Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Angelo Marcio de Souza Gomes

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • estudo de materiais magnetocalóricos aplicados à recuperação de energia
  • Materiais magnéticos quando submetidos à uma variação de campo magnético apresentam uma mudança em sua temperatura, esta propriedade é devido ao efeito magnetocalórico. Este efeito, quando aplicado na forma de um ciclo fechado, com uma variação positiva de campo magnético em temperatura constante e uma variação negativa de campo magnético em regime adiabático, pode resultar numa variação final negativa de temperatura e, desta forma, na obtenção de sistemas para refrigeração e aquecimento. O uso como recuperadores de energia é uma possível nova aplicação dos materiais magnetocalóricos, onde rejeitos térmicos poderiam ser facilmente convertidos em energia aproveitando o efeito magnetocalórico gigante que alguns materiais apresentam ao redor da temperatura ambiente.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Ângelo Márcio Leite Denadai

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • biossíntese de gomas xantanas por xanthomonas campestris em reator isotérmico e uso como nanodispositivos de liberação controlada de antimicrobianos catiônicos
  • As xantanas são biopolímeros produzidos por bactérias aeróbias e microaerofílicas do gênero Xanthomonas. São polissacarídeos ramificados, de elevada massa molar (≈ 105-106 g/mol), normalmente constituídos de glicose, manose e ácido glucurônico na relação de 2:2:1. Seus grupos sacarídicos, ricos em hidroxilas, ácidos carboxílicos e ligações éter, são facilmente solvatados por moléculas de água, o que implica em elevada solubilidade aquosa à temperatura ambiente. Por possuírem alta massa molar e ramificações, as xantanas são capazes de aumentar significativamente a viscosidade de líquidos, mesmo em baixas concentrações (a partir de ≈ 0,05 g/L), sendo por isso amplamente utilizadas como espessantes nas áreas farmacêutica e de alimentos. Por serem aniônicas, é possível a formação espontânea de estruturas supramoleculares nanoestruturadas com espécies catiônicas orgânicas contendo por exemplo, grupamentos amino ou piridínio. Considerando o caráter antimicrobiano (antibiótico ou antisséptico) de espécies catiônicas nitrogenadas, tais como cloreto doxiciclina (Dox), cloreto de cetil piridina (CCP) e cloreto de chitosana (Chit), pretende-se no presente trabalho, biossintetizar xantanas a partir de glicose e frutose, bem como estudar seus respectivos complexos supramoleculares com as espécies catiônicas acima descritas. Inicialmente, as xantanas serão biossintetizadas a partir da fermentação de glicose ou frutose em meio de cultura inoculado com Xanthomonas Campestris, seguidas de purificação por precipitação em etanol. Após a identificação da integridade química das gomas por FTIR e TGA/DTA, será avaliado o estado de agregação por medidas de condutividade elétrica, diâmetro hidrodinâmico (DLS), potencial zeta (ZP) e viscosidade, em função da concentração de macromolécula. Pretende-se usar medidas de pressão osmótica em função da concentração de macromolécula para se estimar a massa molar média bem como o 2º coeficiente do virial. A capacidade espessante e o nível de pseudoplasticidade das soluções será investigado por reologia estacionária, com varredura cíclica da taxa de cisalhamento; enquanto que a estimativa de ramificações será investigada por reologia oscilatória, com varredura de amplitude e frequência de cisalhamento. Após a caracterização das macromoléculas livres, serão investigadas suas interações supramoleculares com os antimicrobianos Dox, CCP e Chit no estado sólido por FTIR e TGA/DTA e em solução/suspensão variando suas concentrações por meio de titulações por DLS, ZP, condutividade, viscosidade; além de titulações calorimétricas isotérmicas (ITC) para se avaliar as propriedades termodinâmicas de interação (DGo, DHo, TDSo, K) e estequiometrias (N). Finalmente, as atividades antimicrobianas dos complexos em relação aos seus precursores será avaliada frente à Staphylococcus aureus e Cândia Albicans, por determinação do MIC, DL50; além de estudo cinético de morte celular.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Angelo Pallini

Ciências Agrárias

Agronomia
  • resposta de inimigos naturais aos voláteis de plantas em ambientes complexos
  • Em laboratório, inimigos naturais respondem a voláteis associados a suas presas/hospedeiros, mas é pouco claro como isto é afetado pelos voláteis do ambiente do agroecossistema em questão. Aqui são propostos experimentos sobre a resposta de predadores em ambientes com aumento da complexidade de odores tanto em laboratório como em campo. Os resultados irão aumentar o entendimento do comportamento de predadores quando estes estiverem em situação de uma mistura de voláteis de plantas com as suas presas e de voláteis provenientes de um ambiente de misturas mais complexas de odores. Entender este sistema irá auxiliar no planejamento de liberações de inimigos naturais em campos agrícolas, contribuindo, portanto, para o aumento da eficiência do controle biológico de pragas.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Ângelo Ricardo de Souza

