Projetos de Pesquisa

 

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Ivana Márcia Alves Diniz

Ciências da Saúde

Odontologia
  • papel da fotoativação na modulação de pericitos em modelo diabético de feridas
  • A cicatrização cutânea atrasada ou aberrante representa um desafio para o sistema de saúde. Evidências recentes de que a fotoativação ou fotobiomodulação a laser (FBL) seja capaz de controlar processos inflamatórios e imunes, e induzir a diferenciação de células-tronco em múltiplos tecidos tem contribuído para que essa terapia seja reconhecida como uma ferramenta poderosa no reparo tecidual. Entretanto, a falta de um bom modelo experimental e da compreensão detalhada dos mecanismos celulares e moleculares envolvidos nesse processo dificulta o desenvolvimento de tratamentos eficazes direcionados. Os pericitos, por sua vez, são células perivasculares com enorme plasticidade, podendo ser considerados alvos potenciais para a FBL durante a cicatrização. Nesse sentido, propomos um estudo original em camundongos transgênicos duplamente marcados (pericitos Nestin GFP+/NG2 DsRed+), observando os efeitos da FBL no processo de reparo/cicatrização em ensaios in vitro e in vivo utilizando um modelo diabético. In vivo, um modelo de ferida bilateral em dorso fornecerá informações sobre a aplicação periódica da FBL, no qual os pericitos serão rastreados por microscopia confocal em diferentes intervalos de tempo. A cicatrização das feridas será acompanhada por medições de diâmetro, ensaio de perfusão Doppler, e análises histológicas e imunohistoquímicas. O efeito da FBL em suspensões celulares de pericitos Nestin GFP+/NG2 DsRed+ isolados de pele será analisado utilizando-se sistema transwell, de forma a permitir a interação e avaliação dessas células com linfócitos periféricos do sangue. In vitro, será avaliada a influência da terapia na proliferação, population doubling, formação de colônias, migração, expressão de citocinas próinflamatórias e capacidade de multidiferenciação (adipogência, miogênica e neurogênica) de pericitos isolados de tecidos normais ou diabéticos. Utilizando esses e outros estudos futuros, esperamos identificar vias de sinalização que expliquem eventos moleculares e celulares induzidos pela fotobiomodulação que sejam capazes de acelerar o reparo/cicatrização de feridas em pele em pacientes diabéticos. Os dados obtidos serão submetidos à análise estatística e avaliação de acordo com teste apropriado.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ivana Marcia Oliveira Maia

Ciências Sociais Aplicadas

Desenho Industrial
  • metodologia de design de recursos digitais para ensino de crianças com transtornos do espectro autista
  • O transtorno do espectro autista (TEA) é uma forma de desenvolvimento ao longo da vida definida por critérios diagnósticos que incluem déficits de comunicação social e interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades (APA, 2013). No Brasil estima-se que mais de dois milhões de pessoas tem TEA (Paiva Jr, 2013). Tais transtornos se manifestam de forma individualizada e comprometem a comunicação e a socialização do indivíduo que os manifestam, o que torna desafiador o processo de sua inclusão social e educação. Apesar de existirem inúmeras barreiras a serem superadas nesse processo, especialmente com relação à aprendizagem acadêmica, é possível prover um ensino de qualidade para essas pessoas (Farias, 2008). Para obter tal qualidade, as intervenções devem ser precoces e intensivas. As intervenções oriundas dos princípios da Análise do Comportamento Aplicada (do inglês Applied Behavior Analysis – ABA) são cientificamente comprovadas e eficazes ao tratamento do TEA (Cooper, 2007). Para desenvolver intervenções orientadas pela ABA é necessário avaliar o desempenho do estudante; elaborar atividades personalizadas para cada um com base nos dados analisados em cada avaliação; aplicar as atividades com registro dos dados; analisar os dados de cada estudante; propor novas atividades a partir da análise dos dados de cada estudante (Cooper, 2007). Isto precisa ser realizado por equipe interdisciplinar, com profissionais de diferentes áreas, com um mesmo objetivo educacional, partindo de uma mesma abordagem. As atividades pautadas nos princípios da ABA podem ser aplicadas com método tradicional (objetos tangíveis) ou com uso de programas de computador (recursos Digitais). Entretanto, para a elaboração das atividades, o profissional da equipe interdisciplinar deve ter domínio dos princípios básicos como: i) transformar os dados da avaliação em atividades de ensino; ii) propor a estrutura do trabalho com base na tríplice contingência (estímulo antecedente, resposta e consequência); iii) estabelecer critérios de aprendizagem; iv) elaborar atividades que favoreçam a generalização; v) estabelecer uma sequência curricular das atividades, de modo que progridam de acordo com o ritmo individual de aprendizagem de cada estudante, dentre outras características (Cooper,2007). A padronização da instrução ocorre quando tais atividades podem ser elaboradas em software garantindo uma uniformização na aplicação das atividades. Isso facilita a aplicação das atividades pelos pais ou responsáveis, assim como qualquer outro profissional (por exemplo, professor em escolas regulares), além de otimizar a análise dos dados (Martony A, 2017). Essa abordage favorece a disponibilização de dicas visuais, que são consideradas estratégias fundamentais para a aprendizagem do estudante com TEA. Segundo (Martony B, 2017), as ferramentas computacionais voltadas ao ensino de crianças autistas não seguem critérios nem boas práticas de design na concepção de suas interfaces gráficas, nem apresentam características de fácil definição e reconfiguração das atividades. Este projeto se justifica pela importância do tema na sua intenção social e por contribuir na educação e inclusão de crianças com TEA. A relevância se dá pela aplicação das atividades nos dois métodos (digital e não-digital) que contribuirá com informações sobre a percepção, raciocínio, memória e atenção da criança autista, a partir de estímulos sensoriais diversificados. O mérito técnico-científico está na associação de tecnologia digital aos conceitos de tecnologia assistiva sob a ótica do design, contribuindo na aprendizagem de forma divertida, despertando e prendendo o interesse do usuário. Este projeto visa propor metodologia específica para o design gráfico de ferramentas voltadas ao ensino de crianças autistas. Pretende-se desenvolver conjuntos de atividades e disponibilizá-las nas versões física e digital. Dessa forma, será possível avaliar a resposta da criança autista quanto aos estímulos físicos e cognitivos, além dos aspectos relativos à aprendizagem. A metodologia digital proposta será aplicada na ferramenta mTEA (Martony A, 2017), que permite ao profissional educador elaborar de forma flexível atividades de ensino personalizadas, de acordo com as necessidades de cada estudante. A metodologia de desenvolvimento das atividades na forma física (tangível) envolve os mesmos elementos visuais da interface gráfica, com o recurso confeccionado em materiais físicos (tangíveis). A avaliação dos resultados após a aplicação das atividades nos dois métodos contribuirá com informações sobre a percepção, raciocínio, memória e atenção da criança autista, a partir de estímulos sensoriais diversificados. O resultado da pesquisa será um ambiente para ensino de crianças autistas que segue as boas práticas de design. Além disso, será avaliado o impacto das boas práticas de design na ferramenta mTEAe serão utilizadas técnicas de avaliação de interface e User Experience para avaliar os produtos desenvolvidos. Para isso os artefatos desenvolvidos serão aplicados no Centro de Ensino a Crianças Autistas sob a responsabilidade da Profa. Priscila Benitez da UFABC ( Projeto Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisas em Seres Humanos da Universidade Federal de São Carlos (CAAE 60273816.4.0000.5504) ) Vale destacar que, com o desenvolvimento deste projeto, espera-se um conjunto de atividades em ambiente físico e computacional que promova o ensino de crianças com TEA através de uma interface amigável e configurável, apoiando os especialistas no processo de auxiliar os autistas, contribuindo com uma melhora nas interações sociais, no aprendizado de novas competências e na manutenção de comportamentos positivos, propiciando sua inclusão social.
  • Instituto Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ivana Stolze Lima

