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Hospital Sírio-Libanês
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COORDENADOR(A)
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Currículo
Título do Projeto:
formação letrada e ideais de emancipação intelectuais brasileiros em contexto iluminista
Resumo:
Exame da produção de letrados do século XVIII residentes no Brasil ou nascidos na colônia e exilados em Portugal que, desde a perspectiva do Iluminismo, posicionaram-se em prol das ideias principais daquele movimento filosófico, adotando princípios emancipacionistas, igualitários e abolicionistas, e transformando suas manifestações em contradiscurso perante as expressões eurocêntricas dominantes. Exame igualmente de produções escritas das últimas décadas do século XX e primeiras do século XXI em que os movimentos e as personalidades libertárias do período iluminista brasileiro reaparecem em cenários políticos vinculados a manifestações populares, nem sempre absorvidas pela história nacional relativa àquela época. Formulação de uma base teórica para refletir sobre os processos de apagamento e eliminação de figuras-chave do passado nacional, resgatadas pela literatura e pela arte contemporânea do Brasil.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Ciência Política
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a base social da esquerda política mutações depois dos anos 1980 (estados unidos, frança, espanha)
Resumo:
Procura-se mapear as transformações da base social dos partidos políticos de esquerda aqueles que defendem reformas estruturais no sistema capitalista e aqueles que alegam a intenção de substituí-lo por outra forma de organização social. O período escolhido é determinado pela incidência de alguns vetores de transformação fortes e relativamente novos (a) as reformas macro-econômicas de corte ultraliberal, (b) as reformas micro-econômicas que reestruturam o sistema produtivo e, em especial, as relações de trabalho, (c) o impacto das inovações produtivas baseadas na aplicação da informática como tecnologia de uso geral. A escolha dos três países, por outro lado, deve-se a peculiaridades que julgamos relevantes. O caso americano, pela sua enorme importância não apenas como fornecedor de modelos, mas, também, pelo seu óbvio impacto na esfera internacional. Some-se a isso o fato de que as mudanças acima mencionadas tiveram introdução pioneira nesse país. O caso francês adquire importância, além de seu peso na Europa continental, pelo fato de ter passado pela experiência de governo de uma coalizão de esquerda (socialistas e comunistas) e, depois, pelo crescimento de uma frente política ultraconservadora que chegou a disputar o posto maior da república. Quanto ao caso espanhol, teve uma experiência peculiar de construção de um movimento social reformista, sob a ditadura de Franco, e, depois, vivenciou um crescimento eleitoral da esquerda política (Partido Socialista e Partido Comunista), para, em seguida, observar o acelerado declínio dessas agremiações. Em paralelo, a devastação de sua base social (o proletariado industrial, sobretudo) indica com clareza processos similares em outros países da periferia semi-industrializada do capitalismo. O projeto visa: (1) reunir informações sobre as transformações sócio-econômicas desses países no período, enfatizando aquelas que têm impacto sobre a configuração das classes e segmentos de classes: (2) reunir informações sobre as mudanças nas organizações de identidade social relevantes da classe trabalhadora, principalmente os sindicatos e centrais: (3) observar as mutações do comportamento político das classes populares (voto, filiação partidária, sobretudo). A partir dessa coleta, pretende-se elaborar uma narrativa sintética dessas mutações, suas eventuais relações de causalidade e suas tendências para o futuro.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Reginaldo Célio Sobrinho
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
política orçamentária e trabalho docente na educação especial em realidades brasileiras e mexicanas
Resumo:
Trata-se de um estudo que objetiva analisar a interdependência política orçamentária e trabalho docente na garantia do direito à educação das crianças e dos adolescentes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e/ou com indícios de altas habilidades e/ou superdotação, em realidades brasileiras e mexicanas. Justifica-se, fundamentalmente, pela possibilidade de: a) aprofundar questões que emergiram no Estudo Comparado Internacional que concluímos em 2016 (CNPq); b) subsidiar a formação de recursos humanos e na temática Direitos Humanos e Diversidade pela via de um estudo sistemático sobre as implicações da política orçamentária na inclusão escolar; c) dar continuidade à cooperação técnico-científica que estabelecemos com profissionais que atuam na administração pública no Estado de Veracruz/MEX, no Estado de Jalisco/MEX e no Estado do Espírito Santo/BRA, bem como com pesquisadores da Universidad Veracruzana/MEX e da Universidad de Guadalajara/MEX. Em termos teórico-metodológicos, esta pesquisa é de natureza qualitativa, delineada como Estudo Comparado Internacional. Sustentados nos pressupostos da Sociologia Figuracional (ELIAS, 1993, 1994, 1998, 2008) em diálogo com a literatura que versa sobre as políticas educacionais, assumimos uma perspectiva investigativa que compreende a Educação Comparada Internacional como prática social crítica e criativa que não se descuida do local, aceitando que a realidade não se limita a uma explicação única, objetiva e neutra. Buscamos compreender a natureza subjetiva da realidade e o significado atribuído a ela pelos diferentes sujeitos ao longo do tempo (FERREIRA, 2008). Orientados por essa compressão, o estudo será desenvolvido em duas etapas e os dados serão coletados, produzidos e sistematizados por meio da análise documental, da aplicação de questionários, da realização de entrevistas semiestruturadas e da observação e participação em contexto. Tomaremos como espaço empírico de investigação o município de Vitória/ES BRA, o município de Guadalajara/JAL MEX e o município de Xalapa/VER MEX. Mais especificamente, durante a segunda etapa da pesquisa, desenvolveremos estudos de caso focalizando quatro instituições públicas que contam com a matrícula de estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e/ou com indícios de altas habilidades e/ou superdotação. Serão envolvidas nesse estudo de caso duas instituições brasileiras localizadas no município de Vitória/ES e duas instituições públicas mexicanas - uma localizada no município de Xalapa/VER e a outra localizada no município de Guadalajara/JAL. Como desdobramento dessa segunda etapa de investigação, no município de Vitória/ES BRA, realizaremos 01 (um) curso de Formação sobre a temática Política orçamentária e inclusão escolar, com carga horária total de 40 horas, envolvendo profissionais do ensino, membros de conselhos municipais, membros do Conselho de escola, técnicos que atuam no ministério público, familiares de estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com indícios de altas habilidades e/ou superdotação. Constituirão sujeitos desta pesquisa: os docentes, os profissionais que desenvolvem atividades de apoio especializado e os profissionais que compõem a equipe de gestão das escolas brasileiras e mexicanas focalizadas nos estudos de caso, bem como membros de conselhos municipais, profissionais que atuam nas secretarias de educação e familiares de estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com indícios de altas habilidades e/ou superdotação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Reginaldo Kisho Fukuchi
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Biomédica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estabelecendo padrões e métodos para a realização de estudos multicêntricos em biomecânica da corrida
Resumo:
A biomecânica alterada do padrão de movimento tem sido associada à lesões na corrida que, por sua vez, tem impactado negativamente na prática desta atividade. Portanto, tem havido um crescimento na oferta de serviços de avaliação da marcha para detectar estes padrões alterados que pode ser devido ao avanço tecnológico que permitiu maior facilidade de acesso a instrumentação tridimensional da marcha. Entretanto, (1) o trabalho isolado dos laboratórios de marcha, (2) a falta de padronização dos procedimentos envolvidos na coleta e análise dos dados e (3) o uso de técnicas pouco robustas para lidar com a natureza complexa e multivariada dos dados de marcha tem afetado negativamente o avanço do conhecimento na área. Para superar em parte estas limitações, estamos propondo, por meio de uma colaboração com um centro de