Projetos de Pesquisa

 

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Elizanilda Ramalho do Rego

Ciências da Saúde

Nutrição
  • melhoramento acelerado de beldroega
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 29/11/2019-30/11/2022
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Ellany Gurgel Cosme do Nascimento

Outra

Divulgação Científica
  • x semana de ciência, tecnologia e inovação da universidade do estado do rio grande do norte (x scti/uern)
  • A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG), Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), realizará a X Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (X SCTI/UERN) este evento englobará , a saber: XVIII Salão de Iniciação Científica (XVIII SIC); XI Salão de Iniciação Científica do Ensino Médio (XI SIC EM); XI Encontro de Pós-Graduação; IX Encontro de Inovação e Empreendedorismo, além do espaço de lançamentos de divulgação científica e cultural. Terá como tema “BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 ANOS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO BRASIL” e focará na divulgação, socialização e integração dos conhecimentos científicos e tecnológicos à sociedade não especializada, de modo a contribuir com o desenvolvimento científico, social e humano do país, em particular do Estado do Rio Grande do Norte. Evento de abrangência INTERMUNICIPAL, que envolverá os seis campi desta Instituição: Mossoró, Natal, Pau dos Ferros, Assú, Patú e Caicó, no período de 19 de outubro a 25 de Novembro de 2022. Esse evento justifica-se por buscar a popularização e divulgação da ciência como base para o fortalecimento do desenvolvimento econômico e social, a partir do desenvolvimento da articulação com os equipamentos sociais, as instituições e empresas sediadas na região. O evento ocorrerá de forma presencial e pela alta capilaridade de nossa instituição chegará aos mais diversos rincões do Estado do Rio Grande do Norte.
  • Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 12/09/2022-31/03/2023
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Eloane Malvessi

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • desenvolvimento de filmes ativos e nanocompósitos para incorporação de ácidos aldônicos produzidos por células imobilizadas de zymomonas mobilis
  • Os ácidos lactobiônico e maltobiônico, seus sais derivados, e sorbitol podem ser obtidos via processos químicos, eletrolíticos ou bioquímicos. Do ponto de vista biotecnológico e ambiental, a rota bioquímica é mais atraente. Nesse contexto, destaca-se a utilização do complexo enzimático periplasmático glicose-frutose oxidorredutase/glicono-δ-lactonase (GFOR/GL) presente em células da bactéria Zymomonas mobilis. Ácido lactobiônico ou ácido maltobiônico e/ou sais derivados são formados, em base equimolar com sorbitol, quando lactose ou maltose, respectivamente, são usadas como substratos em associação à frutose. Este processo de bioconversão, separação, purificação e caracterização dos produtos vêm sendo estudado com sucesso pelo grupo proponente. Atendendo aos interesses e demandas do mercado por processos de menor impacto ambiental, é desejável a entrada de produtos inovadores em setores industriais distintos. Devido às propriedades antioxidante, acidificante e antimicrobiana dos ácidos lactobiônico e maltobiônico, já relatadas na literatura, o foco de uso é direcionado, em maior grau, para cosméticos. Entretanto, os ácidos aldônicos, de modo geral, tem potencial para incorporação em filmes e nanoestruturas com propriedades ativas e/ou de liberação controlada, lacunas identificadas em segmentos como o de alimentos e farmacêutico. O devido estudo é potencializado ao atender os atributos funcionais, nutricionais e de aparência dos produtos que, ao serem caracterizados físico-quimicamente e com enfoques microbiológico, antioxidante e citotóxico, garantem a qualidade, segurança e maior vida útil aos produtos. Considerando o referido grau de desenvolvimento do processo de obtenção dos ácidos aldônicos e sais derivados, a proposta do projeto é direcionada ao desenvolvimento de filmes, revestimentos e nanoestruturas lipídicas e/ou poliméricas biodegradáveis com propriedades bioativas resultantes da incorporação dos ácidos aldônicos produzidos por Z. mobilis.
  • Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
  • 13/05/2022-31/05/2025
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Eloisa Dutra Caldas

