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Sílvia Cristina Alves França
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Minas
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de processos de beneficiamento mineral com redução no consumo de água e produção de rejeitos pastosos para eliminação de barragens
Resumo:
A demanda crescente por bens de consumo pelas sociedades, somada à queda na qualidade das jazidas, com minérios de menor aproveitamento promove a geração de quantidades cada vez maiores de rejeitos, assim como a necessidade de expansão das estruturas de armazenamento/disposição dos mesmos. Ao mesmo tempo, cresce a frequência dos acidentes ocorridos com as barragens, o que desperta a atenção da comunidade técnico-científica e Governo para a questão da segurança dessas obras e sua operação. Estudiosos e especialistas em construção e monitoramento de barragens apontam para as necessidade de modificação no processo de produção dos rejeitos, destacando que: i) a redução do teor de umidade dos rejeitos para disposição com baixo grau de saturação é o processo mais promissor para redução de riscos e isso se dará pela utilização de operações de desaguamento (espessamento e filtragem), para produção de polpas com alta densidade antes de disposição nas barragens de rejeito; ii) a disposição de rejeitos em forma de pastas é uma vertente relativamente nova, que vem sendo defendida por muitos estudiosos e técnicos, devido à maior segurança operacional; porém, a produção de pastas minerais por espessamento requer, ainda, estudos mais aprofundados de reologia e modelos matemáticas que consigam prever o seu comportamento ante ao bombeamento e empilhamento nas barragens ou áreas de disposição; iii) as operações de desaguamento são importantes, ainda, na recuperação de água de processo e redução do consumo de água nova nas operações de beneficiamento, conferindo maior sustentabilidade à atividade de mineração; além do mais, iv) 47% dos acidentes ocorridos com barragens tiveram como causa principal a liquefação, que é a perda de resistência por deformação, acarretada, principalmente, pela presença de água na massa de rejeito. A produção de rejeitos pastosos e não saturados leva à possibilidade de empilhamento dos mesmos, adotando-se a forma seca de disposição, minimizando a necessidade de barragens de rejeitos convencionais. A vantagem desse tipo de disposição vai além da segurança, atingindo, especialmente, a maximização na recuperação da água contida nos rejeitos. Dessa forma, vislumbra-se nesse projeto uma oportunidade para o Brasil encetar ações de PD&I, de forma a fortalecer a prática do uso de operações de desaguamento nos rejeitos da mineração, para sua disposição de maneira mais segura e ambientalmente mais amigável.
Instituição/UF/País:
Centro de Tecnologia Mineral - RJ - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/05/2021
Sílvia Cristina de Aguiar
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Zootecnia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
própolis verde oriunda do alecrim do campo (baccharis dracunculifolia) como aditivo nutricional na ração de ovinos.
Resumo:
A própolis é um material resinoso coletado pelas abelhas operárias de brotos e secreções de árvores de inúmeras espécies com comprovada ações antimicrobiana e antioxidante. Na nutrição de ruminantes, alguns estudos mostram que a própolis atua de forma semelhante aos aditivos ionóforos, com a vantagem de ser um produto natural. Desta forma, busca-se estudar os efeitos da adição de diferentes doses de extrato seco de própolis verde à ração de ovinos, a fim de estimar o consumo, digestibilidade total, parâmetros ruminais, parâmetros fisiológicos e sanguíneos bem como avaliar o comportamento ingestivo dos animais. Serão utilizados quatro ovinos, machos, castrados, sem raça definida (SRD) com peso vivo médio de 26,0 kg, em delineamento experimental quadrado latino 4×4. A ração experimental será composta de 65% de volumoso (feno de capim Tamani) e 35% de concentrado. Os tratamentos experimentais diferirão com a inclusão ou não da própolis verde na ração dos animais constituindo-se, portanto, em quatro tratamentos: sem adição de própolis (Controle, CON), adição de 200 mg/dia de própolis (PRO2), adição de 400 mg/dia de própolis verde (PRO4) e adição de 600 mg/dia de própolis verde (PRO6). Os ovinos serão submetidos a um ensaio de digestibilidade, adotando-se o método de coleta total das fezes e urina. Para avaliação dos efeitos dos aditivos nos parâmetros ruminais, no último dia de coleta de cada período experimental será realizada a amostragem do líquido ruminal, com cinco coletas por animal, nos seguintes horários: 0 (antes da primeira alimentação), 3, 6, 9 e 12 horas (após a primeira alimentação da manhã). O comportamento ingestivo de cada ovino será determinado, visualmente, em intervalos de cinco minutos (amostragem scan), durante 24 horas, para determinação do tempo despendido em ócio, alimentação e ruminação. Para a avaliação dos parâmetros fisiológicos e variáveis climáticas, estas serão realizadas durante três dias de coleta e em dois horários no período matutino (07 h e as 11 h) e no período vespertino (13 h e 17 h). Para a avaliação dos parâmetros sanguíneos, serão coletadas amostras de sangue em cinco horários diferentes (0, 3, 6, 9 e 12 horas após a 1ª alimentação) para determinação do hemograma completo, glicose e ureia. As variáveis estudadas serão submetidas a análise de variância e regressão considerando 5% de probabilidade. Assim sendo, o uso de um aditivo nutricional natural na alimentação de ruminantes poderá ter um impacto positivo no desenvolvimento do agronegócio nacional, pela melhoria do status da saúde dos animais, como também na produção e qualidade e na inocuidade de seus produtos, atendendo as exigências dos consumidores e colaborar futuramente com uma participação mais efetiva no mercado internacional.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado de Mato Grosso - MT - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Silvia Eloiza Priore
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
fatores associados à deficiência de iodo na população rural
Resumo:
O iodo é um micronutriente essencial para o organismo humano, e é utilizado para a síntese de hormônios tireoidianos. Estes hormônios desempenham papéis importantes, pois atuam no crescimento físico e neurológico e na manutenção do fluxo normal de energia. Populações que vivem em áreas deficientes em iodo apresentam maior risco de desenvolver distúrbios causados pela deficiência desse mineral, e cujo impacto sobre os níveis de desenvolvimento humano, social e econômico são muito graves. A Pesquisa Nacional para Avaliação do Impacto da Iodação do Sal (PNAISAL) realizada com escolares com idade entre seis e 14 anos, detectou maior prevalência de deficiência de iodo em escolares do meio rural, cerca de 14,1% contra 8,1% de escolares da área urbana. Ademais, poucos estudos abordam a prevalência de deficiência de iodo na população acima dos 20 anos de idade. Neste sentido, este estudo tem o objetivo de analisar os fatores associados à deficiência de iodo na população adulta e idosa do meio rural. Trata-se de um estudo transversal a ser desenvolvido no meio rural da Zona da Mata Mineira, tem como público envolvido adultos e idosos. Será realizada uma descrição deste público com base nas características sociodemográficas, antropométricas, bioquímicas, de disponibilidade e consumo alimentar. As informações socioeconômicas e demográficas serão obtidas a partir da aplicação de questionário semiestruturado. A avaliação antropométrica constará da aferição das medidas de peso, altura e perímetro da cintura. O estado nutricional de adultos e idosos será avaliado por meio do índice de massa corporal, segundo World Health Organization (1998) e Lipschitz (1994), respectivamente. Será calculada a relação cintura estatura (RCE), com a finalidade de verificar presença de risco cardiometabólico, e valores de RCE ≥0,50 serão considerados como presença de risco cardiometabólico, independentemente de sexo e idade. Para avaliar a composição corporal será utilizada a densitometria óssea de dupla energia (Dual-Energy X-Ray Absortiometry, DEXA) para quantificar a massa gorda, óssea, muscular, corporal total e livre de gordura, percentual de gordura e tecido adiposo visceral. Será avaliada a quantidade calórica disponível no domicílio referente aos últimos trinta dias e para o cálculo dessa disponibilidade domiciliar será utilizada uma lista de alimentos comuns ao consumo alimentar da população analisada. Investigar-se-á o consumo alimentar deste público a partir da aplicação do recordatório de ingestão habitual com a finalidade de se determinar o hábito alimentar e verificar o consumo de alimentos processados e ultraprocessados. A partir dos dados de ingestão será calculado o teor de energia, carboidratos, proteínas, lipídios totais, ácidos graxos saturados, fibras, cálcio, ferro, zinco e iodo dos alimentos informados. A adequação dos nutrientes será avaliada segundo Dietary Reference Intakes (DRI), sendo sódio e fibra avaliados por Adequate Intake (AI), demais micronutrientes por Estimated Average Requiments (EAR) e proteína em grama/kg de peso. A distribuição de carboidratos e lipídios será avaliada pela Acceptable Macronutrients Distribuition Range (AMDR). A prevalência de deficiência de iodo será determinada a partir da excreção urinária do mineral que reflete a ingestão do iodo, e serão adotados os pontos de corte dos valores medianos de concentração urinária de iodo estabelecidos pela World Health Organization (2007). Também será analisado o teor de iodo no sal de consumo alimentar e em temperos industrializados e caseiros a partir da técnica recomendada pelo Ministério da Saúde, e as amostras que apresentarem níveis de iodo entre 15 e 45 mg/kg serão consideradas adequadas, de acordo com a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A análise do conteúdo de iodo nos alimentos mais consumidos pela população será realizada por espectrofotometria utilizando-se o método proposto por Sveikina e modificado por Moxon e Dixon (1980). Nesta população do meio rural também será realizada uma caracterização referente à exposição ocupacional e uma avaliação bioquímica da exposição aos agrotóxicos. Sendo realizados exames bioquímicos para avaliação de alterações no plasma, na atividade de enzimas hepáticas e em marcadores inflamatórios para avaliação de possível contaminação por agrotóxicos sendo elas colinesterases totais (ChEs) e acetilcolinesterase (AChE), enzimas que encontram-se diminuídas quando expostas a agrotóxicos organofosforados; aspartato aminotransferase (AST), alanina aminotransferase (ALT), fosfatase alcalina (ALP) e gamaglutamiltranspeptidase (GGT); enzimas marcadoras de lesão hepática; creatinina e uréia para avaliar a função renal; albumina, como marcador inflamatório; proteína total, como marcador de lesão hepática e renal e hemograma completo, para identificação de anemia e infecções. O estudo será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa e a participação dos voluntários na pesquisa somente ocorrerá após a leitura e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados serão digitados em duplicata no Microsoft Excel®, e validados pelo programa Excel para conferência dos dados. A análise dos dados será realizada no programa estatístico Statistical Program for Social Science (SPSS) versão 20.0 e no STATA. Para verificar a normalidade dos dados será utilizado o teste de Kolmogorov-Smirnov. Será realizada análise descritiva dos dados, testes de associações e construídos modelos de regressão para verificar os fatores associados à deficiência de iodo. Será adotado nível de significância menor que 0,05.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Silvia Galvão de Souza Cervantes
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
techninas - ciências e tecnologia para meninas
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
Vigência:
12/08/2019-31/01/2022
Silvia Gonzalez Monteiro
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Medicina Veterinária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
nanovacina nasal contra trypanosoma evansi
Resumo:
Este projeto objetiva testar uma nanovacina nasal em Rattus norvegicus infectados com Trypanosoma evansi. As nanopartículas além de serem utilizadas em técnicas para o diagnóstico e tratamento de doenças, podem ser usadas como vacinas para a entrega de antígenos às células do sistema imunológico, aumentando assim a resposta imune aos patógenos, pois devido ao seu reduzido tamanho, aumentam a interação do antígeno com as células e os fluidos biológicos do hospedeiro e incrementam o período de entrega e liberação desses antígenos. Essas nanopartículas podem ser aplicadas por diferentes vias como a subcutânea e a intramuscular, porém, a forma nasal, além de ser de fácil manuseio, é interessante pois mimetiza a infecção já que a maioria dos patógenos que invadem o organismo de pessoas e animais utiliza a via mucosa e o Trypanosoma pode infectar os hospedeiros dessa maneira. Serão desenvolvidas nanopartículas de PGLA (Ácido lático-co-ácido glicólico) que é um polímero biocompatível e biodegradável carregadas com antígenos do T. evansi obtidos da forma tripomastigota. Um segundo componente, um adjuvante imunodulador chamado de CpG ODN considerado um potente estimulador de TH1 mediador da resposta imune das células T CD8+, será adicionado a vacina para a produção de uma resposta imune protetiva. Após a administração intranasal, acompanharemos por esfregaço sanguíneo diário a parasitemia e no final do experimento os animais serão eutanasiados para coleta de material a fim de verificar se a administração desses antígenos nas vias aéreas foi capaz de induzir resposta humoral com e sem o uso de adjuvantes imunomoduladores. Dessa forma iremos verificar se o uso da vacina nasal com antígeno de T. evansi protege o animal da infecção, se estimula a imunidade dos animais e se há a necessidade do adjuvante para a melhora da resposta imune. Além disso, serão realizados o acompanhamento da parasitemia diária, do período pré-patente, dos parâmetros bioquímicos e hematológicos, da resposta humoral e será realizado o PCR para verificar se houve ou não a eliminação do parasito nos roedores. Este projeto será importante para a continuidade de nossas pesquisas que vem sendo desenvolvidas desde 2005 com esse parasito.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Silvia Helena Paixao Alencar