Ciências Humanas

Educação
  • análise comparada das políticas educacionais nacionais nas américas: contextos, movimentos e direito à educação
  • Este projeto de pesquisa se propõe a investigar comparativamente os movimentos da macropolítica e suas decorrências no alcance e efetivação do direito à educação básica e superior no Brasil, Argentina, Chile, EUA e Uruguai, considerando as consequências das continuidades e descontinuidades das políticas educacionais elaboradas em contextos democráticos após trocas nas orientações políticas e ideológicas nos governos desses países.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Angsula Ghosh

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • estudo teórico de novos materiais usando teoria functional da densidade
  • Neste projeto de pesquisa, estudaremos as propriedades de novos materiais bidimensionais (2D) tipo grafeno as quais são requisitados para várias aplicações como sensores, aparelhos nano elétricos etc. usando cálculos ab initio utilizando métodos de DFT (Density Functional Theory) em condições ambientes e em altas pressões. Esses materiais são de suma importância para empresas de tecnologia que trabalham com microeletrônica, existindo atualmente um interesse crescente em problemas relacionados com o transporte de elétrons em nível molecular, pois a microeletrônica convencional, baseada no chip de silício, está atingindo o seu limite de miniaturização. Chegando abaixo de 100 nm, aparecerão os efeitos quânticos como tunelamento, por exemplo, deixando os dispositivos convencionais numa escala reduzida inoperável. Por essa razão, surgi a procura pelas tecnologias sucessoras no nível de escala nanométrica. O estudo de bandas de energia, densidade de estados e o transporte de carga através desses novos materiais deverá ser útil para caracterizar estes. Recentemente, vários metais, óxidos metálicos e semicondutores foram incorporadas às estruturas dos nanotubos de carbono e nitreto de boro com o objetivo de adquirir propriedades excepcionais em forma composta. Dentro deste contexto, o objetivo deste trabalho é estudar os nanotubos com adsorção das várias moléculas tipo N20, CO2 , CO etc. Além disso, também será estudado nanotubos com adsorção e confinamento de biomoléculas tipo glicina.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Ani Caroline Grigion Potrich

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • alfabetização financeira em estudantes universitários: o efeito “não sei”
  • Para garantir um futuro melhor de um país e das pessoas que nele vivem, é essencial fomentar a educação financeira entre a população, visto que pessoas mais educadas financeiramente conseguem gerir melhor seus recursos, planejar melhor suas despesas, realizar mais seus sonhos e maximizar seu poder de compra, ajudando no combate à inflação. Diversas pesquisas já demonstraram a existência de uma diferença na educação financeira entre homens e mulheres, sendo as mulheres propensas a ter um score menor do que suas contrapartes do gênero masculino. Mas qual seria a causa dessa disparidade? A hipótese levantada por este estudo é a de que a maior frequência de resposta marcando a alternativa “não sei” deve-se a uma menor autoconfiança das mulheres, sendo assim, o que se propõe nesta pesquisa é analisar o efeito da autoconfiança na diferença da educação financeira entre os gêneros. O estudo utilizará uma amostra não-probabilística de estudantes universitários, os quais responderão a dois questionários, um seguido do outro. O primeiro é destinado a coletar informações referentes ao perfil do respondente, à sua autoconfiança geral e seu conhecimento financeiro. O segundo contará apenas com as questões de conhecimento financeiro, porém, diferindo do primeiro instrumento, sem a opção de resposta “não sei” e com uma escala de autoconfiança após cada pergunta. Para analisar os dados coletados, serão utilizadas estatísticas descritivas e técnicas de análise multivariada. Como resultado, espera-se verificar se o menor nível de educação financeira das mulheres encontrado em diversos países é realmente explicado pela falta deste conhecimento ou descobrir se um menor grau de autoconfiança é o que leva as mulheres a apresentarem um menor grau de educação financeira do que os homens, podendo assim ser desenvolvidas novas estratégias para melhorar o nível de educação financeira da população.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Anielle Cristhine de Medeiros Takahashi