Ciências da Saúde

Farmácia
  • avaliação do potencial antidepressivo da ayahuasca em ratos wistar induzidos a depressão com lipoporissacarideo
  • A depressão pode ser atribuída ao desequilíbrio ou deficiência de neurotransmissores, hipótese apoiada pela ação de várias classes de antidepressivos, que bloqueiam a recaptação de norepinefrina e/ou serotonina e dos inibidores de monoamina oxidases (MAO). O fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) tem um papel crucial na depressão como regulador central da neuroplasticidade no hipocampo. Os fármacos disponíveis para o tratamento possuem limitações, e estudos têm mostrado ser a ayahuasca (Aya) uma possível opção terapêutica. A ayahuasca é uma bebida de uso ancestral produzida pela cocção do cipó Banisteriopis caapi, que contém as β-carbolinas harmina, tetrahidroharmina (THH) e harmaline, inibidoras da MAO, e das folhas de Pysicotria viridis, que contém o N,N dimetiltriptamina (DMT), agonista dos receptores de serotonina. Estudo anterior conduzido pelo nosso grupo (Colaço et al., 2020) mostrou que a ayahuasca aumentou os níveis cerebrais de serotonina, o turnover de dopamina e de BDNF no hipocampo de ratos Wistar. Esse projeto tem como objetivo investigar esse potencial utilizando ratos Wistar induzidos a depressão com lipopolissacarídeo (LPS), um modelo validado para avaliação de novos fármacos, por meio da quantificação de monoaminas e de BDNF em diferentes regiões cerebrais e avaliar parâmetros comportamentais. Adicionalmente será avaliado o número de progenitores neuronais, neurônios e células em proliferação celular. Serão utilizados 78 animais divididos em 6 grupos: controle salina, controle LPS, Aya 0.5 (a dose ritualística) + LPS, Aya 1 + LPS, Aya 2 + LPS e controle positivo (fluoxetine + LPS). Após 14 dias, os animais serão submetidos aos testes de campo aberto e natação forçada, posteriormente decapitados e o cérebro dissecado para obtenção do córtex pré-frontal, núcleo accumbens, estriado e hipocampo, que serão analisados por LC-MS/MS quanto aos níveis de dopamina, serotonina, norepinefrina e seus metabólitos, de BDNF e ensaios imunohistoquímic
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Elson de Assis Rabelo

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • fotografia negra e construção da cidadania na bahia contemporânea
  • Este projeto tem como objetivo analisar a produção fotográfica dos integrantes do coletivo Zumvi Arquivo Fotográfico, que se deu no período da redemocratização e da Nova República, no Brasil. Situado em Salvador, Bahia, o coletivo de fotógrafos se constituiu em arquivo, em 1990, a partir da reunião de diferentes olhares, trajetórias e artefatos, voltados especialmente para as culturas da diáspora negra na Bahia, como os blocos afro, as práticas estéticas, as religiões e a organização quilombola. O projeto pretende fazer uma análise iconológica das séries temáticas de imagens, relacioná-las com sua autoria diversificada dentro do arquivo, com suas formas de circulação e com as questões sociais referidas aos modos contemporâneos de ser cidadão negro na Bahia e no Brasil, a partir das desigualdades de raça e classe, da afirmação política das identidades negras pelos movimentos sociais e da agenda de políticas públicas para os grupos negros.
  • Universidade Federal do Vale do São Francisco - PE - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
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Elton Casado Fireman

Ciências Humanas

Educação
  • saberes docentes mobilizados na construção de sequências de ensino investigativo
  • Este projeto propõe uma pesquisa em formação de professores, gerida por três grupos de pesquisa de Universidades nordestinas diferentes, e apresenta como sujeitos da pesquisa professores de escolas da cidade, do campo, quilombolas e de educação indígena. Parte da formação de professores de anos iniciais do Ensino Fundamental sobre Ensino de Ciências por Investigação, tendo como alvo a promoção da Alfabetização Científica. Pretende fomentar discussões teóricas e momentos de planejamento, de maneira colaborativa, de Sequências de Ensino Investigativo (SEI), envolvendo professores dos anos iniciais (pedagogos) e licenciandos de química, física e biologia, bem como a aplicação da SEI e avaliação didático-pedagógica dessa aplicação nas respectivas turmas dos pedagogos sujeitos da pesquisa. Diante da diversidade dos sujeitos envolvidos e do caráter colaborativo da pesquisa, apresenta-se como questão: como se mobilizam os saberes dos professores dos anos iniciais, ao planejar uma sequência de ensino investigativo na perspectiva da Alfabetização Científica em um curso de formação continuada? E tem como objetivo geral analisar os saberes mobilizados por professores dos anos iniciais juntamente com os licenciandos de química, física e biologia, ao planejarem e aplicarem uma Sequência de Ensino por Investigação, na perspectiva da Alfabetização Científica em um curso de formação continuada. A hipótese aqui defendida é a de que os professores produzirão conhecimento sobre o ensinar a aprender Ciências a partir de abordagem didática investigativa e esses conhecimentos poderão ser analisados, constituindo o objeto de pesquisa a ser investigado aqui: os saberes docentes. A obtenção dos dados será por vídeogravações durante todo o processo, com posterior transcrição. O tratamento dos dados se dará com a técnica da Análise de Conteúdo e a análise, após a construção das categorias, será a partir de episódios e turnos, estabelecendo uma relação entre os dados e a teoria estudada.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Elton de Lima Borges

