualmente encontradas com bastante frequência em práticas discursivas (incluídos aqui textos militantes, midiáticos e teóricos, sendo texto entendido aqui no sentido lato da palavra, incluindo debates orais, entrevistas, espetáculos teatrais, filmes, críticas etc.) e com elas têm se defrontado todas/todos aquelas/aqueles que trabalham com questões relativas aos direitos humanos em geral. Não se trata de discussão restrita às questões de diversidade sexual e de diversidade de gênero, mas uma discussão que pode ser ampliada para as discussões relativas ao racismo e ao capacitismo dentre outras. Nossa proposta é investigar as relações entre teatro no Brasil e diversidade sexual a partir das seguintes obras: O patinho torto, de Coelho Neto; Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá, de Fernando Melo; Blue Jeans, de Wanderley Aguiar Bragança e Zeno Wilde; e A ópera do malandro, de Chico Buarque. Do ponto de vista dos direitos humanos, utilizaremos as noções de visibilidade, minoritarismo e representação, do ponto de vista teatral, pretendemos investigar a cena a partir dos tensionamentos entre: comicidade e seriedade (compreendidos frequentemente como opostos nas discussões sobre teatro e direitos humanos); personagem e estereótipo (bastante presente e muitas vezes criticado na caracterização de personagens LGBT Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). Ao longo da pesquisa, pretendemos produzir comunicações, pôsteres, capítulos de livros e artigos científicos e um momento laboratorial cênico; pretendemos também continuar propondo projetos em nível de Iniciação Científica com recortes específicos dentro da presente proposta, e estimular a elaboração e o desenvolvimento de projetos em nível de Mestrado Acadêmico dentro da linha de pesquisa Cultura, Política e Memória no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFSJ. É nossa intenção desenvolver ações extensionistas pontuais voltadas para a educação básica. No caso desta proposta, nossa intenção é enfatizar as ações de trabalhos com arquivos teatrais, fontes primárias e produção documental.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Alberto Gustavo Paashaus Junior
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
vii feira de ciências do ifpb campus picuí (vii fecap-2021)
Resumo:
As Feiras de Ciências são eventos nos quais alunos são responsáveis pela comunicação de projetos planejados e executados por eles sob a orientação de um professor. Durante o evento, os alunos apresentam algum artefato tecnológico ou trabalhos que lhes tomaram várias horas de estudo e investigação, em que buscaram informações, reuniram dados e os interpretaram, sistematizando-os para comunicá-los ao público. Eles vivenciam, desse modo, uma Iniciação Científica Junior de forma prática, buscando soluções técnicas e metodológicas para problemas que se empenham em resolver. Assim, esta proposta tem por objetivo a realização de uma Feira de Ciências de abrangência estadual, com no mínimo 80 trabalhos científicos de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico, de escolas públicas e privadas de pelo menos 10% dos municípios do Estado da Paraíba, no IFPB Campus Picuí através da construção gradual do método científico junto aos discentes com enfoque nas potencialidades regionais para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, conforme as regras definidas na Chamada CNPq/MCTIC Nº 17/2020. Para consecução do objetivo proposto, serão desenvolvidas as etapas prévias de formação de equipe técnica qualificada para a execução da proposta; captação de potenciais parceiros (Prefeitura e Estado); escolha do tema relacionado com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT-2021); realização de um concurso de identidade visual da VII FEACAP; minicursos e oficinas preparatórias com participantes do evento; Divulgação ampla da Feira em todo o estado da Paraíba. A culminância do projeto se dará com a realização da VII Feira de Ciências do IFPB campus Picuí na qual haverá exposições de trabalhos científicos por alunos do ensino fundamental e médio; salas temáticas; oficinas e minicursos; Open Lab IFPB; competições; exibições e premiação dos melhores trabalhos. Espera-se atingir como resultados da proposta representações de pelo menos 28 municípios da Paraíba. Também é esperado pelo menos 700 inscrições de participantes em cem trabalhos, entre projetos, salas temáticas, oficinas e minicursos. Os premiados nas cinco categorias propostas (Mérito Científico, Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias e Trabalho de Nível Fundamental) além do Prêmio Meninas Cientistas, terão, após o evento, a possibilidade de desenvolverem seus projetos por meio do auxílio de bolsas de pesquisa e de apresentar seus trabalhos em feiras, amostras e competições nacionais ou internacionais.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB - PB - Brasil
Vigência:
05/01/2021-31/01/2023
Alberto Luiz Serpa
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Mecânica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
materiais poroelásticos - investigação e otimização de propriedades acústicas
Resumo:
Este projeto visa desenvolver competências na área de Acústica, com ênfase na caracterização e otimização das propriedades acústicas de diferentes tipos de materiais (espumas, fibras, materiais compósitos, blendas, etc). Os métodos de caracterização envolvem experimentos para determinar o coeficiente de absoração e a perda de transmissão sonora, que serão realizados em um tubo de impedância. Está sendo solicitado neste projeto um equipamento que permitirá determinar experimentalmente a resistividade ao fluxo de ar dos materiais, possibilitando a modelagem de problemas de propagação de ondas em materiais porosos/fibrosos. O projeto será desenvolvido no Departamento de Mecânica Computacional (DMC) da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que abriga atualmente o Laboratório de Vibroacústica (LVA). Os docentes vinculados ao LVA formam o grupo de pesquisas do CNPq sobre Identificação e Controle de Vibração e Ruído, cujo interesse é investigar diferentes temas relacionados à Acústica e Vibrações de Sistemas Mecânicos, entre eles a modelagem, a otimização, o controle, a caracterização de problemas dinâmicos, vibratórios e acústicos, e mais recentemente, a investigação de materiais/estruturas com propriedades otimizadas conforme algum critério de projeto. Estes materiais/estruturas são denominados Metamateriais e requerem a caracterização experimental de suas propriedades, de modo a possibilitar a melhoria do conforto acústico por exemplo em veículos e ambientes. Isto tem motivado os estudos para caracterização de materiais no LVA. Do ponto de vista dos materiais, pretende-se investigar mantas poliméricas obtidas por eletrofiação, e também materiais porosos considerados clássicos, tais como lã de vidro, lã de rocha e espuma de melamina. Um outro sistema de interesse que se pretende investigar são painéis acústicos perfurados que serão confeccionados a partir de placas eletrônicas provenientes do descarte de lixo eletrônico.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Alberto Novaes Ramos Júnior
