Projetos de Pesquisa

 

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Tania Margarida Lima Costa

Outra

Divulgação Científica
  • a transversalidade da ct&i no museu itinerante ponto ufmg na semana nacional de ciência e tecnologia (snct) 2021.
  • O Projeto “A transversalidade da CT&I no Museu Itinerante Ponto UFMG”, evento vinculado à SNCT 2021, proposto pelo Museu Itinerante Ponto UFMG à nível estadual, Linha A – Eventos de Abrangência Estadual ou Distrital, será realizado exclusivamente de forma virtual. Pretendemos fazer desta experiência, ao realizar um evento científico no modelo virtual, uma oportunidade para refletir sobre como a virtualização de atividades e ações antes propostas para serem presenciais, contribuíram para a comunicação e a divulgação cientifica da temática para o público da Educação Básica. O distanciamento social, provocou uma nova realidade temporária (devido ao COVID-19), os alunos da educação básica estão separados de suas comunidades escolares. Entendemos, que em momentos como esse, precisamos conectar as pessoas principalmente os alunos da educação básica, promovendo situações de aprendizagem que possa ser realizada em outros ambientes além do escolar. Ao propormos a criação de situações virtuais, pretendemos contribuir com a continuidade de aprendizagem e a continuidade de ações para estimular a curiosidade científica, o raciocínio científico e a inovação. Atualmente, dispomos de tecnologia que enriquece os ambientes virtuais e facilita a contextualização dos conceitos e a comunicação amplamente interativa. Neste contexto, a virtualização de algumas atividades museais do Museu Ponto e a criação de outras possibilidades, de interação e contato com o conhecimento científico, estão sendo concebidas para que mesmo sem a interação presencial do público com o museu este continue a ser um espaço de comunicação, de divulgação da ciência, de sentido e de aprendizagem lúdica, para o público escolar. Temos clareza de que a educação tenderá a ser híbrida e incluirá na suas práticas o ensino por meio de plataformas de aprendizagem virtual. Nosso desafio é investigar como podemos criar situações ´para que estas plataformas possam realizar uma interação qualificada com impactos no processo de aprendizagem, de ideias, de conceitos. Criar espaço de discussões sobre questões como mudanças climáticas, quais as habilidades necessárias para os futuros profissionais, os tipos de energias alternativas que tendem a ser nossa opção para o desenvolvimento sustentável. Apresentaremos, por meio de situações, jogos, quiz, vídeos e ebooks, reflexões sobre as projeções mundiais sobre o aumento de consumo de água ( 50%), energia (40%) e alimentos (35%) até 2030. Esses são reflexos principalmente das tendências de expansão populacional , maior longevidade e aumento do poder aquisitivo de grande parte da população mundial. Com esses aspectos associados ao processo de intensa urbanização, de aceleração das inovações, da apropriação das diferentes tecnologias no nosso cotidiano, nossas atitudes, comportamentos e modos de agir mudam. As atividades a serem realizadas no projeto englobam a realização na SNCT de intensa programação, disponibilizada na Plataforma virtual do Museu Ponto estruturada em estações do conhecimento: estação ciência em cena (disponibilizaremos exposição virtual por meio de vídeo 360 graus da exposição da área interna do Museu Itinerante Ponto UFMG); produção de um teatro científico virtual abordando a temática; vídeo sobre a transversalidade da ciência, tecnologia e inovação no nosso cotidiano; produção de um vídeo sobre “A importância da ciência tecnologia e inovação para a sociedade”; realização de um Café Científico Virtual e uma roda de conversa sobre a temática da SNCT (atividade feita por meio de plataforma que permitam a transmissão da palestra e a interação com o público por meio de perguntas que serão respondidas pelos participantes); ampliar atividades da estação #experiência em casa com a elaboração de 10 atividades, fazer uma nova readequação utilizando contribuições de pesquisas nas atividades( #experiencia em casa) que já foram feitas; realização de enquetes via redes sociais, sobre a percepção que os alunos da Educação Básica tem da relação entre a transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o planeta, que promovam a interação dos participantes com a temática da semana; oferta do Curso a distância de Educação Científica para alunos da educação básica; oferta do Curso a distância de Mediadores de Museu para profissionais e estudantes interessados nessa temática; oferta do Curso de Vivências Práticas em Tecnologias Digitais na Educação; oficinas científicas para os visitantes da semana; realização de feira de ciência virtual.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 05/10/2021-31/10/2023
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Tania Mari Bellé Bresolin

Ciências da Saúde

Farmácia
  • estudos de pré-formulação de fármacos sintéticos, desenvolvimento de micro e nanossistemas de liberação e biomonitoramento
  • Os candidatos a fármacos necessitam de estudos de pré-formulação de forma a se conhecer suas características físico-químicas bem como os dados relacionados à sua estabilidade, como a(s) via(s) de degradação e qual(is) fator(es) externo(s) provoca(m) a sua degradação, visando simular as situações de estresse ao qual serão submetidos durante o processo produtivo, estocagem, bem como no meio fisiológico. Para que a qualidade dos medicamentos desenvolvidos seja garantida, torna-se necessário o estabelecimento de tecnologias e metodologias analíticas apropriadas. Visando à confiabilidade dos resultados gerados, de acordo com normas oficiais, o método deve ser validado por meio de estudos experimentais quanto aos parâmetros de seletividade/especificidade, linearidade, intervalo, precisão, sensibilidade, limite de quantificação, exatidão e robustez. Neste sentido o presente projeto propõe a realização de estudos de pré-formulação de moléculas de origem sintética, inspiradas em produtos naturais, sintetizadas em nosso grupo de pesquisa, com potencial emprego terapêutico e perfil de segurança adequados. Este projeto é uma proposta interdisciplinar, em colaboração com o grupo de Química Farmacêutica, Farmacologia e Tecnologia Farmacêutica do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Univali, visando o estabelecimento de novos medicamentos. A proposta conta com parceria internacional (Università degli Studi di Perugia-Itália) no desenvolvimento de sistemas de liberação modificada de tais substâncias. Serão desenvolvidas e validadas metodologias analíticas, indicativas de estabilidade dos analitos, bem como serão conduzidos estudos de pré-formulação e de degradação forçada, incluindo caraterização química, física e físico-química dos candidatos a fármaco, com foco em sua estabilidade. A performance de liberação dos fármacos, a partir dos sistemas de liberação desenvolvidos será analisada por meio de metodologias analíticas validadas, as quais serão também aplicadas em estudos de estabilidade, como parte da cadeia de desenvolvimento farmacêutico. Os sistemas serão biomonitorados em modelos in vitro e in vivo, a fim de avaliar a sua segurança e eficácia frente às provas de conceito às quais serão submetidos, visando ao desenvolvimento de novos medicamentos para o tratamento de osteoporose e edema de medula óssea pela via oral e intra-tecal (candidato a fármaco 4-MC) e para o tratamento da dor neuropática, pela via oral (candidato a fármaco glitazona E1), doenças de impacto na saúde pública e para as quais não há opções terapêuticas seguras e eficazes.
  • Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tânia Maria de Moura

