Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Antonio Ostrensky Neto

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • identificação e monitoramento da prevalência de dois novos vírus que ameaçam a carcinicultura brasileira
  • Os siris (Callinectes spp.) são um recurso pesqueiro de alto valor econômico explorado em toda a América do Sul. Mais recentemente, passaram a ser reconhecidos também pelo seu grande potencial para a aquicultura, sendo o siri-mole (animais em fase de muda) uma das formas mais lucrativa de comercialização. No entanto, as taxas de mortalidade de animais mantidos em cativeiro costumam superar os 50%. Uma das principais causas de mortalidade são as infecções por patógenos virais. Recentemente, nosso grupo de pesquisa identificou dois novos vírus em Callinectes danae, o Callinectes sapidus Reovírus 2 (CsRV2) e o Callinectes danae Portunibunyavirus 1 (CdPBV1). Estudos realizados em laboratório indicaram que CsRV2 e CdPBV1 são altamente patogênicos para C. danae, podendo matar até 70% dos animais infectados em apenas duas semanas após a coinfecção por esses vírus. Dado o risco social, ambiental e econômico desta descoberta, torna-se premente a investigação da variação espaço-temporal da prevalência desse vírus em populações selvagens de diferentes espécies de siris e camarões exploradas na carcinicultura brasileira. Objetiva-se aqui rastrear a prevalência de CsRV2 e CdPBV1 em Callinectes spp. e também em Litopenaeus vannamei ao longo da costa brasileira por meio de PCR em tempo real (RT-qPCR) e adaptar uma metodologia para detectar a presença dos patógenos virais em amostras ambientais marinhas (utilizando DNA ambiental). O conhecimento gerado neste projeto de pesquisa servirá para o melhor entendimento da prevalência natural de CsRV2 e CdPBV1 e das espécies hospedeiras ao longo da costa brasileira. Os resultados poderão ser usados como uma ferramenta para melhorar as práticas profiláticas e de controle de patógenos e contribuir para o desenvolvimento e otimização do processo de produção de siris-moles em escala comercial no Brasil. O estudo também deverá gerar subsídios relevantes para o desenvolvimento de estratégias de manejo e pesca sustentável dessas espécies.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Antonio Otaviano Vieira Junior

Ciências Sociais Aplicadas

Demografia
  • dinâmica populacional na amazônia colonial: composição heterogênea da população da capitania do grão-pará, 1750-1777
  • Analisar a História da População da Amazônia no período colonial é a proposta de nossa pesquisa. Mais detalhadamente a investigação será voltada para a capitania do Grão-Pará entre os anos de 1750-1777. A projeto parte da hipótese da existência de uma configuração populacional interna heterogênea à capitania, com possibilidades não restritas ao extrativismo e nem ao uso da mão-de-obra indígena. Efetivamente avançará na composição de um cenário do Grão-Pará, que possibilitará um inventário das diferenças populacionais entre as localidades que compunham a capitania, e na construção da trajetória histórica que justificam essas diferenças. Nesse sentido, na construção de uma leitura acerca da existência de diferentes dinâmicas populacionais na Capitania, a análise valorizará o impacto das organizações produtivas vilas/freguesias (incluindo agricultura e manufatura), de epidemias e de movimentos imigratórios.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Antonio Pedro Novaes de Oliveira

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento e caracterização de cerâmicas celulares produzidas por meio de impressão 3d
  • Cerâmicas celulares são materiais de elevada porosidade produzidas a partir de processos tais como a incorporação de agentes porogênicos ao pó cerâmico, réplica de espumas poliméricas, gelcasting e emulsão. Um processo alternativo, mais recente, é a impressão 3D a qual é mais simples e econômica que as tecnologias tradicionais e também mais limpa e menos poluente. Além disso, ela permite melhorar o desempenho dos componentes cerâmicos com microestruturas programáveis em uma ampla gama de escalas de comprimento, por meio da deposição de camadas sucessivas de pastas ou misturas de pós, para compor a peça a partir da impressão das seções transversais projetadas no modelo 3D por meio de desenho assistido por computador. Assim, esta proposta de projeto tem por objetivo o estudo, o desenvolvimento e a caracterização de cerâmicas celulares alternativas, do ponto de vista das matérias-primas utilizadas (sintéticas, naturais ou resíduos sólidos) e dos produtos projetados e elaborados via impressão 3D. O problema principal a ser resolvido está relacionado ao domínio da tecnologia de impressão 3D para a obtenção de produtos alternativos aqueles obtidos a partir das tecnologias convencionais. O principal desafio a ser afrontado está relacionado a reprodutibilidade dos componentes processados a qual depende, de parâmetros intrínsecos a pasta cerâmica e a máquina de impressão. Cada matéria-prima processada requer o estudo e a definição de parâmetros específicos de processamento para a obtenção de estruturas celulares com boa definição geométrica e dimensionalmente estáveis. Para a resolução do principal problema será preciso reunir uma equipe com know-how, principalmente, em reologia de suspensões, conformação de estruturas celulares tridimensionais e caracterização mecânica, biológica e ambiental de materiais e resíduos sólidos, tal que componentes, com tolerâncias dimensionais e com propriedades adequadas possam ser obtidos para aplicações específicas a serem exploradas.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 04/04/2022-30/04/2025
Foto de perfil

