Projetos de Pesquisa

 

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Adriana Gomes Nogueira Ferreira

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • tecnologia educativa como intervenção de cuidado no manejo das dificuldades vivenciadas na amamentação
  • Apesar dos estudos e estratégias existentes acerca do aleitamento materno, observa-se que a adesão à prática no Brasil ainda está inferior às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e que diferentes aspectos como socioeconômicos, culturais, associados à qualidade da informação recebida pelos profissionais de saúde durante o pré-natal e puerperio e os problemas e dificuldades decorrentes da amamentação são alguns dos fatores que influenciam a manutenção desta prática. Neste contexto diferentes estratégias educativas têm sido desenvolvidas e validadas, tais como: álbum seriado, iconografia 3d, rádio, telefone, literatura de cordel, websites e simuladores realísticos de baixa fidelidade. No entanto com a popularização da internet e do uso de equipamentos móveis, acredita-se que o desenvolvimento de uma tecnologia educativa na modalidade de software aplicativo poderá auxiliar puerperas no enfrentamento das dificuldades vivenciadas durante a amamentação de modo a fortalecer esta prática e melhorar a saúde da criança, da mãe e família, bem como os indicadores relacionados ao aleitamento materno. Assim, objetivou-se disponibilizar um software aplicativo sobre as dificuldades na amamentação. O estudo será realizado em quatro etapas, a saber: a) construção teórica, momento em que será realizada revisão integrativa e construído o estado da arte relacionada à temática; b) etapa exploratória, descritiva com abordagem qualitativa a partir da realização de entrevista semiestruturada com puerperas acerca do conhecimento dos problemas vivenciados na amamentação e expectativas quanto à tecnologia educativa a ser construída; c) etapa caracterizada pelo desenvolvimento do protótipo do software aplicativo, denominada estudo metodológico e desenvolvimento, e de validação, por meio do qual será desenvolvido o software aplicativo fundamentado nas etapas anteriores e validação de conteúdo realizada por juízes e público-alvo, além da avaliação da usabilidade realizada pelos juízes em computação; e d) nesta etapa será realizado estudo quase-experimental, para verificar as contribuições da tecnologia educativa desenvolvida pele público alvo, serão selecionadas participantes para o grupo controle e grupo intervenção, na qual a intervenção será o acesso ao conteúdo do aplicativo. Os sujeitos do estudo serão puerperas que buscam o banco de Leite Humano do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão com queixas na amamentação, juízes especialistas em conteúdo e computação. Para a coleta de dados qualitativos serão utilizadas roteiro de entrevista semi-estrutrada e registro em diário de campo e para os dados quantitativos, questionário de caracterização dos participantes e de validação, Heurística de Nielsen, e aplicação de pré e pós-testes serão necessários. Os dados qualitativos das entrevistas serão processadas pelo software webQDA. já os dados quantitativos serão analisados por meio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0 for windows, apresentados em tabelas, com frequências absolutas e percentuais. Será feita a análise de concordância entre os juízes e puerperas na etapa de validação por meio do coeficiente de concordância de Kappa e o Indice de Validade de Conteúdo (IVC) que serão considerados adequados quando os índices alcançarem valores iguais ou superiores a 0.80. O estudo será submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Maranhão, por meio da Plataforma Brasil, onde só terá início após a aprovação, respeitando-se os aspectos éticos que envolvem pesquisa com seres humanos. Espera-se que o aplicativo desenvolvido apresente conteúdo de qualidade, atrativo e usabilidade favorável favorecendo as puerperas informações suficientes para auxiliá-las nos momentos em que apresentarem problemas na amamentação.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Adriana Luchs

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • monitoramento e caracterização molecular das infecções causadas por adenovirus entérico 40/41 associados à gastroenterite aguda nas eras pré e pós vacinação universal contra o rotavírus
  • A gastroenterite aguda é uma doença comum que infecta crianças em todo o mundo. Geralmente, é causada por agentes virais, inlcuindo rotavírus (RVA), adenovírus entérico (AdV) e norovírus (NoV). Após a introdução da vacina contra RVA no Programa Nacional de Imunização em 2006 foi observada uma diminuição na circulação desse vírus. Atualmente, relata-se um aumento na frequência de detecção de outros vírus entéricos (i.e. NoV e AdV) associada à introdução vacinal. Os AdV entéricos 40 e 41 (AdV 40/41), únicos membros da espécie F, são os mais comumente associados à infecção gastrointestinal. Na era pós-vacinal, os AdV humanos entéricos são considerados como a 3ª causa de diarreia com relevância clínica em crianças. No Brasil, pouco se sabe sobre a incidência do AdV 40/41 em associação com quadros de diarreia. O presente projeto se propõe a determinar a frequência das infecções causadas por AdV 40/41 em crianças, adultos e idosos com gastroenterite aguda. Os dados epidemiológicos dos pacientes e a sazonalidade das infecções causadas por AdV 40/41 também serão avaliados, focando principalmente no impacto da infecção por AdV 40/41 na etiologia das gastroenterites virais antes e após a introdução da vacina contra o RVA (1998-2015) no Brasil em crianças menores de 5 anos. Esse é um estudo retrospectivo que será conduzido com um total de 11424 amostras fecais (negativas para RVA e NoV) provenientes da vigilância nacional dos RVA, Núcleo de Doenças Entéricas, Instituto Adolfo Lutz, São Paulo, Brasil, coletadas entre os anos de 1998 e 2015. As amostras serão testadas para AdV humano por ensaio imunoenzimático comercial (ELISA) e confirmadas para AdV entérico 40/41 pela reação em cadeia da polimerase (PCR). A sorotipagem para Adv 40 ou AdV 41 será realizada por sequenciamento gênico. Um total de 10% das amostras positvas para AdV 40 e 41 serão selecionadas (cepas representativas) para a realização da análise filogenética, considerando todo o período de estudo. Amostras positivas para AdV no ELISA, mas negativas na PCR para AdV 40/41 serão submetidas a reação de PCR e sequenciamento para identificação da espécie (A-F) e sorotipo, visando identificar outros AdV humanos associados à doença diarreica. Este é um estudo pioneiro no país, o qual visa determinar a frequência dos AdV 40/41 associados a gastroenterite aguda no Brasil no decorrer de um longo de período de tempo (1998-2015). Os dados obtidos com o presente estudo proposto irão contribuir para o melhor entendimento sobre o papel dos AdV 40/41 nos quadros de gastroenterite aguda no país, em particular nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, principalmente após a introdução da vacinação contra RVA. A presente investigação também irá auxiliar no planejamento de estratégias de controle da doença diarreica no país, assim como para medidas terapêuticas e na investigação de surtos, principalmente em crianças menores de 5 anos. Em adição, os conhecidos adquiridos com a epidemiologia molecular dos AdV 40/41 poderá contribuir para o desenvolvimento de futuras vacinas.
  • Instituto Adolfo Lutz - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Adriana Madeira Alvares da Silva

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • avaliação do estilo de vida na metilação dos genes bdnf e nr3c1
  • A epigenética é reconhecida como a resposta do indivíduo ao ambiente no sentido de adaptação por meio da expressão diferencial de genes, ou seja, são modificações que afetam a expressão gênica decorrentes de alterações como metilação e acetilação das caudas de histonas e metilação do DNA, que acabam por aumentar ou reduzir a expressão gênica. Alterações na metilação do DNA têm sido sugeridas como possíveis moduladoras da saúde a longo prazo em resposta a eventos ambientais estressores e que podem ser passadas para as gerações futuras. Os hábitos e o estilo de vida são reconhecidos como importantes na determinação de doenças e uma das possíveis vias é a ocorrência de eventos epigenéticos. Estudos têm mostrado que o consumo de álcool e tabaco pode influenciar no grau de metilação do DNA genômico global, porém sem ainda consenso e sem uma relação dose-resposta na alteração epigenética. Doenças psiquiátricas como o estresse, ansiedade e depressão são reconhecidas hoje como associadas à metilação de regiões gênicas do DNA e desregulação do eixo Hipotálamo-Pituitária-Adrenal (HPA), principal sistema neuroendócrino que controla a reatividade ao estresse e a produção de glicocorticóides. O gene NR3C1 é o responsável pela expressão do Receptor de Glicocorticoide (GR) e sua expressão pode ser alterada pela metilação em sua região promotora. O Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF), envolvidos no desenvolvimento do cérebro e neuroplasticidade, é responsável pela manutenção da integridade neuronal e neuroplasticidade, e sua metilação também tem sido associada ao risco de desenvolvimento de transtornos psiquiátricos. No entanto, dados sobre metilação dos genes BDNF, NR3C1 e desregulação do eixo HPA associados ao estilo de vida envolvendo tabagismo e etilismo e suas possíveis associações com transtornos psiquiátricos e ainda são escassos. Considerando que o estudo da regulação epigenética auxilia na compreensão do comportamento fisiológico, bem como a etiologia dessas doenças consideradas limitantes, complexas e multifatoriais, este projeto pretende investigar nas populações usuárias do Sistema Único de Saúde, a influência do hábito tabagista e etilista na metilação dos genes BDNF e NR3C1, nas alterações dos níveis de cortisol sérico e no aparecimento de doenças, em especial de doenças psiquiátricas como a depressão, ansiedade e estresse. A proposta busca ainda uma relação dose-resposta e o desfecho de um padrão de metilação dos genes BDNF e NR3C1 em resposta ao habito tabagista e etilista com aspecto inovador em pesquisa, uma vez que trabalhos desta natureza são ainda bastante escassos, sugerindo desta forma o uso dessa marca epigenética como possível biomarcador para doenças psiquiátricas. O presente estudo traz o possível uso destas estratégias biotecnológicas na localização de marcadores de estilo de vida, na melhor compreensão, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Adriana Malheiro Alle Marie