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Astronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
formação de estrelas e planetas
Resumo:
Neste projeto serão estudados sistemas de estrela e disco jovens, com o intuito de descrever a formação estelar e planetária, assim como a dinâmica da interação disco-estrela, mediada pelo campo magnético estelar. Este projeto de pesquisa é composto de dois sub-projetos: o estudo de campos magnéticos e a análise de aglomerados jovens. No primeiro sub-projeto, utilizaremos os espectro-polarímetros ESPaDOnS e SPIRou para investigar a topologia do campo magnético em larga escala de um conjunto de 120 estrelas jovens em diversos estágios evolutivos, desde protoestrelas embebidas atá as fases finais de sua formação. Aproveitaremos os dados espectro-polarimétricos para buscar planetas gigantes próximos a suas estrelas, os chamados de Júpiteres quentes, com o intuito de entender os processos de formação e migração planetária. Tentaremos também medir o campo magnético de discos de acreção, que exercem papel fundamental na perda de momento angular do sistema e na evolução planetária. O segundo sub-projeto concentra-se na análise de aglomerados jovens, utilizando dados fotométricos de grande precisão e contínuos por meses, obtidos com os satélites Kepler-K2 e TESS. Esses conjuntos de dados são complementados com observações espectroscópicas e permitem estudar os vários fenômenos físicos que atuam em sistemas de estrela e disco em formação. A variabilidade fotométrica e espectroscópica destes sistemas está relacionada com manchas quentes e frias na superfície da estrela, acreção variável, a distribuição de material circunstelar, a dinâmica da interação disco-estrela e a presença de planetas em órbita. Iremos caracterizar estrelas jovens de massas baixa e intermediária e de várias idades, o que permitirá estudar a dependência dos diversos fenômenos físicos em função da massa da estrela, assim como a variação dos processos de acreção e perda de massa à medida que a estrela evolui.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Silvia Inês Dallavalle de Pádua
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
promoção do gerenciamento de processos de negócio (bpm) em organizações de saúde: uma proposta de modelo considerando capacidade dinâmica
Resumo:
A Visão Baseada em Recursos - VBR aborda as capacidades dinâmicas, que são capacidades pertencentes à organização que lhe possibilitam ajustar suas competências para lidar com as demandas ambientais. O sucesso das iniciativas de promoção de gerenciamento de processos de negócio ou Business Process Management - BPM é dependente das Capacidades Dinâmicas, fato ainda pouco abordado em estudos acadêmicos. As organizações ligadas a saúde, como as unidades de Pesquisa Clínica, tem buscado soluções de maneira individual uma vez que ambiente é muito dinâmico e complexo e requer uma equipe multidisciplinar: médico investigador, coordenadores do estudo clinico, participantes da pesquisa (pacientes), enfermeiras e farmacêuticos. As barreiras para conduzir protocolos de pesquisa clínica são universais: complexidade do protocolo, aumento da carga de recursos para coletar e gerenciar esses dados entre outras. O objetivo deste estudo é construir um modelo para a promoção do Gerenciamento de Processos de Negócio em Unidade de Pesquisa Clínica com foco na facilidade de adaptação dinâmica aos desafios operacionais e demandas erráticas. A pesquisa é teórico-empírica e qualitativa com a estratégia de pesquisa-ação. A pesquisa será realizada em quatro fases: (1) Fundamentação teórica; (2) Estrutura analítica do projeto (3) Pesquisa-ação; (4) Proposição do modelo. Com a conclusão da pesquisa, há a pretensão de propor um modelo para a promoção de BPM que contemple a capacidade de adaptação, os papéis e responsabilidades, a integração da gestão dos processos com a gestão de projetos, técnicas e fases de acordo com os principais pressupostos teóricos postulados pela literatura especializada. Espera-se como benefícios contribuir com a fronteira do conhecimento sobre a promoção de BPM em Pesquisa Clínica e Visão Baseada em Recursos RVB e Capacidades Dinâmicas.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Silvia Luzia Frateschi Trivelato
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
elementos da cultura científica nas práticas escolares
Resumo:
Nos propormos a investigar e descrever elementos próprios da cultura científica presentes em práticas e atividades escolares. Inserimos nosso projeto na perspectiva da Alfabetização Científica, reconhecendo os três eixos estruturantes estabelecidos por Sasseron e Carvalho (2008), e damos destaque àquele que se relaciona à compreensão da natureza da ciência, focalizando atividades que ofereçam oportunidade aos alunos de compreenderem como a ciência se desenvolve e de se apropriarem da cultura científica. As propostas de ensino por investigação estão alinhadas com a Alfabetização Científica, na medida em que valorizam a natureza investigativa dos processos de produção de conhecimento científico, promovendo a discussão de ideias, a consideração de evidências e a elaboração de argumentos. Um aspecto bastante destacado no processo é o continuum evidência-explicação, que se baseia no desenvolvimento de critérios epistêmicos que determinam o que é válido na investigação. Neste projeto vamos acompanhar situações escolares em que se desenvolvem sequências de ensino por investigação, em salas de aula de escolas públicas e particulares. Nosso objetivo é descrever e analisar como os estudantes se apropriam de elementos da cultura científica, ou seja, como compartilham construtos conceituais, práticas epistêmicas e ferramentas culturais próprias da ciência em situações de interação, ao longo de sequências de ensino por investigação. Vamos acompanhar o desenvolvimento de sequências de ensino em sua íntegra, e tomar registros das situações de interação professor - alunos, alunos alunos, das ações e anotações do professor, das produções dos aluno, etc. Os dados recolhidos serão sistematizados e organizados para constituir um acervo que servirá não apenas para esta pesquisa, mas também a outras que tenham interesse em estudar situações de sala de aula. No âmbito do presente projeto, um dos objetivos específicos é descrever as interações que ocorrem entre professor e alunos, buscando compreender o papel do professor na construção de significados e no engajamento