Projetos de Pesquisa

 

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Alberto Luiz Serpa

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • materiais poroelásticos - investigação e otimização de propriedades acústicas
  • Este projeto visa desenvolver competências na área de Acústica, com ênfase na caracterização e otimização das propriedades acústicas de diferentes tipos de materiais (espumas, fibras, materiais compósitos, blendas, etc). Os métodos de caracterização envolvem experimentos para determinar o coeficiente de absoração e a perda de transmissão sonora, que serão realizados em um tubo de impedância. Está sendo solicitado neste projeto um equipamento que permitirá determinar experimentalmente a resistividade ao fluxo de ar dos materiais, possibilitando a modelagem de problemas de propagação de ondas em materiais porosos/fibrosos. O projeto será desenvolvido no Departamento de Mecânica Computacional (DMC) da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que abriga atualmente o Laboratório de Vibroacústica (LVA). Os docentes vinculados ao LVA formam o grupo de pesquisas do CNPq sobre Identificação e Controle de Vibração e Ruído, cujo interesse é investigar diferentes temas relacionados à Acústica e Vibrações de Sistemas Mecânicos, entre eles a modelagem, a otimização, o controle, a caracterização de problemas dinâmicos, vibratórios e acústicos, e mais recentemente, a investigação de materiais/estruturas com propriedades otimizadas conforme algum critério de projeto. Estes materiais/estruturas são denominados Metamateriais e requerem a caracterização experimental de suas propriedades, de modo a possibilitar a melhoria do conforto acústico por exemplo em veículos e ambientes. Isto tem motivado os estudos para caracterização de materiais no LVA. Do ponto de vista dos materiais, pretende-se investigar mantas poliméricas obtidas por eletrofiação, e também materiais porosos considerados clássicos, tais como lã de vidro, lã de rocha e espuma de melamina. Um outro sistema de interesse que se pretende investigar são painéis acústicos perfurados que serão confeccionados a partir de placas eletrônicas provenientes do descarte de lixo eletrônico.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Alcides Buss

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • álgebras de operadores
  • Estudar álgebras de operadores, isto é, C*-álgebras através de sistemas dinâmicos não-comutativos e, em particular, analizar as propriedades funtoriais da construção via produtos cruzados exóticos e álgebras seccionais de fibrados de Fell sobre grupos, grupoides ou ainda semigrupos inversos.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Alcides Nobrega Sial

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • a transição permiano–triássico (ptb) e o vulcanismo contemporâneo a ela: quimioestratigrafia de hg e isótopos de hg
  • Quimioestratigrafia de Hg, Corg, Ccarb e COT será plicada à algumas sucessões sedimentares contínuas (ou quase) que marquem a transição Permiano–Triássico (PTB), cuja bioes-tratigrafia seja conhecida (Brasil e outras localidades, incluindo a seção GSSP em Meishan, China), além de isó-topos de Hg em picos de Hg/TOC para confirm-ação da ori-gem vulcanogênica do Hg e seu papel na extinção em massa nesta transição. Os métodos a serem utilizados incluem: (a) seleção de seções geológicas onde existam amostragem de alta resolução (escala centimétrica) ou onde serão feitas amostragem neste projeto, (b) análise de Hg e de isótopos de Hg; (c) obtenção de amostras de vulcânicas dos Traps Siberianos (Russia) para determinação de Hg e isótopos de Hg para contrastá-los com Hg das seções do PTB em questão (d) análise de isótopos de C (orgânico e inorgânico), (e) análises químicas de Si, Mg, Fe, Sr, Ca, Mn, Si, Rb, Ba, (g) Eu, Ce, Mo/Al e isótopos de Cr como “proxy” para investigação do estado de oxidação no PTB. Espera-se contribuir para o estudo de flutuações de d13Ccarb e d13Corg na transição Permiano–Triássico e a confirmação do papel do vulcanismo na extinção em massa, utilizando Hg como “proxy” e isótopos de Hg (δ202Hg e Δ201Hg). O mérito e originalidade desta proposta são: (a) contribuir para a investigação da PTB globalmente, utilizando Hg como ferramenta alternativa na investigação do papel do vulcanismo (Traps Siberianos) na extinção em massa no PTB, (b) utilização de isótopos de Hg para investigar se houve fracionamento isotópico durante o transporte desde o centro vulcânico até os pontos de deposição analisados e se foram os voláteis ligados às lavas ou às freatomagmáticas explosivas ricas em voláteis que desempenharam papel prepon-derante na extinção em massa que marcou o PTB.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Alcina Maria Testa Braz da Silva

Ciências Humanas

Educação
  • cultura científico-tecnológica nos contextos formativos contemporâneos
  • O projeto proposto visa investigar, a partir de um diagnóstico psicossocial, elementos simbólicos relacionados à utilização das denominadas “tecnologias educacionais” e se as relações entre eles caracterizariam a emergência de uma cultura científico-tecnológica nos espaços formativos, definidos como campo de investigação. Em particular, a pesquisa busca identificar e analisar as representações, social e culturalmente construídas e difundidas, acerca das tecnologias digitais, e as relações dessas representações com o ensino do conhecimento científico. Essas tecnologias surgem com a promessa da inovação, sendo naturalizadas como tal nos espaços formativos. A partir do ponto de vista histórico e sociocultural, esse projeto problematiza tal concepção, resgatando os pensamentos e significações elaborados e partilhados por professores da área científica, em seus espaços de formação e de exercício da prática profissional, e por alunos em seus contextos escolares. Nesta perspectiva, busca relações entre significações atribuídas ao uso das tecnologias digitais, aos conceitos de tecnologia e de ciência por esses grupos. O marco teórico-metodológico consiste na Teoria das Representações Sociais, segundo a abordagem moscoviciana (1961/1976, 2003, 2012), estabelecendo um diálogo com autores como Jodelet (2001), Gilly (2001), Abric (2016) e Jovchelovitch (2004). O desenho de pesquisa envolve os grupos de professores em formação, em seus respectivos cursos de Licenciaturas nas áreas científicas (Física, Química e Biologia), de professores que atuam com as disciplinas científicas na Educação Básica, considerando o Ensino Médio, e de alunos deste segmento de ensino. O contexto de coleta de dados envolve: (i) Brasil - Estado do Rio de Janeiro (Cidades: Rio de Janeiro e Nilópolis) e o Estado de São Paulo (Cidade de Diadema e São Paulo) e (ii) Portugal (Cidades: Aveiro e Vila Real). Os instrumentos de coleta de dados são os documentos oficiais, entrevistas narrativas, grupos focais, questionários semiestruturados. O quadro de tratamento dos dados tem em sua configuração, abordagens qualitativas e quantitativas: análise discursiva, a partir da construção de redes semânticas, com suporte do software ATLAS.ti, análise de figuras e esquemas argumentativos, com base nas técnicas da retórica e da lógica e a análise textual de similitude, com o apoio do software IraMuTeQ.
  • Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022