Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Tânia Maria de Moura

Ciências Biológicas

Botânica
  • estudos taxonômicos, filogenéticos e biogeográficos para os táxons de lupinus l. (leguminosae – papilionoideae) ocorrentes no leste da américa do sul
  • Leguminosae é a terceira maior família de Angiospermas em número de espécies e a segunda maior em importância econômica. É representada por mais de 770 gêneros agrupados em seis subfamílias. Papilionoideae é a maior delas, com mais de 400 gêneros. Dentre estes, Lupinus destaca-se pelo número de espécies (220-230 spp.), por sua ampla distribuição geográfica e pelo alto grau de endemismo. As espécies do gênero apresentam vasta diversidade morfológica e são de problemática delimitação. Diversos estudos sobre Lupinus têm sido publicado ao longo dos anos. No entanto, a delimitação de muitos táxons ainda é imprecisa e tratamentos taxonômicos abrangendo grandes grupos ou amplas áreas geográficas ainda são escassos. Estudos filogenéticos apontam o gênero como monofilético, de origem no velho mundo e subdividido em três linhagens principais: (1) espécies ocorrentes no Mediterrâneo e norte da África, grupo irmão dos táxons unifoliolados da América do Norte; (2) espécies no leste da América do Sul, grupo irmão dos representantes de inflorescências azuladas da América do Norte; e (3) aquelas à oeste do Novo Mundo, representadas pelos táxons distribuídos na região dos Andes e no México, derivados de diferentes linhagens ocorrentes no oeste dos Estados Unidos da América. A maioria dos estudos desenvolvidos até o momento focam nas espécies ocorrentes no oeste do Novo Mundo. Até o momento, 59 táxons, muitos com delimitações problemáticas, são registrados para o leste da América do Sul; apenas 17 espécies foram amostradas em estudos filogenéticos. Portanto, pouco se sabe sobre as relações evolutivas entre os representantes presentes nessa porção do continente. Além disso, hipóteses relacionadas às rotas de colonização das espécies nessa região são escassas. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um tratamento taxonômico para as espécies de Lupinus ocorrentes no leste da América do Sul e elucidar hipóteses filogenéticas e biogeográficas para os táxons ocorrentes nessa região
  • Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia

Ciências Humanas

Educação
  • da investigação sobre processos de análise de manuais escolares à produção colaborativa de materiais didáticos em contextos específicos: cultura local e conteúdos de ensino
  • A produção de materiais didáticos escritos ou digitais é atividade de alta complexidade, pois exige a capacidade de articular elementos da Didática Geral, das Didáticas Específicas, com especial atenção à epistemologia das ciências de referência que produzem e sustentam os conhecimentos escolares. Assim, para que os professores possam analisar e produzir materiais com qualidade didática, metodológica e científica é necessário que sejam oferecidos instrumentos conceituais para a realização desse trabalho, o que não tem sido usual nos cursos de formação de professores, seja inicial ou continuada. Por outro lado, a investigação sobre a produção de materiais didáticos também é incipiente, fornecendo ainda poucos elementos científicos para sustentar proposições e apresentando-se, então, como uma lacuna que demanda esforços dos pesquisadores, e em especial, de grupos multidisciplinares de pesquisadores. Com esse escopo, foi elaborada uma proposta, que teve mérito aprovado no Edital CHSSA 2016 mas não foi implementada pela questão de recursos financeiros não disponíveis. A proposta foi readequada ao Edital Universal, mantendo-se o foco e alguns colaboradores, ajustando-se seus objetivos, reduzindo o âmbito quanto às regiões geográficas e grupos envolvidos e também quanto aos recursos solicitados. A proposta é sustentada: a) na pressuposição de que a análise e a produção de materiais é atividade privilegiada para que as ações de pesquisa e formação se articulem, de forma colaborativa e multidisciplinar; b) na intensa e diversificada experiência da proponente com a análise e produção de materiais didáticos, em projetos editoriais comerciais, projetos institucionais e especialmente em projetos de pesquisa e extensão de natureza colaborativa com redes públicas de ensino nas duas últimas décadas; c) nas atividades que vêm sendo desenvolvidas no Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas/UFPR com outros pesquisadores e grupos de pesquisa sobre a temática da análise e produção de materiais didáticos, em perspectiva multidisciplinar e de forma articulada à formação de professores da educação básica. O Brasil tem mantido, por décadas, o maior programa de distribuição gratuita de livros didáticos para a educação básica – o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O desenvolvimento desse Programa gerou avanços nos livros destinados ao ensino das disciplinas específicas para todas as etapas da escolarização. Entretanto, apesar de todo esses avanços, constatam-se limites e dificuldades, como a existência de problemas para acessar os recursos digitais disponibilizados, dificuldades com a instalação de programas ou ainda que exigem domínio da língua inglesa, bem como as dificuldades para atender de forma satisfatória, por meio de livros de distribuição nacional, as questões culturais locais e as necessidades de grupos específicos. (GARCIA, 2011). É necessário, portanto, adequar ou complementar os materiais oferecidos pelo Estado brasileiro com ações que dependem prioritariamente do trabalho de professores e coordenadores no âmbito das escolas. Assim, os objetivos da proposta estão dirigidos a atividades de investigação e de formação docente para a análise e produção de materiais didáticos, em uma vertente específica que considera a orientação presente nas normas educacionais brasileiras de que os conteúdos de ensino devem contemplar a realidade dos alunos, sua cultura e a diversidade de situações em que ocorre a escolarização básica. A proposta se estrutura em torno de três eixos que organizam a pesquisa e as ações formativas: 1. Análise de materiais didáticos impressos e digitais; 2. Produção e avaliação de materiais que contemplem a cultura, a diversidade e necessidades de grupos específicos; 3. Análise, proposição e avaliação de modelos de formação de professores na perspectiva colaborativa. O projeto , situado no campo de diálogo entre a Didática Geral e as Didáticas Específicas, será desenvolvido de forma colaborativa. As ações terão início com processos investigativos e formativos de análise e avaliação de materiais, se encaminhará para o desenvolvimento de produtos e, após análises, terá lugar um novo processo de avaliação sobre os produtos e os processos desenvolvidos. Ao lado da perspectiva que privilegia a escola pública, avaliando, propondo, e construindo materiais em diferentes áreas de conhecimento, de forma colaborativa com professores em formação inicial e continuada, a intenção da proposta é também atender demandas específicas de determinados grupos sociais que têm sido dirigidas ao conjunto de pesquisadores participantes e que, neste momento, passam a compor uma proposta articulada. Aponta-se que estão previstas três fases de desenvolvimento metodológico da proposta, relacionadas aos objetivos gerais e específicos: Fase 1: estruturação dos grupos de trabalho e desenvolvimento das ações investigativas e formativas relacionadas à avaliação de materiais; Fase 2: identificação de temas e lacunas para a produção de materiais, realização de estudos e debates sobre as melhores opções para cada situação específica e produção propriamente dita de materiais didáticos; Fase 3: utilização dos materiais em situações reais, para analisar resultados, propor ajustes e finalizar as propostas para sua disponibilização em repositórios públicos. A proposta terá na UFPR sua coordenação central. Os recursos técnicos e humanos dessa instituição e de seu Setor de Educação serão disponibilizados de forma ampla, como Biblioteca, sala digital, laboratório de informática e salas de aula, assim como os recursos dos grupos de pesquisa participantes. Pretende-se ampliar a interação com outras instituições como a Universidade Santiago de Compostela (Espanha) com o INDIRE (Itália), e ainda com o Georg Eckert Institute (Alemanha).
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Tania Maria Ruffoni Ortiga