Ciências Humanas

História
  • diálogos em língua mina e português. antônio da costa peixoto e a comunicação africana na obra nova da língua geral mina. apoio para pesquisa documental e bibliográfica
  • A então chamada língua mina (línguas gbe) foi objeto de um dos mais importantes documentos relativos ao uso e conhecimento de línguas africanas no Brasil, a Obra Nova da Língua Geral de Mina, em duas versões manuscritas produzidas em 1731 e 1741 em Ouro Preto, por Antonio da Costa Peixoto. Nesse projeto, proponho uma detalhada e minuciosa história social da comunicação africana no microcosmo que possibilitou esse registro. Por comunicacão africana, pode-se entender os dilemas, escolhas e possibilidades de comunicação e interação linguística que se apresentaram aos africanos escravizados na experiência americana, que envolveram não só a possibilidade de uso de suas línguas africanas, mas também sua relação com o português e outras línguas existentes. Práticas dialógicas estiveram na base da elaboração dos documentos e podem revelar, subjacentes ao seu autor, experiências das comunidades linguísticas ali envolvidas. Em termos de metodologia, a obra será cotejada com uma ampla documentação coeva, e com a historiografia sobre a escravidão e sobre a área mineradora. Para isso, alguns eixos de investigação foram determinados. 1) a análise crítica e detalhada dos documentos para a problematização do seu significado histórico; 2) a trajetória de Antonio da Costa Peixoto como escrivão e juiz da vintena e a compreensão de como veio a se tornar um intermediário entre a língua mina e o português; 3) a comunicação africana nas experiências das tensões da ordem escravista, mas também nas dinâmicas no comércio, na intimidade e na sua relação com a escrita; 4) outros registros contemporâneos que apontem para usos e representações sobre a chamada língua mina, ou língua geral de mina.
  • Fundação Casa de Rui Barbosa - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ivandilson Pessoa Pinto de Menezes

Ciências Biológicas

Genética
  • genética populacional de digitaria insularis l. em áreas de produção de grãos de soja no cerrado goiano
  • A aplicação sequencial do Glyphosate em lavouras de soja transgênica tem exercido forte pressão de seleção em biótipos de Capim-amargoso (Digitaria insularis). Conhecer a estrutura e a dinâmica da composição genética das populações de D. insularis pode ser importante para o entendimento dos aspectos relacionados à infestação da espécie e ao potencial de expansão de determinados biótipos. Diante disto a presente proposta terá como objetivo avaliar a organização da composição genética, dinâmica populacional e potencial de dispersão e de cruzamentos de D. insularis em áreas de produção comercial de grãos do Cerrado goiano. Para tal será desenvolvido um estudo em parceria entre a Embrapa Arroz e Feijão e o Laboratório de Genética Molecular do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí, no qual serão coletadas aleatoriamente e mapeadas com GPS pelo menos 5 populações (n=20) de Capim-amargoso em diferentes regiões produtoras de grãos do Cerrado goiano com histórico de problemas com manejo da referida espécie daninha. Adicionalmente sementes de polinização aberta serão retiradas de 12 plantas mãe e serão germinadas, separadamente, pelo menos 16 sementes, em vasos de polietileno com capacidade de 3 dm3, preenchidos com substrato, e cultivadas até o desenvolvimento de folhas completamente expandidas. Serão amostrados em cada um dos vasos fragmentos de folhas de Capim-amargoso, que serão envolvidas por papel alumínio, devidamente identificadas, acondicionadas em gelo, e mantidas a -20°C até as análises genéticas. O DNA será extraído de folhas, para construção da biblioteca enriquecida com locos microssatélites (SSR), da qual serão desenvolvidos os marcadores SSR para realização da avaliação da dinâmica populacional dessa daninha nas áreas produtoras de grãos do Cerrado Goiano. Desta maneira, acredita-se que a análise genética pode fornecer importantes informações e permitir recomendações específicas para a elaboração de estratégias eficazes para manejo do Capim-amargoso.
  • Instituto Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ivanete Salete Boschetti

