Projetos de Pesquisa

 

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Silvia Gonzalez Monteiro

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • nanovacina nasal contra trypanosoma evansi
  • Este projeto objetiva testar uma nanovacina nasal em Rattus norvegicus infectados com Trypanosoma evansi. As nanopartículas além de serem utilizadas em técnicas para o diagnóstico e tratamento de doenças, podem ser usadas como vacinas para a entrega de antígenos às células do sistema imunológico, aumentando assim a resposta imune aos patógenos, pois devido ao seu reduzido tamanho, aumentam a interação do antígeno com as células e os fluidos biológicos do hospedeiro e incrementam o período de entrega e liberação desses antígenos. Essas nanopartículas podem ser aplicadas por diferentes vias como a subcutânea e a intramuscular, porém, a forma nasal, além de ser de fácil manuseio, é interessante pois mimetiza a infecção já que a maioria dos patógenos que invadem o organismo de pessoas e animais utiliza a via mucosa e o Trypanosoma pode infectar os hospedeiros dessa maneira. Serão desenvolvidas nanopartículas de PGLA (Ácido lático-co-ácido glicólico) que é um polímero biocompatível e biodegradável carregadas com antígenos do T. evansi obtidos da forma tripomastigota. Um segundo componente, um adjuvante imunodulador chamado de CpG ODN considerado um potente estimulador de TH1 mediador da resposta imune das células T CD8+, será adicionado a vacina para a produção de uma resposta imune protetiva. Após a administração intranasal, acompanharemos por esfregaço sanguíneo diário a parasitemia e no final do experimento os animais serão eutanasiados para coleta de material a fim de verificar se a administração desses antígenos nas vias aéreas foi capaz de induzir resposta humoral com e sem o uso de adjuvantes imunomoduladores. Dessa forma iremos verificar se o uso da vacina nasal com antígeno de T. evansi protege o animal da infecção, se estimula a imunidade dos animais e se há a necessidade do adjuvante para a melhora da resposta imune. Além disso, serão realizados o acompanhamento da parasitemia diária, do período pré-patente, dos parâmetros bioquímicos e hematológicos, da resposta humoral e será realizado o PCR para verificar se houve ou não a eliminação do parasito nos roedores. Este projeto será importante para a continuidade de nossas pesquisas que vem sendo desenvolvidas desde 2005 com esse parasito.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Silvia Helena Paixao Alencar

Ciências Exatas e da Terra

Astronomia
  • formação de estrelas e planetas
  • Neste projeto serão estudados sistemas de estrela e disco jovens, com o intuito de descrever a formação estelar e planetária, assim como a dinâmica da interação disco-estrela, mediada pelo campo magnético estelar. Este projeto de pesquisa é composto de dois sub-projetos: o estudo de campos magnéticos e a análise de aglomerados jovens. No primeiro sub-projeto, utilizaremos os espectro-polarímetros ESPaDOnS e SPIRou para investigar a topologia do campo magnético em larga escala de um conjunto de 120 estrelas jovens em diversos estágios evolutivos, desde protoestrelas embebidas atá as fases finais de sua formação. Aproveitaremos os dados espectro-polarimétricos para buscar planetas gigantes próximos a suas estrelas, os chamados de Júpiteres quentes, com o intuito de entender os processos de formação e migração planetária. Tentaremos também medir o campo magnético de discos de acreção, que exercem papel fundamental na perda de momento angular do sistema e na evolução planetária. O segundo sub-projeto concentra-se na análise de aglomerados jovens, utilizando dados fotométricos de grande precisão e contínuos por meses, obtidos com os satélites Kepler-K2 e TESS. Esses conjuntos de dados são complementados com observações espectroscópicas e permitem estudar os vários fenômenos físicos que atuam em sistemas de estrela e disco em formação. A variabilidade fotométrica e espectroscópica destes sistemas está relacionada com manchas quentes e frias na superfície da estrela, acreção variável, a distribuição de material circunstelar, a dinâmica da interação disco-estrela e a presença de planetas em órbita. Iremos caracterizar estrelas jovens de massas baixa e intermediária e de várias idades, o que permitirá estudar a dependência dos diversos fenômenos físicos em função da massa da estrela, assim como a variação dos processos de acreção e perda de massa à medida que a estrela evolui.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Silvia Inês Dallavalle de Pádua

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • promoção do gerenciamento de processos de negócio (bpm) em organizações de saúde: uma proposta de modelo considerando capacidade dinâmica
  • A Visão Baseada em Recursos - VBR aborda as capacidades dinâmicas, que são capacidades pertencentes à organização que lhe possibilitam ajustar suas competências para lidar com as demandas ambientais. O sucesso das iniciativas de promoção de gerenciamento de processos de negócio ou Business Process Management - BPM é dependente das Capacidades Dinâmicas, fato ainda pouco abordado em estudos acadêmicos. As organizações ligadas a saúde, como as unidades de Pesquisa Clínica, tem buscado soluções de maneira individual uma vez que ambiente é muito dinâmico e complexo e requer uma equipe multidisciplinar: médico investigador, coordenadores do estudo clinico, participantes da pesquisa (pacientes), enfermeiras e farmacêuticos. As barreiras para conduzir protocolos de pesquisa clínica são universais: complexidade do protocolo, aumento da carga de recursos para coletar e gerenciar esses dados entre outras. O objetivo deste estudo é construir um modelo para a promoção do Gerenciamento de Processos de Negócio em Unidade de Pesquisa Clínica com foco na facilidade de adaptação dinâmica aos desafios operacionais e demandas erráticas. A pesquisa é teórico-empírica e qualitativa com a estratégia de pesquisa-ação. A pesquisa será realizada em quatro fases: (1) Fundamentação teórica; (2) Estrutura analítica do projeto (3) Pesquisa-ação; (4) Proposição do modelo. Com a conclusão da pesquisa, há a pretensão de propor um modelo para a promoção de BPM que contemple a capacidade de adaptação, os papéis e responsabilidades, a integração da gestão dos processos com a gestão de projetos, técnicas e fases de acordo com os principais pressupostos teóricos postulados pela literatura especializada. Espera-se como benefícios contribuir com a fronteira do conhecimento sobre a promoção de BPM em Pesquisa Clínica e Visão Baseada em Recursos RVB e Capacidades Dinâmicas.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Silvia Luzia Frateschi Trivelato

