Projetos de Pesquisa

 

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Vera Lúcia Gil da Silva Lopes

Ciências da Saúde

Medicina
  • investigação etiológica em casos selecionados de fendas orais sindrômicas
  • A implantação de Bases de Dados é tendência mundial para reconhecimento epidemiológico e seu impacto – individual e coletivo – na prevenção, diagnóstico e tratamento. A Base Brasileira de Anomalias Craniofaciais (BBAC) coleta informações sociodemográficas, genéticas e realiza o seguimento clínico de anomalias craniofaciais, sendo que as fendas orais têm contribuição principal. Este projeto objetiva investigar etiologia de quadros sindrômicos incomuns que apresentam fendas orais como sinal cardinal por meio de Sequenciamento de Nova Geração (Next Generation Sequencing - NGS). Os casos foram selecionados a partir de um conjunto de 2000 indivíduos registrados na BBAC. Cada caso apresenta fenótipo único e esporádico, com suas histórias naturais detalhadas e exames prévios de análise cromossômica em microarranjos (Chromosomal Microarray Analysis - CMA) sem alterações patogênicas; as respectivas revisões de literatura não apontam para diagnóstico específico, sugerindo tratarem-se de novas condições clínicas. A partir de DNA total, será realizado sequenciamento de exoma do propósito, seguido de algoritmo de análise desenvolvido para anomalias craniofaciais pela Universidade de Nijmegen (Holanda), instituição que atuará em cooperação científica neste estudo. A confirmação laboratorial, assim como a investigação de genitores também está prevista. Como resultados científicos, além da formação de recursos humanos para interpretação de NGS com foco em anomalias craniofaciais, prevê-se caracterização clínica e etiológica de novos quadros sindrômicos com fendas orais e respectivas histórias naturais, facilitando o manejo clínico, e o reconhecimento da participação destas entre os quadros existentes na população brasileira. Estes serão parte de dados divulgados pela BBAC e pela Brazilian Initiative on Precision Medicine (BIPMed). Prevê-se, após a investigação laboratorial, a transmissão dos resultados às famílias.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vera Lúcia Jacob Chaves

Ciências Humanas

Educação
  • financeirização do ensino superior privado no brasil: novas estratégias de inserção do capital estrangeiro
  • Este projeto, com o título “Financeirização do ensino superior privado-mercantil no Brasil: novas estratégias de inserção do capital estrangeiro” dá continuidade a pesquisa que está sendo concluída sobre as implicações para a educação superior brasileira da nova estrutura do setor privado-mercantil no contexto da concentração de capital, de sua oligopolização e de financeirização do setor, com ampliação e aprofundamento dos dados, em função dos resultados alcançados e da identificação de outras formas de inserção do capital estrangeiro na educação superior brasileira. O objetivo central é o de investigar as implicações da inserção de empresas estrangeiras com fundos de capital aberto, como a Laureate Education e a Wyden Educacional (ex-DeVry), na desnacionalização educação superior brasileira. Pretende-se analisar a forma de inserção dessas empresas na educação superior do país, as fontes de financiamento utilizadas, a atuação na oferta de cursos de graduação a distância, o modelo de gestão adotado e as implicações para o trabalho docente. Metodologicamente far-se-á uso de dados quantitativos e qualitativos conforme cada etapa de desenvolvimento da pesquisa.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vera Lúcia Nogueira

Ciências Humanas

Educação
  • o império das minas gerais: relações entre política, poder, educação e cultura na administração dos negócios da província (1834-1889)
  • Este Projeto tem como tema as políticas para a educação e instrução públicas na Província de Minas Gerais compreendidas a partir da relação estabelecida com a política do Governo imperial. O objetivo geral é analisar as relações que se estabeleceram entre a província de Minas Gerais e o Governo Central de modo a compreender os possíveis impactos da composição e da atuação do segundo escalão da burocracia imperial – a presidência – na administração dos negócios da Província, em especial, no âmbito das ações voltadas para a educação no período de 1834 a 1889. O estudo da província fundamenta-se nos estudos historiográficos que elegeram “o regional” como importante eixo teórico-metodológico na produção da pesquisa e no ensino de história da educação. O Projeto busca contribuir para o preenchimento das lacunas relativas às estratégias governamentais voltadas para a promoção da instrução pública primária na província de Minas Gerais, compreendida como parte integrante do processo de organização do próprio Estado Nacional, na qual repercutiam as consequências das vicissitudes dos interesses políticos e sociais das elites que estavam à frente da condução desse processo. Entende-se que a realização de pesquisas com distintos objetos e pesquisadores com diferentes formações organizados em torno de um interesse comum, poderá ampliar o conhecimento histórico sobre os processos educativos desenvolvidos em Minas Gerais no século XIX. As fontes principais são os ordenamentos jurídico normativos do Executivo e Legislativo, disponibilizados na Coleção Leis e Decretos Mineiros; os Anais da Assembleia Legislativa e do Senado Imperial e os principais jornais que circularam no país, no período. A partir dos referenciais teóricos da História Cultural e da História Política serão adotados a prosopografia e a análise do discurso político na interpretação e análise dos dados. Espera-se contribuir com a produção de conhecimento histórico educacional sobre o processo de escolarização no Império e sobre os desafios enfrentados pelo Governo na organização da escola pública brasileira. E também sistematizar e interrogar conceitos, argumentos e intencionalidades presentes em discursos e ações relativos à formulação e à condução das políticas que atribuíram à educação o lugar de instância mediadora dos processos de construção da sociedade imperial, na perspectiva da racionalização de manifestações culturais diversificadas, da instrução, civilização e da educação dos corpos.
  • Universidade do Estado de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
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Vera Lúcia Pasini