Ciências Biológicas

Botânica
  • estudos taxonômicos, filogenéticos e biogeográficos para os táxons de lupinus l. (leguminosae – papilionoideae) ocorrentes no leste da américa do sul
  • Leguminosae é a terceira maior família de Angiospermas em número de espécies e a segunda maior em importância econômica. É representada por mais de 770 gêneros agrupados em seis subfamílias. Papilionoideae é a maior delas, com mais de 400 gêneros. Dentre estes, Lupinus destaca-se pelo número de espécies (220-230 spp.), por sua ampla distribuição geográfica e pelo alto grau de endemismo. As espécies do gênero apresentam vasta diversidade morfológica e são de problemática delimitação. Diversos estudos sobre Lupinus têm sido publicado ao longo dos anos. No entanto, a delimitação de muitos táxons ainda é imprecisa e tratamentos taxonômicos abrangendo grandes grupos ou amplas áreas geográficas ainda são escassos. Estudos filogenéticos apontam o gênero como monofilético, de origem no velho mundo e subdividido em três linhagens principais: (1) espécies ocorrentes no Mediterrâneo e norte da África, grupo irmão dos táxons unifoliolados da América do Norte; (2) espécies no leste da América do Sul, grupo irmão dos representantes de inflorescências azuladas da América do Norte; e (3) aquelas à oeste do Novo Mundo, representadas pelos táxons distribuídos na região dos Andes e no México, derivados de diferentes linhagens ocorrentes no oeste dos Estados Unidos da América. A maioria dos estudos desenvolvidos até o momento focam nas espécies ocorrentes no oeste do Novo Mundo. Até o momento, 59 táxons, muitos com delimitações problemáticas, são registrados para o leste da América do Sul; apenas 17 espécies foram amostradas em estudos filogenéticos. Portanto, pouco se sabe sobre as relações evolutivas entre os representantes presentes nessa porção do continente. Além disso, hipóteses relacionadas às rotas de colonização das espécies nessa região são escassas. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um tratamento taxonômico para as espécies de Lupinus ocorrentes no leste da América do Sul e elucidar hipóteses filogenéticas e biogeográficas para os táxons ocorrentes nessa região
  • Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia

Ciências Humanas

Educação
  • da investigação sobre processos de análise de manuais escolares à produção colaborativa de materiais didáticos em contextos específicos: cultura local e conteúdos de ensino
  • A produção de materiais didáticos escritos ou digitais é atividade de alta complexidade, pois exige a capacidade de articular elementos da Didática Geral, das Didáticas Específicas, com especial atenção à epistemologia das ciências de referência que produzem e sustentam os conhecimentos escolares. Assim, para que os professores possam analisar e produzir materiais com qualidade didática, metodológica e científica é necessário que sejam oferecidos instrumentos conceituais para a realização desse trabalho, o que não tem sido usual nos cursos de formação de professores, seja inicial ou continuada. Por outro lado, a investigação sobre a produção de materiais didáticos também é incipiente, fornecendo ainda poucos elementos científicos para sustentar proposições e apresentando-se, então, como uma lacuna que demanda esforços dos pesquisadores, e em especial, de grupos multidisciplinares de pesquisadores. Com esse escopo, foi elaborada uma proposta, que teve mérito aprovado no Edital CHSSA 2016 mas não foi implementada pela questão de recursos financeiros não disponíveis. A proposta foi readequada ao Edital Universal, mantendo-se o foco e alguns colaboradores, ajustando-se seus objetivos, reduzindo o âmbito quanto às regiões geográficas e grupos envolvidos e também quanto aos recursos solicitados. A proposta é sustentada: a) na pressuposição de que a análise e a produção de materiais é atividade privilegiada para que as ações de pesquisa e formação se articulem, de forma colaborativa e multidisciplinar; b) na intensa e diversificada experiência da proponente com a análise e produção de materiais didáticos, em projetos editoriais comerciais, projetos institucionais e especialmente em projetos de pesquisa e extensão de natureza colaborativa com redes públicas de ensino nas duas últimas décadas; c) nas atividades que vêm sendo desenvolvidas no Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas/UFPR com outros pesquisadores e grupos de pesquisa sobre a temática da análise e produção de materiais didáticos, em perspectiva multidisciplinar e de forma articulada à formação de professores da educação básica. O Brasil tem mantido, por décadas, o maior programa de distribuição gratuita de livros didáticos para a educação básica – o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O desenvolvimento desse Programa gerou avanços nos livros destinados ao ensino das disciplinas específicas para todas as etapas da escolarização. Entretanto, apesar de todo esses avanços, constatam-se limites e dificuldades, como a existência de problemas para acessar os recursos digitais disponibilizados, dificuldades com a instalação de programas ou ainda que exigem domínio da língua inglesa, bem como as dificuldades para atender de forma satisfatória, por meio de livros de distribuição nacional, as questões culturais locais e as necessidades de grupos específicos. (GARCIA, 2011). É necessário, portanto, adequar ou complementar os materiais oferecidos pelo Estado brasileiro com ações que dependem prioritariamente do trabalho de professores e coordenadores no âmbito das escolas. Assim, os objetivos da proposta estão dirigidos a atividades de investigação e de formação docente para a análise e produção de materiais didáticos, em uma vertente específica que considera a orientação presente nas normas educacionais brasileiras de que os conteúdos de ensino devem contemplar a realidade dos alunos, sua cultura e a diversidade de situações em que ocorre a escolarização básica. A proposta se estrutura em torno de três eixos que organizam a pesquisa e as ações formativas: 1. Análise de materiais didáticos impressos e digitais; 2. Produção e avaliação de materiais que contemplem a cultura, a diversidade e necessidades de grupos específicos; 3. Análise, proposição e avaliação de modelos de formação de professores na perspectiva colaborativa. O projeto , situado no campo de diálogo entre a Didática Geral e as Didáticas Específicas, será desenvolvido de forma colaborativa. As ações terão início com processos investigativos e formativos de análise e avaliação de materiais, se encaminhará para o desenvolvimento de produtos e, após análises, terá lugar um novo processo de avaliação sobre os produtos e os processos desenvolvidos. Ao lado da perspectiva que privilegia a escola pública, avaliando, propondo, e construindo materiais em diferentes áreas de conhecimento, de forma colaborativa com professores em formação inicial e continuada, a intenção da proposta é também atender demandas específicas de determinados grupos sociais que têm sido dirigidas ao conjunto de pesquisadores participantes e que, neste momento, passam a compor uma proposta articulada. Aponta-se que estão previstas três fases de desenvolvimento metodológico da proposta, relacionadas aos objetivos gerais e específicos: Fase 1: estruturação dos grupos de trabalho e desenvolvimento das ações investigativas e formativas relacionadas à avaliação de materiais; Fase 2: identificação de temas e lacunas para a produção de materiais, realização de estudos e debates sobre as melhores opções para cada situação específica e produção propriamente dita de materiais didáticos; Fase 3: utilização dos materiais em situações reais, para analisar resultados, propor ajustes e finalizar as propostas para sua disponibilização em repositórios públicos. A proposta terá na UFPR sua coordenação central. Os recursos técnicos e humanos dessa instituição e de seu Setor de Educação serão disponibilizados de forma ampla, como Biblioteca, sala digital, laboratório de informática e salas de aula, assim como os recursos dos grupos de pesquisa participantes. Pretende-se ampliar a interação com outras instituições como a Universidade Santiago de Compostela (Espanha) com o INDIRE (Itália), e ainda com o Georg Eckert Institute (Alemanha).
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tania Regina Tozetto Mendoza