Outra

Multidisciplinar
  • rondociência: feira de ciências como ferramenta de formação e transformação social na região central de rondônia.
  • O projeto visa atuar junto às escolas públicas estaduais, dos municípios de Presidente Médici, Ji-Paraná, Alvorada do Oeste, Urupá, Teixeirópolis, Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Nova União e Vale do Paraíso, por entender-se, que a educação é primordial no desenvolvimento de um país mais digno a todos os seus cidadãos e principal instrumento de empoderamento, transformação socioeconômica, de preservação da natureza, resgate da cultura e dos saberes endógenos. Entende-se que o projeto contribuirá com o imperativo de implicar a comunidade educacional em planejar, construir, analisar, repensar e estabelecer métodos e instrumentos de formação coletiva, contemplando as concepções de ciência, valores, vida e as diversificadas visões de mundo. A feira de ciências será realizada levando em consideração trabalhos originais no formato de resumo, e apresentação dos experimentos. Também serão realizados outras oficinas, palestras e minicursos além de uma mostra de Mangá, onde serão escolhidos os melhores temas com linhas temáticas de ciências. Com a realização da feira de ciências, pretende-se que ocorra um aumento do interesse e maior entendimento por parte dos alunos em relação à disciplina de Ciências Exatas e da Terra.
  • Universidade Federal de Rondônia - RO - Brasil
  • 23/02/2022-29/02/2024
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Elton Luiz Nardi

Ciências Humanas

Educação
  • afirmação da accountability na gestão da educação pública: rebatimentos no plano da democratização
  • As políticas de regulação educacional por resultados exercem direcionamento e controle em consonância com padrões de qualidade referenciados no capital, em cuja ação regulatória figuram medidas de accountability identificadas com pressupostos da chamada New Public Management (NPM). Tendo em vista essa realidade, o projeto enfoca a ação de governos de municípios brasileiros para afirmação da accountability na gestão da educação pública e repercussões dessa afirmação para o governo democrático da educação. Nesse sentido, indaga sobre encaminhamentos político-práticos sintonizados com políticas de regulação educacional por resultados que denotam o forjamento da afirmação da accountability como mecanismo de gestão da educação pública e como esses encaminhamentos rebatem no plano da democratização da gestão escolar. Busca avançar na análise de como tem sido operada a afirmação desse modelo de accountability, sob a hipótese de que, além de ser vivido pelas escolas, ele deva ser incorporado e credibilizado como mecanismo de gestão educacional, segundo a racionalidade que o caracteriza e os fins para os quais se destina. Os rebatimentos desse processo de afirmação na democratização da gestão escolar constituem, portanto, o ponto de chegada da análise. O campo empírico compreende cinco capitais – Florianópolis, São Paulo, Goiânia, Palmas e Fortaleza –, uma de cada região geográfica do país. A concentração na esfera municipal visa considerar uma diversidade de contextos em que se situa o fenômeno e a circunstância do envolvimento massivo dos municípios com uma malha de políticas de regulação por resultados, cuja marca principal são os sistemas de avaliação externa e os mecanismos de accountability a eles consociados. A estratégia metodológica compreende o levantamento e análise de documentos, discursos, matérias, notícias, programações, orientações oficiais e outros, e realização de entrevistas com gestores públicos e gestores escolares das redes de ensino pesquisadas.
  • Universidade do Oeste de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Elvis Terci Valera