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • o exploração do trabalho e privação de direitos no brasil: os direitos não cabem no estado
  • O presente projeto de pesquisa será realizado no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas em Política Social (GEMPS), vinculado à Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Envolve o esforço conjunto de pesquisadora(e)s docentes e discentes no sentido de desvendar os processos societários que determinam mudanças no Estado social. Tais mudanças canalizam o fundo público para as demandas de reprodução ampliada do capital, sobretudo de sua fração financeirizada e, ao mesmo tempo, limitam sua destinação para demandas de reprodução da classe trabalhadora. A investigação proposta objetiva desvelar os mecanismos priorizados pelos ajustes fiscais em curso no Brasil e também como tais ajustes determinam processos de privação de direitos, agudizam a retração da liberdade, estendem a mercantilização e a assistencialização às políticas sociais, aprofundam a exploração do trabalho e potencializam a acumulação do capital. Os ajustes, por serem mecanismos constitutivos da dominação do Estado burguês, operam de modo a surrupiar direitos conquistados pela classe trabalhadora e, ao tempo, envolvem o fundo público alocado nas políticas sociais nas artimanhas do rentismo. O ponto de partida da pesquisa consiste na problematização do ajuste fiscal permanente por meio da análise de suas variadas expressões: da sucção do fundo público pela dívida pública à potencialização da acumulação por meio de contrarreformas como a da previdência social; das mudanças na política de assistência social à reprodução rebaixada da força de trabalho mais empobrecida; do acirramento de dispositivos institucionais de correção e punição ao aumento da população encarcerada; da exponencial violência machista contra as mulheres ao encarceramento, sobretudo das mulheres negras, como uma outra forma de gestão da pobreza. Na sua efetivação e ao agregar diferentes planos de análises pretende-se, por fim, tematizar a intervenção do Estado na relação capital-trabalho na atualidade
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-31/08/2023
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Ivani de Souza Bott

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • corrosão de ligas metálicas em ambientes agressivos
  • O Departamento de Engenharia Química e de Materiais (DEQM) da PUC-Rio atua fortemente em pesquisa e desenvolvimento na área de ciência e engenharia de materiais, desenvolvendo pesquisa voltada para diferentes setores, como para indústria de óleo e gás e na área de materiais metálicos para aplicações biomédicas. O DEQM possui uma infraestrutura bastante integrada e seus diversos laboratórios interagem em um esforço para uma melhor formação de pessoal e para atender uma demanda tecnológica cada vez maior dos setores mencionados. Em seu quadro de pessoal encontram-se 19 professores doutores de tempo contínuo, além de pesquisadores associados e técnicos. Suas linhas de pesquisa possuem, em sua maioria, um forte conteúdo tecnológico de caráter multidisciplinar, o que tem permitido a interação com diversas empresas do setor produtivo, com outras unidades da PUC-Rio, bem como com outras instituições de ensino e pesquisa. Entre os principais temas de pesquisa estão os trabalhos nas áreas de corrosão por CO2, em meios salinos e corrosão de materiais metálicos para aplicações biomédicas. Essa atuação requer uma constante atualização e manutenção de seus recursos. Desta forma, este projeto visa aprimorar a atual infraestrutura do DEQM da PUC-Rio, solicitando recursos para aquisição de novos itens para fazer frente aos novos desafios que estes setores exigem. Entre os principais temas de pesquisa estão os trabalhos nas áreas de corrosão por CO2, em meios salinos e corrosão de materiais metálicos para aplicações biomédicas. Essa atuação requer uma constante atualização e manutenção de seus recursos. Desta forma, este projeto visa aprimorar a atual infraestrutura do DEQM da PUC-Rio, solicitando recursos para aquisição de novos itens para fazer frente aos novos desafios que estes setores exigem. Para a indústria de óleo e gás a busca por materiais com alta resistência à corrosão se justifica pelo ambiente agressivo em que o metal é exposto. Nesse contexto, o uso de aços inoxidáveis duplex, além do lean duplex e super duplex tornam-se alternativas para serem utilizados nesse setor. Esses materiais apresentam alta resistência à corrosão em ambientes contendo cloreto, como o salino. No entanto, alguns tratamentos térmicos, assim como a soldagem podem afetar a composição do aço e assim interferir na sua resistência à corrosão. Diferentes metais e ligas apresentam maior ou menor resistência à corrosão, dependendo do meio no qual o material se encontra. Embora a corrosão seja associada à destruição ou perda de propriedades dos materiais, deve-se considerar que, a formação de uma camada de óxido ou de outro produto de corrosão sobre um metal nem sempre é desfavorável, pois pode ter ação protetora agindo como uma barreira que impede o contato entre o metal e o ambiente que o cerca. O aço carbono é frequentemente usado em fabricação de linhas de dutos, revestimentos de poços e demais equipamentos para o uso na indústria do petróleo, e a presença de eletrólitos e gases dissolvidos por exemplo na água de formação, torna o meio bastante corrosivo para este material. O CO2 causa tanto corrosão generalizada, ou corrosão uniforme, quanto localizada, aparecendo na forma de pites. O pite é uma das mais prejudiciais formas de corrosão, pois embora afete somente pequenas partes da superfície metálica, pode causar rápida perda de espessura do material metálico e originar pontos de concentração de tensões com início de fratura, ocasionando a diminuição de resistência mecânica do material. Com relação a corrosão por CO2 também se discute a aplicação de barreiras físicas, entre as possíveis barreiras está a aplicação de tintas anticorrosivas com base epóxi que podem ser aditivadas por grafeno criando um nanocompósito. O grafeno mostra um grande potencial e tem sido considerado para próxima geração de materiais de nanocompósitos avançados. No entanto, o desenvolvimento e a aplicabilidade de nanocompósitos epoxi/grafeno estão significativamente relacionados à dispersão e a ligação interfacial entre o grafeno e a matriz epóxi, sendo estes os dois fatores mais críticos para determinar o desempenho desses novos nanocompósitos. A funcionalização química do grafeno tem por objetivo melhorar a interação entre a interface grafeno/epoxi. O método mais amplamente utilizado é o de solvente porque a alta viscosidade do epóxi pode dificultar a dispersão uniforme de grafeno. Para aplicações biomédicas há interesse crescente pelas ligas de magnésio. Essas ligas possuem baixa resistência à corrosão, e o produto da corrosão direta (Mg+2) é facilmente absorvido e consumido pelo organismo. Desta forma, as ligas de Mg configuram-se como as principais ligas metálicas para serem utilizadas como implantes biodegradáveis. No entanto, a rápida taxa de degradação desta ligas são ainda insuficientes para a aplicação clínica. Deste modo, o controle da cinética de dissolução das ligas de Mg em meio fisiológico é um fator chave para o sucesso dos implantes biodegradáveis.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ivânia dos Santos Neves