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
recorrência transgeracional de hanseníase em núcleos familiares de áreas com diferentes perfis de endemicidade no nordeste do brasil: magnitude, padrões e contextos de vulnerabilidade
Resumo:
A hanseníase representa condição crônica e negligenciada que persiste com elevados níveis de detecção de casos novos e de morbimortalidade em vários países, incluindo o Brasil. Os indicadores epidemiológicos e operacionais apontam para manutenção de níveis elevados de endemicidade nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A detecção precoce de casos impacta não apenas na dinâmica de transmissão de Mycobasterium leprae, mas também na redução do grau 2 de incapacidade. Nesta perspectiva, a recorrência transgeracional de hanseníase em núcleos familiares pode ser traduzida em indicadores de natureza operacional e epidemiológica com potencial significativo no contexto da vigilância à saúde no território da atenção primária, revelando de forma sensível dimensões de vulnerabilidade nos microespaços. No entanto, há um desconhecimento da magnitude deste evento bem como dos padrões e contextos de vulnerabilidade associados à manutenção da hanseníase em diferentes gerações da mesma família e nas redes sociais relacionadas a estas famílias. Explorar estes aspectos em diferentes cenários de endemicidade na região Nordeste, traz elementos importantes para o controle. Objetivo: Analisar a magnitude da recorrência transgeracional de hanseníase em núcleos familiares, bem como padrões e contextos de vulnerabilidade, em municípios dos Estados da Bahia e do Piauí com diferentes perfis de endemicidade, no período de 2001 a 2014. De forma específica, pretende-se caracterizar os aspectos clínicos, epidemiológicos e sociodemográficos dos casos de hanseníase nos núcleos familiares com recorrência transgeracional; descrever os tipos de família com recorrência de hanseníase e suas relações intrafamiliares e sociais com o meio e a comunidade onde habitam; caracterizar as diferentes gerações acometidas pela hanseníase, incluindo densidade de casos confirmados, itinerário diagnóstico-terapêutico e tempo transcorrido para diagnóstico entre os casos; determinar a magnitude de casos de hanseníase entre contatos intradomiciliares, coabitantes residentes e coabitantes sociais vinculados aos núcleos familiares com recorrência transgeracional.; identificar padrões de distribuição espaço-temporal de famílias com recorrência transgeracional de hanseníase nos municípios em estudo e descrever os contextos de vulnerabilidade individual, programática e social associados à manutenção da ocorrência de novos casos de hanseníase em um mesmo núcleo familiar. Procedimentos Metodológicos: estudo transversal, com abordagens descritiva e analítica, a ser realizado a partir de núcleos familiares com recorrência transgeracional de hanseníase residentes no Estado do Bahia (nos municípios de Vitória da Conquista e Tremedal), e no Estado do Piauí (nos municípios de Picos e Floriano), a partir de casos referência diagnosticados e notificados no período de 2001 a 2014. Está estruturado em 6 etapas. Nas primeiras 4, são abordadas diferentes dimensões do núcleo familiar. Compreende-se núcleo familiar como o conjunto de casos-referências, contatos intradomiciliares, coabitantes residentes e coabitantes sociais. Estima-se que existam aproximadamente 250 casos-referências vinculados a núcleos familiares com recorrência transgeracional de hanseníase nos municípios selecionados dos 2 estados, previamente identificados a partir de estudos conduzidos ou apoiados pela Universidade Federal do Ceará. A coleta de dados acontecerá por intermédio de entrevista estruturada com profissionais e gestores da atenção primária e vigilância epidemiológica, o caso referência, e caso tenha a autorização expressa por ele, será abordado os demais componentes do núcleo familiar também acometido pela hanseníase. Para entrada de dados será utilizado o programa EpiInfo Versão 7.1.5; a construção do genograma e ecomapa será feito no software GenoPro, versão 3.0. Para a etapa 5, em todas as visitas domiciliares aos sujeitos do estudo, serão mapeados os pontos de Global Positioning System. Para análise dos dados será utilizado o software Stata 11 e para os dados espaciais o software ARCGIS (versão 10.1). Na etapa 6, serão integrados dados das etapas anteriores para análise de dimensões de vulnerabilidade, sendo que para a programática, serão incluídas abordagens junto a gestores e profissionais de saúde, além de coordenadores da vigilância epidemiológica dos municípios envolvidos. O projeto será submetido ao Comitê de Ética (CEP), respeitando os termos da Portaria 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde. A produção de conhecimento científico é essencial na tomada de decisão, monitoramento e avaliação de políticas públicas. Este estudo poderá subsidiar discussões baseadas em evidências trazidas por dados primários acerca da abordagem da hanseníase proposta atualmente pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde. A inserção de cenários com diferenças demográficas, sociais, econômicas e operacionais potencializa esta perspectiva. O envolvimento de profissionais de saúde e de estudantes de graduação e pós-graduação, contribuirá para formação/educação permanente ao longo dos três anos. A integração em rede de instituições nacionais e estrangeiras possibilitará, além da formação de pessoas, a consolidação de linha de pesquisa em hanseníase, bem como potencializar a produção técnico-científica e a interação em diferentes eventos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
01/06/2017-30/06/2021
Alcides Buss
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
álgebras de operadores
Resumo:
Estudar álgebras de operadores, isto é, C*-álgebras através de sistemas dinâmicos não-comutativos e, em particular, analizar as propriedades funtoriais da construção via produtos cruzados exóticos e álgebras seccionais de fibrados de Fell sobre grupos, grupoides ou ainda semigrupos inversos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Alcides Nobrega Sial
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a transição permianotriássico (ptb) e o vulcanismo contemporâneo a ela: quimioestratigrafia de hg e isótopos de hg
Resumo:
