Projetos de Pesquisa

 

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Ana Paula Paes de Paula

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • a afetividade ético-política e a gestão de práticas participativas nas organizações: a experiência da gabinetona da câmara municipal de belo horizonte
  • O problema de pesquisa a ser abordado é como aspectos da afetividade ético-política influenciam a gestão de práticas participativas nas organizações, tendo como objeto teórico esse conceito enquanto elemento que dinamiza a intersubjetividade e a alteridade, buscando, em Brandão (2012), em Habermas (2012a; 2012b) e nos aportes da psicanálise, subsídios para refletir sobre o aprimoramento da ação comunicativa. O objetivo geral é validar e consolidar aportes teóricos que possibilitem a investigação da influência de aspectos da afetividade ético-política na gestão de práticas participativas nas organizações, de modo a fazer recomendações para seu aprimoramento e para a incorporação de tecnologias sociais. Os objetivos específicos são: consolidar o conceito de afetividade ético-político, desenvolvido por meio de aportes habermasianos e psicanalíticos para abordar sua influência na gestão das práticas participativas nas organizações; investigar, validando os aportes teóricos construídos, como aspectos da afetividade ética-política podem influenciar a gestão de práticas participativas, por meio de uma experiência exemplar - a Gabinetona da Câmara Municipal de Belo Horizonte; e, apontar recomendações para o aprimoramento da gestão de práticas participativas, bem como para a incorporação de tecnologias sociais. Do ponto de vista metodológico, a primeira parte da pesquisa proposta tem cunho eminentemente teórico, pois se dedica à reconstrução de teorias, conceitos e ideias, bem como quadros de referências e condições explicativas da realidade, buscando rigor conceitual, análises acuradas e argumentação diversificada. Na segunda parte, pretendemos realizar uma investigação qualitativa, envolvendo levantamento documental e entrevistas semi-estruturadas com as representantes da Gabinetona, sendo que os dados serão submetidos à análise de conteúdo, bem como à elaboração micrológica benjaminiana, subsidiando recomendações para um repensar das práticas de gestão.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 14/02/2022-28/02/2025
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Ana Paula Ramos

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • recobrimento de titânio com filmes biomiméticos e seu impacto na osteointegração de implantes odontológicos
  • O preparo de materiais nanoestruturados que promovam respostas específicas em sistemas biológicos deu origem a um novo campo de estudo- a nanobiotecnologia, que possui papel central nas áreas de diagnóstico de doenças, entrega controlada de drogas e materiais implantáveis. A composição química, topografia e rugosidade e molhabilidade e energia livre das superfícies ditam as aplicações desses materiais. A interconexão entre estas propriedades direcionam suas respostas frente a estímulos externos. Desta forma, modificações superficiais podem originar materiais com diferentes propriedades biológicas e funcionalidades, não alterando as propriedades de “bulk”. No caso de implantes, as propriedades de superfície tornam-se mais importantes, uma vez que o sucesso da aplicação se baseia no contato interfacial implante-tecido hospedeiro. A interação com moléculas de água, adsorção de proteínas e adesão celular são os primeiros eventos que ocorrem nesta interface. O contato celular inicial não ocorre sobre uma superfície limpa, mas sim com uma superfície já condicionada por moléculas de água, íons e proteínas adsorvidas a partir do plasma sanguíneo, o que vai ditar o comportamento e adesão celular. Neste projeto, superfícies bioativas, que sejam capazes de induzir a formação de apatita em contato com meio fisiológico, serão preparadas e caracterizadas com relação aos parâmetros físico-químicos e termodinâmicos destacados acima. Foco será dado às modificações superficiais de Ti (metal mais utilizado em implantes odontológicos) com filmes biomiméticos Langmuir-Blodgett contendo lipídeos e proteínas osteogênicas. Além disso, partículas de biominerais (carbonatos e fosfatos de cálcio) serão depositadas sobre os implantes. Esses materiais serão implantados na tíbia de coelhos e sua capacidade de estimular osteointegração, comparada ao controle (implante não-recoberto) será investigada. Espera-se que os recobrimentos biomiméticos estimulem respostas osteogênicas aprimoradas.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
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Ana Paula Romero Bacri

