Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Vicente Eudes Lemos Alves

Ciências Humanas

Geografia
  • a fronteira agrícola centro-norte do brasil: políticas, modernização e transformações socioterritoriais recentes
  • Propõe-se com o presente projeto de pesquisa investigar a dinâmica territorial na hinterlândia brasileira, especialmente a fronteira agrícola do centro-norte do país. Esta região em formação evidencia, nas últimas décadas, elevado crescimento econômico induzido pela produção agrícola moderna, mas também pela instalação de indústrias, de atividades comerciais e de serviços, além de migração de população de distintos lugares do Brasil. Esse novo cenário de expansão econômica da região revela apenas uma das facetas do processo de modernização, o qual é acompanhado por outras, as de crescimento desordenado das cidades, de expansão dos conflitos fundiários (envolvendo inclusive comunidades tradicionais) e de grave crise ambiental. As mudanças indicam, nesse sentido, que tanto o campo quanto o urbano no centro norte do Brasil assumem novos conteúdos espaciais, econômicos e demográficos. Estes resultam da presença de agricultores modernos e de algumas empresas hegemônicas, assim como de uma legião de trabalhadores empobrecidos em busca de trabalho. Além disso, nos últimos anos se verifica a presença de agentes econômicos estrangeiros interessados na aquisição de terras para produção agrícola e/ou para a especulação imobiliária, em muitos casos, a partir da presença ou intermediação de fundos de investimentos nacionais e internacionais.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Vicente Lima Crisóstomo

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • financiamento da empresa latino americana – uma análise do papel da estrutura de propriedade e da governança corporativa
  • O presente projeto de pesquisa está inserido no marco teórico de pesquisa sobre investimento empresarial e na Teoria da Agência tendo como objetivo avaliar a relação entre empresa e mercado de financiamento e o papel que joga neste processo a estrutura de propriedade e o sistema de governança corporativa da empresa. A governança corporativa é proposta como capaz de ter um papel importante neste processo de interação entre empresa e mercado uma vez que atua fortemente nas questões associadas à assimetria informativa que é crucial neste processo. A literatura tem sugerido que a estrutura de propriedade também pode ter influência sobre as políticas de investimento e financiamento da empresa, seja pela alta concentração de propriedade ou pela presença de determinados tipos de acionistas com grande proporção de capital votante. O trabalho visa avaliar os fatores condicionantes do investimento da empresa Latino Americana, notadamente aspectos de financiamento, com ênfase para aspectos da estrutura de propriedade e a qualidade da governança corporativa. Em termos acadêmicos, o trabalho contribuirá para a literatura sobre financiamento e investimento empresarial que permeia o campo de finanças como também o processo de gestão da informação da empresa com reflexos na assimetria informativa entre empresa e mercado de financiamento. A execução deste projeto de pesquisa no âmbito da Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (FEAAC/UFC), com o apoio do CNPq, permitirá o fortalecimento de pesquisa em andamento no Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC). sobre temas contidos neste projeto que já resultou em quatro dissertações de mestrado defendidas e em duas teses de doutorado em andamento além de trabalhos publicados. Merece destaque o estímulo à internacionalização através da parceria com pesquisadores de duas universidades estrangeiras.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Vicente Tadeu Lopes Buono