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • caracterização de polimorfismos em regiões codificadoras de microrna no genoma do herpesvírus humano do tipo 8: comparação das variantes de hhv-8 entre grupos de indivíduos sem sarcoma de kaposi e com sarcoma de kaposi associado a aids.
  • Herpesvirus Humano do tipo 8 (HHV-8) é o agente etiológico do sarcoma de Kaposi (SK), a neoplasia mais comum vista em indivíduos vivendo com HIV/AIDS. Até o momento não está clara a relação entre as variações genéticas do HHV-8 e o desenvolvimento do sarcoma de Kaposi. Atualmente, a relação entre as variações no fenótipo e genótipo de micro-RNA (miRNA) em diferentes tipos de câncer está bem documentada. Ainda, a expressão alterada de micro-RNAs foi descrita como um modulador chave do processo patogênico de muitas doenças. Por isso, a descoberta de polimorfismos de um único nucleotídeo (SNPs) localizados em regiões codificadoras de microRNA do genoma do HHV-8 parece ser de grande interesse. A proposta do presente trabalho é estudar o perfil de SNPs em regiões codificadoras de miRNA do HHV-8 (sequencias de DNA ao redor de 3.0 kb) por sequenciamento de nova geração a partir de sangue e saliva de indivíduos infectados por HHV-8 sem e com sarcoma de Kaposi. O estudo se baseará em uma casuística de conveniência bem caracterizada quanto aos fatores relacionados a predisposição ao SK em 750 indivíduos vivendo com HIV. A análise da frequência desses polimorfismos no genoma do HHV-8 no grupo SK-AIDS pode trazer importantes esclarecimentos sobre o papel da variabilidade do HHV-8 na patogênese do tumor.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tania Salgado Pimenta

Ciências Humanas

História
  • enfermidades atlânticas: migrações, interseccionalidades e história digital: doenças, gênero, mortalidade e trabalho em cidades negras (luanda, rio de janeiro, havana, salvador, recife, são luís e porto alegre, c. 1790-1920)
  • As experiências de formações sociais urbanas coloniais e pós-coloniais contemplaram contingentes populacionais diversos atraídos pela migração compulsória de africanos e também imigrantes europeus e asiáticos ao longo do século XIX e a primeira metade do XX. Levando em conta a força das cidades pós-coloniais e escravistas pretendemos esquadrinhar a circulação das doenças e práticas de cura e assistência médica, considerando a população africana, seus descendentes. Este projeto se insere no âmbito das Humanidades Digitais. Com base em registros seriais (fontes textuais) e iconografia pretende-se oferecer um atlas digital interativo sobre as epidemias e doenças endêmicas que marcaram as sociedades urbanas escravistas e com escravos – coloniais e pós-coloniais, apontando para as interseccionalidades entre sexo, etnia e moradia. Serão destacados produtos como animação e sonorização de imagens e textos.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 08/11/2021-30/11/2024
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Tárcio André dos Santos Barros

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • desenvolvimento de técnicas para controle e redução de oscilações de torque em máquinas elétricas de relutância variável operando nos quatro quadrantes de torque/velocidade em veículos elétricos.
  • A máquina elétrica de relutância variável (MRV) possui características de funcionamento que permitem: a operação em uma ampla faixa de velocidade, o baixo custo de fabricação, à baixa relação peso/potência quando comparada com outras máquinas elétricas e a ausência de imãs permanentes. Os principais empecilhos para a utilização industrial da MRV são as oscilações de torque, os ruídos sonoros e a necessidade de controles robustos em uma ampla faixa de velocidades. Os métodos desenvolvidos para redução das oscilações de torque para a MRV operando como motor possuem desempenho limitados em relação ao faixa de velocidade de operação. Alguns métodos funcionam bem em baixas velocidade e outros funcionam em altas velocidade. Neste projeto esses métodos serão estudados e testados em diversas situações de operação da MRV em veículos elétricos. Serão propostos novos métodos e adaptações dos métodos redução de oscilações para a MRV operando nos quatros quadrantes de velocidade/torque. Deste modo, espera-se contribuir para o desenvolvimento de tecnologias que possibilitem uso da MRV em veículos elétricos.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-18/12/2021
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Tárcio Teodoro Braga