Ciências Humanas

Educação
  • elementos da cultura científica nas práticas escolares
  • Nos propormos a investigar e descrever elementos próprios da cultura científica presentes em práticas e atividades escolares. Inserimos nosso projeto na perspectiva da Alfabetização Científica, reconhecendo os três eixos estruturantes estabelecidos por Sasseron e Carvalho (2008), e damos destaque àquele que se relaciona à compreensão da natureza da ciência, focalizando atividades que ofereçam oportunidade aos alunos de compreenderem como a ciência se desenvolve e de se apropriarem da cultura científica. As propostas de ensino por investigação estão alinhadas com a Alfabetização Científica, na medida em que valorizam a natureza investigativa dos processos de produção de conhecimento científico, promovendo a discussão de ideias, a consideração de evidências e a elaboração de argumentos. Um aspecto bastante destacado no processo é o continuum evidência-explicação, que se baseia no desenvolvimento de critérios epistêmicos que determinam o que é válido na investigação. Neste projeto vamos acompanhar situações escolares em que se desenvolvem sequências de ensino por investigação, em salas de aula de escolas públicas e particulares. Nosso objetivo é descrever e analisar como os estudantes se apropriam de elementos da cultura científica, ou seja, como compartilham construtos conceituais, práticas epistêmicas e ferramentas culturais próprias da ciência em situações de interação, ao longo de sequências de ensino por investigação. Vamos acompanhar o desenvolvimento de sequências de ensino em sua íntegra, e tomar registros das situações de interação professor - alunos, alunos – alunos, das ações e anotações do professor, das produções dos aluno, etc. Os dados recolhidos serão sistematizados e organizados para constituir um acervo que servirá não apenas para esta pesquisa, mas também a outras que tenham interesse em estudar situações de sala de aula. No âmbito do presente projeto, um dos objetivos específicos é descrever as interações que ocorrem entre professor e alunos, buscando compreender o papel do professor na construção de significados e no engajamento dos estudantes em processos investigativos. Especialmente voltados para esse objetivo, utilizaremos o sistema analítico construído por Mortimer e Scott (2002 e 2003) e enfoques que a ele se somaram nas metodologia empregada por Ricci (2014) e Rezende (2015). Nos valemos também dos tipos de perguntas propostos por Machado e Sasseron (2012), e nos servimos dessas categorias como potencial indicador das intenções do professor nas etapas investigativas, permitindo relacionar com o engajamento dos estudantes. O segundo objetivo específico do projeto está relacionado à identificação de ferramentas culturais (textos, gestos, inscrições literárias) empregadas no desenvolvimento de conceitos e temas. Nos baseamos em Prain e Tytler (2013) que valorizam a construção de inscrições literárias pelos estudantes, por entender que essa é uma prática que utiliza ferramentas simbólicas e materiais na construção de significados, e por entender que tal prática promove uma aprendizagem epistêmica num determinado campo de conhecimento. Para a análise das diferentes linguagens e ferramentas culturais, teremos como recurso a estratégia metodológica desenvolvida por Rezende (2015), que adotou uma notação própria para viabilizar o registro simultâneo das intervenções orais, dos gestos e das representações visuais que compunham a construção de inscrição literária ao longo de uma aula de biologia. Em mais um objetivo específico, focalizamos a produção de argumentos, tanto do ponto de vista de descrever e analisar as situações e as condições em que tal produção ocorre ou é demandada, assim como nos interessa analisar o próprio argumento produzido. Para isso nos valemos do TAP (Padrão de Argumento de Toulmin) e desdobramentos de análise que esse padrão enseja. Nos interessa também analisar os argumentos como produto de articulações entre evidências e explicações. O último objetivo específico do projeto se refere a um mapeamento das ações da dimensão epistêmica. Para além de um quadro descritivo das situações que serão analisadas, nos interessa avaliar as articulações entre as práticas escolares e as práticas científicas nessa dimensão epistêmica, explorando ainda as particularidade do campo de conhecimento. O trabalho de Kelly (2008) nos dá a base para caracterizar as práticas epistêmicas; já o trabalho de Kelly e Licona (2018) fornece o apoio necessário para que dessas práticas se derivem descritores próprios para cada situação, ou ainda, campo disciplinar e, principalmente, destaca a mudança do sujeito epistêmico (de indivíduo para grupo social relevante). Temos usado esses e outros trabalhos para a constituição de categorias de análise em pesquisas já desenvolvidas, que servem de ponto de partida (SILVA ET AL, 2018, no prelo). O projeto produzirá quatro sínteses analíticas, submetidas na forma de artigos e divulgadas também em congressos da área.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Silvia Márcia Ferreira Meletti

Ciências Humanas

Educação
  • escolarização do aluno com deficiência: uma análise dos indicadores educacionais brasileiros.
  • A pesquisa tem por objetivo analisar o modo como o atendimento educacional para o aluno com deficiência está organizado na educação básica das diferentes regiões geográficas brasileiras em termos de acesso, permanência e da natureza dos serviços educacionais organizados e destinados a esta população. Especificamente busca: identificar e analisar as condições de acesso das pessoas com deficiência à educação cotejando os dados oficiais do poder público sobre incidência demográfica e matrículas na educação básica brasileira; caracterizar e analisar os eventos educacionais sobre as condições de permanência na educação básica das pessoas com deficiência; caracterizar e analisar as condições de acesso e permanência de pessoas com deficiência na educação básica brasileira segundo regiões demográficas e unidades federadas do país. Para tanto, tomamos como unidade de análise a incidência demográfica e os eventos educacionais sobre o acesso e as condições de permanência na educação básica dessa população, tendo como fonte as estatísticas públicas do Censo da Educação Básica de 2007 a 2019, coletadas e divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
  • Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Silvia Maria Meira Magalhães

