Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Igor José Boggione Santos

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • nanoestruturas incorporadas em embalagens comestíveis para a preservação da goiaba no pós-colheita
  • O Brasil apesar de ser um dos maiores produtores de goiaba do mundo, a exportação deste produto é incipiente devido à alta perecibilidade deste fruto. Portanto, urge a necessidade de estudos e tecnologias que permitam aumentar a vida útil da goiaba. Neste contexto, a nanotecnologia surge com grande potencial de inovação pela possibilidade de obtenção de novos produtos com características diferenciadas que contribuem para a conservação da goiaba pós-colheita. Uma das áreas da nanotecnologia na indústria alimentícia e agrícola em crescente expansão é a de embalagens. A adição de nanoestruturas em embalagens comestíveis promove benefícios fisiológicos, farmacológicos, microbiológicos e nutricionais pelas mudanças nas propriedades físico-químicas do fruto. Desta forma, visando agregar valor às cadeias produtivas da goiaba bem como produzir materiais estratégicos para a indústria alimentícia, serão avaliados neste trabalho a obtenção, a caracterização e a aplicação das nanoestruturas de carbonato de cálcio, óxido de zinco e de quitosana em goiabas via embalagens comestíveis. Além disso, encapsular nas nanoestruturas moléculas bioativas que permitam a obtenção de alimentos nutracêuticos. Para isso, estudar-se-á a liberação controlada das moléculas bioativas em soluções miméticas ao organismo humano. Com a execução deste projeto, os resultados a serem obtidos refletirão em impactos nos planos científicos, da formação de recursos humanos, estratégico e econômico.
  • Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
  • 01/06/2017-30/06/2021
Foto de perfil

Igor Leite Freire

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • equações evolutivas e não-localmente evolutivas: propriedades e relações com integrabilidade
  • Este projeto dedica-se ao estudo de equações evolutivas e de generalizações de equações do tipo Camassa-Holm (equações não-localmente evolutivas). Das primeiras pretende-se investigar equações admitindo soluções do tipo peakon e outras soluções fracas, além da existência de operadores de recursão, garantindo, assim, a existência de infinitas simetrias e possivelmente infinitas leis de conservação. Com respeito a generalizações de equações do tipo Camassa-Holm, pretende-se investigar sistemas de equações diferenciais que generalizam equações do tipo Camassa-Holm ou famílias de equações admitindo tais equações como seus membros. Entre os pontos a serem investigados para este tipo de equações, estão: existência de soluções peakon e multipeakon, existência de operadores de recursão e estruturas bi-hamiltonianas e existência de pares de Lax.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
Foto de perfil

Igor Luchini Baptista

Ciências Biológicas

Morfologia
  • papel de parkin na resposta adaptativa do músculo esquelético durante o processo regenerativo.
  • O projeto contém propostas que conjuntamente visam a compreensão de mecanismos celulares e moleculares que controlam regeneração do músculo estriado esquelético, assim como a recuperação da massa muscular durante este processo. O conhecimento destes processos é de suma importância para que novas estratégias terapêuticas possam ser definidas, visando à manutenção da função muscular, com conseqüente melhoria da qualidade de vida. A capacidade regenerativa é um aspecto fundamental na fisiologia muscular, não somente para reparar grandes extensões de lesão, mas de forma importante, também para realizar reparos dos danos (microlesões) nas fibras musculares provocados pelas atividades de vida diária. A perda gradual da capacidade de reparo no envelhecimento é um fator chave que leva à inviabilidade das fibras musculares e consequentemente à perda de massa e força muscular. Vale ressaltar que a recuperação da massa muscular é fundamental para que a regeneração do músculo seja bem sucedida. Este projeto visa à identificação e caracterização de mecanismos envolvidos no processo mitofágico durante a regeneração muscular, utilizando modelos in vivo e cultura primária de células precursoras miogênicas em diferenciação. Em paralelo, analisaremos a importância de Parkin para o cross-talk entre mitocôndrias e retículo sarcoplasmático. Além disso, utilizaremos a suplementação com leucina como um agente terapêutico, a fim de investigar a capacidade deste aminoácido de melhorar o quadro regenerativo do tecido muscular.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Igor Martins Venancio Padilha de Oliveira