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • residências multiprofissionais em saúde: onde estão os profissionais egressos e que dispositivos de cuidado em saúde mental estão produzindo?
  • No Brasil, as formações multiprofissionais em serviço (no formato de Residências em Saúde) já se constituem como uma possibilidade para diferentes profissões, além da Medicina, desde o final dos anos 70, especialmente no Rio Grande do Sul. Entretanto, somente após a constituição da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), a implantação de Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) é estimulada em âmbito nacional, como parte da Política de Educação Permanente em Saúde/EPS, visando à ampliação da formação para todas as profissões da saúde. Os Programas de RMS propõem-se a formação de trabalhadores da saúde preparados para o compartilhamento de saberes e fazeres em diferentes espaços de cuidado em saúde, através do desenvolvimento de ações integradas com outros profissionais e capazes de articular atenção em saúde e gestão do cuidado e de serviços de saúde. Além disso, espera-se dos egressos, que estejam atentos ao cotidiano dos territórios nos quais estejam inseridos, podendo problematizá-lo e produzir conhecimentos e ações de promoção que modifiquem as condições de vida e de saúde em um determinado contexto, conforme preconizam os princípios que regem o atual sistema de saúde brasileiro. Passados cerca de 12 anos desde o início do processo de maior fomento a criação de novos Programas de Residência Multiprofissional por parte dos Ministérios da Saúde e Educação brasileiros, e tendo em vista o incremento financeiro previsto para os próximos anos, entendemos ser de fundamental relevância buscar conhecer se e como estes profissionais estão se inserindo no mundo do trabalho em saúde. Analisar os efeitos produzidos pelo processo de formação nas RMS para a qualificação dos trabalhadores do SUS (Sistema Único de Saúde), é fundamental para o avanço nos esforços promovidos pelos Ministérios da Saúde e da Educação, bem como das instituições formadoras, para a consolidação de Políticas de fomento às propostas de formação que fundamentem-se na educação em serviço. Orientadas pelo trabalho em equipe na perspectiva interprofissional, é de especial interesse desse projeto: conhecer onde estão se inserindo os profissionais egressos de programas que tem como cenários de formação a Atenção Básica e a Saúde Mental e a produção de dispositivos de cuidados em saúde mental que possam estar sendo agenciados por eles. Esta análise pode fornecer elementos para a gestão, formulação e implementação dos programas, permitindo a compreensão de como estão se constituindo as relações de/com o trabalho (com as equipes, usuários e gestores) a partir das relações e ações que os egressos estabelecem após concluírem um Programa de RMS. Assim, o problema de pesquisa deste projeto remete as seguintes questões: que possíveis efeitos, nos modos como os profissionais se inserem nos equipamentos de saúde, tem se produzido após uma formação em RMS? Tem se produzido mudanças no sentido de seu olhar e na abordagem dos processos de adoecimento, da implicação com o projeto da atenção integral dos indivíduos e coletivos, do exercício do trabalho em equipe, da articulação entre atenção, gestão, educação e controle social, como preconiza a atual Política Nacional de Formação em Saúde? Em suma: quais os efeitos sobre as ações de cuidado em saúde mental podem ser visibilizados a partir da inserção de egressos de RMS em estabelecimentos de saúde? Este projeto pretende discutir a questão da formação de trabalhadores de saúde na perspectiva da saúde coletiva, mais especialmente daqueles egressos de Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da saúde, buscando integrar as dimensões da pesquisa, do ensino e da extensão. Para tanto, a metodologia inclui as ações da pesquisa propriamente dita, com a produção teórica baseada no estudo empírico a ser realizado junto aos egressos dos Programas de Residência e gestores locais de serviços de saúde; ações de ensino, na medida em que se pretende articular a temática da pesquisa ao processo de formação dos acadêmicos do Curso de Psicologia, na disciplina Psicologia e Saúde Coletiva; ações de extensão, na proposição de que os alunos acompanhem os processos de gestão dos programas de Residência estudados (preferencialmente aqueles desenvolvidos em Porto Alegre e região Metropolitana). Esta é uma pesquisa exploratório/descritiva, na qual será utilizada metodologia mista, com levantamento e análise de elementos quantitativos e elementos qualitativos e será desenvolvida através de quatro procedimentos metodológicos. São eles: formulário com questões relacionadas aos objetivos da pesquisa, a ser respondido via e-mail ou carta pelos residentes egressos de programas de RMS que concluíram seus processos de formação no período compreendido entre 2005 e 2014; entrevista com gestores de serviços de saúde nos quais os residentes egressos estão inseridos; observação participante da rotina de trabalho de egressos das RMS, acompanhando um turno de seu trabalho, se possível acompanhando todas as atividades realizadas naquele período (atendimento individual de usuários, atendimento no leito, realização de exames ou procedimentos terapêuticos ou diagnósticos, realização de atividades de promoção de saúde, Visitas Domiciliares, Reuniões entre os componentes da equipe, reunião com gestores, entre outras); grupos de discussão com os profissionais egressos de programas de Residência Multiprofissional. A análise dos elementos emergentes contará com uma análise descritiva dos elementos quantitativos contidos no primeiro instrumento e análise de núcleos argumentais dos discursos emergentes das entrevistas e grupos de discussão realizados com residentes e gestores.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 01/06/2017-30/06/2021
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Vera Lucia Silveira Botta Ferrante

Ciências Humanas

Sociologia
  • construindo elos entre agroecologia e comunidades rurais: desafios da relação entre ensino, pesquisa e extensão
  • A presente solicitação visa dar continuidade às ações do NUPEDOR voltadas à problemática da agricultura familiar e de assentamentos rurais, e às diferenciadas e integradas pesquisas realizadas na região central do Estado de São Paulo. A proposta é integrar ações entre ensino, pesquisa e extensão, levando-se em conta a trajetória acadêmica sobre assentamentos rurais. A metodologia toma como parâmetros princípios da pesquisa-ação com a realização de diagnósticos participativos, dias de campo, capacitações, desenvolvimento tecnológico e experimentações em áreas demonstrativas, a reforçar a continuidade proposta de diálogo e interação com as comunidades investigadas. Os principais resultados esperados são a manutenção e o fortalecimento de grupos produtivos comprometidos com os princípios da produção e da comercialização de base ecológica. Preconiza-se também formar uma rede de consumidores interessados nesses produtos, como a formalização de Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA), bem como avançar na sistematização e efetivação de cadeias alternativas de comercialização voltadas à segurança alimentar e nutricional. Como potencial de impacto dos resultados no âmbito técnico-científico, ambiental, socioeconômico, da inovação e difusão, tem-se: manutenção de áreas experimentais, validação de práticas produtivas, consolidação de parcerias com outros cursos da Universidade, aprofundamento de estudos das diferentes frentes de trabalho, articulação com projetos de outras instituições; resultados positivos no campo das políticas públicas existentes (de produção, comercialização e distribuição de alimentos; de inspeção municipal e educação do campo); intercâmbio de práticas produtivas; orientação alimentar e melhorias das condições de saúde no meio rural; fortalecimento e estímulo ao desenvolvimento associativo e cooperativo; e promover a implantação de práticas produtivas de caráter conservacionista dos solos e melhoria da qualidade da água.
  • Universidade de Araraquara - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vera Maria dos Santos

Ciências Humanas

Educação
  • a ordem civilizatória portuguesa: capitania de sergipe del rey – xviii ao xix
  • Sob a atmosfera da circulação do saber e da civilização, esse projeto se propõe é compreender os modelos de instrução elementar que vigoraram na Capitania de Sergipe Del Rey, do século XVIII ao XIX, A hipótese que norteia essa pesquisa é a de que essa Capitania não teve um número tão reduzido de pessoas que tiveram acesso ao saber ou à instrução ou às primeiras aprendizagens, como afirma a historiografia sergipana. O saber circulou na Capitania de Sergipe Del Rey, através dos projetos de colonização/instrução impostos pelo reino português. Para desenvolver esse objetivo inicialmente é preciso buscar as fontes que são as bibliográficas, ou seja, a própria historiografia sergipana e os diversos documentos como inventários, testamentos, livros de testamentos, livros de notas, entre outros que estão no Arquivo Público Estadual e Arquivo Judiciário de Sergipe, Arquivo Público do Estado da Bahia, Arquivo Nacional, Arquivo Ultramarino em Portugal. Depois de feito esse levantamento, se faz necessário catalogar as fontes existentes sobre o período, que evidenciem a colonização/instrução elementar dos habitantes da Capitania de Sergipe Del Rey. É preciso também, fazer a transcrição e análise dos documentos. Para recompor essa história utiliza-se o método indiciário de Carlo Ginzburg (1989a), que examinou um conjunto, denominado por ele de modelo conjuntural para a construção do conhecimento. Esse autor sustenta a ideia de utilização de pistas obscuras de um modo especulativo para construir um modelo epistemológico calcado em nossa herança cultural. O debate teórico desenvolve-se a partir do diálogo com os autores: Brugger (2007), Faria (2008), Silva (1998), Fonseca (2009), Andrade (1982), Moreira (2008), Oliveira (2007), Silva (2012). Dois conceitos embasam essa discussão: instrução elementar (Santos, 2011) e o de civilização de Norbert Elias (1990) e de Starobinski (2001). Sob o aporte teórico da Nova História Cultural esta pesquisa vai desembaraçando o emaranhado de fios que formam a malha textual dos diálogos de uma época dentro dos quais o vivido se articula, deixando desse modo, aflorar o palpitar das relações humanas.
  • Universidade Tiradentes - SE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vera Maria Ribeiro Nogueira