Ciências Biológicas

Biologia Geral
  • iv feira da iniciação científica do pontal do triângulo mineiro - iv ficp
  • A Feira de Iniciação Científica do Pontal do Triângulo Mineiro (FICP) é uma iniciativa que vem do desejo de continuidade e expansão de movimentos de feiras de ciências na cidade de Ituiutaba. O objetivo principal da FICP é, por meio da apresentação de projetos criativos e inovadores, integrar os professores, alunos e demais agentes em educação desde a educação infantil, ensino fundamental 1 e 2, ensino médio, profissionalizante, técnica, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e superior no Pontal do Triangulo Mineiro com vistas a aprimorar o processo de construção do conhecimento e de protagonismo dos estudantes por meio da iniciação científica, valorizando a Ciência e o conhecimento científico atuando como uma ação disseminadora de cultura científica. A previsão de sua realização é para mais de 100 projetos inscritos, oriundos da mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, em todas as áreas do conhecimento, em todos os níveis de escolaridade, e em concomitância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Será implementada por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Ituiutaba, e englobará mais sete SREs da mesorregião, que serão convidadas e incentivadas a realizarem feiras por meio do envio dos trabalhos que participarão da FICP. A área de gestão destas oito SREs possui um total de 86 municípios e mais de 2.300.000 habitantes. As atividades a serem desenvolvidas englobam a divulgação do evento e a realização de encontros online com professores, no formato de roda de conversa que favorecem a troca de saberes entre os pares, em todas as SREs participantes e nas cidades que demonstrarem interesse de participarem do evento. Devido às medidas de afastamento social para a contenção da propagação da pandemia de COVID-19 a IV FICP será realizada em formato online.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • 10/12/2021-31/12/2023
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Ana Paula Santos de Melo Fiori

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • iii feira de ciências ambientais: estimulando o interesse e a criatividade dos estudantes do ensino médio
  • Este documento apresenta uma proposta para desenvolvimento de uma Feira de Ciências Ambientais, a ser realizada durante a comemoração da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Marechal Deodoro - AL, tendo como foco os estudantes do ensino médio. Para tanto serão desenvolvidas atividades distribuídas em oito modalidades.
  • Instituto Federal de Alagoas - Matriz - AL - Brasil
  • 28/12/2020-31/12/2022
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Ana Paula Solino Bastos

Ciências Humanas

Educação
  • o ideário de paulo freire na ressignificação da educação em ciências no nordeste brasileiro
  • A educação brasileira vem passando por diversas mudanças ao longo do tempo e uma delas, atualmente, tem sido as reformas curriculares oficiais propostas pelo MEC, o qual defende um currículo comum a todos ao mesmo tempo em que exige uma parte diversificada, considerando o contexto de cada local. Pesquisas em Educação em Ciências têm discutido sobre a organização curricular das escolas serem estruturados com base em temas locais que sintetizam situações-limite de uma comunidade que, em sua maioria, estão pautados nos pressupostos de Paulo Freire, a exemplo da Abordagem Temática Freireana. Considerando as demandas apresentadas pelas atuais reformas curriculares e a proposta educacional freireana no ensino de ciências, bem como a carência dessa área na formação de professores na região nordeste, este projeto parte das seguintes questões de pesquisa: como propor processos formativos para licenciandos em Física e Pedagogia e professores de escolas públicas em algumas regiões de Alagoas e Bahia, considerando a perspectiva freireana e as atuais exigências curriculares? Quais limites e possibilidades de elaboração e implementação dessas propostas curriculares com base na Abordagem Temática Freireana no contexto das novas reformas do currículo de ciências? Alguns estudos na área têm iniciado reflexões evidenciando possíveis articulações entre a Abordagem Temática Freireana e alguns aspectos propostos pelo novo currículo oficial brasileiro. A pesquisa envolve duas etapas: 1) elaboração e implementação de processos formativos de professores da Educação Básica do sertão alagoano e das regiões da Bahia: Costa do Cacau e Recôncavo Baiano; 2) implementação de atividades didático-pedagógicas em cursos de licenciatura em Pedagogia e Física, na UFAL, UESC e UFRB. Para obtenção dos dados, serão utilizados diários, vídeogravações, entrevistas, narrativas e produções elaboradas pelos professores e licenciandos, que serão analisados pela Análise Textual Discursiva.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025