Quimioestratigrafia de Hg, Corg, Ccarb e COT será plicada à algumas sucessões sedimentares contínuas (ou quase) que marquem a transição PermianoTriássico (PTB), cuja bioes-tratigrafia seja conhecida (Brasil e outras localidades, incluindo a seção GSSP em Meishan, China), além de isó-topos de Hg em picos de Hg/TOC para confirm-ação da ori-gem vulcanogênica do Hg e seu papel na extinção em massa nesta transição. Os métodos a serem utilizados incluem: (a) seleção de seções geológicas onde existam amostragem de alta resolução (escala centimétrica) ou onde serão feitas amostragem neste projeto, (b) análise de Hg e de isótopos de Hg; (c) obtenção de amostras de vulcânicas dos Traps Siberianos (Russia) para determinação de Hg e isótopos de Hg para contrastá-los com Hg das seções do PTB em questão (d) análise de isótopos de C (orgânico e inorgânico), (e) análises químicas de Si, Mg, Fe, Sr, Ca, Mn, Si, Rb, Ba, (g) Eu, Ce, Mo/Al e isótopos de Cr como proxy para investigação do estado de oxidação no PTB. Espera-se contribuir para o estudo de flutuações de d13Ccarb e d13Corg na transição PermianoTriássico e a confirmação do papel do vulcanismo na extinção em massa, utilizando Hg como proxy e isótopos de Hg (δ202Hg e Δ201Hg). O mérito e originalidade desta proposta são: (a) contribuir para a investigação da PTB globalmente, utilizando Hg como ferramenta alternativa na investigação do papel do vulcanismo (Traps Siberianos) na extinção em massa no PTB, (b) utilização de isótopos de Hg para investigar se houve fracionamento isotópico durante o transporte desde o centro vulcânico até os pontos de deposição analisados e se foram os voláteis ligados às lavas ou às freatomagmáticas explosivas ricas em voláteis que desempenharam papel prepon-derante na extinção em massa que marcou o PTB.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Alcina Maria Testa Braz da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
cultura científico-tecnológica nos contextos formativos contemporâneos
Resumo:
O projeto proposto visa investigar, a partir de um diagnóstico psicossocial, elementos simbólicos relacionados à utilização das denominadas tecnologias educacionais e se as relações entre eles caracterizariam a emergência de uma cultura científico-tecnológica nos espaços formativos, definidos como campo de investigação. Em particular, a pesquisa busca identificar e analisar as representações, social e culturalmente construídas e difundidas, acerca das tecnologias digitais, e as relações dessas representações com o ensino do conhecimento científico. Essas tecnologias surgem com a promessa da inovação, sendo naturalizadas como tal nos espaços formativos. A partir do ponto de vista histórico e sociocultural, esse projeto problematiza tal concepção, resgatando os pensamentos e significações elaborados e partilhados por professores da área científica, em seus espaços de formação e de exercício da prática profissional, e por alunos em seus contextos escolares. Nesta perspectiva, busca relações entre significações atribuídas ao uso das tecnologias digitais, aos conceitos de tecnologia e de ciência por esses grupos. O marco teórico-metodológico consiste na Teoria das Representações Sociais, segundo a abordagem moscoviciana (1961/1976, 2003, 2012), estabelecendo um diálogo com autores como Jodelet (2001), Gilly (2001), Abric (2016) e Jovchelovitch (2004). O desenho de pesquisa envolve os grupos de professores em formação, em seus respectivos cursos de Licenciaturas nas áreas científicas (Física, Química e Biologia), de professores que atuam com as disciplinas científicas na Educação Básica, considerando o Ensino Médio, e de alunos deste segmento de ensino. O contexto de coleta de dados envolve: (i) Brasil - Estado do Rio de Janeiro (Cidades: Rio de Janeiro e Nilópolis) e o Estado de São Paulo (Cidade de Diadema e São Paulo) e (ii) Portugal (Cidades: Aveiro e Vila Real). Os instrumentos de coleta de dados são os documentos oficiais, entrevistas narrativas, grupos focais, questionários semiestruturados. O quadro de tratamento dos dados tem em sua configuração, abordagens qualitativas e quantitativas: análise discursiva, a partir da construção de redes semânticas, com suporte do software ATLAS.ti, análise de figuras e esquemas argumentativos, com base nas técnicas da retórica e da lógica e a análise textual de similitude, com o apoio do software IraMuTeQ.
Instituição/UF/País:
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Alcindo Cipriano Argolo Mendes
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
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Currículo
Título do Projeto:
ignorância pluralística nos processos deliberativos do conselho de administração das organizações cooperativas: em análise a destinação das sobras operacionais.
Resumo:
Nas organizações cooperativas, a boa governança visa maximizar a confiança e minimizar os conflitos e tem-se nas deliberações coletivas a possibilidade de alinhar a estratégia de gestão aos interesses individuais dos cooperados. Entretanto, estudos sinalizam para a incidência de dissonância no comportamento dos cooperados quando participam de processos decisórios abertos, em assembleias, em que se encontram expostos à avaliação do seu grupo social. Essa dissonância ocorre em função do erro de avaliação da norma social, intitulado na psicologia social de Ignorância Pluralística, que pode resultar em decisões errôneas e não atreladas aos princípios cooperativistas. Para compreender o que gera essa dissonância no comportamento dos cooperados, com esta pesquisa busca-se responder à seguinte pergunta: Por que os cooperados mudam de opinião quando estão expostos à deliberação coletiva e contribuem para gerar resultados dissociados dos seus objetivos pessoais/individuais? Para tanto, sob a perspectiva da teoria da Ignorância Pluralística, buscar-se-á por meio do método documental e levantamento de dados (survey) trazer novas explicações para um melhor entendimento sobre o comportamento dos cooperados em processos decisórios democráticos, especificamente em relação à destinação as sobras operacionais. A análise recai sobre as decisões do conselho de administração, mecanismo de governança cooperativa, para esclarecer os processos de interação dos cooperados na condução da cooperativa, o que pode contribuir para que se cumpra o papel de garantir os interesses igualitários nessas organizações. A proposta em curso sinaliza para o potencial de melhor compreender a atuação dos cooperados em diferentes realidades e ramos de atividade, criando condições para repensar os processos decisórios das cooperativas ou melhorá-los, podendo resultar em contribuições tanto teoricamente quanto empiricamente para o desenvolvimento de novas metodologias e novas frentes de agendas de pesquisas sobre o desempenho de associações cooperativas e para melhorar as condições materiais que visem amenizar a incidência do viés da ignorância pluralística nos processos decisórios deste tipo de organização. A originalidade do trabalho está na importância dada aos aspectos comportamentais das deliberações coletivas, cujo estudo se mostra relevante para o desenvolvimento e a consolidação deste tipo de organização.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
08/09/2018-30/09/2021
Alcindo Neckel
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
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Currículo
Título do Projeto:
atual situação ambiental dos cemitérios da cidade de passo fundo/rs - brasil