Ciências da Saúde

Medicina
  • células supressoras derivadas da linhagem mielóide (mdsc’s) como reguladoras do processo inflamatório nos pacientes portadores de síndromes mielodisplásicas
  • As síndromes mielodisplásicas (SMDs) representam um grupo heterogêneo de doenças hematopoéticas que acometem indivíduos com idade superior a 60 anos, têm patogênese complexa que inclui desordem nas vias de sinalização, morte precoce das células progenitoras hematopoéticas (CPH) por apoptose (hematopoese ineficaz) e insuficiência medular. O diagnóstico é baseado nos achados de citopenias isoladas ou combinadas no sangue periférico, na identificação de alterações morfológicas em células hematopoéticas (displasias) e na presença de alterações citogenéticas. Muitos distúrbios envolvendo o sistema imunológico têm sido descritos na SMD por promover o desenvolvimento de inflamação e doença autoimune. Atualmente, uma população de células imunossupressoras de origem mielóide têm sido alvo de estudos em pacientes com câncer. As chamadas MDSC’s (células supressoras derivadas da linhagem mielóide) constituem um grupo de células mielóides progenitoras imaturas (iMC’s) com características heterogêneas na morfologia, em marcadores fenotípicos e na função celular, diferenciando-se em células mononucleares imaturas como as M-MDSC’s e a polimorfonucleares imaturas como PMN-MDSC’s. O papel das MDSC’s na proliferação do tumor, através da promoção da neovascularização e a invasão dessas células tumorais levando à metástase ainda não está totalmente descrito na literatura. A utilização da imunofenotipagem por citometria de fluxo permite a análise da expressão desses antígenos celulares, identificando quantitativa e qualitativamente expressões anormais relacionadas à linhagem e à maturação celular, evidenciando o aumento de células imaturas com imunofenótipos aberrantes. Diante do exposto, os objetivos desse estudo são avaliar a presença dessas células em pacientes portadores de SMD; comparar os resultados com um grupo de idosos sadios e diferenciar os subtipos de células MDSC’s de acordo com a classificação da SMD; avaliar os níveis séricos de interleucinas IL-1, IL-6, IL-10, IL-13; e mensurar o nível de fator de crescimento VEGF nesses pacientes.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Silvia Midori Saito

Ciências Sociais Aplicadas

Planejamento Urbano e Regional
  • tecnologias educacionais inovadoras para abordagem interdisciplinar na redução de risco de desastres socioambientais
  • Vide projeto anexo
  • Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - SP - Brasil
  • 12/08/2019-30/11/2021
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Silvia Morales de Queiroz Caleman

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • resiliência e sustentabilidade do modelo cooperativo: uma análise da emergência e ciclo de vida de cooperativas agropecuárias do estado de mato grosso do sul
  • Cooperativas são formas de ação coletiva em que as pessoas, de forma conjunta, buscam executar ações que seriam custosas ou inconcebíveis de se executar individualmente (STAATZ, 1984). De acordo com a OCB (2017), a cooperativa é uma organização mútua, gerida de forma democrática e participativa, com objetivos econômicos e sociais comuns cujos aspectos legais e doutrinários são distintos de outras sociedades. As cooperativas têm sua essência pautada nos princípios historicamente constituídos de Rochdale. Porém, ao longo dos anos, foi necessária adaptação por parte dessas organizações a fim de sobreviverem ao mercado cada vez mais competitivo. Essa adaptação fez com que muitas cooperativas buscassem um modelo alternativo, sem perder sua base tradicional, mas que pudesse torná-las mais competitivas. Esses novos modelos de cooperação são observados no Centro-Oeste do Brasil, especialmente no Mato Grosso, como atestado por Chaddad (2017), sendo denominadas de “cooperativas de nova geração”. A emergência de novos modelos de cooperativas em áreas de fronteira do agronegócio apresenta algumas particularidades. Ao contrário do sul do Brasil, região onde as cooperativas são de grande porte e formadas por pequenos produtores, no Centro-Oeste observa-se a criação de cooperativas de menor porte que são constituídas por grandes produtores. Essa dinâmica é também observada em Mato Grosso do Sul, cujo cenário de cooperativas agropecuárias apresentou mudanças nos últimos anos. Constata-se a entrada no Estado de cooperativas tradicionais da região Sul-Sudeste do país e a emergência de novos modelos de cooperativas nos moldes do que se observa no Mato Grosso. Como resultado, é natural esperar que cooperativas locais estejam sendo forçadas a rever suas estratégias, de modo a garantir sua participação no mercado. No entanto, algumas cooperativas não são bem-sucedidas e acabam por finalizar suas atividades, enfrentando a dissolução e liquidação da sociedade. Esses fenômenos fazem parte do ciclo de vida das cooperativas, o qual apresenta particularidades em comparação com o ciclo de vida das empresas mercantis, merecendo um olhar atento da academia (COOK, 1995; COOK; BURRESS, 2009). Frente a esta realidade, o tema “resiliência e sustentabilidade do modelo cooperativo” faz-se pertinente (ROELANTS et al., 2012; BIRCHALL; KETILSON, 2009). A capacidade de resiliência envolve questões relacionadas à inovação, porém quando se fala em inovação, a perspectiva de análise é comumente centrada nos aspectos tecnológicos. Esta pesquisa, por sua vez, investiga as inovações de ordem organizacional que as cooperativas empreendem em prol de sua resiliência e sustentabilidade. Em síntese, busca-se responder à questão sobre como a inovação organizacional contribui para a resiliência e sustentabilidade do modelo cooperativo. Para isso, objetiva-se identificar o papel da inovação organizacional para a resiliência e sustentabilidade do modelo cooperativo agropecuário. Especificamente, busca-se: i) identificar e caracterizar o ciclo de vida de cooperativas agropecuárias; ii) caracterizar os novos modelos de cooperativas agropecuárias no Estado de Mato Grosso do Sul sob a ótica da separação do direito de propriedade, de decisão e de controle e iii) realizar análise comparativa entre os novos modelos emergentes de cooperativas com cooperativas tradicionais. O ciclo de vida das cooperativas, a emergência de novos modelos cooperativos e as estruturas de governança adotadas (relacionadas à alocação dos direitos de propriedade, de decisão e de controle) são as principais dimensões teóricas e analíticas que norteiam este trabalho. Nesse contexto, a pesquisa inova ao fomentar o estudo das inovações organizacionais em sociedades cooperativas. Para tal, esta pesquisa enquadra-se como exploratória, sob uma abordagem qualitativa, desenvolvendo uma análise institucional comparativa. Quanto ao método de procedimento, a pesquisa será operacionalizada sob a forma de estudo multicaso, com foco na governança de seis cooperativas em Mato Grosso do Sul. Este projeto contará com a participação de docentes de instituições parceiras como FEARP (Observatório do Cooperativismo) e RSM/Erasmus University (Roterdã). Com isso, objetiva-se fortalecer parcerias interinstitucionais e internacionais, fomentando novos projetos de pesquisa científica, a formação de mestres e doutores e ampliar a participação do Estado na Rede Brasileira de Pesquisadores do Cooperativismo.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Silvia Moreira Ayub Ferreira