Antonio Rodrigues Fernandes

Ciências Agrárias

Agronomia
  • impacto da mineração nas características biofísicas e na saúde ambiental e humana no sul da amazônia oriental
  • Na Amazônia, a mineração artesanal ocupa 721 km2, o que corresponde a 65% da área total minerada. A exploração de ouro (Au) é realizada desde 1950 nessa região, mas os impactos na paisagem e os riscos ambientais e à saúde pública foram estudados somente recentemente. Esta atividade provoca grandes alterações biofísicas, como degradação do solo e da paisagem, geração de grande quantidade de resíduos (rejeitos e estéril) e perda de vegetação, que resultam em profundas mudanças ambientais, econômicas e sociais. As altas concentrações de elementos potencialmente tóxicos (EPTs) residuais e a alta persistência desses elementos representam toxicidade significativa e potencias riscos. Estudos devem ser realizados para identificar a extensão dos impactos e gerar informações que subsidiem políticas públicas e tomadas de decisão, beneficiando a sociedade. A concentração total de EPTs tem sido utilizada para estimar os riscos ao ambiente e à saúde humana, mas não informa sobre a mobilidade e a biodisponibilidade desses elementos, o que pode ser obtido com extrações sequenciais. Outra ferramenta que tem contribuído com a melhoria da precisão das avaliações de risco de EPTs em áreas de mineração é a determinação da bioacessibilidade, que permite estimar a concentração dissolvida no corpo humano. Para quantificar a extensão das mudanças na cobertura do solo em áreas de mineração artesanal, imagens de satélite vêm sendo amplamente utilizadas. No município de São Félix do Xingu, sul da Amazônia oriental, a mineração artesanal pode estar causando riscos ao ambiente e à saúde da população, o que ainda não foi estudado. Para conhecer estas informações, serão usadas imagens de satélite em série temporal e realizadas avaliações de risco a partir das concentrações totais, fracionamento químico, bioacessibilidade e índices de poluição de EPTs no ambiente.
  • Universidade Federal Rural da Amazônia - PA - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Antonio Sergio Varela Junior

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • manipulação e avaliação de folículos pré-antrais isolados e inclusos em tecido ovariano de diferentes espécies: metodologias histológicas com uso de sondas fluorescentes e corantes vitais
  • 1. O congelamento do tecido ovariano preserva a fertilidade das fêmeas de diferentes espécies, incluindo a humana. A técnica de congelamento de tecido ovariano é largamente utilizado no âmbito científico para preservação a fertilidade em espécies domésticas, em selvagens (extinção), em reprodução humana (Devido a câncer). 2. No entanto, o processo demanipulação e avaliação dos fragmentos ovarianos e folículos isolados tem variações devido diferentes espécies. Os testes de avaliação implementados são laboriosos e necessitam de pessoas com boa capacitação para selecionar as células de interesse. 3. Objetivo é demonstrar e ensinar as principais técnicas de manipulação e avaliação de folículos pré-antrais isolados e inclusos de diferentes espécies animais, para pós-graduandos e pesquisadores dos cursos de Biologia, Biotecnologia, Medicina humana e Veterinária. 4. O curso padronizará as técnicas fundamentais para a correta avaliação tecidual e celular na área de preservação folicular. 5.Os docentes do Brasil possuem uma vasta experiência na manipulação/avaliação de células gonadais (ovários e testículos). Os docentes da Argentina (INITRA-UBA) e Uruguai (INIA-LE) irão contribuir ativamente nas aulas teóricas e práticas, apresentando técnicas para avaliação imediata e mediata de tecidos gonadais em espécies como suínos, equinos,felinos, cervos. Esta integração promoverá um excelente experiência. 6. O curso apresenta 40% de aulas teóricas sobre os aspectos básicos e avançados da manipulação de tecido ovariano e folículos preantrais, e 60% de práticas de manipulação e uso das técnicas de avaliação imediatas e mediatas das células ovarianas. A participação de docentes com experiencia em diferentes espécies permitirá uma excelente troca de experiencias e facilitara a pesquisadores de diferentes áreas poder avançar em conhecimento da preservação de fertilidade. Ao final do curso duas avaliações (teórica e prática).
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 09/12/2021-30/06/2024
Foto de perfil

