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Ramón Raudel Pena Garcia
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
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Currículo
Título do Projeto:
nanoestruturas multifuncionais aplicadas à degradação de resíduos têxteis e dessalinização
Resumo:
Os materiais nanoestruturados vêm sendo extensivamente estudados, pelas suas propriedades e aplicações tecnológicas. Especialmente, nanoestruturas de grafeno, semicondutoras e magnéticas têm demonstrado ser excelentes alternativas para a degradação de corantes, aplicações antibacterianas, em sensores e atividades fotocatalíticas. Muitas dessas aplicações dependem da composição, da estrutura do cristal, do tamanho de grão, da densidade/porosidade. A utilização de novas rotas de síntese tem levado a obtenção de nanocompósitos que apresentam formas anisotrópicas, que podem dar origem a novas propriedades e aplicações. Esta proposta busca desenvolver nanoestruturas carbonáceas, associadas a nanopartículas semicondutoras e magnéticas, com aplicações estratégicas na solução de problemas ambientais industriais, alternativa/complementar as já existentes na região Nordeste. Daremos sequência a trabalhos de síntese e caracterização de novos materiais carbonáceos nanoestruturados, materiais compósitos contendo nanopartículas magnéticas e semicondutoras de baixo-custo e de fácil obtenção, a serem aplicados como adsorventes e catalisadores na degradação de resíduos têxteis e metais pesados, ou como membranas dessalinizadoras. Com isso, contribuiremos com a geração de processos baseados em tecnologias limpas e com a dessalinização e descontaminação de mananciais e efluentes na região. Nanoestruturas carbonáceas advindos de biomassa (como casca de coco, bagaço de cana-de-açúcar, palha de milho) ou grafite (para formação do grafeno), já vêm sendo estudadas pelo grupo e apresentam propriedades atraentes, são acessíveis a custos baixos e em quantidades maiores que as soluções disponíveis atualmente. Nanopartículas semicondutoras podem ser combinadas a estes materiais, permitindo a absorção em uma faixa mais ampla de comprimentos de onda, enquanto partículas magnéticas podem facilitar a separação de componentes pela aplicação de um campo externo, viabilizando sua reciclabilidade.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
18/03/2022-31/03/2025
Raoni Macedo Bielschowsky
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
crises da democracia - politeia: cultura política, teoria e identidade constitucional (2022-2024)
Resumo:
Trata-se de projeto de 36 meses, desenvolvido pelo Politeia: cultura política, teoria e identidade constitucional, que tem como objeto as crises e desafios contemporâneos colocados à democracia, que se apresentam e se desdobram também em verdadeiros desafios conceituais. O tema são as disputas e ambiguidades de conceitos jurídico-políticos determinantes à e da experiência do Estado Democrático de Direito. No debate teórico-conceitual termos como Constituição, Democracia, Desenvolvimento e Função Social da Propriedade, estão em disputa. Ainda, desde uma perspectiva comparada, as possíveis recepções pouco mediadas de conceitos não exatamente correspondentes, como Rule of Law,Rechtsstaat e Estado de Direito ou Government e Governo, são importantes para a compreensão do quadro e diálogo numa sociedade global. A complexificação das dinâmicas político-sociais tem colocado novas circunstâncias e problemas aos projetos constitucionais em todo o globo, apresentando-se como um desafio à compreensão do tempo presente, que se reflete no próprio inventário conceitual. Assim, o problema central colocado é: quais disputas efetivamente estão em jogo na escolha e definição desses termos e conceitos jurídico-políticos, nacional e comparativamente? A questão específica que se toma é a da imprecisão comum a vários itens do inventário conceitual da experiência do Estado Constitucional. Para um único, porém paradigmático exemplo, o próprio conceito de Estado de Direito é disputado: qual seu significado na experiência brasileira? Ele é (in)compatível, necessário ou coincidente com a democracia? E com a ideia de desenvolvimento? Em que medida é correspondente ao de Rule of Law ou Rechtstaat? Para tanto, se empreenderá um esforço teórico e comparativo para a consolidação desses conceitos, através de uma pesquisa coletiva de natureza bibliográfica, bem como desde a perspectiva da história dos conceitos jurídico-políticos no Brasil e do direito comparado, em perspectiva transdisciplinar.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Raphael Harry Frederico Ribeiro Kramer
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Produção
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de algoritmos eficientes para resolução de problemas de sequenciamento da produção considerando aspectos ambientais
Resumo:
Problemas de Sequenciamento da Produção (PSP) consistem em definir a ordem de processamento de tarefas em um conjunto de máquinas. Os PSPs possuem diversas variantes, em geral definidas conforme as características do ambiente de produção, das tarefas a serem processadas e dos objetivos a serem otimizados. Embora PSPs tenham sido tradicionalmente definidos em função de métricas baseadas em questões econômicas ou de produtividade, estudos recentes na área passaram a incorporar a temática ambiental ao problema, dando origem aos assim chamados Green-PSPs. PSPs são típicos problemas de otimização combinatória, i.e., o número de possíveis soluções aumenta exponencialmente com o tamanho da instância (e.g, número de tarefas a serem processadas). Além disso, PSPs são classificados em sua maioria como NP-difíceis, tornando-se extremamente necessário a utilização de técnicas de otimização para sua resolução de forma eficiente. A consideração dos aspectos ambientais no âmbito dos Green-PSPs geralmente implica na inclusão de novas variáveis, restrições e funções objetivo mais complexas (e.g, não lineares). Em tais problemas, é comum considerar trade-offs (objetivos conflitantes) que envolvam, e.g., produtividade e consumo de energia ou emissão de CO2. Devido a essas características, Green-PSPs tendem a ser mais difíceis do que os PSPs tradicionais, fazendo-se necessário o desenvolvimento de algoritmos eficientes para sua resolução, i.e., que sejam capazes de gerar soluções corretas em tempo computacional aceitável. Este projeto tem por objetivo principal propor novos algoritmos exatos e heurísticos para resolução de variantes do Green-PSP, identificadas inicialmente por meio de uma revisão da literatura. Os algoritmos exatos incluem aqueles baseados em branch-and-bound, geração de colunas e planos de cortes. No tocante aos heurísticos, serão explorados aqueles baseados em busca local (e.g, ILS, ALNS, VND), utilizando estruturas de dados para melhoria da eficiência computacional.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Raphael Sanzio Pimenta
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
formação de recursos humanos em produção vegetal e biotecnologia e biodiversidade na amazônia.
