Projetos de Pesquisa

 

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Sergio Silva Braga Junior

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • “não troco esta marca por nada!”. a influência do greenwashing no amor à marca
  • Com o aumento do consumo a da atenção para os produtos verdes nas últimas décadas, as organizações passaram a promover a si mesmas, ou diretamente seus produtos e serviços como sendo verdes para carregar uma imagem social e ambientalmente correta e assim, atrair um segmento de consumidor que está em crescimento. Consequentemente, aumentou a disponibilidade desses produtos no varejo supermercadista. No entanto, grande parte dos produtos divulgados como verdes possuem algum elemento caracterizado como greenwashing (maquiagem verde). Sendo assim, o objetivo da presente pesquisa é avaliar a influência da prática do greenwashing sobre a marca e sobre o produto quando o consumidor percebe que existe tal prática. Sob este enfoque serão avaliadas as características dos produtos que possuem greenwashing no varejo, para assim identificar quais são percebidas pelos consumidores, e como isso influencia em sua confiança na marca e no produto da marca. Para a verificação do objetivo proposto, será realizada uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, por meio de um survey junto a uma amostra a ser definida e coletada por meio de formulário eletrônico e por meio de abordagem direta na saídas de supermercados no Estado de São Paulo. Nestes dois tipos de abordagem para coleta de dados, espera-se avaliar se existe diferença nas respostas dos consumidores. Com os dados coletados, a análise será realizada utilizando a modelagem de equações estruturais por meio do software SmartPLS 2.0 M3. Após o ajuste do modelo final gerado por meio da modelagem de equações estruturais, será proposto um modelo computacional de medida que incorpora técnicas de lógica fuzzy para diminuir a incidência de incerteza em processos de análises de decisão facilitando assim, a tomada de decisão. O sistema baseado em regras fuzzy permite manejar eficazmente as incertezas e variações dos dados, pois, mede as relações entre diversas variáveis, permitindo mensurar, analisar e interpretar o comportamento do consumidor e sua percepção ante o greewashing. A utilização da combinação desta duas metodologias, pode auxiliar na análise e determinação do grau de influência do greenwashing na marca, ajudando as empresas a realizar previsões futuras sobre o comportamento do consumidor para seus produtos, sobre suas estratégias de marketing.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022