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • cooperação transfronteiriça e cidadania social: ampliação, impasses e limites
  • Esta proposta de investigação tem como foco apreender como se processa a ação dos sujeitos políticos públicos locais – gestores e profissionais - em relação a cooperação transfronteiriça, considerada um dos elementos decisivos para garantir a cidadania social em relação à proteção integral a saúde e a assistência social da população residente na área da fronteira. Esta cooperação, para além do plano discursivo e legal, se concretiza na inclusão dos cidadãos transfronteiriços que demandam ações e serviços em municípios que não o de sua residência. Esta inclusão, prevista nos acordos assinados pelos países integrantes do MERCOSUL e internalizados na ordem jurídica dos Estados parte, não vem sendo obtida nas fronteiras do bloco, com raras experiências exitosas. Desta afirmativa decorre a indagação inicial que motivou este estudo - se existe a garantia de acesso no plano legal/jurídico, porque tal não ocorre? Não se desconhece que a cooperação transfronteiriça sofre o impacto de vários fatores, tais como as distinções entre os países quanto à forma orgânica do aparato estatal subnacional, os níveis de complexidade diferenciados dos sistemas de proteção social e saúde, a relação do nível local com o nacional e o protagonismo dos gestores e profissionais. Entretanto, resultados de estudos anteriores apontam a relevância inconteste dos sujeitos políticos do nível local para o êxito ou fracasso ou fracasso das políticas públicas para inclusão dos não nacionais. Paradoxalmente há um completo desconhecimento sobre a ação destes agentes públicos nos aspectos éticos, políticos, profissionais e também sobre quais as mediações, as ações realizadas e os determinantes éticos e políticos que os orientam no sentido de realizar ou não ações encaminhando a cooperação entre os sistemas de saúde e assistência social. Como não foram identificados estudos nesta perspectiva definiu-se como objetivo geral apreender como se processa a mediação dos sujeitos políticos locais na produção de políticas públicas de saúde e assistência social propiciará reconhecer os avanços, impasses e limites para a cooperação transfronteiriça na linha de fronteira dos países do MERCOSUL. Os objetivos específicos principais preveem: identificar como ocorre a apropriação dos dispositivos nacionais e normativas do MERCOSUL relacionadas à demanda estrangeira; conhecer as competências e estratégias utilizadas pelos gestores e profissionais na ação transfronteiriça; apreender como mediações realizadas expressam uma determinada concepção de cidadania social; avaliar em que medida a complexidade dos sistemas de saúde e assistência social disponíveis interfere na cooperação transfronteiriça; resgatar as experiências exitosas de cooperação transfronteiriça assinalando os seus fatores determinantes. As metas, a serem alcançadas dos dois lados da fronteira, compreendem a descrição da organização institucional dos sistemas locais de saúde e assistência social e os serviços prestados, a atualização da legislação transfronteiriça (legislação nacional, acordos e pactos entre os países e as decisões do MERCOSUL) no campo da saúde e assistência social, o estabelecimento do perfil profissional e as vinculações éticas e políticas dos agentes estatais, a reconstrução da dinâmica processual da ação dos agentes locais na implementação das políticas de saúde e assistência social favorecendo ou não a construção da dimensão social da cidadania. Os dados necessários para a análise pretendida serão obtidos através de pesquisa documental e entrevistas em profundidade. As legislações, regulamentações jurídico-administrativas, os serviços e ações prestados nas duas dimensões e os acordos e pactos bilaterais e trilaterais, as decisões do MERCOSUL sobre fronteiras serão resgatadas através do estudo documental. A centralidade a orientar a pesquisa documental serão os conceitos, conteúdo e discursos nos documentos pesquisados. As entrevistas em profundidade favorecem o resgate dos aspectos políticos, éticos, ação concreta e técnicos relativos à gestão em espaços fronteiriços. Fornecem igualmente informações contextuais significativas para alcance dos objetivos propostos. Serão entrevistados os gestores e os profissionais do setor saúde e assistência social que ocupam funções classicamente relacionadas à gestão, como supervisão, controle, coordenação e planejamento e provisão e prestação de serviços (atenção básica, média e alta complexidade da assistência e saúde). Estão previstas preliminarmente seis entrevistas com gestores de saúde, seis entrevistas com profissionais da saúde, seis entrevistas com gestores da assistência social e seis entrevistas com os profissionais da assistência social. O campo empírico serão seis pares de cidades gêmeas localizadas na linha de fronteira entre os quatro países do MERCOSUL- abrangendo 1.631.331 habitantes. A análise das informações coletadas será fundamentada, inicialmente, nas referências teóricas sobre poder local, paradiplomacia, descentralização, implementação e cooperação transfronteiriça. A proposta tem como eixo ético-político a noção que o acesso aos bens e serviços através de políticas públicas é um direito de cidadania e não de necessidade, e deve incorporar valores justos e universais materializados através de práticas profissionais e institucionais que espelhem estes valores. Destaca-se, no âmbito do Serviço Social, a funcionalidade desempenhada pelos assistentes social na medida em que são, via de regra, os que recebem em primeira mão as demandas da população dos outros países. Os resultados obtidos poderão subsidiar as instituições de fomento do bloco regional e os ministérios nacionais para instituírem propostas mais efetivas para superação dos impasses e dos limites e, ainda, o conhecimento de experiências exitosas poderá alterar os processos de mediação e ações profissionais e incentivar a realização de ações similares. A inexistência de estudos similares marca o ineditismo desta proposta.
  • Universidade Católica de Pelotas - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vera Maria Vidal Peroni