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • síntese e caracterização de ligas do sistema co-ni-al com efeito memória de forma para aplicação em atuadores magnéticos
  • Ligas com memória de forma magnéticas são materiais bastante particulares do ponto de vista da metalurgia física por apresentarem diversas propriedades específicas, estando entre os chamados “materiais inteligentes” (smart materials). Estas propriedades, como a magnetostricção relacionada com a reorientação de variantes de martensita, tornam estas ligas muito atraentes em diversas aplicações, entre elas a fabricação de atuadores mais compactos, silenciosos e eficientes. Neste contexto, o sistema Co-Ni-Al apresenta-se com grande potencial e como ligas ainda pouco exploradas pela literatura. Logo, neste projeto, ligas de composição Co41+xNi34-xAl25 serão sintetizadas com o auxílio de fornos de fusão a arco. Sabendo-se que pequenas variações na composição da liga podem ocasionar dramáticas alterações nas suas propriedades funcionais, pequenos incrementos de cobalto e níquel serão variados. Subsequentemente à fusão, os lingotes serão submetidos a tratamentos térmicos de homogeneização da microestrutura. Em seguida, os lingotes homogeneizados serão laminados a quente e passarão por tratamento termomecânico para que a liga memorize a sua forma. A evolução microestrutural ao longo do processo de fabricação dessas ligas será caracterizada através de microscopia óptica e eletrônica. A identificação e quantificação das fases presentes será realizada através de difração de raios X e método Rietveld. Microscopia eletrônica de transmissão será empregada na investigação da subestrutura de discordâncias e eventual presença de precipitados submicrométricos, características muito importantes para as propriedades funcionais das ligas. Por sua vez, essas propriedades serão avaliadas através de calorimetria exploratória diferencial para mapeamento das temperaturas de transformação martensítica das ligas, bem como sua deformação em resposta à aplicação de campo magnético com auxílio de um eletroímã. Espera-se que, ao final deste projeto, um protótipo de atuador magnético possa ser construído com as ligas sintetizadas, auxiliando os investigadores na avaliação das potencialidades dessa classe de materiais.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Vicentina Maria Ramires Borba

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • diversidade de gêneros, religião e discurso: a voz da igreja no debate sobre identidade de gêneros
  • Vítimas de diferentes e perversas formas de discriminação e violência, as pessoas as pessoas de diferentes identidades de gênero, tais como homossexuais, bissexuais, transexuais, transgêneros, travestis, entre outras denominações, têm contra si a divulgação de discursos discriminatórios proferidos por grupos poderosos que regulam os comportamentos, tais como os discursos religiosos, por exemplo. Com base nos postulados da Análise Crítica de Discursos, este estudo tem como objetivo principal analisar como alguns setores da Igreja, sobretudo aqueles de orientação cristã, têm contribuído para gerar/aumentar o preconceito contra diferenças de gênero. Estabelecemos os seguintes objetivos específicos para o desenvolvimento desta pesquisa: a) identificar nos discursos orais, escritos e imagéticos, produzidos por membros religiosos de igrejas de orientação cristã elementos verbais e não-verbais indicadores de discriminação; b) analisar macro e microestruturas semânticas utilizadas pelo autor/produtor do texto em que se manifestem, explícita ou implicitamente, formas de discriminação de diferentes grupos sociais; c) relacionar o conteúdo de propostas, projetos, cartilhas sobre diversidade de gêneros com os discursos religiosos. Para tanto, será feito um levantamento de entrevistas, depoimentos, material gráfico, propostas de lei, dentre outros, em meios digitais e impressos. As práticas discursivas que serão objeto de nossa análise virão, majoritariamente, de autoridades eclesiásticas das igrejas evangélicas e da igreja católica, uma vez que seus seguidores representam a grande maioria da população do país. A partir da divulgação do Plano Nacional de Direitos Humanos de 2010, a temática da não discriminação a LGBT, esses discursos serão analisados. Espera-se que os resultados deste estudo possam contribuir para que sejam desenvolvidos outros trabalhos que busquem encorajar ações de contestação da ordem imposta, ações de valorização desses grupos sociais em suas diferentes faces, bem como ações de esclarecimento dos contextos sociointerativos dominados por práticas opressoras contra as liberdades de gênero.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Victor Carôzo Gois de Oliveira

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • investigação de defeitos em materiais bidimensionais
  • Os materiais bidimensionais, também conhecidos como materiais atomicamente finos, formam um campo novo na ciência que envolve nanotecnologia, ciências dos materiais e física da matéria condensada e vem sendo desenvolvido rapidamente. Com aplicações que podem revolucionar setores da indústria de semicondutores, óptica e eletrônica. Assim, aplicações tecnológicas requerem o desenvolvimento de novos métodos de crescimento e caracterização. Neste projeto pretendemos desenvolver o crescimento de monocamadas de calcogenetos tais como MoS$_2$, WS$_2$, WSe$_2$, MoTe$_2$ em grandes áreas com espessura controlada, usando a técnica de deposição química na fase vapor (\textit{Chemical Vapor Deposition, CVD}). Em seguida, vamos usar a microscopia de força atômica (\textit{Atomic Force Microscopy, AFM}) para quantificar o número de camadas e a rugosidade da superfície. Para verificar o qualidade cristalina dos materiais bidimensionais vamos identificar e quantificar os tipos de defeitos após a síntese utilizando as técnicas ópticas de espectroscopia Raman e de fotoluminescência (PL).
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Víctor Costa da Silva Campos