Ciências Biológicas

Imunologia
  • perfil metabólico dos macrófagos envolvidos no processo regenerativo da cauda de zebrafish
  • Em contraste com os mamíferos, os vertebrados inferiores, incluindo o zebrafish (Danio rerio), têm o potencial de regenerar tecidos danificados ou perdidos, como a barbatana caudal, o que os torna modelos ideais para estudos de regeneração de tecidos e órgãos. Visto que diversas doenças têm como base o processo de transição entre a fibrose e a regeneração tecidual, faz-se necessário alcançar um melhor entendimento desses processos. As células do sistema imune, em especial neutrófilos e macrófagos, apresentam papéis essenciais durante o processo regenerativo, participando na remoção de restos celulares, liberando fatores pró e anti-inflamatórios, componentes da matriz extracelular e alterando o padrão oxidativo durante a proliferação celular e a angiogênese. Porém, os mecanismos moleculares através dos quais os macrófagos e neutrófilos orquestram a formação e regeneração do tecido amputado ainda não estão claros. Este estudo visa avaliar a dinâmica de infiltração de células do sistema imune na borda da lesão na cauda do zebrafish além de investigar os subtipos de macrófagos por citometria de fluxo e microscopia confocal. Adicionalmente, iremos identificar os níveis gênicos e protéicos das vias metabólicas e oxidativas ativadas nos neutrófilos e macrófagos infiltrantes em diferentes tempos do processo regenerativo. O entendimento do processo regenerativo em zebrafish irá contribuir para a elucidação de diversas doenças humanas, dado a similaridade genética de aproximadamente 70% entre as espécies.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tarcísio Pedro da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • análise experimental do efeito disposição na negociação de ações com estudantes do ensino médio de escolas públicas
  • O objetivo do estudo é analisar a influência do investimento em equipe, bem como a influência da divulgação dos resultados no efeito disposição de investidores. A metodologia será constituída, por meio de um experimento, com alunos do ensino médio da rede pública de ensino e análise estatística. Espera-se que investidores que negociam individualmente e que não precisavam divulgar seus resultados aos demais, tenham um efeito disposição menor do que investidores em duplas que divulgavam seus resultados. Com isso, o efeito disposição pode contribuir no entendimento de consumo e do entendimento financeiro dos jovens. Esta pesquisa terá como agentes sociais os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino da cidade de Blumenau. Essa escolha, intencional, foi atrelada as necessidades de inserção socioeconômica em decorrência de o ambiente industrial ser predominante na região e o ciclo produtivo lento, fato que impacta sobremaneira na situação financeira das empresas, desta forma, o entendimento da adequada utilização dos recursos financeiros, como forma de prevenção de gastos futuros, amplia as oportunidades e comportamento financeiro das pessoas. A região conta com mais de 26.792 (vinte e seis mil, setecentos e noventa e dois), com uma amostra de 3.618 (três mil seiscentos e dezoito) estudantes no ensino médio da rede pública, que serão inseridos na educação financeira por meio de palestras, atividades de formação inicial em gestão de finanças sob a utilização da educação financeira. Os principais resultados esperados permanecem focados na conscientização do bom uso nos recursos financeiros disponíveis, que desperte a conscientização pelo planejamento financeiro efetivo no estudante. De costume que, a educação financeira seja percebida no consumo de recursos necessários pessoais e preponderante à sua inserção socioeconômica. No foco deste projeto, se encontram os agentes sociais, a situação socioeconômica (pelo consumo dos recursos financeiros) esteja adequada às necessidades de educação, trabalho e de atividades socioculturais. Em relação ao atendimento à amostra da rede de ensino público, que serão os estudantes do nível médio, atende prioritariamente, estudantes de regiões com perfil de limitação econômico-financeira, devido a dificuldade da inserção no ambiente cultural e de lazer quando destacada sua limitação de organização financeira. A aplicação dos recursos financeiros planejados contribui para elevar a estima pessoal o que possibilita a organização financeiros da família, facilitando a aplicação dos recursos na melhoria da situação econômica, como forma de planejamento da utilização dos recursos, na função comportamental que pode culminar na otimização de recursos, pela sua utilização para atender as necessidades de inserção socioeconômica pelo comportamental financeiro, considerados como fator multiplicador destas ações. A região de atuação do projeto é constituída por empresas industriais que empregam, em sua maioria, famílias inteiras. Várias foram às crises econômicas que atingiram empresas industriais, com reflexo nos demais segmentos da economia. Além dos fatores econômicos, a ocorrência de catástrofes climáticas, considerando que Blumenau fica num vale, afetam sobremaneira a região. Neste ambiente, as famílias precisam se adaptar aos possíveis acontecimentos, já que o cenário geográfico não pode ser alterado. Logo existe a necessidade de convivência com os fatores econômicos e climáticos da região, que interferem sobremaneira no comportamento das famílias, até para a manutenção do seu patrimônio, interferindo no comportamento e reações financeiras. A base utilizada para entendimento da educação financeira apresentará como foco a inserção socioeconômica dos envolvidos, com destaque para as formas de gerenciamento das aplicações financeiras, mesmo que seja limitado, mas com oportunidades de escolhas de acordo com as necessidades dos estudantes. Nesse sentido a formação do conhecimento em aplicações financeiras e de investimento, contribui para a conscientização de planejamento para os recursos que estão disponíveis, sendo confrontada com as necessidades dos estudantes, de modo que os esses percebam que os seus recursos, mesmo que limitados, podem atender as suas necessidades sem precisar migrar para a marginalização por recursos. Cabe destaque para o tratamento dado na literatura sobre os termos utilizados, que contribui para o entendimento geral, em que trata o comportamento das finanças pessoais recebe destaque e contribuição relevante apresentada aos indivíduos. Segundo, Couto (2004) no ensino médio, não deixamos de enfatizar a importância da formação profissional e da respectiva atualização constante. Estes fatos são fundamentais para o planejamento financeiro e para a formação de reservas, pois da nossa competência como profissionais atuantes num mercado de trabalho cada vez mais competitivo virão os recursos para um planejamento racional. Em relação ao tema Lucci, et al. (2006) consideram ser relativamente comum em países de economia mais desenvolvida o desenvolvimento de estudos nessa área, principalmente por destacar uma preocupação com a conscientização das pessoas sobre a necessidade de formação de poupança para a aposentadoria. Em um estudo realizado com estudantes de nível médio, Mandell e Klein (2007) concluem que as variáveis socioeconômicas, demográficas e motivação fazem parte dos questionamentos sobre finanças pessoais. Peng et al. (2007) destacam que as perguntas sobre a participação na educação financeira, experiências financeiras, renda e heranças, e as características demográficas são importantes componentes de análise das finanças pessoais.
  • Fundação Universidade Regional de Blumenau - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tarciso Binoti Simas

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • i mostra de ciência e tecnologia da educação básica de santana do araguaia/pa – moctec – do instituto de engenharia do araguaia da universidade federal do sul e sudeste do pará – iea/unifesspa
  • Considerando os desafios de interiorização do desenvolvimento científico, tecnológico e inovativo no Brasil, o Instituto de Engenharia do Araguaia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - IEA/Unifesspa propõe a realização da I Mostra de Ciência e Tecnologia da Educação Básica de Santana do Araguaia/PA – Moctec. Seus principais objetivos são compartilhar conhecimentos científico, tecnológico e inovativo e estimular a participação de pelo menos 40 trabalhos científicos de estudantes das escolas das redes pública e privada de ensino fundamental e médio localizadas em Santana do Araguaia, Pará. Trata-se de um evento gratuito, organizado pelo IEA/Unifesspa, dentro da Linha de abrangência 1 - Municipal da chamada CNPq/MCTI Nº 17/2020, que buscará parceria com a Prefeitura Municipal de Santana do Araguaia, o Governo do Pará, escolas públicas e privadas, empresas de tecnologias e demais seguimentos sociais e educacionais. Esta primeira edição da Moctec acontecerá no período de 27, 28 e 29 de outubro de 2021 em referência à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, podendo se consolidar como uma atividade anual de encontro do ensino, da ciência, da tecnologia e de integração entre Unifesspa, as escolas e a sociedade araguaienses. Espera-se ainda contribuir com a promoção de culturas indagativa e crítica de problemas locais, com o despertar de vocações para carreiras científicas, tecnológicas e docente e com a integração de estudantes e professores da educação básica em projetos de pesquisa do IEA/Unifesspa.
  • Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - PA - Brasil
  • 22/01/2021-31/01/2023
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Tarin Cristino Frota Mont Alverne

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • estratégias para a gestão sustentável de resíduos plásticos nos mares e oceanos: contribuições para um diálogo entre o nacional, regional e internacional
  • O objetivo geral da pesquisa é contribuir para a promoção de políticas públicas de gestão sustentável dos resíduos plásticos nos oceanos e mares. Especificamente, o projeto busca fornecer sugestões concretas relativas à problemática dos plásticos, que afeta a saúde dos mares e oceanos, como também dos seres humanos, na elaboração e adaptação de políticas públicas brasileiras, mas também no contexto da governança regional e internacional. Além da perspectiva nacional ou estatal, devem ser igualmente consideradas as articulações e interações com outras políticas públicas ligadas diretamente ou indiretamente à questão dos plásticos, como políticas sobre mudanças climáticas, comércio internacional, tributária, energia, resíduos sólidos, assim como políticas de saúde. Ademais, o projeto visa fortalecer a pesquisa sobre a temática nas universidades parceiras, identificando os desafios institucionais e jurídicos que estão relacionados a essa temática. Este projeto permitirá ainda a formação de pesquisadores especializados em questões acerca da gestão sustentável dos resíduos de plásticos capazes de trabalhar de forma interdisciplinar com a temática. Na medida em que for possível elaborar políticas públicas para a gestão sustentável dos resíduos plásticos, o projeto poderá contribuir com estratégias nacionais e internacionais para o Brasil com relação aos mares e aos oceanos.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tatiana Bendo

