Brasil
Acesso à informação
menu icon
CORONAVÍRUS (COVID-19)
Participe
Serviços
Legislação
Canais
Ir para o conteúdo
1
Ir para o menu
2
Ir para a busca
3
Ir para o rodapé
4
Acessibilidade
Alto Contraste
Mapa do Site
CNPq
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Youtube
SoundClound
Facebook
Twitter
Spotify
RSS
Perguntas frequentes
Central de Atendimento
Serviços
E-mail do Pesquisador
Área de imprensa
Você está aqui:
CNPq
/
Assuntos
/
Bolsas e Auxílios
/
Bolsas e Auxílios Vigentes
/
Projetos de Pesquisa
/
MENU
Assuntos
Institucional
Apresentação
Organograma
Competências
Base Jurídica
Regimento Interno PO-951
Lei nº 1.310
Decreto nº 8.866
Conselho Deliberativo
Agenda de autoridades
Presidência
Diretoria - DCOI
Diretoria - DEHS
Diretoria - DABS
Diretoria - DGTI
Diretoria Executiva
Comitês de Assessoramento
Membros dos Comitês
Critérios de Julgamento
Renovação de CAs
Normas do CA
Calendário
Comissão de Integridade
Apresentação
Composição
Diretrizes
Documentos da CIAC
Quem é quem
Propriedade Intelectual
SESPI
Restrição de Acesso à Informação
Normas
Comissão de Ética
Apresentação
Legislação
Gestão de Documentos
História
A Criação
Questão Nuclear
Anos 50
Anos 60
Anos 70
Anos 80
Anos 90
Servidores
Estatísticas e Indicadores
Apresentação
Bolsas e auxilios
Séries Históricas
Demanda e atendimento
Indicadores de Pesquisa
Titulação de Bolsistas
Grupos de Pesquisa - Censos
Contatos
Bolsas e Auxílios
Apresentação
Bolsas
Modalidades
Cartão Bolsista no Exterior
Auxílio deslocamento
Bolsistas Egressos (Exterior)
Auxílios
Apresentação
Cartão Pesquisa
Chamadas
Abertas
Encerradas
Resultados
Calendário regular
Tabelas de valores
Bolsas
No país
No exterior
Fomento Tecnológico
Diárias para auxílios
Calendários
Bolsas no país
Bolsas no exterior
Auxílios
Prestação de contas
Programas
Apresentação
ALI
Apresentação
Histórico
Chamadas Públicas
Publicações
CBAB
Apresentação
RHAE
Apresentação
Arquivos
Serviços
Mulher e Ciência
Apresentação
Ações
Histórico
Eventos
Pioneiras da Ciência do Brasil - 5ª Edição
Pioneiras da Ciência do Brasil 7ª Edição
Estatísticas
Publicações
Vídeos
Projetos
Pioneiras da Ciência
Jovens Pesquisadoras
Contatos
PELD
Apresentação
Histórico
Sítios PELD
Chamadas Públicas
Parcerias
Eventos
Publicações
Estatísticas
Galeria de Imagens
ILTER
Repositório de dados PELD
Selo PELD
Contato
PROANTAR
Apresentação
PPBIO
Apresentação
Ciência sem Fronteiras
Cooperação Internacional
Apresentação
Bolsas
Organismos
Convênios Bilaterais
CIAM
CERN
Ciências do Mar
CPLP
PROSUL
CYTED
Mata Atlântica
PROÁFRICA
IBAS
Programa MCT-Mz
INCT
Cooperação Nacional
Parcerias Estaduais
PRONEX
SISBIOTA
Apresentação
Histórico
Redes de Pesquisa
Cofinanciadores
Eventos
Publicações
Galeria de vídeos
REFLORA
Apresentação
Rede PRÓ CENTRO-OESTE
Apresentação
Programas Institucionais de Iniciação C&T
Apresentação
Ensino Superior
PIBIC
PIBIC nas Ações Afirmativas
PIBITI
PICME
Ensino Fundamental / Médio
PIBIC Ensino Médio
PIC-OBMEP
IC-Jr/FAPs
Formulários e Orientações
Para o Gestor Institucional
Para o Comitê Externo e Institucional
Para o Coordenador
Para o Estudante
Reunião Anual 2014
Reunião Anual 2015
Painel ICT
PROTAX
Apresentação
BIONORTE
Apresentação
Arquipélago e Ilhas Oceânicas
Apresentação
Importações para Pesquisa
Apresentação
CNPq Expresso
TIP
Credenciamento
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
AEX (Expedição Científica)
O que é Expedição Científica
Atividades isentas de autorização
Como solicitar
Requisitos
Emissão do Visto
Formulários e Documentos
Autorizações Prévias
Análise da Proposta
Alteração de Projetos Vigentes
Relatórios Técnicos
Legislação
Contato
In English (summary)
REBIOTERIO
Apresentação
Curso EAD
Biotérios Associados
Programa de Divulgação e Disseminação Científica
Prêmios
Apresentação
Menção Especial de Agradecimento
Regulamento
Agraciados
Pesquisador Emérito
Regulamento
Agraciados
Fotos
Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia
Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
Prêmio Fotografia-Ciência & Arte
Prêmio Almirante Álvaro Alberto
Prêmio Jovem Cientista
Prêmio José Reis
Popularização da Ciência
Por que popularizar?
Fazendo Divulgação Científica
Apresentação
Entrevistas
Links Interessantes
Prêmios
Pioneiras da ciência
Museus e Centros de Ciência
Apresentação
Centro-Oeste
Nordeste
Norte
Sudeste
Sul
Olimpíadas científicas
Feiras e Mostras de Ciência
Apresentação
Feiras Nacionais
Feiras Estaduais
Feiras Municipais
Itinerantes
Semana Nacional de CT&I
Relatórios de pesquisa
Memória do CNPq
Bibliografia
Dirigentes
Programa Editorial
Apresentação
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Linguística, Letras e Artes
Engenharias
Multidisciplinar
Outras
Calendário
Contato
Destaque
Iniciação científica
Pesquisador emérito
Pesquisador sênior
Mídia
Imagens da Ciência
Vídeos
Publicações
Pesquisa e Notícia
Comunicação
Imprensa
Cadastro de jornalistas
Fale com a Coordenação
Publicações
Impressos
Identidade visual
Marca CNPq
Manual de aplicação
Área de imprensa
Aplicativo
Parcerias
Apresentação
Instituições
Nacionais
Internacionais
CORI
Serviços
Ferramentas
Ouvidoria
Apresentação
Histórico
Publicações e Documentos
Legislação
Fale com a ouvidoria
Central de Atendimento
Emissão de Contra-cheques
Declaração de Rendimentos
Assinador Digital
Consultar Autenticidade de Documentos
Autenticador Digital
Gerador GRU
Sua Senha
Esqueceu sua senha?
Acesso ao Patrimonio Genético
Nova Lei da Biodiversidade
Autorizações Concedidas
Solicitações Indeferidas
Livro Eletrônico
Suporte a Propriedade Intelectual
Importações para pesquisa
Cartilha de segurança para internet
Carta ao Cidadão
Expedição Científica
SEI
Acesso à Informação
Apresentação
Institucional
Ações e Programas PPA
Auditoria Interna
Processos de Contas Anuais
Convênios
Despesas
Licitações e Contratos
Contratos
Licitações
Terceirização
Consultas Públicas
Servidores
Servidores do CNPq
Ação de Desenvolvimento de Pessoa
Perguntas frequentes
Lei - Acesso a Informação
SIC
Sistema e-SIC
Informações Classificadas
PDTIC
Planejamento Estratégico
Dados abertos
Apresentação
Consulta de dados
Centrais de Conteúdos
Áudios
Vídeos
Imagens
Dados Abertos
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Projetos de Pesquisa
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
País
Todos os Paises
Brasil
Estados
Todos os Estados
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Paraná
Paraíba
Pará
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Tocantins
Instituições
Todas as Instituições
Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul
Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
Alchemy Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento
Associação das Religiosas da Instrução Cristã
Associação Instituto Internacional de Ecologia
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
AUTOSCIENCE TECHNOLOGIES PROJETOS E CONSULTORIA LTDA.