Ciências da Saúde

Medicina
  • estudo duplo-cego randomizado comparativo do sildenafil no remodelamento reverso do ventrículo direito na insuficiência cardíaca crônica
  • A insuficiência cardíaca (IC) crônica por disfunção sistólica do ventrículo esquerdo (VE) moderada a avançada associa-se à hipertensão pulmonar (HP) secundária em até 70% dos pacientes. Este aumento crônico da resistência vascular pulmonar pode levar a progressiva disfunção do ventrículo direito (VD). A HP correlaciona-se com pior prognóstico da IC, piores desfechos após implante de dispositivos de assistência ventricular esquerda (DAVE) e o transplante cardíaco (TX). Adicionalmente, a disfunção do VD se correlaciona com pior capacidade funcional, sendo um preditor prognóstico independente melhor que o VO2 de pico. O Sildenafil é um inibidor específico da fosfodiesterase-5, que tem alta especificidade de vasodilatação das arteríolas pulmonares, não reduzindo significativamente a resistência vascular sistêmica. Do ponto de vista clínico-terapêutico, melhora a capacidade funcional e, consequentemente, a qualidade de vida dos pacientes com insuficiência cardíaca. Ainda, seu uso no pós-operatório imediato de pacientes com HP submetidos a implante de DAVE parece reduzir a ocorrência de disfunção de VD precoce. Em nosso estudo serão incluídos pacientes com IC crônica e HP com disfunção biventricular não-isquêmica/não-chagásica e tratamento farmacológico otimizado e estável por 01 mês prévio à inclusão. Pacientes elegíveis serão submetidos a ecocardiograma bidimensional com Doppler colorido transtorácico (ECO) e avaliação hemodinâmica por cateter de Swan-Ganz com prova de vasorreatividade pulmonar. Caso verificada presença de hipertensão pulmonar com gradiente diastólico pulmonar >7 e responsividade vascular pulmonar, serão submetidos a ressonância nuclear magnética (RNM) cardíaca para avaliação de função e massa do ventrículo direito e randomizados para o uso de Sildenafil ou placebo na titulado até uma dose máxima de 150mg ao dia e terão seguimento por 06 meses após o que serão repetidos as medidas hemodinâmicas com Swan-Ganz e a RNM cardíaca. O objetivo primário deste estudo é estudar o efeito do Sildenafil no aumento do VO2 de pico e no remodelamento reverso do VD à partir da redução do índice de massa ventricular direita (IMVD) calculada pela RNM cardíaca em pacientes com disfunção biventricular com HP secundária. Os objetivos secundários são estudar o efeito da estratégia terapêutica empregada em relação à função ventricular direita pelo ECO, medidas hemodinâmicas e os níveis de biomarcadores (BNP, troponina e acetona exalada e micro RNAs) após 06 meses do uso do fármaco. Um tratamento farmacológico que possa reverter total ou parcialmente a disfunção do VD tem potencial de aumento de sobrevida, melhora dos desfechos de TX e de implante de DAVE de longa permanência. Até o presente momento, não temos conhecimento de estudos que tenham avaliado a melhora da função do VD após intervenção com Sildenafil no cenário da IC.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Silvia Nogueira Chaves

