Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Adevailton Bernardo dos Santos

Outra

Divulgação Científica
  • semana nacional de ciência e tecnologia – snct bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável
  • A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) constitui-se em um evento nacional, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que teve início no ano de 2004. Segundo o site do evento, "a SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema". O tema para o ano de 2019 é "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável". A SNCT, em Uberlândia e região, é coordenada e realizada pelo Museu DICA (Diversão, Ciência e Arte) órgão do Instituto de Física, contemplando parcerias com a Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU) e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), e desde a primeira edição vem se constituindo em um importante espaço para a divulgação científica a população da cidade, para a formação de discentes, docentes e técnicos da UFU, e para o fortalecimento da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. As ações planejadas possuem objetivos alinhados com os estabelecidos para a SNCT 2019, e há destaque para os eventos estruturadores: Workshop de lançamento da SNCT, feira Ciência Viva (Uberlândia), Feira de Iniciação Científica do Pontal do Triangulo Mineiro – FICP (Ituiutaba), Brincando e Aprendendo (Uberlândia), Astronomia no Parque (Uberlândia), Vem pra UFU (Monte Carmelo e Patos de Minas), dentre outros.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • 05/10/2019-30/04/2020
Foto de perfil

Adevailton Bernardo dos Santos

Outra

Divulgação Científica
  • xxiv ciência viva
  • A Ciência Viva é uma feira do conhecimento, realizada anualmente desde 1995 na cidade de Uberlândia-MG, aberta a estudantes da educação básica (ensino fundamental, médio, profissionalizante e da educação de jovens e adultos - EJA) das instituições de ensino do município e completará 24 anos em 2019. O objetivo da Ciência Viva é promover o desenvolvimento da criatividade, da capacidade inventiva e investigativa, em todas as áreas de conhecimento, possibilitando e divulgando a construção de novos saberes, despertando vocações, revelando capacidades e contribuindo para formar estudantes comprometidos com o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade. As atividades são planejadas de forma a envolver a participação de equipes das escolas do município de Uberlândia e região, que serão selecionadas por uma banca avaliadora para apresentar seus trabalhos no evento principal. As ações formativas, que favorecem as trocas de saberes e foram uma constante ao longo das edições anteriores, serão mantidas e aprimoradas, principalmente na forma de oferta de minicursos e oficinas. Outra característica que será mantida é a assessoria prestada, pela equipe de pesquisadores e monitores integrantes do projeto, aos professores e estudantes das escolas. A previsão é que a XXIV Ciência Viva ocorra com inscrição de cerca de 100 trabalhos e apresentação de pelo menos 80. Dentre os trabalhos apresentados haverá a seleção de pelo menos um para apresentação em evento de âmbito nacional.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
Foto de perfil

Adevailton Bernardo dos Santos

Tecnologias

Tecnologias Médicas e da Saúde
  • ii ficp – feira da iniciação científica no pontal triângulo mineiro
  • A Feira de Iniciação Científica do Pontal do Triângulo Mineiro (FICP) é uma iniciativa que vem do desejo de continuidade e expansão de movimentos de feiras de ciências na cidade de Ituiutaba. O objetivo principal da FICP é, por meio da apresentação de projetos criativos e inovadores, integrar os professores, alunos e demais agentes em educação desde a educação infantil, ensino fundamental 1 e 2, ensino médio, profissionalizante, técnica, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e superior no Pontal do Triangulo Mineiro com vistas a aprimorar o processo de construção do conhecimento e de protagonismo dos estudantes por meio da iniciação científica. A previsão de sua realização é para mais de 100 projetos inscritos, oriundos da macrorregião do Triângulo Mineiro, em todas as áreas do conhecimento, em todos os níveis de escolaridade, e em concomitância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Será implementada em uma parceria entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Superintendência Regional de Ensino (SRE) Ituiutaba, e englobará mais sete SREs da macrorregião, que serão convidadas e incentivadas e realizarem feiras, tanto escolares quanto municipais, para a seleção dos trabalhos que participarão da FICP. A área de gestão destas oito SREs possui um total de 86 municípios e mais de 2.300.000 habitantes. As atividades a serem desenvolvidas englobam a divulgação do evento e a realização de encontro presenciais com professores, no formato de roda de conversa que favorecem a troca de saberes entre os pares, em todas as SREs participantes e nas cidades que demonstrarem interesse de participarem do evento.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • 07/01/2020-31/01/2021
Foto de perfil

Adiel Teixeira de Almeida

Engenharias

Engenharia de Produção
  • construção de modelos de decisão em grupo e multicritério para sistemas de produção
  • O estudo envolve a construção de modelos de decisão em grupo e multicritério para resolver problemas em sistemas de produção com foco em algumas questões mais específicas. Serão consideradas as problemáticas de seleção, ordenação e classificação de alternativas e de portfólio de projetos. Para a problemática de seleção e ordenação de alternativas será dada ênfase no processo de elicitação de constantes de escala no modelo aditivo, com o método FITradeoff, desenvolvido em projetos anteriores. A questão de decisão em grupo será também analisada neste estudo. Para a problemática de classificação será considerado o modelo aditivo-veto. Para a problemática de portfólio de projetos serão estudados outros detalhes em relação ao problema de incompatibilidade de algumas escalas nos múltiplos critérios. Os estudos envolvem uma continuidade e evolução de estudos anteriores nesta linha de atuação. Estes tópicos poderão ser contextualizados em Empresas de Petróleo e Gás ou de Energia Elétrica (EEE). Em função do contexto destas Empresas estudadas serão considerados também procedimentos de decisão em grupo. Como parte deste estudo estão previstas aplicações, com o desenvolvimento de protótipos de Sistemas de Apoio a Decisão a serem desenvolvido como parte deste trabalho.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Adiel Teixeira de Almeida Filho

Engenharias

Engenharia de Produção
  • modelos de elicitação e agregação de conhecimento a priori: aplicações para representação de incerteza e análise de risco
  • As abordagens Bayesianas, Dempster-Shafer ou Fuzzy para representação de conhecimento a priori ou corpos de evidência necessitam de procedimentos para elicitação e posteriormente a agregação da informação obtida proveniente de diversas fontes. A depender do grau de conflito entre as fontes de informação (corpos de evidência), é necessário o uso de uma regra de combinação adequada, o que motivou uma vasta literatura relacionada à metodologias de combinação, seja no âmbito da Teoria Dempster-Shafer (Yager, 1987; Dubois & Prade, 1988; Chin & Fu, 2015), seja no âmbito de abordagens Fuzzy (Parreiras et al., 2010; Herrera-Viedma et al., 2014; Mata et al., 2014), justificando o desenvolvimento de abordagens para combinar fontes de informação. Portanto, esta proposta busca o desenvolver o estado da arte em relação à modelos de elicitação e agregação de conhecimento a priori bem como suas aplicações para representação de incerteza e análise de risco.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020