Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Aletéia Patrícia Favacho de Araújo

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • meninas.comp – ciência para todas.
  • Vide projeto anexo
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 12/08/2019-30/11/2021
Foto de perfil

Aletheia Soares Sampaio

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • elaboração de metodologias ativas como estratégia de educação em saúde para adolescentes de escolas públicas para controle da sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis.
  • Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, indivíduos com idade entre 15 e 24 anos correspondem a 70% dos pacientes com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), e a cada ano um em cada 20 adolescentes contrai uma IST. O conhecimento adquirido não tem refletido em melhorias significativas nas práticas de prevenção e a ausência de informação ou presença de informação incompleta é potencialmente determinante para o desenvolvimento dessas doenças nesses grupos. A escola constitui um espaço institucional privilegiado para o desenvolvimento integral do ser humano, sendo o seu papel ajudar na evolução e conscientização, seja na promoção ou na prevenção da saúde. A difusão de tecnologias propiciam a criação de novos meios de comunicação e transformam as práticas diárias na vida das pessoas e construir conteúdos educacionais em saúde utilizando tecnologia e com temáticas emergidas no processo de discussão com estudantes do ensino fundamental de forma participativa, baseados nos preceitos da educomunicação, possibilita desvelar o olhar dos mesmos para a integralidade dos indivíduos, observando que a educação em saúde deve estar pautada na construção biológica e social presentes no processo saúde-doença. Esta proposta pretende identificar áreas prioritárias de ocorrência de casos de IST, com ênfase na sífilis, para elaboração de metodologias ativas como estratégias de educação em saúde, para alunos do ensino fundamental das escolas públicas, no município de Recife-PE. Desta maneira, a presente proposta de pesquisa trará uma contribuição significativa e específica para a educação em saúde, com vista a implementação de ações educativas à saúde dos adolescentes/jovens, na prevenção das ISTs/sífilis nessa população.
  • Fundação Oswaldo Cruz - PE - Brasil
  • 15/05/2019-31/05/2022
Foto de perfil

Alex Alan Furtado de Almeida

Ciências Agrárias

Agronomia
  • respostas fisiológicas, bioquímicas e moleculares e mudanças micromorfológicas e ultraestruturais em plantas de cacau submetidas à toxicidade de cd e pb no solo.
  • Cadmio (Cd) e chumbo (Pb) são metais altamente tóxicos para as plantas, mesmo em baixas concentrações no solo. São encontrados naturalmente na crosta terrestre, entretanto, os níveis no solo vêm aumentando por meio de ações antropogênicas em indústrias, tais como fabricação de bateria, mineração de metais e fundição, resíduos urbanos e industriais, fertilizantes, pesticidas e aditivos. Theobroma cacao é uma espécie comercialmente explorada para a produção de amêndoas destinadas, principalmente, a extração de manteiga, produção de chocolate e produtos derivados, como cosméticos, bebidas finas, geleias, sorvetes e sucos. Pesquisas recentes têm demonstrado contaminação de amêndoas de T. cacao por Cd e Pb em função, principalmente, do solo de origem e de sua contaminação pelo uso de fertilizantes e fungicidas. Recentemente, foram encontradas concentrações elevadas de Cd em produtos derivados de cacau, o que levou a União Europeia a estabelecer os teores máximos de Cd nesses produtos. Entretanto, a maioria das informações sobre a toxicidade e tolerância a estes elementos metálicos é oriunda de plantas cultivadas em soluções nutritivas, onde o elemento está 100% disponível, diferentemente do cultivo no solo, cuja disponibilidade depende, além do pH do solo, da presença de partículas coloidais que adsorvem estes elementos metálicos. As possíveis razões para concentrações elevadas de Cd e Pb em amêndoas de cacau são altas concentrações e disponibilidades de Cd e Pb no solo e alta capacidade de absorção das plantas. O principal objetivo deste trabalho é avaliar a toxicidade de Cd e Pb em plantas jovens seminais, clonais e enxertadas do genótipo de T. cacao CCN 51, cultivadas em solos alagados ou não-alagados com diferentes concentrações de Cd, Pb, Pb+Mn, Pb+Zn, Pb+Fe e Cd+Fe, juntamente com o tratamento controle (sem adição de Cd ou Pb no solo). Isto, por sua vez, visa a mitigação da toxicidade de Pb pelo Mn, Zn ou Fe e de Cd pelo Fe ou pela interação entre o enxerto/porta-enxerto, por meio de alterações fisiológicas, bioquímicas, moleculares, micromorfológicas e ultraestruturais.
  • Universidade Estadual de Santa Cruz - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alex Borges Vieira

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • sistemas baseados em blockchain: de modelos de desempenho à novas aplicações
  • Desde a concepção inicial do Bitcoin, há uma década atrás, até a atualidade, blockchain deixou de ser exclusivo do ambiente de criptomoedas e passou a ser empregado em uma diversidade de áreas. De fato, blockchain é uma tecnologia revolucionária que fornece uma solução prática para permitir registro público, seguro e descentralizado. Assim, essa tecnologia pode ser usada em transações distribuídas, contratos inteligentes, e-health e Internet das Coisas. Apesar do crescente interesse em torno do tema, pesquisas em torno de blockchain ainda são incipientes. De fato, ao longo de anos, a principal preocupação da academia foi com gasto duplo, segurança e anonimidade em criptomoedas. Propomos avançar no estado da arte dessas pesquisas com três instâncias de investigação ainda pouco exploradas: (I) modelos de caracterização e predição dos padrões de carga de trabalho e comportamento de usuários em aplicações populares que envolvem blockchain; (II) identificação de padrões anômalos em transações financeiras de criptomoedas populares, como o Bitcoin e o Ethereum e; (III) armazenamento distribuído de dados com o uso de blockchain. Acreditamos que a pesquisa proposta servirá de substrato para o desenvolvimento de novos sistemas e aplicações baseados em blockchain, contribuindo para a transformação digital de organizações públicas ou privadas que atuam dos setores de indústria e serviços.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • 26/08/2020-31/08/2022