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Tocantins - TO - Brasil
Vigência:
07/01/2020-07/01/2025
Raphaela de Castro Georg
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Química
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Currículo
Título do Projeto:
7ª mostra de divulgação científica e popularização da ciência para a educação básica do programa de pós-graduação em ciências biológicas
Resumo:
A Mostra de Divulgação Científica e de Popularização da Ciência para a Educação Básica do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (PPGCB) da Universidade Federal de Goiás, foi idealizada em 2014 tendo como objetivo articular a pós-graduação com o Ensino básico, aproximando a sociedade da universidade e contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino e de vida das pessoas. De modo geral, visa popularizar a ciência e o conhecimento científico acadêmico para os alunos do ensino fundamental e médio, com ênfase à rede pública de ensino, diminuindo a distância entre a produção dos saberes científicos e a comunidade. Ao abordar a pesquisa científica em linguagem mais criativa e acessível, pretende-se demonstrar a relevância social das pesquisas básicas e aplicadas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás, aproximando os alunos do ensino fundamental e médio da universidade e da pesquisa, apresentando a ciência como ferramenta de transformação e progresso da sociedade. De 2014 até 2020, foram realizadas seis edições da Mostra. Inicialmente, a metodologia utilizada consistia em trazer um número reduzido de estudantes ao Instituto de Ciências Biológicas para interagirem com pesquisadores, alunos de iniciação científica, pós-graduandos e pós-doutorandos vinculados ao PPGCB. A partir de 2018, com o aporte financeiro do CNPq (5ª Mostra - 2018) e da FAPEG (6ª Mostra - 2019) foi possível a ampliação da Mostra, atingindo um público de mais de 1000 alunos de escolas públicas da região metropolitana de Goiânia. Dentre as atividades desenvolvidas na Mostra estão: 1) Cantinho do Cientista local onde alunos da educação básica tem a oportunidade de conversar com Cientistas e discutir sobre metodologia científica e sobre algumas grandes invenções da humanidade. Visando aguçar o interesse e a curiosidade pela pesquisa, os alunos são motivados também para perceberem a importância dos conhecimentos que estão adquirindo no ensino básico e que servem como a base fundamental para o aprimoramento da sabedoria que a investigação científica exige; 2) Apresentação, pelos alunos do ensino básico, de trabalhos e projetos científicos realizados em suas escolas, os quais são avaliados e, os melhores trabalhos premiados; 3) Observação e realização de experimentos, interagindo com pesquisadores e discentes, conhecendo as pesquisas realizadas no Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas e as possíveis aplicações que elas podem representar para a sociedade. Como resultado da evolução dessa atividade, os laboratórios de pesquisa disponibilizam atualmente estágios voluntários (sem bolsa) para alunos de Ensino médio e também foi criada em 2016 uma web page específica (https://ensinoppgcb.ufg.br) visando fortalecer e difundir à comunidade acadêmica da UFG e de outras instituições de ensino superior e de ensino básico, assim como à população em geral, sobre a importância da atuação da pós-graduação junto ao ensino básico. Desde 2018 a divulgação das atividades da Mostra também ocorre nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Tendo em vista os resultados positivos da realização dessa atividade, observado pelo retorno que os alunos e as escolas trazem, pretende-se para a 7ª Mostra de Divulgação Científica e de Popularização da Ciência para a Educação Básica, a ser realizada em 2021, a ampliação desta ação para um maior número de participantes que as edições anteriores. Isso será possível com o aporte de recursos, que possibilitará a criação de uma estrutura para atender a um maior número de alunos visitantes. Desse modo, a presente proposta é apresentada visando obter recursos para que seja montada uma estrutura com estandes demonstrativas das pesquisas realizadas por pesquisadores, pós-graduandos e graduandos associados ao Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas, além de estrutura adequada para a apresentação dos projetos de Ciências de alunos da Educação Básica. Planeja-se um público de mais de 2.000 visitantes, entre alunos e professores de escolas de Ensino básico do município de Goiânia, que irão interagir diretamente com pesquisadores, pós-graduandos e graduandos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
28/12/2020-31/12/2022
Raquel Assed Bezerra Segato
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Odontologia
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Currículo
Título do Projeto:
armadilhas extracelulares de neutrófilos e sua relação com espécies reativas de oxigênio na lesão periapical
Resumo:
A presença de micro-organismos, seus produtos e subprodutos nos canais radiculares, assim como a resposta de defesa do hospedeiro por meio de reações imuno-inflamatórias influenciam o desenvolvimento das lesões periapicais. O sistema imune inato atua detectando os antígenos de micro-organismos invasores, com o recrutamento de células, como os neutrófilos, visando controlar e eliminar a infecção. Os neutrófilos podem combater os patógenos por meio da liberação das armadilhas extracelulares dos neutrófilos (NETs). A liberação das NETs resulta na expressão de espécies reativas de oxigênio (ROS) que podem induzir o stress oxidativo, resultando em danos teciduais. Embora alguns estudos tenham observado a importância das NETs na patogênese das doenças pulpares e outros demonstrado o efeito do stress oxidativo no desenvolvimento de lesões periapicais (LP), não há pesquisas sobre a relação entre stress oxidativo e presença de NETs. Adicionalmente, para o tratamento de dentes com LP, além do preparo biomecânico e irrigação com solução antimicrobiana, é necessária a utilização de medicação intracanal entre sessões. Os materiais utilizados precisam ser biocompatíveis e promover condições para o reparo. Assim, o presente estudo tem como objetivo avaliar, in vivo, o papel das NETs e a sua relação com as ROS na formação e desenvolvimento de LPs induzidas em camundongos selvagens (WT) e knockout para a enzima PAD4, por meio de análises microscópicas (H&E e imunohistoquímica para MPO, NOS, SOD, GR e CAT) e técnica de biologia molecular (qRT-PCR para os mesmos marcadores). Adicionalmente, será realizado estudo in vitro, em cultura de neutrófilos, para avaliar o efeito de materiais utilizados como curativo de demora e soluções irrigadoras na formação das NETs (leitor de microplaca e Quant-iT PicoGreen) e expressão de ROS (leitor de microplaca e sonda H2CDFDA). Os resultados serão submetidos a testes estatísticos apropriados, com nível de significância de 5%.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Raquel Brandini De Boni
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
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Currículo
Título do Projeto:
viva!: intervenção digital para melhora do estilo de vida no sus - estudo de factibilidade
Resumo:
Intervenções em saúde realizadas por meio de tecnologias digitais, como aplicativos [apps] para smartfones, podem aumentar o acesso à saúde, são de baixo custo e fácil escalabilidade. Os métodos para avaliação de sua qualidade/efetividade, porém, representam desafios - especialmente quando elas se destinam a mudança de comportamentos (estilo de vida). Estilos de vida não saudáveis (como sedentarismo, tabagismo, etc) são os principais fatores de risco para morbimortalidade no mundo. Durante a pandemia de COVID-19, nosso grupo de pesquisa avaliou as mudanças no estilo de vida e saúde mental, sendo os resultados no Brasil piores do que na Espanha e Canadá. Existem vários apps para promoção de estilo de vida saudável, mas as evidências de eficácia se restringem majoritariamente a apps comerciais, desenvolvidos internacionalmente, o que limita o uso por grande parte dos brasileiros. Por isso, desenvolvemos o app (VIVA!) destinado a implementação gratuita e integrada ao SUS. Neste ensaio clínico de factibilidade, de braço único, serão incluídos 380 usuários do SUS, maiores de 18 anos, que possuam acesso a Internet. A amostra será selecionada a partir de divulgação em redes sociais. O conteúdo do VIVA! foi desenvolvido a partir da escala de avaliação multidimensional do estilo de vida (SMILE) e inclui atividades (desafios) direcionadas para a melhoria de sete domínios (dieta, atividade física, sono, gerenciamento do estresse, uso de substâncias, suporte social e ambiente). Os desfechos principais são usabilidade, aceitabilidade, adesão e retenção em 12 semanas. O desfecho secundário é a diferença nas médias dos escores da SMILE entre as semanas 1 e 12. Espera-se que o projeto resulte: 1) em um case de avaliação de tecnologias digitais para o SUS; 2) na disponibilização do app, aberto e gratuito, para SUS; 3) obtenção dos parâmetros estatísticos necessários para o desenho de ensaio clínico pragmático; 4) duas publicações em periódicos científicos.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
26/05/2022-31/05/2024
Raquel da Cunha Recuero
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
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Currículo
Título do Projeto:
democracia em perigo: como combater os efeitos e estratégias da desinformação na mídia social na eleição de 2022
Resumo:
A desinformação na mídia social tem aparecido como um problema sério no Brasil, com grande destaque nas pesquisas para os riscos envolvidos para os processos e instituições democráticas no País. Neste âmbito, as duas perguntas de pesquisa que guiam a proposta são: Quais são os efeitos da desinformação na mídia social nas campanhas eleitorais no Brasil? Que ações podemos tomar para evitar que essa desinformação interfira na própria democracia do País? Neste contexto, nossa proposta foca (1) o monitoramento das campanhas realizadas pelos candidatos à presidência e governadores em todos os estados da federação no Twitter, Facebook, WhatsApp e Instagram; (2) o monitoramento das conversações públicas nas mesmas plataformas de mídia social sobre a temática das eleições; (3) a identificação desinformação que circula nesses âmbitos, suas estratégias e como ela se espalha e; (4) a proposição de possíveis soluções para combater os efeitos dessa desinformação, através de produtos e estratégias. Para isso, propomos os seguintes métodos: Coleta de dados através da API das plataformas de mídia social ou de ferramentas com acesso a esta API (Monitor de WhatsApp, CrowdTangle, Social Feed Manager). (2) Análise de Dados: Combinação de métodos mistos, a partir de Análise de Conteúdo, Análise Crítica de Discurso; e Análise de Redes Sociais. Dentre os resultados esperados, pretende-se: Produtos: (1) Ferramenta de acompanhamento das eleições majoritárias pelo público em geral, e dos partidos políticos agregados com apontamento da desinformação que circula sobre os candidatos e partidos e a checagem correspondente; (2) Jogo digital sobre desinformação para explorar aspectos relacionados ao letramento digital no combate à desinformação e; (3) Site do projeto. Divulgação científica: Relatórios para a imprensa e o público em geral sobre os resultados da pesquisa; lives e seminários para divulgação dos resultados. Produção de artigos para publicação em periódicos qualificados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Raquel de Almeida Ferrando Neves
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
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Currículo
Título do Projeto:
avaliação integrada de impactos e risco de contaminação por poluentes em recursos pesqueiros na bacia hidrográfica do rio guandu (rj)
Resumo:
A acentuada degradação da qualidade de água da Bacia do Rio Guandu tem ocasionado preocupação constante à sociedade e ao poder público. A importância e posição estratégica do Rio Guandu em termos de saúde pública, economia, ecologia e política se dá por este ser um manancial de água único em termos de volume necessário ao abastecimento do Estado do RJ. A contaminação ambiental por poluentes emergentes e plásticos tem aumentado nos últimos anos e se tornado mais evidente assim como as diferentes alterações induzidas, de forma direta ou indireta, nos processos ecológicos de ecossistemas aquáticos. Microplásticos podem liberar produtos químicos aditivos que induzem toxicidade à biota, alteram o funcionamento do ecossistema e prejudicam a saúde humana. Partículas plásticas também adsorvem contaminantes orgânicos hidrofóbicos e metais causando contaminação de recursos pesqueiros e transferência de toxinas pelas teias tróficas. Com isso, além dos impactos diretos da ingestão de material não biodegradável, os plásticos podem atuar como vetores de contaminantes ambientais de alta toxicidade à biota e saúde humana e potenciais vetores de microrganismos patogênicos. Neste sentido, uma abordagem combinada de múltiplos biomarcadores será utilizada de forma inédita e inovadora para identificar a sensibilidade de recursos pesqueiros dominantes de diferentes níveis tróficos, por meio de coleta de sangue e tecidos, e constituirão arcabouço necessário para proposição de medidas de manejo para a Bacia do Rio Guandu. Esta abordagem de pesquisa integrada englobará as relações entre o gradiente de poluição, fatores físico-químicos, distribuição da ictiofauna e determinação dos impactos de poluentes emergentes, metais, microplásticos e bactérias termotolerantes na sanidade e qualidade de recursos pesqueiros. Este projeto levanta questões científicas críticas não resolvidas para promover novos avanços na avaliação da toxicidade de poluentes aos recursos pesqueiros e à saúde humana.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Raquel de Deus Mendonça
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
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Currículo
Título do Projeto:
efetividade de intervenção nutricional para controle da hipertensão arterial sistêmica na atenção primária à saúde: inovadora pautada na entrevista motivacional e no guia alimentar vs. convencional dietoterápica
Resumo:
Projeta-se avaliar a efetividade de intervenção nutricional pautada em entrevista motivacional e no Guia Alimentar para a População Brasileira (GUIA) para o controle da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e redução do consumo de alimentos ultraprocessados em usuários da Atenção Primária à Saúde (APS). Será realizado um estudo de intervenção controlado aleatorizado com abordagem quantitativa e qualitativa cujo público serão usuários da APS com diagnóstico de HAS com 20 ou mais anos no município de Ouro Preto. Os participantes serão randomizados em Grupo Intervenção (GI) e Grupo Controle (GC). A pesquisa será conduzida em cinco etapas com seguimento dos participantes por nove meses. A primeira etapa será a condução da linha de base que subsidiará o planejamento da intervenção por meio de avaliação dos fatores associados à pressão arterial alterada e ao consumo de ultraprocessados (dados sociodemográficos, histórico de saúde, consumo e comportamento alimentar, estilo de vida, perfil bioquímico, antropometria e aferição da pressão arterial) e avaliação do sistema alimentar (percepção dos sujeitos da amostra, mapa-falante, e avaliação do município). A partir dos resultados da primeira etapa, no segundo momento serão delineadas a intervenção nutricional individual e coletiva pautada no Guia Alimentar para a População Brasileira e na Entrevista Motivacional que serão aplicadas na terceira etapa no GI durante 6 meses. Nesta etapa o GC receberá atendimento nutricional convencional (6 meses) pautado em recomendações de sociedades e na dietoterapia vigente para a HAS. Na quarta etapa os instrumentos qualitativos e quantitativos serão reaplicados para avaliação da efetividade da intervenção nutricional. Na quinta etapa será realizada avaliação da manutenção após 9 meses da linha de base (3 meses após fim a intervenção nutricional). A análise do consumo alimentar incluirá a classificação dos alimentos obtidos por meio de dois Recordatórios 24 horas, de acordo com a NOVA (classificação dos alimentos segundo de acordo com a extensão e o propósito de seu processamento - Guia Alimentar). Será ainda elaborado e validado um instrumento de triagem de hipertensão a partir de fatores associados (de risco e de proteção) ao desfecho. A acurácia e reprodutibilidade do instrumento serão avaliadas, e sendo os resultados positivos, e ele será usado para acompanhamento dos indivíduos avaliados na intervenção. A análise dos dados qualitativos será por meio de análise de conteúdo com obtenção das representações sociais e os quantitativos por intenção de tratar, modelos multivariados para medidas longitudinais. Espera-se que esta pesquisa contribua para ampliar o entendimento sobre os fatores individuais e do sistema alimentar relacionados à prevalência de HAS, auxiliando na consolidação do conhecimento científico sobre a temática, e adequado controle da HAS e produção de tecnologias leves e leves-duras para a Atenção Primária à Saúde.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
Vigência:
13/01/2021-31/01/2023
Raquel Lunardi
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Turismo
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Currículo
Título do Projeto:
relatos e retratos da comida na região da quarta colônia de imigração italiana
Resumo:
Este projeto é um esforço entre instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul e tem como objetivo registrar os saberes alimentares da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana com vistas a sua preservação e ao desenvolvimento do turismo gastronômico. Para atingir o objetivo buscaremos responder a seguinte pergunta: como a preservação do conhecimento alimentar ítalo-brasileiro de descedentes de imigrantes italianos, através do registro em vídeo e escrita, pode incentivar o turismo gastronômico e o desenvolvimento socioeconômico desta região? este projeto é um dos resultados do projeto intitulado Patrimônio Gastronômico da Quarta Colônia de Imigração Italiana: dos saberes aos sabores financiado pelo Edital Chamada Universal do CNPQ/2018. O registro desse conhecimento alimentar tradicional é ainda pouco praticado e se torna fundamental para a salvaguarda desse patrimônio imaterial que é a alimentação. Para isso, a UNESCO (2003), conceituou os valores intangíveis como Patrimônio Cultural Intangível, Patrimônio Cultural Imaterial, Cultura Tradicional e Popular, Patrimônio Oral ou ainda Patrimônio Vivo. Contudo, conceitos não bastam para salvaguardar esses patrimônios. Para isso é necessário capturar, registrar e disseminar os conhecimentos tradicionais envolvidos na construção destes. Nesse sentido, iremos utilizar duas ferramentas para realizar esse registro: o vídeo documentário, que permitirá o registro através da contação de histórias e de experiências e o manuscrito de receitas. Interessa-nos registrar esse saber alimentar, os intercâmbios de saberes e sabores nessa região, suas perpetuações, descontinuidades e inovações. Busca-se como principais resultados, diante dos objetivos propostos: evidenciar a importância social, cultural e econômica da herança ítalo-brasileira para o desenvolvimento do turismo gastronômico desta região.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal Farroupilha - RS - Brasil
Vigência:
31/03/2022-31/03/2025
Raquel Pinho dos Santos
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
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Currículo
Título do Projeto:
a mostra de ciência e tecnologia no centro de ensino colares moreira- snct-2022. educação e o bicentenário da independência: qual o lugar das mulheres, dos indígenas, dos negros e das pessoas com deficiência?