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • efeito da adição de camada enriquecida com molibdênio sobre o comportamento tribológico de compósito autolubrificante fe-0,6c-3sic.
  • As atividades de pesquisa propostas neste trabalho visam a investigação do desempenho da deposição/crescimento de camadas sobre amostras de material compósito autolubrificante (Fe + 0,6C + 3SiC) produzidas por metalurgia do pó (MP). As amostras serão produzidas a partir da moldagem de pós por injeção (MPI) e sinterização concomitante com enriquecimento da superfície com molibdênio. Esse processo é realizado em descarga luminescente em regime anormal, usando a configuração ânodo-cátodo confinado. Nesta configuração a amostra funciona como ânodo, sendo que o cátodo pode ser construído de algum material metálico que se deseja enriquecer a amostra, no presente caso, o cátodo para enriquecimento com molibdênio é construído de Mo puro (liga TZM – 99,8 % em massa de Mo). Através da pulverização catódica, utilizando condições de plasma adequadas, é possível introduzir elementos metálicos na fase gasosa e promover o enriquecimento superficial com estes elementos químicos na superfície da amostra. Nesse processo é obtida uma camada de alguns micrometros, enriquecida com o elemento de liga Mo, que por sua vez, gera endurecimento dessa região por formação de solução sólida, ou formação de novas fases. Assim, simultaneamente à sinterização a plasma, pode-se gerar no material, uma camada superficial enriquecida com o elemento de liga, com propriedades melhoradas, mantendo-se o núcleo (substrato) dúctil e tenaz. Esta modificação microestrutural da superfície pode ser interessante do ponto de vista tecnológico, pois se tem a melhoria das propriedades mecânicas somente na superfície, onde os componentes sofrem, principalmente, a ação de desgaste por movimento relativo ou corrosão. Além disso, também para fins comparativos, serão produzidas amostras onde o volume total da amostra tem a mesma composição química da superfície das amostras enriquecidas (Fe + 0,6C + 3SiC + xMo). O objetivo do trabalho é avaliar as modificações microestruturais obtidas com o enriquecimento superficial de materiais autolubrificantes e como elas afetam as propriedades do material. Para isso, as amostras serão analisadas por microscopia ótica (MO), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e de transmissão (MET). A análise das fases presentes se dará por difração de raios X. Também serão realizadas medidas de densidade, microdureza e interferometria ótica. Por fim, serão realizados ensaios tribológicos para avaliar a durabilidade e o coeficiente de atrito das amostras.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tatiana de Arruda Campos Brasil de Souza

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • caracterização estrutural e funcional de l-asparaginase humana modificada, asrgl1-g10
  • Enzimas asparaginases são um dos componentes essenciais ao tratamento da leucemia linfoide aguda nos últimos 40 anos. Uma asparaginase atua fazendo a depleção da asparagina circulante no plasma, a qual é essencial para a sobrevivência das células leucêmicas. Em contraste às células normais, essas células tumorais apresentam deficiência na habilidade em sintetizar de novo a asparagina e dependem do aminoácido extrínseco a elas para sua proliferação. Atualmente três asparaginases são utilizadas terapeuticamente: L-asparaginase II nativa de Escherichia coli, uma forma PEGuilada dessa enzima e L-asparaginase isolada de Erwinia chrysanthemi. As asparaginases bacterianas estão associadas a diversos efeitos colaterais em virtude a sua alta toxicidade e imunogenicidade. A inclusão de L-asparaginase humana (ASRGL1) no tratamento da leucemia linfoide aguda poderia solucionar grande parte dos problemas enfrentados com as enzimas bacterianas. Entretanto, constitui-se uma solução desafiadora, pois a enzima humana é somente ativa após uma etapa de autoclivagem, que apresenta uma baixa eficiência in vitro, reduzindo sua atividade enzimática. Nosso grupo desenvolveu a primeira variante de ASRGL1 com capacidade intrínseca de hidrolisar L-asparagina in vitro com atividade 50 vezes maior que ASRGL1. Esta invenção está depositada no INPI sob o código BR1020180010336 e também junto ao Tratado de Cooperação de Patentes (PCT, internacional), N° BR2019 050017. O emprego de uma L-asparaginase humana no tratamento de LLA implica em diversas vantagens clínicas, sendo a produção de uma asparaginase humana com capacidade autocatalítica otimizada o primeiro passo no caminho para tornar seu uso no tratamento de leucemias uma realidade. A execução da presente proposta permitirá finalizar a caracterização estrutural e funcional dessa molécula inovadora desenvolvida pelo nosso grupo. Essa caracterização é importante para avaliar a estabilidade e toxicidade em estudos pré-clínicos, fundamentais para o invento se tornar efetivamente um medicamento.
  • Fundação Oswaldo Cruz - PR - Brasil
  • 05/12/2019-31/10/2022
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Tatiana de Castro Amato Locatelli

Ciências Humanas

Psicologia
  • educação para redução de riscos do uso de álcool por adolescentes: desenvolvimento de um programa brasileiro.
  • Diante da lacuna de programas preventivos alinhados ao modelo educacional brasileiro, este projeto tem por objetivo desenvolver atividades para compor um programa brasileiro voltado para redução dos riscos relacionados ao consumo de álcool por adolescentes a partir dos seguintes objetivos específicos: (1) consolidar as bases teóricas do programa (2) estruturar atividades que irão compor o programa brasileiro a ser desenvolvido, em conformidade com as exigências técnico científicas, as necessidades da nossa cultura e da educação pública do 8º ano do ensino fundamental II. A pesquisa será dividida em duas etapas subsequentes sendo a primeira uma revisão integrativa da literatura científica internacional sobre as bases teóricas de programas educacionais sobre álcool e a realização de um Learning Alliance (parte 1) para construção da proposta preventiva, a partir da formação de um comitê consultivo com pessoas envolvidas com o público alvo da intervenção (estudantes, familiares, professores, diretores, coordenadores pedagógicos e outros funcionários da escola, especialistas e gestores de políticas públicas). A segunda etapa terá como base a pesquisa-ação, que está dividida em dois tipos de atividades: oficinas pedagógicas nas escolas, onde serão criadas e avaliadas as ações práticas que irão compor o programa e a continuação do Learning Alliance (parte 2) para consolidação das ações que foram testadas nas oficinas. Além de contribuir com a literatura científica na área, o projeto desenvolverá uma proposta para responder a uma lacuna da educação brasileira relativa a educação sobre álcool.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tatiana Dillenburg Saint'Pierre

