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André Luís Laforga Vanzela
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
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Currículo
Título do Projeto:
diversidade e papel da fração repetitiva satélite nos genomas de coffea
Resumo:
Os genomas das plantas acumularam uma diferença de cerca de 2.000 vezes no valor C de DNA ao longo do processo evolutivo. Alterações cromossômicas numéricas (poliplodia, aneuploidia e disploidia) e estruturais (deleções, amplificações, crossing-over desigual e recombinação não homóloga e ilegítima), podem atuar sobre as mais diferentes classes e famílias de DNA repetitivo e, desse modo, influenciar na diversidade e evolução dos genomas de espécies próximas. A aplicação conjunta da citogenética molecular com as novas tecnologias de sequenciamento e de bioinformática, melhoraram alcance e a compreensão sobre a biologia cromossômica e genômica, e as relações dos diferentes tipos de rearranjos no processo de diferenciação cariotípica. Atualmente, é possível avaliar de modo comparativo e preciso diferentes sequências e genomas, assim como localizar de maneira simultânea sequências de diferentes origens, considerando as particularidades de cada espécie. Além dos aspectos biológicos e evolutivos acerca do DNA repetitivo, seja na diversidade ou na organização genômica, essa fração é útil também para a utilização em ciência aplicada. Sabe-se que as sequências de DNA repetitivo ocorrem agrupadas (blocos) ou dispersas nos cromossomos e, a depender da natureza, elas podem corresponder à fração de DNA codificante (DNAr e elementos de transposição, por exemplo), assim como não codificante (microsatélites, minisatélites e DNA satélites). Se considerarmos que cada espécie possui uma história genômica própria, uma avaliação baseada no tamanho dos repeats, modo de manutenção e dispersão, papel genômico e localização física, permite perceber o conjunto de DNA repetitivo predominante em um genoma (sequências espécie-específicas), até outras que são compartilhadas entre espécies filogeneticamente próximas. Esse conjunto de similaridades e desigualdades é útil para entender não apenas como os genomas se diferenciam e como os cromossomos se reorganizam em um contexto evolutivo, mas também para alcançar estratégias de aplicação desse conhecimento. A idéia desse projeto é realizar uma triagem ampla de sequências curtas de 30 a 300 pares de bases, compreendendo a fração de miniSats e DNAsats em 20 espécies do gênero Coffea. A proposta é utilizar as sequências eleitas para verificar os tamanhos e as origens dos diferentes repeats, e compreender sobre os papeis físicos e funcionais (via ncRNAs) das famílias repetitivas a que pertencem. Isso permitirá estabelecer relações com outras sequências e regiões dos genomas, avaliar a diversidade, a distribuição cromossômica e os possíveis papéis físicos e funcionais sobre o controle da arquitetura da cromatina e da expressão gênica em Coffea. Ampliar os estudos de caracterização e localização física de repeats satélites em direção aos seus papéis funcionais, traz uma perfil aplicável e inovador para a citogenética vegetal, colocando-a mais próxima da cadeia produtiva. Especialmente nesse projeto, essa estratégia utilizará espécies distribuídas ao longo da filogenia, com foco nas duas espécies (Coffea arabica e C. canephora) de maior interesse para a agricultura nacional.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
André Luís Ribeiro Ribeiro
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Odontologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação dos efeitos da hipóxia na proliferação e invasão tumoral em uma linhagem celular de carcinoma de células escamosas oral
Resumo:
O carcinoma de células escamosas oral (OSCC) é o tipo de câncer mais comum da região de cabeça e pescoço e representa cerca de 90% dos casos dos cânceres desta região. Estima-se que cerca de 410.000 novos casos sujam no mundo e algo em torno de 127.000 indivíduos morram por causa desta doença anualmente. Apesar da elevada prevalência, o prognóstico do OSCC ainda é ruim e se manteve quase que inalterada nas últimas décadas. Estudos sugerem que a superexpressão de HIF-1 está associado com o maior tamanho do tumor, estadiamento tumoral mais avançado, metástase linfonodal e reduzida sobrevida global, podendo ser considerado um marcador prognóstico independente em pacientes com OSCC. No entanto, evidências definitivas dessa associação ainda não foram obtidas e a relação de causa/efeito da hipóxia no comportamento tumoral ainda é pouco conhecida. HIF-1 é um fator de transcrição que em condições de normóxia é rapidamente degradado no proteosoma, mas durante hipóxia, a