Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alexandre Barbosa Reis

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • avaliação da memória imunológica e células multifuncionais de coquetéis de peptídeos, preditos por imunoinformática, formulados com sistemas de adjuvantes para a leishmaniose visceral em camundongos balb/c
  • No contexto de desenvolvimento de vacinas, a vacinologia reversa ou imunoinformática, é uma abordagem que integra diferentes metodologias computacionais para a busca de alvos e desenho de vacinas. Assim, a imunoinformática vem se destacando ao permitir o uso de programas para a predição de epítopos imunogênicos in silico. Essa estratégia tem o potencial de buscar alvos para o desenvolvimento de vacinas em todo o proteoma predito de organismos patogênicos. Até a presente data, não existe uma vacina eficaz contra a leishmaniose visceral empregada em campanhas de vacinação. Diante desse cenário, em estudos recentes, nosso grupo de pesquisa propôs a utilização da imunoinformática para selecionar e construir vacinas de coquetel de peptídeos a serem testadas contra a leishmaniose visceral. Assim, apresentamos um sistema de predição de epítopos de células T e B, além de vias de sinalização de proteínas. Este sistema foi validado utilizando dados experimentais de proteínas imunogênicas já descritas na literatura, comprovando a existência de uma correlação e associação entre o número de epítopos preditos para células T/B e os resultados experimentais relatados. Em seguida, identificamos peptídeos de L. infantum que foram triados em cães naturalmente infectados por L. infantum. Estas triagens permitiram selecionar os peptídeos que obtiveram melhor performance após testes in vitro e in vivo nos cães. Foram propostas vacinas de coquetel de peptídeos avaliados em diferentes sistemas de adjuvante. Assim sendo, o objetivo deste projeto será avaliar a imunogenicidade, células T multifuncionais (produtoras de pelo menos 3 citocinas), a geração de memória imunológica e a eficácia de vacinas formuladas com antígenos selecionados pela imunoinformática em camundongos BALB/c desafiados com promastigotas de L. infantum. Para isso, será realizada a avaliação dos parâmetros imunológicos (células T multifuncionais e células T de memória central e efetora) e eficácia das vacinas. Os peptídeos serão combinados com os sistemas de adjuvantes: saponina e MPL-A (na proporção de 50% da dose total de cada um); saponina, MPL-A e Resiquimod (na proporção de 50% da dose total de cada um) e finalmente com o adjuvante Poly-ICLC. Assim sendo, este estudo permitirá elucidar mecanismos de indução de memória imunológica e células multifuncionais que se correlacionam com a proteção. Além disso, contribuir na área de desenvolvimento de vacinas efetivas contra a leishmaniose visceral humana e canina, doença negligenciada que vem se tornando um grave problema de saúde pública no Brasil e no Mundo.
  • Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alexandre Braga da Rocha

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • cálculos de força do oscilador e seções de choque de fotoabsorção total para transições de camada interna
  • O projeto, ora proposto, pode ser dividido em duas partes. Ambas dizem respeito a estudos de propriedades de estados excitados em moléculas. Mais especificamente, na primeira, conduzimos estudos de transições envolvendo elétrons de camada interna ou elétrons do caroço, em que calculamos suas principais propriedades como forças do oscilador e energias de transição. Aqui o foco principal é descrever a parte discreta do espectro com funções de alto nível. Na segunda, propomos um método para cálculos da seção de choque de fotoionização – ou mais adequadamente seção de choque de fotoabsorção total - utilizando funções de base do tipo L2, ou seja, de quadrado integrável. O método foi, recentemente, estendido para transições do caroço. Aqui o foco é descrever sobretudo a parte continua do espectro. Em ambos os subprojetos, os sistemas estudados são moléculas em fase gasosa ou adsorvidas em superfícies metálicas. O desenvolvimento e aplicação de métodos de cálculo para estados de camada interna são de fundamental importância, pois auxiliam na interpretação de espectros na região de absorção de raios-X, obtidos por intermédio de diversas técnicas espectroscópicas, tais como EXAFS, XANES, XPS, IS-EELS.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alexandre Bragança Coelho

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • taxação de bebidas açucaradas: evidências para o brasil
  • Dado o aumento dos índices de obesidade e de sobrepeso no Brasil e a preocupação do governo brasileiro em contê-los, é pertinente analisar estratégias que possam ser adotadas visando uma alimentação mais balanceada e a promoção da saúde dos brasileiros. As bebidas açucaradas tornaram-se os grandes vilões dos hábitos alimentares, havendo, portanto, a necessidade de analisar com mais detalhes os fatores que influenciam a demanda desse tipo de produto e avaliar medidas que podem ser tomadas para desestimular seu consumo, como políticas de taxação. Dessa forma, estimar-se-á um sistema de demanda para bebidas açucaradas por meio do modelo QUAIDS com a correção dos gastos nulo pelo procedimento Shonkwiller e Yen e com correção para a endogeneidade dos preços e dispêndio. E, após a obtenção das elasticidades, analisar-se-ão cenários de taxação sobre as bebidas açucaradas e suas implicações no estado nutricional do brasileiros. As informações serão provenientes dos microdados da Pesquisa de Orçamemtos Familiares(POF).
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 06/01/2020-31/01/2022