Ciências Humanas

Educação
  • tecendo composições entre autobiografia, formação, docência e arte na escola
  • O Projeto Tecendo composições entre autobiografia, formação, docência e arte na escola, consiste em uma proposta de pesquisa-intervenção, que inova nos modos de pensar formação e docência como devir, processos cambiantes que não se deixam aprisionar por um conjunto de regras a serem seguidas, mas que carecem de inventividade para manter o viço, a vitalidade na impermanência do mundo. Tal proposta vem sendo pensada a partir de estudos desenvolvidos em algumas universidades (dentre elas a própria UFPA e a UFSC com quem temos estabelecido parcerias) no campo da formação docente que articulam linguagem, cultura e produção de subjetividade tomando como base narrativas autobiográficas que transversalizam modos de pensar a formação como um processo estético de criação através da arte. A integração/discussão dessas temáticas trazem possibilidades de avanços científicos para a pesquisa no âmbito da formação docente e, por certo, contribuirão para repensar as ideias e ações para a Educação em nosso país. As questões que orientam a investigação que propomos podem ser assim sintetizadas: Que práticas educativas inventivas estão presentes (e talvez marginais) no cotidiano escolar e em seu entorno social? Que contribuições práticas de formação e docência inventivas podem reunir para pensar e enfrentar os desafios sociais, ambientais, culturais e políticos que nos chegam no tempo presente afetando os modos de educar? Como pela arte se pode sacudir a quietude de práticas educativas acomodadas, potencializando a docência como campo de experimentação, reinvenção e não de regulação pedagógica? Atentos a essas indagações objetivamos: Cartografar práticas pedagógicas inventivas presentes no cotidiano da escola básica e seu entorno social instaurando e ampliando permutas entre escola e comunidade, valorizando a cultura local; Experimentar vivências e produções artístico-pedagógicas em processos de formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, particularmente dos anos iniciais de escolarização e de Ciências e Biologia, uma vez que parcela significativa dos pesquisadores envolvidos nessa proposta lida com estes segmentos de formação; Investigar como formação e docência atravessadas por vivências artísticas podem contribuir para pensar e viver formação e docência como campo de experimentação e não de regulação pedagógica. Em termos metodológicos, as ações deste projeto desenvolvem-se de forma rizomática, ou seja, conectam-se todas umas as outras em diferentes pontos, acolhem a multiplicidade e a heterogeneidade compondo assim um plano em que o mergulho autobiográfico como invenção de si transita pelas diversas linguagens artísticas, num processo de desestabilização de fronteiras e normatividades estéticas, uma poética do devir que deseja libertar as subjetividades para a criação da vida na arte e da arte na vida como ação cultural. Assim, propomos nossas ações distribuídas num Ateliê Rizomático de Autobiografia Poética cujos platôs são o teatro, a música, a escrita criativa, o áudio-visual e as linguagens digitais. Serão oferecidas 30 vagas para participação no ateliê rizomático. Tais vagas serão distribuídas em 3 escolas, duas nas capitais (Belém e Florianópolis) e 1 em Bragança, no interior do Estado do Pará, desdobrando-se por todas em todos os platôs acima enumerados, de forma que os encontros se distribuam num fluxo que propicie conexões interdimensionais, interpessoais e interinstitucionais. A ideia é que os grupos que desenvolverão os diferentes platôs conheçam-se uns aos outros e tenham momentos de partilha de processos criativos ao longo do calendário deste projeto. Os profissionais que compõem a rede de pesquisa são oriundos e atuam em múltiplas áreas de formação tais como: biologia, matemática, pedagogia, letras, tecnologias da comunicação, filosofia, artes... e se conectam por operarem com perspectivas teóricas de autores ligados à filosofia da diferença para os quais a arte é um produção “ativa, inventiva que arrasta o corpo, o pensamento, a vida, para mundos desconhecidos, mundos capazes de serem gestadores de possíveis (...) produzindo e criando sensações que podem inventar mundos fora da pobreza da experiência e dos padrões de racionalidades instrumentais” (CHAVES e BRITO, 2014: 378). Além disso, tais pesquisadores têm em comum práticas profissionais e de pesquisa de fronteira, nas quais há borramento dos limites disciplinares do saber. São pesquisadores que transitam e lidam de forma integrada com seus múltiplos campos de formação e atuação profissional. Essas características são essenciais para o desenvolvimento da proposta, uma vez que seu caráter multidisciplinar atravessa a formação sem se limitar a pensá-la como promotora de competências cognitiva, técnica, mas como processo ético-estético, que se produz na relação consigo e com ou outros.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Silvia Regina Batistuzzo de Medeiros

Ciências Biológicas

Genética
  • estudo do reteno como marcador químico de exposição ambiental e humana
  • A poluição do ar tem atraído forte atenção sobretudo após ter sido classificada pela IARC, em 2013, como pertencente ao Grupo I, isto é carcinógeno para humanos. Dentre os poluentes que são liberados na atmosfera, o material particulado (MP) é o que mais se destaca, sendo uma mistura complexa contendo material inorgânico, orgânico e mesmo biológico, de diversos tamanhos aerodinâmicos. Dentre os componentes do MP estão os Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs) e dentre estes, o Reteno foi o de maior concentração identificado na queima de biomassa oriunda da floresta amazônica. O Reteno é abordado na literatura como marcador de queima de biomassa, mas na realidade, se mostra um eficiente marcador de queima de celulose, visto que na queima da castanha de caju este HPA não é encontrado, conforme demonstrado por nosso grupo. Interessantemente, o reteno não é considerado um poluente prioritário pela US-EPA (US – Environmental Protection Agency), também não se encontra classificado pela IARC, por ser pouco estudado. Entretanto, trabalhos prévios de nosso grupo mostraram que o reteno foi capaz de causar danos no DNA de células de adenocarcinoma de pulmão (linhagem A549) obtidos pelo ensaio do cometa, como também promoveu o aumento significativo de estresse oxidativo e a morte celular (necrose), na mesma linhagem celular. Vale ressaltar que as concentrações usadas do reteno, correspondiam às concentrações encontradas no MP, o qual estava abaixo do limite permitido pela OMS que é de 50 μg/m3. Estas informações nos levaram a questionar se este HPA não teria um papel maior nos processos de mutagenicidade. Desta forma, o objetivo desta proposta é avaliar o potencial citotóxico, genotóxico e mutagênico do reteno e seus mecanismos moleculares. Para tanto, serão usados os modelos: i) bacteriano, com o teste de Ames; ii) eucarioto in vitro, usando a linhagem BEAS-2B e iii) eucarioto in vivo, usando os modelos do Zebrafish e do Caenorhabditis elegans. Para alcançar os objetivos, pretende-se adotar as seguintes metodologias: In vitro, utilizando as linhagens celulares: célula de adenocarcinoma de pulmão A549 e célula normal de pulmão humano - BEAS-2B: (1) avaliar a citotoxicidade do reteno utilizando ensaio MTT; (2) avaliar genotoxicidade do reteno por teste CBMN (Cytokinesis-block micronucleus cytome assay) e ocorrência de quebras de DNA pela sinalização de γ-H2AX por Western Blot e citometria de fluxo; (3) analisar o ciclo celular por meio da citometria de fluxo; (4) analisar o estresse oxidativo por meio da detecção de espécies reativas de oxigênio via DCFH-DA (2’,7’-diclorofluorosceína diacetato) e detecção de enzimas anti-oxidantes como catalase (CAT), superóxido dismutase (SOD) e glutationa peroxidase (GPx); (5) avaliar da capacidade do reteno em induzir transformação celular por meio do teste de formação de colônia independente de ancoragem e ensaio de migração; (6) analisar o perfil de RNAs codantes e não codantes expressos por metodologias de transcriptômica; Para o modelo in vivo (Zebrafish): (7) avaliar o potencial toxicológico agudo e crônico do reteno ao longo do desenvolvimento embrio-larval e em Zebrafish adultos; (8) avaliar o comportamento do zebrafish exposto ao reteno; (9) avaliar a genotoxicidade utilizando ensaio cometa e micronúcleo em larvas e/ou adultos; (10) analisar a morte celular (apoptose e necrose) por coloração com brometo de etídio e laranja de acridina; (11) avaliar das mudanças moleculares usando metodologia de transcriptômica e/ou qPCR. Para o modelo in vivo C.elegans: (12) avaliar os efeitos do reteno sobre marcadores biológicos; (13) avaliar o efeito do reteno sobre o estresse oxidativo e estado redox; (14) avaliar o efeito do reteno na neurodegeneração. Como resultado do presente projeto, espera-se compreender melhor as respostas biológicas da toxicidade do reteno, a fim de oferecer subsídios para a inclusão deste HPA como marcador de exposição ambiental e humana, bem como identificar compostos capazes de servir de alvos moleculares contra a toxicidade que venha a ser desencadeada pelo mesmo. Espera-se, igualmente, formar pessoal crítico na metodologia científica, fortalecer programas de pós-graduação e contribuir para a ciência internacional e desenvolvimento do país.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Silvia Regina Liebel