Resumo:
A Mostra de Ciência e Tecnologia do CE Colares Moreira ao apresentar a temática Educação e o Bicentenário da Independência: Qual o lugar das mulheres, dos indios, dos negros e das pessoas com deficiência? incentivará a reunião de diversos estudantes e professores/as para socializarem pesquisas e experiências e suscitar reflexões sobre abordagem das lutas pela Liberdade no Brasil na Educação Básica. Pensar a pauta educativa, a partir dos 200 anos de Independência do Brasil, é tarefa que exige um mergulho profundo nas diferentes realidades de cada região brasileira, assim como nas mais variadas formas de escolarização e experiências de educabilidade. Essa reflexão, às vésperas do bicentenário da Independência, nos leva a pensar nos caminhos percorridos até aqui e as possibilidades, por meio da educação, de criarmos bases sólidas para uma sociedade democrática. Deste modo, a mobilização das memórias e das histórias se fez tendo em vista, fundamentalmente, as disputas pelo presente. É preciso, pois, dar uma visibilidade pública, cada vez maior, a essas disputas para criarmos condições de pensarmos e produzirmos tempos presentes mais plurais e democráticos. É com este intuito que a Mostra de Ciência e Tecnologia do CE Colares Moreira foi pensada e conta com o apoio desta banca para efetivação prática da proposta construída em consonância com o edital SNCT/2022. Diante do exposto, ressaltamos a importância desta proposta, a qual se justifica pela sua relevância no contexto educacional codoense. E por estar em sintonia com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia-SNCT/2022.
Instituição/UF/País:
PREFEITURA MUNICIPAL - MA - Brasil
Vigência:
19/09/2022-31/03/2023
Raquel Zanatta Coutinho
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Demografia
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Currículo
Título do Projeto:
saúde sexual e reprodutiva, gênero e conjugalidade em minas gerais em tempos de covid-19
Resumo:
Desde sua emergência, no final de 2019, a Síndrome Aguda Respiratória Severa, conhecida pela sigla Covid-19, se espalhou rapidamente pelo mundo e, em março de 2020, foi declarada pandemia pela Organização Mundial da Saúde. O cenário vem impondo uma série de desafios à população mundial. No caso brasileiro, a pandemia inaugurou uma crise sanitária sem precedentes, acompanhada por uma profunda crise econômica e social, com fortes impactos na dinâmica demográfica. Por exemplo, as taxas de mortalidade materna causadas pela Covid-19 são mais elevadas no Brasil do que em qualquer parte do mundo. De acordo com o Boletim Observatório Covid-19, da Fiocruz (2021), a taxa de mortalidade entre mulheres grávidas e puérperas foi quase três vezes maior do que a atual taxa de mortalidade por Covid-19, apontando para sérios problemas de assistência pré-natal. Quando crises de saúde pública se instalam, elas o fazem em um tecido social que já é marcado por disparidades. Assim, estabelece-se a hipótese de que as respostas às epidemias são heterogêneas e as consequências demográficas e sociais das crises de saúde pública possuem implicações distintas para mulheres de diferentes grupos etários e níveis de escolaridade. O objetivo do projeto é investigar, na perspectiva das relações de gênero, os efeitos da pandemia de Covid-19 na saúde sexual e reprodutiva (acesso a serviços de saúde), no comportamento e intenções reprodutivas (decisão sobre o número desejado de filhos, se e quando tê-los e espaçamento entre as gestações) e na conjugalidade e relações afetivas e sexuais de mulheres de três coortes (15-24, 35-44 e 60-69 anos) em Minas Gerais, estado síntese do Brasil, onde há enormes desigualdades regionais. Serão utilizados dados da Pesquisa Nacional de Saúde-2019, registros de estatísticas contínuas provenientes do DATASUS e Registro Civil, e dados qualitativos advindos de entrevistas semiestruturadas realizadas com 168 mulheres nas 14 Macrorregiões de Saúde de Minas Gerais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
29/03/2022-31/03/2025
Raul Celistrino Teixeira
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
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Currículo
Título do Projeto:
rede 2d de átomos ultra-frios para implementação de memórias quânticas
Resumo:
Sistemas de átomos frios em interação coerente com fótons únicos configuram uma plataforma excepcional para a implementação de memórias quânticas. Enquanto os fótons únicos são meios de transporte robustos de informação, sistemas de átomos frios têm potencial para armazenar coerentemente o fóton por um tempo muito superior ao tempo de propagação do fóton pela amostra, o que é fundamental para processadores quânticos com operações separadas no tempo. O protocolo mais robusto atualmente para a implementação de memórias quânticas em sistemas de átomos frios desordenados baseia-se na transparência eletromagneticamente induzida. A fidelidade destes protocolos é limitada por dois efeitos principais: a profundidade óptica atingível pelas nuvens de átomos frios, e a decoerência do estado atômico coletivo pelo movimento dos átomos no gás. A partir de propostas teóricas recentes, nós pretendemos implementar com este projeto de pesquisa uma rede óptica bidimensional de átomos frios de estrôncio, com ocupação unitária, para investigar o armazenamento coerente de luz. Átomos frios em uma rede têm suas posições bem determinadas e ordenadas, de forma que os modos coletivos de interação da amostra com a luz têm forma simples e são constantes no tempo. Assim, modos subradiantes se tornam excelentes candidatos para o armazenamento da informação, eliminando os limites de tempo de armazenamento pela decoerência do modo, e os de fidelidade pela profundidade óptica finita. Os desafios experimentais até obtermos a rede com ocupação unitária compreendem: - projeto da rede; - alinhamento da rede em nosso sistema de átomos frios; - obtenção de condensado de Bose-Einstein de átomos de estrôncio e carregamento do condensado na rede; - transição de fase quântica para um isolante de Mott, garantindo a ocupação única e determinista dos sítios. Para tanto, o financiamento a ser obtido através desta proposta deverá ser complementado com projetos já aprovados pelo grupo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