Ciências Humanas

Educação
  • implicações da relação público-privada para a democratização da educação na américa latina: argentina, bolívia, brasil, chile, uruguai e venezuela
  • Este projeto de pesquisa visa a analisar implicações das relações entre o público e o privado para a democratização da educação em países latino-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Uruguai e Venezuela. A escolha dos países integrantes da pesquisa é relacionada aos pesquisadores que participam de grupos com os quais já estabelecemos diálogos anteriores, realizando estudos coletivamente ao longo dos últimos dez anos e que temos contato permanente. Com esta pesquisa pretendemos organizar, analisar e aprofundar esta interlocução de forma sistemática, produzindo e divulgando estudos sobre a realidade educacional. A pesquisa será realizada pelo “Grupo de pesquisa relações público-privado na educação” (GPRPPE) vinculado ao PPGEDU-UFRGS, coordenado pela professora Drª Vera Maria Vidal Peroni e composto por bolsistas de iniciação científica, mestrandos, doutorandos e pesquisadores que já concluíram o doutorado e permanecem no grupo, assim como duas pesquisadoras de pós-doutorado e colegas professoras da UFRGS. Este coletivo será dividido em dois subgrupos, sendo que um vai estudar os principais programas e parcerias que envolvem a educação básica em suas etapas e modalidades no Brasil: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação profissional, além de temas como a Base Nacional Comum Curricular/BNCC, influências na direção da política educacional por instituições como Fundação Lemann, Instituto Unibanco, Instituto Ayrton Senna e movimentos como Escola sem Partido e Todos pela Educação. E outro que estudará os países envolvidos neste projeto universal, além da Rede de Empresários Latino americanos (Reduca) e, também, sujeitos individuais e coletivos (THOMPSON, 1981) que influenciam na direção das políticas educativas na região como o PREAL, Mercosul educativo, Unesco, as Cúpulas das Américas, entre outros. Os sujeitos serão mapeados utilizando a metodologia de análise de redes, que permite a organização e visualização de dados, de modo a evidenciar as interligações entre os sujeitos, as suas conexões entre indivíduos e organizações, permitindo uma análise das informações destacadas. Interessa-nos estudar o complexo e diversificado contexto latino-americano, pois os países, a par de suas singularidades, desde os anos 1980 tiveram processos políticos semelhantes, marcados por abertura política, com participação popular e organização da sociedade na luta por direitos democráticos. Com o agravamento da crise econômica internacional e vivendo democracias ainda frágeis, houve na América Latina uma forte interferência dos organismos internacionais, como United Nations Children's Fund/UNICEF e United Nation Educational, Scientific and Cultural Organization/UNESCO, Banco Mundial/BM, Fundo Monetário Internacional/FMI e outros na condução das políticas educacionais. Algumas questões nos mobilizam em busca de respostas: Quem são os sujeitos que protagonizam as reformas? Qual o conteúdo das propostas? A pesquisa terá enfoque qualitativo e quantitativo. As técnicas com as quais vamos trabalhar na coleta de dados são: pesquisa documental e bibliográfica. Em relação à pesquisa documental, propomos a análise de documentos tais como leis, documentos oficiais, relatórios, sites oficiais dos governos dos países envolvidos, relatórios educacionais, todos os documentos que permitirão compreender objetivamente o objeto de análise. Compreender tais documentos, evidenciar as suas contradições, buscar as principais ideias e conceitos servirá como elemento para examinar a realidade, apropriar-se do movimento do real, pois eles expressam uma concepção de mundo, de sociedade, de educação. Devido às características da pesquisa nos propomos trabalhar na perspectiva comparada, ou seja, utilizar a comparação como complementação metodológica que proporcione sentido aos levantamentos de dados e as análises que serão realizadas. A perspectiva teórico-metodológica que embasa a pesquisa é a de que a relação entre o público e o privado na política educacional é parte constitutiva das mudanças sociais e econômicas em um processo de relação (THOMPSON, 1981, 2006), em que Estado e sociedade civil são partes constitutivas do movimento de correlação de forças (GRAMSCI,1989) de sujeitos (THOMPSON, 1981) situados em um contexto histórico e geográfico (HARVEY, 2008), perpassados por projetos societários distintos. Nesse sentido, entendemos que não se trata de uma contraposição entre Estado e sociedade civil, pois vivemos em uma sociedade de classes em que ambos são construídos por sujeitos individuais e coletivos, em um processo histórico de correlação de forças e influenciados por interesses de cunho mercantil. Portanto, o foco da análise é a privatização do público, na lógica mercantil, com implicações para a democratização da educação.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vera Maria Vieira Paniz

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • desenvolvimento e aplicação de critérios explicitos adaptados à realidade brasileira na avaliação do uso de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos
  • INTRODUÇÃO: O uso de medicamentos inapropriados para a idade pode comprometer a efetividade e/ou a segurança da farmacoterapia e têm se destacado como importante desafio para saúde pública, visto que está associado a elevados índices de morbidade e mortalidade. Os idosos são a parcela da população mais exposta a estes efeitos, uma vez que apresentam alterações farmacocinéticas e farmacodinâmicas relacionadas ao envelhecimento, frequentemente são portadores de múltiplas doenças crônico - degenerativas, e utilizam maior número de medicamentos que os demais grupos etários. Estimativas internacionais demonstram que aproximadamente 30% das hospitalizações de idosos são decorrentes de problemas relacionados ao uso de medicamentos (PRMs), incluindo reações adversas causadas pelo uso de medicamentos inapropriados para a idade. Conceitualmente, medicamentos potencialmente inapropriados (MPIs) para idosos são aqueles que devem ser evitados neste grupo etário, seja por falta de evidências acerca da eficácia terapêutica, pelo risco aumentado de eventos adversos que supera os benefícios, quando existe uma alternativa terapêutica mais segura ou quando o uso do medicamento pode agravar doenças preexistentes do idoso. Nessa perspectiva, vários pesquisadores da América do Norte e Europa desenvolveram métodos e instrumentos com o objetivo de auxiliar na identificação de padrões inadequados de prescrição para idosos. No Brasil, alguns estudos têm investigado o uso de MPIs nesse grupo populacional utilizando listas elaboradas em outros países e as prevalências encontradas variam de 28,0% a 82,6%. No entanto, a ausência de uma adequação dessas listas à realidade brasileira é uma lacuna importante para o entendimentos da magnitude desse problema e já vem sendo apontada em estudos farmacoepidemiológicos nacionais. OBJETIVOS: Estabelecer critérios explícitos para a identificação de medicamentos potencialmente inapropriados (MPIs) prescritos aos idosos no Brasil, e avaliar a prevalência e os fatores associados com o uso de MPIs entre idosos atendidos na atenção primária do município de Novo Hamburgo, RS de acordo com a lista de critérios desenvolvidos. MÉTODOS: O projeto englobará três etapas complementares: 1- revisão sistemática da literatura sobre estudos que validam critérios explícitos para a avaliação do uso de medicamentos potencialmente inapropriados (MPI) em idosos; 2- validação por consenso de critérios explícitos para a avaliação do uso de MPIs, selecionados à luz da realidade brasileira; 3- estudo transversal para avaliar, por meio dos critérios explícitos validados, a prevalência de uso de MPI e fatores associados em amostra de idosos usuários de três Unidades Básicas de Saúde (UBS) de um município no sul do Brasil. A busca de artigos para o estudo de revisão sistemática será realizada nas bases de dados Pubmed, LILACS, Medline e EBSCOhost (1991-2015). Serão incluídos artigos originais que apresentarem o desenvolvimento de critérios explicítos para avaliação do uso de MPI em idosos de 65 anos ou mais. Serão excluídos os artigos que incluírem apenas critérios implícitos, avaliarem determinados medicamentos ou determinada doença. Com base nessa etapa, será elaborada a lista preliminar de critérios explícitos para avaliar o uso de MPI em idosos, adequados à realidade brasileira. A validação dessa lista será realizada por meio da opinião de especialistas brasileiros, utilizando o método Delphi. Após três rodadas, será obtido o consenso sobre a lista de MPIs. Por fim, esta lista será utilizada em um estudo transversal com idosos de 65 anos ou mais, usuários da atenção primária do múnicipio de Novo Hamburgo, RS, com o objetivo de avaliar a prevalência e os fatores associados ao uso de MPIs a luz da realidade brasileira. RELEVÂNCIA: Até o presente momento, não foram encontrados na literatura critérios explícitos de avaliação da farmacoterapia em idosos que considerem os medicamentos disponíveis no país com base na opinião de especialistas brasileiros. O estudo possibilitará determinar um melhor panorama do uso de MPIs no Brasil, e irá contribuir para o desenvolvimento de estratégias e intervenções mais eficazes para a redução de problemas relacionadas ao uso de medicamentos em idosos no país.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/07/2021
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Vera Regina Röhnelt Ramires

Ciências Humanas

Psicologia
  • fatores comuns e fatores específicos no processo da psicoterapia psicodinâmica de crianças
  • Este estudo focalizará fatores específicos e fatores inespecíficos no processo da psicoterapia psicodinâmica de crianças. Fatores comuns ou inespecíficos se referem a aqueles ingredientes ativos que não são associados com apenas uma abordagem terapêutica, mas encontram-se presentes em todas elas. Já os fatores específicos relacionam-se aos aspectos peculiares de cada abordagem, tais como a técnica, as intervenções do terapeuta. A literatura científica reconhece a necessidade de estudos de processo e resultados que contemplem as complexidades do processo terapêutico psicanalítico. Isso implica superar a ênfase nas mudanças sintomáticas, a dependência de modelos de mudanças lineares acerca da relação processo-resultado, e a crença de que diferentes fatores que explicam o resultado terapêutico interagem de modo linear e cumulativo. Partindo da premissa de que o processo terapêutico não é um processo linear e cumulativo, e da importância de reconhecer o papel que diferentes elementos podem assumir no seu transcurso, este estudo buscará analisar e compreender como tais elementos atuaram em quatro psicoterapias psicodinâmicas de crianças em idade escolar, que foram realizadas em settings naturalísticos e no seu conjunto somaram 409 sessões registradas em videotape. Além de identificar e analisar a aliança terapêutica estabelecida em cada tratamento, a abordagem ou não da função reflexiva no processo, as técnicas e intervenções utilizadas pelas terapeutas e o papel do brinquedo em cada psicoterapia, buscar-se-á identificar a relação desses elementos entre si e com os resultados das psicoterapias. Será realizado um estudo de delineamento misto, longitudinal, com uso de medidas repetidas e baseado no procedimento de Estudo de Casos Sistemáticos. A análise dos dados será baseada em Correlações de Pearson, Análise Discriminante e Equações Estruturais para verificar as diferentes associações entre as variáveis analisadas. Análises qualitativas dos casos também serão realizadas.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vera Regina Tângari

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • análise morfológica da região metropolitana do rio de janeiro: tecidos, espaços livres e paisagem: contribuições metodológicas
  • O projeto se baseia numa abordagem metodológica e inclusiva voltada à análise de territórios situados em áreas de expansão e renovação urbana e relacionada a: tipos morfológicos das novas ocupações; áreas periféricas e suas transformações; novas legislações urbanísticas; instrumentos de planejamento e de intervenção; investimentos públicos em habitação, educação, saúde, segurança e mobilidade. Busca integrar os campos de morfologia da paisagem, planejamento urbano e avaliação ambiental, voltados a estudar sistemas de espaços livres de edificação ou urbanização, nas escalas de comunidades, cidades e regiões. O objetivo é desenvolver e aplicar critérios de análise a territórios na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, buscando identificar os processos de ocupação urbana e periurbana nos últimos 10 anos e os impactos decorrentes, incluindo: os tipos morfológicos das áreas periféricas onde ocorreram processos de crescimento e expansão; novos instrumentos de legislação urbanística e de planos de renovação ou requalificação, com foco no Plano Metropolitano elaborado pela Câmara Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro; investimentos públicos em habitação, mobilidade, saúde, educação e segurança, que definem ou redefinem territórios associados a novas centralidades e os conflitos a partir de níveis de segregação socioambiental decorrentes desses processos. Os elementos a serem avaliados incluem aspectos referentes a perfil geobiofísico, legislação, população, domicílios, níveis de renda, padrões de ocupação e valor do solo, e sua relação com a distribuição e classificação dos tecidos urbanos e espaços livres, públicos e privados. As estratégias metodológicas integram: embasamento teórico e metodológico com base em leituras e debates sobre material bibliográfico; treinamento da equipe em programas computacionais especializados; mapeamento georreferenciado (escalas 1:50.000, 1:10.000 e 1:2.000) com base em arquivos cadastrais e ortofotos fornecidos pela Câmara Metropolitana; avaliação de instrumentos normativos e de planejamento; mapeamentos em sistemas de georreferenciamento, levantamentos de campo e de acervo, análises tipo-morfológicas, simulações urbanísticas e socioambientais. Como meta, são previstos: avanços teóricos e metodológicos; formação de recursos humanos e as publicações decorrentes do projeto; formulação de subsídios para inovação e aprimoramento de políticas públicas voltadas a abordagens inclusivas e a melhorias do processo de planejamento; qualificação do ambiente e da paisagem e proposição para infraestrutura física e social. Tem como foco e chave de leitura os espaços livres, os tecidos urbanos e as centralidades por eles conformadas. As pesquisas recentes possibilitaram ampliar o arcabouço conceitual e metodológico, pois permitiram, através da parceria com equipes de instituições distintas, a aproximação com os campos de conhecimento integrados: geografia, ecologia da paisagem, direito urbanístico, planejamento urbano, análise cognitiva. O contato previsto com os pesquisadores de instituições externas à UFRJ, tanto nacionais como internacionais, além da colaboração com programas de pós-graduação da UFRJ e da FAUUSP, habilita um olhar renovado e consistente, pois integra temas, conceitos, métodos e questões que contribuíram para aprimorar a os fundamentos e as estratégias metodológicas propostas. Nas áreas metropolitanas, não há mecanismos institucionais que garantam a elaboração de planos territoriais integrados, mesmo em situações de conurbação de tecidos urbanos ou de bacias hidrográficas e fragmentos vegetais contínuos. Os Planos Diretores, elaborados a partir da Lei Federal do Estatuto das Cidades, são de abrangência municipal e pouco responderam à problemática atual, tendo, em muitas situações, apenas reforçado a concentração de investimentos públicos e privados nos mesmos moldes urbanísticos, morfológicos e tecnológicos anteriores ao Estatuto. Na sua regulamentação foram utilizados modelos urbanísticos e processos de produção nocivos tais como: expansão urbana através do parcelamento paulatino e infraestrutura precária, com construção de unidades individualizadas ou conjuntos habitacionais desprovidos de integração urbanística; verticalização em áreas consolidadas; ampliação do sistema viário sobre áreas frágeis, em especial, fundos de vale, encostas, áreas alagadas e alagáveis. Os planos locais, como os Planos de Estruturação Urbana-PEU promulgados pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro atuam nos parâmetros urbanísticos (zoneamento, uso e ocupação do solo, edificações) sem adequada verificação com demais requisitos de urbanização tais como perfil geobiofísico, condição de solo e subsolo, aspectos quanto a infraestrutura, redes de equipamentos sociais, dentre outros a serem observados. A falta de um setor público suficientemente equipado para o controle do uso e ocupação do solo compromete ainda mais o espaço urbano, pois são aplicados padrões de ocupação que não respondem às características de fragilidade do ambiente construído e de vulnerabilidade das populações que nele habitam. Ao problematizar as questões acima, essa pesquisa busca desenvolver prospecções sobre a relação entre a forma urbana, os espaços livres de edificação e a qualificação da paisagem, verificada em áreas que sofrem processos de transformação ou renovação urbana, decorrentes de decisões e ações quanto a planejamento urbano, investimentos em obras e infraestruturas, projetos e eventos de grande porte, valorização imobiliária e formulações normativas sobre a ocupação do solo. Os critérios de análise justificam a validade da temática e a pesquisa proposta.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vera Rosa Capelossi