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • projeto rain - mudanças climáticas na margem continental brasileira: respostas do atlântico equatorial aos eventos abruptos milenares desde o último interglacial (130 mil anos ap) e seus impactos sobre o clima do nordeste do brasil
  • Regiões semiáridas, como o Nordeste do Brasil, apresentam uma maior vulnerabilidade a eventos climáticos extremos, que provavelmente serão mais intensos e frequentes nas próximas décadas, segundo projeções de modelos climáticos globais. Nossa capacidade de projetar mudanças climáticas globais (por exemplo, por meio de modelos numéricos climáticos) depende da nossa compreensão do sistema climático e de suas teleconexões. Nesse sentido, um maior conhecimento sobre os impactos de eventos climáticos abruptos pretéritos possibilita o aprimoramento da performance de modelos numéricos climáticos, ferramentas que se tornarão cada vez mais relevantes no subsídio da tomada de decisões por gestores públicos e privados. Esta proposta tem como objetivo principal estimar as mudanças nos parâmetros físicos (temperatura e salinidade) da superfície do oceano na porção oeste do Atlântico equatorial durante os eventos Heinrich e os ciclos Dansgaard-Oeschger que ocorreram nos últimos 130.000 anos. Além disso, esta proposta busca avaliar os impactos sobre o regime de chuvas e sobre os biomas do Nordeste do Brasil, identificando os principais processos climáticos ligados às variações observadas. Para isso, esta proposta fará uso de três testemunhos sedimentares marinhos (GL-1248, GL-1180 e GeoB16202-2) coletados sob a influência da Corrente Norte do Brasil (CNB) e da Subcorrente Norte do Brasil (SCNB), que possuem um grande potencial para realizar tal objetivo. Análises geoquímicas da composição isotópica (δ13C; δ18O), assim como da composição elementar (Mg, Ba, Ca) das testas de foraminíferos planctônicos provenientes desses testemunhos, permitirão estimar valores de paleotemperatura e paleosalinidade durante os principais eventos climáticos dos últimos 130.000 anos. Estas estimativas tornarão possível avaliar a evolução das mudanças climáticas no oeste do Atlântico equatorial desde o último interglacial e compreender os principais processos oceânicos e atmosféricos ligados às variações encontradas. Além disso, dados palinológicos e de geoquímica orgânica provenientes de análises que serão realizadas nos testemunhos e dados isotópicos (δ18O) de espeleotemas previamente publicados auxiliarão no entendimento do impacto das mudanças no clima do Nordeste do Brasil. Por fim, os resultados obtidos por este estudo serão comparados com cenários gerados por modelos atmosféricos, acoplados oceano-atmosfera e de superfície (vegetação) no intuito de validar e aprimorar os mesmos.
  • Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Igor Pinto Sacramento

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • o imperativo da saúde: corpo, estilo de vida e performances de gênero na cultura da mídia contemporânea (décadas de 1980/2010)
  • Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar como os discursivos midiáticos articulam as relações entre corpo, performances de gênero e estilo de vida saudável em duas décadas: nos anos 1980, quando surgiram no mercado editorial brasileiro revistas especializadas em veicular informações sobre saúde e boa forma, e nos anos 2010, quando a partir do lançamento do Instagram, diversos perfis se especializar em publicar postagens sobre estilo de vida saudável, particularmente associado à promoção de hábitos considerados fitness. A pesquisa se interessa por observar as continuidades e descontinuidades dos processos representacionais das performances de gênero e do corpo em relação às redes discursivas sobre saúde, beleza e bem-estar, bem como acerca dos ideias de feminilidade e de masculinidade, implicados nos enunciados das revistas e dos perfis do Instagram. Trataremos, também, do fato de que desde a década de 1980 há um processo de consolidação da configuração do corpo como capital – algo que diversos autores denominam como a “cultura do corpo” -, fazendo com que o próprio corpo seja insígnia de cuidado de si, da capacidade de autoaprimoramento, o que vem garantido aos sujeitos dos corpos em consonância com a moral da boa forma (“sarados”, “secos”, “torneados”) se legitimem como peritos no estilo de vida. Nesse processo, há diferentes construções discursivas de ideais de corporeidade masculina e feminina. É, ainda, objetivo da pesquisa analisar as estratégias discursivas que posicionam os sujeitos da prática e do desejo de uma saúde-espetáculo, baseada nas imagens de boa forma e bem-estar. Em contextos e modos distintos, tornou-se necessária a autovigilância, de modo a evitar sofrimentos ocasionados pelo descumprimento tanto das parâmetros de otimização de si quanto daqueles de performance de gênero.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Igor Suzano Machado

Ciências Humanas

Sociologia
  • o direito depois do direito: uma análise da cultura jurídica e política dos profissionais de saúde quanto ao tema do aborto
  • A presente pesquisa pretende realizar uma série de entrevistas com profissionais de saúde capixabas para, como base nelas, reconhecer a cultura jurídico-política desses profissionais no que tange ao aborto. A legalização do aborto está atravessando um novo capítulo no cenário nacional com sua discussão no STF, via ADPF 442. Diante da possibilidade e mudança do regramento sobre a criminalização do aborto, seja via decisão do STF, seja via reação do Congresso Nacional, a equipe de pesquisa achou importante analisar quais seriam as possíveis reações dos profissionais de medicina e enfermagem diante de tal mudança, conhecendo também sua postura atual diante dos casos de aborto que chegam a seu conhecimento, dentro do regramento atual. A pesquisa se justifica também por permitir a reflexão teórica e metodológica acerca de como a efetividade do direito precisa, por vezes, ser analisada para além do âmbito interno das instituições propriamente judiciais, já que, nesse caso, qualquer decisão judicial não seria efetiva sem a concordância dos profissionais de saúde responsáveis por realizar o procedimento abortivo.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Igor Thiago Borges de Queiroz e Silva

