Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Virginia Bentes Pinto

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • representação da informação, terminologia e documentação sanitária: proposta de construção de um glossário no contexto da pandemia de covid-19 (rintermdogls)
  • O tema principal desta proposta de pesquisa é a criação de um glossário com a terminologia referente a pandemia de COVID-19 e do léxico anotado nos prontuários dos pacientes acometidos por essa enfermidade, visando o acesso e a preservação da documentação sanitária. A pandemia da COVID-19 trouxe outro olhar em relação a necessidade de preservação da documentação sanitária, tanto no que concerne a memória histórica do enfrentamento da enfermidade, da própria história vivenciada pelos sujeitos nesse entorno, da terminologia e do léxico adotado. Acredita-se que a terminologia de especialidade se encontra com o léxico das pessoas que foram acometidas pela COVID-19 e cuja representação real e simbólica está presente nos discursos- verbais ou não-verbais- das pessoas que vivenciaram essa enfermidade, nas circunstâncias das ações de cuidados em que expressam suas dores- físicas ou psicossociais. A efetivação desta pesquisa parte do seguinte problema: como construir um glossário terminológico, em versão eletrônica, da linguagem de especialidade associada ao léxico proveniente da atenção de cuidados dos pacientes acometidos pela pandemia de COVID-19? Tenciona-se unir a Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT) de autoria de Cabré (1996) e a Socioterminologia de Gaudin (1993, 2003). Nos campos da Ciência da Informação e da Biblioteconomia, a terminologia já de há muito se faz presente na representação da informação, para a elaboração de vocabulários controlados, sejam cabeçalhos de assuntos, tesauros, sistemas de classificação e, mais recentemente nas ontologias. Objetivo básico: construir um glossário terminológico, em versão eletrônica, adotando-se a linguagem de especialidade em consonância com o léxico proveniente da atenção de cuidados dos pacientes acometidos pela pandemia de COVID-19. Metodologia mapeamento da terminologia e do léxico enunciado pelos pacientes nas ações de cuidados visando a construção da ficha terminológica e em seguida o glossário.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 08/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Virgínia Damin

Ciências Agrárias

Agronomia
  • estratégias para aumentar a eficácia de herbicidas pré-emergentes em solos de cerrado e reduzir impactos em organismos não alvo
  • Os herbicidas pré-emergentes são aplicados ao solo, porém somente a textura do mesmo vem sendo considerada para fins de recomendação. Em solos de Cerrado, pesquisas recentes (Pacheco, 2017) demonstraram que a biodisponibilidade desses herbicidas e, como consequência, sua eficácia e potencial de impacto ambiental, pode não tem correlação com a textura e que atributos como a CTC e a saturação de bases (V%) são melhores estimadores de sua biodisponibilidade, porém com atributos do solo específicos para cada molécula de herbicidas. Nesse contexto, pretende-se com este projeto: 1- identificar parâmetros do solo úteis para a predição das doses dos herbicidas clomazone, tebuthiuron, sulfentrazone, amicarbazone e isoxaflutole mais adequadas para solos de Cerrado. Então, utilizar essa informação para a criação de estratégias de predição de doses desses herbicidas, associando essa informação ao tipo e distribuição de plantas infestantes, quantificadas in loco e por imageamento remoto. Para comparar o modelo de cálculo de doses proposto as doses previstas em bula, pretende-se avaliar: 1- a fitotoxicidade dessas moléculas à cana-de-açúcar, utilizando a diagnose visual, o imageamento remoto por câmeras multiespectrais e parâmetros fisiológicos medidos pelo IRGA; 2- a produtividade da cultura e parâmetros industriais; 3- o impacto dos herbicidas à microbiota do solo, por quantificação enzimática e das taxas de nitrificação, da abundância de microorganismos nitrificantes (qPCR) e outros. Espera-se, com isso, criar estratégias que possibilitem a redução das quantidades aplicadas desses herbicidas, o que se traduz em menor custo e menor potencial de impacto ambiental. Ainda, esta proposta ajudará a sanar lacunas científicas, resultantes de questões nunca investigadas, como o efeito dos herbicidas tebuthiuron, amicarbazone e isoxaflutole sobre a diversidade de microorganismos nitrificantes, a atividade enzimática e taxa de nitrificação em solos de regiões tropicais.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025