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • sobre caminhos de estrelas e palavras: literaturas indígenas na pan-amazônia
  • Existem de fato literaturas produzidas pelos povos indígenas em suas próprias línguas, ou só podemos conceber literaturas em línguas europeias? Como as línguas europeias e as políticas linguísticas participaram dos processos de silenciamento das culturas e das literaturas indígenas? Depois de cinco séculos de colonização europeia, ainda é possível estabelecer inter-relações entre as literaturas produzidas por povos indígenas de diferentes países da Pan-Amazônia? Neste projeto, vamos trabalhar com as narrativas orais cosmológicas e suas traduções produzidas por quatro sociedades indígenas que vivem no Brasil e no Peru. Nosso principal objetivo é compreender as condições de possibilidades históricas e as dinâmicas culturais envolvidas na produção destas narrativas na contemporaneidade, para assinalar processos discursivos de regularidades e dispersões entre elas. Consideraremos nas análises as diferentes temporalidades das línguas indígenas, os processos de tradução e as questões envolvendo autoria indígena. Para isso construiremos nosso corpus de pesquisa, um conjunto de narrativas indígenas, realizaremos pesquisas de campo, levantamentos bibliográficos e de produtos midiáticos sobre os povos indígenas.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ivania Soares de Lima

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • logística dos resíduos sólidos compactados em coletores adaptáveis em bicicletas compartilhadas
  • O projeto, Logística dos resíduos sólidos compactados em coletores adaptáveis em bicicletas compartilhadas, será desenvolvido no Município de Vitória de Santo Antão/PE, com o objetivo de melhorar a logística dos resíduos sólidos e as condições urbanas, no que se refere à acessibilidade e à mobilidade. A lei de mobilidade urbana, sendo aplicada, ajudará as pessoas, nas próximas décadas, a viverem com menos automóveis circulando nas cidades e com menos poluentes no ar. Tanto o código de defesa do consumidor como a lei da política nacional de resíduos sólidos define que o consumidor é toda pessoa física ou jurídica, que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. A importância deste projeto é formar consumidores e produtores responsáveis, que se propõem a transformar o ato de consumir em um ato de reduzir impactos ambientais, fazendo a logística reversa dos seus resíduos. As bicicletas compartilhadas serão utilizadas para transportar diferentes tipos de resíduos compactados em coletores, que serão destinados à coleta seletiva, presente em cada estação das bicicletas. O projeto será executado na modalidade virtual, devido à Pandemia Mundial de Covid-19. Este terá o formato de uma Gincana Científica, com caráter multidisciplinar nas áreas de Ciência da Natureza, Logística e Responsabilidade Socioambiental. Professores e alunos, das escolas públicas e privadas, formarão equipes e apresentarão o projeto na Plataforma do Google do Classroom. A Comissão da Gincana Científica escolherá a melhor proposta, para ser executada com os recursos financeiros do Ministério das Ciências, Tecnologias e Inovações (MCTI), com a construção de um protótipo. Por fim, um Programa de logística dos resíduos sólidos com o destino as estações das bicicletas compartilhadas, envolvendo os catadores de resíduos e a população, será elaborado com o propósito de implantar o projeto no Município de Vitória de Santo Antão/PE.
  • Faculdade Escritor Osman da Costa Lins - PE - Brasil
  • 17/03/2021-31/03/2023
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Ivanise Gaubeur

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • produção de material calibrante sintético multielementar visando análise direta de sólidos
  • A análise direta de sólidos tem como característica principal o mínimo tratamento de amostras, associada ao aumento da frequência analítica e eliminação de resíduos tóxicos. Umas das principais dificuldades encontradas na análise direta de sólidos visando determinações elementares é o efeito de matriz, característico de algumas amostras. A consequência do efeito de matriz é a dificuldade de realizar a calibração, uma importante etapa do processo de medição química, que quando realizada em ambiente químico distinto da amostra frequentemente leva à uma quantificação inexata. A escassez de materiais de referência, certificados ou não, para vários tipos de matrizes dificulta ainda mais a etapa de calibração e também causa dificuldades ao avaliar a exatidão da metodologia utilizada. A espectrometria de emissão óptica com plasma induzido por laser (LIBS) e a espectrometria de fluorescência de raios-X (XRF) possibilitam a determinação multielementar direta em sólidos, mas são influenciadas pelo efeito de matriz e pelo grau de homogeneidade, também crítico em amostras sólidas. Como alternativa frente às limitações decorrentes do efeito de matriz e dificuldades quanto ao uso de materiais de referência para calibração, propõe-se no projeto a produção de material calibrante sintético multielementar, preparado por meio da adição de elementos metálicos de interesse em parafina e em papel fotográfico, seguido da determinação analítica em fase sólida. Tais materiais foram escolhidos estrategicamente por apresentarem indícios de distribuição microhomogênea de analitos ao longo de sua massa e/ou sua superfície, conforme verificado em trabalhos voltados para a extração química com finalidades distintas desse projeto, e também por possuírem alto teor de carbono, fator que poderá amenizar os efeitos de matriz numa calibração voltada para a quantificação em amostras com alto teor de matéria orgânica. O principal objetivo desse projeto é preparar e avaliar a performance e aplicabilidade de material calibrante sintético para calibração multielementar em métodos analíticos como LIBS e XRF.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2023
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Ivanise Maria Rizzatti

Tecnologias

Energia
  • xxviii feira estadual de ciências de roraima
  • A XXVIII Feira Estadual de Ciências de Roraima, acontecerá paralelamente a X Mostra Científica de Química da Amazônia Setentrional e o XI Torneio Estadual de Robótica Educacional, como atividade da SNCT, e tem como objetivo estimular a criatividade, a cultura científica, valorizar a experimentação, a inovação e a utilização do método científico, incentivar trabalhos interdisciplinares e a atitude investigativa. Durante três dias serão apresentados trabalhos de estudantes da educação infantil, ensino fundamental, médio e EJA, que foram selecionados nas feiras científicas escolares, de forma a estimular o trabalho colaborativo voltado para a resolução de problemas e outras questões próprias da sociedade como gênero e raça, e as atividades de iniciação científica na educação básica, buscando fortalecer o ensino das Ciências, visando o letramento científico em todas as áreas do conhecimento e a inclusão das meninas na Ciência.
  • Universidade Estadual de Roraima - RR - Brasil
  • 31/01/2021-31/01/2022
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Ivano Alessandro Devilla

Outra

Ciências Ambientais
  • inovágua – rede de colaboração em pesquisa e formação de recursos humanos para inovação no controle e monitoramento da qualidade da água
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Estadual de Goiás - GO - Brasil
  • 07/02/2020-06/02/2025
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Ivano Raffaele Victorio de Filippis Capasso