Ciências da Saúde

Medicina
  • avaliação de biomarcadores preditores de mortalidade por sepse relacionada à leishmaniose visceral
  • A leishmaniose visceral (LV) é uma doença parasitária cosmopolita, que provoca morte dos casos não tratados, principalmente quando associados a fatores de mau prognostico. Vários casos que evoluem para óbito tem relação com evidencias de sepse e estudos mostram que a translocação bacteriana da luz intestinal pode contribuir para essa casuística. O estudo, que será realizado em pacientes do Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS (SAE) do estado de Pernambuco e do Hospital Giselda Trigueiro no Estado do Rio Grande do Norte, avaliará biomarcadores preditores de mortalidade por sepse relacionada à leishmaniose visceral, diferenciando daqueles que evoluem para cura, os quais serão acompanhados em consultas ambulatoriais de rotina. Na investigação de LV serão coletados dados epidemiológicos e clínicos, e realizados exames: parasitológico (esfregaço de medula óssea); anticorpo em soro (testes de aglutinação direta, Elisa e teste rápido) e os tratamentos serão realizados pelos serviços de origem dos pacientes, seguindo recomendações do Ministério da Saúde do Brasil. A pesquisa possibilitará predizer e apontar biomarcadores relacionados ao óbito por LV, bem como descrição dos aspectos epidemiológicos, clínico e terapêutico nos estados de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, possibilitando aos pacientes um tratamento adequado com redução da letalidade por LV.
  • Universidade Potiguar - RN - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Ilana Nogueira Bezerra

Ciências da Saúde

Nutrição
  • tendência do consumo de alimentos fora de casa no brasil entre 2002/2003 e 2017/2018
  • O objetivo do presente projeto é avaliar a evolução do consumo de alimentos fora de casa no Brasil no período entre 2002/2003 e 2017/2018, com foco tanto no consumo efetivo de alimentos, como nos locais de aquisição de alimentos para consumo fora de casa, tendo como base os dados das Pesquisas de Orçamentos Familiares de 2002/2003, 2008/2009 e 2017/2018. Tendo em vista a maior participação da alimentação fora de casa na dieta da população e as possíveis consequência desfavoráveis à saúde em decorrência desse hábito, torna-se necessário explorar a temática sobre alimentação fora do lar no intuito de compreender as características atuais desse hábito e analisar tendências desse comportamento no Brasil. O foco das publicações sobre alimentação fora de casa no país tem sido na caracterização pontual desse hábito, visto que não se tinha muita informação sobre o mesmo com representatividade nacional. Assim, não há estudos que avaliem a tendência da realização desse hábito no país. Esse conhecimento permitiria fundamentar estratégias de intervenções em saúde pública no intuito de promover alimentação saudável e contribuir com as lacunas na pesquisa do tema. A proponente, coordenadora da presente proposta, trabalha com o tema da alimentação fora do lar há mais de 10 anos, já recebeu financiamento do CNPQ na Chamada Universal de 2014 para aprofundamento da temática e atualmente vem sendo apoiada pela universidade em que trabalha para continuar a investigação com alunos de graduação e pós-graduação. Serão utilizados os dados das três últimas Pesquisas de Orçamentos Familiares para analisar a tendência dos locais de aquisição dos alimentos consumidos fora de casa, a partir da utilização dos dados de aquisição provenientes das POFs 2002/2003, 2008/2009 e 2017/2018 e a tendência do consumo efetivo de alimentos fora de casa a partir dos dados do módulo de consumo alimentar das POFs 2008/2009 e 2017/2018. Assim, a presente proposta propõe fornecer dados que possam subsidiar as políticas públicas com objetivo de promoção da saúde e maior acesso a alimentos saudáveis à população e gerar subsídios para o desenvolvimento de estratégias de intervenção para o setor de alimentação fora do domicílio.
  • Universidade Estadual do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Ilane Ferreira

Ciências Humanas

Educação
  • tecnologias assistivas na educação a distância nos institutos federais da região nordeste
  • O presente projeto trata de uma investigação sobre a inclusão de estudantes com deficiência de cursos de Educação Profissional, na modalidade de Educação à Distância (EaD), dos Institutos Federais do Nordeste. Objetiva-se compreender os usos e produções de tecnologias assistivas (TAs) nos cursos EaD, bem como conhecer as ações dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE) no tocante a tais cursos, dos docentes e das coordenações de curso. Para isso, baseamo-nos numa fundamentação teórica sobre as TAs, sobre a acessibilidade de ambientes virtuais de aprendizagem (SCHLÜNZEN JÚNIOR, HERNANDES, 2011), bem como uma metodologia quanti-qualitativa, através da coleta de dados com questionários e entrevistas, tabulação e análise. O foco da pesquisa se volta para a Educação Profissional, haja vista a grande participação dos IF na Rede e-tec (ensino técnico a distância), mas também pode incluir ensino superior a distância, conforme o mapeamento a ser realizado quanto à quantidade de estudantes com deficiência em cada instituição consultada. Esperamos assim, não só elaborar um mapeamento do ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência na EaD, compreendendo o que já tem sido feito nesse sentido, mas buscando contribuir com o avanço da acessibilidade dos cursos EaD dos Institutos Federais, divulgando os resultados de forma a compartilhar os conhecimentos adquiridos e contribuir para a inclusão sócioeducacional nas instituições de Educação Profissional.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Ilda de Fátima Ferreira Tinôco

