Projetos de Pesquisa

 

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Adriana Pereira Campos

Ciências Humanas

História
  • a produção jurídica espírito-santense no longo século xix: gêneros, problemas e teorias
  • Em projeto anterior e financiado por esta agência organizou-se banco de doutrinas jurídicas publicadas no Brasil do século XIX, que se encontra disponível digitalmente no endereço eletrônico: http://baseopiniodoctorum.ufes.br/. Ao lado das análises propostas para a investigação, curiosamente, notou-se expressiva produção jurídica espírito-santense ou com atuação de longa data no Espírito Santo. Dentre os 869 livros catalogados, há 23 obras de autoria de juristas do Espírito Santo e cinco livros editados em Vitória. É preciso salientar que a produção espírito-santense não se cinge apenas às obras catalogadas, pois a investigação usou como fontes os catálogos das bibliotecas do país, ou seja, obras ainda existentes. Em busca preliminar, notou-se que o José Marcellino Pereira de Vasconcellos, por exemplo, publicou ao longo de sua vida (1821-1874) 23 obras, enquanto Azambuja Suzano (1791-1873), sete livros. Parte dessas obras encontram-se fisicamente em bibliotecas de cursos de Direito dos Estados Unidos como Harvard e Yale. É preciso alertar que as publicações dos capixabas ocorriam em editoras do Rio de Janeiro ou até mesmo em Portugal, como foi o caso de Afonso Claudio de Freitas Rosa (1859-1934), primeiro presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo. Em pesquisa de prospecção, observaram-se inúmeros juristas atuantes no Espírito Santo, seja como juízes, seja como professores, com relevante produção doutrinária como Cassiano Tavares Bastos (1844-189?), José Joaquim Bernardes Sobrinho (1885-19?), Carlos Xavier Paes Barreto (1881-195?), entre outros. Em face dessa descoberta, resolveu-se propor este projeto com o objetivo de discutir a natureza da produção intelectual dos juristas capixabas. A doutrina jurídica constitui, assim, objeto desta pesquisa, mas se delimita àquela produzida por juristas nascidos ou atuantes no Espírito Santo. Nesses guias e compêndios se pretende perscrutar a cultura jurídica cominada pelos juristas do Espírito Santo. Especialmente, pretende-se investigar a natureza das obras, sobretudo, o gênero, tal como, manuais, guias, tratados, digestos, ensaios etc. Por meio dessa identificação, acredita-se encontrar a especificidade da doutrina produzida em solo capixaba. Seriam livros para dar suporte às autoridades judiciárias e policiais no exercício de suas funções? Os doutrinadores instruíam o exercício das autoridades por meio de cultura jurídica legalista ou ainda se reportavam ao antigo modelo de superioridade da interpretação jurídica? Haveria distinção de escolas jurídicas entre os doutrinadores capixabas? Para responder às questões propostas, delimitou-se o período de pesquisa entre os marcos da outorga de primeira carta constitucional do Brasil, 1824, e o último código de lei promulgado no país – Código de Processo Civil, 1939, período considerado nesta pesquisa como o longo processo de codificação brasileira. O primeiro código adveio em 1830, mas no plano civil, apenas no século XX, completar-se-ia a missão codificadora. Trata-se, portanto, de período em que o sistema político não completara a tarefa de impor a normatização da vida civil no país por meio de códigos. Observava-se, assim, que regras passadas sustentadas jurisprudencialmente, como alvarás régios de Portugal ou as Ordenações Filipinas, ganharam caráter positivo no sistema jurídico brasileiro e serviram de prescrição das condutas sociais. O problema de investigação neste projeto consiste, assim, na discussão da continuidade do “Regime de Justiça de Juízes” depois da derrota do colonialismo e da formação do novo estado independente no Brasil. O conceito refere-se a certa ordem jurídica limitativa da capacidade da disposição política e promotora da ontologia dos juízes na configuração da Justiça brasileira. Como se sabe o princípio da legalidade constituiu-se ao longo do Oitocentos, surgido no contexto das revoluções e da soberania popular. No Brasil, a adesão ocorreu desde os primeiros atos fundacionais do Estado independente. A Constituição outorgada proveu o país de amplo acervo normativo e principiológico. O processo ordinário de codificação, contudo, realizou-se mais lentamente e o Brasil organizou os códigos criminal nos anos de 1830 e comercial em 1850. Os códigos civil e processual civil precisaram esperar o novo século XX. Não se confunde, contudo, positivação do direito com legislação. O recurso dominante foi, diante da lacuna legislativa, a adoção de leis e decisões administrativas e jurisprudenciais precedentes e oriundas de períodos anteriores. Os legisladores acabaram, com efeito, por dividir com os juristas a função de normatização. Nesse sentido, leva-se em conta certa continuidade de importante marca da Justiça do Antigo Regime, mantendo-se de certo modo a composição tradicional do Direito em face da prevalência da doutrina jurídica em concorrência direta com as novas leis. A investigação proposta, então, dedica-se a observar esse problema na produção da doutrina jurídica em solo capixaba. Além disso, o trabalho de interpretação dessas obras deverá colocar em perspectiva a doutrina capixaba em relação à produção no Brasil, sobretudo, entre os juristas das escolas de Recife e São Paulo, principais faculdades de Direito do país.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Adriana Roseli Wunsch Takahashi

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • processos organizacionais, história e memória organizacional: novas perspectivas para o estudo das capacidades dinâmicas nas organizações brasileiras
  • Embora as capacidades dinâmicas sejam reconhecidas como oriundas da história organizacional (Teece, 2014), esta relação ainda não é explorada na literatura. Da mesma forma, a abordagem processual, relevante para compreender fenômenos que envolvem o desenvolvimento ao longo do tempo (temporalidade), está ausente dos estudos teórico e empíricos de capacidades dinâmicas, ainda vistas predominantemente como estáticas. Com base nesta lacuna, este projeto de pesquisa tem como objetivo articular a visão processual e a visão da história e memória organizacional (pós virada histórica) para que se possa compreender com mais profundidade o desenvolvimento e o funcionamento das capacidades dinâmicas nas organizações brasileiras. A ênfase nos estudos processuais na chamada ‘Filosofia de Processos’ deve recair em considerar novidade e estabilidade como partes de uma mesma ação (Hussenot & Missonier, 2016). Assim, os estudos de processos, centrais para o campo de estratégia e organizações, permitem considerar aspectos relacionados à continuidade e mudança, à origem e ao desenrolar de fenômenos organizacionais complexos, à estabilidade e novidade. A noção de processos para estudos da área de estratégia e análise organizacional tem sido defendida a fim de que se possa obter maior profundidade na compreensão dos fenômenos que envolvem a administração. Assim, para obter maior densidade conceitual, é preciso um alinhamento entre teoria, metodologia, epistemologia e ontologia na noção de processos (Van de Vem, 2007; Langley, Smallman, Tsoukas & Van de Ven, 2013). Adotar uma visão processual nas pesquisas de estratégia e organizações, seja em uma ou outra abordagem, implica que o pesquisador veja o mundo em sua multiplicidade, que compreenda os fenômenos estudados com fluidez, fluxos, interconexões espaçotemporais (Langley & Tsoukas, 2017). A questão da temporalidade é também central nos estudos da história e da memória organizacional, que converge com o enfoque processual em estudos de fenômenos organizacionais. A partir da chamada virada histórica nos estudos de gestão e organização (Clark & Rowlinson, 2004; Mills, Suddaby, Foster & Durepos, 2016), uma nova abordagem surgiu envolvendo os estudos de memória organizacional, que passou da visão de ‘caixa de armazenamento’ à visão dinâmica da memória coletiva (mnemônica organizacional). Essa nova visão rejeita paradigmas objetivistas e adota uma visão de construção social da memória ao longo do tempo, por meio de um processo, onde o contexto norteia o que é relevante lembrar e esquecer. É com base na articulação destas duas perspectivas, de processos e da história e memória organizacional, que se pretende avançar no estado de conhecimento sobre as capacidades dinâmicas, pois há o reconhecimento na literatura de que elas proveem da história organizacional, são desenvolvidas ao longo do tempo, mas não há a evidenciação de como isso ocorre. Por meio de pesquisas qualitativas, com estudos de casos em organizações brasileiras, pretende-se neste projeto prover respostas à questão: Como as capacidades dinâmicas podem ser compreendidas e explicadas a partir de um novo olhar fundamentado na abordagem processual e a partir do entendimento da história e memória organizacional? Esta questão torna-se mais relevante se considerada à luz da situação econômica, produtiva e social brasileira, marcada por uma crise generalizada que tem comprometido o desempenho e até mesmo a sobrevivência das organizações. Como justificativa teórica deste projeto, há a contribuição para a compreensão de um fenômeno que é pesquisado predominantemente na vertente econômica e normativa e com uma visão estática. Como justificativa técnico-científica, há a contribuição para a produção de conhecimento acadêmico, a formação de pesquisadores, a consolidação do grupo de pesquisa no tema de renovação estratégica e a divulgação nacional e internacional das pesquisas. Como justificativa prática, há a contribuição para as organizações sobre como elas podem se renovar estrategicamente ao monitorar o ambiente, ao aproveitar as oportunidades e ao conduzir mudanças nas práticas e rotinas que não sejam inviáveis devido a aspectos como a própria história e a memória organizacional. Estas contribuições têm impactos socioeconômicos porque tratam diretamente da sobrevivência e crescimento das organizações, e também nas políticas públicas para as empresas brasileiras.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Adriana Rovêda Cornélius

Ciências Humanas

Educação
  • vii feira municipal de iniciação científica e tecnológica de novo hamburgo - femictec
  • A VII Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica de Novo Hamburgo – VII FEMICTEC, que ocorrerá em setembro de 2019, é um evento que representa a culminância de uma proposta de ensino que busca na iniciação científica uma forma designificar seus processos de ensino e de aprendizagem, contribuindo para o avanço da qualidade do ensino no município. A feira tem como objetivos estimular o interesse pela investigação científica, desde a Educação Infantil, incentivar os alunos ao desenvolvimento de projetos, utilizando as habilidades da pesquisa e do método científico, divulgar os trabalhos realizados nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo, oportunizando a construção e a socialização do conhecimento, despertar vocações científicas e/ou tecnológicas, bem como identificar crianças e jovens talentosos que possam ser estimulados a seguirem carreiras científico-tecnológicas. As principais atividades planejadas para o ano de 2019 são pautadas na formação de professores em Metodologia de Investigação Científica . Para ampliar a abrangência do evento, será realizada a divulgação da VII Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica – VII FEMICTEC para corpo docente, discente e equipes diretivas das Escolas da Rede Municipal de Ensino no início do ano letivo de 2019. Até o mês de agosto de 2019, as escolas da Rede Municipal de Ensino deverão organizar feiras internas de iniciação científica e tecnológica para a seleção de 2(dois) projetos de educação infantil e anos iniciais, 1(um) de anos finais do Ensino Fundamental caso a escola atende até o 7º ano e 2 (dois) de anos finais do Ensino Fundamental caso a escola atenda até o 9º ano, incluídos nas categorias: Educação Infantil, EMEF 1 - 1º ano ao 3º ano (Anos Iniciais), EMEF 2 - 4º ano e 5º ano (Anos Iniciais), EMEF 3 - 6º ano e 7º ano (Anos Finais), EMEF 4 - 8º ano e 9º ano (Anos Finais). As Escolas Municipais de Educação Infantil - EMEIs e de EJA (Educação de Jovens e Adultos, serão convidadas para a feira e incluídas na categoria Educação Infantil e EJA, porém a sua participação será facultativa. As áreas a serem contempladas são as seguintes Linguagens - Língua Portuguesa; Língua Materna, para populações indígenas; Língua Estrangeira moderna; Arte; e Educação Física; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas; História; Geografia e Ensino Religioso.
  • Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo - RS - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
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Adriana Silva Pontes

Ciências Biológicas

Imunologia
  • efeito da laao isolada de caloselasma rhodostoma sobre a liberação de exossomos por neutrófilos humanos.
  • As peçonhas animais são fonte importante de proteínas com alta capacidade de adaptação ao meio ambiente. Além das proteínas, fazem parte das peçonhas peptídeos, enzimas, e outros componentes, os quais induzem diversos efeitos tóxicos em suas vítimas. Dentre as enzimas podemos citar a L-aminoácido oxidase (LAAO). Esta enzima tem sido estudada devido ao seu envolvimento em diversos efeitos fisiopatológicos como hemólise, edema, hemorragia, indução de apoptose, citotoxicidade, efeitos sobre plaquetas, e atividades microbicidas contra parasitas, vírus e fungos. Esses efeitos podem ser atribuídos ao peróxido de hidrogênio, produzido durante sua reação catalítica. Portanto o objetivo deste projeto é avaliar o mecanismo de ação de uma L-aminoácido oxidase isolada da peçonha da sepente Calloselasma rhodostoma sobre neutrófilos in vitro, particularmente sobre a liberação de exossomos. Esse estudo permitirá uma melhor compreensão do mecanismo de ação da LAAO sobre a inflamação, possibilitando novos subisídios para sua utilização como modelo molecular no estudo de processos fisiopatológicos envolvidos na resposta inflamatória.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RO - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Adriana Silvina Pagano

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • modelagem de ontologia de domínio para suporte à produção textual em ambiente multilíngue
  • Esta proposta insere-se no escopo de um projeto amplo de cooperação interdisciplinar e interinstitucional intitulado Empoder@ - Protótipo conceitual e metodológico para avaliação de intervenções orientadas ao autocuidado em diabetes, concebido em reposta à demanda por formas inovadoras de se lidar com a linguagem em práticas educativas no âmbito da prevenção e manejo de doenças crônicas e alinhado com as metas de desenvolvimento sustentável da ONU para 2030 relativas à redução das desigualdades e promoção de saúde e bem-estar. Em particular, enfoca as necessidades de aprimorar e desenvolver formas de traduzir e adaptar culturalmente instrumentos de avaliação do autocuidado em saúde, bem como de modelar a linguagem para a interação do experto e do especialista com o usuário leigo dos serviços de saúde. Nesse contexto, a presente proposta tem por objetivo investigar a linguagem utilizada para construir o domínio experiencial de autocuidado em diabetes com vistas a obter uma representação que possibilite elaborar e implementar uma ontologia digital passível de ser utilizada para suporte à pós-edição de textos traduzidos; à adaptação cultural de questionários e à produção textual em ambiente multilíngue. A linguagem será investigada com base em textos compilados de acordo com três configurações distintas de variáveis contextuais: (i) interação experto-experto; (ii) interação experto-técnico especialista; e (iii) interação técnico especialista-leigo. Para tanto, serão selecionados textos de referência, em inglês e português do Brasil, da linguagem do experto, do técnico especialista e do leigo e realizadas consultas a expertos do domínio. A metodologia de elaboração da ontologia prevê a extração semiautomática de informações por meio de técnicas de mineração de textos para a aquisição e extração do conhecimento; a extração manual de conceitos, com colaboração de peritos, para estruturação do conhecimento e representação gráfica da ontologia; a representação formal da ontologia e edição em linguagem owl, sua avaliação e disponibilização em formato eletrônico e gráfico. A ontologia será implementada em sistemas de pós-edição de textos traduzidos, adaptação cultural de questionários e produção de textos de acordo com variáveis específicas do leitor alvo. O projeto se justifica considerando-se seu caráter inovador no campo dos Estudos da Tradução e dos Estudos Multilíngues ao propor o uso de ontologias digitais como ferramenta de suporte à tradução e produção de textos multilíngue, não apenas para suprir uma demanda de conhecimento de domínio, mas sobretudo para calibrar a produção textual de acordo com variáveis que dizem respeito ao público alvo; seu caráter interdisciplinar ao congregar a expertise de pesquisadores das áreas de linguística aplicada, ciência da informação, medicina, enfermagem, estatística e ciência da computação para a busca de soluções orientadas para a resolução de problemas que dizem respeito ao papel chave da linguagem nas práticas educativas no contexto da área da saúde; e sua relevância social, não apenas em termos de formação de recursos humanos e disseminação de conhecimento extramuros, mas também tendo em vista o objeto de investigação que busca modelar um domínio com base em dados coletados sobre a linguagem de distintos atores sociais (expertos, especialistas e leigos) para propiciar a comunicação no âmbito da educação em saúde em consonância com as metas globais de desenvolvimento sustentável traçadas pela ONU.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022