pesquisa canadense, (1) expandir um conjunto de dados públicos de corredores incluindo sujeitos brasileiros e canadenses; (2) contribuir para o avanço de um sistema de feedback para melhorar a confiabilidade na colocação de marcadores para a análise da marcha; e (3) desenvolver e aplicar métodos inovadores de ciência dos dados para recomendar novos padrões de métodos estatísticos para laboratórios de marcha. A infraestrutura e equipamentos necessários para a execução do projeto são típicos de um laboratório de marcha e já se encontram disponíveis em ambos os centros participantes. A visita técnica do proponente brasileiro ao centro canadense e a aquisição de um computador irão permitir maior êxito na execução do presente projeto uma vez que estamos propondo padronizar procedimentos da análise da marcha que envolve um volume considerável de dados. É esperado que a execução do presente projeto permita superar em parte as limitações da análise da marcha e avançar o conhecimento sobre o tema por meio de publicações científicas. Portanto, esta é uma chance única para que um centro de pesquisa brasileiro se integre a um esforço de tal magnitude e muito importante para o Brasil, pelas parcerias científicas que se abrem e por abordar um tema tão raro aos praticantes de corrida em nosso país.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Reginaldo Santana Figueiredo
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mercado de carnes e de grãos no brasil: transmissão de preços e risco
Resumo:
A transmissão de risco entre mercados agrícolas ainda é um fenômeno importante a ser estudado, já que, hipoteticamente, ela pode ocorrer tanto pela incorporação de informações advindas do mercado interno, como por ocorrência de choques e volatilidades em mercados que interagem entre si. Diante disso, este projeto tem como objetivo geral analisar a transmissão de risco via choques e volatilidades entre os mercados brasileiros de grãos e o de carnes bovina, suína e de frango. Especificamente, espera-se com a presente proposta: (i) averiguar a transmissão de preços e a existência ou não de relação de equilíbrio de longo prazo entre os preços dos grãos e de carnes; e (ii) verificar se há dominância entre os mercados de grãos na transferência de risco e de preços para os mercados de carnes. Para atingir o objetivo geral da pesquisa, será utilizado o modelo BEKK com parametrização de Engle e Kroner (1995) em virtude de esse modelo ser capaz de: capturar os principais fatos estilizados das séries financeiras; representar a dinâmica das variâncias e covariâncias; utilizar parametrização simplificada; e permitir uma interpretação que atende às propriedades matemáticas dos modelos multivariados. Já para o alcance dos objetivos específicos, serão aplicadas as seguintes análises: de cointegração, de causalidade de Granger agregada à aplicação do modelo vetorial autorregressivo, de decomposição da variância e de impulso-resposta. Espera-se, a partir da aplicação dos modelos de análise propostos, ampliar a compreensão sobre a interdependência e inter-relação entre os mercados em estudo no curto e longo prazo e, ao mesmo tempo, gerar informações que contribuam para tornar mais eficaz a gestão do risco e a comercialização nos principais mercados brasileiros de grãos e de carnes.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Regineide Xavier Santos
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação biotecnológica de extratos e frações oriundos da planta fruto do conde (annona reticulata) da região do sudoeste da bahia
Resumo:
O gênero Annona é um dos três gêneros da família capaz de produzir frutos comestíveis, sendo desses três, o único cultivado no Brasil para fins econômicos. Dentro do gênero Annona, encontra-se a Annona reticulata L., é uma planta bastante comum nas regiões tropicais do continente americano, Paquistão, Bangladesh e oeste da Índia, sendo bastante utilizada no tratamento de várias doenças. Muito da atividade medicinal das anonáceas giram em torno das acetogeninas e alcaloides. Antes da identificação das acetogeninas, acreditava-se que o poder fitoterápico em Annonaceae era obtido pela presença de alcaloides, porém, com o descobrimento da acetogenina, várias atividades biológicas têm sido relacionadas a esse composto. As acetogeninas são metabólitos produzidos a partir de ácidos graxos, de cadeia