Ciências Agrárias

Engenharia Agrícola
  • caracterização do ambiente térmico, aéreo e qualidade de cama em instalações para vacas leiteiras em sistemas compost barn abertos e fechados
  • A produção leiteira no Brasil é uma atividade de grande importância econômica, sendo que a alta produção estimada nos últimos anos, mantem o país entre os maiores produtores mundiais de leite. Contudo, uma das grandes preocupações dos produtores é o efeito que o ambiente de criação pode afligir sobre as vacas no período de lactação. Uma instalação utilizada para a produção leiteira deve ser bem construída e planejada para promover o máximo conforto do animal e amenizar os efeitos dos elementos climáticos como temperatura, umidade relativa do ar, radiação, chuvas e ventos. Atraindo o interesse global, o novo sistema de confinamento Compost Barn permite que as vacas permaneçam em livre circulação no interior de um galpão, sem nenhuma das divisórias de contenção encontradas em instalações de sistemas freestall. No Brasil, existem poucos estudos em relação ao sistema Compost Barn, contudo, nos últimos anos, um grande número de produtores tem passado a utilizá-lo, em razão das boas respostas ao clima e à produtividade leiteira. Desta forma o objetivo desta pesquisa é avaliar em condições de verão e de inverno, a distribuição espacial do ambiente térmico, qualidade do ar e analisar o comportamento do teor de água dos substratos utilizados como cama, no interior de sistemas Compost Barn. Sendo instalações abertas e fechadas, ventiladas naturalmente e por pressão negativa em modo túnel associado a resfriamento evaporativo, respectivamente; e realizar o mapeamento completo da distribuição das variáveis: temperatura do ar, umidade relativa do ar, velocidade do ar e índice de temperatura e umidade; correlacionando essas variáveis com a temperatura e umidade da cama nos diferentes tipos de instalações. Com os resultados pretende-se contribuir para a melhoria da qualidade na produção de leite difundido os resultados favoráveis. A geração de mapas das variáveis do ambiente térmico da instalação poderá ajudar a entender melhor o microclima interno, auxiliar nas técnicas de manejo e determinar a necessidade, ou não, da utilização de equipamentos, como ventiladores, para melhoria da condição térmica e aérea do ambiente interno. Além disso, através dos mapas térmicos poderão ser avaliados os períodos em que o interior da instalação apresenta valores de temperaturas e umidade relativa do ar dentro ou fora da faixa considerada de conforto térmico para bovinos de leite.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Ilse Maria Beuren

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • gerenciamento de riscos corporativos nas relações interorganizacionais de startups e spin offs brasileiras
  • A colaboração é uma alternativa de enfrentamento da competição e resulta da percepção de que o estabelecimento de relações interorganizacionais favorece obter ou desenvolver os recursos e competências necessárias à competição (EBERS, 1999). O processo de cooperação demanda análises entre as organizações que participam dos diferentes relacionamentos estabelecidos. Tais relacionamentos, em sua essência, se referem à interação entre organizações e tem a prerrogativa de criar valor para as que se comprometem a fazer parte desses relacionamentos (CROPPER et al., 2008). As relações interorganizacionais mais usualmente apontadas na literatura são joint ventures, clusters, alianças estratégicas, cadeias produtivas, arranjos produtivos locais, redes de empresas e ecossistemas de inovação. Este cenário produz uma reflexão acerca de empresas de base tecnológica denominadas startups e spin offs. Para a definição do primeiro tipo pode-se assumir como sendo uma nova empresa com base na inovação, enquanto que o segundo tipo de empresa já existe e abre outro espaço organizacional para potencializar um novo produto ou serviço, também com base na inovação. Ambos os tipos enfrentam as diferentes demandas e complexidades do mercado a partir do processo de inovação, assim, o gerenciamento de riscos é uma resposta ao aumento da volatilidade (JORION, 2003). Fica perceptível que a inovação encontra um amplo espaço de discussão e operacionalização em parques tecnológicos. Apesar dos inúmeros avanços tecnológicos no mundo inteiro e em especial em parques tecnológicos, ainda existem desafios socioeconômicos a serem suplantados (BERNERJEE, 2003; KAPLINSKY, 2004). Desse modo, a pergunta norteadora dessa proposta de pesquisa é: Qual o escopo e as necessidades percebidas de gerenciamento de riscos corporativos nas relações interorganizacionais de empresas startups e spin offs brasileiras? Assim, o objetivo geral é analisar o escopo e as necessidades percebidas de gerenciamento de riscos corporativos nas relações interorganizacionais com vistas na proposição de instrumentos contábeis e jurídicos para adequar as práticas de empresas startups e spin offs brasileiras. Como objetivos específicos tem-se: (i) averiguar o escopo do gerenciamento de riscos corporativos nas relações interorganizacionais destas empresas; (ii) verificar as necessidades percebidas de gerenciamento de riscos corporativos nas relações interorganizacionais das mesmas; (iii) comparar o escopo e as necessidades percebidas de gerenciamento de riscos corporativos nas relações interorganizacionais destas startups e spin offs; e (iv) propor instrumentos contábeis e jurídicos para adequar as práticas de gerenciamento de riscos corporativos nas relações interorganizacionais destas empresas. Este estudo caracteriza-se como exploratório-descritivo, ao utilizar uma metodologia que permita tanto a exploração do assunto, quanto a confirmação posterior das informações obtidas, a partir de quantificação dos dados. Neste sentido, a abordagem do problema é multifacetada, de modo a permitir uma ampla compreensão do fenômeno em análise. Assim, a abordagem do problema da pesquisa é de natureza quali-quantitativa. Para tanto, intenciona-se lançar mão do método de entrevistas semiestruturadas e de uma survey. A técnica de entrevistas tem a função de contemplar a natureza exploratória do estudo, com a abordagem qualitativa. A técnica survey tem por razão produzir descrições quantitativas de uma população, por meio da aplicação de questionários. A etapa exploratória permite maior familiaridade com o problema da pesquisa, facilita o surgimento e o desenvolvimento de ideias e proporciona uma visão mais abrangente do fenômeno. Uma discussão em grupos focais será a estratégia para o contato direto com especialistas no assunto relacionados ao ecossistema de inovação em interação. Nas entrevistas em profundidade, pretende-se entrevistar minimamente dez gestores de empresas startups e spin offs brasileiras. Uma vez obtidos os dados necessários para dar efetividade ao projeto proposto, será aplicada a técnica de análise de conteúdo, seguindo-se as etapas propostas por Bardin (2004): pré-análise; codificação e categorização. A análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas será realizada com a ajuda do software Qualitative Solutions Research Nvivo (QSR Nvivo). A etapa descritiva tem o propósito de descrever o fenômeno objeto de estudo. Pretende-se coletar minimamente 300 questionários válidos, para manter uma confiabilidade de 95%, mas a definição da amostra será revista em momento oportuno, na continuidade deste projeto. O questionário será elaborado com base no referencial teórico da pesquisa. Pré-testes serão realizados com vistas à identificar se o questionário estará apto a ser aplicado em uma situação real. Os questionários serão processados com utilização do software SPSS e na análise estatística serão utilizadas técnicas univariadas e multivariadas, além de testes paramétricos e análise de cluster. O estudo justifica-se com vistas na evolução sustentável destes novos arranjos e estruturas organizacionais, como Parques Científicos e Tecnológicos, com a adoção de novas ações e mecanismos de suporte, monitoramento e controle, baseados nos princípios dos controles organizacionais (GIUGLIANI; SELIG; SANTOS, 2012). Por outro lado, percebe-se um gap na literatura quanto as interfaces entre gerenciamento de riscos corporativos e inovação. Especificamente, não se tem um modelo de gerenciamento de riscos corporativos para empresas que trabalham no seu cotidiano com inovação, como no caso de startups e spin offs abrigadas em parques tecnológicos. Em muitos casos, essas empresas buscam investidores para fomentar e fazer prosperar tais empreendimentos. Contudo, a contribuição fornecida por tais investidores não é estruturada, falta uma estrutura formal de coordenação da atividade de governança, o que instiga esse campo de pesquisa.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Ilzver de Matos Oliveira