Resumo:
Os cemitérios provocam impactos significativos sobre o meio ambiente. Alguns cemitérios no Brasil, estão em sua quinta camada de sepultamentos. Isso pode cada vez mais se tornar um fator contaminante, sendo que, após o falecimento de um indivíduo da espécie humana, a matéria passa a sofrer ações de bactérias e enzimas, destruindo gradualmente os tecidos que se transformam em gases, sais e líquidos. A caracterização da atual situação de contaminação, para possível adequação ambiental será de extrema importância para o município de Passo Fundo (RS) e outras principais cidades do Rio Grande do Sul, é até mesmo para todo o Brasil. Sendo assim, o objetivo geral desta proposta de pesquisa é avaliar a posição geográfica dos cemitérios estudados em relação a sobreposição geográfica dos recursos hídricos, considerando, a degradação arquitetônica sobre o quantitativo dos túmulos, e a possível contaminação do solo por metal pesado nos cemitérios urbanos da cidade de Passo Fundo/RS - Brasil. O Grupo de Pesquisa Sociedade, ambiente e impactos ambientais urbanos, sobre a linha de pesquisa: Impactos Ambientais Urbanos, desenvolverá o diagnóstico da atual situação ambiental de quatro cemitérios urbanos da cidade de Passo Fundo, por meio do mapeamento dos cemitérios urbanos, com a aplicabilidade do Geoprocessamento contemplando o perímetro geral dos cemitérios e verificando as características de conservação dos túmulos para a elaboração de um banco de dados que contenha informações sobre metais pesados, aliada às seguintes variáveis: tempo e tipo de sepultamento, nível de permeabilidade do solo, nível de contaminação por metais pesados e aplicabilidade da geoestatística para análise dos resultados. Os resultados do estudo proporcionarão o uso de novas tecnologias aplicadas ao geoprocessamento e análise de dados geoestatísticos para à avaliação do ambiente; estabelecimento de parcerias com a Secretaria de Meio Ambiente da cidade de Passo Fundo (RS) para consolidação e divulgação do estudo desenvolvido dentro deste projeto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); desenvolvimento, junto aos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da IMED, percepções e capacitações para a compreensão da problemática e desenvolvimento do projeto (Atual situação ambiental dos cemitérios da cidade de Passo Fundo/RS - Brasil), criando um diferencial na sua formação acadêmica, guiando este profissional para um mercado de trabalho competitivo, que exige cada vez mais formações multidisciplinares, assim como a proposta deste projeto, que envolve questões ambientais e sociais, dentro do contexto urbano; desenvolvimento de argumentos poderá orientar o desenvolvimento de políticas públicas, reforçando assim, a oportunidade da adequação local baseada no controle ambiental dos cemitérios. A participação em eventos científicos ao longo do projeto, bem como a concepção de trabalhos acadêmico-científicos possibilitará aos discentes e pesquisadores envolvidos o aperfeiçoamento e a estruturação das ideias para concepção de um projeto, preparando o aluno para uma futura carreira acadêmico-científica.
Instituição/UF/País:
Fundação Meridional - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Alcineia Conceição Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
óxidos ternários nanoestruturados a base d e ce e fe aplicados a oxidação seletiva de hidrocarboneto
Resumo:
O projeto propõe a busca de catalisadores para a geração de valiosos produtos usados em química fina, via reações oxidação seletiva dos hidrocarbonetos. Tal proposta insere-se no contexto de síntese, caracterização e avaliação de catalisadores para conversão de hidrocarbonetos de baixo valor agregado (etilbenzeno, estireno, benzil álcool), em intermediários químicos valiosos para a indústria, através do estudo das reações de oxidação catalítica dos referidos hidrocarbonetos. De acordo com a proposta, pretende-se aumentar a seletividade de catalisadores contendo ferro e cério a benzaldeído, epóxido de estireno e ácido benzóico, bem como melhorar a resistência dos catalisadores à desativação, através de estratégias de síntese. Esta proposta insere-se no contexto do desenvolvimento científico e tecnológico do país, por possibilitar a produção de um material com perspectivas de uso em plantas industriais e fortalecer a cooperação entre pesquisadores e formar recursos humanos na área de química e engenharia química Este fato, associado àquele da equipe já ter realizado testes preliminares com a reação e, portanto, já possuir experiência no tema, permite se esperar a apropriação competitiva dos resultados num prazo de 3 anos. Há poucos trabalhos na literatura aberta que investigaram a aplicação de sólidos nanoestruturados à produção de benzaldeído, epóxido de estireno e ácido benzóico, via transformação catalítica de hidrocarbonetos (etilbenzeno, estireno, benzil álcool), dado ao desenvolvimento recente do processo. A proposta do projeto é viável e a sua execução está assegurada pela necessidade das indústrias petroquímicas em agregar valor aos hidrocarbonetos de baixo valor comercial, bem como a infra-estrutura a ser melhorada na Universidade Federal do Ceará (UFC), com a aquisição dos materiais solicitados no projeto. Adicionalmente, ressalta-se a experiência da equipe no tema do projeto e a participação de pesquisadores externos à UFC.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Alcione Aparecida de Almeida Alves
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Sanitária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
reator de leito fixo com energia solar fotovoltaica empregado na remoção de agrotóxicos da água de abastecimento público em área rural
Resumo:
Em virtude da detecção de agrotóxicos nas águas utilizadas para o consumo humano e considerando os seus efeitos deletérios à saúde humana, o emprego de tecnologia avançada, como a adsorção em reator de leito fixo (RLF) tem contribuído para a potabilização de água no país. Na atualidade, o RLF tem sido - em alguns raros casos no país - instalado em Estação de Tratamento de Água (ETA), a qual contempla o abastecimento público área urbana, ou seja, a população e os áreas rurais que possuem contato direto com a exposição de agrotóxicos não são contemplados por esta, ou por quaisquer tecnologias capazes de remover agrotóxicos das águas de consumo. Como forma de possibilitar a aplicação da referida tecnologia e maximizar a eficiência energética durante a potabilização de água, a energia solar fotovoltaica torna-se uma alternativa promissora, quando acoplada ao RLF. Nesse contexto, o objetivo deste projeto de pesquisa consiste em construir e avaliar a potencialidade de um RLF com energia solar fotovoltaica (ESF) empregado para a remoção de agrotóxicos da água de abastecimento público em área rural. Assim, essa pesquisa será conduzida em cinco etapas distintas, correspondentes a: (i) analisar águas utilizadas para o abastecimento público rural em municípios (26 ao total) da