Ciências da Saúde

Medicina
  • novas abordagens translacionais em técnicas de rerpodução assistida
  • Segundo a Organização mundial da saúde (OMS), a infertilidade é uma doença do sistema reprodutivo definida clinicamente pela incapacidade de conseguir uma gravidez clínica após 12 meses ou mais de uma relação sexual regular sem o uso de métodos contraceptivos (Zegers-Hochschild, 2009). Devido ao aumento de casais que procurarm as clínicas de reprodução assistida, tanto no Brasil, quanto no mundo. A identificação de biomarcadores da qualidade oocitária e embrionária são desafios a serem atingidos no campo de reprodução assistida. Além de várias outras razões, a diminuição no número de embriões gerados e congelados sem diminuição na taxa de sucesso da fertilização in vitro evitaria discussões éticas nas clínicas e o estresse psicológico da decisão dos pacientes. Novo no campo, é a possibilidade, ainda inexplorada da vitamina D. A vitamina D, na natureza existem em duas formas, o colecalciferol (D3) e o ergocalciferol (D2). Ambas as isoformas da vitamina D (D2 e D3) são encontradas em alimentos e suplementos diferentes, entretanto, só a D3 pode ser produzida pela pele (Kamen e Tangpricha, 2010). A Pré-vitamina D3 é formada da provitamina D3 na pele em resposta aos raios ultravioleta. A vitamina D sintetizada na pele é inativa e precise ser hidroxilada até sua complete ativação, inicialmente no fígado e depois nos rins onde é convertida em 1, 25-diidroxicolecalciferol. A forma ativa da vitamina D é a 1, 25-diidroxicolecalciferol ou 1, 25(OH)2D3 \ (Walters 1992; Studzinski, McLane et al. 1993; Bouillon, Okamura et al. 1995) e suas ações genômicas são mediadas principalmente pelo seu receptor nuclear específico, o VDR (Holick 2006). Entretanto, os mecanimos moleculares das ações da vitamina D durante o desenvolvimento, assim como os efeitos e impactos dos polimorfismos encontrados no VDR na população são ainda desconhecidos (Morrison, Qi et al. 1994). Camundongo, a produção de folículos pré-ovulatórios encontra-se prejudicada na ausência do VDR. No nos animais knock-out para o receptor VDR, nenhuma alteração importante foi vista durante o desenvolvimento e crescimento dos animais antes do desmame (Yoshizawa, Handa et al. 1997). Entretanto, após o desmame, os animais apresentaram alopecia, má formação ósse a infertilidade (Yoshizawa, Handa et al. 1997). Fêmeas homozigotas apresentam homoplasia uterina e foliculogênese incompleta, apresentando somente folículos primários e secundários após 7-8 semanas de vida. Folículos de Grafafian não foram encontrados, causando diminuição na produção de estradiol que levou, como consequência a hipoplasia uterina desses animais. Resultados de microarray mostraram a presença de genes relacionados ao metabolismo da vitamina D e as enzimas de ativação desse hormônio como a 1hidroxilase além da calbidina, proteína ligadora de cálcio proteína (Brannian, Eyster et al. 2010). Portanto, os dados da literatura sugerem que a Vitamina D tenha papel na foliculogênese. Entretanto, o exato papel, além da relação da vitamina D com a viabilidade oocitária e o resultado da gestação em seres humanos ainda tem que ser investigado. Além do oócito, estudar marcadores de qualidade de embriões e novas técnicas de cultivo dos mesmos, usando tanto suporte de células tronco quanto tecnologias menos invasivas como o INVO também serão abordados neste projeto. Neste projeto, objetivamos: 1) estudar a via de sinalização da vitamina D no ambiente do folículo e oóctio 2) desenvolver modelo animal de carência de vitamina D gestacional, 3) Investigar marcadores de qualidade oocitária através do estudo do fluido folicular e das células da granulosa 4) Estabelecer nova matriz de cultivo embrionário usando células troco humanas e 5) Analisar vários marcadores de qualidade embrionária comparando técnicas de fertilização in vitro tradicionais com a INVO 6) Abordar a função placentária de gestações concebidas pela FIV.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 01/06/2017-30/11/2021
Foto de perfil

Tania Maria Sarmento da Silva

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • análises químicas e biológicas de produtos apícolas e meliponícolas do nordeste brasileiro
  • A apicultura e meliponicultura tem se destacado por constituir uma das áreas do setor de agronegócios capazes de gerar importantes impactos sociais e econômicos, especialmente em regiões onde vivem populações menos favorecidas economicamente como a região semiárida. Neste sentido as atividades ligadas a apicultura e meliponicultura foram escolhidas devido à grande relevância na região Nordeste do Brasil e por apresentar uma das poucas atividades agropecuárias que, sendo conduzidas de maneira racional, atende aos três requisitos da sustentabilidade: o econômico, o social e o ecológico, fornece renda, ocupa mão de obra familiar ou contratada e contribui para a preservação da flora nativa. No presente projeto serão analisados os constituintes químicos e atividades biológicas dos produtos apícolas (pólen e própolis de Apis mellifera) e meliponícolas (pólen, mel e geoprópolis de Melipona mandacaia, M. subnitida, Trigona spinipes, Frieseomelitta doederleini, Melipona mondury, Tetragonisca angustula Latreielle) coletados na região Nordeste do Brasil. A pesquisa visa ainda a transferência de tecnologia para os produtores sobre técnicas e conhecimentos contextualizados nas demandas dos sistemas em estudo.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Tania Regina Tozetto Mendoza