hidroxilação e a ubiquitinação são bloqueadas e o HIF-1 se acumula nas células, transloca para o núcleo e inicia a transcrição. Vários genes-alvos são ativados por este e estão relacionados a proliferação celular; degradação da matriz extracelular; metástase; ativação de metaloproteinases da matriz; mobilidade, adesão e invasão celular. Esta via de sinalização e transcrição induzida por hipóxia é pouco conhecida e vários mecanismos do processo ainda carecem de melhor explicação. A vantagem de estudar a hipóxia com um fator importante na biologia tumoral é que já existem formas conhecidas de combater a hipóxia tecidual que envolveria a oferta de oxigênio extra ao organismo. Contudo, esta possibilidade é bastante discutida e pouco aceita entre profissionais que tratam pacientes com cancêr devido a um receio de promover um rápido crescimento de células malignas. Neste contexto, este estudo visa investigar o papel da hipóxia no comportamento biológico da linhagem celular CAL-27, uma linhagem de células oriundas do OSCC com foco no HIF-1, a principal proteína reguladora induzida por hipóxia. Para isso, as células serão submetidas em condições de normóxia, hipóxia, além de silenciamento em condições de hipóxia, quanto em superexpressão em condições de nórmoxia e analisadas as expressões gênicas e protéicas, além da realização de ensaios de proliferação e invasão celular.
Instituição/UF/País:
Centro Universitário do Estado do Pará - PA - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
André Luis Rocha de Souza
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
propriedade intelectual e transferências de tecnologias no âmbito dos institutos federais (ifs) da região nordeste: um estudo sobre os procedimentos de avaliação e valoração de patentes adotados pelos núcleos de inovação tecnológica (nits) nos processos d
Resumo:
A propriedade intelectual constitui-se no direito concedido a um determinado inventor de patentes, tecnologias, modelos de utilidades, dentre outros inventos, com o objetivo de proteger a sua criação de eventuais explorações indevidas. A partir da proteção, os inventores podem explorar a patente de forma exclusiva, licenciar ou realizar contratos de cessão, por um determinado período, com o objetivo de obter retornos associados ao seu invento. Com o marco legal da ciência, tecnologia e inovação, criado através da Lei nº 13.243/2016 no Brasil, que foi recentemente regulamento pelo Decreto Nº 9.283/2018, houveram contribuições importantes no sentido de promover e estimular a transferência de tecnologia. Isso porque esse processo contribui para formalizar parcerias com o setor produtivo para fins de desenvolvimento econômico, tendo no momento da negociação a necessidade de valoração de tecnologia com vistas a avaliar a viabilidade econômico-financeira e apoiar na definição dos royalties. Para que o processo de transferência de tecnologia possa ocorrer se faz necessário a existência de agentes interessados na exploração do invento e pressupõe que a entidade responsável pelo invento e/ou o inventor tenha realizado etapas importantes, a saber: processo de avaliação, valoração e aspectos mercadológicos. No que se refere à avaliação, consiste na análise do potencial de comercialização da patente. Em relação a valorização do ativo, esta consiste na etapa que analisa aspectos de mercado, em particular, potencialidades relacionadas a inserção da patente no mercado. Já a valoração de patentes, envolve desafios que estão atrelados a mensuração de valor monetário que deve levar em consideração as características do ativo intangível, em um processo de negociação, seja ela em um contrato de cessão e/ou licença. Existem várias metodologias que podem ser utilizadas para a valoração de patentes. Contudo, a valoração, assim como a definição de royalties a serem pagos pelas empresas, que decidem por explorar determinadas patentes, constituem-se em um dos maiores entraves na transferência de tecnologia no âmbito dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs). Um dos problemas na valoração está no desconhecimento dos métodos a serem aplicados, procedimentos e a falta de dados para valorar. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é analisar os processos de Transferência de Tecnologia, no que se refere a avaliação e valoração de patentes pelos NITs dos Institutos Federais (IFs) localizados na Região Nordeste do Brasil visando auxiliar na exploração comercial desses ativos. A partir dos resultados da presente pesquisa, espera-se que: (i) desenvolver procedimentos e metodologias que apoiem o processo de valoração de patentes nos IFs, contribuindo para o fortalecimento das atividades de transferência de tecnologias; (ii) desenvolver uma metodologia para valoração de patente adaptada a realizada dos NITs/IFs para apoiar os processos de transferência das invenções; (iii) induzir a transferência de tecnologias para exploração comercial, pelos IFs, o que pode gerar benefícios econômicos e financeiros, bem como, promover o desenvolvimento local e regional.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