Antonio Shigueaki Takimi

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • revestimentos biofuncionais obtidos por anodização assistida por plasma com incorporação de elementos bioativos e/ou antimicrobianos em componentes de ti6al4v fabricados por manufatura aditiva
  • A obtenção de implantes por manufatura aditiva proporciona a personalização de componentes, garantindo uma maior precisão e exatidão durante o processo cirúrgico, reduzindo o risco de fixação errônea, o tempo de anestesia e os riscos de infecções. Ligas de Ti6Al4V têm sido amplamente estudas para essa aplicação, no entanto, inúmeros estudos mostram a necessidade de tratamentos superficiais que melhorem as propriedades desses materiais. Nesse sentido, revestimentos obtidos por anodização assistida por plasma (PEO) vêm sendo propostos para melhorar as propriedades biofuncionais, além de contribuir para melhorar a resistência à corrosão e ao desgaste. Além disso, a incorporação de determinados elementos bioativos e/ou antimicrobianos, permite melhorar a bioatividade desses revestimentos reduzindo a possiblidade de infecções. No presente projeto pretende-se associar ao processo de PEO à implantação iônica a baixa energia de elementos como Nb e Sr para obtenção de revestimentos bioativos e/ou antimicrobianos sobre componentes de Ti6Al4V produzidos manufatura aditiva. A implantação iônica a baixa energia é uma novidade na área de engenharia de superficies e se baseia na junção dos processos de implantação iônica e ion planting. A versatilidade do equipamento empregado permite que o processo seja realizado em escala industrial sem restrições. Além disso, também será avaliado o potencial da polimerização por plasma a partir precursores orgânicos renováveis, na potencialização das características microbianas do revestimento. Com isso pretende-se contribuir para a modificação da propriedade superficial de implantes de Ti6Al4V produzidos manufatura aditiva, avaliando: a bioatividade (biocompatibilidade e diferenciação osteogênica de células-tronco mesenquimais); propriedades antimicrobianas; resistência ao desgaste e à corrosão. Esse projeto multidisciplinar contará com a atuação pesquisadores que possuem experiência no tema (ver CV Lattes).
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Antonio Teixeira do Amaral Júnior

Ciências Agrárias

Agronomia
  • estudo de herança e identificação de genes candidatos para eficiência do uso do nitrogênio em milho-pipoca através de rna-seq de genótipos contrastantes em ambiente com estresse abiótico
  • O nitrogênio (N) é um macronutriente essencial para a produção agrícola. Entretanto, o uso excessivo de fertilizantes nitrogenados causa prejuízo não apenas econômico, mas também ao meio ambiente, com a acidificação do solo e a poluição da água. Os programas de melhoramento de milho buscam desenvolver cultivares com eficiência no uso de N (EUN), a fim reduzir o consumo de fertilizantes nitrogenados aplicados no solo. A EUN compreende vários mecanismos fisiológicos, envolvendo diversos genes que atuam desde a aquisição à remobilização do N. Pouco se conhece acerca dos genes envolvidos na resposta de milho-pipoca a ambientes com baixo nível de N. Dentre as estratégias para a obtenção de genótipos superiores para essa condição, está a integração de dados genéticos e funcionais, como aqueles obtidos por transcriptoma via RNA-Seq. No intento de obter informações relevantes para o melhoramento do milho-pipoca, que movimenta ao menos 1 bilhão de dólares, anualmente, nos EUA e possui grande aceitação comercial no Brasil, é proposto o presente projeto, com os seguintes objetivos principais: i) investigar as respostas morfológicas, fisiológicas e de arquitetura radicular de genótipos de milho-pipoca em distintas disponibilidades de nitrogênio; ii) estimar componentes genéticos de herança e controle de características em ambientes contrastantes ao N; iii) avaliar o efeito da heterose na EUN; e iv) identificar genes potencialmente relacionados à EUN em milho-pipoca por meio da técnica de RNA-seq a fim de compreender o padrão metabólico envolvido na EUN. Para tanto, serão avaliadas quatro linhagens previamente identificadas como contrastantes para a EUN e seus híbridos, juntamente com os recíprocos. Antevê-se que os genes candidatos identificados serão de grande importância para melhor entendimento da EUN e possibilitarão avanços em programas de melhoramento que unam ganhos econômicos com sustentabilidade de cultivo em milho-pipoca.
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - RJ - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Antonio Thomé