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • avaliação da distribuição de metais e de metaloporfirinas em sedimentos da baía de guanabara, rj, para fins de monitoramento ambiental.
  • A Baia de Guanabara, no Rio de Janeiro, é um ambiente estuarino com influência marinha, onde cerca de 55 rios desaguam, com alto tráfego de barcos e navios e localizada próxima das regiões produtoras de petróleo. O aporte de contaminantes na baía vem sendo apontado como um risco para a biota local e para seus consumidores, assim como para as pessoas que manuseiam os sedimentos superficiais em técnicas de dragagem (Silveira et al., 2017; Aguiar et al., 2016; Soares-Gomes et al., 2016). A porção noroeste da bacia hidrográfica da Baía de Guanabara recebe os efluentes da maioria das indústrias do polo industrial da região metropolitana do Rio de Janeiro, sendo os rios Meriti, Iguaçu e Estrelas, os principais receptores. Diferentes autores apontaram alta toxicidade nos sedimentos dessa região para a biota aquática (MORAES et al., 2000; MARANHO et al., 2010), bem como para a terrestre, em contato com sedimento dragado disposto no solo (Cesar et al. 2017). De forma geral, o ambiente anóxico e a lenta circulação das águas da baía permitem a estabilização e acumulação de metais tóxicos, como Ni, Cd, Cr, Pb, e Hg nos sedimentos, na forma de sulfetos, oxihidróxidos e associados à matéria orgânica. Sabe-se também, que diferentes espécies metálicas apresentam diferentes toxicidades e o entendimento dos processos de mobilização e conversão de espécies de metais tóxicos em ambientes marinhos e estuários é relevante para se propor ações de remediação. Metais associados a frações biodisponíveis podem ser tóxicos à biota aquática, como por exemplo, Ni, que apresenta alta toxicidade para invertebrados e vertebrados, por bloquear os canais de absorção de Ca2+ e Mg2+, através de mecanismos ainda pouco conhecidos (Blewett and Leonard, 2017). Assim, para que haja a compreensão da mobilidade de metais em sedimentos, são necessárias técnicas de extração sequencial para a determinação dos metais ligados a frações distintas. O fracionamento de metais entre as formas biodisponíveis mostra que alguns elementos, como Ni e Cu, se encontram predominantemente na fração orgânica (Cordeiro et al., 2015; Gissi et al., 2016). As técnicas de fracionamento empregam a extração sequencial com soluções ácidas ou redutoras, extraindo e estabilizando o metal na sua forma catiônica ou aniônica. Essas técnicas permitem a investigação prévia da fração concentradora, mas não permitem a determinação do metal na sua forma original. Os metais associados à matéria orgânica podem ter origem antropogênica, considerando que a contaminação por metais na Baía de Guanabara é cerca de 80 % de origem industrial. Em particular, Ni e V são resíduos comuns do refino de petróleo, por estarem presentes em concentrações acima do mg kg-1 em óleos brutos. A ocorrência de Ni e Vi no petróleo se deve à sua complexação com porfirinas, que são núcleos tetrapirrólicos (Caumette et al., 2009). Tetrapirróis são os componentes principais de sistemas respiratórios em seres vivos, sendo esses associados ao Fe (hemoglobina) ou ao Mg (clorofila). A substituição desses por V e Ni em óleos e xistos como derivados de tetrapirróis é uma consequência da degradação da hemoglobina, clorofila e bacterioclorofila durante a diagênese sedimentar dos detritos de organismos vivos, quando submetidos ao estresse termal, durante os processos de maturação do óleo. (Ocampo et al., 1984, 1993). As petroporfirinas se dividem em famílias e com alto grau de complexidade nos óleos, resultando em séries homólogas, que necessitam de técnicas modernas para sua identificação e quantificação. As concentrações de V e Ni são empregadas em estudos sobre a geoquímica do petróleo ou para evitar o envenenamento de catalisadores. A espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (do inglês, ICP-MS) é uma técnica multielementar que pode ser usada para determinação de elementos em matrizes orgânicas, após diluição em solventes e com o mínimo de preparo de amostra (Duyck, 2007; Poirier, 2016). Por outro lado, a separação das metalo-petroporfirinas é feita com o uso da cromatografia líquida de alta eficiência (do inglês, HPLC), que pode ser facilmente hifenada ao ICP-MS. Recentemente, a HPLC em fase reversa C18 com uma fase móvel de metanol e metanol tolueno, hifenada ao ICP-MS, permitiu separar e quantificar VO-petroporfirinas em frações de porfirinas obtidas a partir de óleos brutos. O preparo de amostra, nesse caso, é feito por cromatografia líquida preparativa com sílica gel (Wandekoken, 2016). Em áreas contaminadas por esgotos domésticos e pela atividade petrolífera, as porfirinas podem ter origens complexas, como a degradação de organismos vivos que se misturam com o chorume (clorofila, protoporfirinas). A determinação de Ni-porfirinas em um extrato de sedimentos da Baía de Guanabara foi feita por HPLC-ICPMS, após extração Soxhlet com tolueno (Duyck et al., 2011). Os sedimentos foram obtidos em perfil de 16,5 cm numa área estuarina que recebe efluentes do rio Meriti. Esse primeiro resultado mostrou a eficiência da metodologia e despertou a necessidade de se estudar Ni, mas também outros metais que possam estar ligados à matéria orgânica. A escolha de solventes para extração de porfirinas pode resultar na extração de outros tetrapirrós como as clorofilas, com uma mistura de tolueno:metanol (3:1), por exemplo. No entanto, o uso do detector de diodos (HPLC) em 400 nm, específico das porfirinas e do ICP-MS para detecção e quantificação do elemento, permite a seletividade para metaloporfirinas. As porfirinas complexadas a outros metais como Cu, Zn, serão também investigadas.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tatiana Emanuelli

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • micronização do bagaço de oliva fracionado granulometricamente: aumentando a solubilidade de compostos bioativos para potencializar seu uso na nutrição humana e no arraçoamento animal
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2023
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Tatiana Helena Rech

