Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Adriana Barreto de Souza

Ciências Humanas

História
  • legislação, experiências sociais e conflitos em torno da justiça militar: conexões entre lisboa, rio de janeiro e pará, 1799-1810.
  • Esse projeto desdobra uma pesquisa em fase de finalização (PQ2, CNPq/2016-2019) que aborda um terreno inexplorado pela historiografia, o da justiça militar na virada para o século XIX. A partir do mapeamento dos dispositivos legislativos que constituíram este novo campo justiça, formalizado como tal em fins do século XVIII, optamos à época por analisar esses dispositivos não só como ideias racionalizadas no plano escrito, mas como ações que podiam ser apreendidas no cotidiano das relações sociais no circuito que ligava Lisboa ao Rio de Janeiro, entre os anos de 1764 e 1820. Os resultados preliminares desta pesquisa indicaram a existência de pelo menos três níveis de conflitos nesse circuito. O primeiro deles estava localizado em Lisboa, desenvolvendo-se em torno da elaboração de um código penal militar. O segundo envolvia dois administradores coloniais: José Narcizo de Magalhães e Menezes, general português nomeado em 1799 para o Comando das Tropas do Rio de Janeiro, e o vice-rei, d. Fernando José de Portugal. Convencido do préstimo dos oficiais pretos e pardos, e da falta de interesse de parte dos oficiais brancos pela carreira, fosse ela nas milícias ou no Exército, o general recém-chegado de Lisboa reorganizou os Regimentos de Milícias de Pardos e Pretos da cidade, fomentando um terceiro nível de conflitos, que envolvia estes oficiais na luta pelo acesso aos postos superiores de seus Regimentos. O presente projeto pretende conectar esses vários conflitos, investindo em uma análise micro-analítica de cada um deles e na incorporação de um novo espaço colonial, o Pará. A transferência do general Magalhães e Menezes para esta capitania em 1805 foi resultado de suas desavenças com o vice-rei. Acreditamos que seguir seu rastro pode ser um meio eficaz para perceber como, em meio a esse debate sobre a carreira militar, a legislação e as instituições da justiça militar eram acionadas por diferentes atores, situados em regiões distintas do Império e da hierarquia social, a fim de orientar lutas que se desenrolavam em arenas jurídica, política e mais propriamente militar. Mais que investigar a origem da justiça militar, este projeto pretende entendê-la como um terreno de confronto, onde diferentes noções de justiça e concepções do que era “ser militar” eram disputadas por um grupo bastante heterogêneo de oficiais: das tropas de linha e das milícias, reinóis e nascidos nas colônias, brancos, pardos e pretos.
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Adriana Bin

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • meta-avaliação de políticas de ciência, tecnologia e inovação na américa latina
  • O objetivo geral desta proposta é caracterizar e analisar avaliações de políticas de ciência, tecnologia e inovação (CTI) de países latino-americanos com vistas a contribuir para a formulação e implementação de políticas de CTI mais efetivas e ao próprio desenvolvimento metodológico do campo da avaliação. O projeto justifica-se a partir de dois argumentos principais: a compreensão sobre a importância crescente das políticas de CTI para o desenvolvimento econômico e social dos países, assim como a necessidade de esforços contínuos de monitoramento e avaliação destas políticas tendo em vista demandas por aprimorar seu desenho e por prestar contas à sociedade dos resultados e impactos obtidos. Neste contexto, emerge a necessidade da meta-avaliação, como meio para identificar esforços de avaliação em diferentes situações, mas também de caracterizar estes esforços considerando as metodologias empregadas e os resultados alcançados, assim como as formas de disseminação e uso. Do ponto de vista metodológico, o projeto será desenvolvido em quatro etapas: revisão bibliográfica sobre meta-avaliação e meta-avaliação de políticas de CTI; coleta de documentos de avaliação de políticas em países selecionados da América Latina; caracterização do conteúdo destes documentos em termos do processo e qualidade da avaliação e da política avaliada; e análise dos esforços de avaliação de políticas de CTI na região e de forma comparada com outras regiões e países. Suas principais contribuições estão, sob o ponto de vista conceitual e metodológico, no avanço do conhecimento sobre avaliação em CTI; já sob o ponto de vista da aplicação, entende-se que os resultados do projeto poderão contribuir para o próprio processo de institucionalização da avaliação em CTI na América Latina e, de forma mais ampla, para os processos de formulação e implementação de políticas nesta área.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Adriana Bruno Norcino