Engenharias

Engenharia Civil
  • remediação de solos e águas subterrâneas: abordagem baseada na sustentabilidade (remediação sustentável)
  • O problema de poluição de solos e águas subterrâneas é comum a todos os países industrializados do planeta. Por muitos anos este tema foi deixado em segundo plano, mas hoje sabe-se que solos e águas subterrâneas contaminadas é um problema de saúde pública. Países desenvolvidos vêm trabalhando neste tema há muitos anos. No entanto, países em desenvolvimento, como Brasil, este tema é insipiente e necessita de mais estudos para aplicação de tecnologias de descontaminação de solos e águas subterrâneas. No Brasil, por ter boa parte da sua superfície contendo solos resíduais (tropicais) o problema ainda é maior, uma vez que não é possível transferir diretamente tecnologias desenvolvidas para solos sedimentares de clima temperado dos países desenvolvidos para a nossa realidade. O foco mais recente na área de remediação de áreas contaminadas tem sido a disseminação e incorporação do termo “remediação sustentável”, onde o tripé do meio ambiente, do econômico e do social devem ser abordados conjuntamente e de forma holística. Este projeto tem como objetivo estudar a aplicação de nFeZ em solos contaminados com organoclorados e metais em escala reduzida, no campo experimental de geotecnia da UPF (testes in situ). A ideia principal do estudo é utilizar o nFeZ para reduzir o contaminante a concentração que os microrganismos consigam sobreviver e continuar o processo de degradação. Esta tecnologia é chamada de nanobioremedição. Durante o estudo de campo será avaliada como ocorre o transporte do nanoferro zero e sua interação com as partículas do solo (trasporte de contaminantes), além de avaliar a toxidade do solo local após a remediação para culturas de soja e milho (experimento de toxidade). Paralelamente ao trabalho de laboratório e campo, será desenvolvido um método de apoio a tomada de decisão de gerenciamento de áreas contraminadas aplicando o conceito de remediação sustentável. Para validadação deste método serão utilizados os resultados da parte prática deste estudo.
  • Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
  • 02/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Antonio Torres Montenegro

Ciências Humanas

História
  • processos de trabalhadores(as) rurais nas juntas de conciliação e julgamento da zona da mata de pernambuco (1960 – 1974) e oficinas de história
  • A equipe do projeto “Processos de Trabalhadores(as) rurais nas Juntas de Conciliação e Julgamento da zona da mata de Pernambuco (1960 – 1974) e Oficinas de História“ realizará a catalogação e análise de 1.500 processos trabalhistas movidos por trabalhadores(as) rurais nas Juntas de Conciliação e Julgamento de Paulista, Jaboatão, Goiana, Nazaré da Mata, Escada, Catende, Limoeiro e Cabo de Santo Agostinho de 1960 à 1974. A pesquisa dos processos numa série cronológica/temporal contempla distintas configurações econômicas, políticas e sociais. O objetivo é analisar as reivindicações apresentadas nos processos e, estudar por meio de planilhas de metadados, quais relações são possíveis estabelecer entre os processos movidos por trabalhadores(as) rurais, antes e após o golpe de 1964. Porém, também, encontra-se associado a este objetivo geral, analisar possíveis relações entre as reivindicações presentes nos processos e os distintos governos civis-militares dos generais Castelo Branco (1964 – 1967), Costa e Silva(1967-1969) e Garrastazu Médici(1969 – 1974). Após a catalogação os processos serão disponibilizados no site(http://memoriaehistoria.trt6.gov.br/) do Laboratório História e Memória da UFPE/TRT 6ª Região (LAHM), para os pesquisadores no Brasil e no exterior. Por outro lado, a equipe escreverá artigos, organizará um livro coletivo e realizará dois seminários. Outro plano, relacionado a este objetivo é o de ampliar a atividade de extensão, por meio de Oficinas de História, que o LAHM realiza para as escolas e graduandos, no campus Recife-UFPE. Porém, com a pandemia, foi montada uma estrutura didático-pedagógica, com recursos áudio visuais. As Oficinas de História passaram a ser de maneira remota. Nestes últimos quatro anos,as Oficinas de História foram realizadas em 31 escolas da região metropolitana do Recife e do sertão de Pernambuco. A estratégia fundamental das oficinas é estabelecer reflexão e debate sobre condições de vida e trabalho no passado e no presente.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Antonio Zelaquett Khoury