Ciências Humanas

História
  • mulheres desregradas narrativas de crimes femininos dos dois lados do canal da mancha (frança e inglaterra, séculos xvi e xvii)
  • Este projeto de pesquisa dedica-se à cultura impressa na França e Inglaterra da Primeira Modernidade a partir do estudo da literatura de rua que compreende canards, de um lado, e baladas e chapbooks, de outro. Material barato e de rápida circulação dos impressores, ofertados por vendedores ambulantes, esses textos eram essenciais para a difusão de notícias (reais ou imaginárias) no contexto enfocado, tanto expressando elementos do imaginário de então, como contribuindo para sua formação. Na conjunção entre a História do Impresso e a História Cultural, objetiva-se com este estudo analisar os elementos de uma cultura material do impresso com o compartilhamento de técnicas, circularidade de motivos e intertextualidade com outras formas narrativas, além da construção das masculinidades e feminilidades nessa literatura. Ao investigar o universo criminal, atenta-se para as representações femininas em duas sociedades que enfatizam diferentes preocupações sem, contudo, perder um ponto em comum: a necessidade de controle da mulher desordeira. Destinada ao público amplo, a literatura de rua contribui para o disciplinamento do corpo social ainda que frequentemente de forma sub-reptícia, com relatos que reproduzem estruturas sexuadas da sociedade há muito enraizadas. O estudo insere-se, dessa forma, no quadro maior de crescente afirmação da ordem imposta pelos Estados modernos.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Silvia Regina Sampaio Freitas

Ciências Biológicas

Biologia Geral
  • amazônia itinerante: interiorização da ciência
  • Vide projeto anexo
  • Universidade do Estado do Amazonas - AM - Brasil
  • 12/08/2019-30/11/2021
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Silvia Rodrigues Vieira

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • contínuos de/em variedades do português: análises contrastivas
  • As questões motivadoras do projeto tomam por base as recentes descobertas da equipe (cf. Projeto CNPq – “Padrões de concordância em variedades do Português: a interface morfossintaxe-fonética”, de 2015 a 2017, com continuidade no Projeto de pesquisa aprovado no Programa de Bolsa de produtividade ora intitulado “Padrões de concordância em variedades africanas, brasileiras e europeias do português: produção e percepção”, a partir de 2018), sobretudo as relativas à influência das restrições e do contato multilinguístico sobre o fenômeno da concordância, considerando variedades brasileiras, europeias e africanas do Português. O estudo contrastivo permitiu aferir a existência de dois padrões de concordância, um variável e outro (semi)categórico. Com base em tais resultados, foi proposto um continuum de variedades do Português, consoante sua maior ou menor proximidade com tais padrões. Essa experiência deixou claro que o desafio de conceber as variedades como particulares ou escalares só pode ser enfrentado mediante amplas descrições de amostras linguísticas, sobretudo as africanas, com diferentes perfis de informantes e, ainda, consoante a análise de maior número de fenômenos, desafio que se pretende perseguir neste projeto. Trata-se, portanto, da investigação de fenômenos morfossintáticos que permitam situar dados falados por europeus, brasileiros, santomenses, moçambicanos e angolanos consoante o continuum de variedades do Português. Ademais, internamente a cada variedade, pretende-se descrever a complexidade de sua configuração, em termos igualmente escalares, considerando, a partir de uma diversidade de gêneros textuais da fala e da escrita, a modalidade discursiva e o contexto situacional. Para a postulação dos continua, a descrição de cada variedade – internamente e mediante análise contrastiva – permitirá aferir os padrões gerais e particulares. Para tanto, a pesquisa apoia-se na Teoria da Variação e mudança e na interpretação de condicionamentos – universais ou particulares – de modo a estabelecer os referidos continua. Espera-se, assim, contribuir não só com a descrição das variedades do Português, mas também com o avanço científico no sentido de explicar a complexa rede de fatores, linguísticos e extralinguísticos, que explicam a formação do perfil das variedades de uma língua.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Silvina Botta