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • desenvolvimento de rt-qpcr-hrm para detecção simultânea e de baixo custo de agentes virais e bacterianos associados a infecções respiratórias agudas
  • As infecções respiratórias agudas (IRA), podem ser causadas por vírus e bactérias com maior incidência de vírus Influenza, Coronavírus, S. pneumoniae, H. influenzae e M. pneumoniae. A pandemia de Covid-19 causada por um novo coronavírus denominado SARS-CoV-2, apresenta grande potencial de disseminação e taxas de letalidade variadas. No Brasil, até esta data, foram confirmados 4.528.000 casos com 136.532 óbitos decorrentes da COVID-19. Numa pandemia dessas proporções com o expressivo aumento diário do número de casos, a necessidade de um diagnóstico diferencial entre pneumonias bacterianas que devem ser tratadas com antibióticos e outras pneumonias causadas por gripe comum ou por COVID-19, é importante para não sobrecarregar o sistema de saúde e poder realizar o manejo específico adequado para cada paciente. Apesar de existirem alguns estudos sobre a ocorrência de infecções bacterianas em pacientes com suspeita de Covid-19, ainda há grande escassez de informações sobre possíveis co-infecções bacterianas e virais causando IRAs. Os testes laboratoriais para detecção do agente etiológico hoje empregados, utilizam a reação de PCR em tempo real com sistema Taqman que utiliza sondas com diferentes fluoróforos para a discriminação dos alvos. Esse teste apresenta custo elevado por causa das sondas. A presente proposta tem o objetivo de desenvolver um método de diagnóstico molecular com alta sensibilidade e especificidade, de baixo custo e capaz de detectar os principais agentes das infecções respiratórias agudas bacterianas ou virais. O método proposto é uma PCR em tempo real com posterior análise de meltagem por High Resolution Melting (qPCR-HRM). Os genes-alvo de cada patógeno bacteriano ou viral, possuem sequências nucleotídicas diferentes e, portanto, temperatura de melting (TM) diferentes e específicas para cada alvo. Com isso após a amplificação convencional, a etapa de melting ou HRM, irá produzir curvas de melting específicas para cada patógeno que será identificado com sensibilidade e especificidade similares ao sistema Taqman que utiliza sondas para detectar seus alvos durante a amplificação. O qPCR-HRM será otimizado para amplificação do RNA viral e do DNA bacteriano em uma única reação. Acreditamos que o desenvolvimento desse teste terá grande utilidade para a triagem de pacientes com IRAs e consequente encaminhamento para conduta terapêutica adequada. Após o desenvolvimento do sistema, iremos solicitar um estudo de patenteabilidade à GESTEC-FIOCRUZ e caso seja aprovado, iremos procurar o Instituto de Biologia Molecular do Paraná – IBMP para desenvolvimento do kit em escala piloto para futura utilização no SUS. Nosso grupo de pesquisa já está trabalhando no desenvolvimento de um kit para diagnóstico de meningites com o IBMP, com pedido de patente já aprovado.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 04/12/2020-30/06/2023
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Ivanovitch Medeiros Dantas da Silva

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • uma plataforma de retroalimentação de dados de clientes para fabricação de veículos na perspectiva da indústria 4.0
  • Na última década, o crescimento do mercado automobilístico com o auxílio de tecnologias tem se destacado nos setores econômico, automotivo e tecnológico. Juntamente com este crescente reconhecimento, surge o termo Indústria 4.0, que é usado para representar a atual Revolução Industrial. A Industry 4.0 pode criar valor durante todo o ciclo de vida do produto, promovendo o feedback do cliente, ou seja, possuí o histórico do produto ao longo de sua vida. Desta forma, a comunicação automática entre veículo e fábrica foi facilitada, permitindo a realização de diferentes análises em relação aos veículos, como a identificação de padrão comportamental por meio do histórico de uso do motorista, consumo de combustível, indicadores de manutenção, etc. Assim, permitindo a prevenção de questões críticas e comportamentos indesejados, já que as montadoras perdem contato com o veículo após a compra. Portanto, neste projeto pretende-se propor uma plataforma de feedback de clientes para a indústria automotiva no contexto da Indústria 4.0, capaz de coletar e analisar, através de um scanner OBD-II, os sensores disponíveis em veículos, com o objetivo de auxiliar na gestão, prevenção e mitigação de diferentes problemas veiculares.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ivany Pinto

Ciências Humanas

Educação
  • a prática docente no ensino médio: diálogos psicossociais sobre valores humanos e as implicações na convivência escolar
  • : A presente proposta objetiva investigar e analisar as representações sociais de professores do ensino médio sobre as suas práticas na perspectiva da difusão de valores éticos e as implicações na convivência escolar. O Lócus: será composto de escolas públicas do ensino médio onde os professores alvo da pesquisa estão vinculados. A seleção da amostra será feita pelo sorteio aleatório de 18 escolas publicas do ensino médio situadas na cidade de Belém de acordo com a classificação da Secretaria Estadual de Educação do Pará de modo a perfazer um mínimo de vinte por cento do total de oitenta e sete escolas publicas do ensino médio. Os sujeitos alvo da pesquisa: representam no mínimo vinte por cento dos professores do total de escolas sorteadas do ensino médio distribuídos entre o sexo feminino e masculino que exercem seu trabalho no turno matutino ou vespertino do ensino médio. O corpus para análise será composto das entrevistas feita com professores voluntários, alvo deste estudo. Os objetivos específicos traçados são: a) Identificar o perfil dos professores do ensino médio, alvo do estudo, de escolas públicas situadas na cidade de Belém; b) Caracterizar os valores utilizados na prática docente pelos professores do ensino médio da rede pública de escolas sorteadas da cidade de Belém; c) Destacar os processos de significados consensuais que constituem as objetivações e as ancoragens que consolidam as representações sociais de professores do ensino médio da rede pública da cidade de Belém, quanto as suas práticas na perspectiva da difusão de valores éticos para a convivência escolar e; d) Relacionar os valores que compõem a pratica docente de professores do ensino médio com as implicações na convivência escolar. Esse estudo envolve três etapas, a saber: 1) levantamentos bibliográficos e documentais que se fizerem necessários para a investigação do tema; 2) Coleta de informações; 3) Analise e Relatório final. Quanto às analises, as informações serão sistematizadas com base na seguinte triangulação: Representações Sociais (objetivações e ancoragens), valores que compõe a prática docente e as implicações para a convivência escolar. Para tanto, nos utilizamos da análise de conteúdo de BARDIN (2004) para a construção dos eixos temáticos de análise, seguido da apreensão e interpretação das objetivações e ancoragens que organizam as representações sociais desses professores juntamente com o cotejo teórico. Durante a pesquisa de campo solicitaremos formalmente a todos os sujeitos o aceite por escrito no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para participar da pesquisa, e somente após essas assinaturas é que utilizaremos o material coletado junto aos sujeitos para a sistematização e análise. Com a realização deste estudo esperamos contribuir com debates e intervenções junto às escolas públicas para que a complexidade e as particularidades que configuram a diversidade sociocultural dessas escolas da Amazônia sejam pautadas em práticas docentes reflexivas e criticas com base em valores fundamentais para a convivência na escola e para vida cidadã daqueles que a fazem. Além disso, esperamos que tal estudo amplie espaços de debates e alavanquem outras investigações entre pesquisadores nacionais e internacionais sobre os processos formativos de professores.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ivia Maria Jardim Maksud