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • controle de sistemas de refrigeração de baixo custo
  • Sistemas de refrigeração de estado sólido baseados em módulos Peltier têm a vantagem de causarem menos dano ao ambiente quanto comparados aos sistemas tradicionais de refrigeração que, apesar de terem um desempenho mais elevado, podem liberar gases no ambiente. Apesar de possuírem uma eficiência energética menor quando comparados em potência máxima, sistemas baseados em módulos Peltier podem ser interessantes nos casos em que um controle mais fino da temperatura ou uma ação com efeito mais local seja necessária. Além disso, o mesmo elemento pode ser utilizado para aquecimento e refrigeração, e o fato de que eles não dependem de partes móveis ou gases de refrigeração os tornam atrativos para dispositivos móveis. Por fim, o desempenho destes módulos pode se tornar competitivo quando a temperatura desejada para o controle não é muito longe da temperatura ambiente e não é necessária a potência total dos módulos. Este trabalho visa estudar e implementar diferentes estratégias de acionamento e controle de módulos Peltier em diferentes cenários, buscando atingir uma solução mais eficiente (do ponto de vista de consumo energético). Além disso, em alguns casos, espera-se comparar o desempenho dos sistemas de refrigeração por módulos Peltier com sistemas de refrigeração tradicionais (com um consumo energético similar).
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Victor Diogenes Amaral da Silva

Ciências Biológicas

Morfologia
  • estudo da morfologia e biologia de células gliais na patogênese da doença de parkinson
  • A presente proposta é multidisciplinar e envolve pesquisadores de sete instituições de ensino superior, dentre elas quatro brasileiras e três estrangeiras, das quais fazem parte onze pesquisadores cooperantes e o pesquisador proponente. O local de desenvolvimento do projeto será o Laboratório de Neuroquímica e Biologia Celular (LABNq) do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia. Criado em 2001 a partir da associação de pesquisadores qualificados em Neurociências e equipe multidisciplinar de colaboradores, o LABNq tem adotado modelos de estudo de células do sistema nervoso central (SNC) para investigar a plasticidade em resposta aos estímulos inflamatórios e/ou condições patológicas e os mecanismos de neurotoxicidade/ neuroproteção desencadeados por substâncias extraídas de plantas, adotadas na medicina popular no Brasil, ou seus derivados sintéticos, a fim de encontrar novos agentes alternativos para o tratamento de distúrbios neurodegenerativos. Nos últimos anos, o grupo tem caracterizado uma série de efeitos sobre a plasticidade e sobrevida de células neurais como resposta da exposição a neurotransmissores e derivados envolvidos na patogênese de Doenças Neurodegenerativas, assim como tem prospectado moléculas neuroprotetoras contra efeitos deletérios da toxicidade neuroquímica. Com o objetivo geral de compreender alterações na morfologia e biologia de células gliais relacionadas à resposta a agentes neurotóxicos endógenos envolvidos na patogênese da Doença de Parkinson (DP), nossos esforços serão direcionados para alcançar objetivos específicos relacionados ao: i. estudo da interação neurônio-glia na plasticidade e viabilidade de neurônios dopaminérgicos no modelo de estudo induzido por aminocromo; ii. estudo da biologia e morfologia de astrócitos e microglia do tecido mesencefálico frente à estímulos inflamatórios induzidos por aminocromo e alfa-sinucleína; iii estudo da regulação do Fator Nuclear Eritroide 2 (NRF2) e enzima DT-diaforase na biologia glial e neuronal frente a insultos neuroquímicos (aminocromo e glutamato) e relacionada ao envelhecimento; iv caracterização da respostas dos diferentes tipos celulares que compõem o tecido mesencefálico à agentes neuroprotetores derivados de plantas em perspectivas (flavonoides, cumarinas e alcaloides). Para tanto, serão utilizados modelos de estudo in vitro e in vivo, assim como técnicas de alta relevância para análises histológicas, morfológicas e bioquímicas. Os resultados obtidos levarão a uma melhor compreensão do envolvimento de diferentes subpopulações celulares na patogênese da DP e alvos importantes para o desenvolvimento de novas intervenções terapêuticas.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Victor Felipe Moura Bezerra Melo