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • tecnologias de quânticas com luz estruturada
  • Este projeto destina-se à formação de uma rede de pesquisa em tecnologias quânticas na região do Rio de Janeiro. Esta iniciativa reunirá pesquisadores da Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de janeiro e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. O projeto terá maior ênfase na comunicação quântica, mas também investigará novas técnicas em metrologia quântica. Em ambos os casos, a produção de feixes de luz estruturados em suas propriedades espaciais, temporais e de polarização será utilizada como recurso básico para o desenvolvimento de novas tecnologias. Na parte de comunicação quântica, o projeto se conectará com a iniciativa de formação da Rede Rio Quântica, que utilizará a conexão física por fibras óticas disponibilizada pela Rede Rio, conectando as instituições de ensino e pesquisa da região metropolitana. Será inicialmente implementado o protocolo de criptografia quântica MDI-QKD na conexão por fibras para permitir uma comunicação segura entre dois nós da rede de forma independente, sem nenhuma suposição adicional de segurança. Na parte relativa à metrologia quântica, estudaremos novas técnicas metrológicas baseadas em medidas fracas, utilizando diferentes graus de liberdade da luz. Estaremos interessados na produção de feixes estruturados em dispositivos não-lineares como os osciladores e amplificadores paramétricos ópticos, com os quais produziremos pares de feixes emaranhados em diferentes graus de liberdade. O emaranhamento é um recurso poderoso para os protocolos de transmissão e processamento de informação, mas também pode ser usado no aperfeiçoamento de processos metrológicos.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 31/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Aparecida Barbosa Mageste

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • recuperação de neodímio a partir de ímãs permanentes obsoletos e o seu uso na síntese de novos materiais visando aplicações fotocatalíticas
  • O neodímio (Nd, Z = 60) é um dos elementos terras raras (ETR) mais abundantes na crosta terrestre e vem ganhando grande destaque no cenário internacional, em virtude da sua utilização na produção de imãs permanentes, aplicados na produção de baterias para carros elétricos de alto desempenho e em turbinas eólicas para geração de energia. Além de um metal considerado estratégico, ganhou também o status de metal “crítico”, em virtude da possível escassez que pode ocorrer no mercado nas próximas décadas. Países ao redor do globo vem promovendo estratégias para contornar o problema, ganhando destaque a iniciativa da União Europeia na promoção de pesquisas para recuperação de Nd a partir de uma fonte secundária: os imãs permanentes obsoletos. Além da questão do suprimento, a produção de ETR tem considerável impacto em termos ambientais. Dentre as operações unitárias empregadas, destaca-se a extração por solventes, responsável pela obtenção destes elementos individualizados e em alto grau de pureza. Entretanto, os solventes orgânicos utilizados são substâncias tóxicas e com alto potencial de dano. Novas técnicas extrativas vêm sendo pesquisadas e dentre elas, estão os sistemas aquosos bifásicos (SAB), que utilizam componentes biodegradáveis, geralmente atóxicos e que ao longo das últimas décadas, vem demonstrando um inexplorado potencial como técnica alternativa à extração líquido-líquido convencional. Assim, surge o questionamento se seria possível utilizar SAB para recuperar Nd de fontes secundárias, obtendo um óxido de Nd de alta pureza e aplicando-o na produção de um material tecnológico (fotocatalisadores)? A pretensão deste trabalho é então avaliar a recuperação de Nd a partir de imãs permanentes obsoletos, aplicando uma técnica de extração líquido-líquido menos danosa, os SAB, a fim de obter Nd de alta pureza. O Nd extraído será usado no processo de dopagem de um tipo de perovskitas (SrTiO3, titanato de estrôncio) visando aplicações fotocatalíticas.
  • Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
  • 23/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Archimedes Perez Filho

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • transformações ambientais em planícies costeiras com ênfase em baixos terraços marinhos decorrentes de pulsações climáticas holocênicas e do uso e ocupação da terra
  • O presente projeto visa compreender parte da dinâmica costeira brasileira nas diversas escalas de tempo, diagnosticando e predizendo possíveis transformações/impactos em áreas litorâneas que se situam principalmente sobre terraços marinhos, ocasionadas por intervenções humanas, assim como, pulsações naturais do clima, que podem gerar flutuações no Nível Relativo dos Mares (NRM), assim como alterações na dinâmica fluvial. Para analisar tais transformações, se propõe a utilização do método sistêmico, de forma a correlacionar os aspectos socioeconômicos às variáveis geomorfológicas/ambientais, aglutinando diversos elementos das paisagens costeiras, gerando modelos preditivos para 13 municípios associados a foz de rios, que situam em zonas costeiras. Assim, serão utilizados recursos metodológicos, no que se refere as variáveis antrópicas, os seguintes parâmetros socioeconômicos: população, densidade demográfica, renda, escolarização, tipo de domicílios e esgotamento sanitário, sendo estes, obtidos da base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Assim como, classificação do uso e ocupação da terra que atualmente geram pressão neste sistema. Outros recursos metodológicos referentes às características físico/naturais consistem em: Uso de GPR; Interpolação de diversos Modelos digitais de Elevação; Dados preditivos do IPCC e correlação com banco de dados geocronológicos para projetar mudanças ambientais futuras, por meio da interpolação das variáveis por análise multivariada desses dados, os quais, serão tratados em ambiente SIG, softwares ArcGIS 10.7 e QGIS 3.20.2. A partir dos resultados logrados poderá ser ponderando, desta forma, quais são os principais agentes de transformação das paisagens costeiras atualmente e num futuro próximo por meio da análise aplicada, salvaguardadas as condições atuais de equilíbrio dinâmico, almejando contribuir para com as questões estratégicas de planejamento na relação sociedade e natureza.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 24/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Arci Dirceu Wastowski