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • caracterização de polimorfismos em regiões codificadoras de microrna no genoma do herpesvírus humano do tipo 8: comparação das variantes de hhv-8 entre grupos de indivíduos sem sarcoma de kaposi e com sarcoma de kaposi associado a aids.
  • Herpesvirus Humano do tipo 8 (HHV-8) é o agente etiológico do sarcoma de Kaposi (SK), a neoplasia mais comum vista em indivíduos vivendo com HIV/AIDS. Até o momento não está clara a relação entre as variações genéticas do HHV-8 e o desenvolvimento do sarcoma de Kaposi. Atualmente, a relação entre as variações no fenótipo e genótipo de micro-RNA (miRNA) em diferentes tipos de câncer está bem documentada. Ainda, a expressão alterada de micro-RNAs foi descrita como um modulador chave do processo patogênico de muitas doenças. Por isso, a descoberta de polimorfismos de um único nucleotídeo (SNPs) localizados em regiões codificadoras de microRNA do genoma do HHV-8 parece ser de grande interesse. A proposta do presente trabalho é estudar o perfil de SNPs em regiões codificadoras de miRNA do HHV-8 (sequencias de DNA ao redor de 3.0 kb) por sequenciamento de nova geração a partir de sangue e saliva de indivíduos infectados por HHV-8 sem e com sarcoma de Kaposi. O estudo se baseará em uma casuística de conveniência bem caracterizada quanto aos fatores relacionados a predisposição ao SK em 750 indivíduos vivendo com HIV. A análise da frequência desses polimorfismos no genoma do HHV-8 no grupo SK-AIDS pode trazer importantes esclarecimentos sobre o papel da variabilidade do HHV-8 na patogênese do tumor.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Tarcília Aparecida da Silva

Ciências da Saúde

Odontologia
  • análise dos efeitos do bisfenol in vitro e in vivo e da possível associação com tumores de cavidade oral
  • O Bisfenol A (BPA) é um monômero utilizado na produção de plástico policarbonato e resina epóxi, inclusive resinas de uso odontológico. O BPA apresenta efeitos no sistema endócrino mimetizando as ligações aos receptores de estrógeno, as quais resultam em alterações na tireóide, aumento da incidência de câncer de mama e próstata. Alguns tumores de cavidade oral expressam receptores de estrógeno, indicando que as células neoplásicas poderiam ser responsivas ao BPA. Entretanto, não existem estudos que investigaram uma possível associação entre o BPA e tumores de cavidade oral. Desta forma, os objetivos do presente trabalho serão 1) verificar os efeitos da exposição ao BPA em glândulas salivares e mucosa bucal utilizando modelo experimental em camundongos; 2) avaliar in vitro o efeito do BPA em células de tumores bucais e queratinócitos; 3) analisar os níveis salivares e teciduais de BPA em pacientes portadores de tumores de cavidade oral. Para atingir o objetivo 1, camundongos machos e fêmeas receberão BPA na água durante seis semanas. Ao término do experimento os animais serão eutanasiados e as glândulas salivares maiores, língua, fragmentos de mucosa bucal, fígado, glândulas mamárias das fêmeas e próstata dos machos serão coletados para análise microscópica, imunoistoquímica e dosagem dos níveis de BPA empregando-se cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa. Para atingir o objetivo 2, linhagens de células de tumor de glândula salivar, de carcinoma de células escamosas (CCE) de boca e de queratinócitos serão tratadas com diferentes doses de BPA para avaliação da proliferação, migração/invasão, transição epitélio-mesênquima, indução de angiogênese e produção de marcadores inflamatórios e fatores de crescimento. Para atingir o objetivo 3, serão recrutados pacientes portadores de tumores de glândula, CCE de boca e pacientes sem alterações de mucosa bucal (controles) para coleta de saliva e fragmentos dos tumores, para dosagem da concentração de BPA.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Tárcio André dos Santos Barros

