Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alexandre Americo Almassy Junior

Ciências Agrárias

Agronomia
  • núcleo de agricultura familiar e agroecologia - naf da ufrb: ações de conversão agroecológica de sistemas de produção
  • O Projeto Núcleo de Agricultura Familiar e Agroecologia - NAF da UFRB: Ações de Conversão Agroecológica de Sistemas de Produção tem como objetivo identificar o estado da arte dos sistemas de produção agropecuária de comunidades de agricultores familiares localizadas no Recôncavo da Bahia, notadamente nos municípios de Cruz das Almas e Maragogipe com vistas a conversão e implantação, por meio de ações de assistência técnica e extensão rural, de sistemas agroecológicos de produção. Por meio de metodologias participativas serão realizados, junto as comunidades de agricultores familiares participantes, diagnósticos rurais participativos – DRP, elaboração de planos de ação visando a implantação de ações de conversão agroecológica dos sistemas de produção local, implantação de unidades de referência de sistemas de conversão agroecológica nas comunidades participantes e no campus da UFRB, realização de cursos, e eventos visando a troca de experiências agroecológcias. O projeto pretende ainda apoiar ações de assistência técnica e extensão rural - ATER nas comunidades integrantes com vista a conversão agroecológica dos sistemas de produção. Além de uma equipe multidisciplinar de docentes que integram o NAF/UFRB, a equipe do projeto será constituída por um técnico do AGROVIDA, instituição de ATER parceira do projeto. Também farão parte desta equipe, como bolsistas um profissional de dedicação de 28 horas semanais ao projeto e dois bolsistas de iniciação ao extensionismo, estudantes de graduação da UFRB com dedicação de 12 horas semanais ao projeto. Pretende-se com este projeto fortalecer o Núcleo de Agricultura Familiar e Agroecologia - NAF da UFRB como organização de referência em trabalhos ligados ao desenvolvimento da agroecologia e da agricultura familiar.
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - BA - Brasil
  • 01/02/2018-31/10/2020
Foto de perfil

Alexandre André Feil

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • estruturação e análise de índice de sustentabilidade em (agro)indústrias de laticínios
  • Nas últimas quatro décadas a sociedade tem se conscientizado acerca da relevância e urgência de ações, com vistas à mitigação dos impactos sobre o meio ambiente. Estas mitigações podem ser realizadas por meio do estabelecimento de indicadores de sustentabilidade que auxiliam no processo de avaliação do nível de sustentabilidade. Neste sentido, este projeto de pesquisa objetiva selecionar um conjunto de indicadores e estruturar um índice do nível da sustentabilidade em (agro)indústrias de laticínios no Rio Grande do Sul, Brasil. Os objetivos específicos compreendem: a) Identificar por meio de revisão de literatura os indicadores utilizados na mensuração da sustentabilidade em (agro)indústrias; b) Selecionar os indicadores principais e complementares adequados à mensuração do nível de sustentabilidade em (agro)indústrias de laticínios; c) Estruturar um (sub)índice de sustentabilidade específico para as (agro)indústrias de laticínios abrangendo o processo de normalização, a ponderação e a agregação; d) Aplicar o (sub)índice de sustentabilidade nas (agro)indústrias de laticínios, e e) Sugerir melhorias no processo de gestão da sustentabilidade as (agro)indústrias de laticínios. A metodologia centra-se na pesquisa qualiquantitativa, exploratória-descritiva e estudo de caso múltiplo. As unidades de análise centra-se na abordagem de 35 (agro)indústrias de laticínios. O processo de identificação e seleção dos indicadores será operacionalizada por meio de uma pesquisa de literatura e a aplicação do método délphi em pesquisadores, respectivamente. A estruturação do (sub)índice de sustentabilidade inicia na seleção dos indicadores de sustentabilidade principais e complementares, e após a coleta dos dados ocorre o processo de normalização, ponderação e agregação. A coleta dos dados junto as (agro)indústrias ocorrerá mediante uma aplicação de questionário misto. Os resultados pretendidos podem ser descritos em três etapas, a saber, a geração de um quadro de indicadores principais e complementares específico às (agro)indústrias de laticínios; a mensuração do nível de sustentabilidade de forma consistente e robusta e que possa ser utilizado no processo integrado e holístico da gestão destas (agro)indústrias; e em terceiro, a proposta de melhorias que devem ser desenvolvidas nas (agro)industrias com base na mensuração do nível de sustentabilidade. Além disso, também serão produzidos artigos científicos, dissertações e trabalhos de conclusão para divulgação no meio acadêmico.
  • Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alexandre Anselmo Guilherme