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • efeitos do treinamento multicomponente nas funções cognitivas e desempenho de dupla tarefa em idosos pré-frágeis: estudo controlado cego randomizado.
  • Introdução: A síndrome da fragilidade é descrita como um estado clínico de vulnerabilidade ao estresse e está relacionada à redução na capacidade do organismo em manter a homeostase, o que leva a desfechos adversos como hospitalizações, quedas e morte. Atualmente, tem-se verificado uma associação entre a fragilidade física e o declínio cognitivo. O exercício físico, especialmente o treinamento multicomponente, é apontado como peça fundamental na intervenção de idosos que cursam a fragilidade. Porém, ainda não está claro se a melhora da capacidade funcional observada com esta modalidade de treinamento também resulta na melhora da cognição de idosos em risco de fragilização. Objetivo: Avaliar os efeitos de um protocolo de treinamento multicomponente nas funções cognitivas e desempenho em teste de dupla tarefa em idosos pré-frágeis. Métodos: Serão avaliados 46 idosos pré-frágeis, divididos de forma randomizada em grupos intervenção (GI, n = 23) e controle (GC, n = 23). As avaliações ocorrerão em dois momentos distintos (pré-intervenção e pós-intervenção de 16 semanas). Para avaliar as funções cognitivas dos idosos serão realizados o Exame Cognitivo de Addenbrooke versão revisada e adaptada para a população idosa brasileira; Bateria de Avaliação Frontal, Teste de Trilhas; e também será verificado o desempenho em teste de dupla tarefa. Para avaliar as capacidades físicas serão realizados a Short Physical Performance Battery e o teste Timed Up and Go. O GI realizará exercícios relativos aos componentes aeróbico, força, flexibilidade, equilíbrio e agilidade, 3x/semana em dias não consecutivos. Espera-se que os idosos pré-frágeis expostos ao treinamento multicomponente apresentem melhora das funções cognitivas, no desempenho do teste de dupla tarefa e no desempenho físico.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Anielson Barbosa da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • implicações do ambiente de aprendizagem na formação de alunos de cursos de graduação em administração: um estudo comparado entre brasil, espanha e portugal
  • O ambiente de aprendizagem é considerado uma dimensão mediadora do sistema de aprendizagem em ação, que foi desenvolvido e implantado com o apoio financeiro do CNPq no período de 2011 a 2018. Em todos os estudos decorrentes da implantação dos dois projetos, o ambiente de aprendizagem exerceu um papel determinante, seja na dimensão física decorrente da implantação do observatório de pesquisa e prática em administração (OPPA), como também na experiência de alunos e professores durante a utilização de estratégias ativas de ensino, na avaliação dos estilos de aprendizagem ou como um espaço de aprendizagem capaz de estimular a prática reflexiva dos alunos. Entende-se o ambiente de aprendizagem como o local onde a aprendizagem acontece (FRASER, 2002), que abrange recursos de aprendizagem e tecnologias, meios de ensino, modos de aprendizagem (WARGER; SERVE; DOBBIN, 2009), que pode ser analisado a partir de uma perspectiva multidimensional abrangendo as dimensões física, psicológica, social e tecnológica (SILVA; SILVA; COELHO, 2018). Esta proposta tem como objetivo analisar as implicações do ambiente de aprendizagem na formação de estudantes de cursos de Graduação em administração no Brasil, na Espanha e em Portugal. A proposta apresenta as seguintes contribuições: (a) o desenvolvimento e validação de uma escala para analisar o ambiente de aprendizagem e sua validação em três países pode contribuir para ampliar o impacto do ambiente de aprendizagem em vários contextos multiculturais; (b) a caracterização e análise do ambiente de aprendizagem em uma perspectiva multicultural pode indicar como contextos educacionais de vários países impactam na formação de profissionais; (c) a compreensão das especificidades de cada uma das dimensões do ambiente de aprendizagem e suas implicações na formação profissional pode ajudar na inserção de alunos em países diferentes daquele em que o profissional foi formado; (d) a análise do ambiente de aprendizagem, a partir de uma perspectiva multicultural e multidimensional pode auxiliar na delimitação de estratégias de ensino que potencializem o engajamento dos alunos, a sua motivação para aprendizagem e o desenvolvimento de competências sociais e emocionais. A metodologia da pesquisa abrange duas etapas: a primeira envolve o desenvolvimento e validação de uma escala para avaliação do ambiente de aprendizagem numa perspectiva multidimensional e multicultural no Brasil, na Espanha e em Portugal. A segunda etapa da pesquisa envolve a realização de uma survey para analisar a relação entre o ambiente de aprendizagem, o engajamento, a motivação e as competências socioemocionais dos estudantes de cursos de graduação em Administração no Brasil, na Espanha e em Portugal. Além do impacto dos resultados do ponto de vista técnico-científico por meio dos estudos realizados, a pesquisa também impactará na melhoria do ensino, uma vez que serão realizadas ações de formação docente nos três países. Do ponto de vista de inovação, pretende-se desenvolver uma versão do sistema de acompanhamento da aprendizagem discente (www.saad.net.br) em espanhol e incorporação de módulos de engajamento, motivação para aprendizagem e competências socioemocionais como ações específicas deste projeto, que poderá ajudar os alunos em seu processo de formação profissional e auxiliar os professores no planejamento de ações docentes que potencializem a formação dos alunos.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Anise de Abreu Goncalves D'Orange Ferreira