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Centro de Estudos, Pesquisa e Docum. em Cidades e Municípios Saudáveis
Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Centro de Pesquisa da Universidade Positivo
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Centro de Tecnologia Mineral
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A. Boldrini
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
Centro Universitário Augusto Motta
Centro Universitário Carioca
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Anápolis
Centro Universitário de Brasília
Centro Universitário de Brusque
Centro Universitário do Estado do Pará
Centro Universitário Filadélfia
Centro Universitário Herminio Ometto de Araras
Centro Universitário Tiradentes
Centro Universitário UNINTA
Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira
Comissão Nacional de Energia Nuclear
Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
E.E.E.M. Agostinho Morais de Oliveira
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
Engenharia Assistida por Computador
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Comando e Estado Maior do Exército
Escola Estadual de Ensino Médio Antônio José Peixoto Miguel
Escola Superior de Guerra
Escola Superior de Propaganda e Marketing
ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
Faculdade de Medicina do ABC
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
Faculdade Meridional
Faculdade SKEMA Business School
FAE Centro Universitário
FUCAPE
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação João Pinheiro
Fundação Meridional
Fundação Museu do Homem Americano
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Pio XII
Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Fundo Estadual de Saúde do Estado da Bahia
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado do Acre
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Mãe de Deus
Hospital São Rafael
Hospital Sírio-Libanês
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino
Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
Instituto de Botânica
Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul
Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte
Instituto de Estudos Avançados
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Social e Tecnológico
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Tecnologia de Alimentos
Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto ECCUS
Instituto Euvaldo Lodi - PR
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Minas Gerais
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Alagoas - Matriz
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Acre
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará - Reitoria
Instituto Federal do Maranhão
Instituto Federal do Paraná
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
Instituto Federal do Triângulo Mineiro
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Camaquã
Instituto Integrado
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
instituto MarcosDaniel
Instituto Mauá de Tecnologia
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional de Telecomunicações
Instituto para o Desenvolvimento da Educação
Instituto Pasteur
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Instituto Tecnológico Vale
Instituto Ânima SOCIESC de Inovação
Jardim Botânico de Brasília
Laboratório Nacional de Astrofísica
Laboratório Nacional de Computação Científica
Museu de Astronomia e Ciências Afins
Museu Paraense Emílio Goeldi
Observatório Nacional
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Prefeitura Municipal de Alto Alegre
Prefeitura Municipal de Barra Mansa
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
Prefeitura Municipal de Londrina
Prefeitura Municipal de Matinha
Prefeitura Municipal de Paracambi
Prefeitura Municipal de Recife
Sec. Est. Meio Amb Des. Eco. Prod. e Agr. Familiar
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação/RS
Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Acre
Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco
Secretaria de Educação de Pernambuco
Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso
Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre
Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO SAUDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE MACAPA
Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar
Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Tauá
SENAI - Departamento Regional da Bahia
SENAI - Departamento Regional do Pará
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do RS
Sociedade Brasileira de Física
Sociedade Brasileira de Imunologia
Sociedade Educacional Três de Maio
Universidade Anhembi Morumbi
Universidade Brasil
Universidade Candido Mendes
Universidade Católica de Brasília
Universidade Católica de Pelotas
Universidade Católica de Pernambuco
Universidade Católica de Santos
Universidade Católica do Salvador
Universidade Católica Dom Bosco
Universidade Ceuma
Universidade Cidade de São Paulo
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Universidade Cruzeiro do Sul
Universidade da Amazônia
Universidade da Força Aérea
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade de Araraquara
Universidade de Brasília
Universidade de Caxias do Sul
Universidade de Cruz Alta
Universidade de Fortaleza
Universidade de Guarulhos
Universidade de Marília
Universidade de Passo Fundo
Universidade de Pernambuco
Universidade de Ribeirão Preto
Universidade de Rio Verde
Universidade de Santa Cruz do Sul
Universidade de Santo Amaro
Universidade de Sorocaba
Universidade de São Paulo
Universidade de Uberaba
Universidade do Estado da Bahia
Universidade do Estado de Mato Grosso
Universidade do Estado de Minas Gerais
Universidade do Estado de Santa Catarina
Universidade do Estado do Amazonas
Universidade do Estado do Pará
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Universidade do Oeste Paulista
Universidade do Planalto Catarinense
Universidade do Sul de Santa Catarina
Universidade do Vale do Itajaí
Universidade do Vale do Paraíba
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Estadual da Região Tocantina do MA
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
Universidade Estadual de Feira de Santana
Universidade Estadual de Goiás
Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Universidade Estadual de Roraima
Universidade Estadual de Santa Cruz
Universidade Estadual do Ceará
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Universidade Estadual do Maranhão
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Paraná
Universidade Estadual do Piauí
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Universidade Estadual do Tocantins
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Universidade Estácio de Sá
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Fronteira Sul
Universidade Federal da Grande Dourados
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alfenas
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal de Catalão
Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal de Itajubá
Universidade Federal de Jataí
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de Lavras
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Rondônia
Universidade Federal de Roraima
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de São João Del-Rei
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Amapá
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal do Cariri
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Oeste da Bahia
Universidade Federal do Oeste do Pará
Universidade Federal do Pampa
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Sul da Bahia
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Universidade Federal Fluminense
Universidade Federal Rural da Amazônia
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Universidade Feevale
Universidade Franciscana
Universidade FUMEC
Universidade Ibirapuera
Universidade La Salle - Canoas
Universidade Luterana do Brasil
Universidade Metodista de São Paulo
Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Universidade Nilton Lins
Universidade Norte do Paraná
Universidade Nove de Julho
Universidade Paulista
Universidade Positivo
Universidade Potiguar
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Universidade Regional do Cariri
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Universidade São Francisco
Universidade São Judas Tadeu
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Universidade Tiradentes
Universidade Tuiuti do Paraná
Universidade Vale do Rio Doce
Universidade Vila Velha
Grandes Áreas
Todas as Grandes Áreas
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Engenharias
Indefinido
Lingüística, Letras e Artes
Outra
Tecnologias
Áreas
Todas as Áreas
Administração
Agronomia
Antropologia
Arqueologia
Arquitetura e Urbanismo
Artes
Astronomia
Biodiversidade e Recursos Naturais
Biofísica
Biologia Geral
Biomedicina
Bioquímica
Biotecnologia
Botânica
Ciência da Computação
Ciência da Informação
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Ciência Política
Ciências Ambientais
Comunicação
Defesa
Demografia
Desenho Industrial
Desenvolvimento Tecnológico e Industrial
Direito
Divulgação Científica
Ecologia
Economia
Economia Doméstica
Educação
Educação Física
Energia
Enfermagem
Engenharia Aeroespacial
Engenharia Agrícola
Engenharia Biomédica
Engenharia Civil
Engenharia de Energia
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Engenharia de Minas
Engenharia de Produção
Engenharia de Transportes
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Mecânica
Engenharia Naval e Oceânica
Engenharia Nuclear
Engenharia Química
Engenharia Sanitária
Farmacologia
Farmácia
Filosofia
Fisiologia
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Fonoaudiologia
Física
Genética
Geociências
Geografia
História
Imunologia
Indefinido
Letras
Lingüística
Matemática
Medicina
Medicina Veterinária
Microbiologia
Microeletrônica
Morfologia
Multidisciplinar
Museologia
Nutrição
Oceanografia
Odontologia
Parasitologia
Planejamento Urbano e Regional
Probabilidade e Estatística
Psicologia
Química
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
Robótica, Mecatrônica e Automação
Saúde Coletiva
Segurança Contra Incêndio
Serviço Social
Sociologia
Tecnologia da Informação e Comunicação
Tecnologia e Inovação para Agropecuária
Tecnologias Médicas e da Saúde
Teologia
Turismo
Zoologia
Zootecnia
Busca
Filtrar
Limpar Filtros
Rosângela Custodio Cortez Thomaz
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Turismo
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
observatório turístico intermunicipal da estância turística de avaré e do município de interesse turístico de rosana (estado de são paulo).