Ciências Humanas

Educação
  • violência e preconceito: um panorama da populacao universitaria no sul e nordeste do brasil
  • A investigação sobre a violência nas escolas tem crescido de forma constante internacionalmente e tem mostrado altos níveis de violência, em vários níveis diferentes. Encontrar formas de responder a esta questão da violência nas escolas torna-se um imperativo para os educadores. Nesta pesquisa, faremos uma análise do perfil dos alunos universitários que praticam e/ou que sofrem com a violência em universidades das regiões Sul e Nordeste do Brasil. A proposta deste projeto se fundamenta em Galtung e Fanon, sendo usada diretamente na elaboração do questionário e na subsequente análise quantitativa dos dados dos alunos entrevistados. Nos envolvemos com esta temática defendendo o ponto de vista que, embora a violência possa ser endêmica nas escolas, a consciência de uma educação para a paz é imprescindível para Galtung. Finalmente, dirigimos nossa pesquisa no esforço de que possamos montar um argumento para o contexto da educação e apresentar algo concreto para elaborarmos propostas para a paz no ambiente escolar.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alexandre Ataide Carniato

Outra

Divulgação Científica
  • vii mostra científica, cultural e tecnológica do ifsp - campus presidente epitácio.
  • Este projeto tem como objetivo precípuo contribuir para o desenvolvimento científico, cultural, tecnológico e de inovação dos municípios de Presidente Epitácio-SP, Presidente Venceslau-SP e região. Em outras palavras, este projeto visa atingir, entre outras, as camadas mais vulneráveis da sociedade por meio da popularização da ciência, identificar jovens talentos e incentivá-los a seguir carreira técnico-científica e docente. Estimular-se-á à participação de meninas, enfatizando a importância delas para o avanço das áreas de robótica, engenharias, dentre outras. Deste modo, destaca-se que a indissociabilidade entre ciência/sociedade torna-se fundamental para a transmissão do conhecimento, ou seja, além de produzir conhecimento científico, este projeto busca divulgar a ciência para a sociedade de um modo amplo, estreitando-se os laços, aproximando as escolas, instituições de ensino superior e pesquisa e a comunidade. O evento contará com a apresentação de trabalhos em três modalidades: mostra de projetos, mostra cultural e apresentação oral e de pôsteres. Neste sentido, a VII Mostra Científica, Cultural do IFSP Campus Presidente Epitácio representa um evento de importância primordial para a formação plena dos discentes de todos os níveis de ensino, pois cria-se a possibilidade de interação entre alunos, professores, profissionais da área e da sociedade, propiciando o acesso a novas informações.
  • Instituto Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
Foto de perfil

Alexandre Barbosa Reis

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • avaliação da memória imunológica e células multifuncionais de coquetéis de peptídeos, preditos por imunoinformática, formulados com sistemas de adjuvantes para a leishmaniose visceral em camundongos balb/c
  • No contexto de desenvolvimento de vacinas, a vacinologia reversa ou imunoinformática, é uma abordagem que integra diferentes metodologias computacionais para a busca de alvos e desenho de vacinas. Assim, a imunoinformática vem se destacando ao permitir o uso de programas para a predição de epítopos imunogênicos in silico. Essa estratégia tem o potencial de buscar alvos para o desenvolvimento de vacinas em todo o proteoma predito de organismos patogênicos. Até a presente data, não existe uma vacina eficaz contra a leishmaniose visceral empregada em campanhas de vacinação. Diante desse cenário, em estudos recentes, nosso grupo de pesquisa propôs a utilização da imunoinformática para selecionar e construir vacinas de coquetel de peptídeos a serem testadas contra a leishmaniose visceral. Assim, apresentamos um sistema de predição de epítopos de células T e B, além de vias de sinalização de proteínas. Este sistema foi validado utilizando dados experimentais de proteínas imunogênicas já descritas na literatura, comprovando a existência de uma correlação e associação entre o número de epítopos preditos para células T/B e os resultados experimentais relatados. Em seguida, identificamos peptídeos de L. infantum que foram triados em cães naturalmente infectados por L. infantum. Estas triagens permitiram selecionar os peptídeos que obtiveram melhor performance após testes in vitro e in vivo nos cães. Foram propostas vacinas de coquetel de peptídeos avaliados em diferentes sistemas de adjuvante. Assim sendo, o objetivo deste projeto será avaliar a imunogenicidade, células T multifuncionais (produtoras de pelo menos 3 citocinas), a geração de memória imunológica e a eficácia de vacinas formuladas com antígenos selecionados pela imunoinformática em camundongos BALB/c desafiados com promastigotas de L. infantum. Para isso, será realizada a avaliação dos parâmetros imunológicos (células T multifuncionais e células T de memória central e efetora) e eficácia das vacinas. Os peptídeos serão combinados com os sistemas de adjuvantes: saponina e MPL-A (na proporção de 50% da dose total de cada um); saponina, MPL-A e Resiquimod (na proporção de 50% da dose total de cada um) e finalmente com o adjuvante Poly-ICLC. Assim sendo, este estudo permitirá elucidar mecanismos de indução de memória imunológica e células multifuncionais que se correlacionam com a proteção. Além disso, contribuir na área de desenvolvimento de vacinas efetivas contra a leishmaniose visceral humana e canina, doença negligenciada que vem se tornando um grave problema de saúde pública no Brasil e no Mundo.
  • Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022