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • projetos abertos em letras clássicas digitais: —anotacaoo, traducao alinhada, treebanking e um lexico grego-portugues
  • A proposta aqui apresentada, envolvendo tecnologias digitais, tem, por finalidade u´ltima, fomentar o ensino, a pesquisa, e a formação na língua grega, e incentivar publicações abertas em língua portuguesa em colaborac¸a˜o com projetos internacionais, dos quais discorrerei adiante, Open Philology, do programa de Digital Humanities da Universidade de Leipzig, Perseus Digital Library (PDL) e Perseids Project da Universidade Tufts e com participação no Consórcio Sunoikisis Digital Classics (DC), consórcio que é resultado da parceria entre o consórcio Sunoikisis CHS, do Centro de Estudos Helênicos de Harvard em Washington e o grupo de Humanidades Digitais da Universidade de Leipzig. Concretamente, os projetos abertos envolvem a produção de dados recuperáveis por máquina, na forma de edições digitais específicas, de traduções alinhadas e de anotação de corpora (morfológica, sintática, de nomes, referências, etc) e a implementação online de consulta ao Dicionário Digital Grego-Português (DDGP) em desenvolvimento. Em síntese, a proposta reúne três categorias de produção de dados, propondo, em concomitância com o ensino: a) ampliar as traduções em português abertas paralelas e/ou alinhadas com grego; b) realizar anotações sintáticas em árvore de dependência (treebanking) de textos gregos específicos; c) implementar anotações no corpus do DDGP, com identificação de elementos dentro dos verbetes e com conexão a fontes de dados externos.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Anisio Mendes Lacerda

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • sistemas de recomendação escaláveis baseados em modelos de fatores latentes dinâmicos
  • A quantidade de informação publicada e compartilhada na Web vem crescendo rapidamente, e o usuário de sistemas Web não quer acesso à qualquer tipo de informação, mas à informação útil e relevante. Nesse contexto aparecem sistemas de recomendação, que fornecem sugestões de itens baseadas nos interesses do usuário. Para mensurar o sucesso desses sistemas tanto para os usuários quanto para os serviços Web que os disponibilizam, citamos que a empresa americana de comércio eletrônico Amazon anunciou que 35% das compras feitas em seu sítio eletrônico foram originadas de itens sugeridos pelo seu sistema de recomendação. O estado da arte em sistemas de recomendação são os algoritmos baseados em modelos de fatores latentes. A ideia destes modelos é projetar os usuários e os itens em um espaço de dimensões reduzidas (tais dimensões são chamadas de fatores latentes ou tópicos), e então agrupar usuários e itens similares. Porém, os modelos de tópicos tem duas limitações. Primeiro, eles ignoram a dependência temporal dos fatores latentes dos usuários e itens (i.e., que as preferências dos usuários e o catálogo de itens varia com o tempo). Segundo, em sistemas reais com grandes volumes de dados, a escalabilidade desses métodos é comprometida. Visando resolver estes problemas, esse projeto está organizado em duas frentes de trabalho. A primeira focará no estudo de algoritmos de extração de tópicos em bases de dados dinâmicas. Entre as principais decisões a serem tomadas estão (i) o levantamento de características relevantes, (ii) modelagem gráfica do relacionamento entre essas características e (iii) o projeto de algoritmos de inferência escaláveis. O modelo gráfico deverá ser capaz de expressar relações de dependência entre as características relevantes e como tais relações evoluem no tempo. A segunda frente focará em propostas de uso dos fatores latentes encontrados para expressar as preferências dos usuários e as descrições dos itens em um mesmo espaço de representação. Os algoritmos serão testados em bases de dados contendo milhões de usuários e milhares de itens, e comparados com algoritmos estado da arte. Ao fim dos 36 meses pretende-se obter os seguintes resultados: (i) realizar uma revisão do estado da arte dos algoritmos baseados em fatores latentes para sistemas de recomendação; (ii) projetar, implementar e validar um novo algoritmo de extração de fatores latentes de usuários e itens em catálogos dinâmicos; (iii) projetar, implementar e validar um algoritmo de recomendação baseado em fatores latentes dinâmicos; (iv) publicar pelo menos um artigo em conferência internacional, dois artigos em conferências nacionais e um artigo em periódico internacional; (v) contribuir para formação de um aluno de doutorado, um aluno de mestrado e dois alunos de iniciação científica. Solicitamos recursos para a aquisição de um servidor, uma impressora e periféricos. Além disso, solicitamos recursos para uma viagem internacional e uma viagem nacional, onde esperamos apresentar os resultados obtidos neste projeto em conferências ou realizar visita técnica aos colaboradores no exterior.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021