longa (geralmente, de 35 a 37 carbonos) obtidos através da via do ácido acético, encontrados apenas nas anonáceas, com forte poder citotóxico e que tem demonstrado ser promissor no tratamento de neoplasias. Os alcalóides comumente encontrados nas anonáceas são, geralmente, oriundos da rota fenilalanina/tirosina, que são os isoquinolínicos, sendo no gênero Annona comumente do tipo aporfínico. Além dos usos etnomédicos, a fruta de conde tem outros usos importantes para as comunidades. Por exemplo, a casca da A. reticulata pode ser usada para produzir corantes que são usados em arte e artesanato, enquanto que seus botões florais são usados para dar sabor aos alimentos e outros, com isso essa planta torna-a mais sustentável para várias comunidades. Nos últimos anos, têm-se acompanhado relatos de apropriações indevidas da biodiversidade brasileira e do patrimônio genético a ela associado, por países detentores de biotecnologia avançada, sendo pertinente a preocupação com grupos econômicos internacionais, que ao descobrirem as riquezas e o valor medicinal das plantas brasileiras, possam patentear plantas ou compostos bioativos delas isolados. Em vista disso, um dos objetivos deste projeto, é o registro de novas patentes, visando à proteção da propriedade intelectual e, consequentemente, da nossa biodiversidade. Diante do cenário apresentado, este projeto propõe uma investigação da espécie vegetal A. reticulata encontrada na região de caatinga do sudoeste da Bahia. Dentre as atividades biológicas a serem investigadas neste projeto em A. reticulata, encontram-se a antimicrobiana, antidiabética, antitumoral, genotóxica e citotóxica. Estes estudos preliminares visam dar subsídios para a formulação de novos bioprodutos naturais, como produção medicamentos, fungicidas, matéria prima para cosméticos, fitoterápicos, fitofármacos mais eficientes e menos prejudiciais ao meio ambiente, a partir da biodiversidade local, buscando levar desenvolvimento socioeconômico, científico e tecnológico para a região sudoeste da Bahia, de maneira a contribuir para a melhoria das condições de vida da população.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Régis Gemerasca Mestriner
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
impacto do estresse crônico na adolescência sobre a adaptabilidade da marcha na vida adulta: um estudo em modelo murino
Resumo:
Vivenciar situações de estresse em períodos de vulnerabilidade/sensibilidade do neurodesenvolvimento pode deflagrar alterações neurobiológicas e funcionais ao longo de toda a vida. Estudos prévios indicam que a exposição a agentes estressores na infância e na vida adulta pode impactar na capacidade de adaptar a marcha frente ao contexto ambiental em que ela é executada. Além disso, a capacidade de adaptação da marcha e suas relações com o sistema dopaminérgico, o fator neurotrófico derivado do encéfalo (BDNF) e seus receptores em diferentes estruturas cerebrais foram preliminarmente investigados por nosso grupo de pesquisa (artigo submetido ao periódico Behavioural Brain Research). Vimos, no mencionado estudo, que existe uma associação entre a capacidade de adaptação da marcha e os níveis de expressão do RNAm do Bdnf exon IV no córtex motor, do receptor Drd2 no cerebelo e do receptor TrkB no córtex pré-frontal medial. No entanto ainda não se sabe se o estresse no período de sensibilidade de desenvolvimento da adolescência poderia modificar este cenário. Ante ao exposto, o presente projeto propõe investigar a exposição ao estresse crônico no período da adolescência sobre a capacidade de adaptação da marcha, bem como sua relação com a expressão de RNAm dos receptores de dopamina e Bdnf no córtex sensório-motor, córtex pré-frontal, estriado, cerebelo e hipocampo de camundongos machos e fêmeas. Para os experimentos, utilizaremos Camundongos Balb/cJ expostos a um protocolo de estresse crônico imprevisível, durante o período da adolescência (P32 ao P60). Na vida adulta (P60) os animais serão avaliados no teste do labirinto em cruz elevado para verificar a símile de ansiedade; no teste do labirinto em Y para avaliar a memória de trabalho; e no teste da escada horizontal para avaliar a adaptabilidade da marcha. Após, os animais serão eutanasiados e seus cérebros removidos para a dissecção das estruturas cerebrais mencionadas. Por fim, verificaremos a expressão do RNAm dos receptores Drd1 ao Drd5 e o exon IV do Bdnf nas regiões encefálicas de interesse.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Regis Rossi Alves Faria