André Luis Souza dos Santos
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Microbiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
decifrando os mecanismos de virulência e resistência dos biofilmes formados pelos fungos emergentes e multirresistentes pertencentes aos gêneros scedosporium/lomentospora
Resumo:
A inegável relevância das infecções fúngicas aumentou consideravelmente nas últimas quatro décadas, tornando-se um sério problema de saúde pública. Neste cenário, várias espécies de fungos emergiram como patógenos humanos capazes de causar doenças em indivíduos imunocompetentes e imunocompetentes. Neste contexto, espécies pertencentes aos gêneros Scedosporium e Lomentospora estão despertando a atenção global devido à: distribuição ubíqua, principalmente em ambientes impactados pelo homem; multirresistência a antifúngicos e (iii) capacidade de causar doenças graves e debilitantes, que culminam em cuidados médicos laboriosos, substancial custo de tratamento e altas taxas de morbidade e mortalidade. Essas razões têm estimulado a comunidade científica internacional a trabalhar de forma árdua numa tentativa de contornar essas situações indesejáveis. Assim, os pesquisadores tentam decifrar os principais eventos fisiopatológicos por trás da capacidade bem-sucedida dessas espécies de escapar das respostas do hospedeiro e de resistir às opções de tratamento disponíveis. Os principais quadros clínicos causados por estas espécies são o micetoma micótico e a bola fúngica pulmonar, que se caracterizam por fungos aderidos ao tecido do hospedeiro, envolvidos por uma matriz polissacarídica, caracterizando-os como um biofilme. Nosso grupo descreveu pela primeira vez que essas espécies são capazes de formar biofilmes in vitro em substrato abiótico (poliestireno) e sobre monocamadas de células epiteliais pulmorares (linhagem A548). Os biofilmes formados por estes fungos apresentam elevada resistência a antifúngicos poliênicos, azóis e equinocandinas. Tais resultados nos motivaram a desvendar os mecanismos de formação de biofilme, a composição das matrizes extracelulares, bem como os mecanismos de resistência associados ao biofilme destes emergentes, oportunistas e multirresistentes patógenos fúngicos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
André Luís Viegas
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
35ª mostratec
Resumo:
A Mostra de Ciência e Tecnologia - MOSTRATEC - é a maior feira para jovens cientistas da América Latina, que acontece em Novo Hamburgo, RS, e que completará em 2020 a sua 35ª edição. Seu objetivo é difundir e qualificar a pesquisa de jovens cientistas de todos os estados brasileiros e de países oriundos de todos os continentes. Ou seja, a Mostra é a exposição de um conjunto integrado e contínuo de ações de fomento à investigação e ao uso do método científico como ferramenta pedagógica, estabelecendo uma relação direta com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A MOSTRATEC integra uma rede de 218 feiras de ciências afiliadas, sendo 39 delas em outros países. Em 2018, a partir de 16.653 projetos de diferentes feiras da Educação Básica e Profissional, foram selecionados os participantes que estiveram na MOSTRATEC contemplando 729 projetos participantes, de todos os Estados do Brasil e de outros 19 países. Nesse contexto, 8.234 escolas foram envolvidas, estimando um total de mais de 50 mil estudantes e mais de 15 mil professores, que atuaram no desenvolvimento de pesquisa como forma de qualificação, aprendizagem e exercício de cidadania. Os trinta e quatro anos da MOSTRATEC têm sido marcados pelo compromisso com a disseminação de boas práticas em educação, com o empreendedorismo e com o protagonismo dos jovens e dos educadores, em prol de uma educação para o desenvolvimento social e tecnológico, para a paz, para a ética, para a cidadania e para o desenvolvimento sustentável. A MOSTRATEC é considerada a feira com maior abertura à visitação do público em sua modalidade, com a presença de aproximadamente 40.000 visitantes em suas edições mais recentes, ocupando 15.000 m2 de estrutura montada, capaz de comportar, além dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos jovens cientistas, os eventos paralelos e integrados, tais como: i) formação continuada de professores no Seminário Internacional de Educação Tecnológica - SIET; ii) Festival