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • trânsitos e trajetórias de pesquisadores em campos de ciências sociais e saúde
  • Este projeto se situa no interior de dois campos científicos que produzem as chamadas pesquisas qualitativas sobre saúde no Brasil, compostos cada um deles por seus “capitais institucionalizados” (Bourdieu, 2014: 53): a Saúde Coletiva e o campo das Ciências Sociais strictu sensu (sociologia, antropologia, ciência política). Tais campos apresentam diferenças e aproximações – epistemológicas, teóricas e metodológicas. O objetivo da pesquisa é estudar as trajetórias de pesquisadores que se ocupam do objeto saúde em dois campos, a saber, a Saúde Coletiva e as Ciências Sociais strictu sensu, visando compreender as lógicas e identidades próprias de cada um desses campos. Este projeto utilizará como marcos teóricos os conceitos de capitais, campo e trajetória de Pierre Bourdieu, bem como o ensaio teórico sobre as relações estabelecidos-outsiders, de Norbert Elias e John L.Scotson. Ademais, este projeto considerará o uso metodológico das trajetórias e biografias – considerando o contexto histórico-social de produção dos dados (Bourdieu, 1998; Bajos et. al, 1999; Ferreira e Amado, 1998). Os dados serão produzidos a partir de entrevistas em profundidade com entrevistados que pertençam a um dos campos. Além de entrevistas semi-estruturadas em profundidade com os atores identificados para o projeto, serão usadas, de forma complementar, fontes escritas/documentais de acesso público que complementem as informações (por exemplo, variados documentos oficiais produzidos pelas agências de fomentos, artigos produzidos pelos informantes entrevistados, currículos (CV Lattes) e outros que se apresentarem como relevantes para as questões colocadas). A análise dos dados será processada a partir de quadro de comparação sistematizada, apoiada, sobretudo, nos marcos teóricos-conceituais estudados nas obras de Pierre Bourdieu, levando-se em consideração as questões de pesquisa delineadas no projeto.  
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ivo Freitas Teixeira

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • fotocatalisadores híbridos aupd/g-c3n4 para a conversão fotocatalítica de ch4 em metanol em condições brandas
  • Este projeto propõe o uso do semi-condutor polimérico nitreto de carbono (g-C3N4) como suporte para as nanopartículas de Au/Pd a fim de promover a foto-oxidação metano em metanol. O metanol é uma molécula plataforma na indústria petroquímica sendo usado na síntese de diversos insumos químico, além de possuir um papel essencial em diversos processos industrias de larga escala, como por exemplo na síntese do biodiesel através do processo de transterificação. Atualmente na indústria, o metanol é muitas vezes produzido a partir de gás de síntese (CO + H2) em altas temperaturas e pressões, um processo caro e que exige muita energia. A oxidação direta do metano a metanol pode ser uma alternativa mais sustentável e barata, alvo de diversos estudos nos últimos anos, uma vez que o gás natural (majoritariamente composto por CH4) é abundante e barato. Hutchings et al. publicou recentemente na revista Science resultados promissores para oxidação de CH4 em metanol, usando nanopartículas bimetálicas de Au/Pd como catalisador em condições brandas. Conforme Hutchings et al., a reação acontece por via radicalar com a ativação do metano e consequente reação com o peróxido de hidrogênio. O artigo ainda sugere que a eficiência da reação é fortemente afetada pela taxa de decomposição do H2O2, sendo favorecida pela melhor estabilização do H2O2 na superfície do catalisador. Nesse projeto nós propomos o uso do semi-condutor polimérico nitreto de carbono (g-C3N4) como suporte para as nanopartículas de Au/Pd. Os g-C3N4 são capazes de gerar H2O2 a partir de água, oxigênio e luz, evitando assim adição desse reagente indesejado para uso em larga escala, devido ao seu custo relativamente elevado e riscos associados. Além disso, os g-C3N4 são conhecidamente capazes de estabilizar o H2O2 em sua superfície, podendo assim favorecer a reação de oxidação do CH4 que ainda apresenta rendimentos muito baixos (<1%). Sendo assim, nós acreditamos fortemente que o fotocatalisadores híbridos nanopartículas AuPd/g-C3N4 serão capazes de produzir e estabilizar o H2O2 in situ e consequentemente promover a oxidação do CH4 em metanol fotocataliticamente, podendo assim levar a maiores rendimentos para essa importante reação.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ivo Jose Curcino Vieira