27/04/2022-30/04/2025
Raylane Andreza Dias Navarro Barreto
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
a relação mulheres - educação e regime político autoritário no nordeste do brasil (1964-1978)
Resumo:
Este projeto intitulado A RELAÇÃO MULHERES - EDUCAÇÃO E REGIME POLÍTICO AUTORITÁRIO NO NORDESTE DO BRASIL (1964-1978) constitui um desdobramento do projeto interinstitucional A educação de Mulheres no Brasil ao longo dos séculos XIX e XX coordenado por mim e realizado em Rede por diversas pesquisadoras do Brasil. Sob a perpectiva teórica da História Vista de Baixo, da História das Mulheres e da História da Educação, toma-se por objeto de investigação trajetórias formativas de mulheres nordestinas com o objetivo de conhecer e compreender processos de (auto)formação, militância política e profissionalização de mulheres que foram presas e/ou perseguidas politicamente nos 9 estados do nordeste brasileiro durante o regime civil militar. A hipótese que levantamos é que as marcas e as memorias do vivido naquele regime, a despeito das mulheres que sobreviveram e foram bem sucedidas nas distintas funções desempenhadas, são responsáveis pelo interesse, ainda restrito, das mulheres pela política partidária no país. Aliando a pesquisa documental e bibliográfica à metodologia da história oral far-se-á uso de fontes documentais diversas, egodocumentos, jornais, revistas de instrução destinadas às famílias, fotografias, legislação educacional, entrevistas, depoimentos orais que serão buscados na Biblioteca Nacional, nas bibliotecas e arquivos públicos estaduais e municipais dos estados do Nordeste, no Arquivo do Departamento de Ordem Política e Social, em acervos particulares e demais lugares de memórias. O que se espera, para além da construção de conhecimento histórico que sirva à educação para o nunca mais e aos direitos humanos, é contribuir com a formação de recursos humanos, com a produção e divulgação de conhecimentos científicos e na produção de insumos para os debates e elaboração de políticas públicas que visem a consolidação de relações de gênero mais igualitárias no país e assim atenda a meta 5 dos objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Regina Antunes Teixeira dos Santos
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Artes
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Currículo
Título do Projeto:
vertentes cognitivas, emocionais e sociocuturais nas situações de práticas musicais: indícios de representação mental para construção de produtos de performance em diferentes níveis de expertise
Resumo:
As diversas situações de prática musical (sejam estas formais/contextualizadas ou informais/não formais, ou ainda, com ou sem de restrições de modalidades sensoriais) contemplam representações e habilidades musicais sustentadas por processos de memória, meio no qual retemos ou recorremos a experiências passadas para mecanismos associados com o armazenamento, retenção e recuperação de informações, conhecimentos prévios e aqueles em aprendizagem. O objeto geral do presente projeto é investigar a natureza e a finalidade de fenômenos constituintes da representação musical ao longo da manipulação intencional (deliberação pessoal e/ou propositiva) em termos de aspectos cognitivos, emocionais e socioculturais na prática musical visando à construção de de produtos performáticos segundo a tradição do repertório da música ocidental em diferentes níveis de expertise. A abordagem metodológica a ser empregada é de natureza mista combinando abordagens qualitativas e quantitativas nas diversas fases da pesquisa. A população-alvo envolvida será constituída de músicos profissionais residentes na região Sul que atuam como pianistas e professores de piano, há mais de cinco anos após a conclusão de seu curso de graduação e estudantes (de graduação e pós-graduação), que frequentam os Laboratórios de Execução Musical do IA/UFRGS. Os instrumentos de coleta incluirão registro das situações de prática, registros de performances dos produtos, entrevista semiestruturada. Os dados serão analisados por análise de conteúdo, tratamento estatístico e modelagem dos produtos de performance.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Regina Aparecida Garcia de Lima
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
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Currículo
Título do Projeto:
matriz de competência para a prática de enfermagem pediátrica oncológica na américa latina
Resumo:
A iniciativa mundial da OMS/OPAS para o Controle do Câncer Infantojuvenil- Cureall Américas- parte do princípio de que o câncer é uma das principais causas de mortalidade entre crianças e adolescentes, no mundo. A cada ano são diagnosticados, no mundo, cerca de 400.000 casos em menores de 19 anos. Na região das Américas e Caribe, são estimados ao menos 29.000 casos ano e destes cerca de 10.000 morrem. Nos países de alta renda, mais de 80% são curados, mas, nos de média e baixa renda apenas em torno de 20% são curados e tal fato decorre de diagnósticos incorretos ou tardíos, acesso limitado aos serviços de saúde, profissionais de saúde com conhecimentos insuficientes, dentre outros. O câncer infantojuvenil cursa com elevado onus psicossocial e econômico, para as famílias e os serviços de saúde e, portanto, é um importante problema de saúde pública mundial. O presente estudo busca contribuir para a melhoria do cuidado de enfermagem a crianças e adolescentes com câncer a partir dos resultados de estudo anterior, sob coordenação desta proponente, sobre o escopo da prática de enfermagem pediátrica oncológica na América Latina, o qual estruturou as competências para tal prática. Mapear, sistematizar e consolidar as evidências disponíveis a respeito das competências dos enfermeiros para o cuidado à criança e ao adolescente com câncer poderá contribuir para o alcance das metas da Iniciativa Global para o Controle do Câncer Infantil da OPAS/OMS. Desta forma, propomos a validação da Matriz de Competências para a Enfermagem Pediátrica Oncológica na América Latina- MCEPO (resultante da assessoria ao grupo de trabalho da OPAS/OMS) no Brasil e posterior tradução e adaptação cultural para um outro país da América Latina (decisão posteriormente) a fim de manter a equivalência conceitual, cultural, semântica e idiomática, de acordo com as diretrizes da International Test Commission. Por se tratar de pesquisa com seres humanos, o protocolo de pesquisa será submetido ao CEP.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
02/04/2022-30/04/2025
Regina Célia de Sousa
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
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Currículo
Título do Projeto:
espaço ciência maria laura lopes de portas abertas: tomando consciência
Resumo:
Este projeto visa socializar com o público em geral, em especial, estudantes e professores do Educação Básica, resultados, aplicações e impactos de pesquisas científicas associados a saberes e fazeres tradicionais, por meio da realização de um evento envolvendo atividades de divulgação e popularização da ciência, que atenderá três municípios da microrregião do Médio Mearim Maranhão, como parte da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento proposto neste projeto será do tipo Portas Abertas, constituído de variadas atividades envolvendo visitas, palestras, exposições, rodas de conversa e oficinas, tendo como tema BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. As atividades oferecidas abordam conteúdos relacionados com ciências, engenharias e tecnologias, e foram organizadas objetivando despertar a atenção da população em geral para os resultados e impactos de aplicações da ciência e da tecnologia no cotidiano da sociedade, e atuar na melhoria da qualidade do ensino de Ciências formal e não formal. Pretendemos assim, fomentar a formação de cidadãos capazes de desenvolver o raciocínio lógico, fazer conexões de conteúdos estudados com a sua realidade e, a partir de conhecimentos apreendidos, questionar, refletir e debater, para que assim, possam participar ativamente das decisões da sociedade na qual estão inseridos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
Vigência:
12/09/2022-31/03/2023
Regina Dalcastagnè
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Letras
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mapeamento crítico da narrativa brasileira contemporânea
Resumo:
Este projeto tem, como objetivo principal, produzir uma sistematização da narrativa brasileira contemporânea, entendida como aquela produzida a partir de 1970. Para a disponibilização dos resultados, será criado um portal crítico online, versando, inicialmente, sobre cerca de 300 obras. O material será organizado em forma de resenhas críticas, a serem acessadas por diferentes entradas em uma plataforma virtual. A ideia, convém frisar, não é produzir uma enciclopédia com ambição de abarcar toda a produção dos últimos 50 anos. Isto significa dizer, em primeiro lugar, que haverá uma reflexão sobre os livros do período e um cuidadoso processo de seleção. Entre os milhares de títulos publicados, serão escolhidos aqueles que, segundo uma série de critérios (reconhecimento do impacto estético, repercussão no campo literário nacional, representatividade regional, diversidade de perspectivas) sejam considerados os mais relevantes. A seleção é necessária para que o levantamento seja capaz de guiar o eventual leitor/internauta em uma efetiva aproximação com a narrativa brasileira contemporânea. E é necessária também para que ele possa assumir um caráter crítico: mais do que listar as obras ou resumi-las, abordá-las criticamente, buscando entendê-las sob o pano de fundo das transformações da sociedade brasileira e dos influxos estéticos e estilísticos correntes. A intenção não é apenas fornecer informações sobre algumas centenas de títulos, mas, sobretudo, proceder a uma sistematização com intenção crítica do que se publicou de mais importante na narrativa a partir dos anos 1970. Pretende-se, assim, fomentar a pesquisa sobre a literatura brasileira contemporânea e ampliar a visibilidade de autores e obras que, por conta do grande volume e da falta de sistematização, acabam desaparecendo do alcance crítico.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
26/03/2022-31/03/2025
Regina Lucia Ferreira-Gomes
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
impacto da mobilidade acadêmica no fortalecimento de pesquisa científica e tecnológica para investigação detalhada da composição química de alimentos regionais e boas práticas de enfermagem
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
Vigência:
09/01/2020-09/01/2025
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