Ciências da Saúde

Medicina
  • avaliação pré-clínica (in vivo) do efeito citotóxico e radiossensibilizante do trióxido de arsênio (ato) em meduloblastoma do subgrupo shh.
  • O câncer cerebral é o tumor sólido mais frequente em crianças e adolescentes, sendo responsável pela maior taxa de óbito por neoplasia em pediatria. Dentre os tumores que acometem o sistema nervoso central, o meduloblastoma (MB) é o tumor maligno mais frequente. Pacientes com MB do subgrupo Sonic-Hedgehog (SHH) TP53-mutado apresentam prognóstico extremamente desfavorável com o tratamento padrão (cirurgia, quimioterapia convencional e radioterapia), além de importantes toxicidades com estas modalidades terapêuticas. Recentemente, nosso grupo de trabalho identificou efeitos citotóxicos e radiossensibilizantes in-vitro do trióxido de arsênio (ATO), uma droga inibidora da via SHH (inibidor de GLI, dentre outros efeitos). Com objetivo de contribuir para a melhora do prognóstico desses pacientes e reduzir toxicidades relacionadas ao tratamento, pretendemos avaliar a eficácia in vivo do ATO, isoladamente e em combinação com a radioterapia utilizando modelos de tumor (MB) ortotópico em camundongos. Camundongos nude serão submetidos a implante ortotópico de duas linhagens celulares tumorigênicas de MB (DAOY e ONS-76). Nos animais tratados, o ATO será injetado, por via intraperitoneal, na dose de 05 mg/kg isolado por 10 dias ou em combinação com a radioterapia (dose total de 12,5 Gy dividida em 05 frações de 2,5Gy) nos 05 dias iniciais do uso da droga. Além da sobrevida, após a eutanásia, serão avaliados, por imunohistoquimíca (IHQ) e PCR, o grau de apoptose, vibilidade celular e envolvimento de genes da via GLI neste processo. A sobrevida dos animais será avaliada pelo método de Kaplan-Meier, com comparação de desfechos pelo teste de log-rank, com valor de significância <0,05. Análise comparativa dos dados de IHQ e PCR por ANOVA, com pós-teste de Bonferroni. Esperamos avaliar se os achados in-vitro dos efeitos desta terapia inovadora estejam também presentes no modelo in-vivo animal, podendo servir de subsídio para testes clínicos futuros.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 07/02/2022-28/02/2025
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Elysângela Dittz Duarte

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • determinantes sociais de saúde, a qualidade de vida e o funcionamento de famílias de crianças nascidas prematuras
  • O funcionamento familiar (FF) e a qualidade de vida (QV) da criança e seu cuidador podem ser desfechos importantes em investigações que considerem as iniquidades socioeconômicas. Isto pelo potencial destas iniquidades produzirem impactos imediatos e futuros em suas vidas. A família desempenha papel crítico na vida de crianças que precisam de cuidado continuado, como as nascidas pretermo (PT). Pressupõem-se que a intensidade do cuidado e a vigilância que as crianças PT requerem podem afetar a QV dos cuidadores e família e FF, que por sua vez podem ser influenciados por suas condições de vida. Considerando a magnitude da repercussão do nascimento PT, número substancial de investigações têm sido realizadas, com foco no adoecimento ou intervenções. Os achados oferecem compreensão limitada sobre variáveis que podem ser modificadas e reduz a condição dos profissionais desenvolverem ações que atendam às necessidades específicas das famílias e suas crianças nascidas PT. Portanto, propõe-se estudo de métodos mistos do tipo paralelo convergente orientado pelo referencial de DSS. Serão participantes os cuidadores de crianças nascidas < 37 semanas. Serão incluídas todas as crianças nascidas PT nos cenários do estudo nos primeiros 6 meses de coleta e que preencherem os critérios estabelecidos. Os cenários incluem 3 instituições hospitalares do Brasil localizadas em Belo Horizonte (MG), Divinópolis (MG) e Feira de Santana (BA). Os dados serão coletados por meio de questionário, escalas validadas e entrevista semi-estruturada, sendo a elaboração e seleção dos instrumentos orientados pelo referencial teórico e uso pelos pesquisadores em outras investigações. Os dados quanti e qualitativos serão analisados separadamente e também por cenários buscando-se seus aspectos específicos. Posteriormente será feita a comparação entre os cenários e a mixagem dos dados quanti e quali, os quais serão discutidos à luz do referencial e da literatura existente.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 07/03/2022-31/03/2025
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Elyson Ferreira de Souza

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • governança fundiária em terras urbanas da amazônia legal
  • Este projeto contempla a linha de pesquisa das área temática 3, que aborda respectivamente estudos sobre: Abordagem por bioma aplicada a municípios ou regiões – funcionamento e resiliência de ecossistemas, condições locais, biodiversidade e sustentabilidade. O objetivo é investigar a importância da governança fundiária para a formulação de políticas públicas de sustentabilidade urbana, planejamento, gestão territorial e ambiental. Para tal finalidade iremos A execução deste projeto será realizada por meio da cooperação multi e interdisciplinar de três Instituições: Universidade Federal do Acre (UFAC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) . Em função de a equipe ser formada por pesquisadores e professores já vinculados aos Programas de Pós-Graduação das Universidades partícipes, destacamos que as atividades de ensino, pesquisa e extensão terão continuidade durante a vigência e após o encerramento do referido projeto. Este é um primeiro esforço que no curto, médio e longo prazos trarão algumas experiências importantes dentre elas:  O compartilhamento mútuo de experiências entre professores, pesquisadores e alunos de Pós-Graduação de regiões diferentes, além da possibilidade de difundir esses conhecimentos em atividades de ensino, pesquisa e extensão, resultará na possibilidade de fortalecimento das ações para a formulação de políticas de Estado e serviços governamentais com resultados satisfatórios para as Instituições envolvidas.  A possibilidade de produzir e publicar pesquisas cujo caráter interdisciplinar de diferentes regiões, áreas de conhecimento e de concentração de pesquisa como: sustentabilidade urbana, planejamento, gestão territorial e ambiental, garantindo uma riqueza de conhecimento e troca de experiências sobre a temática apresentada.
  • Universidade Federal do Acre - AC - Brasil
  • 21/12/2020-31/12/2023
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Emanuel Araújo Silva