Maker de Robótica Educacional que apresenta práticas tecnológicas e educativas sobre esse tema; iii) Jogos MOSTRATEC que desenvolvem valores educacionais a partir da prática esportiva; iv) Atividades Culturais que propiciam intercâmbios entre jovens pesquisadores e professores participantes. Dessa forma, em 2020, quando ocorrerá a 35ª MOSTRATEC, haverá a necessidade de custeio para toda essa infraestrutura, compatível com a qualidade técnica e a relevância do evento. A Fundação Liberato, por sua vez, organizadora da MOSTRATEC, dispõe de mais de 150 funcionários e de mais de 200 estudantes voluntários que se comprometem em garantir a idoneidade, a transparência nos processos de seleção, a avaliação, bem como o zelo pelas regras de segurança e de ética das pesquisas participantes. Além disso, conta com mais de 600 avaliadores, profissionais oriundos de universidades e de instituições parceiras as quais também oferecem prêmios de incentivo à carreira científica e acadêmica, como bolsas de estudos e financiamentos para participação em outras feiras científicas. A Comissão Executiva e a Comissão Central da MOSTRATEC, que fazem parte do quadro funcional da Fundação Liberato, trabalham de forma contínua e sistemática na organização de toda a Feira, promovendo palestras, cursos e transferência de conhecimentos em pesquisa; bem como, garantindo o processo adequado de aplicação dos recursos financeiros disponíveis. Enfim, a Fundação Liberato, ao realizar a MOSTRATEC, contribui significativamente para a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico do País, através da valorização dos estudantes e dos professores que desenvolvem a pesquisa no Brasil, promovendo, assim, as transformações sociais necessárias.
Instituição/UF/País:
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha - RS - Brasil
Vigência:
07/01/2020-28/02/2022
André Luiz Agnes Stein
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
utilização do glicerol em transformações orgânicas: síntese e avaliação biológica de compostos orgânicos contendo calcogênio em sua estrutura
Resumo:
O glicerol é o principal coproduto da produção do biodiesel. A região centro-oeste do Brasil é responsável por aproximadamente 45% da produção desse biodiesel, onde toneladas de glicerol são produzidas anualmente. Embora o glicerol já tenha diversas aplicações na indústria, muitos esforços têm sido realizados para aumentar sua utilização e, dessa maneira, diminuir o custo da produção de biodiesel. O interesse em metodologias de síntese ambientalmente adequadas vem crescendo na comunidade acadêmica, especialmente nos últimos 20 anos. Do ponto de vista sintético e industrial, um dos fatores que causam grande impacto ambiental é a utilização de solventes tóxicos e catalisadores caros. Nesse sentido, o glicerol vem emergindo como um solvente verde por ser não-tóxico, não-inflamável, não-volátil e, ainda, ser reciclável. Além disso, o glicerol apresenta-se como material de partida para sínteses de diversas moléculas orgânicas. As metodologias sintéticas para a obtenção de compostos orgânicos derivados de organocalcogênios tornam-se bastante interessantes, uma vez que essas substâncias têm demonstrado um grande potencial sintético e farmacológico, encontrando aplicação, ainda, para o setor agrícola. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver novas rotas sintéticas, utilizando glicerol como solvente ou como bloco de construção, para desenvolver moléculas derivadas de organocalcogênio visando a busca por estruturas com potencial biológico. Assim, 3-calcogeno-indóis e 3-calcogeno-furanos poderão ser obtidos via ciclização eletrofílica reagindo espécies eletrofílicas de calcogênio, utilizando glicerol como solvente. Almeja-se também converter o glicerol em O-tosil-solketal, um interessante intermediário que poderá reagir com espécies nucleofílicas de selênio para levar à formação dos selenoéteres. Nessa metodologia, esperamos obter a espécie nucleofílica de selênio in situ utilizando selênio elementar, um haleto de arila e um catalizador de cobre. Tal metodologia é atrativa pois evita-se a necessidade da prévia preparação de disselenetos de diorganoíla, gerando uma economia de átomos. Por fim, desejamos preparar também selenoésteres através da reação de anidridos com nucleófilos de selênio gerados in situ empregando glicerol como solvente.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Andre Luiz Barbosa Bafica
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Imunologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de uma vacina contra covid-19 baseada em bcg recombinante expressando determinantes antigênicos das proteínas s e n de sars-cov-2
Resumo:
A sequência genética do SARS-CoV-2, o agente causador da maior pandemia deste século, foi publicada em janeiro de 2020, desencadeando intensa atividade global de P&D para desenvolver uma vacina contra a doença. O primeiro candidato a vacina contra a COVID-19 entrou em testes clínicos em humanos com rapidez sem precedentes em março de 2020 e, até o momento, há algumas dezenas de estratégias vacinas em desenvolvimento. Interessantemente, estudos de correlação recente sugerem que a imunização com BCG confere proteção à infecção por SARS-CoV-2. Como a BCG é capaz induzir respostas celular e humoral in vivo, nossa rede propõe o desenvolvimento de uma estratégia vacinal com base em BCG recombinante expressando as proteínas Spike (S) e Nucleocapsideo (N) de SARS-CoV-2. Em trabalho preliminar, nossa rede já identificou regiões estruturais destes dois alvos e visa manipular o sistema imune a partir de uma vacina viva atenuada com base em BCG recombinante (rBCG) geradora de memória prolongada e anticorpos neutralizantes. Portanto, a presente proposta será desenvolvida por uma rede de cientistas de instituições brasileiras e internacionais e apresenta 3 objetivos: Gerar recombinantes da cepa vacinal BCG Moreau RDJ expressando na superfície micobacteriana domínios das proteínas S e N do SARS-Cov-2 (rBCG-Cov2); Caracterizar a dinâmica das resposta imunes inata e de linfócitos B bem como a indução de anticorpos de alta afinidade contra proteínas S e N do SARS-Cov-2 em camundongos imunizados com rBCG-Cov2; Gerar anticorpos monoclonais e testar os títulos de neutralização dos anticorpos gerados contra SARS-Cov-2 em ensaios in vitro de inibição da replicação viral. O desenvolvimento deste projeto nos permitirá avançar i. na implementação de uma plataforma vacinal de BCG recombinante contra coronavírus patogênicos humanos e outras infecções respiratórias; ii. treinar bolsistas de desenvolvimento tecnológico na geração de ferramentas de manipulação do sistema imune e iii. implementar um laboratório de segurança nível 3 em Santa Catarina, o primeiro para esta finalidade no estado.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
16/07/2020-15/08/2022
André Luiz Barbosa Nunes da Cunha
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Transportes
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Currículo
Título do Projeto:
método baseado em imagem para detecção de eixos e classificação de caminhões
Resumo:
O transporte é crítico em nossa vida diária. Congestionamentos, filas e veículos pesados resultam em grandes danos e problemas para a sociedade. Caminhões e outros veículos sobrecarregados aceleram a deterioração da infraestrutura de transporte e reduzem a velocidade operacional do tráfego. As classificações dos veículos pesados são vitais para quase todos os tipos de aplicações de gerenciamento em engenharia de transporte, como projeto de pavimentação, semaforização, operação de tráfego e muitas outras aplicações de segurança. As principais informações sobre a caracterização da frota são a contagem veicular e o peso dos veículos. Esses dados são extremamente caros de se obter, especialmente o peso que depende da infraestrutura da estação de pesagem ou dos sensores de peso em movimento. No entanto, a classificação do tipo caminhão é um indicador suficiente para muitos projetos de engenharia de transporte, já que é possível inferir, pelo limite legal, a relação peso/eixo de cada categoria de caminhão que está viajando na determinada seção da via. A classificação veicular é um problema difícil de resolver. Categorizar veículos de forma abrangente é uma tarefa árdua, dada a variedade de veículos e similaridades entre eles ao mesmo tempo. Diferentes formas e tamanhos dentro de uma única categoria de veículo contribuem para esse dilema. Para isso, a abordagem proposta visa: (1) coletar imagens de tráfego de caminhões em rodovias e postos de pesagem, (2) desenvolver um método robusto e eficiente para detectar e segmentar caminhões a partir de imagens, (3) criar um banco de imagens de caminhões baseado no eixo configuração, (4) criar um sistema automático de classificação de caminhões usando deep learning, (5) aplicar o modelo calibrado em vídeos móveis em tempo real. Os critérios de sucesso desta pesquisa serão medidos pela realização de cada uma das etapas propostas, cada uma resultando em publicações em anais de conferências ou periódicos de relevância, nos tópicos de visão computacional, reconhecimento de padrões, deep learning ou "Intelligent Transportation System" (ITS). Também é esperado ter a conclusão bem-sucedida de uma dissertação de mestrado e duas iniciações científicas, bem como fornecer o banco de dados de imagens rotuladas de configurações de eixos e caminhões para a comunidade de visão computacional.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