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • cooperativismo, povos de terreiro e desenvolvimento sustentável em sergipe
  • Aproveitar os conhecimentos sobre a medicina tradicional e uso de plantas medicinais e rituais pelas famílias em suas comunidades tradicionais e visa a criação de um processo produtivo com base no cultivo e beneficiamento de plantas utilizadas tradicionalmente por comunidades de matriz africana em Sergipe.
  • Instituto de Tecnologia e Pesquisa - SE - Brasil
  • 08/09/2018-30/09/2021
Foto de perfil

Inácio Crochemore Mohnsam da Silva

Ciências da Saúde

Educação Física
  • análises composicionais da atividade física, tempo sedentário e tempo de sono e sua associação com composição corporal em adolescentes de 15 anos pertencentes a uma coorte de nascimento de pelotas-rs
  • Introdução: Sobrepeso e obesidade são considerados já há algum tempo importantes problemas de saúde pública em todas as faixas etárias. Além dos malefícios do sobrepeso e obesidade na adolescência, essas condições tendem a ser mantidas ao longo da vida. Existem evidências suficientes do efeito da atividade física, comportamento sedentário e saúde do sono na composição corporal de adolescentes. Porém, as análises dessas variáveis são tradicionalmente abordadas de forma independente e novas propostas na literatura encorajam pesquisadores a estudar atividade física, sono e comportamento sedentário como uma variável composicional, já que essas atividades fazem parte do ciclo de 24 horas do dia de qualquer indivíduo. Objetivo: Investigar a associação transversal e longitudinal entre atividade física, comportamento sedentário e tempo de sono em ciclos de 24 horas com composição corporal em adolescentes de 15 anos pertencentes a uma coorte de nascimentos da cidade de Pelotas-RS. Métodos: Será realizado um estudo longitudinal do tipo coorte. Em 2004 todos os nascidos vivos na cidade de Pelotas-RS foram avaliados e vem sendo acompanhado no estudo denominado Coorte de Nascimentos de 2004 de Pelotas/RS. Os últimos acompanhamentos que coletaram dados de composição corporal e acelerometria, utilizados para avaliação de atividade física, comportamento sedentário e sono foram aos sete e 11 anos. Em 2019 está programado o acompanhamento dos 15 anos e novamente serão coletados dados de composição corporal, atividade física, comportamento sedentário e sono de forma objetiva. Os desfechos de composição corporal que serão avaliados serão massa gorda e massa livre de gordura medidos pelos aparelhos BOD POD e DXA, considerados como padrão-ouro para essa avaliação. A principal exposição será a análise de dados composicionais de atividade física, comportamento sedentário e sono em ciclos de 24 horas, medido por acelerômetros, aos sete e 11 anos (análises longitudinais) e aos 15 anos (análises transversais). Serão realizadas análises descritivas avaliando diferenças sociodemográficas na composição dos ciclos diários, bem como avaliando mudanças ao longo do tempo comparando os acompanhamentos. O efeito da composição dos ciclos diários de atividade física, comportamento sedentário e tempo de sono sobre a composição corporal dos adolescentes será analisado por modelos de substituição isotemporal. Estes modelos demonstrarão o quanto a realocação do tempo gasto em um determinado comportamento pode afetar a composição corporal dos adolescentes.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Inácio Helfer

