Projetos de Pesquisa

 

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Rivaldo Mauro de Faria

Ciências Humanas

Geografia
  • índice de saúde infantil (isi): avaliação multicritério dos principais resultados e determinantes da saúde infantil no brasil
  • O objetivo deste projeto é elaborar e aplicar um modelo multicritério para avaliar os principais resultados e determinantes da saúde infantil no Brasil. O Índice de Saúde Infantil (ISI), como será chamado, será representado por uma medida ampla e compreensiva do estado da saúde infantil nos municípios. O estudo será feito a partir de uma lista de indicadores selecionados com estratégias da revisão sistemática e avaliação por um grupo de peritos conduzidos com Método Delphi. Posteriormente, esses indicadores serão elaborados e estimados com recursos da estatística bayesiana e padronizados com uso das técnicas do Z-Score e das curvas de valores das funções fuzzi. Finalmente, os indicadores padronizados serão ponderados pelo mesmo grupo de peritos, através de consensos encontrados com o Método Dephi, e inseridos num modelo proposto por Vaz et al (1994). Os resultados serão analisados com uso de técnicas exploratórias de dados espaciais, em ambiente de Sistema de Informação Geográfica, e apresentados em cartografia temática. O ISI será a primeira medida do estado da saúde infantil já produzido no Brasil e poderá ser utilizado para políticas públicas de melhoria das condições sociais da saúde infantil.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Robério Rodrigues Silva

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • fortalecimento da formação profissional e produção científica inovadora na área de alimentos no interior do nordeste – parceria ppgecal/uesb e ppgca/ufla
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - BA - Brasil
  • 09/01/2020-09/01/2025
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Robert de Brose

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • métrica e rítmica grega
  • O presente projeto de pesquisa pretende produzir um estudo de métrica grega para ser usado pelos alunos dos cursos de Letras Clássicas ou áreas afins dos cursos superiores das universidades brasileiras. Ele também será útil para docentes e especialistas que necessitam de material atualizado em português para complementar a sua formação sobre o tema e na tradução da poesia grega para o português. Não há nenhum estudo de métrica grega em português, muito embora o tema seja de fundamental importância para o estudo da literatura grega, sobretudo da poesia, teatro e retórica, gêneros orais por excelência e que empregavam recursos prosódicos e rítmicos na construção de sentido não-verbal. A pesquisa irá tomar a forma de um livro em que se abordará, sistematicamente, a prosódia, a métrica, as estruturas rítmicas dela decorrentes e a arquitetura do verso (dístico, estrofe/antístrofe, epodo etc.) grego. O manual deverá ser publicado em livro acompanhado de CD-ROM e em um site multimídia para garantir amplo uso e divulgação pública.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Robert Edward Pogue

Ciências Biológicas

Genética
  • investigação genética e epigenética de diferenciação celular induzida por microvesículas extracelulares
  • A habilidade de induzir diferenciação celular in-vitro tem relevância para terapias celulares, modelagem de doenças genéticas e entendimento de desenvolvimento de tecidos. Em relação a condrócitos, a produção in-vitro destas células, e a terapia com células tronco têm alta importância para tratamento de lesões de cartilagem em seres humanos e animais. A literatura já contém alguns métodos de induzir diferenciação de células tronco mesenquimais (MSC) em condrócitos. Em trabalhos anteriores por este grupo de pesquisa, conseguimos demonstrar que microvesículas extracelulares (MVE) liberadas por condrócitos caninos em cultivo têm a capacidade de induzir MSC caninas a diferenciar em condrócitos. A presente proposta visa elucidar os mecanismos moleculares envolvidos neste processo por caracterizar o conteúdo de mRNA e RNAs pequenos destas MVE, bem como caracterizar as alterações epigenéticas (metilação de DNA) que acompanham este processo nas células alvo. Os dados irão gerar informações importantes sobre a atividade de MVE, aprofundar o nosso entendimento de condrogênese, e criar potenciais novos tratamentos para lesões em tecidos conetivos em seres humanos e animais.
  • Universidade Católica de Brasília - DF - Brasil
  • 20/06/2017-30/06/2021
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Roberta D Angela Menduni-Bortoloti