Resumo:
Este projeto tem por objetivo a criação de um Observatório Turístico Intermunicipal que atuará em duas localidades do Estado de São Paulo: a Estância Turística de Avaré e o Município de Interesse Turístico (MIT) de Rosana, o primeiro considerado Estância Turística desde 2002 e o outro nomeado MIT em 2017. Ambos municípios foram escolhidos como objeto de estudo do Observatório por sediarem instituições com grupos de pesquisa na área de Turismo; respectivamente, o Instituto Federal de São Paulo (Campus Avaré) com o Grupo de Estudos em Hospitalidade e Lazer (GEHLA) e a Universidade Estadual Paulista (Campus Rosana) com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Turismo Rural (GEPTER). O trabalho se centrará na pesquisa de oferta e demanda turística, identidade turística dos municípios, capacitação do trade, conscientização para o turismo e consolidação da rede. O projeto será desenvolvido pelos pesquisadores do GEPTER e do GEHLA sob a liderança das Profas. Dras. Rosângela Custodio Cortez Thomaz e Luciana Pereira de Moura Carneiro, a partir do know-how do Centro de Estudos e Investigacións Turísticas (CETUR) da Universidade de Santiago de Compostela, na pessoa do Prof. Dr. Xosé Manuel Santos Solla.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Rosangela Ferreira Rodrigues
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Morfologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
portas abertas para a ciência e a inclusão recursos tecnológicos no estudo da anatomia
Resumo:
A proposta consiste em divulgar para a comunidade que a ciência pode ser propriedade de todos, independente das limitações que apresentem de forma temporária ou permanente. A divulgação será realizada através da disponibilização, de forma virtual, de parte dos laboratórios e acervo de peças anatômicas do Departamento de Morfologia, do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas, a alunos do ensino básico e comunidade em geral. Neste público alvo estão incluídos alunos da educação especial, que possuem limitações visuais e auditivas, e que conhecerão um projeto desenvolvido no departamento que evidenciará, através de modelos biológicos sensoriados, o potencial das tecnologias assistivas em possibilitar alternativas para a inclusão. A proposta, em concordância com o edital, vai contemplar o evento denominado PORTAS ABERTAS PARA A CIÊNCIA E A INCLUSÃO RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ESTUDO DA ANATOMIA, que será realizado, de forma virtual, devido a situação que o país enfrenta e que, possivelmente, não terá sido completamente regularizada até a semana em questão. Participarão das atividades professores e alunos da UFPel, UFSM e IFSul, assim como também outros colaboradores externos. As atividades ocorrerão nas dependências do Departamento de Morfologia, pertencente ao instituto de Biologia da UFPEL, localizado no município de Pelotas, e nas dependências do Departamento de Morfologia, localizado no município de Capão do Leão. A unidade do Departamento de Morfologia, localizado no município de Pelotas, fica na Faculdade de Medicina e possui o acervo referente a Anatomia Humana, que será utilizado para evidenciar as peculiaridades de cada órgão que compõe os diferentes sistemas orgânicos, assim como destacar algumas condições patológicas. O acervo consiste de modelos artificiais e naturais, tendo cada uma das peças sido preparadas com a finalidade de explorar a morfologia de determinada região ou estrutura anatômica. O acervo possui modelos de todos os sistemas e órgãos estudados nas disciplinas de Anatomia Humana, possibilitando explorar todo o corpo humano e seus aspectos anatomofuncionais. A visita se estenderá às dependências da anatomia microscópica, que contém em seu acervo uma coleção de modelos, representativo das diversas fases da fecundação. Neste local fica também o laboratório de preparo de lâminas histológicas, onde se poderá ver ou ouvir através da audiodescrição as etapas do processamento dos órgãos, para a obtenção de lâminas histológicas. Posteriormente também será possível observar as lâminas obtidas de fatias do órgão em um microscópio virtual ou escutar sua descrição. Nesta visita virtual, serão apresentados o projeto de um curso de técnicas histológicas para alunos surdos, realizado pelo DM, e o projeto atual, Museu de Ciências Morfológicas. Para o projeto atual, sensores com ativadores de audiodescrição e ativadores de legenda serão colocados em modelos biológicos fabricados em impressora 3D, para serem usados tanto por deficientes visuais quanto surdos, mostrando que o conhecimento científico pode estar disponível para todos, quando as ferramentas apropriadas são utilizadas. As atividades no município do Capão do Leão ocorrerão nas dependências do Departamento de Morfologia, referentes a disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres, onde já há, no corredor central, uma exposição permanente de peças anatômicas. Será filmado o acervo composto por vários materiais biológicos preservados e associados a sintéticos, pertencentes a várias espécies de animais domésticos, silvestres e marinhos. Os visitantes virtuais durante a semana e futuramente terão a oportunidade de conhecer esqueletos de bovinos, cavalos, gatos, cães, ovelhas, galinhas, assim como de diversas aves e mamíferos selvagens pertencentes ao Bioma Pampa. Também serão filmados, de forma comparativa, esqueletos de golfinho, leão-marinho e tartaruga-marinha. Nesta área de Morfologia animal há várias propostas que contemplam situações com visitações limitadas a grupos pequenos, quando possível, pós pandemia, além de visitas virtuais para a divulgação e informação das atividades realizadas no setor, durante o período da pandemia. Abaixo estão descritos os materiais da referida proposta: 1. Materiais biológicos conservados por empregos de técnicas anatômicas (sem riscos biológicos na manipulação); 2. Apreciação visual de esqueletos de aves, mamíferos e répteis do Bioma Pampa e ambiente marinho com acessibilidade por QR Codes para informações complementares; 3. Apreciação visual de estruturas anatômicas de forma topográfica em material crio desidratado e resinado; 4. Peças para avaliação de texturas e variações topográficas através do toque (osso, cascos, chifres, pelagens, plumagens, esqueleto e partes de grandes animais, equino, bubalino, bovino). Todos os vídeos, tanto os referentes a anatomia humana como animal, serão apresentados com audiodescrição, de acordo com as recomendações referentes a inclusão de pessoas cegas e com legendas e presença de intérpretes em libras, para inclusão de pessoas surdas. Os vídeos ficarão disponíveis na plataforma YouTube e, através de QR Codes, será possível a visitação as dependências do Departamento de Morfologia, modelos anatômicos e peças anatômicas. Posteriormente, os modelos biológicos apresentados no evento serão reunidos em um local, constituindo o espaço físico do Museu de Ciências Morfológicas, onde ficarão disponíveis para visitação presencial. Considerando que 90% das informações que chegam ao cérebro o fazem pela visão e que o cérebro leva apenas um décimo de segundo para assimilar uma imagem, percebemos que o ensino visual tem um enorme potencial. E na ausência da visão, a disponibilidade da audiodescrição, para proporcionar um mapa mental do objeto descrito. Por isso cada vez mais urge a necessidade de uma educação que amplie o entendimento, dialogando com a tecnologia e os avanços na ciência.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
03/11/2020-31/05/2021
Rosângela Gavioli Prieto
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
educação especial em municípios brasileiros: análises de pesquisas sobre políticas públicas, com ênfase em seus de desenhos metodológicos
Resumo:
A inclusão escolar de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientação dada pela política nacional de educação especial, particularmente a partir de 2008, tem incitado redes e sistemas de ensino a proporem diretrizes para a orientação de sua política educacional e no campo da educação especial. Isso tem reverberado academicamente na criação de grupos de pesquisa sobre políticas de educação especial que se dedicam a analisá-las e na divulgação de suas produções sobre o tema. Todavia, não foram localizadas pesquisas, nos moldes de um estado da arte, cuja análise recaia sobre as bases teórico-metodológicas adotadas nem a fundamentação subsidiária à discussão da relação entre Estado e políticas educacionais, questões apontadas como frágeis em estudos sobre o tema, os quais se constituem como objetivos deste projeto. Com vistas a atender tais objetivos serão compiladas e analisadas teses e dissertações finalizadas entre 2008 e 2018, extraídas de diversos repositórios, bem como serão desenvolvidas entrevistas com coordenadores de grupos de pesquisa, de uma amostra intencional de pesquisadores vinculados a universidades públicas, federais e estaduais, pois essas instituições têm sido responsáveis nos últimos anos pela expansão de produções.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Rosângela Maria Lopes de Sousa
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
universidade sem fronteira: enfrentamento da obesidade com ações de educação, gestão e assistência
Resumo:
A proposta visa desenvolver o projeto intitulado UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS: enfrentamento da obesidade com ações de educação, gestão e assistência integrando atividades de formação de profissionais da Atenção Básica de Saúde, com priorização dos profissionais que atuam nos Núcleos Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), atividades de extensão e pesquisa. A área de abrangência da proposta será constituída pelas 19 Regiões/sede de Saúde (São Luís, Chapadinha, Itapecuru Mirim, Rosário, Açailândia, Imperatriz, Bacabal, Codó, Pedreiras, Balsas, Pinheiro, Viana, Barra do Corda, Presidente Dutra, São João dos Patos, Caxias, Timon, Santa Inês e Zé Doca). O prazo para execução do projeto será de 24 (vinte e quatro) meses, de janeiro de 2019 a janeiro de 2021. As ações do projeto se baseiam na prevenção, diagnóstico e tratamento da obesidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, serão executadas ações coordenadas de formação, avaliação, coleta de informações e dados das plataformas PNAN, SISVAN, e-SUS dentre outras, monitoramento e difusão científica na área de Análise Nutricional de População e Saúde Pública. Inicialmente serão realizadas reuniões, palestras e fóruns nos municípios sede de cada macro região com o intuito de discutir com gestores, profissionais de saúde e comunidade para alinhar os conhecimentos sobre promoção da alimentação adequada na prevenção e tratamento da obesidade e suas comorbidades conforme o perfil de cada região e de acordo com a implementação das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição PNAN do Ministério da Saúde a respeito da obesidade. Dentre as ações de enfrentamento da obesidade destaca-se o desenvolvimento de tecnologias digitais que auxiliarão na coleta de informações e ainda no acompanhamento dos sujeitos, o aplicativo fornecerá informações sobre alimentação e atividade física, sempre alinhado com os materiais e estratégias da PNAN, Política Nacional de Atenção Básica - PNAB e Política Nacional de Promoção da Saúde PNPS, do Ministério da Saúde. Todas as ações serão monitoradas e avaliadas pela equipe executora por meio de um cronograma de atividades elaborado por cada gestão de município, contemplando a multiplicação dos conhecimentos compartilhados nos treinamentos e palestras e elaborando relatórios semestrais sobre as atividades desenvolvidas. Os conhecimentos e produtos elaborados durante o desenvolvimento deste projeto serão difundidos para a comunidade local a partir de palestras e fóruns de informação e discussão sobre a prevenção/tratamento da obesidade. Para os profissionais e comunidade científica, prevê-se a elaboração e incentivo ao uso de cartilhas já divulgadas, mostras científicas, resumos em congressos e artigos publicados em revistas indexadas. No que se refere à esfera da gestão, a partir dos dados coletados no planilhamento serão emitidos relatórios técnicos contendo imagens dos treinamentos e informações sobre o perfil nutricional de cada região, que poderão ser divulgados na plataforma da Rede de Nutrição do Sistema Único de Saúde (RedeNutri). Para a formação da equipe serão oferecidos dois cursos com 180 horas cada, sendo um direcionado a profissionais de nível superior (Médicos, Enfermeiros, Nutricionistas e Fisioterapeutas) e outro para nível fundamental/técnico. Apenas para os Profissionais de Nível Superior será conferido o Título de Agente Multiplicador de Enfrentamento da Obesidade. Serão estimados de 3 a 6 profissionais de saúde da Atenção Básica dos municípios/região contemplados e 3 a 6 gestores e professores da Educação Básica (com vínculo empregatícios estatutário e/ou celetista) em que este guardará uma estimativa absoluta de 684 (seiscentos e oitenta e quatro) profissionais. Para que as ações sejam exitosas esta proposta conta com parcerias de instituições: Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do estado do Maranhão COSEMS, das Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Maranhão (SES) e Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (SEDUC). De acordo com a realização das ações descritas, espera-se que 95% dos profissionais de saúde da Atenção Básica sejam envolvidos nas formações; que haja redução em 30% a prevalência de excesso de peso/ obesidade em cada município e com esse alcance, reduzir custos associados às comorbidades atreladas à obesidade e fortalecimento dos Programas Permanentes de Enfrentamento da Obesidade nos municípios atendidos e finalmente contribuir para aumentar o índice de desenvolvimento humano dos municípios.