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • extração e avaliação do amido do bambu como auxiliar de floculação no tratamento de água para abastecimento humano
  • O presente trabalho consiste de uma investigação experimental para avaliar a aplicabilidade do amido bambu como auxiliar de floculação em uma Estação de Tratamento de Água (ETA), com a possibilidade de diminuição da dosagem de sulfato de alumínio.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 22/03/2021-30/09/2022
Foto de perfil

Ardiley Torres Avelar

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • computação quântica em sistemas moleculares
  • A informação quântica – manipulação, armazenamento e transmissão de informação usando as leis da Física Quântica - é um dos campos mais promissores da Física principalmente devido aos seus impactos potenciais em computação, teletransporte, comunicação, criptografia e simulação quânticos. O desafio fundamental de construção de computadores quânticos é limitado pela realização de uma arquitetura escalável de portas lógicas quânticas de alta fidelidade e no desenvolvimento de algoritmos quânticos capazes de resolver problemas relevantes. Recentemente, tem tido destaque a possibilidade de se utilizar os graus de liberdade internos de moléculas como plataformas para realização de computação quântica. Daí a importância da modelagem molecular para prospectar moléculas que sejam bons candidatos para esse fim. Em particular, os graus de liberdade vibracionais de diversas moléculas têm se mostrado promissores. Entretanto, a modelagem acurada dos estados vibracionais moleculares, incluindo anarmonicidade, é ainda um desafio. Neste projeto iremos abordar a questão dos estados vibracionais através do desenvolvimento e implementação de um método para obtenção dos estados vibracionais moleculares que tem potencial para ser mais eficiente computacionalmente do que os usados atualmente. Também iremos estudar a estrutura eletrônica e vibracional de moléculas que sejam bons candidatos para computação quântica. Por outro lado, iremos aplicar as técnicas de informação quântica, tanto teórica quanto experimental, no desenvolvimento e implementação de protocolos e na caracterização da estrutura molecular por meio cálculos de estrutura eletrônica via computação quântica implementada experimentalmente em óptica linear usando fótons gêmeos provenientes de conversão paramétrica descendente espontânea.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 21/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Ari Palu Junior

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • sociedade digital e seus impactos para a humanidade: ciclo de palestras
  • Ciclo de palestras que realizará a popularização da ciência em nosso cotidiano por meio de experiência e amostras de trabalhos de pesquisadores, graduandos, e projetos e tecnologias de instituições públicas e privadas, que tenham contribuição ao desenvolvimento científico e tecnológico estadual. A proposta abrange um evento de médio porte com abrangência estadual com destaque para os municípios de Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Tarauacá e Sena Madureira. Logo, a Secretaria de Estado de Industria, Ciência e Tecnologia do Acre, agente propulsor da divulgação científica no Estado, traz à Regional do Envira e Regional do Juruá, uma programação científica que reunirá diversos projetos e trabalhos de estudantes das universidades e instituições de pesquisa, aproximando a comunidade.
  • Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Acre - AC - Brasil
  • 06/10/2021-31/10/2023
Foto de perfil