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Artes
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
integração de captura espacial e auralização para aplicações musicais aumentadas
Resumo:
Este projeto propõe uma contribuição pontual e exequível para o desenvolvimento de dispositivos próprios e uma inédita integração de recursos para gravação, processamento e reprodução sonora espacial e multicanal voltada para aplicações musicais interativas. A proposta é integrar em uma única infra-estrutura de pesquisa recursos de captação sonora espacial e auralização multicanal que sirvam concomitantemente a experimentações na área de instrumentação musical aumentada e modelos de audição interativa, bem como ao desenvolvimento de tecnologias diferenciais no país, tanto hardware quanto software, para modelagem, microfonação e auralização de cenas sonoras. O projeto de 24 meses desdobra-se em uma fase de implantações tecnológicas e uma aberta a experimentações musicais aumentadas, e tem potencial para abrir novas perspectivas artísticas e fronteiras tecnológicas na área de música e tecnologia.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/05/2021
Reimar Carlesso
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Engenharia Agrícola
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
índices de vegetação para estimativa da evapotranspiração e resposta a disponibilidade hídrica da soja e milho em condições irrigadas e de sequeiro no rio grande do sul
Resumo:
A produtividade de uma cultura é função linear da quantidade de água transpirada pela planta durante o seu desenvolvimento, o qual pode ser acessado através de modelos de balanço hídrico do solo. O SIMDualKc é um modelo de balanço hídrico que utiliza a metodologia do Kc dual, o qual emprega um coeficiente que descreve a evaporação da água do solo (Ke) e um coeficiente que descreve a transpiração da cultura (Kcb). O Kcb é um parâmetro dependente das características morfofisiológicas da cultura e de difícil determinação, dessa forma, o uso de índices de vegetação surgem como ferramentas auxiliares para determinação dos coeficientes basais de cultivo (Kcb). O presente trabalho busca estimar o balanço hídrico do solo a partir da combinação do modelo SIMDualKc e índices de vegetação e relacionar a transpiração da cultura com a produtividade a partir de funções empíricas para as culturas de soja e milho em condições irrigadas e de sequeiro no Rio Grande do Sul. Experimentos de campo serão implantados nas principais regiões produtoras de soja e milho no estado, nos anos agrícola de 2019/20 e 2020/21 e 2021/22, para monitoramento das variáveis morfofisiológicas das culturas e do conteúdo de água no solo, em talhões irrigados e de sequeiro. Índices de vegetação serão calculados a partir de imagens na faixa do visível e do infravermelho obtidas de drones e dos sensores Landsat 7 ETM+, Landsat 8, Sentinel 2A e 2B para determinação dos valores de Kcb. Os valores de Kcb derivados de índices de vegetação, serão comparados aos valores de Kcb determinados a partir de dados observados e validados a partir de indicadores estatísticos. Com a validação dos valores, os mesmos serão utilizados de forma combinada com o Ke, determinado pelo modelo SIMDualKc para obtenção do Kc e simulação do balanço hídrico. A partir da transpiração de água pelas plantas, determinada juntamente ao balanço hídrico, será construído as funções de produtividade-água para avaliação da resposta das culturas a disponibilidade hídrica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Reimundo Heluani
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
geometria e representações de álgebras de vértices e lie de dimensão infinita
Resumo:
Este projeto apresenta uma linha de pesquisa que combina temas em geometria diferencial, complexa e algébrica com aspectos da teoria de representações de álgebras de Lie, tendo como motivação diversos tópicos de físicamatemática (como os modelos sigma em teoria de cordas). O objeto central para o projeto são as álgebras de vértices, ponto em comum nas pesquisas dos membros da equipe principal, assim como o eixo no programa de longo prazo de fomentar a teoria de representações no Rio de Janeiro.