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • cianovant: desenvolvimento de plataforma integrada de monitoramento e alerta de florações de cianobactérias
  • As consequências do lançamento de efluentes sem o devido tratamento nos ecossistemas aquático aumentam a concentração de nutrientes nesses ambientes, sendo uma das consequências a dominância de cianobactérias. Um aspecto importante é que muitas cianobactérias formadoras de florações produzem potentes toxinas, as quais já foram relacionados à morte em todo o planeta. Casos como na cidade de Caruaru-PE, no ano de 1996, quando mais de 65 pacientes de uma clínica de hemodiálise faleceram em razão de uma contaminação na água, utilizada nas sessões com uma toxina produzida por cianobactéria. Recentemente, estudos tem relacionado a toxina com a potencialização do vírus da Zika, o que pode ter tornado os casos de microcefalia mais severos. Pensando em agilizar as tomadas de decisões e otimizar os trabalhos de campo daqueles que tem a responsabilidade de monitorar a qualidade da água, o presente projeto propõe desenvolver uma plataforma em que Veículos Aéreos Não Tripulados (drones) fariam o monitoramento da densidade de cianobactérias nos reservatórios de abastecimento. Diante do exposto, esse projeto terá como objetivo contribuir com o aprimoramento de ferramentas para a modernização do monitoramento de florações de cianobactérias em reservatórios de abastecimento utilizando VANTs. Mais especificamente, propomos: Monitorar a densidade de cianobactérias em reservatórios de abastecimento localizados nas regiões da zona da mata e agreste do Estado de Pernambuco por meio de VANTs; Identificar espectros do imageamento, através de sensores multiespectrais em VANTs, que potencializam a identificação das florações; Investigar algoritmos que permitam a identificação automática destas florações nas imagens capturadas; Desenvolver uma plataforma de software em nuvem que forneça a infraestrutura para armazenamento, processamento, e visualização das informações geradas; e Desenvolver um aplicativo para a visualização da densidade de cianobactérias por meio de imagens obtidas.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Emanuel Carrilho

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • organ on a chip – uma abordagem integrada para pesquisas estratégicas nas áreas de nanofármacos, substituição de modelos animais e bioanalítica de sistemas biológicos
  • Todo desenvolvimento de um novo fármaco ou remédio envolve testes químicos e biológicos, começando com células e microrganismos, passando em animais, até finalmente chegar em humanos nos testes clínicos. O grande desafio no desenvolvimento de fármacos é o grande número de candidatos que se mostram promissores em testes iniciais, porém falham nos testes clínicos em humanos, levando a desperdício de tempo e de recursos. As falhas muitas vezes são devidas à discrepância entre o sistema biológico real e a cultura celular in vitro convencional, de modo que um fármaco pode ser altamente eficiente nos testes convencionais, porém falha no sistema real. Para minimizar os riscos para humanos, após os testes convencionais aplicam-se testes em animais, todavia, o uso de animais é cada dia mais eticamente questionado, uma vez que envolve sofrimento e sacrifício destes. Diante deste cenário, a tecnologia de organs-on-chips foi desenvolvida justamente para substituição de modelos animais, pois usa células humanas, arranja as células em uma arquitetura tridimensional, permite a comunicação entre órgãos e tecidos diferentes e, trata-se de um sistema dinâmico, em fluxo e gradiente de nutrientes. Assim, nossa hipótese é que construindo um sistema microfluídico, com vários tipos de tecidos celulares humanos, em um sistema único, conseguiremos obter melhor respostas antes dos testes clínicos, indo além do “organ-on-chip”, e criando modelos de “human-on-a-chip”. A avaliação da distribuição, metabolismo, e eficácia dos fármacos nos tecidos serão feitas por bioanálises, incluindo proteômica e metabolômica. Adicionalmente, avaliaremos a veiculação de fármacos via nanoemulsões nos sistemas microfluídicos criados, a fim de proporcionar o aumento de biodisponibilidade, biodistribuição e eficiência dos compostos ativos. A plataforma proporcionará estudos pré-clínicos mais completos e rápidos, agilizando a própria pesquisa em novos fármacos e formulações para terapia fotodinâmica.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 11/04/2022-30/04/2025
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Emanuel Negrão Macêdo

