Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Vitor Meyer Junior

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • improvisação na gestão acadêmica: práticas e desempenho organizacional
  • As universidades são reconhecidas como organizações complexas que cumprem relevante papel educacional e social. Sua gestão tem sido caracterizada como amadora e professorial. Este estudo tem o objetivo de examinar como a improvisação ocorre na gestão acadêmica das universidades, onde as funções primordiais do ensino e pesquisa são praticadas. Objetiva-se, com este estudo, contribuir para a melhoria da gestão acadêmica e do desempenho organizacional.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Vítor Renan da Silva

Engenharias

Engenharia Química
  • síntese de ésteres a partir de processos intensificados empregando catalisadores superácidos assistidos por processos de separação por membranas a base de sericina.
  • A sericina é uma proteína hidrofílica constituinte do casulo do bicho-da-seda que, durante o processo de degomagem da seda, é descartada como resíduo industrial. Entretanto, possui em sua composição grande parcela de aminoácidos polares que podem ser utilizados no desenvolvimento de biomateriais e de produtos de alto valor agregado. O emprego destes biomateriais possibilita a melhoria de diversas tecnologias industriais, como: maior eficiência e seletividade, redução de custos, minimização do consumo de recursos naturais e geração de resíduos. Dentro deste contexto, a indústria química e os processos de síntese de compostos orgânicos, tais como os ésteres, demanda de melhorias contínuas em seus processos de produção, atendendo as demandas técnicas, sociais e ambientais. Neste contexto, o objetivo deste projeto é avaliar um processo combinado de reator químico assistido por processos de separação por membranas que empregam membranas confeccionadas a partir da proteína residuária da indústria da seda, sericina. Este projeto prevê: a) o uso da sericina para a confecção de membranas densas que possam ser empregados em processos de separação por membranas que serão acoplados ao reator químico adotado para síntese dos ésteres por rota catalítica heterogênea, com o intuito de promover a remoção contínua de água (subproduto da reação); b) Síntese de catalisadores heterogêneos superácidos, que contenham sítios ácidos de Lewis e Brönsted, que apresentem atividade catalítica comparável aos catalisadores homogêneos; c) Estudo cinético da reação de esterificação de Fischer catalisada por catalisador ácido; d) Processo de reação intensificado com o reator associado ao processo de separação por membrana (pervaporação), adotando a membrana densa confeccionada a partir da sericina; e) Separação do produto desejado (éster) dos reagentes residuais por meio de separação por membranas (nanofiltração – osmose inversa). Como resultados previstos, buscam-se a capacitação de discentes de graduação e pós-graduação, produção de trabalhos científicos e apresentar novas perspectivas para a sociedade, tanto na importância do reaproveitamento da sericina na industrial da seda, quanto no desenvolvimento de novas tecnologias aplicáveis a processos industriais de interesse social.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022