Ciências Humanas

Filosofia
  • o agente humano: aspectos da teoria da ação em hegel
  • A pesquisa sobre a “teoria da ação” em Hegel visa aprofundar conhecimentos relativos à teoria do agir no pensador de Berlim com destaque às noções de ação da pessoa, do agente moral e do agente na Sittlichkeit. O ponto de partida é a constatação de que Hegel apresenta contribuições significativas para a filosofia da ação. Como apresentado nos resultados anteriores, quando o foco da pesquisa examinava o tema a partir de Taylor (Projeto PQ anterior), o pensador de Berlim teria formulado uma concepção não causalista da ação (ou concepção qualitativa da ação), se opondo claramente a uma visão causal. Esta tese é polêmica. Como se sabe, ela originou uma longa e profícua trajetória discussão, cujas repercussões atuais são de grande monta, especialmente em Speigth-2001, Knowles-2002, Laitinen-2004, Fischbach-2004, Pippin-2008, Mcdowell-2009, Klotz-2010, Djordjevic-2011, Helfer-2011, Yeomans-2012, Cargnello-2014, Thibodeau-2014, Vieweg-2015 e Werle-2018. Esses comentadores aceitam, no geral, que a filosofia de Hegel é a exposição da atividade pura do espírito universal que existe em seu manifestar por intermédio de formas determinadas, o lado substancial da ação, e como uma determinidade interior do sujeito e sua execução, o lado subjetivo. Enquanto um diferenciar-se de si, o espírito se expressaria pelas ações humanas, com uma distinção entre ato e ação, die Tat e die Handlung, bem como seria o manifestar universal do Weltgeist, que conformaria as ações humanas como instrumentos de seu desdobramento. Até aqui há muitas concordâncias. Contudo, sobre as especificidades da ligação entre intenção e ação diferenças emergem. De um lado, os que pensam semelhante a Taylor, como Robert Pippin, Allen Speight e Djordjevic, que explicam a ação em Hegel sob o viés de uma concepção retrospectiva da intenção, que seria fundada sobre a unidade especulativa da interioridade e exterioridade e uma significação expressiva e política. De outro, a posição de Dudley Knowles, Arto Laitinen e Michael Quante, que defendem em linhas gerais uma teoria causal do agir, no sentido de que sempre uma dada ação é o efeito de uma intenção, que lhe é a causa, e que, portanto, esgota sua explicação nos estados mentais do sujeito que a promove. A condução da presente pesquisa visa continuar a reconstrução deste debate, salientar as diferenças e semelhanças, bem como apontar soluções no contexto da filosofia prática de Hegel. O seu propósito é o de examinar o papel que Hegel dá à ação na compreensão e avaliação do agir humano nas dimensões da pessoa de direitos, da moral e da Sittlichkeit. Pôr em evidência o debate entre as posições causalista e não causal, detectar e esclarecer possíveis erros, bem como apontar soluções no contexto da filosofia prática de Hegel, estas são as contribuições que a pesquisa visa promover.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Inacio Malmonge Martin

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • estudo do acoplamento atmosfera-ionosfera através da monitoração da ocorrência de descargas elétricas atmosféricas, conteúdo total de elétrons e campo geomagnético local e contagem de múons.
  • Nos últimos 30 anos, foram descobertos dois fenômenos que ocorrem relacionados a tempestades com descargas elétricas na troposfera: 1) enormes descargas elétricas que se propagam pela estratosfera e mesosfera, e 2) rajadas energéticas de radiação gama com energias superiores a 300 keV e atingindo 100 MeV. A descoberta relativamente tardia de tais fenômenos mostra que a nossa compreensão de processos que ocorrem na alta atmosfera ou mesmo na troposfera ainda é limitada. Além do ponto de vista do interesse da comunidade científica pela descrição de novos processos físicos, essas interações mostram que devem existir significantes transferências de energia entre a troposfera superior, camadas superiores da atmosfera e a ionosfera e o espaço próximo da Terra. Várias abordagens vêm sendo utilizadas para estudar como ocorre essa transferência de energia e como o acoplamento entre as várias camadas cosntituintes da atmosfera se manifesta. Nesse projeto, buscaremos avançar na compreensão desse acoplamento, combinando a análise espectral de séries de tempo de longa duração coletadas ao nível do solo de variáveis tais como precipitação, temperatura, pressão atmosférica, radiação infravermelha, cobertura de nuvens, variações do campo elétrico terrestre, campo magnético local, ocorrência de descargas elétricas, e medidas de múons (originados por raios cósmicos) com séries de tempo de variáveis referentes ao estado da ionosfera como o conteúdo eletrônico total (TEC) derivados de dados de satélites do sistema de posicionamento global (GPS). Para isso, usaremos um conjunto de instrumento sde medidas atmosféricas, em sua maior parte já isntalados e em uso em conjunto com dados obtidos de várias fontes (IBGE, INPE, NASA, NOAA). Um outro ponto que será abordado é o estudo da correlação de produção de descargas elétricas atmosféricas e raios cósmicos. É geralmente aceito que colisões entre granizo e cristais menores de gelo na presença de água liqida é um mecanismo eficiente para o gerar o acúmulo de caragas elétricas em nuvens, e que a combinação de processos microfísicos e a de larga escala envolvendo a dinâmica de nuvens gera a produção de dipolos ou tripolos elétricos em nuvens. No entanto, medidas efetuadas por balões mostram que a magnitude do campo elétrico no interio de nuvens pode chegar a 100 kV/m; no entanto campos com essa inetensidade não são capazes de causar o “electrical breakdown”. Com isso, outros mecanismos são sugeridos como iniciadores de descargas elétricas. Entre eles está a produção de elétrons relativísticos gerados por raiso cósmicos. Assim, buscaremos também, dentro dos limites dos instrumentos de coleta de dados, buscar por correlações entre variações no número de descargas elétricas e a radição cósmica medida ao nívels dos solo através de um detector de múons.
  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Ines Andretta

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • avaliação do ciclo de vida da suinocultura brasileira: impactos ambientais de programas de alimentação convencional ou de precisão
  • O objetivo deste projeto é avaliar o impacto ambiental da suinocultura brasileira em um contexto global e comparar programas de alimentação convencional e de precisão para suínos em crescimento-terminação neste cenário. A avaliação do ciclo de vida será utilizada como ferramenta de análise, de acordo com as seguintes etapas: definição dos objetivos e da abrangência, inventário do ciclo de vida, avaliação do impacto no ciclo de vida e interpretação dos resultados. O estudo incluirá todos os impactos ambientais importantes que serão identificados ao longo do sistema de produção dos suínos, incluindo: ingredientes da ração (cultivo dos grãos, produção dos demais insumos, transporte, etc.), indústria de processamento das rações (processamento, moagem, estocagem, etc.) e criação animal (produção dos leitões, creche e crescimento-terminação, etc.). Dois cenários principais de alimentação serão testados na fase e crescimento-terminação: alimentação convencional e alimentação de precisão. Na alimentação convencional, uma mesma ração será ofertada para todos os animais de um grupo por determinado período de tempo. A partir deste cenário, serão realizadas diversas simulações para avaliar suas variações, considerando: (1) diferentes números de fases, além do (2) uso de aminoácidos sintéticos, (3) de ractopamina, (4) de fitase e (5) de promotores de crescimento. Por outro lado, os programas de alimentação de precisão irão considerar que os suínos serão alimentados com dietas ajustadas diariamente às exigências nutricionais (1) do grupo, ou (2) individualmente para cada suíno. O uso de recursos e os impactos ambientais ao longo do ciclo de vida serão identificados e quantificados de acordo com a unidade funcional (kg de ganho de peso). As categorias de impacto ambiental consideradas serão: eutrofização, mudança climática e acidificação. Esse projeto aportará informações importantes para mitigar o impacto ambiental da suinocultura brasileira.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Inessa Lacativa Bagatini

Ciências Biológicas

Botânica
  • conceito de espécie ecológica aplicado à delimitação específica de microalgas verdes assexuadas.
  • A taxonomia robusta das microalgas é fundamental para a preservação de sua diversidade e sua correta aplicação na indústria e na pesquisa. Apesar do avanço proporcionado pela utilização de marcadores moleculares, especialmente para as assexuadas com morfologia simples, pouco se sabe sobre os limites de similaridade genética apropriados para delimitação específica funcionalmente significativa. Por isso, propomos a abordagem integrativa, utilizando dados morfológicos e genéticos já existentes com novos dados fisiológicos e ecológicos para melhor resolução dos limites específicos em microalgas assexuadas, utilizando o gênero Ankistrodesmus como modelo. Esta abordagem agrega informações de diferentes dimensões da biodiversidade, fundamental para preservação da real diversidade dos organismos. O gênero Ankistrodesmus é cosmopolita em águas continentais e possui classificação complexa, sendo sua delimitação específica ainda não esclarecida por meio da morfologia e filogenia. Cepas de diferentes continentes serão cultivadas sob efeito de predação por microcrustáceos, testadas quanto ao efeito intra e interespecíficos da morte celular programada (MCP) e cultivadas em diferentes condições de pH e temperatura, e analisadas quanto à morfologia, crescimento e resposta bioquímica (MALDI-TOF MS). Os dados obtidos permitirão comparar se as variações intraespecíficas são menores do que as variações interespecíficas de acordo com a delimitação de espécies utilizadas atualmente e serão importantes para delimitar espécies no gênero Ankistrodesmus. Além disso, permitirão determinar as análises para aplicação da abordagem integrativa em outras microalgas verdes assexuadas. A delimitação específica mais clara é importante para a melhor conservação da diversidade dos microrganismos e a determinação de análises que podem auxiliar na escolha de microrganismos a serem preservados maximizando sua diversidade, possibilitam melhor gerenciamento da coleção de culturas de microalgas.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Inez Staciarini Batista

