Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Cleomar de Sousa Rocha

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • conectividade: perspectivas de um tempo
  • O projeto de pesquisa Conectividade: perspectiva de um tempo centra-se na vertente tecnológica da arte e da cultura e nos modelos estéticos surgidos pelas ações colaborativas em rede, como fundamentos da poética e da estética da conectividade, bem como da era pós-mídia. Tal caracterização, mais que vincular metodologicamente artistas, sistemas e interatores, situa um modelo diferenciado do consumo da arte, plasmando os objetos e ações estéticas, e também uma condição vinculada ao estar em rede, ao estar conectado. A pesquisa se organiza sobre este objeto, a partir da metodologia analítica e prospectiva, situando o conceito tendo por base trabalhos da Rede Media Lab / Brasil – Laboratórios de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas, mantidos pela UFG, UnB e Unifesspa.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Cleoni dos Santos Carvalho

Outra

Ciências Ambientais
  • biomarcadores bioquímicos em danio rerio após exposição a água do rio sorocaba.
  • O rio Sorocaba (S.P.) e seus afluentes são importantes na economia da região, pois suas águas são utilizadas para numerosos fins, como irrigação, abastecimento público, matéria prima para diferentes processos e também, como diluidor de despejos domésticos e industriais. Entretanto, estudos mostram que esse rio apresenta contaminantes químicos que podem afetar a vida dos organismos aquáticos e do ser humano. Portanto, a avaliação dos efeitos dos contaminantes nos organismos aquáticos em diferentes níveis, ou seja, celular, tecidual, bioquímico e molecular contribuirá na previsibilidade dos efeitos causados pelos diferentes poluentes neste ambiente, gerando informações sobre mecanismos de adaptabilidade frente aos estressores ambientais. Neste sentido, o objetivo deste estudo é avaliar o potencial do uso dos biomarcadores como: níveis de LPO (peroxidação de lipídeos ou lipoperoxidação), PCO (proteínas carbonilas) e da MT (metalotioneína); atividade da NOS (óxido nítrico sintase) e da AChE (acetilcolinesterase); atividade das enzimas do citocromo P-450 (etoxiresorufina O-desetilase - EROD) e GST (glutationa S-transferase); concentração de proteínas MXR (sistema de resistência a multixenobióticos) e níveis de glicose, glicogênio, lipídeo e proteína nos órgãos (fígado, rim, músculo, cérebro e pele) de Danio rerio no monitoramento da qualidade da água do rio Sorocaba. Para tanto, o desenho experimental consistirá em submeter grupos de animais a água do rio Sorocaba nos períodos seco (entre os meses de abril e setembro) e chuvoso (entre os meses de outubro e março), durante 5 dias de exposição. Será determinada também a presença de metais, agroquímicos e fármacos em amostras de águas de dois pontos do rio Sorocaba e nos dois períodos de exposição.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Cleonice Alves de Melo Bento

Ciências Biológicas

Imunologia
  • relação entre subtipos de células th17/tc17 expressando receptores do tipo toll e resposta terapêutica em pacientes com esclerose múltipla remitente recorrente.
  • A esclerose múltipla (EM) é uma doença desmielinizante de caráter autoimune do sistema nervoso central (SNC), e é a principal causa de déficit neurológico em adultos jovens, sendo, portanto, um grave problema de saúde pública, pois afeta diretamente a população economicamente ativa do país. Assim como em outras doenças autoimunes, o desenvolvimento e severidade da EM depende da influência de fatores ambientais, tal como infecções, no sistema imune de indivíduos com predisposição genética. Na EM, a presença de padrões moleculares associados a patógenos (PAMP), por ativar a imunidade inata via receptores de padrão, pode comprometer os mecanismos de tolerância imune e favorecer a expansão de clones de células T efetoras dirigidos contra proteínas da bainha de mielina do SNC. Nesse sentido, estudo publicado pelo nosso grupo demonstrou elevada responsividade de monócitos de pacientes com EM ao LPS, identificada pela elevada produção de IL-6 e IL-23, quando comparado às citocinas IL-12 e IL-10. Ademais, os sobrenadantes dessas culturas potencializaram não apenas a produção in vitro de citocinas relacionadas aos fenótipos Th17 e Tc17, como também a resistência ao cortisol, ambos os fenômenos dramaticamente reduzidos após inibição da sinalização via receptor para IL-6. De forma interessante, elevada frequência de células T CD4+ e T CD8+ circulantes expressando TLR-2, TLR-4 e TLR-9 foi identificada nos pacientes com EM. A produção de IL-17, em associação com o IFN- ou IL-6, por esses linfócitos foram associados a maior atividade clínica e radiológica da doença. Finalmente, dentre os diferentes PAMPs testados, o ligante de TLR2 foi o mais potente em elevar a produção de citocinas relacionadas aos fenótipos Th17 e Tc17. Esses resultados sugerem que patógenos podem impactar na progressão da EM por favorecer a expansão de células Th17 e Tc17 encefalitogênicas responsivas à diferentes PAMPs, e levanta a hipótese que sucesso terapêutico com drogas modificadoras de doença depende do controle dessa população, o que será o objetivo do presente estudo.
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Cleverson Diniz Teixeira de Freitas

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • expressão heteróloga, caracterização e aplicações biotecnológicas de proteases
  • O interesse em produtos naturais com aplicações biotecnológicas tem crescido rapidamente. Entre estas moléculas se destacam as enzimas, pelo fato de serem específicas, possuírem alta processividade, não serem consumidas durante o processo e por apresentarem diversas aplicações de interesse industrial. As proteases estão entre as enzimas mais usadas comercialmente, devido às suas múltiplas aplicações nas indústrias de alimentos, farmacêutica e de detergente, bem como na preparação de couro. Proteases de diferentes origens têm sido alvos de estudos pela equipe do proponente e algumas aplicações biotecnológicas foram descritas. Vale ressaltar que nestes estudos prévios foram usados extratos proteolíticos. Alguns destes resultados já foram publicados como artigos e patentes, que serão mostrados ao longo do projeto. Assim, no contexto de continuidade e aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos, o presente projeto tem como objetivos gerais: 1- Expressar diferentes proteases previamente identificadas e caracterizadas pelo grupo em sistema microbiano procariótico (Escherichia coli); 2- Caracterizar a estrutura das proteases por modelagem molecular; 3- Caracterizar a atividade proteolítica (pH, Temperatura e Efeito de Inibidores) das proteases heterólogas; 4- Avaliar suas potencialidades para a produção de queijo, depilação de pele para a produção de couro e produção de leite hipoalergênico. A inovação deste projeto está centrada nas fontes enzimáticas, que ainda são muito pouco estudadas. Serão estudadas proteases de látex, intestino de inseto e secreção digestiva de plantas carnívoras.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Cleybe Hiole Vieira

Ciências Humanas

Filosofia
  • 5ª. feira de ciências júnior da pucpr - “smart cities”
  • A 5ª Feira de Ciências Júnior da PUCPR pretende incrementar o ensino da ciência na Educação Básica e estimular a cultura indagativa e crítica, própria da ciência e outras questões próprias da sociedade, entre os estudantes dos ensinos fundamental II, médio e técnico da Cidade de Curitiba e Região Metropolitana, estimulando o despertar de vocações científicas e tecnológicas; a capacidade inventiva e investigativa. Como nos anos anteriores, a Feira será realizada de forma concomitante com o XXVIII SEMIC (Seminário de Iniciação Científica), sendo uma oportunidade de os estudantes do ensino médio terem contato com os programas de iniciação científica da PUCPR e, desse modo, visualizarem um futuro próximo. A PUCPR definiu algumas áreas estratégicas que estão alinhadas com os desafios globais, com suas competências internas, com o planejamento e a missão institucional, a saber: Saúde, Tecnologia da Comunicação e Informação, Energia, Cidades, Direitos Humanos, e Biotecnologia. Para difundir essa posição da Universidade entre a própria comunidade universitária e contribuir para o aprofundamento das questões emergentes de cada área estratégica, foi decidido que a cada ano a Feira de Ciências Júnior e o SEMIC (seminário de iniciação científica) assumirão uma delas como temática central. Em 2020, a temática será Cidades. Os estudantes serão organizados em grupos de até 3 membros e 1 professores nas seguintes categorias: - Categoria ensino médio e técnico 1º ano: nesta categoria poderão concorrer apenas estudantes matriculados no 1º ano do ensino médio, em função da premiação ser bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPq (5 CNPq e 5 PUCPR), para ser implementada quando o estudante estiver no 2º ano do ensino médio. - Categoria ensino médio e técnico livre: para todos os estudantes do ensino médio independente do ano de estudo. Categoria ensino fundamental II: Essa categoria visa estimular estudantes do ensino fundamental II à pesquisa. A 5ª. Feira de Ciências Júnior da PUCPR terá abrangência municipal e será realizada no campus de Curitiba, Paraná. Está prevista também uma mostra paralela que terá a participação de projetos aprovados por escolas/colégios de ensino fundamental II, médio ou técnico de outras cidades do Paraná, vislumbrando, em um futuro próximo, o atingimento da meta de propor feiras de ciências com abrangência estadual.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • 07/01/2020-31/01/2021
Foto de perfil

Cleydson Breno Rodrigues dos Santos

Ciências Biológicas

Biofísica
  • planejamento de compostos bioativos baseada em ligante-estrutura com atividade antibacteriana em cepas de mrsa e vrsa
  • Os antibióticos são substâncias químicas, naturais ou sintéticas que atuam principalmente contra bactérias patogênicas. Pode-se afirmar, que os antibióticos representam uma classe de medicamentos em que o uso incorreto afeta a comunidade como um todo, pois estimula modificações de caráter genético nas bactérias, permitindo a aquisição de mecanismos de resistência. Atualmente algumas espécies de Staphylococcus aureus apresentam mecanismos de resistência a muitos tipos de antibióticos e causam infecções em diferentes tecidos e órgãos. Neste sentido, torna-se de fundamental importância investimentos em estudos que possibilitem a utilização de métodos para a descoberta ou planejamento racional de antibióticos. Este projeto de pesquisa tem como objetivo combinar ferramentas da química medicinal e modelagem molecular para planejar compostos bioativos baseada em ligante-estrutura com atividade antibacteriana. As estruturas serão selecionadas baseadas no estudo de Oramas-Royo et al. (2017) que sintetizaram e analisaram a atividade antibacteriana de novos dibenzofuranos polioxigenados simétricos. Os compostos promissores serão obtidos a partir de uma perspectiva antibacteriana, por meio de triagem virtual baseada em ligante (farmacóforo) em cinco bases de dados (ChemBrigde_DIVERSet, ChemBrigde_DIVERSet_Exp, Zinc_Drug Database, Zinc_Natural_Stock e Zinc_FDA_BindingD), seguido de predições in silico farmacocinéticas, toxicológicas e simulações de docking molecular, realizadas nos laboratórios da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FCFRP/USP) e no Laboratório de Modelagem e Química Computacional da Universidade Federal do Amapá (LMQC/UNIFAP). Após a aplicação desses vários "filtros", diversos compostos "sobreviventes" serão selecionados para compra pelo LMQC/UNIFAP e posteriormente serão realizados ensaios biológicos antibacterianos nos Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (LACEN/AP) e no Laboratório Morfofuncional da Faculdade de Macapá (LABMORFO/FAMA). Com esse projeto, espera-se unir competências das áreas de ciências biológicas e química medicinal para planejar e desenvolver compostos bioativos com grande potencial para serem empregados como agentes antibacterianos, bem como contribuir com os estudos de etiologia, tratamento e controle de cepas de MRSA e VRSA
  • Universidade Federal do Amapá - AP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Clodoaldo Irineu Levartoski de Araujo

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • efeito de proximidade nanomagnética em materiais quânticos
  • Desenvolvimentos recentes em materiais quânticos, como filmes finos de alta qualidade de supercondutores de alta temperatura crítica (Tc) e isolantes cristalinos, que apresentam um estado metálico nas bordas, abrem várias possibilidades de aplicações desses materiais em heteroestruturas, a fim de controlar e aplicar propriedades interessantes de materiais quânticos, como resistência zero em supercondutores ou polarização total de spin em isolantes topológicos, para desenvolvimento de sensores quânticos ou dispositivos de memória. Nesta proposta, pretendemos investigar os fenômenos emergentes que surgem na interface entre os materiais ferromagnéticos e quânticos. Já se sabe que o chamado efeito de proximidade é capaz de quebrar o estado de supercondutividade em supercondutores ou gerar magnetizações particulares nos isolantes topológicos a temperatura ambiente, quando os materiais ferromagnéticos são crescidos na parte superior ou inferior desses materiais quânticos. Nosso objetivo nesta proposta é investigar o efeito de geometrias nanoestruturadas na camada ferromagnética, que podem ser manipuladas para apresentar interessantes geometrias magnéticas como vórtices, skyrmions ou domínios uniformes. Essas geometrias magnéticas exóticas podem ser manipuladas para melhorar a comutação entre estados normais e supercondutores nos supercondutores de alto Tc ou imprimir texturas magnéticas topologicamente protegidas nos estados topológicos nas bordas do isolante. Embora as texturas magnéticas muito estáveis possam ser investigadas para atuar como um portador de informações rápido e robusto, o sensor magnético supercondutor muito sensível pode ser utilizado para a leitura de informações na próxima geração de computadores quânticos.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Clodoaldo Valverde

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • determinação estrutural e teórica de propriedades elétricas e ópticas lineares e não lineares de cristais orgânicos
  • O projeto justifica-se pela importância do tema em si e pela possibilidade de desenvolvimento que sua implementação trará. O estudo de cristais orgânicos através do crescimento e a preparação das amostras cristalinas bem como a determinação da estrutura espacial nos permite estudar várias propriedades elétricas. Sabemos que cristais orgânicos terão não linearidades altas quando suas moléculas são assimétricas e quando, ao se empacotarem na rede cristalina, o fazem de modo também assimétrico. Com efeito, muitas vezes o empacotamento das moléculas assimétricas pode se dar de modo a tornar o sólido um cristal simétrico. Esses efeitos devem ser (ou são), perceptíveis mesmo antes do cálculo teórico, através de uma preliminar análise estrutural. Iremos estudar as propriedades opticas não lineares desses materiais.
  • Universidade Estadual de Goiás - GO - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Clodoveu Augusto Davis Junior

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • geoinformática para computação urbana
  • A expressão Urban Computing (Computação Urbana) tem sido empregada para designar o processo de aquisição, integração e análise de grandes volumes de dados heterogêneos, produzidos por fontes variadas no espaço urbano. Essas fontes vão desde sensores ambientais até dados governamentais oficiais, passando pela contribuição direta do cidadão em processos de crowdsourcing ou contribuição voluntária. Os dados e informação produzidos são direcionados à compreensão e solução de problemas urbanos típicos das grandes cidades no Brasil e no mundo, tais como mobilidade urbana, segurança, saúde pública, poluição do ar e sonora, consumo de água e energia, e muitos outros. A preocupação é tripla: com a melhoria do ambiente urbano para convivência das pessoas, com a melhoria da qualidade de vida urbana, e com a melhoria nas condições de operação, pelas autoridades governamentais e concessionárias de serviços públicos, dos diversos sistemas que compõem a cidade. O projeto pretende estabelecer um ciclo qualificado para a coleta, integração e uso de informação geográfica em benefício da sociedade, promovendo a evolução do estado-da-arte em tópicos ao longo desse ciclo, tais como infraestruturas de dados espaciais, geocodificação, recuperação de informação geográfica, e visualização de dados geográficos. Seu objetivo geral é expandir o arcabouço metodológico da Computação Urbana, por meio da proposta, concepção, implementação e experimentação de métodos e técnicas voltadas para a captura, integração e análise de grandes volumes de dados geoespaciais heterogêneos sobre o espaço urbano. Os produtos da pesquisa nessa direção são aplicados em problemas urbanos típicos, com ênfase no uso da localização geográfica como fator de integração de dados e comunicação de resultados. A aplicação prática e real dos conhecimentos desenvolvidos no presente projeto, que envolve a colaboração com pesquisadores das áreas com atuação no espaço urbano, é priorizada, através da implementação de protótipos e estudos de caso.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Clóves Cabreira Jobim

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • apoio à formação de doutores em áreas estratégicas na universidade estadual de maringá
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • 10/01/2020-10/01/2025
Foto de perfil

Clóvis Eduardo Malinverni da Silveira

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • patrimônio genético e conhecimentos tradicionais associados: análise da percepção dos pesquisadores de universidades gaúchas públicas e comunitárias sobre as novas exigências legais de acesso e repartição de benefícios
  • Com a ratificação da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) o Brasil assumiu o compromisso de, por meio de marcos regulatórios e políticas públicas, para concretizar três objetivos: conservação da biodiversidade, uso sustentável e repartição justa e equitativa dos benefícios provenientes do uso dos recursos genéticos (RG) e conhecimentos tradicionais associados (CTA). Trata-se de tema fundamental para o Brasil, Estado Nacional que conta com maior biodiversidade mundial e imenso potencial de desenvolvimento via cooperação. Universidades e institutos de pesquisa, enquanto usuários dos recursos genéticos, possuem um papel central de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em áreas política e economicamente estratégicas, tais como biotecnologia, engenharia genética, indústria farmacêutica, cosmética, química verde e novos materiais. A primeira legislação brasileira sobre o tema foi a MP 2.052/2000, seguida da MP 2.186/2001, amplamente criticada e reeditada dezesseis vezes. Após 15 anos, foi sancionada a Lei nº 13.123/2015, regulamentada pelo Decreto Nº 8.772/2016, que visava desburocratizar a P&D sobre PG e CTA, porém trazia críticas de setores importantes da sociedade civil, comunidades tradicionais e academia. O Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen) possui uma plataforma digital pública de cadastramento de atividades desde 06/11/2017, vista por uns como um importante avanço para a pesquisa e por outros como obrigação infundada e desnecessária imposta pelo Estado. Os deveres SisGen estão envoltos em um ambiente de informações escassas e imprecisas, por vezes equivocadas e contraditórias, o que gera insegurança quanto às responsabilidades, descrédito quanto a resultados positivos e mesmo abandono de pesquisas. Isso dificulta o cumprimento dos termos legais, tanto para evitar infrações como para garantir a segurança jurídica dos negócios pautados na inovação tecnológica resultante do acesso aos RGs e CTAs. Além da difusão de informações corretas sobre a Lei é importante traçar um panorama de como os pesquisadores percebem e se posicionam frente às obrigações legais. Este projeto se propõe a analisar a percepção dos pesquisadores que exercem atividades abrangidas pela Lei 13.123/2015, a fim de subsidiar ações voltadas ao adequado cumprimento das obrigações estabelecidas, evitando infrações e promovendo um ambiente favorável à pesquisa e à proteção da biodiversidade. A metodologia pauta-se na pesquisa aplicada quanto à finalidade, exploratória em relação aos objetivos e na abordagem mista (quanti-qualitativa) quanto aos procedimentos. Primeiramente, será descrito o cenário legal nacional e internacional que envolve o acesso aos recursos genéticos e CTAs por meio de pesquisa bibliográfica e documental, acadêmica e institucional. A revisão documental visa o levantamento e sistematização das principais críticas dos pesquisadores e das exigências estabelecidas pelas normas em vigor. Tais procedimentos servirão de subsídio para a elaboração dos questionários a serem aplicados com pesquisadores e gestores. No segundo momento, serão realizadas entrevistas e aplicados questionários com gestores e pesquisadores das Universidades Federais e Comunitárias do estado do RS, no intuito de aferir sua percepção quanto às obrigações estabelecidas nas normas de gestão dos RGs e acesso ao CTAs, bem como avaliar em que medida as críticas e resistências encontram respaldo legal. Isso contribuirá com a sensibilização e facilitará prestação de apoio jurídico na compreensão e cumprimento da legislação. Serão aplicados questionários online para mapeamento de percepções e posicionamentos quanto às obrigações estabelecidas, no intuito de encontrar ruídos de comunicação e impasses quanto aos objetivos e conteúdo do marco regulatório. O questionário online, construído a partir do levantamento bibliográfico e documental, será enviado via e-mail aos participantes, com instruções para resposta. As entrevistas em profundida serão baseadas em roteiro semiestruturado e realizadas com gestores e profissionais diretamente envolvidos com as obrigações legais. Os dados quantitativos serão analisados a partir do método da estatística descritiva, utilizando-se do programa SPSS, no qual se buscará a percentagem de ocorrência e as relações entre as variáveis. Os dados qualitativos oriundo da pesquisa bibliográfica e documental, das entrevistas e das questões abertas do questionário online serão analisados a partir do método de análise de conteúdo. Em relação aos principais impactos, espera-se que, ao publicar artigos e apresentar os resultados da pesquisa documental sobre o cenário legal nacional e internacional, sejam difundidas informações abalizadas por textos oficiais e de referência acadêmica, servindo de consulta para o conhecimento de profissionais e estudiosos de distintas áreas, com vistas a esclarecer polêmicas e distorções. Partindo-se do pressuposto de que as normas analisadas poderão ser interpretadas e aplicadas a partir de perspectivas diferentes (pesquisadores, gestores das instituições de pesquisa, empresas e poder público), espera-se que as entrevistas e questionários possibilitem a elaboração de um panorama a partir da análise quantitativa e qualitativa de dados. Como impacto da pesquisa documental, aliada à aplicação dos questionários e entrevistas, espera-se aprimorar o entendimento das normas, qualificar o debate e promover um ambiente mais favorável à pesquisa na área. É de suma importância que gestores públicos, universidades, empresas e outras instituições envolvidas tenham um panorama de percepção pautado em método científico para dirimir dúvidas, diminuir “ruídos” de comunicação e resistências infundadas ao SisGeN, porém conservando a salutar crítica e autonomia dos pesquisados. Além dos dados levantados, a metodologia pode servir de substrato para preparar formas de governança mais eficazes em órgãos públicos e universidades de outros Estados.
  • Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Conrado Ramos Moreira Afonso

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • estudo ligas beta de titânio de alta entropia multicomponentes com baixo módulo de elasticidade
  • O uso como biomaterial da liga Ti-6Al-4V é mais conveniente dentre as ligas de Ti, pois é a liga produzida em maior escala devido as aplicações aeronáuticas mundo afora. Mas sabe-se que a liga Ti-6Al-4V pode ser prejudicial a saúde do paciente (pela toxicidade do Al e do V) e não possui as propriedades mais adequadas. O aumento na expectativa de vida torna necessário o desenvolvimento científico e tecnológico dos biomateriais, principalmente aqueles com aplicação em ortopedia. As ligas metálicas utilizadas atualmente no Brasil possuem módulo de elasticidade (E) muito maior que o do osso humano (E = 10 a 30 GPa): Aço (200 GPa), Ligas Co-Cr (220 GPa), Ti-6Al-4V (110 GPa) e a busca por ligas com melhor biocompatibilidade mecânica e química é necessária. As ligas Beta-Ti (ccc) apresentam a melhor biocompatibilidade mecânica (módulo de elasticidade, E na faixa de 55 a 80 GPa) e química (melhor resistência à corrosão, adesão celular e osseointegração). Apesar de mais caras pela adição de elementos nobres ao Ti, o implante em si não é mais caro em uma cirugia, e quando se trata da saúde do paciente, o preço de um material não deveria ser um ponto de discussão, mas sim se utilizar sempre o melhor material possível. No presente projeto são propostas ligas multicomponentes Beta de Ti de alta entropia (equimássicas) dos sistemas Ti-25Nb-25Zr-25Ta, Ti-20Nb-20Zr-20Ta-20Mo (%peso), além de ligas do sistema Ti-Zr-Nb com altas frações de Zr e baseadas em parâmetros eletrônicos Bo e Md buscando o menor valor de módulo de elasticidade (entre 40 e 50 GPa). Serão compararadas ligas β-Ti com diferentes teores de elementos Beta-estabilizadores, e possivelmente, formando diferentes combinações de fases (Beta, alfa”, omega, alfa’ e alfa) microestrutura resultante. Buscar-se-á uma combinação mais favorável de microestrutura e propriedades, objetivando o módulo de elasticidade E (GPa) reduzido. O objetivo deste trabalho é avaliar novas ligas Beta-Ti multicomponentes de alta entropia (HEA) equimássicas (mesma %peso) e ligas Ti-Nb-Zr e a influênca de teores de elementos Beta-estabilizadores na microestrutura e propriedades, como o módulo de elasticidade, E (GPa), em relação às ligas fundidas em forno à arco voltaico. Os efeitos das mudanças estruturais propostas para implantes biomédicos sobre as propriedades e rigidez da peça de acordo com a grande variedade de composições de ligas Beta-Ti em diferentes frações de elementos Beta-estabilizadores típicos (Nb, Mo e Ta) e do Zr (supostamente neutro) e seu efeito combinado.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Constança Clara Gayoso Simões Barbosa

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • validação de modelos de risco para transmissão e endemização da esquistossomose: 20 anos de estudo em porto de galinhas - pe.
  • A esquistossomose há décadas é considerada uma endemia em Pernambuco, especificamente na zona rural do estado. No entanto, desde a década de 90 vem se observado a expansão desta doença para áreas urbanas e litorâneas, onde a transmissão se dá pelo contato acidental de indivíduos com criadouros do molusco vetor nas ruas das cidades, principalmente nos períodos de chuva. Dentro deste cenário, Porto de Galinhas/ Ipojuca – PE ganhou destaque no ano 2000 ao registrar o maior surto de casos agudos da doença no Brasil. Em 2010 o processo de transmissão e manutenção da doença na população já estava completamente instalado nesta localidade que passa a ser considerada uma nova área endêmica. Ao longo de quase duas décadas vários estudos foram ali realizados, registrando alguns fatores determinantes e condicionantes relacionados à ocorrência da esquistossomose em Porto de Galinhas, incluindo a construção de modelos de risco, no entanto, tais modelos precisam ser validados, o que só será possível através da execução deste projeto. O objetivo finalístico deste projeto é validar modelos matemáticos e espaciais preditivos para ocorrência e manutenção da esquistossomose que vêm sendo construídos ao longo de 20 anos de estudos parasitológicos, malacológicos e ambientais na localidade de Porto de Galinhas – PE. Para tanto, será realizado (1) inquérito parasitológico censitário para o diagnóstico dos casos e classificação da forma clínica da esquistossomose na população; (2) inquérito malacológico com coletas mensais de caramujos, dados abióticos e ambientais dos criadouros durante 1 ano; (3) levantamento sócio ambiental para determinar fatores de risco envolvidos na transmissão; (4) mapeamento das alterações ambientais através de técnicas de sensoriamento remoto para identificar a influência da ocupação desordenada do espaço sobre a ocorrência da doença. Com base nesses dados e naqueles de dois inquéritos precedentes (2000/ 2010), será construído um BD georeferrenciado que possibilitará a análise espaço-temporal dos dados e a construção de informações para a validação de modelos preditivos para ocorrência da doença em áreas litorâneas e turísticas, onde vem ocorrendo este novo modelo de transmissão. Tais modelos poderão auxiliar os serviços de saúde no diagnóstico ambiental de risco, no planejamento de estratégias para intervenção, na implementação e avaliação das medidas para o controle da esquistossomose no litoral de Pernambuco.
  • Fundação Oswaldo Cruz - PE - Brasil
  • 15/05/2019-31/05/2022
Foto de perfil

Consuelo Alves da Frota

Engenharias

Engenharia Civil
  • comportamento mecânico de misturas asfálticas com resíduos bio-carbonizados e nanomateriais, sob flexão a quatro pontos.
  • A aplicação dos materiais bio-carbonizados e da nanotecnologia na Engenharia de Pavimentos descreve ainda um inovador caminho, e que, portanto, exige mais estudos para consolidar a sua aplicação. Aliado a soluções que minimizem a utilização do asfalto e o aproveitamento de resíduos, seja decorrente das limitações cada vez maiores das reservas do petróleo bruto ou da preservação ambiental, constitui a motivação da presente investigação. Nessa perspectiva, analisar-se-ão composições usuais, do tipo concreto asfáltico (CA referência), e baseadas nessas formulações, misturas asfálticas com a participação de resíduos de biomassa bio-carbonizados e nanomateriais (CA alternativo), segundo o ensaio de flexão dinâmica a quatro pontos. Serão determinados o módulo dinâmico e a ângulo de fase de corpos de prova no formato de vigas, a temperatura de referência (25ºC) e a 55ºC representativa da condição mais desfavorável dos pavimentos regionais.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Cosme Damiao Cruz

Ciências Agrárias

Agronomia
  • aplicações da inteligência computacional, com ênfase em dados de análise de infravermelho próximo (nir), no melhoramento florestal
  • O Brasil ocupa a segunda posição mundial na produção de celulose e a oitava em relação a produção de papel. O Brasil é um país com grande extensão territorial e também variações climáticas. Este fato desafia os melhoristas que precisam selecionar o melhor genótipo para diferentes localidades ou regiões e utilizando bons critérios de seleção. Assim, em programas de melhoramento, estudos de predição são importantes para identificar indivíduos ou progênies de bom desempenho e que possibilitam a obtenção de ganhos de seleção em populações segregantes tendo-se a expectativa de aparecimento de transgressivos nestas gerações. O trabalho do melhorista é ainda dificultado quando se objetiva melhoramento para qualidade da madeira tendo em vista que a sua caracterização é laboriosa e requer vários dias para ser determinada em laboratório. É um processo caro e aplicado em um número restrito de indivíduos e, muitas das vezes, demanda a perda total do indivíduo amostrado, que o caracteriza como método destrutivo. Métodos que contornem esses problemas, sem redução da acurácia na seleção, são fundamentais para o sucesso do programa de melhoramento florestal. Neste contexto, a espectroscopia de infravermelho próximo (Near Infrared Spectroscopy – NIR’s) é uma técnica que tem sido utilizada em outras áreas e com grande potencial no melhoramento florestal. NIRS é uma técnica não destrutiva, rápida que demora até no máximo 1 minuto para realizar a mensuração de uma amostra. Essa técnica pode ser aplicada a qualquer tipo de material biológico, demandando pouca ou nenhuma preparação das amostras. Ferramentas de análise multivariada foram amplamente utilizadas na análise de dados espectroscópicos (análise componente principal (PCA) e mínimos quadrados parciais (PLS)). Entretanto, estas técnicas apresentam baixa acurácia, principalmente por serem utilizados modelos estatísticos lineares. Há a necessidade de avaliar a aplicação de novas técnicas não lineares, como as Redes Neurais Artificiais, a fim de buscar técnicas para esses tipos de análises proporcionando critério alternativo e eficaz para fins de melhoramento genético. Neste projeto daremos contribuições para o melhoramento genético por meio da investigação fundamenta em três subprojetos: (a) Predição de ganhos de seleção direta e indireta por abordagens biométricas convencionais utilizando-se informações de ganhos diretos, indiretos e simultâneos em características silviculturas com ênfase na qualidade de madeira; (b) incorporação da informação de espectros de infravermelho em análises biométricas para auxiliar o melhoramento florestal. Aspectos da obtenção de dados, pré-processamento e calibração serão considerados; e (c) proposição de uma arquitetura de rede neural, com entradas associadas ao padrão NIR, para predição de valores genéticos de características importantes no melhoramento florestal. Todos os procedimentos biométricos desenvolvidos, aprimorados ou adaptados serão disponibilizados, para uso no melhoramento de outras espécies vegetais, no aplicativo computacional gratuito “Programa Genes”.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Crisnicaw Veríssimo

Ciências da Saúde

Odontologia
  • biomecânica de protetores bucais personalizados convencionais, laminados e pré-fabricados de etileno-vinil-acetato (eva)
  • A prática de esportes de contato apresenta-se como um dos principais fatores causadores de injúrias dentoalveolares e podem ser prevenidos com utilização de protetores bucais. Os objetivos da presente proposta são: (1) desenvolver um dispositivo de aplicação de impacto horizontal para testes de protetores bucais de etileno-vinil-acetato (EVA); (2) Avaliar a deformação (S); capacidade de absorção de choques (%) de protetores bucais personalizados convencionais, laminados com diferentes posições de inserção rígida e pré-fabricados, antes e após ciclagem térmica, por meio de teste de impacto e ensaio de extensometria; (3) Caracterizar o módulo de elasticidade dos materiais utilizados para confecção de protetores bucais personalizados convencionais, laminados e pré-fabricados por meio de teste de tração antes e após ciclagem térmica; (4) Avaliar a tensão (MPa) e deformação (S); capacidade de absorção de choques (%) de protetores bucais personalizados convencionais, laminados com diferentes posições de inserção rígida e pré-fabricados, antes e após ciclagem térmica, através de análise não-linear de impacto por elementos finitos tridimensional. Um dispositivo de aplicação de impacto horizontal será desenvolvido para realização do teste de impacto e extensometria. Modelos de resina acrílica de uma maxila serão confeccionados (n=60). Extensômetros elétricos serão fixados na superfície palatina dos dentes anteriores do modelo de resina e então conectados ao sistema de aquisição de dados. Serão realizados impactos nos modelos de resina sem e com presença dos protetores bucais (1- Personalizado convencional de EVA (3mm); (2) Personalizado laminado de EVA (3mm) – Inserção rígida na porção média; (3) Personalizado laminado de EVA (3mm) – Inserção rígida na porção externa; (4) Pré-fabricado (Everlast e Pretorian). A deformação no pico de impacto será coletada e a capacidade de absorção (%) de choques calculada. Os protetores bucais serão então submetidos à ciclagem térmica e os testes de impacto realizados novamente. Amostras dos materiais utilizados para confecção dos protetores bucais serão submetidas ao teste de tração uniaxial em máquina de ensaio universal antes e após a ciclagem térmica para cálculo do módulo de elasticidade. Modelos computacionais tridimensionais serão criados de acordo com os ensaios experimentais de impacto para simulação do impacto pelo método de elementos finitos. Serão avaliadas as tensões, deformações, e capacidade de absorção de choques dos protetores para validação experimental.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Cristhiane Favero de Aguiar

Ciências Biológicas

Imunologia
  • estudo do metabolismo das células inkt na obesidade e síndrome metabólica
  • A obesidade tem sido considerada uma epidemia global, afetando milhões de indivíduos no mundo todo. As consequências do aumento patológico de peso podem afetar os diversos sistemas, como o cardiovascular, endócrino e também o sistema imune. O estudo do metabolismo das células do sistema imune na obesidade tem sido alvo de diversas pesquisas. Atualmente, as vias metabólicas são consideradas importantes mediadoras destas interações nas diversas doenças inflamatórias. Dentro desse contexto, os linfócitos têm sido estudados quanto ao seu perfil de resposta e seu metabolismo. No entanto, pouco se sabe sobre o metabolismo de uma população distinta de linfócitos T, as células NKT. As células NKT constituem um subtipo de linfócitos T, encontradas em baixa frequência no organismo e caracterizadas por sua reatividade a glicolipídios apresentados pela molécula CD1d. Essas células podem ser encontradas no tecido adiposo de camundongos e humanos e possuem um perfil regulatório nesse tecido, sendo capazes de produzir IL-10 e IL-2 e de influenciar na polarização de macrófagos M2. Sabe-se também que as células NKT são importantes no contexto da obesidade, síndrome metabólica e no diabetes. Porém, os estudos ainda são controversos em relação às formas de ativação dessas células e sua consequência na melhora ou piora da inflamação no tecido adiposo. Nossa hipótese é de que as células NKT possuem um perfil metabólico diferente dos demais linfócitos e também que o microambiente do tecido adiposo seja capaz de influenciar o metabolismo dessas células e causar impacto no desenvolvimento da obesidade e da síndrome metabólica. O nosso objetivo é estudar o metabolismo das células NKT no tecido adiposo e sua importância na obesidade e síndrome metabólica. Esperamos contribuir com a descrição de novos mecanismos imunometabólicos que poderão servir como base para o desenvolvimento de novos alvos farmacológicos.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Cristiana Brasil de Almeida Rebouças

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • avaliação de tecnologias educativas para o cuidado de enfermagem à criança com doença crônica
  • O cuidado da criança com doença crônica com ou sem malformaçãogera dificuldade e insegurança na família. A doença crônica, nos dias atuais, é considerada um fator epidêmico, sendo um sério problema de saúde pública mundial, principalmente entre os países em desenvolvimento pela dificuldade de garantir políticas públicas favoráveis, que promovam a saúde desses usuários de forma efetiva. Salienta-se que a educação em saúde é uma das formas de promover a saúde, com ênfase no uso das tecnologias, em que o enfermeiro pode criar diversas estratégias no seu ambiente de trabalho como forma de dinamizar a assistência de enfermagem. Neste sentido, entende-se que as Tecnologias Educacionais em Saúde devem ser utilizadas com a finalidade de subsidiar com eficiência o desenvolvimento das atividades de Educação em Saúde, tornando o processo de aprendizagem mais efetivo. Estudos que comprovam a efetividade e eficácia das práticas na assistência à saúde conseguem atingir um efeito esperado quando realizado com programas e intervenções adequadas às necessidades individuais do público-alvo. Portanto, este projeto visa avaliar os efeitos de três cartilhas educativas impressas já construídas. A primeira cartilha versa sobre os cuidados no transplante cardíaco pediátrico; a outra aborda os cuidados com a criança asmática e a última trata sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma doença neuropsiquiátrica crônica, que se inicia na infância, mas que pode acompanhar o indivíduo ao longo de seu desenvolvimento. Objetiva-se, portanto, avaliar a efetividade de tecnologias educativas impressas para promoção do cuidado em saúde de crianças com doenças crônicas. Estudo quase experimental, do tipo antes e depois, porque visa conhecer os efeitos de uma intervenção em saúde capaz de causar algum tipo de mudança. Para tanto, as cartilhas educativas serão aplicadas, como estratégia educativa em saúde, para verificação do conhecimento, atitude e prática das mães acerca dos cuidados pós-transplante cardíaco pediátrico; cuidados com a criança asmática e cuidados com a criança com TDAH. O estudo será realizado no período de Janeiro/2019 a Dezembro/2020. Terá como local de aplicação da cartilha educativa os hospitais da rede pública terciária do Estado do Ceará, pertencente à Secretaria Executiva Regional VI (SERVI) e Centros de Atenção Psicossocial infantil (CAPSi).A população do estudo será composta por especialistas para avaliação dos instrumentos pré-teste e pós-teste e pelas mães de crianças com as referidas doenças crônicas para aplicação da intervenção educativa. Para a validação do instrumento com os especialistas será entregue: convite formal; termo de concordância e questionário de julgamento para validação do conteúdo do Inquérito CAP. A população do estudo também será composta por mães de crianças que estão vivenciando os cuidados com a criança com as doenças crônicas delimitadas neste projeto.Para a coleta de dados, será utilizado um instrumento dividido em duas partes. Parte I: caracterização sociodemográfica das mães (nome, sexo, idade, religião, escolaridade, estado civil, cidade, profissão, renda familiar e história de doenças cardiovasculares). Parte II: Inquérito CAP- Cuidados no transplante cardíaco pediátrico; ou cuidados à criança com asma; ou cuidados à criança com TDAH, a depender de cada público e formulário reduzido para o roteiro de perguntas ao telefone. O inquérito CAP pode ser utilizado para avaliar a efetividade e eficácia das informações fornecidas, facilidade de compreensão, além de ser utilizado como diagnóstico situacional do público-alvo, verificação de mudança de comportamento quanto ao conhecimento, atitude e prática. Coleta de dados ocorrerá em três etapas. Primeira etapa: Após o recrutamento das mães a partir dos critérios de elegibilidade, estas serão convidadas a participar do estudo e assinarão Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Após concordância das mães em participar do estudo será aplicado o instrumento CAP antes da intervenção. As entrevistas utilizando os formulários e o pré-teste com o inquérito CAP serão realizadas nos dias destinados à consulta de enfermagem de rotina conforme protocolo ambulatorial, individualmente, em salas reservadas com duração média de 20 minutos. Segunda etapa:Após aplicação dos formulários e pré-teste com inquérito CAP, as mães deverão participar da intervenção educativa. Primeiramente, as mães receberão um exemplar da cartilha educativa, para acompanhamento durante a apresentação para expor o conteúdo da cartilha educativa através do data show (projeção da cartilha educativa). Terceira etapa: O pós-teste será realizado por meio de telefonemas e pela pesquisadora principal, no 60o dia, após aplicação da intervenção, através do inquérito CAP. A análise dos dados será realizada por meio de testes estatísticos. Para as comparações do conhecimento, atitude e prática pré e pós-teste, serão utilizados os testes de McNemar e Wilcoxon (variáveis categóricas) e o teste t de Student para dados emparelhados, Mann-Whitney e Friedman. Para se analisar a associação entre o nível de conhecimento, atitude e prática das mães será aplicado os testes de Qui-Quadrado (χ2) e de razão de verossimilhança. Será aplicado o teste de Kolmogorov-Sminorv para verificação da normalidade entre os escores do inquérito CAP, tanto para traçar os percentis, como para a realização dos testes paramétricos ou não paramétricos. Para as análises inferenciais serão consideradas como estatisticamente significantes aquelas com p<0,05.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Cristiana Fernandes De Muylder

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • inovação e consumo online: pesquisa e desenvolvimento de modelo envolvendo tecnologia social crm em três países
  • A partir da experiência de outros projetos de pesquisa financiados com o tema inovação (Projeto APQ-01938-1: Inteligência e Inovação na área da saúde e Projeto CNPq N º 12/2017 Bolsa de Produtividade em Pesquisa aprovada em 2018: Internet effects purchases of compulsive buyers comparing also some cultural and income characteristics, desenvolvido no Texas como parte de programa de Visiting Researcher), esta proposta avança no estudo sobre inovação e consumidor online e inclui tecnologia inovadora com base na Alemanha. O objetivo da pesquisa é desenvolver instrumento de pesquisa que avalie os diferentes comportamentos, características sociais e econômicas do consumidor online incluindo a tecnologia de Social Customer Relationship Management (Social CRM), com comparação em três países. Trata-se de estudo exploratório, descritivo de natureza quantitativa, a ser realizado entre diferentes países com análise de informações em ambiente universitário. Propõem-se como resultados, do ponto de vista de inovação: geração de modelo de mensuração do consumo online com análise de variáveis culturais, comportamentais e financeiras em diferentes países, elaboração de modelo de Social CRM e criação de base aberta para divulgação dos resultados.
  • Universidade FUMEC - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Cristiana Ferreira Alves de Brito

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • caracterização biológica e genética de parasitos da malária zoonótica em primatas não-humanos brasileiros
  • No Brasil, a maioria dos casos humanos de malária ocorre na Amazônia legal. Entretanto, casos autóctones ocorrem ocasionalmente nas regiões de Mata Atlântica no Sul e Sudeste do Brasil. Nós e outros pesquisadores, demonstramos recentemente que esses casos são o resultado da transmissão zoonótica de Plasmodium simium infectando primatas não-humanos (PNHs). Duas espécies de parasitos da malária são capazes de infectar PNHs na Mata Atlântica, P. brasilianum e P. simium, estreitamente relacionados aos parasitos causadores da malária humana, P. malariae e P. vivax, respectivamente. Plasmodium brasilianum tem uma ampla distribuição geográfica, sendo identificado desde a América Central até o norte da Argentina. Além disso, este parasito possui uma grande gama de hospedeiros, sendo capaz de infectar espécies de todas as famílias de primatas Platyrrhini. Em contraste, P. simium é restrito à Mata Atlântica do Sul e Sudeste do Brasil. Este parasito é capaz de infectar um número restrito de espécies de PNHs, somente das famílias Atelidae, Cebidae e Pithecidae. Apesar da importância destes parasitos devido ao seu potencial zoonótico se conhece relativamente pouco sobre a prevalência de infecção, história evolutiva, como se adaptaram aos hospedeiros e seu potencial em causar doença no homem. A proximidade genética entre P. brasilianum / P. malariae e P. simium / P. vivax sugere que esses pares de espécies tenham divergido recentemente, apesar da direção da troca de hospedeiros ao longo da evolução, ou seja do homem para os PNHs ou dos PNHs para o Homem, ainda não esteja completamente esclarecida. Além disso, a prevalência destes parasitos entre as diversas espécies de PNHs e em diferentes regiões da Mata Atlântica permanece desconhecida, tornando pouco claro a real ameaça destes parasitos para a saúde humana. Assim, nós conhecemos relativamente pouco sobre os hospedeiros destes parasitos, as adaptações que estes sofreram para permitir que sejam capazes de parasitar hospedeiros e vetores específicos ou o próprio efeito da infecção para a saúde dos hospedeiros. O Objetivo deste projeto é responder a todas essas questões através da análise genômica de parasitos isolados de PNHs naturalmente infectados. Inicialmente para alcançarmos este objetivo será necessário o diagnóstico diferencial da infecção por P. simium, para isso usaremos duas metodologias, uma Nested/PCR RFLP e uma PCR em tempo Real. A primeira metodologia já foi padronizada e a segunda, que permitirá a execução em larga escala e a correlação com a parasitemia dos animais está sendo padronizada. Além isso, outro aspecto importante para a vigilância da malária zoonótica é a definição das espécies de PNHs potenciais reservatórios da infecção. Assim, após identificarmos a infecção através do diagnóstico diferencial será importante verificarmos a presença da forma infectante do parasito, os gametócitos. Desta forma será possível esclarecermos a evolução e adaptação destes parasitos nas Américas e contribuirmos para a definição de políticas públicas de prevenção e controle da malária extra-Amazônica.
  • Fundação Oswaldo Cruz - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022