Ciências Humanas

Educação
  • professores da universidade e da educação básica colaborando com o ensino de matemática no estado da bahia
  • Melhorar a qualidade tanto do ensino quanto da aprendizagem em matemática é o foco deste projeto de pesquisa. Para garantir tal qualidade nos pautamos em dois princípios: 1) Universidade e Escolas trabalhando juntas; 2) Trabalho em regime de colaboração. Partindo destes dois princípios dois grupos foram se constituindo colaborativamente em prol do ensino e da aprendizagem em matemática. Os dois grupos surgiram a partir da inserção da Universidade na Escola por meio dos Estágios Supervisionados em Matemática no ensino fundamental II (6º a 9º anos). Sempre que estamos inseridos no “chão da escola” identificamos a necessidade, cada vez mais presente, de lançarmos mão de metodologias que aproximem o aluno do conhecimento matemático, ou seja, metodologias que possibilitem que o aluno seja protagonista do conhecimento matemático, que possam ser co-construtores do processo de aprendizagem. Enquanto professora de estágio essa necessidade é mais latente e a responsabilidade mais evidente. Um primeiro problema se constituiu: como aproximar alunos estagiários, professores regentes e conhecimento matemático por meios eficazes e que os coloquem como sujeitos co-produtores do conhecimento? Vimos no Lesson Study (LS) essa oportunidade. O LS é uma metodologia japonesa que faz parte do desenvolvimento profissional dos professores em geral e não só da disciplina matemática. Contudo, o LS vem se desenvolvendo em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, e ganhando suas “formas”. A metodologia LS parte de um trabalho colaborativo e apresenta-se: os professores escolhem uma temática para estudo; investigam a temática; planejam uma sequência de aulas cuja temática será ensinada; um professor do grupo implementa a sequência planejada (como se fosse um estudo piloto), os membros do grupo assistem a aula ou sequência de aulas; reavaliam a aula implementada e os demais professores implementam em suas turmas. Esse ciclo se fecha e outro recomeça com outra temática. O grupo que está desenvolvendo o LS é formado por mim, por duas alunas do curso de licenciatura em matemática e cinco professores de escolas públicas do município. A segunda problemática que nos deparamos foi quando uma professora da Educação Básica nos pediu ajuda: como ensinar matemática a um aluno com discalculia e baixa visão. Este aluno está inserido na turma de 9º ano do ensino fundamental que fez parte de um dos estágios supervisionados em matemática. Embora sejamos habilitados para ensinar matemática, não sabemos como ensinar matemática a um aluno com dificuldades em cálculos. Surge então, a necessidade e o interesse de um grupo em pesquisar o assunto. Este segundo grupo está constituído por mim, pela psicóloga da escola, pela professora da sala multifuncional em que acontece o Atendimento Educacional Especializado (AEE), dois alunos com discalculia, sendo que um deles tem baixa visão e o outro é surdo, um estudante da pós-graduação e dois estudantes do curso de licenciatura em matemática. A proposta deste projeto é criar práticas colaborativas entre Universidade e Escolas da Educação Básica; Desenvolver estratégias para melhoria do ensino de matemática; Garantir espaços de estudos entre professores e alunos da Universidade e professores e alunos da Educação Básica e (Re)aprender a ensinar matemática. Todos esses objetivos são comuns aos dois grupos, pois promoverão práticas colaborativas, porém quando analisados separadamente responderão de forma singular, pois cada grupo criará suas estratégias para melhoria do ensino de matemática e como consequência (re)aprenderão a ensinar matemática. No 1º grupo ficará evidente quando estratégias outras forem planejadas por um coletivo a fim de responder a algo que inquieta os professores de matemática e no 2º grupo quando estratégias forem criadas tendo como objeto de estudo estudantes que apresentam dificuldades para aprender cálculos.
  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roberta de Fátima Carreira Moreira Padovez