Instituição/UF/País:
Universidade Ceuma - MA - Brasil
Vigência:
30/11/2018-31/03/2021
Rosângela Maria Rodrigues Barbosa
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Parasitologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
explorando o comportamento básico dos mosquitos para otimizar o controle dos vetores de arbovírus.
Resumo:
Pesquisas relacionadas ao comportamento de culicídeos vêm revelando que fatores físicos e químicos são responsáveis por desencadear escolhas nas fêmeas de mosquitos, como busca por alimentos, acasalamento e oviposição. É demonstrado que a decomposição de matéria orgânica na água pode influenciar na atividade de oviposição desses insetos como, por exemplo, infusão de gramíneas, infusão de folhas de caju e cascas de batata e extratos de formas imaturas do próprio inseto. Considerando a importância de estabelecer novas estratégias de vigilância para o controle da circulação de arbovírus, o presente estudo visa através da investigação comportamental de mosquitos do gênero Aedes e Culex, mapear os padrões de comportamento de voo e repouso; identificar iscas envolvidas na atratividade e estimulação à oviposição, bem como, avaliação de um novo modelo de armadilha capaz de coletar adultos e imaturos de Aedes ssp e a ação dos repelentes em mosquitos de populações naturais infectados ou não por arbovírus. Os bioensaios para identificação das iscas serão realizados em uma sala do insetário do Departamento de Entomologia IAM_Fiocruz-PE em câmara de escolha utilizando gaiolas de alumínio (50 x 40 x 32 cm), enquanto que os ensaios com repelentes serão realizados no infectório, fazendo se o uso de uma arena que permite a avaliação da repelência, por teste de escolha, simulando a mão humana, pulverizada com repelentes. Já os testes de observação comportamental de repouso e voo serão realizados em uma sala experimental localizada na área externa. No interior desta sala será fixado um plástico com cola. A sala será dividida em parede 1, 2, 3, 4 e teto. Cada superfície será marcada com uma grade quadrada de 20 cm. Os experimentos serão realizados em quatro etapas utilizando mosquitos das espécies Aedes aegypti e C. quinquefasciatus por cada teste individualmente, após estes testes serão realizados testes preliminares de filmagem, utilizando câmaras especificas, para observar o comportamento da trajetória de voo. Os ensaios de campo simulado serão realizados em uma gaiola (26,5 m²) localizada na área externa e os testes de semi campo serão conduzidos nas dependências externas do IAM. As armadilhas serão instaladas ao abrigo do sol e chuva a uma distância de 1,5m entre elas. Desta forma, os resultados do estudo irão contribuir para que se possam direcionar medidas de controle (uso de armadilhas, aplicação de inseticidas) de forma rápida, simples, efetiva, segura e mais econômica.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - PE - Brasil
Vigência:
15/05/2019-31/05/2022
Rosangela Paula Teixeira Lessa
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
identificação da população e ecologia trófica da albacora-laje (thunnusalbacares), da cavala-empinge (acanthocybiumsolandri) e do peixe-rei (elagatis bipinnulata) no arquipélago de são pedro e são paulo
Resumo:
O Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP) é uma área de alto produtividade no Oceano Atlântico Sul, e por esta razão, a diversidade de fauna e flora do local é enorme, inclusive com algumas espécies exploradas por pescarias no local. Das espécies exploradas pela pesca no ASPSP, 85% das capturas são compostas por apenas 4 espécies de peixes, das quais, destacam-se a cavala-empinge (Acanthocybium solandri) a albacora-laje (Thunnus albacares)e o peixe-rei (Elagatis bipinnulata) que são capturadas usando como isca o peixe-voador (Cheilopogon cyanopeterus). T. Albacares, A. solandrie E. bipinnulata são espécies tipicamente oceânicas, com hábitos epipelágicos, e que podem ser encontrados em maior abundância no ASPSP entre os meses de Novembro e Maio, período no qual ocorre a desova de C. Cyanopterus. Devido a importância desta pesca, estudos que auxiliem na identificação dos estoques de T.Albacares, A. solandrie E. bipinnulata e na importância de C. cyanopterus para os predadores e toda a cadeia trófica no ASPSP são de fundamental importância para o manejo sustentável destas espécies. Para atingir estes objetivos, serão utilizadas análises microquímicas multielementares em otólitos e isotopicas em multuplos tecidos das espécies com o intuito de identificar quais populações no Oceano Atlântico utilizam o ASPSP em sua migração e o nível trófico dos predadores quando se alimentam do peixe-voador no local.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
29/11/2019-31/10/2022
Rosangela Paula Teixeira Lessa
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
uso do habitat e ecologia trófica de tubarões e raias costeiros da região nordeste do brasil.