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • sinagrebaux – sinterização de agregado de resíduo de bauxita: análise dos processos de transfeência de calor e massa nas transformações de estado sólido
  • O processo Bayer consiste na extração da alumina através da digestão da bauxita em soda cáustica, em elevada temperatura e pressão. Neste processo é gerado um resíduo insolúvel conhecido como Rejeito de Bauxita (RB). Em geral, a produção de 1 Ton de alumina gera em torno de 2 Ton de RB e 1 Ton de CO2 e, no Pará, são produzidas cerca de 5 MTon/ano de RB. Outro problema econômico e ambiental no estado do Pará é o uso de agregados naturais para a construção civil. Estes são geralmente extraídos de leitos de rios ou de afloramentos graníticos. Neste contexto, configurado pela grande disponibilidade de RB e elevados custos na extração de agregados naturais (custos econômicos e ambientais), surge a oportunidade de se produzir agregados sintéticos com resíduos da mineração para atender a demanda. No entanto, se faz necessário o desenvolvimento de pesquisas fundamentais para estabelecer as variáveis importantes para o processo em escala industrial. Com essa visão, o grupo de pesquisa desta proposta conta experiência, adquirida ao longo dos anos, estudando a formação de estruturas sintéticas a partir de RB. O que se busca aqui é realizar um estudo fundamental com a hipótese de que o desenvolvimento de um modelo matemático, baseado nos fenômenos de transferência de calor e massa em uma matriz porosa que sofre transformações de fases no estado sólido, é capaz de estabelecer as variáveis ótimas do processo sinterização (taxa de aquecimento – tempo de residência e consumo energético) com implicação nas propriedades do material sinterizado (formação de mulita secundária – que confere maior densidade e resistência mecânica). Para este fim, deseja-se construir um pequeno forno resistivo para ensaiar a sinterização de corpos de prova de rejeito de bauxita e desenvolver um modelo computacional de transferência de calor e massa capaz de prever a formação de mulita secundária para relacionar com as propriedades mecânicas do agregado sinterizado.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
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Emerson Augusto de Medeiros

Ciências Humanas

Educação
  • licenciaturas - estudo curricular sobre a formação inicial de professores da educação básica em universidades públicas do rio grande do norte e da paraíba
  • No ano de 2019, com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e da Base Nacional Comum (BNC-Formação), via Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro, no contexto das licenciaturas, especialmente nos núcleos docentes estruturantes, conforme publicações de Gatti (2021), Scheibe (2021) e Freitas (2021), inquietações que permeiam a organização curricular nas graduações se enfatizaram, mormente as questões sobre os conteúdos curriculares a serem contemplados pelos cursos. Esse aspecto implicou no (re)pensar, a nível nacional, a formação inicial docente nas licenciaturas, segundo produções acadêmicas das principais instâncias representativas da área educacional (ANPED e ANFOPE). O currículo oficial disposto nos projetos pedagógicos dos cursos vem sendo objeto de pauta em diferentes contextos acadêmicos. Esta pesquisa tem como objetivo central analisar o currículo oficial de licenciaturas de três universidades públicas do Rio Grande do Norte e da Paraíba, a saber: Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Como problema de pesquisa, pontua: como se organizam, em termos de conteúdos curriculares, as propostas de formação inicial docente nos cursos de licenciatura? Além dessa questão principal, destacam-se como norteadoras à pesquisa: qual a concepção de docência que perpassa o currículo oficial das licenciaturas? Como o estágio supervisionado e a prática como componente curricular se encontram planejadas nas licenciaturas? Quais conteúdos curriculares de natureza pedagógica são enfatizados nos currículos oficiais dos cursos? Em termos metodológicos, a pesquisa se centrará na análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos. Fará uso de entrevistas semiestruturadas com coordenadores das licenciaturas e de documentos normativos orientadores da formação docente nas instituições que ofertam os cursos.
  • Universidade Federal Rural do Semi-Árido - RN - Brasil
  • 24/03/2022-31/03/2025
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Emerson Cleister Lima Muniz

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • a gestão da experiência do cliente sob a ótica da customer knowledge management – ckm: estruturação de um framework para suporte desta gestão em empresas de serviços
  • Experiência do cliente é tema de crescente importância no ambiente competitivo. Porém, muitas empresas ainda lidam com ela de modo analítico, empregando apenas métricas desta teoria, como Net Promoter Score (NPS), Customer Effort Score (CES) e Customer Satisfaction Score (CSAT) para sua gestão. Contudo, é necessário explorar a carga subjetiva das experiências e extrair elementos que auxiliem sua gestão, agregue valor em produtos/serviços e gere melhor relacionamento empresa/clientes. Especialmente em empresas de serviços onde este relacionamento é mais intenso e crucial na excelência do negócio. Neste sentido, Customer Knowledge Management – CKM (Gestão do Conhecimento do Cliente), ramificação da Gestão do Conhecimento, vê experiência como conhecimento rico do cliente com potencial estratégico de sucesso no século XXI. Porém, ainda pouco explorado nas empresas, academia e pesquisa. Neste cenário, busca-se responder “Como a Customer Knowledge Management pode auxiliar empresas de serviços na gestão das experiências dos clientes?”. Para tanto, objetiva-se estruturar um framework para gestão da experiência do cliente em empresas de serviços tendo a CKM e seus processos como base central desta estrutura. A ideia é unir, em uma só estrutura, elementos suficientes (métodos, técnicas, ferramentas, processos e atores) que auxiliem gestores do setor de Customer Experience (CX) nesta gestão. Em termos metodológicos, de início utilizar-se-á Revisão Sistemática Integrativa para coleta de dados e Análise Temática para sua interpretação e análise e alcance dos primeiros marcos físicos do projeto. Na sequência, pretende-se aplicar Entrevistas, Questionários e Grupos Focais para consolidar estrutura do framework e seu alinhamento às demandas do mercado, utilizando empresas de serviços e especialistas em CX para tal. Por fim, projeta-se estudo de casos múltiplos em empresas para aplicar o framework e analisar suas contribuições para empresas e clientes.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
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Emerson Gustavo de Souza Luna

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • tópicos em física de partículas
  • Neste projeto pretendemos estudar alguns aspectos da interação forte em regimes que envolvam escalas nÃO-perturbativas, bem como a interação de neutrinos com outras partículas por meio da interação nuclear fraca. No caso da interação forte pretendemos calcular a função de estrutura longitudinal do próton. A função de estrutura longitudinal é diretamente relacionada à função de distribuição do glúon, sendo portanto um importante ingrediente no cálculo de observáveis. Buscamos desenvolver um método de QCD consistente para a descrição dos dados da seção de choque reduzida na região de pequeno-x. Usaremos como ponto de partida o formalismo teórico e computacional recentemente desenvolvido pelo nosso grupo, que leva em consideração o efeito de operadores de twist (de Wilson) de ordens superiores e cargas efetivas de QCD cujo comportamento no infravermelho é regulado por uma escala de massa dinâmica. As correções de twist de ordens superiores são obtidas a partir do formalismo de renormalons. No caso da interação nuclear fraca pretendemos investigar o papel de fenômenos não lineares e/ou auto-consistentes envolvendo neutrinos. O estudo dos processos não lineares coletivos em plasmas mediados por fluxos intensos de neutrinos, bem como a geração de campos magnéticos e sua interação com neutrinos, é um tema contemporâneo. A metodologia consiste em substituir as equações hidrodinâmicas válidas para elétrons não degenerados e não relativísticos pela sua versão para plasmas densos e relativísticos.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Emerson Joucoski

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • x feira regional de ciências do litoral do paraná, versão 2021
  • A presente proposta refere-se à realização da X Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná, edição 2021, a ser promovida pelo Setor Litoral da UFPR com o apoio das escolas públicas da região, da secretaria municipal de Educação dos municípios envolvidos e do Núcleo Regional de Educação (NRE) dos sete municípios da região litorânea do Estado do Paraná que abrange os municípios de Morretes, Guaraqueçaba, Antonina, Paranaguá, Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos. O evento se apresenta como uma necessidade condicionada por dois fatores: o primeiro é a atuação e os resultados obtidos pelo Programa Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral (LabMóvel) nas nove Feiras Regionais de Ciências realizadas, de 2011 a 2019, e demais atividades do projeto, cuja trajetória está sintetizada a seguir de forma a justificar a presente proposta. O segundo fator é o Projeto Político Pedagógico do Setor Litoral da UFPR (PPP, 2008), que tem como objetivos principais o desenvolvimento regional através do fortalecimento da Educação Pública. Desde sua implantação em 2005, a UFPR Litoral tem estabelecido parceria com todas as Secretarias Municipais de Educação dos sete municípios da região litorânea e com o Núcleo Regional de Ensino da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, atuando fortemente no desenvolvimento de projetos e feiras em escolas e comunidades, na formação dos profissionais da Educação através de seus cursos de licenciatura (formação inicial) e nos processos de formação continuada de educadores. Este cenário de integração entre ensino superior e básico já estabelecido e a experiência da equipe proponente em iniciativas como as Feiras Regionais de Ciências, de 2011 a 2019 de forma ininterrupta2, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 2009 a 2019 de forma ininterrupta, a implantação de Clubes de Ciências nas escolas (descritos a seguir) e demais ações desenvolvidas pelo LabMóvel, cria ambiente propício para a realização de um evento como a Feira de Ciências, integrando ainda mais as diferentes esferas do ensino público e fortalecendo o crescente movimento da Educação Científica.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 30/12/2020-31/12/2022
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Emerson Joucoski