Região das Missões no Estado do RS, para identificar a contaminação por agrotóxicos e elencar uma propriedade rural cuja a contaminação tenha sido confirmada para a instalação do RLF-ESF; (ii) validar o procedimento analítico de detecção de agrotóxicos em água de abastecimento público, por meio da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência acoplada a Espectrofotômetro de Massa, de acordo com as exigências das aplicações analíticas de seletividade, linearidade, intervalo, precisão, exatidão, limite de detecção e limite de quantificação (iii) realizar a caracterização física, química e estrutural de um adsorvente comercial proveniente do epicarpo de babaçu (Orbignya phalerata) em comparação a um adsorvente de baixo custo e de aquisição na propriedade rural (Luffa Cylindrica), para fins de determinação do melhor custo benefício e por fim; (iv) confeccionar e avaliar a performance de um RLF com painel solar fotovoltaico acoplado a controlador e bomba e com capacidade de potabilização de até 2.000 L de água por dia. Com a associação desses resultados, pretende-se indicar parâmetros de dimensionamento de RLF para remoção de agrotóxicos de águas de consumo humano e passível de ser implantado em área rural.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Fronteira Sul - SC - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Alcyr Alves de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
realidade virtual para reabilitação neurocognitva e motora na sarcopenia e na doença de parkinson
Resumo:
Nos últimos anos a população de idosos tem crescido em todas as partes do mundo. Com a melhoria das condições de saúde oferecidas mesmo em condições mínimas, os índices de mortalidade caem e com isso a sobrevivência até uma faixa etária superior aumenta. Os estudos na área da saúde de maneira geral têm focado nos prejuízos possíveis do envelhecimento, tanto cognitivos e sociais quanto físicos. Descrevendo melhor o envelhecimento é possível criar melhores condições de tratamento e intervenções mais apropriadas para suas necessidades. Com este foco, o estudo de programas de atividade física, dietária, e cognitiva para a, assim chamada, "terceira idade" têm sido traduzidas como aplicações de novas tecnologias para a manutenção da saúde física e mental. O emprego de realidade virtual imersiva tem sido um dos avanços recentes mais óbvios para a reabilitação de pacientes com dificuldades motoras e, principalmente, psicológicas. Sendo um tipo de tecnologia que explora o efeito perceptual de imersão visual, a realidade virtual permite a construção de ambientes para o desenvolvimento de tarefas, treinamento e aprendizagem de atividades específicas para diferentes tipos de condições. Neste estudo serão disponibilizados ambientes virtuais criados especificamente para pacientes com dois tipos de dificuldade motoras: sarcopenia e doença de Parkinson. O foco do estudo será observar as possíveis alterações cognitivas e motoras produzidas por treinamentos nestes ambientes virtuais.
Instituição/UF/País:
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Aldair da Silva Guterres
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
enfrentamento e controle da obesidade no âmbito do sus no estado do pará
Resumo:
A Atenção Básica de Saúde para a abordagem do paciente com obesidade tem como objetivo desenvolver um conjunto de ações para promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, oferecendo respostas as necessidades dos pacientes dando resolutividade aos problemas de saúde com alto conhecimento, mais baixa densidade de equipamentos, usando de todos os preceitos de funcionamento do SUS. No entanto, percebe-se a necessidade de uma rede muito mais complexa de saberes, serviço e instituições para elucidar os problemas de saúde mais prevalentes da sociedade. Esta proposta tem por objetivo construir uma rede interinstitucional de combate à obesidade no estado do Pará para subsidiar a PNAN nas três esferas do governo, nos três níveis do SUS e no tripé da Universidade de ensino, pesquisa e extensão.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
30/11/2018-31/03/2021
Aldemir Aparecido Cavalini Junior
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Mecânica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise do comportamento dinâmico e atenuação de vibrações de máquinas rotativas suportadas por mancais hidrodinâmicos
Resumo:
Existem diversas aplicações onde máquinas rotativas suportadas por mancais hidro-dinâmicos operam em altas velocidades, como é o caso de turbinas a vapor. Estes rotores comumente atraves-sam velocidades críticas durante procedimentos de partida ou parada, levando o sistema a amplitudes de vibração indesejáveis. Nestas condições, a ocorrência de falhas catastróficas causadas pela propagação de trincas é intensificada. Assim sendo, nos últimos anos, um esforço significativo vêm sendo dedicado ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de mecanismos capazes de atenuar as vibrações indesejáveis de rotores. As técnicas de controle semiativas representam uma alternativa interessante. Os amortecedores dotados de fluído magnetoreológico são um exemplo de sistema semiativo, onde o amortecimento através da variação da sua viscosidade a partir da aplicação de um campo magnético. Neste contexto, este projeto de pesquisa visa a compreensão e a investigação dos fenômenos dinâmicos associados a máquinas rotativas suportadas por mancais hidrodinâmicos, equipadas com amortecedores de fluído magnetoreológico para a atenuação e controle de vibrações indesejadas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Aldenir Feitosa dos Santos
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
educando pela pesquisa numa abordagem ambiental
Resumo:
O fortalecimento da cidadania através da difusão científica serve como instrumento de integração dos diversos saberes, propondo reflexões e articulação entre ciência, educação, linguagem e comunicação que permitem a compreensão e domínio públicos sobre a Ciência, Pesquisa, Tecnologia e Inovação. Neste contexto, de geração do saber científico, as escolas são ambientes multiplicadores de conhecimento para a sociedade, visto que os professores e alunos ao desenvolverem a criticidade e a busca pelo conhecimento, através de resoluções de problemas loco-regionais, extrapolam para além dos muros da academia, de forma aplicada os conteúdos curriculares apreendidos durante a sua formação de ensino-aprendizagem. Dessa forma, ações como o Educar pela Pesquisa, além de estimular o aprender a aprender, compreender e intervir na realidade, possibilitará a descentralização dos saberes, visto que as IES irão as escolas estimulando à pesquisa, aprendizagem e inovação em escolas públicas da capital e do interior de Alagoas, promovendo a formação de agentes multiplicadores de importância na integração EDUCAR PELA PESQUISA. Um tema transversal e de caráter interdisciplinar é a Educação Ambiental (EA) através da sustentabilidade, trazendo uma