Resumo:
Em todo o mundo, a pesca artesanal costeira captura uma considerável produção de espécies de elasmobrânquios (tubarões e raias), não sendo diferente na costa da Região Nordeste do Brasil. Estas espécies exibem baixa resiliência à pesca, o que vem provocando declínios significativos de suas populações, sendo algumas delas não mais registradas em alguns locais da região. Embora o principal fator antrópico de declínios das populações de elasmobrânquios seja a pesca, outro fator importante é a perda ou degradação do habitat costeiro utilizado por estas espécies. O conhecimento sobre os tubarões e raias ainda é relativamente baixo, comprometendo a geração de informações essenciais para a sua conservação ou o manejo e gestão sustentável. A capacidade de ocupar diferentes ambientes ao longo do ciclo de vida, faz com que as zonas costeiras se constituam em mosaicos de habitats essenciais (área de berçário, área de alimentação, área de reprodução). A proteção destas áreas é de fundamental para o recrutamento futuro de populações submetidas à pressão pesqueira. Considerando que a maior parte dos berçários está localizada em zonas rasas e com alta produtividade, o impacto causado pela exploração pesqueira é maior, e como consequência, elasmobrânquios que ali se desenvolvem têm maior chance de serem sobrexploradas, caso uma gestão cuidadosa não se estabeleça. Uma das formas de se identificar e avaliar a contribuição dos berçários para as populações, além de inferir sobre o comportamento migratório ao longo do ciclo de vida das espécies, são as análises de registros microquímicos em estruturas rígidas que refletem as características físico-químicas do ambiente habitado. Estudos recentes realizados com sucesso utilizam análises microquímicas em vértebras de tubarões com esses propósitos. O conhecimento sobre os organismos utilizados como presas pelos consumidores também é essencial para acessar o modo como os indivíduos utilizam os recursos ambientais disponíveis. A investigação do conteúdo estomacal é uma ferramenta capaz de gerar informações acerca de recursos alimentares utilizados pelas espécies no ambiente, podendo ser usadas para entender desde a história natural até seu papel no ecossistema. Entretanto, embora esta metodologia forneça um alto nível de resolução taxonômica, o conteúdo estomacal representa a alimentação mais recente ingerida pelo consumidor. De modo complementar, análises de isótopos estáveis (δ) de Carbono (13C) e Nitrogênio (15N) de amostras do tecido muscular podem fornecer informações sobre a origem do material assimilado da dieta e representar a alimentação a longo prazo de um indivíduo. É um método importante para estudar a dieta, a posição trófica e o movimento/migração de animais aquáticos, que tem se provado útil para identificar onde os organismos em particular se alimentaram no período de até um ano. Sabe-se, por exemplo, que os valores de δ13C são tipicamente menos negativos (mais enriquecidos em 13C) em fontes de alimentos estuarinas do que em fontes marinhas. Por esta razão, os isótopos são ferramentas comprovadamente úteis para diferenciar fontes de alimentação marinhas de estuarinas. A utilização das três metodologias em conjunto (analise microquímica da vértebra, análise de conteúdo estomacal e análise de isótopos estáveis em músculos), embasadas no conhecimento da dinâmica populacional, pode resultar em informações mais completas de padrões de movimentação e uso de hábitats costeiro ao longo do ciclo de vida de espécies de elasmobrânquios. Entender a conectividade e os diferentes usos entre os habitats e as diferentes respostas das populações de elasmobrânquios aos impactos diretos e indiretos na zona costeira no litoral do Nordeste é essencial para o adequado manejo e a correta avaliação dos seus status de conservação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Rosângela Pereira de Tugny
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Artes
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
biografias das mestras e mestres das artes ameríndias - livros e filmes
Resumo:
Este projeto se coloca na continuidade dos trabalhos desenvolvidos na Universidade Federal do Sul da Bahia: "Vozes Sobreviventes nas Cosmopistas Maxakali-Pataxó", pesquisa contemplada com bolsa PQ (CNPq) e bolsas PIBIC (aguardando recursos aprovados na FAPESB em 2016); "Arte, História e Língua Maxakali-Pataxó: educação pública intercultural e integral na região Sul da Bahia", programa de extensão universitária financiada pelo MEC (ProExt), realizado em parceria com o grupo Atxohã de pesquisadores indígenas Pataxó; ambos os projetos em fase de conclusão. O principal objetivo da pesquisa é investigar e desenvolver estratégias metodológicas, conceituais e estéticas, em parceria com mestres e mestras das artes e ofícios tradicionais, oriundos de diferentes comunidades indígenas, de modo a garantir recursos didáticos e a possibilidade de tê-los como professores ministrantes de cursos especiais, expandindo assim o horizonte epistemológico e poético que tem definido o papel social da Universidade. As reflexões que sustentam a construção metodológica desta proposta de pesquisa se situam, por um lado, na contextualização do Encontro de Saberes enquanto teoria e método na pesquisa musical - na sua relação com os estudos decoloniais e o histórico crítico da antropologia pós-estruturalista e, por outro, na discussão sobre a biografia, a tradução e a coautoria como método etnográfico. Ambos eixos de discussão dizem respeito ao limite histórico das ciências humanas (incluindo aí a comunicação, antropologia e a etnomusicologia) após a crítica decolonial, bem como ao nascimento de novas linhas e métodos de pensamento após as transformações das academias brasileiras, com as políticas de cotas para negros e indígenas, a democratização da educação superior e a criação dos cursos de formação de professores indígenas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Sul da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Rosanne Evangelista Dias
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
demandas sobre desempenho docente produzindo políticas de currículo para a iberoamérica
Resumo:
Esta investigação se insere no contexto em que a Iberoamérica mobiliza diversos recursos desde a primeira década do século XXI na construção de consensos com os países da região na intenção de produzir e influenciar políticas de currículo que superassem o quadro de desigualdade na educação básica. Entre os anos de 2008 e 2016, a Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura OEI publicou uma série de textos políticos que fez circular diversas ideias que buscavam equalizar os problemas verificados forjando o Programa Metas Educativas 2021: la educación que queremos para la generación de los Bicentenarios. No ano de 2015, durante a Conferência Mundial das Nações Unidas reunida com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO, a região alterou sua agenda para atingir as Metas previstas em 2021 para o ano de 2030, no âmbito da Agenda da Educação 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesses consensos, a docência assume relevância na produção do período na defesa de novos currículos para a formação e o trabalho docente como fator que contribui para o bom desempenho da educação. Desse modo, demandas são produzidas e articuladas discursivamente significando modos de controlar o currículo da formação e da atuação docente destacando o desempenho como estratégia que pretende garantir a qualidade da educação. Pretendemos analisar as demandas sobre o desempenho nas políticas de currículo para a docência na Iberoamérica apoiada na abordagem teórico-metodológica da teoria do discurso (TD) de Laclau e Mouffe, destacando os processos de articulação discursiva e os sentidos para o significante desempenho nos textos políticos que pretendem por em marcha as políticas para a formação e o trabalho docente. Entre os textos selecionados para este trabalho apontamos as seguintes publicações: Proyecto Estratégico Regional sobre Docentes: Centro de Estudios de Políticas y Prácticas en Educación (CEPPE) da OREALC/UNESCO e Miradas sobre La Educación en Iberomérica: Desarollo profesional docente y mejora de la educación. Tencionamos interpretar as produções de políticas na região focalizando destacadamente a experiência dos seguintes países: o Brasil, o Chile, a Colômbia e o México que vêm apontando como emblemáticos para a compreensão das relações entre o currículo e o desempenho no desenvolvimento curricular para a docência, no período de 2000 a 2020.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Rosária da Silva Justi
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
contribuições do ensino fundamentado em modelagem para a aprendizagem sobre ciências, o desenvolvimento do raciocínio argumentativo de estudantes e o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades docentes
Resumo:
Dentre vários outros motivos, o Ensino Fundamentado em Modelagem (EFM) tem sido defendido como uma abordagem que pode contribuir para que a Educação em Ciências seja autêntica, uma vez que pode favorecer: o engajamento dos estudantes em, e a aprendizagem sobre, raciocínios e práticas científicas envolvidos na produção e aceitação do conhecimento científico; a compreensão de entidades e fenômenos do mundo em que vivemos, assim como do conhecimento já produzido acerca dos mesmos; e o reconhecimento do papel da criatividade na produção e uso da ciência na história da humanidade. Há mais de 10 anos temos estudado o EFM investigando, principalmente, a aprendizagem conceitual dos estudantes e aspectos relacionados com habilidades requeridas para a participação em atividades de modelagem, especialmente investigativas, argumentativas e de visualização. Em um livro sobre EFM publicado recentemente, propusemos vários possíveis relacionamentos teóricos entre participação em atividades de modelagem e desenvolvimento de uma visão ampla sobre ciências, assim como sobre o papel do professor no EFM. Neste projeto, pretendemos investigar tais relações empiricamente, buscando entender realmente a influência da participação em atividades de modelagem na visão de ciência e no desenvolvimento do raciocínio argumentativo dos alunos. Pretendemos também caracterizar os conhecimentos e habilidades necessários ao professor para conduzir atividades de ensino fundamentadas em modelagem que contribuam para a aprendizagem dos alunos sobre ciência e práticas científicas. Para tanto, foi elaborado recentemente um conjunto de atividades de modelagem para serem aplicadas a estudantes de Química do ensino médio regular. Tais atividades se diferem de outras produzidas e analisadas em nosso Grupo de Pesquisa nos últimos anos, pois abordaram também um tema sociocientífico. Isto veio ao encontro de (i) outras perspectivas recentes na Educação em Ciências, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), segundo a qual os processos educativos devem envolver estudantes na resolução de problemas reais que eles podem enfrentar em seu cotidiano a fim de contribuir para o desenvolvimento da capacidade de tomar decisões conscientes; e (ii) nossa própria visão holística de ciência e da necessária aprendizagem sobre ciências. Também estão sendo elaborados e validados instrumentos específicos que possam favorecer a identificação das visões de ciência de estudantes e a expressão de seus raciocínios argumentativos. A aplicação (e registro em vídeo) dessas atividades em salas de aulas regulares serão feitas visando possibilitar a caracterização de todas as ações dos indivíduos e as situações argumentativas ocorridas naqueles ambientes. Outros dados se originam de entrevistas com os alunos, visando esclarecer suas ideias; e com os professores, visando caracterizar seus conhecimentos sobre modelos, modelagem, EFM, ciência e argumentação, suas visões sobre as atividades a serem utilizadas nas aulas, assim como as justificativas para suas ações durante as aulas. Os dados serão analisados qualitativamente, a partir de estudos de caso elaborados para cada grupo de alunos e professores participantes, sempre de forma coerente com os referenciais teóricos aqui adotados e/ou outros identificados como relevantes ao longo da pesquisa. O software NVivo será usado em parte das análises. Esperamos que a realização deste projeto contribua, dentre outros aspectos, para: (i) promover a aprendizagem de ciências de alunos do ensino médio de forma ampla, especialmente desenvolvendo conhecimento sobre ciências e práticas científicas que possam sustentar a participação mais ativa dos mesmos na sociedade; (ii) gerar conhecimentos em relação ao ensino sobre ciências e à inclusão de práticas científicas em contextos regulares de ensino; (iii) sustentar sugestões para abordagens de ensino pautadas na perspectiva de integração de resolução de problemas reais, práticas científicas e do ensino sobre ciências; (iv) gerar conhecimentos sobre os conhecimentos e as ações de professores que promovam o EFM e a ABP, e que sejam comprometidos com o ensino sobre ciências e de práticas científicas; (v) sustentar sugestões de novas instâncias formativas para professores focadas no EFM e na ABP, que promovam o desenvolvimento de visões amplas sobre ciências e de práticas científicas (especialmente argumentação); (vi) incrementar a literatura da área, trazendo novas relações e questões para serem analisadas e discutidas pelos pesquisadores interessados nos temas contemplados neste projeto. Assim, a realização deste projeto aponta para contribuições bastante amplas e relevantes para a pesquisa na área de Educação em Ciências (em termos de conhecimento produzido, publicações, consolidação de parcerias internacionais relevantes e formação de novos pesquisadores), e para a própria Educação em Ciências (em termos de dar suporte a uma aprendizagem mais ampla de estudantes e à promoção de situações futuras diferenciadas de formação de professores).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Rose Marie Santini
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
infodemia e desinformação: revisão sistemática de literatura sobre estratégias de comunicação e informação em saúde em situações de pandemia.