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • estudo da eficiência dos inibidores de residuos vegetais na resistência à corrosão do aço carbono em solução de nacl.
  • A partir do momento em que os metais passaram a ser utilizado, o controle da corrosão também passou a ser um assunto relevante. Dessa forma, tornou-se necessário o uso de processos para proporcionar maior resistência à corrosão, como por exemplo, a utilização de inibidores. Muitos dos eficientes inibidores sintéticos utilizados estão associados a alto custo, riscos ambientais no descarte e à saúde humana, por conta de sua natureza tóxica. Assim, é crescente o estudo de inibidores de corrosão a partir de produtos naturais, os quais são materiais de fonte biodegradável e renovável, obtidos através de extratos de diferentes partes de plantas como raiz, folhas, frutos e flores. As propriedades inibitórias associadas aos produtos naturais estão relacionadas à presença de compostos como flavonoides, alcaloides, polifenóis, e outros componentes orgânicos naturais que possuem átomos de nitrogênio, oxigênio e enxofre em sua estrutura molecular. Sendo assim, este projeto tem como objetivo estudar a eficiência de resíduos vegetais de cacau e dendê, como inibidor de corrosão em aço carbono quando submetidos em solução de NaCl, que é agressivo à corrosão, e que apresentem desempenho similar aos inibidores sintéticos, de forma a atender as exigências de mercado, ambientais e toxicológicas.
  • Universidade Estadual de Santa Cruz - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vera Therezinha Medeiros Borges

Ciências da Saúde

Medicina
  • proteção cardiovascular após pré eclampsia: uso de inibidor da enzima conversora da angiotensina no pós parto resulta em melhora da função cardiovascular e redução de risco cardiovascular – estudo randomizado, duplo cego (the champ trial)
  • Introdução: A pré-eclâmpsia é clinicamente identificada por hipertensão arterial, proteinúria e/ou outros distúrbios sistêmicos, após a 20ª semana de gestação. Nas mulheres com pré-eclâmpsia, durante o período pós-parto pode ocorrer remodelação/hipertrofia cardíaca, acarretando efeitos cardíacos adversos e maior risco de morbidade cardiovascular a longo prazo. Sabe-se que o inibidor da enzima conversora de angiotensina tem efeito cardioprotetor em pacientes com hipertensão arterial crônica, portanto espera-se que essa droga possa exercer efeito no sistema cardiovascular das mulheres que tiveram pré eclampsia. Objetivos: 1. Avaliar o efeito do inibidor da enzima conversora da angiotensina (enalapril) comparado com o placebo, na função e remodelação cardíaca no período pós-natal (6m), em mulheres que desenvolveram pré-eclâmpsia pré-termo. 2. Explorar se o uso do inibidor da enzima conversora da angiotensina (enalapril) altera as concentrações séricas dos biomarcadores de função cardiovascular e da remodelação cardíaca e das citocinas inflamatórias (TNFα e IL 1). 3. Explorar o efeito do IECA no risco cardiovascular de 10 anos. Método: Será realizado um estudo do tipo ensaio clínico, duplo cego e randomizado no pós-parto de mulheres com pré-eclâmpsia e que deverão parir antes de 37ª semana de gestação. Serão selecionadas as mulheres que tiveram pré eclampsia pré-termo, maiores de 18 anos e ausência de patologias clínicas e serão divididas em dois grupos: grupo IECA (enalapril) e grupo placebo. Antes da randomização será realizado o ecocardiograma e colhido sangue para dosagem dos biomarcadores cardíacos e inflamatórios (TNFα e IL1β). Logo em seguida iniciarão com 5mg de enalapril ou placebo, via oral, uma vez por dia por 1 semana e será aumentado 5mg/semana até atingirem a dose máxima de 20mg/d, que serão mantidas até o término do estudo. O monitoramento dos efeitos da medicação será realizado via telefone, semanalmente no 1º. mês e depois mensalmente. Após seis meses da inclusão no estudo será repetido o ecocardiograma e a dosagem dos biomarcadores cardíacos e inflamatórios. O cálculo do tamanho amostral foi de 104 mulheres. Para todas as comparações estatísticas será considerado limite mínimo de significância de 95% (p<0,05). Resultados esperados: Espera-se com desenvolvimento deste projeto determinar se o tratamento com enalapril no pós parto melhora a disfunção e a remodelação cardiovascular nas mulheres que tiveram pré-eclâmpsia pré-termo. O presente estudo fornecerá dados clínicos e laboratoriais necessários para determinar se o tratamento a longo prazo com enalapril pode ser indicado. Também determinará se ocorrerá algum resultado adverso (por exemplo, redução excessiva na pressão arterial materna / neonatal) que possa impedir sua utilidade como uma abordagem terapêutica no período pós-natal.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Veraldo Liesenberg

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • mapeamento e monitoramento de ambientes florestais complexos explorando múltiplos dados de sensoriamento remoto e aprendizado profundo
  • Atualmente observa-se tendências emergentes na área de análise de imagens e dados de sensoriamento remoto graças às técnicas de Aprendizado Profundo (AP). Similarmente, nos últimos anos, nota-se um aumento sem precedentes no volume de dados de Observação da Terra disponibilizados, em muitos casos, de modo gratuito. No entanto, o treinamento de métodos baseados em AP requer grandes volumes de dados rotulados e a coleta de amostras rotuladas para aplicações de sensoriamento remoto tende a ser demorada e dispendiosa. Isto é bem verdade para o setor florestal, seja para áreas de florestas nativas e/ou plantadas. Em geral, estas áreas estão localizadas em locais remotos, o que dificulta o acesso. Ainda, a coleta de dados, podem ser citados parâmetros biogeofísicos demandam tempo para serem coletados e oferecem risco. Entretanto, dados desta natureza são essenciais para estudos que visem quantificação de biomassa, estoques de Carbono e as suas relações com as mudanças globais. O presente projeto investiga estratégias para lidar com o problema da escassez de dados rotulados de sensoriamento remoto para o treinamento de soluções baseadas em AP e máquinas de aprendizado tradicionais (e.g. Support Vector Machine, Random Forest, etc). A pesquisa tem o enfoque em problemas de classificação e recuperação “pixel-a-pixel” em imagens e dados de sensoriamento remoto. Na literatura, esta abordagem é conhecida como sendo “segmentação semântica”. Especificamente, este projeto de pesquisa se concentrará em duas abordagens principais, a saber, pré-treinamento não supervisionado, e treinamento com rótulos ruidosos. As abordagens supra-citadas serão testadas e avaliadas no mapeamento do uso e cobertura da terra, bem como no monitoramento de culturas agrícolas, pomares destinados para a fruticultura e reflorestamentos, além da recuperação de parâmetros biogeofísicos da vegetação, a partir de sequências de imagens multitemporais de diferentes sensores aéreos e orbitais, atuando nos espectros óptico e de microondas.
  • Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Veridiana Teixeira de Souza Martins