Ciências Biológicas

Imunologia
  • identificação e seleção de pepitídeos miméticos reativos aos soros de pacientes hcv+ e sua influência no desenvolvimento da fibrose hepática in vitro
  • A hepatite C é um problema de saúde pública que afeta mais de 185 milhões de pessoas no mundo. É uma doença de prognóstico muito variável que pode evoluir para cura ou para o desenvolvimento de hepatite C crônica, cirrose hepática, carcinoma hepatocelular e morte. Apesar da elevada sensibilidade e especificidade dos métodos de triagem para o vírus da Hepatite C, há uma grande necessidade de desenvolver marcadores que sejam capazes de predizer cronificação da doença, com percentuais aceitáveis de sensibilidade e especificidade. A identificação de novos epítopos de superfície e seu mimotopos é de grande valia para o desenvolvimento de plataformas nanotecnológicas que poderão ser utilizadas como novas estratégias de diagnóstico rápido e específico, para esta e outras patologias em populações de risco. A tecnologia de Phage Display tem sido proposta como uma das ferramentas promissoras para desenvolver novos testes de diagnóstico em virtude da capacidade de interagir com biomoléculas, além de poder gerar produtos que atendem as exigências dos laboratórios clínicos com relação custo-eficácia. Essa proposta tem por objetivos: a) Selecionar e identificar peptídeos miméticos reativos a soros de pacientes HCV + com fibrose hepática; b) Sequenciar os clones isolados e realizar análises de bioinformática; c) Descrever o perfil de citocinas envolvidas no desenvolvimento da fibrose em cultura de células mesenquimais e hepatócitos;d) Pré-validar os clones selecionados através de ensaios de Phage-ELISA utilizando proteínas totais de pacientes com fibrose hepática;e) Testar a capacidade de indução e proliferação de linfócitos por peptídeos miméticos. Um estudo piloto já foi iniciado pelo nosso grupo está sendo realizado na UFAM, em parceria com o HEMOAM, Instituição de referência para o estudo das doenças do sangue e Banco de Sangue do Estado do Amazonas, Universidade Federal do Pará e Universidade Federal de Uberlândia. Até o presente momento, verificou-se que os peptídeos miméticos reativos aos soros de pacientes HCV+ selecionados pela técnica Phage Display parecem ser promissores para a utilização em ensaios de diagnóstico em fibrose hepática.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Adriana Maria Meneghetti

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • leitura e experimentação com meninas
  • Este projeto atende a Chamada CNPq/MCTIC Nº31/2018. A proposta tem como título: Leitura e Experimentação com Meninas, e busca a realização de encontros com meninas para leitura de livros de biografia de cientistas ou livros de autoras mulheres, seguido de discussão do tema abordado, para em seguida realizarmos oficinas experimentais relacionadas ao tema. Também será criado a Leitura Itinerante, na qual as meninas serão as mediadoras em espaços de leitura em suas escolas e finalizando o áudio book, que consiste na leitura com gravação de capítulo relevante do livro. O projeto Leitura e Experimentação com Meninas consistirá de cinco etapas: leitura e discussão, oficinas experimentais investigativas, elaboração de material, retorno à comunidade e avaliação do projeto. As atividades serão desenvolvidas com a participação de 25 meninas de três colégios e escolas estaduais do município de Santa Helena, PR em conjunto com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Santa Helena. Com isso espera-se a integração entre a comunidade escolar, a difusão das ciências exatas para meninas, pois as escolas terão acesso às obras trabalhadas pelas meninas. As meninas inseridas direta ou indiretamente terão a oportunidade de percepção enquanto meninas empoderadas, com capacidade sim para manter-se em cursos de ciências exatas, e o projeto surge para estabelecer uma relação de desenvolvimento científico entre as meninas. Elas irão entender que são capazes, ao descobrir que várias cientistas passaram por dificuldades, preconceito, tentativas de suborno, e mesmo assim não desistiram de investigar, fazer descobertas que mudaram o mundo. Busca-se no projeto a afirmação, valorização, promoção de capacidades e ampliação da voz das meninas.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 01/12/2018-31/05/2020