nova forma de ler a realidade e de como atuar sobre ela. Através dessa temática é possível o surgimento de novas propostas educativas, visões de mundo, e um ambiente propício para desenvolver diversas políticas de ensino e aprendizagem, a partir de atitudes, além de informações e conceitos, para que todos os educandos possam compreender que o ser humano não é uma peça isolada do meio ambiente em que vive, mas ele está integrado ao mesmo. Partindo disso, a proposta deste projeto de Feira de Ciências do Estado de Alagoas (FECEAL: educando pela pesquisa numa abordagem ambiental) é promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Estado de Alagoas, através da valoração de ações de educação ambiental que estimulem a melhoria da qualidade de vida da população em geral e o desenvolvimento sustentável. Para alcançar os referidos objetivos serão realizadas as atividades que promovam de forma lúdica, criativa, contextualizada, a integração entre alunos, professores e pesquisadores do ensino básico, técnico de escolas públicas e do ensino superior, da capital e do interior do estado de Alagoas, juntamente com a comunidade. As referidas atividades serão desenvolvidas em 5 etapas distribuídas entre as escolas, os Institutos Federais, a Universidade Estadual de Alagoas Uneal, Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas Uncisal, Universidade federal de Alagoas - Ufal e o Centro Universitário Cesmac, que mais uma vez atua como instituição executora da proposta e, a ONG SOS Caatinga. Basicamente as etapas se constituem em: Na 1ª etapa ocorrerá preparação dos graduandos das IES participantes da FECEAL, para atuarem como agentes multiplicadores através do Programa de Residência Pedagógica e do incentivo à docência; Formação continuada para docentes da educação básica, através de palestras e oficinas. Na 2ª etapa, ocorrerá experimentação no ensino básico e técnico com a produção de trabalho finalizado e/ou projeto inovador; Atividade de mostras de vídeo através da produção de vídeos com temática ambiental. Na 3ª etapa será realizada a Feira de Ciências na Escola no qual haverá exposição dos trabalhos finalizados e/ou projeto inovador, exposição SOS Caatinga e portas abertas (Cesmac, Uncisal, Uneal e Ifal); A FECEAL com a Exposição de Iniciação Científica , Núcleo de Robótica, Científica-digital e apresentações artísticas e culturais. Na 4ª etapa ocorrerá a vivência dos cursos de graduação, nas clínicas e laboratórios, através da Visitação às clínica-escolas e laboratórios das IES; Vivência no núcleo de robótica através do desenvolvimento de projetos inovadores; Vivência de pesquisa nas IES através do desenvolvimento de parte de suas atividades de pesquisa nos espaços laboratoriais e/ou de clínicas das IES. E por fim, na 5ª etapa ocorrerá a Implementação das bolsas, acompanhamento dos projetos, apresentação dos resultados finais e prestação de contas.
Instituição/UF/País:
Centro Universitário CESMAC - AL - Brasil
Vigência:
15/01/2021-31/01/2023
Aldenir Feitosa dos Santos
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira
Resumo:
O fortalecimento do processo educativo requer que todos da comunidade escolar se responsabilizem por um ensino de qualidade, desenvolvendo habilidades e competências que propiciem ao estudante vivenciar a escola como um local onde se aprende e se constrói o conhecimento, no qual este é importante ator. Nesse contexto, destaca-se a importância da melhoria da qualidade do ensino de ciências no ensino básico e técnico através da popularização e divulgação do conhecimento científico e tecnológico. Um meio de ligar ciência e tecnologia ao ensino básico e técnico é através da inteligência artificial, utilizando filmes, desenhos, jogos interativos e buscas em websites. Além de criar meios de aproximação entre as escolas e universidades, uma vez que estas atuam como as principais produtoras de ciência e tecnologia no Brasil, e tem utilizado da inteligência artificial no ensino e na pesquisa. Dessa forma, a associação entre Universidade e escola promoverá o desenvolvimento de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes e discentes de caráter interdisciplinar e inovador, concebendo um movimento enriquecedor, mútuo e contínuo, sendo um espaço excepcional para consolidar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A proposta deste projeto de Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do estado de Alagoas (SNCT-AL) é promover a melhoria da qualidade do ensino de ciências (Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Educação Tecnológica), através da divulgação do conhecimento científico e tecnológico, sua interiorização e consolidação. Para isto, se desenvolverá atividades nas modalidades Exposição de CT&I, Seminário ou Ciclo de Palestras e Seminários, Amostra de Vídeos e Portas Abertas, que ocorrerão em escolas públicas e privadas, com ações distribuídas entre a capital e o interior do estado, bem como, no Centro Universitário Cesmac IES executora da proposta de SNCT/AL 2020 (Campus Maceió e Unidades do Sertão e Agreste), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Uncisal, Universidade Estadual de Alagoas Uneal (Campus Arapiraca), Universidade Federal e Alagoas Ufal (campus Maceió), e Instituo Federal de Alagoas - Ifal (Campi Maceió, Coruripe, Satuba e Murici). O presente projeto terá abrangência estadual, contemplando 14 municípios do estado de Alagoas, nas mesorregiões Zona da Mata, Agreste e Sertão. Estão envolvidas no projeto 22 escolas públicas distribuídas entre municipais e estaduais. A proponente possui experiência em organizações de eventos dessa natureza, realizando em 2018 a I Feira de Ciências Sustentabilidade Ambiental, suas ideias, nosso futuro e o II Congresso de Estudos sobre o Meio Ambiente - CEMEIA (https://doity.com.br/feira-de-ciencias-cesmac#about) e em 2019 o IX Encontro Científico Cultural -ENCCULT (https://www.enccult.org/) e I ELUNEAL Encontro de Licenciaturas na Universidade - PIBID e RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Instituição/UF/País:
Centro Universitário CESMAC - AL - Brasil
Vigência:
22/10/2020-30/04/2021
Aldenir Feitosa dos Santos
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Serviço Social
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
feira de ciências do estado de alagoas: integrando ensino e pesquisa
Resumo:
Na educação atual, apesar das propostas destinadas à prática de ensino pedagógico, como a interdisciplinaridade, é comum ver nas escolas, um ensino meramente baseado em métodos sistemáticos e disciplinares, geralmente limitando-se aos livros didáticos e a fala majoritária do professor, sem que haja uma participação ativa do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, promover a prática científica no processo de ensino e aprendizagem, induzindo o compartilhamento de conhecimento científico, por meio da realização de eventos científicos gratuitos, como feiras de ciências e mostras científicas, que oportunizam a observação, o questionamento e a compreensão da realidade social, é fundamental para a formação educacional do aluno e para a popularização da ciência. Dentro deste contexto, a proposta deste projeto de Feira de Ciências do Estado de Alagoas FECEAL/Cesmac, tem como objetivo promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Estado de Alagoas, através da valoração de ações de comunicação da Ciência que estimulem a implementação de práticas interdisciplinares promotoras de interação com o público e, a interiorização de ações de popularização da Ciência. Para alcançar os referidos objetivos serão realizadas atividades que promoverão de forma lúdica, criativa e contextualizada, a integração entre alunos, professores e pesquisadores do ensino superior e das escolas, juntamente com a sociedade como um todo. O projeto foi dividido em 5 etapas distribuídas entre instituições de ensino superior, básico e técnico do estado de Alagoas, inseridas nos municípios de Arapiraca, Belém Coruripe, Feira Grande, Maceió, Major Isidoro, Palmeira dos Índios, Piaçabuçu, Pilar, Satuba, São Sebastião, Santana do Ipanema, Tanque Darca e Taquarana, representativos das regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão. Como instituições de ensino superior fará parte da proposta o Centro Universitário Cesmac (campus Maceió e Palmeira dos Índios) e a Universidade Estadual de Alagoas UNEAL (campus Arapiraca e Santana do Ipanema). Como instituições de ensino básico e /ou técnico fará parte da proposta o Instituto Federal de Alagoas IFAL (campus Maceió, Satuba e Coruripe), e 22 escolas públicas municipais e estaduais, sendo 6 em Arapiraca, 1 em Belém, 1 em Feira Grande, 5 em Maceió, 1 Major Isidoro, 1 em Palmeira dos Índios, 1 em Piaçabuçu, 1 em Pilar, 2 em Santana do Ipanema, 1 em São Sebastião, 1 em Tanque Darca e 1 em Taquarana. As etapas para presente proposta se dividem em: Etapa 1. Preparar os graduandos do Cesmac e da UNEAL para atuarem como agentes multiplicadores da importância da pesquisa no aprendizado de Ciências e na formação do indivíduo, contribuindo com a formação continuada do professor da escola, para que o mesmo também possa atuar, nas escolas, como agente multiplicador da importância da pesquisa no Ensino Básico EB; Etapa 2. Incentivar a pesquisa nas escolas de ensino básico e técnico através da implementação de ações que favoreçam a integração de ensino e pesquisa, ao mesmo tempo estimulando as práticas interdisciplinares promotoras de interação com o público; Etapa 3. Promover eventos e ações de popularização da Ciência que estimulem a curiosidade científica e o pensamento crítico, contribuindo para a divulgação do conhecimento, considerando as especificidades locais, com o intuito de estimular trabalhos e projetos inovadores das escolas (produtos de pesquisa dos escolares sob tutela dos graduandos) e das IES envolvidas na proposta da FACEAL-Cesmac; Etapa 4. Proporcionar para os escolares a vivência no Centro Universitário Cesmac e na UNEAL, com o desenvolvimento dos projetos de Iniciação Científica Júnior - ICJ e realizações de incursões nos espaços das IES, para estimular às ações de pesquisa nas escolas como ferramenta metodológica para o ensino de ciências e Etapa 5. Promover a implementação das bolsas ICJ bem como o acompanhamento dos projetos. Os eventos científicos serão de livre participação para as escolas das redes pública do Estado e dos municípios e para a sociedade. Alunos e professores do ensino fundamental, médio e técnico, de escolas públicas da rede pública poderão se inscrever para a apresentação de trabalhos e participação nas demais atividades contempladas neste projeto. O evento será amplamente divulgado por meio físico e pelas redes virtuais, para que contemplar o maior público possível. Como resultados esperados pela presente proposta, espera-se que possam ocorrer interações e trocas de experiências entre os alunos das escolas de ensino básico e/ou tecnológico de Alagoas e os alunos do Centro Universitário Cesmac e UNEAL e como consequência dessa proposta, vislumbra-se que a Ciência, Inovação e Tecnologia no estado de Alagoas possa alcançar novos patamares de crescimento, favorecendo o contato direto com a sociedade civil com jovens talentos, para aumentar a divulgação de ideias e valorar a importância da pesquisa científica e suas aplicações.
Instituição/UF/País:
Centro Universitário CESMAC - AL - Brasil
Vigência:
07/01/2020-28/02/2022
Aldiéris Alves Pesqueira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Odontologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeito de diferentes protocolos de polimento e repolimento de consultório (intra-oral) nas propriedades físicas-químicas, mecânicas e biológicas (formação de biofilme) de cerâmica para o sistema cad/cam após simulação in vitro de 3 e 6 anos de uso clínico
Resumo:
O melhor método para atingir uma superfície lisa das cerâmicas odontológicas é uma questão de controvérsia, devido à falta de um protocolo estabelecido na literatura. Atualmente, há o questionamento se os kits de polimento para consultório resultam em um acabamento e polimento superior ou semelhante ao obtido com o glaze, sendo esta questão de suma importância. Principalmente para restaurações realizadas por meio do sistema CAD/CAM em consultório, onde cirurgião-dentista fica encarregado do acabamento final e polimento das mesmas, que pode ser realizado antes e após a cimentação. Dessa forma, o presente estudo terá como objetivo avaliar as características físicas, químicas, mecânicas e biológicas (formação de biofilme) da cerâmica de dissilicato de lítio para sistema CAD/CAM, submetida a diferentes protocolos de polimento e após diferentes ciclos de envelhecimento térmico com e sem repolimento. Serão confeccionados 204 espécimes de dimensões 14x4x1,2mm para os ensaios físico-mecânicos e 63 espécimes de dimensões 10x10x1,5mm para os ensaios biológicos, divididos em 07 grupos de acordo com os polimentos realizados em suas superfícies e ciclos de ciclagem térmica (CT). Três sistemas de polimento serão avaliados: (Glaze, Kit de polimento Ceramisté (Shofu) e Kit de polimento OptraFine (Ivoclar)); envelhecidos por meio de diferentes testes: T0 - armazenamento em água destilada por 24 horas (Controle); T1 - após 21.900 ciclos de 5 e 55oC por 30 segundos de CT; T2 - após 43.800 ciclos de CT e T3 - após 21.900 ciclos de CT + repolimento dos espécimes + 21.900 ciclos de CT. Serão consideradas 7 variáveis de resposta: (1) topografia superficial, (2) resistência flexural, (3) módulo de elasticidade, (4) quantificação de células cultiváveis (CFUs) do biofilme, (5) quantificação de biomassa total (CV) do biofilme, (6) atividade metabólica das células do biofilme (XTT) e (7) estrutura do biofilme (MEV). Os dados quantitativos serão submetidos à análise estatística mais apropriada com nível de significância de 5%.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Aldina Maria Prado Barral
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