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • “influência de compostos do metabolismo secundário oriundos de plantas da mata atlântica das regiões norte e noroeste fluminense sobre o tratamento da tuberculose e hipertensão arterial de ratos”
  • As constantes transformações da vida moderna, estão associadas ao aumento de hábitos nocivos à saúde da população mundial. Esses hábitos podem acarretar o desenvolvimento de sérias doenças, entre elas o surgimento da tuberculose e hipertensão arterial. O crescente aumento de pacientes hipertensos ou infectados com a bactéria causadora da tuberculose, associado ao efeito terapêutico cada vez mais restrito dos medicamentos convencionais para essas enfermidades, faz aumentarem as buscas por novas classes de substâncias químicas com ação biológica cientificamente comprovada. Nesse contexto, objetivamos fornecer subsídios que comprovem a ação anti-inflamatória, antibiótica e cardiovascular de compostos naturais pertencentes ao bioma da nossa região, demonstrando seu mecanismo de ação e sua não toxicidade. Serão utilizados extratos, frações e substâncias químicas isoladas e identificadas, oriundas de produtos naturais da Mata Atlântica do Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro. As amostras pertencem ao Laboratório de Ciências Químicas da Universidade Estadual do Norte Fluminense, e já se encontram em estudo. Após seleção das amostras ativas, será realizada a atividade anti-inflamatória, avaliando os efeitos imunomoduladores em macrófagos estimulados, e suas propriedades antimicobacterianas, observando os efeitos inibitórios no crescimento de cepas de micobactérias virulentas e avirulentas. As amostras também serão testadas quanto sua atividade cardiovascular, através do abaixamento de pressão arterial in vivo, mensurando os parâmetros hemodinâmicos de pressão arterial sistólica, mediana e diastólica, além de sugerir o possível mecanismo de ação cardiovascular (ação sobre o Sistema Nervoso Central ou Periférico) através do teste do Rotarod. Os testes de citotoxidade serão executados afim de garantir que as amostras não sejam tóxicas. Espera-se que os resultados possam contribuir para o desenvolvimento de novos fármacos a partir de substâncias químicas estruturalmente peculiares e ativas, auxiliando para o melhor aproveitamento do potencial biológico dos recursos naturais da nossa região.
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ivo Leite Filho

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • xi fetecms - feira de tecnologias, engenharias e ciências de mato grosso do sul;x feteccms júnior - feira;viii expociência centro-oeste – exposição de projetos da educação básica de de tecnologias, ciências e criatividade de mato grosso do sul- junior;
  • O desenvolvimento científico e tecnológico é um forte aliado na inclusão do conhecimento na educação na vida das pessoas. Existem muitas discussões de como a ciência, tecnologia e inovação podem melhorar a qualidade de vida da sociedade e que devem fazer parte de ações efetivas dentro da Educação Básica, de tal forma que a alfabetização Científica constitua parte do universo infanto-juvenil e da população de modo geral, incubando a cultura da criatividade e capacidade de inovação. Ações que estabeleçam métodos e programas de popularização e educação em ciências (Feiras, Mostras, Clube de Ciências, Olimpíadas Científicas, Iniciação Científica Jr entre outros), aliado ao crescimento do indivíduo e profissional, estimulando o aprendizado e o desenvolvimento de uma cultura científico-tecnológica, sempre é um passo importante e necessário nas práticas educacionais. O ambiente de aprendizagem é um espaço mais extenso do que uma situação imediata. Ele deve ser visto como todas as conexões entre as pessoas presentes no ambiente, e sobre como se estabelecem os vínculos entre eles, “se estendendo muito além da situação imediata afetando diretamente a pessoa em desenvolvimento”. A preocupação de como motivar os estudantes e professores da Educação Básica para se aproximarem das atividades científicas tem sido a tônica de grande parte das discussões entre os educadores. Existe a necessidade de promover estudos de metodologias e estratégias que permitam tornar frequente essa dinâmica dentro do currículo escolar, de tal forma que o professor possa perceber que o ambiente propício para desenvolver atividades científicas é o seu próprio campo de atuação na escola. É possível desenvolver projetos de pesquisa no ensino fundamental e médio? Quais as características motivadoras da pesquisa? Qual a relação entre a produção científica e o cotidiano escolar? Qual o papel reservado para a escola? No caso da região centro-oeste existe poucos registros públicos sobre esta temática. Prevê-se a consolidação de 12 pólos em cidades estratégicas de Mato Grosso do Sul e as Feiras Municipais Afiliadas, para suporte e realização das de preparação, cursos e oficinas (Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Coxim, Jardim, Naviraí, Corumbá (Pantanal), Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas, com intenção de agregar a região de Chapadão do Sul, onde tem a presença da UFMS, UFGD, UEMS e IFMS, prevê-se atingir 60% a 90% dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Serão intensificadas mais os cursos de formação/capacitação de professores da Educação Básica visando a elaboração de projetos de pesquisas. Outras estratégias serão adotadas do Projeto Oficiência que conduz até as escolas as atividades científicas desenvolvidas pela UFMS, na forma de oficinas experimentais em diversas áreas de conhecimento. E com ampliação da participação de jovens no Grupo Minerva (incentivo talentos meninas), prevê- se a criação da Rede de Clubes de Ciências em várias cidades de Mato Grosso do Sul. Deve ser formalizada uma rede de apoio às orientações e discussões por meio de recursos de multimídias e ferramentas virtuais (internet) para aproximar os professores participantes do Projeto das IES de Mato Grosso do Sul, com os professores participantes das fases regionais. O projeto prevê a realização da edição FETECMS 2021 em duas fases (virtual e presencial), agregado a FETECCMS Júnior e de forma experimental para fundamentar a realização da EXPOCIENCIA CENTRO-OESTE. Ao final das visitas “in- loco” com cursos, oficinas sobre metodologia de projetos de pesquisas para educação básica, será organizada na cidade universitária da UFMS, Campo Grande, a FETECMS, de realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, mês de outubro de 2021. Com a presença do corpo de professores e pesquisadores das Instituições envolvidas, a distribuição geográfica das cidades polos para as fases preparatórias e a formação de um corpo permanente sobre a temática de feiras de ciências e tecnologia como uns dos instrumentos mais amplos da Educação Científica, o presente projeto FETECMS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul) pretende-se consolidar de forma mais permanente nos currículos escolares e também dos cursos estaduais de licenciaturas, clubes de ciências, Olimpíadas Científicas, formação de professores, Bolsa ICJr entre outros denominadas de modo geral, como Atividades Científicas para Educação Básica.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 28/12/2020-31/12/2022
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Ivo Leite Filho