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • desenvolvimento de técnicas para controle e redução de oscilações de torque em máquinas elétricas de relutância variável operando nos quatro quadrantes de torque/velocidade em veículos elétricos.
  • A máquina elétrica de relutância variável (MRV) possui características de funcionamento que permitem: a operação em uma ampla faixa de velocidade, o baixo custo de fabricação, à baixa relação peso/potência quando comparada com outras máquinas elétricas e a ausência de imãs permanentes. Os principais empecilhos para a utilização industrial da MRV são as oscilações de torque, os ruídos sonoros e a necessidade de controles robustos em uma ampla faixa de velocidades. Os métodos desenvolvidos para redução das oscilações de torque para a MRV operando como motor possuem desempenho limitados em relação ao faixa de velocidade de operação. Alguns métodos funcionam bem em baixas velocidade e outros funcionam em altas velocidade. Neste projeto esses métodos serão estudados e testados em diversas situações de operação da MRV em veículos elétricos. Serão propostos novos métodos e adaptações dos métodos redução de oscilações para a MRV operando nos quatros quadrantes de velocidade/torque. Deste modo, espera-se contribuir para o desenvolvimento de tecnologias que possibilitem uso da MRV em veículos elétricos.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Tárcio Teodoro Braga

Ciências Biológicas

Imunologia
  • perfil metabólico dos macrófagos envolvidos no processo regenerativo da cauda de zebrafish
  • Em contraste com os mamíferos, os vertebrados inferiores, incluindo o zebrafish (Danio rerio), têm o potencial de regenerar tecidos danificados ou perdidos, como a barbatana caudal, o que os torna modelos ideais para estudos de regeneração de tecidos e órgãos. Visto que diversas doenças têm como base o processo de transição entre a fibrose e a regeneração tecidual, faz-se necessário alcançar um melhor entendimento desses processos. As células do sistema imune, em especial neutrófilos e macrófagos, apresentam papéis essenciais durante o processo regenerativo, participando na remoção de restos celulares, liberando fatores pró e anti-inflamatórios, componentes da matriz extracelular e alterando o padrão oxidativo durante a proliferação celular e a angiogênese. Porém, os mecanismos moleculares através dos quais os macrófagos e neutrófilos orquestram a formação e regeneração do tecido amputado ainda não estão claros. Este estudo visa avaliar a dinâmica de infiltração de células do sistema imune na borda da lesão na cauda do zebrafish além de investigar os subtipos de macrófagos por citometria de fluxo e microscopia confocal. Adicionalmente, iremos identificar os níveis gênicos e protéicos das vias metabólicas e oxidativas ativadas nos neutrófilos e macrófagos infiltrantes em diferentes tempos do processo regenerativo. O entendimento do processo regenerativo em zebrafish irá contribuir para a elucidação de diversas doenças humanas, dado a similaridade genética de aproximadamente 70% entre as espécies.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Tarcísio Pedro da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • análise experimental do efeito disposição na negociação de ações com estudantes do ensino médio de escolas públicas
  • O objetivo do estudo é analisar a influência do investimento em equipe, bem como a influência da divulgação dos resultados no efeito disposição de investidores. A metodologia será constituída, por meio de um experimento, com alunos do ensino médio da rede pública de ensino e análise estatística. Espera-se que investidores que negociam individualmente e que não precisavam divulgar seus resultados aos demais, tenham um efeito disposição menor do que investidores em duplas que divulgavam seus resultados. Com isso, o efeito disposição pode contribuir no entendimento de consumo e do entendimento financeiro dos jovens. Esta pesquisa terá como agentes sociais os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino da cidade de Blumenau. Essa escolha, intencional, foi atrelada as necessidades de inserção socioeconômica em decorrência de o ambiente industrial ser predominante na região e o ciclo produtivo lento, fato que impacta sobremaneira na situação financeira das empresas, desta forma, o entendimento da adequada utilização dos recursos financeiros, como forma de prevenção de gastos futuros, amplia as oportunidades e comportamento financeiro das pessoas. A região conta com mais de 26.792 (vinte e seis mil, setecentos e noventa e dois), com uma amostra de 3.618 (três mil seiscentos e dezoito) estudantes no ensino médio da rede pública, que serão inseridos na educação financeira por meio de palestras, atividades de formação inicial em gestão de finanças sob a utilização da educação financeira. Os principais resultados esperados permanecem focados na conscientização do bom uso nos recursos financeiros disponíveis, que desperte a conscientização pelo planejamento financeiro efetivo no estudante. De costume que, a educação financeira seja percebida no consumo de recursos necessários pessoais e preponderante à sua inserção socioeconômica. No foco deste projeto, se encontram os agentes sociais, a situação socioeconômica (pelo consumo dos recursos financeiros) esteja adequada às necessidades de educação, trabalho e de atividades socioculturais. Em relação ao atendimento à amostra da rede de ensino público, que serão os estudantes do nível médio, atende prioritariamente, estudantes de regiões com perfil de limitação econômico-financeira, devido a dificuldade da inserção no ambiente cultural e de lazer quando destacada sua limitação de organização financeira. A aplicação dos recursos financeiros planejados contribui para elevar a estima pessoal o que possibilita a organização financeiros da família, facilitando a aplicação dos recursos na melhoria da situação econômica, como forma de planejamento da utilização dos recursos, na função comportamental que pode culminar na otimização de recursos, pela sua utilização para atender as necessidades de inserção socioeconômica pelo comportamental financeiro, considerados como fator multiplicador destas ações. A região de atuação do projeto é constituída por empresas industriais que empregam, em sua maioria, famílias inteiras. Várias foram às crises econômicas que atingiram empresas industriais, com reflexo nos demais segmentos da economia. Além dos fatores econômicos, a ocorrência de catástrofes climáticas, considerando que Blumenau fica num vale, afetam sobremaneira a região. Neste ambiente, as famílias precisam se adaptar aos possíveis acontecimentos, já que o cenário geográfico não pode ser alterado. Logo existe a necessidade de convivência com os fatores econômicos e climáticos da região, que interferem sobremaneira no comportamento das famílias, até para a manutenção do seu patrimônio, interferindo no comportamento e reações financeiras. A base utilizada para entendimento da educação financeira apresentará como foco a inserção socioeconômica dos envolvidos, com destaque para as formas de gerenciamento das aplicações financeiras, mesmo que seja limitado, mas com oportunidades de escolhas de acordo com as necessidades dos estudantes. Nesse sentido a formação do conhecimento em aplicações financeiras e de investimento, contribui para a conscientização de planejamento para os recursos que estão disponíveis, sendo confrontada com as necessidades dos estudantes, de modo que os esses percebam que os seus recursos, mesmo que limitados, podem atender as suas necessidades sem precisar migrar para a marginalização por recursos. Cabe destaque para o tratamento dado na literatura sobre os termos utilizados, que contribui para o entendimento geral, em que trata o comportamento das finanças pessoais recebe destaque e contribuição relevante apresentada aos indivíduos. Segundo, Couto (2004) no ensino médio, não deixamos de enfatizar a importância da formação profissional e da respectiva atualização constante. Estes fatos são fundamentais para o planejamento financeiro e para a formação de reservas, pois da nossa competência como profissionais atuantes num mercado de trabalho cada vez mais competitivo virão os recursos para um planejamento racional. Em relação ao tema Lucci, et al. (2006) consideram ser relativamente comum em países de economia mais desenvolvida o desenvolvimento de estudos nessa área, principalmente por destacar uma preocupação com a conscientização das pessoas sobre a necessidade de formação de poupança para a aposentadoria. Em um estudo realizado com estudantes de nível médio, Mandell e Klein (2007) concluem que as variáveis socioeconômicas, demográficas e motivação fazem parte dos questionamentos sobre finanças pessoais. Peng et al. (2007) destacam que as perguntas sobre a participação na educação financeira, experiências financeiras, renda e heranças, e as características demográficas são importantes componentes de análise das finanças pessoais.
  • Fundação Universidade Regional de Blumenau - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Tarcisio Samborski

Ciências Agrárias

Agronomia
  • hortas domésticas: mais autonomia, mais sustentabilidade
  • O projeto Hortas domésticas: mais autonomia, mais sustentabilidade busca desenvolver uma tecnologia social participativa que garanta e melhore a produção de alimentos em famílias indígenas que vivem na pobreza extrema nas Terras Indígenas ( TI ) do Guarita e Inhacorá. Enquadra-se como linha principal na tentativa de acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentáve . Concebido em parceria entre o Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto , a Cooperfamiliar , EMBRAPA Clima Temperado e as lideranças indígenas das duas TI projeta um conjunto de ações que tem por base a reprodução de espécies vegetais mais adaptadas as condições de cultivo com produção e beneficiamento das sementes que não se encontram no mercado. Prevê ainda a atuação com variedades de propagação vegetativa, impulsionando a produção de propágulos com o uso de micropropagação in vitro. Esse material será doado para 500 famílias indígenas, buscando ampliar a produção de alimentos e a autonomia das comunidades que poderão reservar parte dos cultivos para conservação de material propagativo ou de sementes. Além do aumento na produção, redução da fome e melhoria na alimentação, espera-se acumular conhecimento e habilidades para reproduzir essa tecnologia para outras famílias no futuro.
  • Instituto Federal Farroupilha - RS - Brasil
  • 01/12/2018-30/05/2021