Resumo:
Em face ao desafio enfrentado pelos líderes mundiais e autoridades em saúde coletiva para tomar decisões e definir respostas para crises epidemiológicas como a que atualmente vivemos com a COVID-19, propomos neste projeto desenvolver uma revisão sistemática de literatura para mapear as estratégias comunicação e informação, eficazes e ineficazes, no enfrentamento e contenção de crises sanitárias e pandemias, e examinar seus respectivos efeitos sociais, emocionais e comportamentais. Nesse contexto, o presente projeto visa responder às seguintes questões de pesquisa: (a) quais são as narrativas, condições e dinâmicas sociais que propiciam a propagação da informação e da desinformação em saúde? (b) como combater a produção, disseminação e consumo de informações falsas e inúteis, que atrapalham a coordenação das estratégias de saúde coletiva? (c) como as estratégias de informação e comunicação podem produzir e/ou afetar condicionamentos sócio-emocionais da população como negação, imobilização, hiperatividade e hipervigilância em situações de crise sanitária? (d) quais são as estratégias de comunicação eficazes para orientar e envolver a sociedade na mudança de comportamento necessária para a mitigação da epidemia e prevenção à infecção pelo vírus, como no caso do COVID-19? Nosso projeto propõe revisar, analisar e comparar resultados sobre surtos anteriores de doenças infecciosas como Ebola, H1N1 e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura. A síntese das evidências científicas será disponibilizada em painel on-line, onde os gestores possam filtrar e buscar artigos científicos, métodos e comparação de resultados para subsidiar decisões dos gestores públicos de comunicação e saúde. O painel on-line também incluirá a consolidação, por meio de inteligência computacional, dos conteúdos de mídia com divulgação científica sobre estudos de COVID-19, com interface amigável, congregando múltiplos atores para o encaminhamento de soluções para problemas de alta complexidade de forma mais efetiva.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
16/07/2020-31/03/2021
Roseana de Almeida Freitas
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Odontologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
biomarcadores da transição epitélio-mesenquimal em carcinoma epidermoide de língua oral: estudo imunoistoqímico e in vitro
Resumo:
Durante a carcinogênese oral, as células malignas adquirem um fenótipo agressivo que resulta em aumento da motilidade individual e na capacidade para invadir tecidos circunvizinhos. A aquisição deste fenótipo agressivo ocorre em função de modificações genéticas que resultam em alterações na forma das células e na interação com as outras células do parênquima e estroma tumoral, bem como com a matriz extracelular. Para tanto, as células epiteliais malignas desenvolvem um processo regulatório e programado denominado transição epitélio-mesenquimal (TEM), que é crucial para aquisição deste fenótipo maligno agressivo. Durante este processo, as células epiteliais perdem parte de suas características e adquirem outras inerentes às células mesenquimais, processo esse orquestrado por diversos fatores de transcrição indutores destas alterações nas células epiteliais, com consequentes modificações em algumas células do estroma e nos constituintes da matriz extracelular. Pesquisas demonstram que a maior ou menor expressão das proteínas e dos fatores de transcrição indutores envolvidos na TEM, são determinantes para o início do processo de carcinogênese e para a progressão do câncer; no entanto, ainda são necessários estudos que investiguem estas proteínas na carcinogênese e na progressão tumoral no câncer oral. Para este avanço, estudos de associação entre estas proteínas com alterações do epitélio oral em lesões potencialmente malignas e malignas são requeridos. O objetivo deste estudo é investigar o papel da expressão imunoistoquímica de proteínas sinalizadoras da TEM e de modificações no microambiente tumoral em displasias epiteliais e em carcinomas epidermoides de língua oral, bem como identificar possíveis associações da regulação do gene TWIST com a expressão de biomarcadores da TEM e a capacidade de invasão, migração, proliferação e viabilidade celular in vitro. Para o estudo imunoistoquímico, serão selecionados casos de displasias epiteliais e de carcinomas epidermoides em língua oral, nos quais será analisada a imunoexpressão das proteínas E-caderina, Twist, Snail, Gli-1, SHh, Vimentina, N-caderina, TGF-β, α-SMA e MMP-9. Serão investigadas possíveis associações entre o padrão de expressão destas proteínas com as alterações citológicas e arquiteturais das displasias epiteliais indicadoras do potencial de transformação maligna em lesões potencialmente malignas, e com os diferentes graus histopatológicos, potencial metastático e sobrevida em carcinomas epidermoides em língua oral. Para o estudo in vitro será realizado o cultivo celular de duas linhagens SCC-25 e HSC-3 nas quais será feita a regulação do gene TWIST avaliando possíveis associações com a expressão de alguns biomarcadores da TEM por meio da técnica Western Blotting, assim como analisando a capacidade de migração e invasão por meio de ensaios funcionais. Com os resultados obtidos neste estudo, pretende-se contribuir para o melhor entendimento de eventos sinalizadores da transformação maligna em lesões com este potencial em língua oral, além de avançar sobre o conhecimento do papel das proteínas da TEM como possíveis biomarcadores de etapas da carcinogênese e da progressão em carcinoma epidermoide oral.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Roselayne Ferro Furtado
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
validação e estocagem de biossensor eletroquímico utilizando eletrodos descartáveis (screen printed) para detecção de salmonela em leite
Resumo:
A salmonelose é uma infecção gastrointestinal bacteriana veiculada por alimentos e causada por Salmonella sp. que representa um preocupante e constante problema de saúde pública. A identificação da bactéria em alimentos pode levar até cinco dias o que prejudica a adoção de medidas especificas para estes casos. Além disso, para a indústria de alimentos, considerar cinco dias para a emissão de um diagnóstico representa um tempo desperdiçado que pode ser traduzido em prejuízo econômico. Neste sentido, novos métodos de detecção que apresentem vantagens na detecção da bactéria devem ser investigados no intuito de prover avanços em ferramentas de controle de segurança de alimentos. Esta proposta tem o objetivo de avaliar o desempenho de um biossensor eletroquímico usando plataforma descartáveis em amostras de leite e também avaliar condições de estocagem do dispositivo visando futura aplicação comercial. Para isso, serão utilizados eletrodos descartáveis e modificação de sua superfície utilizando técnica de automontagem. Um sistema do tipo sanduiche será montado a partir de eletrodos policlonais contra Salmonela sorotipo O Poli A-I e Vi. A resposta eletroquímica será obtida aplicando potencial constante por 60 segundos. Este tipo de transdução segue outros exemplos de biossensores enzimáticos disponíveis no mercado para o monitoramento de diabetes em fluido sanguíneo. O biossensor será validado em pelo menos dez amostras de leite cru e avaliado em diferentes condições de estocagem. Adaptações na metodologia serão realizadas sempre que a resposta analítica do dispositivo não for satisfatória. A avaliação destes parâmetros é importante porque não são encontrados na literatura este tipo de estudo com biossensores eletroquímicos aplicados a área de alimentos e também em virtude de se pretender realizar a transferência tecnológica desta nova ferramenta de análise.