Ciências Humanas

Educação
  • iv feira de ciências, arte e cultura do ifsp matão
  • Com base na necessidade de mudanças no processo ensino-aprendizagem, tem-se discuto amplamente e periodicamente formas de estimular os alunos nos diversos segmentos da educação. A legislação federal, na forma da Lei de Diretrizes Básicas (LDB 9394/96) e dos PCNs, já apontava a necessidade de um ensino contextualizado e interdisciplinar. Dessa forma, as feiras mostram-se como boas oportunidades para promover essa contextualização e interdisciplinaridade, oferecendo a oportunidade de desenvolver um projeto de enriquecimento curricular significativo, tanto para o corpo docente quanto o discente.As escolas da cidade de Matão atendem a alunos de várias faixas etárias e com grande diversidade sociocultural, apresentando problemas comuns tais como: alunos desmotivados, sem pré-requisitos, sem acompanhamento familiar, falta de verbas para melhorias na estrutura física, etc. Tendo em vista a necessidade de contextualização interdisciplinar e de uma melhor integração professor/aluno/comunidade e com o intuito de amenizar esses problemas, as escolas realizam anualmente feiras de ciências em nosso município. Considerando a tendência de viabilizar a pesquisa na educação básica, nota-se a necessidade de realização de um evento a nível municipal. Um evento tal como uma feira que possa reunir os trabalhos desenvolvidos por alunos de várias escolas, promovendo a integração científica e social desses alunos.
  • Instituto Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
Foto de perfil

Adriana Campos Rozenbaum

Ciências da Saúde

Nutrição
  • bioprospecção de extratos, frações e substâcias isoladas de plantas frutíferas silvestres com potencial gastroprotetor e anticâncer
  • As plantas têm uma longa história de uso no tratamento de várias doenças, incluindo o câncer e desordens gástricas, como a úlcera péptica. A descoberta de subtâncias de origem vegetal que possuem potentcial gastroprotetor e anticâncer tem incentivado várias pesquisas nessa área. Com isso, o objetivo do presente estudo foi de obter extratos, frações e compostos puros a partir de plantas frutíferas silvestres (Abuta selloana, Eugenia brasiliensis e Plinia edulis) e avaliar o potencial gastroprotetor e anticâncer através de ensaios in vivo, bem como, estabelecer os possíveis mecanismos de ação. A obtenção dos extratos e frações será realizada através das metodologias convencionais de maceração e partição líquido-líquido. Para o isolamento e identificação dos princípios ativos, serão utilizadas técnicas cromatográficas convencionais, e técnicas espectrométricas usuais. Para a avaliação da atividade anticâncer, serão utilizadas duas metologias, indução da carcinogênese mamária e modelo de melanoma murino, ambas in vivo. A atividade gastroprotetora será avaliada através dos modelos de indução de úlcera aguda induzida por etanol e por anti-inflamatório não-esteroidal in vivo. A avaliação do mecanismo de ação gastroprotetora dos extratos, frações e substâncias isoladas será realizada pelas técnicas de ligadura de piloro (avaliação da secreção gástrica), doseamento de muco e quantificação de grupos sulfidrílicos não protéicos (glutationa reduzida, GSH), caracterização da atividade da Glutationa S-Transferase (GST), da atividade da catalase (CAT) e dos níveis de superóxido dismutase (SOD) na região Glandular Gástrica. Além disso serão analizados os mediadores inflamatórios e análise da PCNA, BAX e HsP70. Espera-se ainda disseminar os resultados da pesquisa em periódicos de impacto, selecionar os extratos, frações e substâncias com potencial terapêutico cujos resultados sejam promissores para produção de novos fitoterápicos seguros e eficazes e possibilitar a formação de recursos humanos especializados na área em questão.
  • Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Adriana Costa Guimarães

Ciências Biológicas

Farmacologia
  • efeito do metilmercúrio no desenvolvimento embrionário e metamorfose de physalaemus ephippifer (anura, leiuperidae)
  • Nas últimas décadas vêm-se observando um declínio da população de anfíbios em diferentes regiões do mundo. Tal declínio pode estar relacionado com a contaminação do meio ambiente por metais pesados como mercúrio. A forma orgânica deste metal se encontra em ambientes aquáticos e é altamente lipossolúvel, podendo se acumular nos tecidos dos animais e exercer sua ação tóxica alterando todo o metabolismo do animal. Para as populações de anfíbios, que possuem um ciclo de vida com uma fase aquática e outra terrestre, a bioacumulação desses metais é estratégica, pois essas populações podem acumular esses metais, do meio aquático, e transportá-los para o meio terrestre. Em anfíbios, os poucos estudos existentes relatam os efeitos do metilmercúrio na fase de girino. Contudo, as fases da embriologia e da metamorfose são momentos críticos que as populações de anfíbios estão expostas a altas concentrações de metilmercúrio no ambiente e não são alvos destas pesquisas. Neste contexto, o nosso estudo tem como o objetivo de analisar os efeitos do metilmercúrio no desenvolvimento embrionário e na metamorfose de anfíbios, utilizando como ferramenta de investigação a microscopia óptica, eletrônica, imunohistoquímica e analises de genotoxidade. Com os resultados pretendemos gerar mais conhecimentos sobre os efeitos do metilmercúrio nessas populações.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020