Ciências da Saúde

Medicina
  • valor prognóstico do gap glicêmico em pacientes criticamente doentes
  • Alterações endocrinológicas têm mostrado associação com prognóstico de pacientes criticamente doentes (1). A hiperglicemia é uma resposta metabólica compensatória ao estresse agudo e sua presença reflete o desenvolvimento de resistência à ação da insulina, sendo um sinal de prognóstico desfavorável em pacientes críticos (2, 3). Muito tem se estudado sobre o manejo dos níveis glicêmicos de pacientes internados em unidade de terapia intensiva (UTI), porém estudos com resultados controversos impedem que haja um consenso sobre o controle glicêmico ideal (4-11). Nesse sentido, a pergunta que se impõe não é se o controle glicêmico deve ser feito, mas sim quais alvos glicêmicos devam ser buscados, para assegurar benefício com baixas taxas de efeitos adversos, como a hipoglicemia por exemplo (8). Um grupo particular de pacientes em UTI são os pacientes com diabetes melito (DM). Estudos sugerem que um controle glicêmico moderado (90-140 mg/dl), associa-se a um maior risco de morte em pacientes não diabéticos quando comparado ao controle glicêmico intensivo (80-110 mg/dl), mas a um menor risco de morte em pacientes com DM (12). A hiperglicemia crônica do paciente com DM parece gerar um acondicionamento celular protetor contra o dano mediado pela hiperglicemia aguda durante a doença crítica. Esse mecanismo de acondicionamento celular consistiria na redução da expressão do transportador de glicose-1 (GLUT-1) e do transportador de glicose-4 (GLUT-4) devido à exposição crônica à hiperglicemia, o que protegeria contra a toxicidade mediada pela sobrecarga celular de glicose (13). Assim, os níveis de glicemia seguros e desejáveis para alguns grupos de pacientes podem não ser os mesmos para pacientes com DM com controle metabólico inadequado expostos à hiperglicemia crônica. A hiperglicemia é sabidamente deletéria e está associada à fraqueza muscular adquirida na UTI, uma grave sequela da doença crítica, de forma independente e pouco estudada (14). A maneira como a glicose lesa os tecidos neuromusculares não é clara, mas a glicotoxicidade está associada à inflamação, extresse oxidativo, disfunção mitocondrial com redução da capacidade de síntese aeróbica de ATP, ativação de caspases e apoptose (15). A despeito disso, não há consenso sobre o controle glicêmico adequado em pacientes criticamente doentes. Evidências sugerem que a implementação de protocolos para controle glicêmico deva ser individualizada, principalmente levando-se em consideração se o paciente é previamente diabético ou não (16, 17). Desta forma, a medida da hemoglobina glicada (HbA1c) pode ter papel importante na admissão de pacientes na UTI, individualizando as metas glicêmicas e permitindo calcular o gap glicêmico, já sugerido como fator prognóstico em alguns cenários de doença não crítica (18, 19). Gap glicêmico é a diferença entre a glicemia na admissão na UTI e a glicemia média estimada a partir do valor de HbA1c. Sendo assim, o objetivo principal deste projeto é investigar o valor prognóstico do gap glicêmico como preditor de desfechos desfavoráveis em pacientes internados em UTI (como mortalidade, tempo de internação, tempo de ventilação mecânica e desenvolvimento de fraqueza muscular adquirida na UTI) e a sua relação com a expressão de citocinas plasmáticas e com a expressão dos genes do receptor da insulina (INSR), GLUT-1 e GLUT-4, potencialmente envolvidos no desenvolvimento de fraqueza muscular adquirida na UTI. Para tanto, serão feitas dosagens séricas de glicemia e HbA1c e dosagens plasmáticas das citocinas, como tumor fator de necrose tumoral (TNF), interleucina-1β (IL-1β), interleucina-6 (IL-6), interleucina-8 (IL-8), interleucina-10 (IL-10), interleucina-17 (IL-17) e interferon-γ (INF-γ) em todos os pacientes admitidos na UTI durante o período do estudo, além da dosagem da expressão dos genes INSR, GLUT-1 e GLUT-4, por meio de técnica de PCR em tempo real em material de biopsias de tecido muscular em 50 pacientes. Ainda, será realizada uma revisão sistemática com metanálise de estudos de gap glicêmico em paciente criticamente doentes para investigar sua associação com desfechos desfavoráveis. Além disso, serão empregadas técnicas inovadoras de análise de dados em Medicina, como o aprendizado de máquina (do inglês, machine learning) para a construção de algoritmos que possam predizer desfechos de pacientes criticamente doentes com maior precisão. Dentro da perspectiva da medicina de precisão e de análises de Data Science e aprendizado de máquina, a identificação de um valor de gap glicêmico que se associe com maior incidência de desfechos desfavoráveis poderia ser uma ferramenta para auxiliar na escolha de alvos de controle glicêmico personalizados para cada paciente, reduzindo assim o risco de potenciais eventos adversos iatrogênicos, principalmente episódios de hipoglicemia. Além disso, a relação entre hiperglicemia de estresse (medida pelo gap glicêmico), inflamação e a expressão de genes INSR, GLUT-1 e GLUT-4, potencialmente implicados no desenvolvimento de fraqueza muscular adquirida na UTI, nunca foi estudada.
  • Hospital de Clínicas de Porto Alegre - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tatiana Rodrigues de Moura

Ciências Biológicas

Imunologia
  • investigar o papel do trem na infecção por l. infantum
  • A leishmaniose visceral (LV) afeta de forma considerável a população mundial, constituindo um grande impacto na saúde pública. O Brasil concentra 96% dos casos de LV das Américas e, apesar dos esforços para o controle da doença, dos anos 2000 a 2016, a letalidade aumentou de 3,2% para 7,4%. Em Sergipe, em 2016 foi observado 20,4% de letalidade na LV (BRASIL, 2017). Para a redução da transmissão e da morbimortalidade no Brasil, o Programa de Vigilância e Controle da LV do Ministério da Saúde, recomenda o aperfeiçoamento dos procedimentos diagnósticos e a disponibilidade oportuna de medicamentos (BRASIL, 2014). A identificação precoce dos pacientes que poderão evoluir com gravidade é de fundamental para redução da letalidade. Os pacientes com LV apresentam imunossupressão e uma forte resposta inflamatória sistêmica com capacidade limitada de controle de replicação dos parasitas. Mecanismos relacionados à desregulação da resposta inflamatória e vias de morte de células de defesa imune podem estar envolvidos na patogênese e prognóstico da LV (QUINTELA-CARVALHO et al., 2017). O reconhecimento dos patógenos é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma reposta imunológica. Neste sentido, células da imunidade inata expressam vários receptores de superfície celular e moléculas de sensoriamento intracelulares que permitem o reconhecimento autônomo de padrões moleculares associados à patógenos (PAMPs), que dão início à reposta pró-inflamatória contra antimicrobianos (WEBER et al., 2014). Receptores Toll-like (TLR) e Node-like (NLR), que reconhecem um grupo diverso de estruturas microbianas altamente conservadas, representam dois grandes exemplos de receptores da imunidade inata com funções de ativação (ABBAS, LITCHAMAN, PILAI, 2008). Contudo, no ano de 2000, Bouchon, Dietrich; Colonna identificaram um novo grupo de receptores da imunidade inata, conservado evolutivamente, sendo chamados de Triggering Receptor Expressed Myeloid Cells (TREM) (BOUCHON; DIETRICH; COLONNA, 2000). Desde então, este grupo de receptores vem sendo estudado e caracterizado. A ativação do TREM-1 tem se destacado em pesquisas recentes, e, resulta na produção de uma variedade de citocinas pró-inflamatórias que amplificam a resposta imune inata e adaptativa (BOUCHON, et al., 2000; WEBER et al., 2014). O TREM-1 promove a resposta inflamatória às bactérias e ao lipopolissacarídeo do ligante TLR4 (LPS), atua em sinergismo com TLR2 e TLR4. Em contraste, o TREM2 e o TREML1 suprimem os sinais induzidos por TLR e protegem contra a autoimunidade (GUERREIRO et al., 2013; JONSSON et al., 2013; WASHINGTON et al., 2009). Os ligantes para os receptores TREM permaneceram em grande parte desconhecidos; no entanto, vários relatórios sugerem que os receptores TREM podem se ligar a moléculas microbianas e hospedeiras. O TREML4 se liga a células apoptóticas e necróticas tardias , enquanto o TREM1 e o TREM2 reconhecem ligantes aniônicos de bactérias (HEMMI et al., 2009; N’DIAYE et al., 2009). O TREM-1 é um receptor de superfície celular constitutivamente expresso em neutrófilos e monócitos e desempenha um papel fundamental na resposta imune inata, sendo capaz de amplificar e regular a resposta inflamatória. Adicionalmente, o TREM-1 pode ser produzido na sua forma solúvel (sTREM-1), o qual pode ser utilizado como um biomarcador indireto de inflamação sistêmica, concentrações elevadas de sTREM-1 foram detectadas em pacientes com infecções, enquanto um declínio sérico de sTREM-1 indicou evolução clínica favorável do choque séptico, o que sugere que a forma solúvel regula negativamente a ativação do TREM-1 por competir com os ligantes do TREM-1 (GIBOT et al., 2004, 2007; JEDYNAK et al., 2017). Em dados recentes publicados pelo nosso grupo, níveis séricos elevados de sTREM-1 foram associados a gravidade em pacientes com LV, vimos, ainda, que neutrófilos infectados com L. infantum apresentam a liberação de sTREM-1 correlacionada com aumento da carga parasitária (BOMFIM et al., 2017). Em pacientes com LV foi observado a redução deste receptor na superficie de neutrofilos . Por outro lado, a inibição farmacológica da apoptose de neutrófilos induz a morte inflamatória durante a infecção por L. infantum, o que pode esta favorecendo a disseminaçao do parasita e a intensa inflamação (QUINTELA-CARVALHO et al., 2017. Recentemente, foi demonstrado que a sinalização da via TREM-1 em infeções por HIV, inibe a apotose da celula infectada, favorecendo a permanência do virus. Além disso a via do TREM-1 upregula o RNA de interferência mir-155, que é alvo do suppressor of cytokine signaling-1 (SOCS-1), diminuindo a ativaçõa de macrofagos (YUAN,et al.,2016). Nesta proposta, pretendemos avaliar se a via do TREM -1 é importante para o estabelecimento da leishmania em neutrófilos e macrófagos, modulando a resposta microbicida , e, se esta a modulação da via do TREM-1 pela Leishmania esta associada aos mecanismos de morte celular inflamatório. Os resultados obtidos poderão auxiliar na identificação de moléculas relacionadas a gravidade da LV, lançando uma nova luz na compreensão de como as respostas inflamatórias inatas são reguladas, abrindo perspectivas para novos alvos para desenvolvimento de procedimentos diagnósticos, novas abordagens imunoprofiláticas e imunoterapêuticos na LV ,que beneficiarão as populações de áreas endêmicas, no que diz respeito ao controle e tratamento da doença.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tatiana Schor