Outra

Divulgação Científica
  • yvy arandú: planeta terra inteligente
  • Nosso planeta vem sendo objeto de estudos, tanto científicos quanto tecnológicos, que enriquecem o conhecimento das pessoas através da educação. Nosso país necessita desenvolver ciência e tecnologia a partir da educação básica, estreitando relações entre jovens e a pesquisa, estimulando a construção e/ou reconstrução de mentalidades inovadoras e criativas. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia atua como agente principal de popularização e educação nessas áreas, entrelaçando desenvolvimento pessoal e profissional, proporcionando um aprendizado contínuo, bem como da manutenção e aprimoramento de uma cultura científica e tecnológica. Desse modo, é possível contribuir significativamente na educação brasileira, visto que com o avanço das Ciências e Tecnologias, a pura e simples aquisição de conhecimentos não é mais o único objetivo de quem vai à Escola. Mato Grosso do Sul é um dos estados da região Centro-Oeste e faz divisa nacional com os estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, como também internacional, com Paraguai e Bolívia. Sua área é de 357.147,994 km², ou seja, o sexto maior estado brasileiro, possuindo 79 municípios. Tem uma população estimada (2020) de 2.809.394 pessoas. Com densidade demográfica 6,86 hab./km² e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 0,729, ocupando a 10ª posição, entre os demais estados brasileiros. No aspecto educacional, segundo os Dados do IBGE (2020), Mato Grosso do Sul apresenta o IDEB nos anos finais do ensino fundamental da Rede Pública igual 4,6, ocupando a 10ª posição no Ranking e com total de matrículas no ensino médio de 104.878 matrículas. Veio desta fronteira cultural, que representa o Mato Grosso do Sul, a utilização do nome do projeto na língua Guarani YVY ARANDÚ (Tradução do Léxico Guarani. YVY: Planeta Terra; ARANDÚ: sabedoria, inteligência. LÉXICO GUARANÍ, DIALETO MBYÁ: versão para fins acadêmicos. https://www.geocities.ws/indiosbr_nicolai/dooley/ptgn.html). Enquanto uma das Instituições de Ensino Superior em Mato Grosso do Sul, a UFMS tem abrangência geográfica, presente em onze municípios. Porém atende estudantes oriundos da parte do oeste do Estado de São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e do Paraná, além de países com que nosso Estado faz fronteira, Paraguai e Bolívia. O Projeto YVY ARANDÚ é um projeto colaborativo entre vários municípios e instituições de educação básica e superior, associados de forma a criar uma Exposição e atividades de Portas Abertas com abrangência Estadual ou Distrital, tendo como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previsto na Agenda2030 os itens 4 – Educação de qualidade, 5 – Igualdade de gênero, 9 – Indústria, inovação e infraestrutura. Também atendendo à demanda de ações transversais de CT&I, como 4 – Biomas e Bioeconomia e 12 – Tecnologias Convergentes e Habilitadoras. Propõem-se criar duas linhas de trabalho, num primeiro momento executando a Exposição Virtual e, caso seja possível, uma Exposição Presencial posteriormente. Isto por meio de coleção de experimentos práticos revisados por um corpo docente com o objetivo de aumentar e popularizar a ciência e tecnologia, principalmente, na área temática da Transversalidade e Interdisciplinaridade. Como forma de agregar maior possibilidade deste arranjo científico, prevê-se também a realização de dois encontros estaduais (virtual e/ou presencial) com estudantes e professores das escolas participantes envolvidas, visando aproximar a comunidade a pesquisadores de ponta das ciências e tecnologias. Enquanto proposta de Exposição e atividades de Portas Abertas, está sendo planejada em duas vertentes (virtual e/ou presencial) distribuídas em SETORES (1 a 5), permitindo que estudantes, professores e visitantes possam escolher seu próprio caminho para percorrer. Mas que ao conhecer esta proposta de Exposição, possa entender com maior profundidade a temática da SNCT 2021. (SETOR 1) TRANSVERSAL MENTE: CONHECIMENTOS EM TRANSFORMAÇÃO (SETOR 2) A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O PLANETA (SETOR 3) MENINAS NAS CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS (SETOR 4) ENCONTRO ESTADUAL PARA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE TRANSVERSALIDADE DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O PLANETA (SETOR 5) PLANETA TERRA NANOTECNOLÓGICO
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 03/11/2021-30/11/2023
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Ivone Carvalho

Ciências da Saúde

Farmácia
  • planejamento e síntese de novos inibidores duplos pi3k/mtor e aplicações em estudos de neurodegeneração
  • A via phosphoinositide 3-kinase (PI3K)/ alpha-serine/protein kinase B (Akt)/mammalian target of rapamycin (mTOR), mais conhecida como PI3K/AKT/mTOR, é uma importante via de sinalização intracelular diretamente relacionada ao controle do ciclo celular e, conseqüentemente, à diversas patologias relacionadas ao envelhecimento e longevidade, como câncer, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e neurodegenerativas. Estudos recentes têm enfatizado que a inibição desta via é pode ser um alvo para o tratamento de relacionadas à idade, como câncer, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e neurodegenerativas. Inibidores seletivos para a subunidade mTORC1 (rapamicina e rapalogos) mostraram efeitos de inibição parcial da via mTOR, não sendo efetivos na regressão tumoral. Assim, inibidores duplos de PI3K/mTOR foram desenvolvidos, sendo que esta dupla inibição (mTORC1, mTORC2 e todas as isoformas de PI3K) bloqueia a fosforilação de proteínas “dowstream” na via de sinalização em diversas etapas onsequentemente, inibindo a proliferação celular (na fase G1) em várias linhagens de células e induzindo os processos de apoptose e autofagia. No entanto, apesar de mais efetivos, estes derivados não conseguiram superar algumas desvantagens já exibidas pelos rapalogos, como a baixa eficácia contra alguns tipos de câncer, necessidade de utilização em terapia combinada e de toxicidade. Desta forma, este projeto projeto fez o planejamento e propõe a síntese de potenciais inibidores da via PI3K/Akt/mTOR , pelo bloqueio concomitante dos três alvos associados, PI3K, mTORC1, e mTORC2, para potencial prevenção e tratamento da neurodegeneração relacionada ao envelhecimento. As estruturas propostas dos derivados de classes 1 e 2 foram obtidos a partir de modelos farmacofóricos gerados pela sobreposição de potentes inibidores de PI3K/mTOR pelo programa Discovery Studio. Ambas classes possuem um sistema rígido de três anéis heterociclos fundidos, com possibilidade de fornecer grande diversidade estrutural a partir da variação dos reagentes utilizados, no caso, aminoácidos (naturais, sintéticos ou da séries "D") e/ou heterocíclicos (derivados do ácido imidazol-4-carboxílico e ácido 2-amino nicotínico). Simulações de docking virtual para entendimento do possível modo de ligação entre os compostos obtidos e os sítios ativos (PI3K e mTOR) serão realizadas com o programa GOLD 3.1.1 e outros em colaboração com a Profª Drª Nuria Eugenia Campillo (CSIC - Espanha). Após a síntese, os compostos obtidos serão submetidos a ensaios biológicos em colaboração com a profª Drª Elza Tiemi Sakamoto Hojo, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP) e a Profª Drª Ana Martinez (CSIC - Espanha).
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022