dos estudantes em processos investigativos. Especialmente voltados para esse objetivo, utilizaremos o sistema analítico construído por Mortimer e Scott (2002 e 2003) e enfoques que a ele se somaram nas metodologia empregada por Ricci (2014) e Rezende (2015). Nos valemos também dos tipos de perguntas propostos por Machado e Sasseron (2012), e nos servimos dessas categorias como potencial indicador das intenções do professor nas etapas investigativas, permitindo relacionar com o engajamento dos estudantes. O segundo objetivo específico do projeto está relacionado à identificação de ferramentas culturais (textos, gestos, inscrições literárias) empregadas no desenvolvimento de conceitos e temas. Nos baseamos em Prain e Tytler (2013) que valorizam a construção de inscrições literárias pelos estudantes, por entender que essa é uma prática que utiliza ferramentas simbólicas e materiais na construção de significados, e por entender que tal prática promove uma aprendizagem epistêmica num determinado campo de conhecimento. Para a análise das diferentes linguagens e ferramentas culturais, teremos como recurso a estratégia metodológica desenvolvida por Rezende (2015), que adotou uma notação própria para viabilizar o registro simultâneo das intervenções orais, dos gestos e das representações visuais que compunham a construção de inscrição literária ao longo de uma aula de biologia. Em mais um objetivo específico, focalizamos a produção de argumentos, tanto do ponto de vista de descrever e analisar as situações e as condições em que tal produção ocorre ou é demandada, assim como nos interessa analisar o próprio argumento produzido. Para isso nos valemos do TAP (Padrão de Argumento de Toulmin) e desdobramentos de análise que esse padrão enseja. Nos interessa também analisar os argumentos como produto de articulações entre evidências e explicações. O último objetivo específico do projeto se refere a um mapeamento das ações da dimensão epistêmica. Para além de um quadro descritivo das situações que serão analisadas, nos interessa avaliar as articulações entre as práticas escolares e as práticas científicas nessa dimensão epistêmica, explorando ainda as particularidade do campo de conhecimento. O trabalho de Kelly (2008) nos dá a base para caracterizar as práticas epistêmicas; já o trabalho de Kelly e Licona (2018) fornece o apoio necessário para que dessas práticas se derivem descritores próprios para cada situação, ou ainda, campo disciplinar e, principalmente, destaca a mudança do sujeito epistêmico (de indivíduo para grupo social relevante). Temos usado esses e outros trabalhos para a constituição de categorias de análise em pesquisas já desenvolvidas, que servem de ponto de partida (SILVA ET AL, 2018, no prelo). O projeto produzirá quatro sínteses analíticas, submetidas na forma de artigos e divulgadas também em congressos da área.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Silvia Márcia Ferreira Meletti
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
escolarização do aluno com deficiência: uma análise dos indicadores educacionais brasileiros.
Resumo:
A pesquisa tem por objetivo analisar o modo como o atendimento educacional para o aluno com deficiência está organizado na educação básica das diferentes regiões geográficas brasileiras em termos de acesso, permanência e da natureza dos serviços educacionais organizados e destinados a esta população. Especificamente busca: identificar e analisar as condições de acesso das pessoas com deficiência à educação cotejando os dados oficiais do poder público sobre incidência demográfica e matrículas na educação básica brasileira; caracterizar e analisar os eventos educacionais sobre as condições de permanência na educação básica das pessoas com deficiência; caracterizar e analisar as condições de acesso e permanência de pessoas com deficiência na educação básica brasileira segundo regiões demográficas e unidades federadas do país. Para tanto, tomamos como unidade de análise a incidência demográfica e os eventos educacionais sobre o acesso e as condições de permanência na educação básica dessa população, tendo como fonte as estatísticas públicas do Censo da Educação Básica de 2007 a 2019, coletadas e divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Silvia Maria Meira Magalhães
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
células supressoras derivadas da linhagem mielóide (mdscs) como reguladoras do processo inflamatório nos pacientes portadores de síndromes mielodisplásicas
Resumo:
As síndromes mielodisplásicas (SMDs) representam um grupo heterogêneo de doenças hematopoéticas que acometem indivíduos com idade superior a 60 anos, têm patogênese complexa que inclui desordem nas vias de sinalização, morte precoce das células progenitoras hematopoéticas (CPH) por apoptose (hematopoese ineficaz) e insuficiência medular. O diagnóstico é baseado nos achados de citopenias isoladas ou combinadas no sangue periférico, na identificação de alterações morfológicas em células hematopoéticas (displasias) e na presença de alterações citogenéticas. Muitos distúrbios envolvendo o sistema imunológico têm sido descritos na SMD por promover o desenvolvimento de inflamação e doença autoimune. Atualmente, uma população de células imunossupressoras de origem mielóide têm sido alvo de estudos em pacientes com câncer. As chamadas MDSCs (células supressoras derivadas da linhagem mielóide) constituem um grupo de células mielóides progenitoras imaturas (iMCs) com características heterogêneas na morfologia, em marcadores fenotípicos e na função celular, diferenciando-se em células mononucleares imaturas como as M-MDSCs e a polimorfonucleares imaturas como PMN-MDSCs. O papel das MDSCs na proliferação do tumor, através da promoção da neovascularização e a invasão dessas células tumorais levando à metástase ainda não está totalmente descrito na literatura. A utilização da imunofenotipagem por citometria de fluxo permite a análise da expressão desses antígenos celulares, identificando quantitativa e qualitativamente expressões anormais relacionadas à linhagem e à maturação celular, evidenciando o aumento de células imaturas com imunofenótipos aberrantes. Diante do exposto, os objetivos desse estudo são avaliar a presença dessas células em pacientes portadores de SMD; comparar os resultados com um grupo de idosos sadios e diferenciar os subtipos de células MDSCs de acordo com a classificação da SMD; avaliar os níveis séricos de interleucinas IL-1, IL-6, IL-10, IL-13; e mensurar o nível de fator de crescimento VEGF nesses pacientes.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Silvia Martins dos Santos
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
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Currículo
Título do Projeto:
xxvi ciência viva
Resumo:
A Ciência Viva é uma feira do conhecimento, realizada anualmente desde 1995 na cidade de Uberlândia-MG, aberto a estudantes da educação básica (fundamental, médio, profissionalizante e da educação de jovens e adultos - EJA) das instituições de ensino do município e completará 26 anos em 2021. O objetivo da feira Ciência Viva é o de divulgação e popularização da Ciência, buscando promover a capacidade criativa e investigativa na construção do conhecimento, estimulando a realização de atividades de pesquisa nas escolas. Nesse sentido, acreditamos poder contribuir para formar estudantes comprometidos com o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade, além de despertar vocações e de revelar capacidades. As atividades são planejadas de forma a envolver a participação de equipes das escolas do município de Uberlândia e região, que serão selecionadas por uma banca avaliadora para apresentar seus trabalhos no evento principal, que deverá contar com a participação de 80 trabalhos. Serão realizadas ações formativas, como minicursos e oficinas, voltadas a professores e estudantes da educação básica interessados em participar da feira, buscando ajuda-los a compreender a proposta da feira e as suas possibilidades de participação, bem como aprender com suas práticas, favorecendo as trocas de saberes e estreitar a relação entre os organizadores da feira e os professores e alunos da educação básica. Além disso, a equipe de pesquisadores e monitores que compõe a comissão organizadora da feira buscará apoiar as ações desenvolvidas pelos professores e alunos nas escolas, buscando continuamente colaborar com esses no desenvolvimento dos trabalhos. Dentre os trabalhos apresentados haverá a seleção de pelo menos um para apresentação em evento de âmbito nacional.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
Vigência:
30/12/2020-31/12/2022
Silvia Midori Saito
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Planejamento Urbano e Regional
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
tecnologias educacionais inovadoras para abordagem interdisciplinar na redução de risco de desastres socioambientais
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - SP - Brasil
Vigência:
12/08/2019-30/11/2021
Silvia Morales de Queiroz Caleman
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
resiliência e sustentabilidade do modelo cooperativo: uma análise da emergência e ciclo de vida de cooperativas agropecuárias do estado de mato grosso do sul
Resumo:
Cooperativas são formas de ação coletiva em que as pessoas, de forma conjunta, buscam executar ações que seriam custosas ou inconcebíveis de se executar individualmente (STAATZ, 1984). De acordo com a OCB (2017), a cooperativa é uma organização mútua, gerida de forma democrática e participativa, com objetivos econômicos e sociais comuns cujos aspectos legais e doutrinários são distintos de outras sociedades. As cooperativas têm sua essência pautada nos princípios historicamente constituídos de Rochdale. Porém, ao longo dos anos, foi necessária adaptação por parte dessas organizações a fim de sobreviverem ao mercado cada vez mais competitivo. Essa adaptação fez com que muitas cooperativas buscassem um modelo alternativo, sem perder sua base tradicional, mas que pudesse torná-las mais competitivas. Esses novos modelos de cooperação são observados no Centro-Oeste do Brasil, especialmente no Mato Grosso, como atestado por Chaddad (2017), sendo denominadas de cooperativas de nova geração. A emergência de novos modelos de cooperativas em áreas de fronteira do agronegócio apresenta algumas particularidades. Ao contrário do sul do Brasil, região onde as cooperativas são de grande porte e formadas por pequenos produtores, no Centro-Oeste observa-se a criação de cooperativas de menor porte que são constituídas por grandes produtores. Essa dinâmica é também observada em Mato Grosso do Sul, cujo cenário de cooperativas agropecuárias apresentou mudanças nos últimos anos. Constata-se a entrada no Estado de cooperativas tradicionais da região Sul-Sudeste do país e a emergência de novos modelos de cooperativas nos moldes do que se observa no Mato Grosso. Como resultado, é natural esperar que cooperativas locais estejam sendo forçadas a rever suas estratégias, de modo a garantir sua participação no mercado. No entanto, algumas cooperativas não são bem-sucedidas e acabam por finalizar suas atividades, enfrentando a dissolução e liquidação da sociedade. Esses fenômenos fazem parte do ciclo de vida das cooperativas, o qual apresenta particularidades em comparação com o ciclo de vida das empresas mercantis, merecendo um olhar atento da academia (COOK, 1995; COOK; BURRESS, 2009). Frente a esta realidade, o tema resiliência e sustentabilidade do modelo cooperativo faz-se pertinente (ROELANTS et al., 2012; BIRCHALL; KETILSON, 2009). A capacidade de resiliência envolve questões relacionadas à inovação, porém quando se fala em inovação, a perspectiva de análise é comumente centrada nos aspectos tecnológicos. Esta pesquisa, por sua vez, investiga as inovações de ordem organizacional que as cooperativas empreendem em prol de sua resiliência e sustentabilidade. Em síntese, busca-se responder à questão sobre como a inovação organizacional contribui para a resiliência e sustentabilidade do modelo cooperativo. Para isso, objetiva-se identificar o papel da inovação organizacional para a resiliência e sustentabilidade do modelo cooperativo agropecuário. Especificamente, busca-se: i) identificar e caracterizar o ciclo de vida de cooperativas agropecuárias; ii) caracterizar os novos modelos de cooperativas agropecuárias no Estado de Mato Grosso do Sul sob a ótica da separação do direito de propriedade, de decisão e de controle e iii) realizar análise comparativa entre os novos modelos emergentes de cooperativas com cooperativas tradicionais. O ciclo de vida das cooperativas, a emergência de novos modelos cooperativos e as estruturas de governança adotadas (relacionadas à alocação dos direitos de propriedade, de decisão e de controle) são as principais dimensões teóricas e analíticas que norteiam este trabalho. Nesse contexto, a pesquisa inova ao fomentar o estudo das inovações organizacionais em sociedades cooperativas. Para tal, esta pesquisa enquadra-se como exploratória, sob uma abordagem qualitativa, desenvolvendo uma análise institucional comparativa. Quanto ao método de procedimento, a pesquisa será operacionalizada sob a forma de estudo multicaso, com foco na governança de seis cooperativas em Mato Grosso do Sul. Este projeto contará com a participação de docentes de instituições parceiras como FEARP (Observatório do Cooperativismo) e RSM/Erasmus University (Roterdã). Com isso, objetiva-se fortalecer parcerias interinstitucionais e internacionais, fomentando novos projetos de pesquisa científica, a formação de mestres e doutores e ampliar a participação do Estado na Rede Brasileira de Pesquisadores do Cooperativismo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Silvia Moreira Ayub Ferreira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo duplo-cego randomizado comparativo do sildenafil no remodelamento reverso do ventrículo direito na insuficiência cardíaca crônica
Resumo:
A insuficiência cardíaca (IC) crônica por disfunção sistólica do ventrículo esquerdo (VE) moderada a avançada associa-se à hipertensão pulmonar (HP) secundária em até 70% dos pacientes. Este aumento crônico da resistência vascular pulmonar pode levar a progressiva disfunção do ventrículo direito (VD). A HP correlaciona-se com pior prognóstico da IC, piores desfechos após implante de dispositivos de assistência ventricular esquerda (DAVE) e o transplante cardíaco (TX). Adicionalmente, a disfunção do VD se correlaciona com pior capacidade funcional, sendo um preditor prognóstico independente melhor que o VO2 de pico. O Sildenafil é um inibidor específico da fosfodiesterase-5, que tem alta especificidade de vasodilatação das arteríolas pulmonares, não reduzindo significativamente a resistência vascular sistêmica. Do ponto de vista clínico-terapêutico, melhora a capacidade funcional e, consequentemente, a qualidade de vida dos pacientes com insuficiência cardíaca. Ainda, seu uso no pós-operatório imediato de pacientes com HP submetidos a implante de DAVE parece reduzir a ocorrência de disfunção de VD precoce. Em nosso estudo serão incluídos pacientes com IC crônica e HP com disfunção biventricular não-isquêmica/não-chagásica e tratamento farmacológico otimizado e estável por 01 mês prévio à inclusão. Pacientes elegíveis serão submetidos a ecocardiograma bidimensional com Doppler colorido transtorácico (ECO) e avaliação hemodinâmica por cateter de Swan-Ganz com prova de vasorreatividade pulmonar. Caso verificada presença de hipertensão pulmonar com gradiente diastólico pulmonar >7 e responsividade vascular pulmonar, serão submetidos a ressonância nuclear magnética (RNM) cardíaca para avaliação de função e massa do ventrículo direito e randomizados para o uso de Sildenafil ou placebo na titulado até uma dose máxima de 150mg ao dia e terão seguimento por 06 meses após o que serão repetidos as medidas hemodinâmicas com Swan-Ganz e a RNM cardíaca. O objetivo primário deste estudo é estudar o efeito do Sildenafil no aumento do VO2 de pico e no remodelamento reverso do VD à partir da redução do índice de massa ventricular direita (IMVD) calculada pela RNM cardíaca em pacientes com disfunção biventricular com HP secundária. Os objetivos secundários são estudar o efeito da estratégia terapêutica empregada em relação à função ventricular direita pelo ECO, medidas hemodinâmicas e os níveis de biomarcadores (BNP, troponina e acetona exalada e micro RNAs) após 06 meses do uso do fármaco. Um tratamento farmacológico que possa reverter total ou parcialmente a disfunção do VD tem potencial de aumento de sobrevida, melhora dos desfechos de TX e de implante de DAVE de longa permanência. Até o presente momento, não temos conhecimento de estudos que tenham avaliado a melhora da função do VD após intervenção com Sildenafil no cenário da IC.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Silvia Nogueira Chaves
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
tecendo composições entre autobiografia, formação, docência e arte na escola
Resumo:
O Projeto Tecendo composições entre autobiografia, formação, docência e arte na escola, consiste em uma proposta de pesquisa-intervenção, que inova nos modos de pensar formação e docência como devir, processos cambiantes que não se deixam aprisionar por um conjunto de regras a serem seguidas, mas que carecem de inventividade para manter o viço, a vitalidade na impermanência do mundo. Tal proposta vem sendo pensada a partir de estudos desenvolvidos em algumas universidades (dentre elas a própria UFPA e a UFSC com quem temos estabelecido parcerias) no campo da formação docente que articulam linguagem, cultura e produção de subjetividade tomando como base narrativas autobiográficas que transversalizam modos de pensar a formação como um processo estético de criação através da arte. A integração/discussão dessas temáticas trazem possibilidades de avanços científicos para a pesquisa no âmbito da formação docente e, por certo, contribuirão para repensar as ideias e ações para a Educação em nosso país. As questões que orientam a investigação que propomos podem ser assim sintetizadas: Que práticas educativas inventivas estão presentes (e talvez marginais) no cotidiano escolar e em seu entorno social? Que contribuições práticas de formação e docência inventivas podem reunir para pensar e enfrentar os desafios sociais, ambientais, culturais e políticos que nos chegam no tempo presente afetando os modos de educar? Como pela arte se pode sacudir a quietude de práticas educativas acomodadas, potencializando a docência como campo de experimentação, reinvenção e não de regulação pedagógica? Atentos a essas indagações objetivamos: Cartografar práticas pedagógicas inventivas presentes no cotidiano da escola básica e seu entorno social instaurando e ampliando permutas entre escola e comunidade, valorizando a cultura local; Experimentar vivências e produções artístico-pedagógicas em processos de formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, particularmente dos anos iniciais de escolarização e de Ciências e Biologia, uma vez que parcela significativa dos pesquisadores envolvidos nessa proposta lida com estes segmentos de formação; Investigar como formação e docência atravessadas por vivências artísticas podem contribuir para pensar e viver formação e docência como campo de experimentação e não de regulação pedagógica. Em termos metodológicos, as ações deste projeto desenvolvem-se de forma rizomática, ou seja, conectam-se todas umas as outras em diferentes pontos, acolhem a multiplicidade e a heterogeneidade compondo assim um plano em que o mergulho autobiográfico como invenção de si transita pelas diversas linguagens artísticas, num processo de desestabilização de fronteiras e normatividades estéticas, uma poética do devir que deseja libertar as subjetividades para a criação da vida na arte e da arte na vida como ação cultural. Assim, propomos nossas ações distribuídas num Ateliê Rizomático de Autobiografia Poética cujos platôs são o teatro, a música, a escrita criativa, o áudio-visual e as linguagens digitais. Serão oferecidas 30 vagas para participação no ateliê rizomático. Tais vagas serão distribuídas em 3 escolas, duas nas capitais (Belém e Florianópolis) e 1 em Bragança, no interior do Estado do Pará, desdobrando-se por todas em todos os platôs acima enumerados, de forma que os encontros se distribuam num fluxo que propicie conexões interdimensionais, interpessoais e interinstitucionais. A ideia é que os grupos que desenvolverão os diferentes platôs conheçam-se uns aos outros e tenham momentos de partilha de processos criativos ao longo do calendário deste projeto. Os profissionais que compõem a rede de pesquisa são oriundos e atuam em múltiplas áreas de formação tais como: biologia, matemática, pedagogia, letras, tecnologias da comunicação, filosofia, artes... e se conectam por operarem com perspectivas teóricas de autores ligados à filosofia da diferença para os quais a arte é um produção ativa, inventiva que arrasta o corpo, o pensamento, a vida, para mundos desconhecidos, mundos capazes de serem gestadores de possíveis (...) produzindo e criando sensações que podem inventar mundos fora da pobreza da experiência e dos padrões de racionalidades instrumentais (CHAVES e BRITO, 2014: 378). Além disso, tais pesquisadores têm em comum práticas profissionais e de pesquisa de fronteira, nas quais há borramento dos limites disciplinares do saber. São pesquisadores que transitam e lidam de forma integrada com seus múltiplos campos de formação e atuação profissional. Essas características são essenciais para o desenvolvimento da proposta, uma vez que seu caráter multidisciplinar atravessa a formação sem se limitar a pensá-la como promotora de competências cognitiva, técnica, mas como processo ético-estético, que se produz na relação consigo e com ou outros.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Silvia Pereira de Castro Casa Nova
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
empreendedorismo promovendo mudança social, cultura e desenvolvimento econômico
Resumo:
Apesar de sua importância, relativamente poucos trabalhos de pesquisa têm se dedicado a examinar a realidade das micro e pequenas empresas (MPE) e propor soluções para seus problemas. Seus problemas são específicos e diferentes dos problemas e desafios das empresas de grande porte (Bortoli Neto, 1980) e a deficiência gerencial administrativa pode ser um fator relevante na continuidade e sucesso desses empreendimentos (Casa Nova, 1996). Adicionalmente, o processo de gestão das MPEs poderia ser apoiado e facilitado pelas informações geradas pela contabilidade apesar de que comumente, as informações fornecidas pelos escritórios [de contabilidade] distanciam-se daquelas demandadas pelos usuários e que poderiam efetivamente apoiar as decisões relativas ao negócio (Silva, 2015). Esse quadro se acentua se considerarmos o caso de empreendedores não tradicionais (Aylward, 2007) e de mulheres empreendedoras que ocupam um importante papel no crescimento de suas economias, especialmente em casos em que um alto potencial esteja presente, ou seja, de mulheres que liderem negócios que sejam inovadores, atendam um mercado em expansão e seja orientados à exportação (Terjesen e Amorós, 2010). Empreendedores são influenciados pelas condições de negócios do ambiente em que se encontram, sendo o ecossistema de suporte ao empreendedorismo essencial para o incentivo à criação e o apoio à evolução de micro e pequenas empresas. Diferentes países contam com ecossistemas diferenciados (Global Entrepreneurship Monitor). Os empreendedores são influenciados por um ambiente de negócios instável, que é altamente regulado e burocrático nas etapas críticas de gestão de um negócio, desde o estágio inicial até o final. Ahl (2006) descreveu que algumas das instituições formais e condições culturais adicionam barreiras para mulheres quando iniciam ou expandem seus negócios. Portanto, em sociedades que não prevaleçam incentivos para mulheres como modelos de liderança, o desenvolvimento de mulheres de alto potencial é limitado. A proposta de pesquisa é estudar como empreendedores identificam e desenvolvem oportunidades que se tornam negócios nascentes, com base no modelo teórico proposto por Ardichvili et al. (2003) e, para explorarmos na continuidade do projeto, se há e quais são as diferenças entre empreendedores homens e mulheres em negócios tradicionais e não tradicionais. E por fim, como a contabilidade pode apoiar a criação, a implementação e a gestão de empreendimentos. Buscaremos entender como os fatores propostos nesse modelo teórico se aplicam à realidade por meio do estudo de casos exemplares. Aylward (2007) define o termo tradicional levando em consideração setores em que as mulheres têm presença preponderante no início dos negócios, como por exemplo, serviços, varejo e relacionados ao cuidado (caring). Por outro lado, mulheres empreendedoras não têm sido encontradas por exemplo em setores como o de alta tecnologia. Esse seria, portanto, exemplo de um negócio não tradicional para mulheres (p. 3-4). Aplicamos a lógica reversa para empreendedores homens, ou seja, setores com prevalência feminina são considerados não tradicionais para eles. Desse modo, a definição de negócio não tradicional nessa pesquisa, leva em consideração um recorte de gênero. Acrescentaremos à definição de negócios não tradicionais os negócios sociais e culturais que, por fazerem parte de uma realidade recente, ainda não apresentam evidências que permitam afirmar se são tradicionalmente masculinos ou femininos. Assim, foram incluídos na pesquisa como não-tradicionais independentemente de gênero. Por fim, tendo em vista que o ecossistema de apoio ao empreendedorismo pode ter um peso essencial no sucesso do negócio, propôs-se um estudo comparativo entre Brasil, Portugal e Estados Unidos, países que estão em estágios bastantes distintos em relação a esse ecossistema.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/05/2021
Silvia Regina Batistuzzo de Medeiros
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo do reteno como marcador químico de exposição ambiental e humana
Resumo:
A poluição do ar tem atraído forte atenção sobretudo após ter sido classificada pela IARC, em 2013, como pertencente ao Grupo I, isto é carcinógeno para humanos. Dentre os poluentes que são liberados na atmosfera, o material particulado (MP) é o que mais se destaca, sendo uma mistura complexa contendo material inorgânico, orgânico e mesmo biológico, de diversos tamanhos aerodinâmicos. Dentre os componentes do MP estão os Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs) e dentre estes, o Reteno foi o de maior concentração identificado na queima de biomassa oriunda da floresta amazônica. O Reteno é abordado na literatura como marcador de queima de biomassa, mas na realidade, se mostra um eficiente marcador de queima de celulose, visto que na queima da castanha de caju este HPA não é encontrado, conforme demonstrado por nosso grupo. Interessantemente, o reteno não é considerado um poluente prioritário pela US-EPA (US Environmental Protection Agency), também não se encontra classificado pela IARC, por ser pouco estudado. Entretanto, trabalhos prévios de nosso grupo mostraram que o reteno foi capaz de causar danos no DNA de células de adenocarcinoma de pulmão (linhagem A549) obtidos pelo ensaio do cometa, como também promoveu o aumento significativo de estresse oxidativo e a morte celular (necrose), na mesma linhagem celular. Vale ressaltar que as concentrações usadas do reteno, correspondiam às concentrações encontradas no MP, o qual estava abaixo do limite permitido pela OMS que é de 50 μg/m3. Estas informações nos levaram a questionar se este HPA não teria um papel maior nos processos de mutagenicidade. Desta forma, o objetivo desta proposta é avaliar o potencial citotóxico, genotóxico e mutagênico do reteno e seus mecanismos moleculares. Para tanto, serão usados os modelos: i) bacteriano, com