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • aplicação de estudos isotópicos para a identificação e resolução de problemas ambientais relacionados à urbanização
  • O aumento da urbanização trará mais e novos problemas ambientais para as cidades. Compreender como a urbanização afeta os arcabouços hídricos superficiais e subterrâneos das cidades é de fundamental importância para a tomada de decisões em relação ao uso e ocupação do solo, bem como para a determinação de áreas de proteção e possíveis remediações. Estudos isotópicos são importantes ferramentas na identificação de origens de contaminantes e são pouco utilizadas no Brasil. Este trabalho pretende avaliar a alteração da hidrogeoquímica frente à urbanização em duas localidades diferentes, com diferentes fontes de água principais para consumo (superficial e subterrânea): i) Região Metropolitana de São Paulo, coletando água da nascente do Rio Tietê e na sua foz, na Barragem do Rasgão, após o rio atravessar a área urbana, e avaliando a qualidade das águas no Reservatório de Taiaçupeba (abastecimento preferencial); ii) Região de São José do Rio Preto, coletando água do Rio Preto na nascente e depois de atravessar a cidade e estudando as águas subterrâneas em poços no aquífero Bauru (principal fonte de abastecimento). Serão desenvolvidas quatro tarefas principais: levantamento de dados, coleta de amostras, análises químicas e isotópicas e interpretação de dados. Com os resultados pretende-se responder como e se as áreas urbanas interferem na qualidade das águas e quais os riscos associados a essa interação.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Veridiana Vera de Rosso

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • líquidos iônicos como extratores verdes para obtenção de carotenoides a partir de frutas da biodiversidade brasileira
  • A aplicação de líquidos iônicos (LI) em processos de extração é uma alternativa viável que segue os princípios da química verde, otimizando a obtenção de moléculas de interesse industrial em processos sustentáveis com menor geração de resíduos tóxicos. Desta forma o objetivo do projeto é desenvolver e otimizar um método de extração empregando líquidos iônicos, para obtenção de carotenoides provenientes da polpa do fruto de pupunha (Bactrys gasipaes) e da polpa de pequi (Caryocar brasiliense), que possam ser utilizados como pigmentos naturais e aditivos na indústria de alimentos. Serão testados quatro LI para otimização da extração, o tetrafluoroborato de 1-n-butil-3-metilimidazólio e o cloreto de 1-n-hexil-3-metilimidazólio de origem comercial; e o cloreto de 1-n-butil-3-metilimidazólio e o hexafluorofosfato de 1-n-butil-3-metilimidazólio sintetizados em laboratório. A síntese dos LI será assistido por ultrassom, sem a utilização de solventes orgânicos voláteis, e a caracterização desses LI será realizada por espectrometria de massas (MS). O parâmetro de eficiência será o rendimento na extração de carotenoides (quantificação por curva de calibração externa em HPLC-PDA). Os dois melhores LI serão selecionados para a otimização da extração empregando a técnica de planejamento experimental e superfície de resposta. A avaliação quali e quantitativa dos extratos de carotenoides obtidos será realizada por HPLC-PAD-MS/MS. A estabilidade dos extratos de carotenoides frente a luz e calor será determinada em sistemas modelo aquoso e oleoso, sua biodisponibilidade em sistema modelo celular (Caco2) e a atividade antioxidante será determinada em sistema homogêneo. Os resultados serão comparados com extratos de carotenoides obtidos por métodos convencionais empregando a acetona como solvente extrator.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Verona Campos Segantini

Ciências Sociais Aplicadas

Museologia
  • ilustração e escrita científica: dissertações, instruções, memórias e manuais de história natural em circulação nos séculos xviii e xix.
  • O presente projeto é decorrente de uma pesquisa que pretendeu compreender a proto-história das instituições encarregadas da salvaguarda de documentos e coleções que se originaram nos séculos XVIII e XIX. Nesse movimento encontramos uma significativa produção de textos que comportavam características de escritos científicos, tais como dissertações, instruções, métodos e memórias elaborados a partir dos paradigmas que orientavam o fazer da história natural a partir de meados do século XVIII. Define-se como escopo para o projeto a identificação, sistematização e divulgação de fontes decorrentes das ações de cariz científico e administrativo vinculadas ao projeto das Reformas Pombalinas e da ilustração lusa. Nossa proposta é reconhecer e reunir documentos, produzidos por naturalistas e membros da administração portuguesa, partindo de textos que delineavam o fazer da história natural e que sistematizavam instruções e métodos de como se observar, registrar, recolher, preparar, bem como aqueles que embasados em tais produções, sistematizavam informações sobre os domínios ultramarinos e também sobre os produtos encontrados na natureza.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Veronica Angelica Freitas de Paula

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • inovação na cadeia de suprimentos e novos mercados: impactos na gestão de marcas
  • Novos mercados trazem desafios e oportunidades para organizações de diferentes setores e regiões. A competição tem se acirrado, as empresas precisam buscar formas de inovar para se diferenciar e alcançar vantagem competitiva. A inovação na cadeia de suprimentos surge como oportunidade para empresas ampliarem sua atuação e fortalecerem suas marcas em contextos competitivos. Este estudo objetiva analisar como empresas que atuam em diferentes mercados e segmentos inovam na cadeia de suprimentos, visando atender novos mercados, e o impacto desta inovação na gestão das marcas. O estudo de cadeias inovadoras, agregando valor, com membros atuando de forma colaborativa e cooperativa para a inovação, pode auxiliar as organizações brasileiras na busca por maior competitividade. É importante verificar a percepção dos consumidores sobre empresas e marcas inovadoras, pois, para ter sucesso, a inovação deverá, em algum momento, ser aceita pelos consumidores. Assim, estudar casos de empresas inovadoras em seus modelos de negócios, processos ou produtos, inclusive na gestão da cadeia de suprimentos, e entender como a inovação influencia a percepção de marca e as decisões de compra dos consumidores pode contribuir para o desenvolvimento das empresas brasileiras nesse cenário. Trata-se de um estudo descritivo, com a utilização de abordagens qualitativas e quantitativas, desenvolvido em quatro etapas: levantamento bibliográfico e de dados secundários; estudos de casos múltiplos; survey; e elaboração de um modelo de inovação na cadeia de suprimentos. Para a análise dos dados primários serão utilizadas análise de conteúdo e técnicas de estatística multivariada. A análise dos dados secundários será feita pela análise documental. Ao final desta pesquisa, será proposto um modelo para auxiliar as organizações brasileiras a inovar, ingressar em novos mercados e atender as demandas de consumidores, a partir da análise da influência da inovação na percepção de marca dos consumidores.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Verônica Brito da Silva

Ciências Agrárias

Agronomia
  • potencial genético de genótipos de feijão-fava com tolerância a altas temperaturas e resposta ao fotoperíodo
  • O feijão-fava (Phaseolus lunatus L.) tem se mostrado bastante promissor entre as leguminosas cultivadas no Brasil, com destaque para a região Nordeste. Embora, seja bastante apreciado nesta região, ainda possui baixa participação na sua produção, devido a falta de investimentos em pesquisa básica e aplicada como o melhoramento desta leguminosa. Portanto, torna-se necessário desenvolver genótipos mais adaptados para serem recomendados aos produtores, principalmente da região Nordeste. A temperatura e o fotoperíodo são os fatores ambientais principais que influenciam a duração do ciclo de desenvolvimento das plantas. A resposta fotoperiódica e altas temperaturas ainda não foram quantificadas em genótipos de feijão-fava. . Por ter origem em regiões de média à alta altitude, a cultura do feijãoé sensível a temperaturas elevadas. Diante das previsões de mudanças climáticas com o aumento da temperatura global em consequência da emissão de gases de efeito estufa na maioria das áreas de cultivo, coloca-se em risco a segurança alimentar e faz-se necessário o melhor entendimento dos mecanismos fisiológicos de tolerância às altas temperaturas, assim como a identificação de fatores genéticos que controlam as respostas fisiológicas, a fim de selecionar novas combinações que levam à maximização do rendimento frente ao estresse por calor. Além da temperatura, o fotoperíodo também afeta o ciclo de desenvolvimento de espécies. O conhecimento da resposta fotoperiódica das culturas é importante para identificar sua adaptação para cultivo em diferentes locais e assim auxiliar na determinação da época de semeadura recomendada para cada região. Nesse contexto, os objetivos do projeto serão investigar os efeitos do estresse por alta temperatura e identificar a resposta ao fotoperíodo em 25 genótipos de feijão-fava cultivados na região Nordeste em duas localidades com zonas climáticas distintas (clima quente e ameno). Será avaliada também a existência de efeitos de interação genótipo x ambiente e a seleção dos genótipos mais contrastantes quanto à tolerância ao calor e ao fotoperiodo. O experimento será realizado em casa de vegetação localizado no campus da UFPI. Serão avaliadas características fenológicas, produtivas e relacionadas ao desenvolvimento da planta. O delineamento experimental empregado será o de inteiramente casualizados, com quatro repetições. Serão processadas análises de variância individuais, e análise conjunta de variância para todos os caracteres, com o objetivo de determinar possíveis interações entre os genótipos com os ambientes. Será realizado o teste de Scott e Knott, a 5% de probabilidade, para comparações das médias dos genótipos. Uma relação linear entre as características para a resposta fotoperiódica.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Verônica Contini

Ciências Biológicas

Genética
  • aspectos nutrigenéticos de marcadores bioquímicos, antropométricos e comportamentais: implicações para as doenças multifatoriais.
  • O estudo das doenças multifatoriais tem recebido uma atenção especial nos últimos anos, devido a sua complexidade, os múltiplos fatores, genéticos e ambientais, envolvidos no seu desenvolvimento e o grande impacto nas sociedades contemporâneas. No entanto, apesar dos avanços obtidos com os estudos de varredura genômica, que identificaram inúmeras variantes genéticas associadas com uma ampla gama de doenças complexas, com a esquizofrenia e a obesidade, por exemplo, esses achados ainda não são capazes de explicar toda a variância atribuível aos genes. Diante disso, novas abordagens de investigação têm sido exploradas, na busca pela identificação dos mecanismos moleculares envolvidas nessas doenças, como a investigação de interações gene-gene e gene-ambiente, destacando-se aqui os estudos nutrigenéticos. Existem na literatura inúmeras evidências relacionando fatores da dieta com o desenvolvimento de doenças multifatoriais metabólicas e, mais recentemente, também tem se destacado o efeito das interações alimentares em transtornos psiquiátricos, como a depressão, a ansiedade e o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Nesse projeto, especificamente, o foco de estudo é a cafeína, uma das substâncias psicoativas mais utilizadas no mundo, principalmente, mas não exclusivamente, através do consumo diário de café. Esta substância atua no sistema nervoso central (SNC) bloqueando os receptores de adenosina A1 (ADORA1) e A2A (ADORA2A). A adenosina é um ribonucleosídeo neuromodulador de grande importância, considerado um metabólico constitutivo de todas as células, atuando em diversos processos sinápticos e, também, na regulação de diversos neurotransmissores no SNC. Há na literatura um acúmulo de evidências demonstrando que o consumo de doses moderadas de cafeína, de modo geral, aumenta o estado de alerta e diminui a fadiga. No entanto, há também diversas indicações de que os efeitos da cafeína são dose-dependentes e podem variar consideravelmente entre os indivíduos podendo produzir, em alguns casos, efeitos negativos, tais como sintomas de ansiedade, nervosismo e distúrbios do sono. Recentemente, os estudos genéticos têm evidenciado medidas de herdabilidade significativas para o consumo de cafeína e os estudos de varredura genômica têm apontado diversas variantes envolvidas na variação do consumo de cafeína, como os genes CYP1A2 e AHR, e nos seus efeitos psicoestimulantes, como os genes ADORA1, ADORA2A. Os objetivos principais desse estudo são: (1) investigar os possíveis efeitos da interação entre o consumo de cafeína e polimorfismos nos genes ADORA1, ADORA2A, CYP1A2, AHR e DRD2 sobre sintomas de ansiedade, depressão, desatenção e impulsividade em uma amostra de aproximadamente 500 indivíduos adultos da população geral e (2) investigar se os mesmos efeitos são detectados em uma amostra de indivíduos adultos com TDAH. A amostra principal desse estudo será constituída por indivíduos adultos, com idade entre 18 e 65 anos, de ambos os sexos, recrutados entre a comunidade acadêmica da Univates, Lajeado, RS. O consumo de cafeína dos participantes será investigado através dos dados obtidos de um recordatório alimentar de 24 horas e de um questionário de frequência alimentar. Os escores de sintomas de depressão e ansiedade serão avaliados por meio das escalas autoaplicáveis Inventário para Depressão de Beck e Inventário para Ansiedade de Beck, respectivamente. Os sintomas de desatenção e hiperatividade serão investigados por meio da Escala de Auto Avaliação para Diagnóstico do TDAH em Adultos. Todos os participantes responderão um questionário sobre dados demográficos, hábitos de vida, prática de atividade física, história clínica e histórico familiar. Também realizarão uma anamnese nutricional, avaliação de medidas antropométricas, aferição da pressão arterial e coleta de sangue, para análises bioquímicas e moleculares. A amostra de pacientes com TDAH, para a replicação dos achados, será composta por aproximadamente 600 indivíduos, de ambos os sexos, diagnosticados no Programa de Transtornos de Déficit de Atenção/Hiperatividade (ProDAH) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Os pacientes preencheram os critérios de diagnóstico do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais e foram avaliados em relação à gravidade dos sintomas de desatenção e hiperatividade. Nessa amostra, os dados de consumo de cafeína serão extraídos do protocolo de dados sócios demográficos, que inclui um screening para o uso dessa substância. A extração de DNA de todos os indivíduos com TDAH já foi realizada pelo método salting out, a partir de sangue periférico. Os indivíduos da população geral, recrutados na Univates, terão suas amostras de DNA extraídas pela mesma técnica. Os polimorfismos selecionados serão genotipados, em todos os participantes do estudo, pela técnica de discriminação alélica TaqMan (Applied Biosystems), em equipamento de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em Tempo Real (StepOne, Applied Biosystems). As associações entre os polimorfismos selecionados e os desfechos investigados (consumo de cafeína e escores comportamentais) serão testadas por análise da variância ou Kruskal-Wallis, dependendo da distribuição dos dados, ou por regressão linear. As possíveis interações entre os polimorfismos e o consumo de cafeína sobre os desfechos selecionados serão investigadas por regressão linear múltipla. Todos os indivíduos incluídos no estudo assinaram um termo de consentimento livre.
  • Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022