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • efetividade do exercício físico em ambiente ocupacional para controle da dor musculoesquelética de trabalhadores e aspectos relacionados à adesão em ambiente hospitalar
  • As alterações musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho são altamente prevalentes entre trabalhadores de enfermagem. As regiões mais frequentemente acometidas são pescoço, ombro e coluna lombar. Essas alterações tem origem multifatorial e são relacionadas a fatores de risco individuais, biomecânicos, psicossociais e organizacionais. Devido à natureza complexa e específica do ambiente hospitalar e características intrínsecas relacionadas às atividades de cuidado do paciente, os profissionais de enfermagem apresentam taxas prevalências de alterações musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho até seis vezes maiores quando comparados com outros grupos ocupacionais. Esses trabalhadores também apresentam menores níveis de saúde física e mental quando comparados a outros grupos de trabalhadores. O exercício físico em ambiente ocupacional está entre as intervenções com potencial para controlar os sintomas. Contudo, a efetividade da intervenção depende da adesão, que é um dos grandes desafios, tendo em vista a complexidade da rotina do serviço prestado em ambiente hospitalar. Diante disso, os objetivos da presente proposta são: 1.) atualizar, por meio de um estudo de revisão sistemática da literatura, a evidência clínica e científica quanto à efetividade do exercício físico realizado em ambiente ocupacional para controle da dor nas regiões de pescoço, ombro e coluna lombar de trabalhadores em geral, com ênfase nos trabalhadores de enfermagem; 2.) identificar quais modalidades intervenção em nível organizacional são efetivas para melhorar a adesão a programas de exercício físico conduzidos em ambiente hospitalar, por meio de um estudo de revisão sistemática da literatura e 3.) realizar um levantamento dos fatores que atuam como motivadores e barreiras à prática de exercícios entre os trabalhadores do hospital universitário Profº. Dr. Horácio Carlos Panepucci, vinculado à Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roberta de Moraes Rocha

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • demand threshold e economias de aglomeração: evidências para o setor de serviços de saúde no brasil
  • A atividade produtiva se distribui de forma irregular no espaço, porém serviços essenciais, como os de saúde, devem ser localizados de tal modo que toda a população do país tenha aceso, e ainda o mesmo apresente uma escala de produção que o torne eficiente. A pesquisa se propõe a realizar um estudo sobre a distribuição dos serviços de saúde entre os municípios do Brasil, através da estimação da Demand-Threshold, por tipo de estabelecimento e prestador (público e privado), explorando como os resultados se alteram na presença de fatores locais, potenciais geradores de economias de aglomeração. Para tanto, baseando-se em Wensley e Stabler (1998), Henderson et. al. (2000) e Tabuchi et. al. (2011), Artz et. al. (2016), serão estimados modelos para dados de contagem que relacionará a frequência de estabelecimentos de saúde com a população municipal, distância ao centro urbano mais próximo, densidade demográfica e um indicador da concentração de mão-de-obra qualificada. Como testes de robustez, os modelos também serão estimados considerando apenas novos estabelecimentos e as variáveis explicativas defasadas. Adicionalmente, será estimado um modelo em dois estágios, instrumentalizando o indicador concentração de mão-de-obra qualificada pelo conhecido instrumento de Bartik (1991). O estudo utilizará duas principais bases de dados, o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES e a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho (RAIS-MTE), dos anos de 2007 e 2017.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roberta de Queiroz Lima

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • modelagem estocástica em sistemas dinâmicos acoplados com impactos e atrito seco
  • O projeto objetiva estudar a dinâmica de sistemas com acoplamento eletromecânico sujeitos a atrito seco, impactos, descontinuidades e incertezas nos parâmetros. Os fenômenos dinâmicos presentes nesses sistemas são extremamente interessantes e envolvem as seguintes áreas de conhecimento: modelagem estocástica, quantificação de incertezas, dinâmica não-linear, sistemas acoplados e mecânica computacional. As análises serão feitas com uma abordagem determinística e estocástica.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roberta Dias Campos