o teste de Ames; ii) eucarioto in vitro, usando a linhagem BEAS-2B e iii) eucarioto in vivo, usando os modelos do Zebrafish e do Caenorhabditis elegans. Para alcançar os objetivos, pretende-se adotar as seguintes metodologias: In vitro, utilizando as linhagens celulares: célula de adenocarcinoma de pulmão A549 e célula normal de pulmão humano - BEAS-2B: (1) avaliar a citotoxicidade do reteno utilizando ensaio MTT; (2) avaliar genotoxicidade do reteno por teste CBMN (Cytokinesis-block micronucleus cytome assay) e ocorrência de quebras de DNA pela sinalização de γ-H2AX por Western Blot e citometria de fluxo; (3) analisar o ciclo celular por meio da citometria de fluxo; (4) analisar o estresse oxidativo por meio da detecção de espécies reativas de oxigênio via DCFH-DA (2,7-diclorofluorosceína diacetato) e detecção de enzimas anti-oxidantes como catalase (CAT), superóxido dismutase (SOD) e glutationa peroxidase (GPx); (5) avaliar da capacidade do reteno em induzir transformação celular por meio do teste de formação de colônia independente de ancoragem e ensaio de migração; (6) analisar o perfil de RNAs codantes e não codantes expressos por metodologias de transcriptômica; Para o modelo in vivo (Zebrafish): (7) avaliar o potencial toxicológico agudo e crônico do reteno ao longo do desenvolvimento embrio-larval e em Zebrafish adultos; (8) avaliar o comportamento do zebrafish exposto ao reteno; (9) avaliar a genotoxicidade utilizando ensaio cometa e micronúcleo em larvas e/ou adultos; (10) analisar a morte celular (apoptose e necrose) por coloração com brometo de etídio e laranja de acridina; (11) avaliar das mudanças moleculares usando metodologia de transcriptômica e/ou qPCR. Para o modelo in vivo C.elegans: (12) avaliar os efeitos do reteno sobre marcadores biológicos; (13) avaliar o efeito do reteno sobre o estresse oxidativo e estado redox; (14) avaliar o efeito do reteno na neurodegeneração. Como resultado do presente projeto, espera-se compreender melhor as respostas biológicas da toxicidade do reteno, a fim de oferecer subsídios para a inclusão deste HPA como marcador de exposição ambiental e humana, bem como identificar compostos capazes de servir de alvos moleculares contra a toxicidade que venha a ser desencadeada pelo mesmo. Espera-se, igualmente, formar pessoal crítico na metodologia científica, fortalecer programas de pós-graduação e contribuir para a ciência internacional e desenvolvimento do país.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Silvia Regina Liebel
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mulheres desregradas narrativas de crimes femininos dos dois lados do canal da mancha (frança e inglaterra, séculos xvi e xvii)
Resumo:
Este projeto de pesquisa dedica-se à cultura impressa na França e Inglaterra da Primeira Modernidade a partir do estudo da literatura de rua que compreende canards, de um lado, e baladas e chapbooks, de outro. Material barato e de rápida circulação dos impressores, ofertados por vendedores ambulantes, esses textos eram essenciais para a difusão de notícias (reais ou imaginárias) no contexto enfocado, tanto expressando elementos do imaginário de então, como contribuindo para sua formação. Na conjunção entre a História do Impresso e a História Cultural, objetiva-se com este estudo analisar os elementos de uma cultura material do impresso com o compartilhamento de técnicas, circularidade de motivos e intertextualidade com outras formas narrativas, além da construção das masculinidades e feminilidades nessa literatura. Ao investigar o universo criminal, atenta-se para as representações femininas em duas sociedades que enfatizam diferentes preocupações sem, contudo, perder um ponto em comum: a necessidade de controle da mulher desordeira. Destinada ao público amplo, a literatura de rua contribui para o disciplinamento do corpo social ainda que frequentemente de forma sub-reptícia, com relatos que reproduzem estruturas sexuadas da sociedade há muito enraizadas. O estudo insere-se, dessa forma, no quadro maior de crescente afirmação da ordem imposta pelos Estados modernos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Silvia Regina Sampaio Freitas
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biologia Geral
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
amazônia itinerante: interiorização da ciência
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Amazonas - AM - Brasil
Vigência:
12/08/2019-30/11/2021
Silvia Rodrigues Vieira
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
contínuos de/em variedades do português: análises contrastivas
Resumo:
As questões motivadoras do projeto tomam por base as recentes descobertas da equipe (cf. Projeto CNPq Padrões de concordância em variedades do Português: a interface morfossintaxe-fonética, de 2015 a 2017, com continuidade no Projeto de pesquisa aprovado no Programa de Bolsa de produtividade ora intitulado Padrões de concordância em variedades africanas, brasileiras e europeias do português: produção e percepção, a partir de 2018), sobretudo as relativas à influência das restrições e do contato multilinguístico sobre o fenômeno da concordância, considerando variedades brasileiras, europeias e africanas do Português. O estudo contrastivo permitiu aferir a existência de dois padrões de concordância, um variável e outro (semi)categórico. Com base em tais resultados, foi proposto um continuum de variedades do Português, consoante sua maior ou menor proximidade com tais padrões. Essa experiência deixou claro que o desafio de conceber as variedades como particulares ou escalares só pode ser enfrentado mediante amplas descrições de amostras linguísticas, sobretudo as africanas, com diferentes perfis de informantes e, ainda, consoante a análise de maior número de fenômenos, desafio que se pretende perseguir neste projeto. Trata-se, portanto, da investigação de fenômenos morfossintáticos que permitam situar dados falados por europeus, brasileiros, santomenses, moçambicanos e angolanos consoante o continuum de variedades do Português. Ademais, internamente a cada variedade, pretende-se descrever a complexidade de sua configuração, em termos igualmente escalares, considerando, a partir de uma diversidade de gêneros textuais da fala e da escrita, a modalidade discursiva e o contexto situacional. Para a postulação dos continua, a descrição de cada variedade internamente e mediante análise contrastiva permitirá aferir os padrões gerais e particulares. Para tanto, a pesquisa apoia-se na Teoria da Variação e mudança e na interpretação de condicionamentos universais ou particulares de modo a estabelecer os referidos continua. Espera-se, assim, contribuir não só com a descrição das variedades do Português, mas também com o avanço científico no sentido de explicar a complexa rede de fatores, linguísticos e extralinguísticos, que explicam a formação do perfil das variedades de uma língua.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
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