Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Nuno Damácio de Carvalho Félix

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • desenvolvimento de uma tecnologia com potencial inovador para o cuidado à pessoa com risco cardiovascular
  • As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo, com impacto na qualidade de vida da população. É possível que na ausência de fatores de risco cardiovascular (FRCV), essas doenças se configurassem como causa rara de morte. A população com FRCV, também identificada pelos critérios da síndrome metabólica (SM), demanda de cuidado de enfermagem e saúde, na Atenção Primária à Saúde (APS) com conhecimentos teóricos e tecnológicos específicos. Objetiva-se desenvolver uma tecnologia inovadora para instrumentalizar programas de cuidado clínico para reduzir os FRCV e SM da população, fundamentado na Teoria do Cuidado no Contexto de Risco Cardiovascular (TEORISC). Tem-se a escassez desses programas no Brasil, em que a proposta pode inovar e contribui para o preenchimento dessa lacuna com o potencial de sua transferência para o SUS, além de fortalecer a área de conhecimento a qual está submetida a proposta. Soma-se a utilização de sistema de classificação de enfermagem e teoria de médio alcance de enfermagem direcionada ao contexto dos FRCV e da SM. Apresenta-se como hipótese que é possível desenvolver uma tecnologia válida e eficaz, com potencial inovador e de transferência tecnológica, para instrumentalizar programas de cuidado clínico no SUS com impacto na redução dos parâmetros da SM e outros FRCV. Estudos apontam que esses programas são eficazes no alcance do objetivo dessa proposta, necessitando de fundamentação teórica, estruturação tecnológica e financiamento adequados para suporte organizacional e de tomada de decisão, em especial, no panorama da APS do Brasil. Apresenta-se no método duas estratégias, com integração multidisciplinar e interprofissional, sendo: 1) pesquisa metodológica aplicada com técnicas de engenharia de software e validação interna; 2) ensaio clínico randomizado para validação externa do software, aferida pela verificação do efeito do programa na redução dos FRCV e SM, liderados por enfermeira(o)s na APS.
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - BA - Brasil
  • 06/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Octavio Luiz Franco

Ciências da Saúde

Nutrição
  • edição de genes de feijoeiro identificados in silico para a criação de plantas resistentes a bactérias fitopatógenos pelo sistema crispr/cas.
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Católica de Brasília - DF - Brasil
  • 29/11/2019-30/11/2022
Foto de perfil

Octavio Luiz Franco

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • instituto nacional de ciência e tecnologia de bioinspiração - bioinspir- moléculas bioinspiradas aplicadas ao incremento e qualidade da produção de proteína animal
  • O programa apresentado para o INCT Bioinspir apresentara como missão principal a busca de produtos bioinspirados no bioma Pantanal para incremento e qualidade da produção de proteína animal. Este INCT conglomerara inúmeras instituições nacionais, e internacionais bem como empresas brasileiras organizando pesquisadores focando na detecção, tratamento e controle de doenças infecciosas em animais por meio de produtos bioinspirados de fontes pantaneiras como moléculas molde com baixo custo e ausência de resíduo químicos para utilização em saúde. Como alvos estão as bactérias patogênicas causadoras da diarreia aviaria, lymphadenitis causada por Corynebacterium pseudotuberculosis, uma doença infeccicosa de porcos e ovelhas, Brucellosisque consiste em uma zoonose mundial causada pela bactéria do genero Brucella, que afeta animais domésticos e selvagens, bem como humanos e tuberculose bovina causada pela bactéria intracelular Mycobacterium bovis. Neste aspecto estarão amalgamados centros de comprovada competência em diagnostico de micro-organismos patogênicos (EMBRAPA e UCDB), bioprospecção e desenho de produtos bioinspirados (UCDB, UnB, UCB, UFC e UFMS), nanotecnologia (UnB, UCDB e UFPe) e avaliação in vivo usando modelos animais (EMBRAPA e UCDB). Além disso, o INCT-Bioisnpir terá o aporte tecnológico e intelectual de pesquisadores de 18 institutos internacionais como descrito abaixo mostrando um caráter de excelência internacional. Finalmente e não menos importante, o INCT-Bioisnpir apresenta a proposta de geração de produtos para a indústria veterinária, sendo estes planejados e desenhados juntamente com o setor produtivo. Além da geração do(s) produto(s) previamente descrito(s), os objetivos do INCT-Bioinspir contemplam o fortalecimento dos inúmeros cursos de pós-graduação que fazem parte da rede bem como o treinamento de alunos de baixa renda de escolas públicas e uma direta relação entre universidade empresa na área de treinamento, fortalecendo claramente a formação de pessoal na região Nordeste e Centro-Oeste.
  • Universidade Católica Dom Bosco - MS - Brasil
  • 27/11/2016-30/11/2024
Foto de perfil

