Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Verona Campos Segantini

Ciências Sociais Aplicadas

Museologia
  • ilustração e escrita científica: dissertações, instruções, memórias e manuais de história natural em circulação nos séculos xviii e xix.
  • O presente projeto é decorrente de uma pesquisa que pretendeu compreender a proto-história das instituições encarregadas da salvaguarda de documentos e coleções que se originaram nos séculos XVIII e XIX. Nesse movimento encontramos uma significativa produção de textos que comportavam características de escritos científicos, tais como dissertações, instruções, métodos e memórias elaborados a partir dos paradigmas que orientavam o fazer da história natural a partir de meados do século XVIII. Define-se como escopo para o projeto a identificação, sistematização e divulgação de fontes decorrentes das ações de cariz científico e administrativo vinculadas ao projeto das Reformas Pombalinas e da ilustração lusa. Nossa proposta é reconhecer e reunir documentos, produzidos por naturalistas e membros da administração portuguesa, partindo de textos que delineavam o fazer da história natural e que sistematizavam instruções e métodos de como se observar, registrar, recolher, preparar, bem como aqueles que embasados em tais produções, sistematizavam informações sobre os domínios ultramarinos e também sobre os produtos encontrados na natureza.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Veronica Angelica Freitas de Paula

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • inovação na cadeia de suprimentos e novos mercados: impactos na gestão de marcas
  • Novos mercados trazem desafios e oportunidades para organizações de diferentes setores e regiões. A competição tem se acirrado, as empresas precisam buscar formas de inovar para se diferenciar e alcançar vantagem competitiva. A inovação na cadeia de suprimentos surge como oportunidade para empresas ampliarem sua atuação e fortalecerem suas marcas em contextos competitivos. Este estudo objetiva analisar como empresas que atuam em diferentes mercados e segmentos inovam na cadeia de suprimentos, visando atender novos mercados, e o impacto desta inovação na gestão das marcas. O estudo de cadeias inovadoras, agregando valor, com membros atuando de forma colaborativa e cooperativa para a inovação, pode auxiliar as organizações brasileiras na busca por maior competitividade. É importante verificar a percepção dos consumidores sobre empresas e marcas inovadoras, pois, para ter sucesso, a inovação deverá, em algum momento, ser aceita pelos consumidores. Assim, estudar casos de empresas inovadoras em seus modelos de negócios, processos ou produtos, inclusive na gestão da cadeia de suprimentos, e entender como a inovação influencia a percepção de marca e as decisões de compra dos consumidores pode contribuir para o desenvolvimento das empresas brasileiras nesse cenário. Trata-se de um estudo descritivo, com a utilização de abordagens qualitativas e quantitativas, desenvolvido em quatro etapas: levantamento bibliográfico e de dados secundários; estudos de casos múltiplos; survey; e elaboração de um modelo de inovação na cadeia de suprimentos. Para a análise dos dados primários serão utilizadas análise de conteúdo e técnicas de estatística multivariada. A análise dos dados secundários será feita pela análise documental. Ao final desta pesquisa, será proposto um modelo para auxiliar as organizações brasileiras a inovar, ingressar em novos mercados e atender as demandas de consumidores, a partir da análise da influência da inovação na percepção de marca dos consumidores.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022