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • sistemas de acionamento de máquinas elétricas multifases com tolerância a falhas
  • Neste projeto, propõe-se o desenvolvimento, estudo e análise de sistemas de acionamento, tolerantes a falhas, de máquinas elétricas multifases de seis e nove fases. Entende-se como máquinas multifases aquelas com mais de três fases. As confi gurações propostas são formadas por conversores estáticos compostos por chaves semicondutoras do tipo IGBT. A máquina elétrica pode funcionar como motor ou gerador. Pretende-se analisar e comparar os sistemas propostos com os existentes na literatura, e também desenvolver estratégias de controle e de modulação por largura de pulso (PWM) a serem empregadas em condição de falta. Por fim, propõe-se montar a estrutura física dos sistemas de acionamento de maneira a se avaliar experimentalmente as topologias propostas.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Victor Fernandez Nascimento

Ciências Sociais Aplicadas

Planejamento Urbano e Regional
  • modelagem espacial do risco de impacto ambiental da disposição dos resíduos sólidos urbanos em escala regional
  • O rápido crescimento da população, aliado à expansão das áreas urbanas e ao desenvolvimento econômico acelerado tem como resultado o aumento da geração de resíduos sólidos. Dispor estes resíduos sólidos urbanos (RSU) de forma adequada e em locais apropriados se torna um dos grandes desafios na atualidade. No Brasil, no ano de 2015, foram gerados 79,9 milhões de toneladas de RSU, sendo que 30 milhões de toneladas foram dispostas em lixões e aterros controlados. Estes locais inadequados de disposição final de RSU ocorrem em todas as regiões brasileiras distribuídos em 3.326 municípios. O objetivo deste projeto de pesquisa é modelar espacialmente a suscetibilidade e o risco de impacto ambiental causado pela disposição dos RSU, que é considerado um passivo ambiental. Esta analise espacial será realizada em escala regional para os estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul. A pesquisa será desenvolvida utilizando geoprocessamento, através de sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas (SIG). Os resultados obtidos permitirão avançar substancialmente o conhecimento acerca dos riscos e dos passivos ambientais dos locais de disposição de RSU em escala regional, além de contribuir para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que se encontra atualmente com os prazos expirados para o encerramento dos locais inadequados de disposição de RSU. Portanto, os modelos espaciais e as análises de riscos de impactos ambientais propostos serão fundamentais para fornecer base cientifica para medidas de mitigação. Além disso, os resultados gerados através dessa pesquisa podem auxiliar o processo de tomada de decisão por gestores tanto na esfera municipal quanto estadual, podendo também servir como base para políticas públicas de planejamento urbano e regional.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Victor Flores Mendes

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • conversores multifuncionais aplicados à integração de fontes renováveis às redes elétricas
  • O uso de fontes renováveis, principalmente eólica e fotovoltaica, vem crescendo exponencialmente no mundo, incluindo no Brasil. Esse crescimento é benéfico em alguns aspectos, como por exemplo do ponto de vista ambiental e possibilidade de geração mais próxima ao consumidor, no entanto apresenta dificuldades como aspectos ligados a intermitência das fontes e questões de qualidade da energia (flutuações de tensão, harmônicos, variações de frequência, etc.). O conversor de potência desempenha o papel de integração dos sistemas fotovoltaicos e eólicos nas redes elétricas. Geralmente o seu controle é focado na injeção de potência ativa na rede elétrica, no entanto pelo fato das fontes eólica e fotovoltaica apresentarem uma alta variabilidade, existe uma margem de capacidade do conversor que não é utilizada em condições de baixa irradiação ou vento. Nesse contexto surgem os conversores multifuncionais cujo objetivo, além de fornecer potência ativa, proveem serviços ancilares, como injeção/consumo de potência reativa e compensação harmônica. Tais serviços podem ser usados para melhoria da qualidade de energia da rede em condições normais de operação ou em condições de faltas, por exemplo. Esse projeto propõe o estudo dos conversores multifuncionais em seus aspectos, como: estratégias de controle, degradação da vida útil quando executando serviços ancilares e comportamento durante faltas na rede elétrica. O estudo será baseado em análises matemáticas, resultados simulados e experimentais utilizando bancadas representativas.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022