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • estudo do sistema ionosfera-termosfera tropical e equatorial e suas implicações no clima espacial (site-ice)
  • O foco das pesquisas propostas neste projeto está no aprimoramento do conhecimento dos processos interativos dos fenômenos ionosféricos peculiares à região tropical brasileira. Tais conhecimentos nos permitirão entender melhor as condições sob as quais estes fenômenos ocorrem assim como a forma como eles influenciam as diversas aplicações espaciais. Os estudos serão baseados em dados experimentais dos parâmetros ionosféricos medidos nas regiões equatoriais e de baixa latitude brasileiras, e nos resultados dos modelos teóricos e computacionais dos processos ionosféricos das regiões tropicais. A parte experimental envolve: medidas ionosféricas utilizando-se instrumentos de superfície, através de técnicas de rádio (radares, digissondas, etc.) e ótica (interferômetro Fabry-Perot, imageador, etc.), realizadas a partir das regiões equatorial e de baixa latitude no Brasil. Os dados serão complementados por medidas feitas por receptores de satélites de posicionamento global (GPS e outros que estiverem disponíveis) e por dados de satélites estrangeiros que estiverem disponíveis à comunidade científica internacional ou forem disponibilizados através de cooperações científicas (FORMOSAT/COSMIC, CHAMP, C/NOFS e outros).
  • Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Ingo Wolfgang Sarlet

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • dignidade humana, direitos humanos e fundamentais e proteção de dados na área da saúde em um contexto de regulação de múltiplos níveis
  • O tema central do projeto é estudar os aspectos relacionados a dignidade humana, direitos humanos e fundamentais e proteção de dados na área da saúde em um contexto de regulação de múltiplos níveis. A justificativa se baseia em três aspectos centrais: 1) a saúde exerce um papel estratégico, em suas dimensões sociais e econômicas, para articular as políticas governamentais e na agenda de desenvolvimento nacional e internacional; 2) os fatores relacionados ao acesso a saúde e sua eficaz prestação deve ser observado em um contexto transnacional e 3) a proteção de dados pessoais de saúde – dados sensíveis – é prioridade como forma de garantir a privacidade, os direitos de ser informado ou não, o consentimento e a adequada utilização dos dados de saúde armazenados e registrados, inclusive no âmbito da Telemedicina e em relação aos desafios da inteligência artificial; Nesta perspectiva, o objetivo geral deste projeto é investigar e avaliar o estado da arte no que concerne à proteção de dados pessoais, em especial os relacionados à assistência à saúde e a sua regulação em múltiplos níveis (Internacional, Europeu, constitucional nacional) bem como em nível de direito constitucional comparado, com foco na Alemanha, Portugal, Espanha e Brasil, para o incremento dos níveis de proteção dos dados pessoais dos que atuam no sistema de saúde, em especial os seus usuários. O método está organizado da seguinte forma: 1) Revisão abrangente da literatura científica e de documentos relevantes, em especial diplomas jurídicos; 2) Mapeamento e catalogação das decisões judiciais e políticas públicas de saúde nacionais e internacionais sobre o tema.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Ingrid Horák Terra

Ciências Agrárias

Agronomia
  • reconstituição paleoambiental e paleoclimática através de registros de veredas do brasil central: uma abordagem multi-proxy
  • O interesse por desvendar a história pretérita tem motivado o estudo de ambientes que preservam sequências de acúmulo de matéria orgânica, o que faz das veredas excelentes arquivos do paleoambiente e do paleoclima. Caracterizadas pela presença da palmeira buriti, e ocorrendo somente dentro do bioma Cerrado, as veredas se encontram encaixadas ao longo de vales pouco profundos sobre as chapadas e chapadões do Brasil central. Poucos são os estudos de reconstituição que utilizam registros deste ambiente, e escassos são os conhecimentos para esta região. A obtenção de informações referente a tais estudos possibilita inferir as causas das mudanças climáticas atuais e realizar prognósticos das condições futuras, frente ao confronto com os resultados passados. Além disso, também serve de informações que apoie as discussões referente à preservação destes ambientes úmidos, e/ou oferece embasamento aos gestores das reais possibilidades de uso. Tanto na esfera ambiental, econômica, social, e política, as veredas englobam todas elas, muitas estando localizadas em propriedades privadas e públicas. Com este propósito, o objetivo geral deste projeto é estudar testemunhos (registros) de solos orgânicos de veredas do Brasil central, em específico das situadas no Parque Nacional Grande Sertão Veredas (Chapada Gaúcha – Minas Gerais), em uma abordagem multi-proxy; está incluirá a obtenção de dados polínicos e geoquímicos (elementar e isotópico) combinados com estratigrafia, datações 14C e estatística multivariada. Assim, o cenário passado poderá ser reconstituído tanto no espaço (mudanças locais, regionais, e até mesmo globais), quanto no tempo, este último abrangendo o período Quaternário. No geral, espera-se: a) uma reconstituição detalhada da vegetação local e regional; b) uma reconstituição detalhada da estabilidade do ambiente quaternário quanto aos níveis de erosão local e regional; c) reconstituição dos níveis de poluição; d) a determinação das relações entre a dinâmica de precipitação pleistocênica/holocênica e controladores climáticos (mudanças de escala milenar e orbital); e, e) a obtenção de um padrão em alta resolução de mudanças pleistocênicas e/ou holocênicas do clima e da paisagem para a região estudada, baseado nas informações de precipitação, temperatura, vegetação e níveis de erosão.
  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022