Outra

Divulgação Científica
  • a ufpr setor litoral no “bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil”
  • As atividades são desenvolvidas através de pesquisadores e extensionistas da UFPR Setor Litoral, todos com grande experiência em atividades de divulgação científica. A proposta vai ao encontro de atividades emancipatórias em acordo com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da UFPR Setor Litoral. O PPP do Setor Litoral preconiza uma proposta freiriana e com ações extensionistas culturais e humanísticas indo além dos muros da universidade. As ações do LabMóvel acontecem, na prática, por meio de um processo de integração que envolve comunidade, escola e Universidade, atuando em consonância com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da UFPR Litoral. O Programa abrange projetos de pesquisa e de ensino de diversos campos do conhecimento como de Artes, Biologia, Física, Astronomia, Química, Matemática, Geografia, Climatologia, Saber Tradicional e Comunicação. O LabMóvel conta com uma equipe multidisciplinar e com parcerias que possibilitam a construção de uma proposta que atende as diferentes linhas de atuação de atividades desenvolvidas pelo Programa. Portanto, o presente projeto para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022 (SNCT) da UFPR Setor Litoral tem como principal objetivo fortalecer o espaço de divulgação das ciências no sentido de ofertar subsídios (técnico, científico, conceitual) aos atores sociais para que, com um embasamento sólido acerca das problemáticas da realidade onde estão inseridos, possam participar das decisões sobre o futuro de sua região. Assim, o projeto se apresenta como uma das estratégias que possibilitam alcançar o objetivo proposto pela Expansão Universitária da UFPR no litoral do Paraná, de Educação para o Desenvolvimento Regional Sustentável.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 26/09/2022-31/03/2023
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Emerson Joucoski

Outra

Multidisciplinar
  • 11ª feira regional de ciências do litoral do paraná - 2022
  • Proposta à realização da XI Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná, edição 2022, a ser promovida pelo Setor Litoral da UFPR com o apoio das escolas públicas da região, da secretaria municipal de Educação dos municípios envolvidos e do Núcleo Regional de Educação (NRE) dos sete municípios da região litorânea do Estado do Paraná que abrange os municípios de Morretes, Guaraqueçaba, Antonina, Paranaguá, Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos. O evento se apresenta como uma necessidade condicionada por dois fatores: o primeiro é a atuação e os resultados obtidos pelo Programa Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral (LabMóvel) nas nove Feiras Regionais de Ciências realizadas, de 2011 a 20211, e demais atividades do projeto, cuja trajetória está sintetizada a seguir de forma a justificar a presente proposta. O segundo fator é o Projeto Político Pedagógico do Setor Litoral da UFPR (PPP, 2008), que tem como objetivos principais o desenvolvimento regional através do fortalecimento da Educação Pública. Desde sua implantação em 2005, a UFPR Litoral tem estabelecido parceria com todas as Secretarias Municipais de Educação dos sete municípios da região litorânea e com o Núcleo Regional de Ensino da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, atuando fortemente no desenvolvimento de projetos e feiras em escolas e comunidades, na formação dos profissionais da Educação através de seus cursos de licenciatura (formação inicial) e nos processos de formação continuada de educadores. Este cenário de integração entre ensino superior e básico já estabelecido e a experiência da equipe proponente em iniciativas como as Feiras Regionais de Ciências, de 2011 a 2021 de forma ininterrupta, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 2009 a 2021 de forma ininterrupta, a implantação de Clubes de Ciências nas escolas (descritos a seguir) e demais ações desenvolvidas pelo LabMóvel, cria ambiente propício para a realização de um evento como a Feira.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 09/12/2021-31/12/2023