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • ecologia trófica e espacial de predadores marinhos no contexto de alterações de origem antrópica
  • Os mamíferos marinhos têm um papel importante nos ecossistemas aquáticos, regulando as biomassas de níveis tróficos intermediários e fornecendo matéria orgânica quando seus excretos ou carcaças são recicladas por organismos detritívoros. Entender as relações tróficas entre os mamíferos marinhos e os diferentes componentes das redes tróficas dos hábitats que eles ocupam, os principais fluxos de energia e quais recursos são utilizados pelas diferentes espécies envolvidas, é crucial para compreender o papel que esses animais exercem em seus ecossistemas. No entanto, estudos sobre a ecologia trófica deste grupo é dificultado por serem animais altamente móveis e habitarem ambientes dinâmicos e de difícil acesso. Estudos sobre seus hábitos alimentares são limitados e baseados, principalmente, na análise do conteúdo estomacal de animais mortos encalhados ou capturados em artes de pesca. Neste contexto, alguns traçadores químicos, como a análise de isótopos estáveis (IE) de carbono (δ13C) e nitrogênio (δ15N), vêm sendo cada vez mais utilizados em estudos ecológicos, fornecendo uma visão integrada de tempo e espaço sobre os hábitos alimentares, áreas de forrageio e uso de habitat de mamíferos marinhos. Este tipo de ferramenta possui ainda, a vantagem de proporcionar informações retrospectivas sobre a ecologia trófica e espacial destes organismos, por meio da análise de series históricas de amostras depositadas em coleções científicas. Neste contexto, o objetivo geral da presente proposta é estudar a ecologia trófica e espacial de predadores marinhos, suas mudanças históricas e a relação destas com alterações ambientais de origem antrópica. No Atlântico Sul Ocidental, espera-se atingir os seguintes objetivos: (1) estudar a mudança interdecadal na ecologia trófica de cetáceos de ecossistemas costeiros; (2) verificar a variação espacial na ecologia trófica e uso do hábitat de cetáceos costeiros; (3) investigar as interações tróficas entre mamíferos marinhos costeiros. Já na Península Antártica, objetiva-se (5) identificar mudanças históricas nas composições isotópicas de focas antárticas de regiões da Península Antártica sob efeitos contrastantes das mudanças climáticas globais; e (6) estudar a variação temporal na ecologia trófica de predadores de krill antártico e sua relação com a disponibilidade de presas. O desenvolvimento das atividades previstas para atingir as metas propostas neste projeto terá a participação intensa de alunos de graduação e pós-graduação, na busca pela continua formação de recursos humanos, capacitados para realizar pesquisas ecológicas em ecossistemas marinhos.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Silvio Alexandre de Araujo

Engenharias

Engenharia de Produção
  • problemas de dimensionamento de lotes: integrações, extensões e aplicações
  • No presente projeto deve-se dar continuidade às pesquisas em desenvolvimento, tanto em relação a problemas de dimensionamento de lotes integrados, quanto relacionadas a extensões envolvendo flexibilidade em problemas de dimensionamento de lotes. Para tanto, deve-se ampliar os estudos que combinam diversos aspectos do planejamento da produção, buscando novos modelos e métodos de otimização inteira aplicados a diversos setores industriais, que estão sendo estudados com o objetivo de avaliar, na prática, a eficiência dos modelos e métodos propostos. O contato com as indústrias deve ser intensificado no decorrer deste projeto, buscando aplicar as pesquisas desenvolvidas.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Sílvio Bitencourt da Silva