André Luiz dos Santos Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
relações de gênero na escola: um estudo sobre as regiões de alto índice de violência contra as mulheres no município de novo hamburgo
Resumo:
Considerada um problema de saúde pública, a violência impacta negativamente na saúde física e mental de mulheres submetidas a maus tratos. Ainda que leis, programas e instituições tenham sido criados como medidas de proteção às mulheres, dados censitários apontam um crescimento constante no número de casos de violência e assassinato desde a promulgação da lei "Maria da Penha" (BRASIL, 2013). Atribuída às desigualdades de gênero, a violência contra as mulheres enquanto um problema social tem se intensificado em algumas comunidades, como é apontado nos "mapas da violência" (BRASIL, 2013). Considerando que características das comunidades atravessam as relações e as dinâmicas das escolas, este projeto parte de dados de incidência de violência e morte de mulheres do município de Novo Hamburgo, um dos mais violentos do Vale dos Sinos RS, para analisar os modos como as relações de gênero se estabelecem na dinâmica de escolas situadas em regiões com histórico de altos índices de agressão e homicídio. Como objetivos específicos, propõe-se: Compreender os significados atribuídos pela comunidade escolar acerca da violência praticada contra as mulheres naquela região; analisar as Relações de Gênero no cotidiano da escola; identificar e analisar práticas pedagógicas que tematizem as relações de gênero e diversidade sexual na escola; promover ações formativas e informativas acerca das relações e da violência de gênero junto à comunidade escolar, com ênfase na formação continuada de professores. Promover ações conjuntas com o Programa de Extensão Educação e Cultura dos Direitos Humanos, e com o Projeto Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher, vinculados à Instituição de execução do projeto. Acerca do tema e dos objetivos aqui propostos, cabe ressaltar que há uma vasta produção acadêmica publicada no Brasil e no Exterior sobre as relações de gênero na escola, sendo possível ainda encontrar textos que tematizam especificamente as relações de gênero nas escolas do município de Novo Hamburgo [A saber: QUARESMA DA SILVA, D. R. ; BARBOSA, M. L. L. ; MARTINS, R. L. ; MULLER, M. B. C. 2016. QUARESMA DA SILVA, D. R. 2016. QUARESMA DA SILVA, D. R. ; B. Bruna; 2015. B. Bruna ; QUARESMA DA SILVA, D. R. 2014. QUARESMA DA SILVA, D. R., 2013. QUARESMA DA SILVA, D. R., 2012.] Entretanto, não foi possível encontrar, em uma busca nas bases de dados, textos que investigassem relações de gênero em escolas situadas em comunidades com altos índices de violência contra as mulheres, o que ressalta a necessidade de investigações que buscam compreender as relações que permitem a violência contra as mulheres como uma prática. Metodologicamente este estudo de caráter qualitativo está organizado em 4 fases: 1) Identificação das escolas a serem investigadas a partir da produção do mapa da violência do município de Novo Hamburgo. Para esta etapa serão coletados os endereços das ocorrências de violência contra as mulheres, as quais estão registradas na Delegacia para as mulheres do Município de Novo Hamburgo. Serão coletados os endereços das ocorrências no período de 1 de julho de 2017 a 31 de junho de 2018. Os dados serão registrados no editor de planilhas Microsoft Office Excel e logo depois os endereços serão "pontuados" na Programa Google Earth. Os Mapas de Calor serão produzidos pelo Software ArcGIS que utiliza como base os dados provenientes das planilhas Excel e do programa Google. Mapas de calor são interessantes ferramentas de visualização de dados de densidade de pontos, sendo utilizados para identificar facilmente aglomerados e encontrar onde existe uma elevada concentração de uma determinada atividade. Deste modo permite identificar as zonas de maior hostilidade contra as mulheres, indicando quantitativamente tanto as ocorrências naquela região quanto a prevalência de tipos de crime. 2) Estudo sobre as relações de Gênero na dinâmica das escolas envolvidas, o qual está dividido em dois eixos básicos: a) Análise da dinâmica social a partir das categorias Gênero, Violência e Protagonismo Feminino, cujos dados serão coletados por meio de observações de campo e entrevistas; b) Análise das ações pedagógicas e concepções dos professores acerca das categorias Protagonismo Feminino, Violência e Gênero, cujos dados serão coletados por meio de "Grupo Focal" (BISOL, 2012) com os professores e equipe diretiva; análise dos documentos pedagógicos da escola. 