Ariádne Scalfoni Rigo

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • moedas sociais e bancos comunitários no brasil: potencialidades e limites como instrumentos de políticas públicas para o desenvolvimento de territórios
  • Apesar da expansão do campo das microfinanças nos últimos anos, ele enfrenta dois grandes desafios: ser autossuficiente e alcançar as pessoas mais pobres. O segundo desafio tem sido enfrentado por formas de organização comunitária chamadas finanças solidárias e que ampliam o campo das microfinanças. O financiamento solidário é um campo diversificado de experiências que visam democratizar os recursos financeiros por meio da gestão comunitária. No Brasil, os Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCD) compõem esse campo e atuam por meio de empréstimos adequados às demandas do território e pela criação de uma moeda própria. Esta moeda, chamada de “moeda social”, é usada por moradores, comerciantes e empresários locais. Elas desempenham importante papel econômico ao estimularem a circulação da riqueza na comunidade. Atualmente, existem certa de 115 experiências de BCDs e moedas sociais no Brasil e as informações sobre cada uma delas são escassas ou inexistentes. Esta proposta de pesquisa visa mapear e compreender como as moedas sociais na prática dos BCDs se configuram enquanto instrumentos de políticas públicas voltados para o desenvolvimento de territórios. Esta pesquisa justifica-se, primeiro, pela ausência de informações precisas sobre as experiências dos BCDs no Brasil e; segundo, pela importância que os BCDs e as moedas sociais apresentam enquanto mecanismos de desenvolvimento local e potenciais instrumentos de política pública. Nesse sentido, a perspectiva de análise de política pública desta pesquisa é multicêntrica, na qual os instrumentos podem partir dos atores da sociedade civil e não apenas do Estado. Metodologicamente, esta pesquisa prevê três fases, uma quanti e duas quali: 1) Um survey para mapeamento de todos os BCDs e moedas sociais; 2) a escolha de casos para aprofundamento da compreensão do uso das moedas; e 3) a construção e aplicação de uma metodologia para avaliação multidimensional da utilidade social das moedas sociais em casos selecionados.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 07/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Ariane Ferreira Machado Avelar

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • intervenções clínicas no cuidado ao recém-nascido hospitalizado: proteção e promoção do neurodesenvolvimento
  • Recém-nascidos prematuros ou com encefalopatia hipóxico isquêmica submetidos à hipotermia terapêutica demandam hospitalização prolongada, são privados de fatores regulatórios maternos e expostos a condições ambientais adversas, com altos níveis sonoros e iluminação constante que impactam no neurodesenvolvimento saudável. A promoção do ambiente neuroprotetor voltado ao desenvolvimento inclui intervenções e modificações nos estímulos ambientais, com suporte para a formação de conexões neurais adequadas, minimização de incapacidades e complicações associadas ao tempo de permanência na unidade neonatal, além de otimizar a restauração do cérebro lesionado pela asfixia perinatal e o desenvolvimento do cérebro imaturo do recém-nascido prematuro. Pesquisas apresentam resultados positivos como redução do número de despertares, promoção do crescimento e menor tempo de hospitalização quando implementadas medidas de redução da luminosidade e ruídos em unidades neonatais. Entretanto, é identificada lacuna de conhecimento e indicação de futuras pesquisas quanto ao impacto da instituição do ciclo claro-escuro com protetores oculares e do uso de protetores auriculares sobre parâmetros fisiológicos, comportamentais e ganho ponderal dos recém-nascidos. Baseando-se nas evidências sobre os efeitos deletérios da ausência do ambiente neuroprotetor em unidades neonatais, o projeto pretende avaliar a efetividade da instituição do ciclo claro-escuro, com uso de protetores oculares durante o período noturno e do uso de protetores auriculares durante o período matutino, sobre a estabilidade clínica e comportamental de recém-nascidos prematuros ou com encefalopatia hipóxico isquêmica durante e após protocolo de hipotermia terapêutica, a partir de estudos clínicos, randômicos, controlados, multicêntricos, abertos e paralelos, realizados em quatro unidades de terapia intensiva neonatais de instituições públicas e privadas de São Paulo e da Bahia.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 24/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Ariane Zamoner Pacheco de Souza

Ciências da Saúde

Farmácia
  • impactos da exposição a agrotóxicos sobre organismos não alvo
  • O Brasil é um dos maiores produtores agropecuários e um dos principais consumidores de agrotóxicos do mundo. Nosso grupo tem contribuído no estudo dos impactos de compostos toxicantes, fornecendo dados relevantes dos efeitos de contaminantes ambientais, substâncias tóxicas e desreguladores endócrinos sobre diferentes sistemas biológicos. Estudo epidemiológico prévio do grupo, investigando o perfil de consumo de agrotóxicos e agravos a saúde entre agricultores do extremo Oeste de SC, demonstrou resultados preocupantes. O uso de agrotóxicos, o descuido no seu manejo e o forte predomínio da atividade agropecuária na região, sugerem associação entre a exposição a agrotóxicos e o desenvolvimento de diversos agravos a saúde. Nesse contexto, é imperativo esclarecer o mecanismo de ação e o potencial de toxicidade dos agrotóxicos. No presente projeto, daremos ênfase a modelos experimentais (animais e cultivos celulares) de exposição a toxinas de impacto ambiental (glifosato, piriproxifeno e dicamba), com foco no estudo dos efeitos sobre vias metabólicas e estado redox que possam estar associadas a transtornos reprodutivos e psiquiátricos em roedores e peixes zebra, bem como em linhagens celulares em cultura. Paralelamente, será conduzido um estudo epidemiológico por meio de inquéritos para diagnóstico de depressão e sintomas de ansiedade, além de testes de biomonitoramento, avaliando parâmetros oxidativos e inflamatórios no sangue periférico de agricultores ocupacionalmente expostos a agrotóxicos na região Oeste de SC. O conhecimento dos alvos e dos mecanismos de toxicidade envolvidos nos efeitos desses compostos poderão fornecer evidências aos órgãos reguladores quanto ao controle do uso destas substâncias, bem como de estratégias de redução de danos. Nossa hipótese é que a exposição a agrotóxicos causa disfunção metabólica e dano oxidativo, levando ao comprometimento das funções celulares, culminando em transtornos psiquiátricos e reprodutivos.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 01/04/2022-30/04/2025
Foto de perfil