ferramentas simples para diagnóstico e prognóstico da covid-19 no sus utilizando sintomas e saturação de oxigênio
Resumo:
Investigaremos as características clínicas dos pacientes com COVID-19 para desenvolver escores simples de diagnóstico e prognóstico para apoio na triagem dos pacientes com sintomas respiratórios e para orientar o prognóstico. Essas ferramentas serão para ampla utilização no SUS mesmo após curva inicial da epidemia, com a qual deveremos lidar por pelo menos mais dois anos. Aplicaremos métodos modernos e robustos de análise de dados, como rede neural e aprendizado de máquina (machine learning), para criar ferramentas clínicas precisas, repetindo estratégias de sucesso desenvolvidas pela nossa equipe e por outros pesquisadores, em síndromes febris virais. Tal estratégia é de grande importância considerando a rapidez como a COVID-19 propagou-se no mundo, impondo desafios especialmente para identificação precoce dos doentes e, entre esses, daqueles que necessitarão de internamento hospitalar. O diagnóstico laboratorial por PCR para identificar a infecção nos primeiros dias não está sendo realizado em massa pela escassez de kits para detecção molecular e necessidade de equipamento sofisticado. Por outro lado, os testes sorológicos disponíveis atualmente têm melhor desempenho após a segunda semana de sintomas, com pouca vantagem como estratégia para evitar disseminação do vírus. Adicionalmente, afora os fatores de risco de mortalidade, não é possível identificar precocemente o perfil clínico dos casos que irão necessitar de cuidados hospitalares. Para diagnóstico rápido e prognóstico de internamento é preciso criar ferramentas de vigilância que envolvam aspectos clínicos iniciais da doença. Essas ferramentas são factíveis considerando que, embora muitos sintomas de COVID-19 se assemelham a de outros quadros virais, há peculiaridades na apresentação clínica, como as alterações de olfato e de paladar. Com início precoce (em média 4 dias), essas alterações sensoriais foram descritas entre 45% a 86% dos casos de COVID-19, com alta especificidade, por tratar-se de sintomas incomuns em outras viroses. A associação dessas alterações sensoriais com outros sintomas da frequentes de COVID-19 infecção resultará em um escore diagnóstico de boa acurácia. Na avaliação de marcadores de prognóstico, além dos sintomas pretendemos analisar a taxa de oxigenação do sangue utilizando oximetria de pulso, uma medida indireta e simples para acessar a função pulmonar que tem sido utilizada em outros modelos de predição de infecção respiratória. Pretendemos realizar um estudo com 1200 pacientes testados para SARS-CoV-2 e outras viroses por PCR e/ou sorologia, aplicando questionário em dois momentos nos primeiros 30 dias de sintomas. Serão investigados presença e duração da manifestação clínica, condições coexistentes, uso de medicamentos, valor da oximetria e internamento hospitalar relacionado a COVID-19. Adicionalmente, em um grupo de pacientes positivos, pretendemos caracterizar e confirmar as queixas de alterações de olfato e paladar utilizando testes específicos. As características clínicas serão analisadas por árvore de decisão e análise multivariadas para derivação dos escores clínicos de risco de infecção e de internamento. Os escores serão derivados e validados em populações de diferentes estados e submetidas ao mesmo protocolo de avaliação. Os produtos desse estudo, duas ferramentas clínicas simples, de fácil utilização e aplicação sem custo adicional ao sistema de saúde, poderão ser utilizadas no contexto do SUS pela equipe de saúde de atenção primária. Esses escores serão especialmente úteis no período pós-epidemia considerando a necessidade de criar prioridades de atenção à saúde e de vigilância de novos surtos da doença num cenário de a escassez de recursos financeiros.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - BA - Brasil
Vigência:
17/08/2020-16/09/2022
Aldo Ângelo Moreira Lima
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
matriz de cartões taqman e cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas aplicadas ao controle e profilaxia de resistência aos antimicrobianos em bactérias gram-negativas no hospital universitário em fortaleza, ce, brasil
Resumo:
Este estudo irá desenvolver e inovar novos métodos moleculares para o controle e combate em isolados amostrais de bactérias Gram-negativas (GNB) adquiridas na unidade de terapia intensiva (UTI) e resistentes aos antimicrobianos beta-lactâmicos e fluoroquinolonas em uso no Hospital Universitário em Fortaleza, CE, Brasil. Métodos: Amostras adquiridas na UTI serão utilizadas para culturas automatizadas para GNBs e os isolados serão utilizados para os testes de susceptibilidade aos antimicrobianos (MIC) por micro diluição em caldo de cultura utilizando técnicas do Instituto de Padrões Clínicos e Laboratoriais (CLSI) no período de 2019-2021. As GNBs isoladas e com fenótipos de resistências em Acinetobacter baumannii, Klebsiella spp., Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli e Enterobacter spp. serão examinadas quanto aos genótipos dos genes de resistências para os beta-lactâmicos, incluindo penicilinas, cefalosporinas, monobactâmicos, carbapenemas, e fluoroquinolonas utilizando da tecnologia inovadora de Placa de Micro-Ensaio TaqMan, que pode identificar e quantificar, simultaneamente, a expressão de pelo menos 48 genes de resistência por PCR em tempo real. As linhagens clonais destas cepas de bactérias serão realizadas através da técnica de tipagem de sequência multilocus (MLST). Além disso, os plasmídeos serão analisados por ensaios de conjugação e tipagem de replicações baseados em PCR e sequenciamento. Em adição, temos a intenção de identificar e quantificar as expressões das principais proteínas de resistências através da cromatografia líquida acoplada ao espectro de massas (LC-MS/MS). Todos estes métodos permitirão, na prática, reduzir o tempo dos diagnósticos, caracterizar os fenótipos moleculares e ampliar os conhecimentos qualitativos e quantitativos dos genes e das expressões proteicas relacionadas aos mecanismos de resistências aos antimicrobianos com alta sensibilidade, especificidade e acurácia. Resultados: Antecipamos que estas metodologias integradas irão ajudar nas práticas da vigilância ativa das infecções intra-hospitalares com melhor custo-benefício, fornecendo informações atualizadas e relevantes para o monitoramento de adequações diretrizes terapêuticas, formulários de antimicrobianos, programas de administrações de antimicrobianos, intervenções de saúde públicas, políticas de controles de infecções e desenvolvimentos de antimicrobianos. Conclusões: Os resultados inovadores deste projeto melhorarão os controles e combates às resistências aos antimicrobianos das infecções intra-hospitalares graves possibilitando atuações preventivas dessas colonizações e infecções em UTIs hospitalares.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
05/10/2018-31/10/2021
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