Ciências Humanas

Geografia
  • da metrópole na selva a região metropolitana: diagnóstico do perfil urbano dos municípios da região metropolitana de manaus - amazonas.
  • A Região Metropolitana de Manaus, foco deste estudo, foi criado em 2007. Em um primeiro momento foi constituída com 7 municípios e atualmente é composta por 13 municípios limitrofes a capital Manaus. Ocupa um território de 127.170 km2, característica espacial que implica em distancias muitas vezes maiores que diversos países. Apesar de ter mais de 10 anos ainda tem-se poucos estudos sobre a articulação entre os municipios que compõem a RMM. Assim sendo esta proposta de pesquisa visa realizar um diagnóstico do perfil urbano dos municípios da RMM, elaborar uma tipologia e contribuir para a discussáo sobre este recorte espacial na academia e subsidiar políticas relativas a implantação da RMM. Para alcançar estes objetivos a proposta está dividida em Etapas que apresentam metas específicas e produtos a serem elaborados, sintetizados abaixo: Etapa 1 _ Coleta de Dados_Perfil Urbano. META 1: Construção de uma tipologia urbana da RMM. Produto 1: Relatório parcial de pesquisa contendo os resultados obtidos na Etapa 1. Etapa 2_ Produção de Material Técnico Científico. META 2: Produção de Material didático e de comunicação. Produto 2: Um Atlas do Perfil Urbano da Região Metropolitana de Manaus. Etapa 3_ Comunicação e Capacitação de Recursos Humanos. META 3: Capacitação de recursos humanos na esfera municipal e estadual. META 4: Capacitação de recursos humanos na UFAM, UEA, SIPAM e FVA. Produto 3: Material a ser utilizado nos Cursos de Formação de Observadores da RMM; Produto 3b: Relatório de Finalização dos Cursos de Formação de Observadores da RMM por município. Para que se realize estas etapas este projeto conta com a parceria de duas universidades, Universidade Federal do Amazonas e a Universidade do Estado do Amazonas, uma ONG Fundação Vitoria Amazônicae o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM. Espera-se contribuir com o conhecimento da Região Metropolitana de Manaus, capacitar pessoal técnico nos municípios e recursos humanos na UFAM e UEA, e subsidiar políticas adequadas para o desenvolvimento sustentável da região, em especial, na formulação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Manaus.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tatiane Alves da Paixão

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • desenvolvimento vacinal contra listeriose em modelo animal
  • Listeriose é doença infecciosa zoonótica transmitida por alimentos causada pela Listeria monocytogenes. Bovinos, ovinos e caprinos acometidos podem apresentar clinicamente a listeriose neurológica, doença fatal associada a sinais neurológicos graves decorrente de abscessos no tronco encefálico, ou listeriose materno-fetal caracterizada pela ocorrência de aborto no final da gestação. No homem, doença caracteriza-se por manifestações diversas sendo a forma neurológica, observada principalmente em imunossuprimidos e idosos; e forma materno-fetal, causando abortos, natimortos ou septicemia em recém-nascidos, as duas formas mais graves da doença. A vacinação é uma das estratégias de maior sucesso e custo-benefício quando se trata de controle de doenças infecciosas. Não existe nenhuma vacina comercial disponível contra a infecção por L. monocytogenes para ruminantes ou seres humanos. Considerando maior susceptibilidade de indivíduos e animais imunocomprometidos a listeriose, vacinas de subunidades ou vacinas inativadas são consideradas mais seguras por não conter o micro-organismo vivo, desde que induzam resposta imune celular protetora do tipo Th1. Para atingir a meta do projeto de desenvolvimento vacinal contra listeriose, este projeto propõe testar diferentes composições vacinais incluindo uma vacina inativada baseada em L. monocytogenes gamma-irradiada associada a diferentes adjuvantes como alginato e quitosano e uma vacina inédita constituída de uma proteína quimérica recombinante baseada em epitopos preditos para MHCI e MHCII de proteínas sabidamente imunogênicas de L. monocytogenes em modelo murino e modelo gerbil. Buscamos com as vacinas propostas a indução de uma resposta imune celular contra os antígenos vacinais após desafio com L. monocytogenes, e uma resposta protetora caracterizada pela redução da infecção e ausência da manifestação clínica da doença nos modelos experimentais. Este projeto possui clara relevância para desenvolvimento científico, tecnológico ou de inovação no campo de estudo. Com este projeto será possível ampliar o conhecimento controle de infecção por L. monocytogenes utilizando dois modelos animais. Por se tratar de uma vacina inovadora de proteína quimérica baseada em epitopos preditos de proteínas sabidamente imunogênicas, existe grande potencial de depósito de patente ou know how caso resultados sejam promissores. A longo prazo, a vacina poderá ser comercializada com intuito de reduzir a ocorrência de listeriose neurológica ou materno fetal em ruminantes. Além disso, os resultados fornecerão subsídios para uma publicação científica de artigo científico e divulgação dos resultados em evento científico, o que representam benefícios diretos para sociedade. Em paralelo, deste projeto possibilitará a formação, treinamento e desenvolvimento de censo crítico científico de alunos de pós-graduação e graduação envolvidos no projeto e ainda tem o potencial de gerar novos projetos futuros fortalecendo a linha de pesquisa e maior inserção da coordenadora na pós-graduação e consequentemente formação continuada de recursos humanos altamente qualificados.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022