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • ações produtoras do consumidor e novas dinâmicas de mercado
  • O processo de industrialização deu início a um movimento de padronização da produção e de incentivo ao consumo de produtos industrializados. Dessa forma, aumentaram as ofertas disponibilizadas pela indústria ao mesmo tempo em que foi diminuindo a necessidade que antes existia para que os indivíduos aprendessem a realizar uma série de atividades relacionadas ao seu cotidiano, já que a indústria passou a apresentar alternativas prontas e de fácil acesso (Toffler, 2014). É possível perceber, no entanto, um movimento atual de retorno a essas atividades produtoras pelo consumidor, incentivadas pelas redes sociais e ampliada por um sentimento cada vez maior de desconfiança e questionamento em relação às práticas da indústria. Esse movimento pode estar relacionado a diferentes causas: problemas econômicos, mercados “invisíveis” onde os consumidores não encontram produtos adequados a suas necessidades, a influência da internet e motivações hedônicas relacionadas a projetos de identidade e auto-expressão. Essa pesquisa busca entender, então, os processos através dos quais o consumidor aprende o “saber-fazer” e em que medida os novos papéis que eles passam a desempenhar no mercado alteram o seu posicionamento crítico em relação à indústria e impulsionam ações relacionadas à inovação e ao empreendedorismo desses consumidores, alterando, portanto, as dinâmicas de mercado. Esse estudo mostra-se relevante no Brasil devido a um cenário de recessão econômica dos últimos anos que trouxe profundas mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros, que passaram a ter que fazer cortes em seus orçamentos domésticos e a mudar uma série de hábitos de consumo (PWC, 2017). Para esse estudo serão utilizados métodos qualitativos para uma compreensão das relações entre as ações dos consumidores, o mercado e os significados culturais. Assim, serão realizadas entrevistas em profundidade com a utilização de técnicas de história de vida, análise de textos culturais sobre o tema de pesquisa e netnografia, além de observação participante e não-participante em locais de varejo e feiras de empreendedores. O resultado desta pesquisa será apresentado em congressos nacionais e internacionais, publicado através de artigos em periódicos de relevância científica e documentado em um vídeo que servirá de estímulo para debates em escolas e outras esferas da sociedade sobre a importância do fazer e do papel crítico do consumidor, propondo um debate sobre a condição do consumidor na contemporaneidade. Será também realizado um workshop para alunos de graduação, pós-graduação e microempreendores sobre temas relacionados à ação produtora do consumidor e seus efeitos sobre inovação e crítica do consumidor.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roberta Gonçalves da Silva

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • análise qualitativa e quantitativa temporal das disfagias orofaríngeas neurogênicas
  • Introdução: Os achados clínicos e objetivos da deglutição encontrados durante a investigação da disfagia orofaríngea possuem relações distintas com o desempenho da segurança e da eficiência da deglutição. A disfagia orofaríngea neurogênica é sintoma em inúmeras doenças de base e as diferentes fisiopatologias promovem relações que modificam o diagnóstico e a interpretação da biomecânica da deglutição, bem como a definição do programa de reabilitação nessas doenças. Objetivo: Este estudo tem por objetivo analisar e relacionar parâmetros qualitativos e quantitativos temporais da deglutição orofaríngea em doenças neurológicas. Método: Serão estudadas populações com doença neurológica e disfagia orofaríngea, incluindo-se o Acidente Vascular Cerebral, Doenças Neurodegenerativas e as Paralisias Cerebrais, independente do gênero ou faixa etária, organizados por grupo quando pertinente à hipótese de pesquisa e aos objetivos específicos. Para a avaliação objetiva qualitativa serão utilizados os protocolos de videofluoroscopia conforme proposto por Martin-Harris (2008) e a nasoendoscopia de deglutição conforme proposto por Langmore et al (1998) e adaptado pelo serviço. Será ainda utilizada a Penetration Aspiration Scale (ROSENBEK et al., 1996) e a Yale Pharyngeal Residue Scale (NEUBARER et al., 2015). As medidas quantitativas temporais serão realizadas por meio de software específico (SPADOTTO et al, 2008). Os achados receberão tratamento estatístico apropriado à pergunta de pesquisa. Resultados esperados: Espera-se com esses resultados compreender em cada grupo as relações entre esses achados e para a segurança e eficiência da deglutição, contribuindo com condutas e programas de reabilitação robustos.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022