Odilanei Morais dos Santos

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • regulação e qualidade das informações contábeis: evidências do setor petrolífero
  • A regulação contábil das atividades extrativistas, que envolve o setor petrolífero, voltou à pauta de discussões do International Accounting Standards Board (IASB), que vem demandando evidências teóricas e empíricas da academia para subsidiar suas decisões. O projeto propõe-se caminhar em duas direções, sendo uma desenvolvendo embasamento teórico para sustentar o reconhecimento e mensuração dos eventos inerentes do setor petrolífero, em especial aquelas relacionadas as atividades de exploração e produção de petróleo. Na outra direção, propõe-se a investigar a qualidade das informações contábeis divulgadas pelas empresas petrolíferas, tendo por base os modelos como os de relevância, tempestividade, persistência dos lucros, conservadorismo e gerenciamento de resultados. Destaca-se que as pesquisas anteriores são basicamente dos anos 1990 e início dos anos 2000, com poucas evidências recentes que possam alimentar as discussões envolvendo a regulação contábil do setor petrolífero. Trata-se, portanto, da lacuna que se pretende preencher, atualizando as pesquisas para os tempos atuais e com potencial real para contribuir com a regulação contábil do setor petrolífero mediante proposições normativas derivadas da pesquisa. Adicionalmente, os desenvolvimentos teóricos decorrentes do projeto, que serão materializados em um livro, contribuirão para a prática contábil, em especial no Brasil, que vem expandindo o número de empresas atuante no setor.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Ofelia de Queiroz Fernandes Araujo

Engenharias

Engenharia Química
  • armazenamento de energia renovável e descarbonização de energia fóssil integradas: captura e utilização de co2 pós-combustão com mediação eletroquímica
  • Com crescentes restrições a emissões de CO2, o atendimento da expansão de demanda de energia (fortemente baseada em fontes fósseis), tem ocasionado transição para fontes renováveis e intermitentes. A transição energética coloca dois desafios: (i) armazenar energia renovável (AER) para alinhar oferta e demanda frente à intermitência, e (ii) descarbonizar energia fóssil e armazenar o carbono capturado (AC) por reconfiguração de usinas termelétricas. A solução buscada na Proposta é a captura de CO2 pós-combustão (CPC) e o AC via conversão química (CCU, carbono capture and utilization). Especificamente, o Projeto investiga solução integrada ACER: (a) formulação de solvente com mediador eletroquímico, (b) utilização do novo solvente em reconfiguração de plantas termelétricas com CPC, (c) AC por conversão química in-situ na absorvedora de CO2, d) AC por CCU empregando energia renovável em regeneração mediada eletroquimicamente (RME): ACER-ME. O solvente tem como base monoetanolamina (MEA) e promotor de absorção, precursor da conversão de CO2. A MEA tem vantagens como alta reatividade e alta capacidade de absorção mas seu alto calor de reação com CO2 tem maior alto consumo de energia na regeneração de solvente, forma carbamato estável e produtos de degradação. Novas formulações buscam avanços nas características positivas e eliminação das negativas, destacando-se no contexto ACER-ME abordagens com reações eletroquímicas ou utilizando complexos químicos que mudam comportamento com o estado de oxidação, podendo capturar e liberar CO2 com eficiência e reversibilidade, reduzindo a penalidade energética e estabilizando termicamente o solvente. Ferramentas de engenharia de sistemas em processos aliadas a métodos multicritérios de análise de sustentabilidade em contexto de ciclo de vida são desenvolvidos e empregados para comparar a tecnologia desenvolvida com alternativas reportadas na literatura.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 06/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Olagide Wagner de Castro

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • efeitos do canabidiol sobre as alterações neurotóxicas relacionadas à doenças neuropsicofarmacológicas e neurodegenerativas: envolvimento do sistema endocanabinoide.
  • Condições neurológicas, psiquiátricas e neurodegenerativas acometem um grande número de pessoas em todo mundo, levando a sérios problemas de saúde pública. A falta de eficácia dos tratamentos para essas condições tem impulsionado a busca de novos conhecimentos e estratégias terapêuticas. A Cannabis sativa historicamente tem se mostrado como terapia alternativa para múltiplas doenças neurológicas. Adicionalmente, o Canabidiol (CDB), um dos princípios ativos da Cannabis sp., tem ganhado maior interesse científico, pois é uma substância com propriedades medicinais isenta de efeitos psicotomiméticos, característicos do uso de Cannabis sp. Estudos clínicos e experimentais associam o tratamento com CBD a efeitos anticonvulsivante, antidepressivo, ansiolítico e a redução do desejo de procura por cocaína. Apesar destes avanços científicos, os efeitos celulares e moleculares do CBD permanecem amplamente desconhecidos, assim como o envolvimento do sistema canabinóide endógeno na patogênese destes distúrbios. Diante disso, testaremos a hipótese que o CBD exerça efeitos neuroprotetores, anti-epileptogênicos e anti-inflamatórios em modelos animais de exposição a crack/cocaína, epilepsia e doença de Alzheimer. Para tanto, serão investigadas em modelos in vivo e in vitro variáveis comportamentais (cognição, comportamento ansioso/depressivo, locomoção, sensibilização, preferência condicionada ao contexto), processos histopatológicos (morte neuronal, neurogênese, gliose e inflamação) e envolvimento das células neuronais e gliais (aspectos morfológicos, liberação de gliotransmissores, ciclo glutamato/glutamina, metabolismo da glicose). Acreditamos que a melhor compreensão dos efeitos do CBD, via modulação do sistema endocanabinóide, permitirá o desenvolvimento de novas estratégias para monitoramento, tratamento e intervenções que poderão aumentar a sobrevida e a qualidade de vida de indivíduos acometidos por essas disfunções ou expostos a drogas de abuso.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 08/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Olival Freire Junior

Ciências da Saúde

Medicina
  • nucleação de programas de pós-graduação da ufba para formação de recursos humanos em áreas estratégicas
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 12/01/2020-12/04/2025
Foto de perfil

Olival Freire Junior

Ciências Humanas

História
  • história da ciência e tecnologia no brasil - 1945-2000
  • O apoio às atividades científicas no Brasil tem sido marcado pela descontinuidade com a alternância de contextos favoráveis e adversos. Tais oscilações requerem descrição e análise desta dinâmica. Abordamos este problema através da análise histórica considerando o recorte da segunda metade do século XX. Desde a 2ª Guerra, os usos da ciência contribuíram para mais atenção à C&T. No período considerado, queremos interrogar: como se explica uma relativa continuidade, mesmo com interrupções, das políticas de C&T e a construção de instituições científicas? Os regimes políticos não são bons indicadores, pois C&T foi apoiada tanto em regimes democráticos quanto autoritários. A economia, ao lado de fatores culturais, pode ser explicação mais adequada, o que nos sugere a hipótese de que a busca do desenvolvimento econômico e social, no sentido de modernização e industrialização, seria melhor chave explicativa para o apoio, quando existente. Evidências da plausibilidade desta hipótese estão no apoio continuado, implicando a construção de instituições, à pesquisa em áreas vistas como relevantes para tal desenvolvimento, a exemplo de energia (ambições nucleares, hidrelétricas, exploração do petróleo), e engenharia, assim como projetos de modernização da agricultura, capacitação na aeronáutica, informática e nas telecomunicações. Examinamos em que medida, e como, a concepção do “desenvolvimentismo” incluía o apoio à C&T. Ainda, esta hipótese, requer saber como o choque do petróleo e aumento dos juros no cenário internacional e o enfraquecimento desta visão pós 1990, finda a Guerra Fria, impactou o apoio à C&T. A metodologia adotada envolve tanto pesquisa de arquivos quanto revisão da literatura e focará o exame das visões sobre C&T expressas por agentes governamentais, pensadores do desenvolvimento e cientistas e examinará tanto políticas públicas, e suas expressões orçamentárias, quanto a relação de cientistas com os distintos governos do período por meio de estudos de casos
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 03/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Oliver Tolle

Ciências Humanas

Filosofia
  • investigação, tradução e publicação das principais metafísicas da escola de wolff
  • Com a recente tradução inédita das obras latinas de Alexander Baumgarten (1714-1762) para línguas modernas nos últimos vinte anos (Ästhetik; Hamburg: Meiner, 2007. Metaphysik; Stuttgart: Frommann-Holzbog, 2010. Metaphysics; London: Bloomsbury, 2013. Principes de la philosophie pratique première; Paris: Vrin, 2015. Metáphysique; Paris: Vrin, 2019. Estetica; Sesto San Giovanni: Aesthetica, 2020), renovou-se nos últimos vinte anos o interesse pela Escola de Wolff e, em particular, pelo desenvolvimento ulterior da psicologia empírica e da estética moderna. De fato, é indissociável nesse contexto a associação entre epistemologia e ciência da sensibilidade (estética). Apenas a partir da caracterização precisa das faculdades cognitivas inferiores e superiores abriu-se a possibilidade da fundamentação de uma teoria da representação capaz de transitar consistentemente entre metafísica e arte. A obra de Baumgarten funciona assim como um ponto chave para a compreensão não só do declínio da metafísica na segunda metade do século XVIII, como também é reveladora das dificuldades que a psicologia enfrenta como ciência subjetiva que adota o corpo (órgãos sensíveis e faculdades cognitivas) como referência primeira. Mas os reflexos da psicologia empírica não se fizeram sentir apenas no âmbito da estética. Não só a assim denominada virada crítica kantiana, como também o desenvolvimento da física teórica, da fisiologia, da medicina, da história natural foi moldado em parte pela investigação iniciada pela Escola de Wolff. Nesse sentido, o presente projeto tem como objetivo traduzir para o vernáculo obras capitais da Escola de Wolff, a saber, a Metafísica Alemã (1713) de Christian Wolff, a parte teórica da Sabedoria Mundana (1733) de Johann Christoph Gottsched e o capítulo “Psicologia” da Metafísica (1739) de Alexander Gottlieb Baumgarten, tornando assim acessível ao leitor de língua portuguesa obras desse período da filosofia moderna alemã.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Olivia Cristina Perez

Ciências Humanas

Ciência Política
  • o que querem os movimentos feministas, antirracistas e a favor dos direitos para a população lgbtqia+? compreensões sobre as desigualdades sociais e como mitigá-las
  • Têm crescido o debate e o número de organizações políticas que defendem direitos para as mulheres, negros e população LGBTQIA+ de modo isolado ou interseccional. Para contribuir com o conhecimento sobre esse campo, a presente pesquisa parte da seguinte questão: quais são as pautas dos principais movimentos sociais brasileiros que defendem os feminismos, os antirracismos e os direitos para a população LGBTQIA+ e o que há de comum nas suas trajetórias? Temos como hipótese preliminar que as demandas atuais expressam a busca por direitos para grupos percebidos como aqueles mais sujeitos a opressões sociais. A análise da trajetória dessas demandas permite compreender como a percepção sobre as desigualdades sociais vem se alterando no sentido de apontar para o caráter múltiplo e interseccional delas, ao contrário de certa homogeneização associada à classe social. Para compreender o que explica as mudanças nas percepções sobre as desigualdades sociais, retomamos marcos no campo social e governamental que levaram mulheres, negros e LGBTQIA+ a ocupar mais espaços em instituições centrais da sociedade brasileira, possibilitando a relação deles com outros atores e, consequentemente, a difusão da concepção de que as desigualdades sociais também têm relação com essas clivagens. Para sistematizar as pautas dos três principais movimentos sociais brasileiros em cada uma dessas áreas (feminismos, antirracismos e direitos LGBTQIA+) analisaremos os documentos produzidos pelos movimentos além de entrevistas qualitativas com seus principais líderes históricos. Os resultados serão divulgados por meio de artigos científicos, um livro, uma cartilha e um vídeo dirigido principalmente para as juventudes, contribuindo assim para que tanto a academia quanto a população em geral conheçam mais sobre o campo.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 19/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Olívia Maria Cordeiro de Oliveira

Outra

Ciências Ambientais
  • rede cooperativa de desenvolvimento de protocolos para avaliação de zonas costeiras impactadas por derramamento de óleo e aplicação de biotecnologias para remediação – rebicop
  • A Rede Cooperativa de Desenvolvimento de Protocolos para Avaliação de Zonas Costeiras Impactadas por Derramamento de Óleo e Aplicação de Biotecnologias para Remediação - REBICOP integra capacidade técnico-científica instalada notadamente no Instituto de Geociências da UFBA. Esse grupo abrange ainda investigadores de outras unidades da UFBA (POLI, IQ, ICS, IBIO, EN, como os mais frequentes); de outras ICTs no Brasil (tal como UFPE, UFPI, UFS, UnB, UFRJ, UFAL, dentre outras); e no exterior (a exemplo da Memorial Newfoundland University/Canadá, do AIR Centre/Portugal, da Universidade do Porto/Portugal, do IRD/França). Essa destacada agregação de renomados especialistas vem se dedicando há algum tempo ao estudo de questões concernentes a problemas que envolvem derrame de óleo que atinge zonas costeiras, em várias regiões do mundo. Nesta oportunidade, esse time estará se debruçando sobre estudos concernentes ao derrame que vem atingindo a costa brasileira desde o segundo semestre de 2019, e suas consequências para os ecossistemas que estão nas proximidades dessas localidades e em especial os manguezais. Esta Rede visa desenvolver um trabalho integrado direcionado para o estabelecimento de protocolos de monitoramento ambiental, de geoquímica forense e de biorremediação, visando contribuir com a redução de danos ambientais na região litorânea brasileira afetada pelo problema em tela, onde os manguezais ocupam um lugar de destaque. A REBICOP é composta por quatro (04) Projetos Cooperativos (SEDIMENTOS, BIOTA, ÓLEO E BIOTECNOLOGIAS), que se dedicarão ao desenvolvimento de protocolos aplicados, os quais serão objeto de estudos específicos.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 12/12/2020-31/12/2023
Foto de perfil

Orzenil Bonfim da Silva Junior

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • descoberta e genotipagem de variantes arbitrariamente complexas de dna por análise de algoritmo em grafo usando execução de cloud containers em serviços aws: estudo de caso aplicado à pesquisa em agricultura para apoio à geração de novos cultivares
  • Este projeto propõe o uso de algoritmos de compressão de dados para a representação de sequências de DNA em grafo para a descoberta de variantes estruturais arbitrariamente complexas entre múltiplos genomas, visando desenvolver catálogo exaustivo de marcadores moleculares potencialmente informativos para estudos de fenótipos de interesse agrícola. As informações obtidas nesse catálogo serão úteis para a seleção de genótipos superiores do programa de melhoramento genético de arroz da EMBRAPA, que objetiva o desenvolvimento de cultivares produtivos e tolerantes a estresses bióticos e abióticos. Apesar de avanços recentes da bioinformática no desenvolvimento de metodologias de detecção de variações no genoma e dos saltos biotecnológicos que culminaram no desenvovimento de novos métodos de genotipagem utilizando chips de DNA, a extensão das variações genômicas capturadas e, por conseguinte, a detecção de associação dessas variações com fenótipos de interesse, ainda se encontra em estado embrionário. Via de regra, o polimorfismo de DNA útil detectado por esta estratégia limita-se à análise de mutações de base única de nucleotídeo (SNP) ou inserções/exclusões (InDels) de extensão inferior a 50 bases nucleotídicas, como os microssatélites. Isso ocorre porque a busca de variantes de DNA é feita em estrutura linear do genoma de um único indivíduo da espécie (genoma referência), limitando a identificação de variantes maiores e mais complexas se os genomas analisados diferirem substancialmente no sítio de DNA analisado. Estudos recentes demonstram que o emprego de uma população de genomas representativos de um organismo ou "pangenoma" utilizando algoritmos em grafo aumenta o potencial de detectar e de descrever as variações genéticas. O uso de grafo ainda facilita a resolução de tarefas de rotina de bioinformática como é o caso do mapeamento de sequências de leitura curta (reads curtos), que é a base de análises de experimentos de ressequenciamento. Em tese, grafos de sequências biológicas podem incluir todos os tipos de variantes estruturais presentes em uma população de genomas de um organismo. Isso inclui heterogeneidades genéticas surgidas no processo evolutivo, como expansões e contrações de famílias específicas de elementos (genes, pseudogenes, elementos transponíveis), mutações cromossômicas estruturais (duplicações, exclusões, translocações e inversões), além de variações de conteúdo repetitivo e heterozigosidade. Uma abordagem prática nessa área descreve o pangenoma como um grafo cujos nodos são ordenados linearmente, porém contendo estruturas latentes para representar diferenças alélicas localizadas em regiões mais complexas dos genomas. A disseminação de avanços nessa área, no entanto, esbarra na complexidade computacional requerida pelos programas de algoritmos em grafo, tipicamente exigindo milhares de horas de CPU em plataformas x86_64, dependendo do tamanho e do número de genomas formando o grafo. O problema é de difícil paralelização e tem baixo desempenho em sistemas tradicionais de grid computing (GridEngine, SLURM etc). Soluções de software que desenvolvem algoritmos para a construção e a manipulação de pangenoma começam a incluir o uso de sistemas distribuídos autoescaláveis de dados, como estabelecidos em plataformas de computação como Amazon AWS. Buscando fomentar o uso da abordagem de pangenoma no desenvolvimento de marcadores moleculares para o melhoramento genético e à descoberta de novas fontes de variação alélica para a exploração de recursos genéticos vegetais pela biotecnologia, nossa proposta se baseia no uso de sistemas de provisionamento de cluster nos serviços AWS EC2 e S3 para a análise de múltiplos genomas de arroz (Oryza sativa) visando a construção de grafo. Utilizando esta capacidade computacional, nosso objetivo é construir o pangenoma de arroz com base em sequências de 10 genomas de espécies cultivadas e silvestres que compõem o genoma AA de Oryza, publicamente disponíveis na base de dados NCBI e de espécies outgroup. Todas as montagens estão disponíveis em escala de cromossomo (12 cromossomos por genoma), e incluem quatro acessos de arroz cultivado (Oryza sativa japonica cv. Nipponbare, indica cv IR 8, aus cv N22; e Oryza glaberrima) e seis acessos de espécies silvestres (O. nivara, O. rufipogon, O. barthii, O. glumaepatula, O. meridionalis e O. longistaminata). Uma vez obtido o pangenoma em grafo de sequências, reads curtos serão mapeados na estrutura de dados visando a extração de informação de variantes estruturais complexas e de genotipagem. Para isso, dados de ressequenciamento e de fenotipagem para componentes de produtividade de uma população composta por 132 linhagens puras recombinantes de arroz (RIL), depositados no NCBI, foram selecionados um estudo de caso. Esta população RIL é derivada do cruzamento biparental O. sativa sp. indica cv 93-11 x PA64s, genitores do superhíbrido Lian-You-Pei-Jiu, uma da cultivares de arroz mais plantadas e mais produtivas da China. O projeto propõe desenvolver catálogos extensivos de variantes estruturais de DNA a partir do mapeamento de reads curtos de DNA sobre grafo e mapeamento de regiões do genomas associadas com produtividade de grãos de arroz. Os resultados, incluindo dados, algoritmo e metodologia de análise vão aumentar a atual capacidade de genotipar variantes de DNA arbitrariamente complexas que envolvem aninhamentos e sobreposições de sequências. Esses recursos serão úteis para uso direto em populações experimentais do programa de melhoramento genético de arroz da EMBRAPA. Futuras análises com o ressequenciamento de indivíduos dessas populações poderão confirmar a transferabilidade de marcadores moleculares úteis e informativos para a descoberta de novos genes/alelos por metodologias de mapeamento genético ou de associação genômica, contribuindo para aumentar a eficiência de desenvolvimento de cultivares melhorados de plantas.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • 22/10/2020-31/10/2022
Foto de perfil

Oscar Rubem Klegues Montedo

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • formação de doutores em áreas estratégicas
  • Vide projeto anexo
  • Universidade do Extremo Sul Catarinense - SC - Brasil
  • 08/01/2020-07/01/2025
Foto de perfil

Osmar Olinto Möller Junior

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • plumas de rios como vetores principais da poluição marinha por plástico (plumplas)
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 22/07/2020-31/07/2023
Foto de perfil

Osvaldo Pompilio de Melo Neto

Ciências Biológicas

Genética
  • caracterização de interações moleculares ligadas ao processo de tradução, e ao complexo eif4f, visando identificação de alvos para o desenho racional de novos inibidores contra tripanosomatídeos patogênicos
  • Patógenos humanos da família Trypanosomatidae, gêneros Leishmania e Trypanosoma, provocam doenças de impacto e cuja cura depende de drogas tóxicas e pouco eficientes. Métodos convencionais de identificação de compostos contra estes organismos têm se mostrado pouco efetivos e novas estratégias de controle são necessárias. Um alvo importante de antibióticos é a tradução dos mRNAs em proteínas, um dos mais complexos processos celulares e que tem sua etapa de iniciação como a mais divergente, embora ainda pouco explorada como alvo de drogas. Esta etapa tem como elemento chave o complexo eIF4F (formado pelos eIF4E, eIF4G e eIF4A) que reconhece os mRNAs através da sua extremidade 5’ e facilita sua ligação subsequente aos ribossomos. Este complexo tem como parceiro direto a proteína PABP, ligante da extremidade 3’ dos mRNAs, e em mamíferos tem sido investigado como alvo de inibidores com potencial ação terapêutica. Os tripanosomatídeos possuem ao menos cinco complexos do tipo eIF4F, com propriedades incomuns e baseados em diferentes homólogos de eIF4E e de eIF4G. Diferentes complexos interagem com parceiros distintos, como homólogos de eIF4A e PABP, ligados a funções diferenciadas e ainda indefinidas, com a equipe proponente deste projeto tendo sido protagonista na sua caracterização. Esta proposta irá aplicar uma abordagem multidisciplinar, incluindo ferramentas de biologia molecular, manipulação genética, química de proteínas, simulação computacional e cristalografia, na caracterização de interações envolvendo estes complexos e passíveis de inibição. Interações entre subunidades e entre estas e parceiros específicos serão investigadas em T. cruzi, T. brucei e/ou L. infantum. Pretende-se identificar elementos responsáveis pelas interações entre pares selecionados de proteínas, avançando na compreensão da função de diferentes complexos e no conhecimento sobre a tradução eucariótica e gerando subsídios para a identificação de inibidores da tradução de tripanosomatídeos.
  • Fundação Oswaldo Cruz - PE - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Osvaldo Pompilio de Melo Neto

Ciências Biológicas

Genética
  • proteínas de ligação a rna (rbps) e seu papel na ação de múltiplos complexos do tipo eif4f de iniciação da tradução em tripanosomatídeos patogênicos.
  • O processo de tradução, onde a informação genética contida nas moléculas de mRNAs é utilizada para a síntese de proteínas, é um dos mais complexos entre os vários requeridos para a adequada expressão gênica nos organismos vivos. Este é também um dos processos biológicos mais conservados, embora apresente diferenças importantes entre grupos taxonômicos divergentes. Neste processo, o complexo eIF4F de iniciação da tradução tem um papel crítico, atuando na mediação do reconhecimento dos mRNAs e intermediando seu recrutamento pelos ribossomos para se iniciar a tradução propriamente. O complexo eIF4F padrão dos eucariotos é um complexo heterotrimérico, formado pelas subunidades eIF4E, EIF4G e eIF4A. Entre estas, o eIF4E é o que reconhece de forma específica o nucleotídeo modificado cap na extremidade 5’ dos mRNAs eucarióticos. Já o eIF4G é a subunidade que estrutura o eIF4F enquanto o eIF4A atua como RNA helicase facilitando o acesso do ribossomo ao mRNA. A ação do eIF4F é estimulada pela presença da cauda poli-A na extremidade 3’ dos mRNAs, por sua vez reconhecida pela proteína de ligação ao poli-A, ou PABP. A atuação da PABP é mediada por uma interação direta com o eIF4F, levando a uma circularização do mRNA durante sua tradução. A pesquisa coordenada pelo proponente desta proposta tem como foco o estudo da ação do complexo eIF4F na iniciação da tradução em protozoários parasitas pertencentes aos gêneros Leishmania e Trypanosoma, coletivamente chamados de tripanosomatídeos. Seis homólogos de eIF4E (EIF4E1 a EIF4E6), cinco de eIF4G (EIF4G1 a EIF4G5) e um de eIF4A (EIF4AI) foram identificados nos tripanosomatídeos, além de três homólogos de PABP (PABP1 a PABP3). Cinco complexos do tipo eIF4F foram identificados até o momento, com subunidades eIF4E e eIF4G distintas, além de outros complexos contendo apenas homólogos de eIF4E. Este número elevado de complexos é único em comparação com outros eucariotos, não sendo encontrado mesmo em animais ou plantas. Dois dos complexos eIF4F identificados (baseados nos EIF4E4/EIF4G3 e EIF4E3/EIF4G4) foram implicados no processo de tradução e interagem com homólogos de PABP, sugerindo funções semelhantes às observadas em outros eucariotos. Os demais complexos não parecem ter um papel direto em eventos globais de tradução, mais parecem atuar de forma a regular o acesso de mRNAs específicos a maquinaria de síntese proteica, fazendo uso de mecanismos de regulação ainda não descritos em outros modelos eucarióticos. O panorama que emerge é que a presença destes diferentes complexos permite uma regulação fina de quando e em que condições diferentes conjuntos de mRNAs são traduzidos, desta forma contribuindo de forma significativa para o controle da expressão gênica nos tripanosomatídeos. Uma questão crítica que surge então diz respeito a como se dá o reconhecimento de diferentes mRNAs pelos múltiplos complexos eIF4F e relacionados. A hipótese de trabalho a ser investigada aqui é a de que motivos presentes nas regiões 3’ não traduzidas dos mRNAs sejam reconhecidos por diferentes proteínas de ligação a RNAs (as RBPs) e que estas proteínas, de maneira direta ou indireta, recrutem diferentes complexos do tipo eIF4F para seus mRNAs alvos. De acordo com o complexo que for recrutado para o mRNA, seu destino será definido, seja para a tradução, armazenamento ou degradação. Cada complexo, por sua vez, está sujeito a mecanismos de regulação próprios, muitos dos quais dependentes de proteínas quinases e fosforilação. O foco dessa proposta é buscar contribuir no entendimento de como diferentes complexos do tipo eIF4F reconhecem seus mRNAs alvos, quais seriam esses mRNAs e qual o impacto da associação a complexos específicos na sua tradução. Para isso pretende-se avaliar o papel de diferentes RBPs, entre as quais as PABPs, no reconhecimento e direcionamento de mRNAs específicos, ou populações de mRNAs, a um ou mais dos diferentes complexos já identificados nos tripanosomatídeos. Mecanismos de regulação, via fosforilação, de RBPs e complexos associados também serão investigados. Do ponto de vista experimental, ferramentas de uso rotineiro e já estabelecidas pela equipe e novas metodologias serão utilizadas nesta proposta para se conseguir avançar nos diferentes aspectos dos objetivos propostos. De uma forma geral serão utilizados como modelos experimentais o “Trypanosoma brucei” e duas espécies de “Leishmania”, a “L. infantum” e a “L. amazonensis”, todas passíveis de manipulação genética, e a partir da obtenção de culturas de diferentes fases dos seus ciclos de vida. Linhagens serão geradas a partir da deleção de genes e da expressão de proteínas modificadas contendo marcadores que facilitam sua detecção por anticorpos monoclonais comerciais. Linhagens expressando mRNAs quiméricos também serão geradas e estes então avaliados quanto ao seu reconhecimento por RBPs e complexos específicos, visando a identificação de motivos nos mRNAs envolvidos nesse reconhecimento. Boa parte dos experimentos propostos envolve a produção de lisados citoplasmáticos e ensaios de co-precipitação onde fatores em estudos serão precipitados com anticorpos específicos e os produtos co- precipitados analisados por Western-blot, sequenciamento dos mRNAs e espectrometria de massas. Outros experimentos devem investigar a interação direta entre proteínas específicas, através de ensaios do tipo pull-down com proteínas recombinantes. As diferentes abordagens farão uso ainda de construções geradas a partir de mutagênese sítio dirigida, com o foco na identificação de motivos que atuem na interação entre parceiros ou sejam sítios possíveis de fosforilação. No seu conjunto, os experimentos propostos devem levar a avanços impactantes no estudo do processo de tradução nos tripanosomatídeos e na identificação de novos mecanismos para o controle da sua síntese proteica e expressão gênica como um todo, gerando ainda uma contribuição importante ao entendimento da diversidade desse processo nos eucariotos.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 15/05/2019-31/05/2022
Foto de perfil

Osvaldo Ronald Saavedra Mendez

Engenharias

Engenharia de Energia
  • instituto nacional de ciência e tecnologia de energias oceânicas e fluviais - ineof
  • O tema alvo deste INCT é considerado estratégico para o desenvolvimento energético do Brasil. Os investimentos de pesquisa em energias oceânicas e fluviais nos últimos anos tem sido irrelevante no País, desestimulando a formação de recursos humanos e as atividades de pesquisa nas universidades. Esta visão está complemente conflitante com os enormes esforços e investimentos que são realizados na Europa para desenvolver técnicas para extrair energia dos oceanos e de rios com pequenas quedas, dos potenciais remanescentes de bacias hidrográficas já exploradas, de potenciais hidrocinéticos e de sistema não convencionais para geração de hidroeletricidade . O setor energético brasileiro tem concentrado seu interesse no petróleo, gás, hidroeletricidade de grande porte e recentemente, de forma ainda tímida, em energia eólica. Os indicadores de crescimento da carga e as dificuldades ambientais para construir novas usinas hidrelétricas estão levando a um aumento da participação dos combustíveis fósseis na geração de energia, colocando o Brasil na curiosa posição de andar na contramão das tendências mundiais. Pouco se conhece do potencial oceânico no Brasil; a pouca informação disponível está em estudos globais realizados do exterior. No país, poucas três universidades federais vêm desenvolvendo trabalhos de pesquisa quanto ao aproveitamento desta inesgotável fonte de energia, sendo elas a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), com projetos de pesquisa em andamento sobre o aproveitamento de energias oceânicas na geração de energia elétrica. Entre os principais projetos encontra-se a revitalização e instalação de uma usina piloto na barragem do rio Bacanga em São Luís - MA (UFMA UNIFEI, UFRJ) e a instalação de uma usina piloto de aproveitamento undimotriz no Porto de Pecém no Ceará (UFRJ). As energias fluviais foram tratadas em certa medida em algumas universidades no Brasil, tais como a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e a Universidade Federal do Pará (UFPA). As duas primeiras conseguiram desenvolver e patentear equipamentos, sendo o projeto da UNB posteriormente utilizado em um projeto piloto. No entanto, novos equipamentos também patenteados (não só nas instituições, também por inventores independentes) buscam ser desenvolvidos para avançar no aproveitamento desta energia. O presente INCT pretende promover, por meio de colaborações institucionais, a pesquisa cientifica multidisciplinar e o ensino de excelência relacionado aos tópicos de energia oceânica, maremotriz, hidrocinética e fluviais gerando conhecimento estratégico que contribua à diversificação da matriz energética com respeito ao meio ambiente. Através desta proposta pretende-se aglutinar os poucos grupos de pesquisa no Brasil com trabalhos em energia no mar, fluviais de baixas quedas e hidrocinéticas ou atividades aderentes, para deflagrar um processo de colaboração consistente interinstitucional coma valiosa colaboração de especialistas internacionais que decorra na geração de conhecimento, elaboração de protótipos e a formação de recursos humanos em energia oceânicas e fluviais de baixas quedas e hidrocinéticas.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • 25/11/2016-30/11/2024
Foto de perfil

Oswaldo Gonçalves Junior

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • 15 anos depois: a construção social do mercado do leite caprino no semiárido
  • Em 2008 e 2009, este pesquisador identificou e analisou um "processo de construção social do mercado" do leite caprino no Semiárido nordestino. Esse é um conceito da Sociologia Econômica, que entende que os fenômenos econômicos são sociais por sua natureza. História, tradições, culturas, valores, ideias, formas de associação, redes, entre outros, são fatores a se compreender. Isso é especialmente importante em regiões marcadas pela histórica pobreza e limitação climática. Assunto que ganha relevância na atualidade num cenário de crise climática, no qual se prevê que significativas parcelas da população sofrerão impactos. O presente estudo visa realizar uma nova rodada de pesquisa, quando se completará 15 anos desde a pesquisa inicial. A criação de caprinos e ovinos remonta à chegada dos portugueses no século XVI e esses animais são vistos de maneira inferiorizada em comparação aos bovinos, cuja criação se liga a status social. Trata-se de uma contradição, na medida em que a criação desses animais é mais adaptada às condições da seca. Essa cultura de resistência é confrontada por uma “rede de entusiastas” formada por agentes-chave (pesquisadores, gestores, técnicos e criadores) ligados a um conjunto de instituições. Além deles, o governo federal, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolve Programas do Leite em parceria com estados, visando garantir mercados para os produtos da agricultura familiar e segurança alimentar para parcelas da população. Nesse processo induzido, a construção de mercados vem promovendo reestruturação de laços sociais, ampliando o rol de relações a que os indivíduos se submetiam anteriormente à vivência dessas práticas. A independência processual da política pública e a conquista de mercados privados pelos agricultores também chama a atenção. Como isso se encontra hoje? Nesta nova rodada da pesquisa se pretende analisar os desdobramentos desse fenômeno, possibilitando a construção de um quadro comparativo atualizado.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Otavio Henrique Thiemann

Ciências Biológicas

Biofísica
  • agir antes da pandemia - caracterização de vírus com potencial epidêmico
  • Espécies virais são abundantes na natureza e fundamentais para a biosfera, entretanto novas epidemias tem o potencial de surgir a partir de interações aparentemente inócuas e casuais entre vírus e hospedeiro. Como por exemplo no caso do Zika vírus , o patógeno era conhecido há décadas antes de se tornar um problema de saúde pública mundial e a comunidade científica e de saúde passar a fazer frente a ameaça que representa. Entretanto, havendo conhecimento prévio da biologia da espécie viral e de sua estrutura atômica tal resposta pode ser significativamente acelerada. Aliado a essa iniciativa, estudos da biologia e estrutura viral contribuem com o conhecimento da dinâmica da interação molecular entre proteínas, reconhecimento entre capsídeo-hospedeiro, evasão do sistema imune, produção de vacinas e diagnóstico, entre inúmeros outros. Neste contexto, este projeto irá caracterizar vírus humanos dos gêneros Gemykibivirus, Cyclovirus e Sapovirus envolvidos em gastroenterites e encefalites agudas. Para tanto, proteínas estruturais, formadoras de capsídeo, e não estruturais, polimerases e proteases, serão obtidas por expressão heteróloga para estudos biofísicos e bioquímicos. Partículas semelhantes a vírus (Virus-Like Particles, VLPs) serão montadas para estudos estruturais por cristalografia, difração de raios-X e Crio-Microscopia Eletrônica. Antissoros vírus-específicos serão gerados empregando as proteínas recombinantes e empregados na pesquisa da prevalência destes vírus na população. Inicialmente, investigando amostras de bancos de sangue e posteriormente amostras coletadas de pacientes voluntários, mediante aplicação de Termos de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e aprovação dos conselhos de ética da USP e UFSCar. A correlação da prevalência e sintomatologia permitirá determinar a patogenia associada. Desta forma, este projeto se baseia tanto na pesquisa biofísica e bioquímica como na determinação da relevância para a saúde pública destes gêneros virais.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Otávio Rizzi Coelho Filho

Ciências da Saúde

Medicina
  • efeito da inibição de bradicinina em adultos hospitalizados com covid-19 no remodelamento miocárdico: sub-estudo de um ensaio clínico randomizado
  • Desde os primeiros relatos da infecção por um novo Coronavírus denominado SARS-CoV-2 (Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2), a doença conhecida como COVID-19 e se disseminou rapidamente pelo mundo, com mais de 230 milhões de casos e mais de 4 milhões de mortes até o final de Setembro/2021, tendo sido declarado pandemia pela organização mundial da saúde. No Brasil a doença vem progredindo rapidamente, com mais de mais de 21 milhões de infectados e mais de 590 mil mortes confirmadas na mesma data. Apesar da infecção pelo SARS-CoV-2 poder ser assintomática e apresentar um taxa de letalidade baixa na população saudável, indivíduos com comorbidades cardiovasculares e cardiopatia prévia apresentam mortalidade significativamente maior. Por outro lado apesar do mecanismo exato da lesão miocárdica no COVID-19 não estar totalmente esclarecida, pacientes que no decorrer do curso da doença devolvem lesão miocárdica aguda, caracterizada pela elevação de troponina e novas alterações eletrocardiográficas, podem exibir mortalidade até ~ 5 vezes maior que indivíduos sem lesão miocárdica. Apesar de alguns relatos demonstrarem que pacientes infectados com COVID-19 podem desenvolver disfunção do músculo cárdico, nenhum estudo investigou até o momento o remodelamento miocárdico em pacientes infectados com SARS-CoV-2, nem tão pouco o efeito do bloqueio da síntese de bradicinina no remodelamento miocárdio nesse contexto. Até o presente momento, este é o primeiro experimento, que propõe o uso de inovadoras metodologias para investigação de diversos componentes do remodelamento miocárdico em pacientes com quadro grave de infecção pelo SARS-CoV-2 que irão participar de ensaio clinico investigando o bloqueio da síntese de bradicinina, utilizando o inibidor de C1 esterase/calicreína (Berinert) ou a inibição do receptor 2 de bradicinina, utilizando icatibanto (Firazyr). Nesse estudo iremos utilizar técnicas avanças de imagem com ECO e RMC para investigar o remodelamento.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025