Instituição/UF/País:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Roseli de Deus Lopes
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
19a. feira brasileira de ciências e engenharia - febrace 2021
Resumo:
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia FEBRACE (http://www.febrace.org.br/inspiradores) é um programa criado com o objetivo de induzir e servir de referência para outros programas, projetos e ações, em todo o país, voltados ao estímulo à cultura nacional e ao empreendedorismo em C&T&I na educação básica (fundamental e média) e técnica. Neste sentido, a equipe FEBRACE desenvolve ações ao longo de todo o ano, com uma maior intensidade e visibilidade durante a mostra anual de finalistas (em março, dentro do campus da capital da USP) e durante a participação de finalistas da FEBRACE na Internacional Science and Engineering Fair ISEF (em maio, nos EUA, junto a finalistas de mais de 70 países). Além disso, a FEBRACE tem parceria com a I-SWEEEP - International Sustainable World, a Genius Olympiad, e com o Instituto Weisman para seleção de estudantes brasileiros para seus programas. A FEBRACE propicia a aproximação entre escolas, universidades e centros de pesquisa e induz a interação espontânea entre estudantes, professores, profissionais e cientistas, criando espaços de trocas de experiências, de novas oportunidades e de ampliação das fronteiras do conhecimento. Estas aproximações e interações acontecem durante a mostra presencial e ao longo de todo o ano, por meio de seus diversos recursos eletrônicos incluindo redes sociais, mediados pela equipe FEBRACE. Inserido no contexto de diversas ações de formação e disseminação voltadas à identificação, valorização e desenvolvimento de novos talentos, a FEBRACE realiza anualmente na USP no mês de março, desde 2003, um grande evento que reúne jovens talentos pré-universitários em Ciências e Engenharia e seus orientadores. Em março de 2021, a ação FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia completará dezenove anos de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica e técnica brasileira, consolidando sua mostra de finalistas como a maior feira de ciências e engenharia do Brasil em abrangência territorial. As principais estatísticas da evolução dos 18 anos da FEBRACE são apresentadas no documento FEBRACE Feira Brasileira de Ciências e Engenharia: Inspirando e Despertando Futuros Líderes, disponível em www.febrace.org.br/inspiradores. Nesta proposta destacamos uma síntese da difusão e do impacto da FEBRACE no Brasil: a) somente a 18ª edição da FEBRACE envolveu diretamente mais de 66.000 estudantes de 27 unidades da federação, que desenvolveram projetos investigativos e os submeteram diretamente ou através de uma das 123 feiras afiliadas. Foram selecionados para a mostra 334 projetos, apresentados por 761 estudantes finalistas acompanhados por 510 professores orientadores/coorientadores; b) em seus 18 anos de realização já participaram da FEBRACE mais de 1.180 munícipios brasileiros representados com projetos finalistas, e mais de 4.210 professores orientadores do ensino fundamental, médio e técnico; c) em 18 anos, foram credenciados 260 projetos para feiras internacionais, com destaque para a ISEF, onde os estudantes brasileiros conquistaram 80 prêmios extremamente importantes para o país; d) A FEBRACE, desde sua criação obteve mais de 6.600 inserções espontâneas na mídia (impressa, digital e televisiva). O local de realização da mostra de finalistas é fator determinante de sucesso para atingir os objetivos deste programa. Todas as edições da mostra anual de finalistas da FEBRACE, de 2003 a 2019, sempre foram sediadas no campus de São Paulo da Universidade de São Paulo (USP), uma das maiores e mais importantes Universidades do Brasil e do mundo. Realizar a mostra dentro do campus da capital da USP assegura a participação ativa de um maior número de avaliadores e visitantes altamente qualificados, o que por sua vez garantiu a rápida consolidação e disseminação da marca FEBRACE como de qualidade e credibilidade científica, que serve de referência para outras feiras e ações no país. Este selo de qualidade e credibilidade, segundo pesquisas realizadas junto aos participantes de anos anteriores, também é absolutamente fundamental para que os estudantes e professores finalistas de todo o país consigam captar recursos para sua participação na feira (viagens, translado e hospedagem), bem como tenham maior repercussão na mídia local quando são selecionados como finalistas (o que faz com que outros estudantes, professores, profissionais e pesquisadores passem a conhecer e se interessar pelo tema efeito de indução desejado). As atividades da edição de 2020 também estavam previstas para ocorrerem em instalações da Universidade de São Paulo (USP), atividades presenciais que precisaram ser canceladas em virtude do início da quarentena no município de São Paulo para atender aos protocolos de prevenção contra o novo coronavírus. Deste modo, as atividades de 2020 foram migradas para a modalidade virtual, criando desafios e oportunidades, como a interação dos estudantes e professores com especialistas que não estariam presentes para as atividades realizadas localmente em São Paulo. Para garantir a segurança de todos o público participante (estudantes, professores, avaliadores voluntários, público visitante, colaboradores e da própria organização) as atividades da FEBRACE 2021 serão novamente integralmente realizadas online por meio virtual. Estudos e estratégias estão sendo aprofundados, no sentido de melhor impulsionar e apoiar ações contínuas, com o mesmo referencial de qualidade, em diferentes regiões do país. Hoje, há uma rede de 123 feiras, de diversas Unidades da Federação, afiliadas e acompanhadas pela FEBRACE. Observa-se uma implantação gradativa de feiras regionais, estaduais e municipais de estímulo à criatividade, inovação e empreendedorismo que se utilizam dos referenciais definidos e divulgados pela FEBRACE. Outro ponto que merece destaque é que este projeto envolve também o acompanhamento pela equipe da FEBRACE, à distância, da implementação e execução de projetos de bolsistas CNPq.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
30/12/2020-31/12/2022
Roseli de Deus Lopes
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
18a. feira brasileira de ciências e engenharia - febrace 2020
Resumo:
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia FEBRACE (http://www.febrace.org.br/inspiradores) é um programa criado com o objetivo de induzir e servir de referência para outros programas, projetos e ações, em todo o país, voltados ao estímulo à cultura nacional e ao empreendedorismo em C&T&I na educação básica (fundamental e média) e técnica. Neste sentido, a equipe FEBRACE desenvolve ações ao longo de todo o ano, com uma maior intensidade e visibilidade durante a mostra anual de finalistas (em março, dentro do campus da capital da USP) e durante a participação de finalistas da FEBRACE na Internacional Science and Engineering Fair ISEF (em maio, nos EUA, junto a finalistas de mais de 70 países). Além disso, a FEBRACE tem parceria com a I-SWEEEP - International Sustainable World, a Genius Olympiad, e com o Instituto Weisman para seleção de estudantes brasileiros para seus programas. A FEBRACE propicia a aproximação entre escolas, universidades e centros de pesquisa e induz a interação espontânea entre estudantes, professores, profissionais e cientistas, criando espaços de trocas de experiências, de novas oportunidades e de ampliação das fronteiras do conhecimento. Estas aproximações e interações acontecem durante a mostra presencial e ao longo de todo o ano, por meio de seus diversos recursos eletrônicos incluindo redes sociais, mediados pela equipe FEBRACE. Inserido no contexto de diversas ações de formação e disseminação voltadas à identificação, valorização e desenvolvimento de novos talentos, a FEBRACE realiza anualmente na USP no mês de março, desde 2003, um grande evento que reúne jovens talentos pré-universitários em Ciências e Engenharia e seus orientadores. Em março de 2020, a ação FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia completará dezoito anos de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica e técnica brasileira, consolidando sua mostra de finalistas como a maior feira de ciências e engenharia do Brasil em abrangência territorial. As principais estatísticas da evolução dos 17 anos da FEBRACE são apresentadas no documento FEBRACE Feira Brasileira de Ciências e Engenharia: Inspirando e Despertando Futuros Líderes, disponível em www.febrace.org.br/inspiradores. Nesta proposta destacamos uma síntese da difusão e do impacto da FEBRACE no Brasil: a) somente a 17ª edição da FEBRACE envolveu diretamente mais de 72.000 estudantes de 27 unidades da federação, que desenvolveram projetos investigativos e os submeteram diretamente ou através de uma das 116 feiras afiliadas. Foram selecionados para a mostra 332 projetos, apresentados por 751 estudantes finalistas acompanhados por 480 professores orientadores/coorientadores; b) em seus 17 anos de realização já participaram da FEBRACE mais de 1.100 munícipios brasileiros representados com projetos finalistas, e mais de 3.800 professores orientadores do ensino fundamental, médio e técnico; c) em 17 anos, foram credenciados 260 projetos para feiras internacionais, com destaque para a ISEF, onde os estudantes brasileiros conquistaram 80 prêmios extremamente importantes para o país; d) A FEBRACE, desde sua criação obteve mais de 5.800 inserções espontâneas na mídia (impressa, digital e televisiva). O local de realização da mostra de finalistas é fator determinante de sucesso para atingir os objetivos deste programa. Todas as edições da mostra anual de finalistas da FEBRACE, incluindo a próxima de março de 2020, sempre foram sediadas no campus de São Paulo da Universidade de São Paulo (USP), uma das maiores e mais importantes Universidades do Brasil e do mundo. Realizar a mostra dentro do campus da capital da USP assegura a participação ativa de um maior número de avaliadores (mais de 350 avaliadores voluntários) e visitantes altamente qualificados, o que por sua vez garantiu a rápida consolidação e disseminação da marca FEBRACE como de qualidade e credibilidade científica, que serve de referência para outras feiras e ações no país. Este selo de qualidade e credibilidade, segundo pesquisas realizadas junto aos participantes de anos anteriores, também é absolutamente fundamental para que os estudantes e professores finalistas de todo o país consigam captar recursos para sua participação na feira (viagens, translado e hospedagem), bem como tenham maior repercussão na mídia local quando são selecionados como finalistas (o que faz com que outros estudantes, professores, profissionais e pesquisadores passem a conhecer e se interessar pelo tema efeito de indução desejado). Estudos e estratégias estão sendo aprofundados, no sentido de melhor impulsionar e apoiar ações contínuas, com o mesmo referencial de qualidade, em diferentes regiões do país. Hoje, há uma rede de 116 feiras, de diversas Unidades da Federação, afiliadas e acompanhadas pela FEBRACE 2020. Observa-se uma implantação gradativa de feiras regionais, estaduais e municipais de estímulo à criatividade, inovação e empreendedorismo que se utilizam dos referenciais definidos e divulgados pela FEBRACE. Outro ponto que merece destaque é que este projeto envolve também o acompanhamento pela equipe da FEBRACE, à distância, da implementação e execução de projetos de bolsistas CNPq de Iniciação Científica Junior. A cada ano, por meio deste edital, a FEBRACE premia 70 estudantes de diferentes localidades brasileiras com bolsas CNPq de ICJr, cujo acompanhamento para implementação e execução demanda de nossa equipe uma intensa dedicação e procedimentos rigorosos.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
07/01/2020-31/01/2022
Roseli de Deus Lopes
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação de impacto da adoção de abordagens envolvendo iniciação à pesquisa e participação em feiras investigativas na educação básica, por meio de aplicação de visual analytics & learning analytics
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
12/08/2019-30/11/2021
Roseli Esquerdo Lopes
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
educação, inclusão escolar e terapia ocupacional: perspectivas e produções de terapeutas ocupacionais em relação à escola
Resumo:
A presente pesquisa debruça-se sobre a temática da educação em interface com a terapia ocupacional, com destaque para os sentidos da inclusão escolar e para a escola pública no Brasil. Trata-se, quanto a seus objetivos gerais, de apreender a articulação que vem sendo feita por terapeutas ocupacionais entre Educação e Terapia Ocupacional e de discutir as proposições no âmbito da terapia ocupacional quanto a contribuições desta com relação à escola. Para tanto, se realizará um levantamento e a revisão sistemática de publicações nas principais bases de dados acadêmicas, nacionais e internacionais, no que se refere à educação, escola, educação especial e educação inclusiva, articuladas à terapia ocupacional. Ainda, serão levantados os pesquisadores brasileiros da área de terapia ocupacional que se dedicam à temática em tela, bem como suas produções. Tais pesquisadores serão convidados a colaborar com esta pesquisa por meio da concessão de uma entrevista que versará sobre suas perspectivas, aportes e propostas quanto ao foco deste estudo e, também, sobre como veem a formação dos terapeutas ocupacionais naquilo que vislumbram (ou não) como demandas da escola e da educação para o campo de atenção de terapeutas ocupacionais. Finalmente, propõe-se o um mapeamento de terapeutas ocupacionais atuantes no setor da educação, com destaque para suas ações práticas relacionadas à escola. Espera-se com este trabalho o fomento de uma discussão na terapia ocupacional, no que tange ao campo da educação e a suas demandas, como também à ampliação da reflexão entre aqueles que se voltam para a escola, tomando-se a complexidade da educação brasileira, e sua dificuldade secular, na efetivação de uma escola pública de qualidade para, de fato, todos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Roseli Gedanke Shavitt
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
biomarcadores cerebrais como preditores de resposta aos inibidores seletivos de recaptura de serotonina no transtorno obsessivo-compulsivo: desenvolvimento de um paradigma rumo à medicina personalizada
Resumo:
Esta proposta situa-se na área temática Biotecnologia e biomedicina, incluindo saúde humana e neurociência. Os distúrbios neuropsiquiátricos são responsáveis por grande parte da carga de doenças nos países do BRICS. O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é uma das condições mais prevalentes e incapacitantes dessas condições, mas é também potencialmente um dos mais fáceis de se entender por meio da biotecnologia e da biomedicina modernas. Isto deve-se à semelhança dos sintomas do TOC em todo o mundo, aos avanços na compreensão dos neurocircuitos deste distúrbio e à sua resposta seletiva às farmacoterapias serotoninérgicas. Nossa proposta é combinar uma grande amostra de indivíduos com TOC de três países diferentes (Brasil, Índia e África do Sul) e empregar métodos padronizados de neuroimagem para determinar bioassinaturas específicas que possam predizer a resposta à farmacoterapia com um inibidor seletivo de recaptura de serotonina (SSRI). Os três centros participantes desempenharão papéis equivalentes neste projeto. Em todos os locais, as imagens cerebrais estruturais e funcionais serão adquiridas na linha de base e após 12 semanas de tratamento exclusivo com sertralina até 200 mg / dia. Da mesma forma, medidas clínicas e avaliações neurocognitivas serão obtidas na linha de base e no pós-tratamento. Ao identificarmos variáveis clínicas, neurocognitivas e de neuroimagem associadas à resposta aos ISRS em indivíduos com TOC, esperamos desenvolver um paradigma de sucesso da medicina personalizada na área da neurociência clínica, o que seria um passo importante para a saúde humana.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
08/08/2019-31/08/2022
Rosely Sichieri
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
impacto da redução do consumo de açúcar, sódio e gordura nas mortes evitáveis por doenças crônicas não transmissíveis no brasil
Resumo:
Mais de 70% das mortes ocorridas no Brasil são decorrentes das doenças crônicas não transmissíveis. O objetivo do projeto é de estimar para a população brasileira a redução das mortes evitáveis de doença cerebrovascular, da doença isquêmica do coração e de diabetes mellitus tipo 2, que seriam decorrentes de modificações na alimentação relacionadas ao consumo de sal, açúcar e tipos de gordura estimados a partir do Inquérito Nacional de Alimentação de 2008-2009. A mortalidade será calculada por sexo e para a faixa etária de 30 a 69 anos de idade. A média dos óbitos por ano serão obtidos do site do DATASUS do Ministério da Saúde para os anos 2015 a 2017. As estimativas serão avaliadas para redução para zero no consumo de bebidas adoçadas e para redução em 50% delas. Também utilizaremos o consumo de açúcares livres com ponto de corte em 10% e de 5% do consumo total de energia. Para sal a redução será para valores menores ou igual a 2000mg/dia, e para consumo de gordura trans menor do que 0,5% do consumo de energia. Será também estimada a redução das mortes evitáveis até 2030, em função modificações no consumo de açúcar, sal e gorduras, estratificada para estabilização da prevalência da obesidade e aumento da obesidade proporcional ao da década 2010. O cálculo dos riscos relativos terá por base os dados do Global burden of disease (GBD) e metánalises atualizadas.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
03/02/2020-28/02/2022
Rosely Sichieri
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
evolução do consumo alimentar no brasil de 2008-2009 para 2017-2018: análise dos inquéritos nacionai
Resumo:
Na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Brasil, realizada em 2008/2009 foi incluído um instrumento de coleta de informações de consumo individual de alimentos, denominado Módulo de Consumo - POF7. Esse esforço para obtenção do perfil de consumo da população brasileira com 10 anos ou mais de idade foi uma parceria da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN antiga) com o IBGE e o seu desenvolvimento e analise foram coordenados por mim e pela professora Rosangela Pereira da UFRJ, mas seu desenvolvimento contou com o apoio de especialistas em nutrição de todo o país. Uma nova edição da POF coletou dados até agosto de 2018 e a definição dos instrumentos de coleta contou com grupo de coordenação ampliado que irá também fazer a análise de dados de consumo individual. A coordenação desse modulo incorporou duas novas parcerias: a professora Edna Massae Yokoo, da UFF e a professora Dirce Maria Lobo Marchioni da USP. O presente projeto propõe avaliar os dados desse módulo de consumo individual em relação a: 1) alimentos mais consumidos dentro e fora do domicilio; 2) adequação de consumo de macro e alguns micronutrientes; 3) comparação das estimativas de consumo de 2008-2009 com as de 2017-2018, para adolescentes, adultos e idosos. Adicionalmente serão atualizados os dois softwares: Brasil Nutri e Erica- consumo, com a base de dados da POF para utilização por pesquisadores da área. Ainda, os recursos serão utilizados para realizar adicionais medidas bioquímicas do estudo de validação do instrumento utilizado em 2018, sendo que o Principal Investigador dessa proposta é a professora Dirce ML Marchioni.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Página 337 de 385
312
313
314
315
316
317
318
319
320
321
322
323
324
325
326
327
328
329
330
331
332
333
334
335
336
337
338
339
340
341
342
343
344
345
346
347
348
349
350
351
352
353
354
355
356
357
358
359
360
361
362
20 Itens por página
1
2
3
4
5
10
20
30
50
75
Mostrando 6.721 - 6.740 de 7.692 resultados.
← Primeiro
Anterior
Próximo
Último →
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript