Projetos de Pesquisa

 

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Sylvia Helena Souza da Silva Batista

Ciências Humanas

Educação
  • formação e docência em tempos de políticas indutoras: as experiências no pró saúde e pet saúde
  • Esta pesquisa assume como objetivo central analisar motivações, trajetórias e práticas pedagógicas atuantes no PRO-SAÚDE e no PET-SAÚDE em cursos da saúde inseridos em instituições públicas localizadas nas cidades de São Paulo (SP), Santos (SP), Belém (PA) e Maceió (AL). Buscar-se-á, no âmbito de objetivos específicos: caracterizar o perfil destes professores (gênero, idade, área de formação profissional, tempo de inserção na docência, atividade na universidade, área de pesquisa, participação em outros projetos); resgatar as trajetórias docentes, buscando discutir os percursos formativos para a docência em saúde; explorar as motivações e as expectativas narradas pelos professores ao desenvolverem suas docências no âmbito de uma política indutora, como o PRO-SAÚDE e PET-SAÚDE; caracterizar os pontos fortes, as fragilidades e as possibilidades que os professores identificam em suas inserções como docentes no âmbito do PRÓ-SAÚDE e PET-SAÚDE e conhecer os modos de trocar, discutir e partilhar no cotidiano da integração ensino-serviço, entre docentes-docentes, docentes-discentes, docentes-preceptores. As interlocuções teóricas abrangem o campo da formação docente em saúde e a contextualização das políticas indutoras privilegiadas nesta investigação. O caminho metodológico compreende a utilização de um instrumento estruturado (Escala Likert) e narrativas (captadas por meio de entrevistas) dos professores sobre suas experiências e trajetórias em relação à docência, procurando rastrear as condições objetivas, subjetivas e intersubjetivas que num dado contexto configuram um modo de aprender e formar em saúde e as imbricações com as políticas indutoras para a transformação do ensino na saúde, especificamente com o PRÓ-SAÚDE e o PET-SAÚDE. Os dados serão produzidos com professores atuantes no PRO-SAÚDE e no PET-SAÚDE em instituições públicas localizadas nas cidades de São Paulo (SP), Santos (SP), Belém (PA) e Maceió (AL). As narrativas deverão compor um panorama complexo e multideterminado ao qual adentraremos com as ferramentas da análise temática. Os resultados esperados abrangem a contribuição para desenvolvimento de propostas de formação docente coadunados com as trajetórias docentes, suas práticas, bem como as demandas de modos de aprender que valorizam a articulação com os serviços de saúde e investem em situações reais de produção do cuidado.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021