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • inteligência artificial, novas tecnologias e eu
  • A inteligência artificial é uma das tecnologias que se situa no contexto da convergência tecnológica geradora da chamada quarta revolução industrial. Os sistemas de comunicação, que integram essa inteligência, oferecem rapidez no processamento de dados e conexões digitais, aproximando as pessoas e tornando possível a reunião de um grande número de informações simultaneamente, abrindo diversas possibilidades para a formação e socialização do conhecimento. No contexto analógico, o trabalho era manual, já no contexto digital, potencializada pela inteligência artificial, a estruturação do conhecimento é quase imediata, abrindo condições de se ter conhecimentos novos de modo mais ágil. Além de viabilizar o compartilhamento do conhecimento por plataformas e outros canais de comunicação. A Inteligência Artificial, portanto, viabiliza o estabelecimento de conexões entre as informações, produzindo mais conhecimento, e ocupando menos espaço para armazenamento, e podendo ser acessado por qualquer pessoa, em qualquer lugar. Com isso, o conhecimento não fica mais depositado nas bibliotecas físicas, mas passa a integrar as redes, popularizando-se o seu acesso. Nesta direção, cada vez mais procuramos sistemas e algoritmos que consigam analisar grandes volumes de dados e que consigam extrair insights e percepções que seres humanos, ou mesmo ferramentas estatísticas, não conseguem. Nesse sentido, Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina vem atuando forte de maneira horizontal hoje em dia, ou seja, elas são abordadas em praticamente todas as áreas da computação e, por que não dizer, em praticamente todas as áreas do conhecimento. Os métodos de inteligência artificial podem ser classificados em dois grandes grupos, contendo as classificações supervisionado e não supervisionado. Em particular, o primeiro grupo parte do principio de temos informações de aprendizagem que são passadas a priori para o algoritmo, sobre o que é certo ou errado, ou sobre classificações, de modo que possa haver um treinamento e depois disso o algoritmo realiza as inferências calibradas. Hoje em dia, percebe-se o uso de inteligência artificial em 3 métodos principais: predição de dados, correlação de dados e detecção de padrões. Logo, a Inteligência Artificial está gradativamente sendo reconhecida como um elemento que pode apoiar ganhos de competitividade na indústria, melhorias no âmbito dos serviços públicos e também amplos ganhos na Educação e inclusão. Com base na ampliação da capacidade computacional e dos recursos de comunicação e de armazenamento de dados, abordagens de Inteligência Artificial possibilitam atualmente a sua inserção em diversos âmbitos, inclusive em desenvolvendo suporte para atividades cognitivas, gerando ao mesmo tempo interesse e considerações sobre avaliação e regulamentação. Comentando alguns exemplos deste contexto, desde o ano de 2017 é possível observar um grande número de países desenvolvendo e implementando políticas nacionais de suporte e estímulo ao desenvolvimento de iniciativas aplicando Inteligência Artificial, bem como apoio à capacitação de recursos humanos nesta área. Organismos multilaterais, como a OCDE, através do observatório de inovação em políticas públicas, promoveu recentemente a divulgação de relatório descrevendo o potencial positivo de utilização de Inteligência Artificial no âmbito das políticas públicas nacionais, relacionando um grande número de países que já adotaram estes recursos como forma de ampliar a qualidade de decisões governamentais, qualificar a atuação de recursos humanos e estimular melhor comunicação e interação com os cidadãos. Por fim, a UNESCO apresenta recentemente estudos indicando formas pelas quais a Inteligência Artificial pode apoiar a Educação, em especial nas questões de melhoria na qualidade do aprendizado e na inclusão e equidade, como forma de apoio na busca de atendimento de objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU no quesito Educação. Portanto, a comunicação deste cenário, a discussão de implicações e a avaliação de oportunidades de emprego da Inteligência Artificial é um tema relevante e que merece ampla discussão e envolvimento da sociedade. A discussão, em particular passa pelo entendimento da Inteligência Artificial e suas implicações sobre cada indivíduo, seja como um recurso, uma ocupação, a possibilidade de empreender em um novo negócio ou mesmo sua conexão com Tecnologias Convergentes e Habilitadoras, nas áreas de Nanotecnologia, Fotônica, Materiais Avançados e Tecnologias para a Manufatura Avançada.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 04/11/2020-31/05/2021
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Sílvio Bitencourt da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • contribuições das instituições científicas e tecnológicas para a adoção de estratégias de inovação aberta por micro e pequenas empresas no brasil
  • Este projeto se propõe a conduzir uma investigação sobre as contribuições das Instituições Científicas e Tecnológicas - ICTs para a adoção de estratégias de Inovação Aberta - IA por Micro e Pequenas Empresas - MPEs. É pautado por uma abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso junto às ICTs do Brasil qpor meio de suas entidades representativas. A análise das evidências ocorrerá à luz dos elementos da Visão Relacional - VR que problematizam, questionam e complementam a Visão Baseada em Recursos - VBR e que permitem o desenvolvimento de recursos relacionais (estrutura de colaboração, o modo de relacionamento e os parceiros como recurso). A presente pesquisa pode ser classificada como qualitativa e a opção pelo estudo de caso demonstra ser apropriada, para uma questão do tipo “como”.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Silvio da Costa Ferreira Junior

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • processos com muitos agentes interagentes em redes complexas e regulares
  • Essa proposta é focada no estudo multidisciplinar de sistemas complexos usando ferramental de Física Estatística e de redes complexas. Vamos estudar processos dinâmicos em redes que permite abordar problemas diversos como o do comportamento crítico observado na dinâmica de atividade do cérebro ou propagação de epidemias. Vamos estudar processos de polarização na formação de opinião e de disseminação de informação sobre assuntos de interesse geral focados em redes sociais como o Twitter. Daremos prosseguimento às atividades de pesquisa que temos desenvolvido proficuamente no últimos anos, envolvendo transições de fases e fenômenos críticos em redes complexas e dinâmica de interfaces auto-afins. Iremos estudar processos de invasão biológica do ponto de vista formação de comunidades estruturadas em espécies alelopáticas. Vale ressaltar aqui, o quanto o cenário atual é favorável para os estudos propostos nesse projeto. Por um lado, a quantidade de informações quantitativas extraídas de dados reais tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Por outro, a capacidade de armazenamento e processamento computacional aumentou consideravelmente nas últimas décadas. Uma melhor compreensão das regras que regem sistemas complexos, tais como o funcionamento do cérebro e de fenômenos de polarização em redes sociais, é importante não somente no contexto da neurociência e sociofísica, mas também para desenvolvimento tecnológico, como na inspiração para algoritmos inteligentes e métodos de tratamento e análise para grandes quantidades de informações. Nossa proposta envolve estudantes de graduação e pós-graduação e uma rede colaborações internacionais ambos pontos estratégicos para o desenvolvimento e da inserção do nosso grupo no cenário mundial.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Silvio José de Lima Figueiredo

Ciências Sociais Aplicadas

Turismo
  • turismo e políticas públicas: campo, agentes do turismo e novas práticas na amazônia
  • A Região Amazônica aparece como território paradigmático no campo do desenvolvimento do turismo. A Região torna-se um dos principais locus para o entendimento do turismo no Brasil, contribuindo com uma parcela da compreensão do fenômeno, pois apresenta-se o tempo todo como potencialidade para vários experimentos, desde o ecoturismo mais tradicional até mesmo parcelas consideráveis de experiências de turismo de base comunitária. Essa situação leva em consideração a região ser possuidora de recursos com possibilidade de conversão em atrações importantes, bem como possuir atrações já consolidadas que carecem de políticas públicas para “deslanchar”. Assim, no encontro com outras análises do turismo no país (nordeste, Rio de Janeiro, São Paulo), a análise da Amazônia indica uma espécie de panorama das formas como o turismo ocorre no Brasil, e como poderá vir a ser, apesar de não ter desenvolvido na sua totalidade os aspectos tradicionais do fenômeno, um bolsão de experiências e alternativas, tanto para esquemas tradicionais, quando o turismo é visto como atividade econômica, quanto para práticas sociais que aliam o turismo à viagem e ao lazer. Por esse contexto, a pesquisa proposta tem como objetivo identificar as chamadas “novas formas de viagem turística” a partir do estudos das práticas do turismo realizadas na Amazônia, identificando o campo, os principais agentes do turismo e as formas de organização e coordenação dessas práticas, implicando ou não em trocas monetárias e contribuindo para a formulação de políticas públicas específicas.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022