Arie Fitzgerald Blank

Ciências Agrárias

Agronomia
  • melhoramento de manjericão (ocimum basilicum l.) visando óleos essenciais com novas composições químicas e atividade antioxidante.
  • Pesquisas demonstram ser possível desenvolver cultivares de manjericão (Ocimum basilicum) com maior concentração de compostos específicos no óleo essencial os quais podem conferir novos sabores e aromas, com propriedades antioxidantes, que poderão atender às demandas da indústria alimentícia e gastronômica. O objetivo geral do projeto é desenvolver linhagens de manjericão com novas composições químicas e atividade antioxidante. Os objetivos específicos são: obter híbridos triplos e realizar a seleção de indivíduos promissores na geração F2; realizar ciclos de autofecundação até obter sementes F6; realizar ensaios de competição de linhagens de manjericão em diferentes locais para lançar cultivares com novas composições químicas e atividade antioxidante; e estudar a herança de variáveis agronômicas e químicas a partir dos cruzamentos de manjericão. Os cruzamentos serão realizados em plantas matrizes mantidas em estufa agrícola do Departamento de Engenharia Agronômica da UFS. Os ensaios de seleção e autofecundação de plantas F2 até F6 serão na Fazenda Experimental “Campus Rural da UFS”. O ensaio para estimativas de parâmetros genéticos será realizado no Fazenda Experimental “Campus Rural da UFS”. Os ensaios de competição de linhagens de manjericão obtidas a partir de três cruzamentos serão implantados em três regiões distintas. As análises dos componentes dos óleos essenciais serão realizadas utilizando GC-MS/FID. O potencial antioxidante dos óleos essenciais será analisado através do método DPPH. Com o ensaio de parâmetros genéticos serão estimadas: a variância fenotípica, variância genotípica, variância ambiental e a herdabilidade no sentido amplo. Já o com os resultados de desempenho nos ensaios de competição de linhagens, serão selecionadas as melhores linhagens que poderão dar origem a uma ou mais cultivares.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Ariete Righi

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • espectroscopias ópticas em heteroestruturas semicondutoras bidimensionais
  • Heteroestruturas bidimensionais (2D) são formadas pelo empilhamento de camadas atômicas de materiais de diferentes características, tais como grafeno, nitreto de boro hexagonal e dicalcogenentos de metais de transição. Essa combinação de diferentes materiais permite produzir heteroestruturas com diferentes propriedades ópticas e eletrônicas que estão relacionadas com a interação entre os diferentes materiais. Entender os mecanismos de interação entre as monocamadas e as propriedades ópticas e eletrônicas das heteroestruturas é essencial para o desenvolvimento de dispositivos opto-eletrônicos baseados nessas heteroestruturas. Assim, este projeto tem por objetivo produzir diferentes tipos de heteroestruturas e investigar suas propriedades ópticas e eletrônicas. Para o desenvolvimento do projeto as principais técnicas utilizadas serão a fotoluminescência e o espalhamento Raman com múltiplas energias de excitação que permite relacionar estrutura vibracional com estrutura eletrônica. Um dos problemas a serem abordados nesta proposta é a formação de estados excitônicos entre camadas e acoplamentos éxciton-fônon entre camadas em heteroestruturas formadas pela combinação de diferentes semicondutores bidimensionais. Outro problema a ser abordado é o estudo de materiais 2D e suas heteroestruturas como substratos para espalhamento Raman intensificado por superfície (SERS) que é uma técnica muito usada na detecção de pequenas quantidades de moléculas orgânicas ou inorgânicas pela intensificação dos seus espectros característicos. A interação de certas moléculas com materiais bidimensionais pode levar a transferências de carga ou formação de novos estados eletrônicos ou estados híbridos que levam à intensificação do espectro Raman. Compreender como ocorre a interação entre moléculas e materiais 2D e os mecanismos responsáveis pela intensificação do sinal é fundamental para ampliar as possibilidades de aplicar esses materiais na detecção de diferentes tipos de moléculas.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025