3) A análise de dados procederá por meio da categorização dos dados de acordo com os referenciais provenientes da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). As categorias centrais deste estudo são Gênero e Violência, podendo emergir outras ao longo do processo da pesquisa. 4) Construção e execução de oficinas formativas junto às escolas parceiras. Acerca dos avanços decorrentes da pesquisa, assim com as formas de transferência dos resultados e estratégias de geração de impacto, traduzidos como resultados esperados, esta proposta de investigação prevê objetivos específicos, assim como uma de suas fases de investigação destinadas a sua consecução [Promover ações formativas e informativas acerca das relações e da violência de gênero junto à comunidade escolar, com ênfase na formação continuada de professores; promover ações conjuntas com o Programa de Extensão Educação e Cultura dos Direitos Humanos, com ênfase nos projetos Educação em Direitos Humanos: por uma cultura de paz e tolerância; Programa de Difusão e de Proteção dos Direitos Humanos e ao Projeto Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher]. Por meio do acesso à dinâmica social da comunidade a ser investigada, assim como, da análise das ações pedagógicas promovidas pela escola, pretende-se construir propostas centradas nos problemas específicos da comunidade escolar. Por meio dessas estratégias específicas, que podem ser: investimento no protagonismo de meninas, propostas educacionais específicas para os meninos e/ou oficinas formativas para os professores, pretende-se gerar como efeito a conscientização da violência.
Instituição/UF/País:
Universidade Feevale - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Andre Luiz Felix Rodacki
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Educação Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
uso de alta tecnologia para detecção de idosos em risco de queda
Resumo:
O objetivo deste projeto é desenvolver e aplicar um sensor baseado em acelerometria para detecção de idosos em risco de queda. O projeto será desenvolvido em três etapas: Etapa 1: estudo de caráter metodológico onde será desenvolvido e testado um algoritmo para identificação e diferenciação de movimentos do membro inferior, através do sinal de aceleração triaxial de um sensor fixado na região do tornozelo. Dez idosos, com idade entre 65 e 80 anos, realizarão de 3 a 5 sessões de testes controlados no Laboratório, como marcha em velocidade natural e controlada; subida e descida de escada; subida e descida de rampa; transposição de obstáculos e tropeço. A cinemetria será considerado como padrão ouro para termos de comparação com o sinal de acelerometria; Etapa 2: estudo de caráter transversal, onde pretende-se avaliar a capacidade do sensor e do algoritmo desenvolvido, em identificar e diferenciar os movimentos do membro inferior durante atividades do dia-a-dia. Vinte idosos, com idade entre 65 e 80 anos, realizarão o mesmo protocolo experimental descrito na etapa 1, para ajustar o sensor e o algoritmo e permanecerão em suas atividades de vida habituais por 24 horas, usando o sensor. Também será avaliado o torque articular do joelho, tornozelo e quadril, através do teste de Dinamometria Isocinética (Biodex) e avaliação do equilíbrio dinâmico. Os resultados da avaliação de torque, teste de equilíbrio dinâmico serão correlacionados com os eventos detectados no sinal de aceleração e com o resultados do teste do tropeço (queda ou não queda). Pretende-se identificar, no sinal de aceleração, um perfil de atividade que indique que se o idoso experimentar um tropeço de maior intensidade (como o do teste de tropeço) ele possivelmente não será capaz de recuperar o equilíbrio e cairá (idoso em risco de queda); Etapa 3: Nesta etapa será avaliada a aplicabilidade e reprodutibilidade do sensor e do algoritmo em uma população maior de idosos. Serão recrutados 100 idosos saudáveis (idade entre 65 e 80 anos). Os idosos serão equipados com os sensores (tornozeleiras) e serão orientados a realizarem suas atividades habituais de vida diárias durante uma semana. Medidas de equilíbrio dinâmico e das variáveis espaço temporais da marcha (Protoknetic) serão coletadas para posterior correlação com o sinal de aceleração. O algoritmo desenvolvido será aplicado no sinal de aceleração coletado visando avaliar se é possível identificar quais idosos estão em risco de queda. Futuramente, o sistema desenvolvido com o projeto poderá ser implantado no sistema público e privado de saúde como ferramenta diagnóstica de risco de quedas em idosos, ajudando no controle dos eventos e na intensificação dos mecanismos de prevenção.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/05/2021
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