Instituição/UF/País:
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - RJ - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/05/2021
Reinaldo Antonio da Silva Sobrinho
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
frontb - estudo sobre resistência aos antimicrobianos utilizados no tratamento da tuberculose: um estudo de coorte prospectivo.
Resumo:
O projeto tem como objetivo identificar fatores preditores de RAM (resistência aos antimicrobianos) na terapia antituberculosa. Trata-se de um estudo descritivo-analítico, tipo coorte-prospectivo, que será conduzido em localidades na faixa de fronteira Brasil-Paraguai-Argentina. A população de referência será constituída por doentes de tuberculose em tratamento. A coorte de estudo será formada por indivíduos expostos aos seguintes fatores: a) Cultura de escarro, teste de sensibilidade no início do tratamento; b) Tratamento Diretamente Observado pelo menos três vezes por semana durante o período de tratamento c) Consulta mensalmente de acompanhamento com médico ou enfermeiro durante todo o tratamento. Os doentes não expostos aos fatores elencados anteriormente por qualquer motivo constituirão a coorte de controle. Segundo calculo do tamanho amostral, cada coorte será formada por 97 doentes. O recrutamento dos doentes ocorrerá com contato telefônico semanal com o serviço de saúde, para verificar a ocorrência de diagnóstico de casos de tuberculose. O follow-up terá duração mínima de seis meses para cada doente (período de tratamento), com regularidade mensal. Serão calculadas as taxas de incidência de resistência e outras variáveis de interesse. Na sequência será verificada a força de associação entre variáveis estudadas, por meio do Risco Relativo. As variáveis ligadas a ocorrência de resistência estatisticamente significativas na análise univariada, juntamente com variáveis de relevância clínico-epidemiológica, irão compor o modelo para a análise multivariada (Regressão Logística Múltipla). O estudo será submetido para aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Espera-se que as evidências encontradas com a pesquisa possa demonstrar o potencial da realização da cultura de escarro e teste de sensibilidade a drogas no momento do diagnóstico, do Tratamento Diretamente Observado, e a consulta mensal dos doentes como preditores de resistência aos antimicrobianos, utilizados no tratamento da tuberculose. Ainda, que os mecanismos de desenvolvimento e disseminação da resistência aos antimicrobianos da terapia antituberculosa (com vistas a outras doenças), estão relacionados com a efetividade da atenção em saúde conferida ao doente durante o tratamento.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Reinaldo Matias Fleuri
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
educação intercultural: aprender com os povos originários do sul a decolonizar a educação
Resumo:
Os recursos solicitados no âmbito desta Chamada Universal MCTIC/CNPq viabilizarão a execução do projeto PQ/CNPq 306049/2017-1 (Chamada CNPq Nº 12/2017 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa PQ), que visa estudar as cosmovisões de povos originários do hemisfério sul, relacionadas com a concepção de bem-viver, em suas implicações decoloniais e não-coloniais para a construção de políticas de sustentabilidade, bem como de propostas e práticas inovadoras de educação intercultural e inclusiva. Alavancado pela rede de cooperação científica intercultural e internacional construída ao longo das últimas duas décadas, contando com o apoio institucional do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC) e do Griffith Institute for Educational Research (GIER), a presente proposta está sendo erigida como um processo sociopoético de pesquisa, congregando em rede pesquisadoras e pesquisadores, bem como mediadoras e mediadores interculturais ligados a povos originários do Brasil, América Latina, Austrália e África. Estudos de revisão bibliográfica permitirão fundamentar os processos de pesquisa em cooperação com os diferentes parceiros e interlocutores, bem como as entrevistas com mediadores interculturais e movimentos organizados de povos originários, atividades estas que serão compartilhadas mediante intercâmbio interinstitucional ou seminários presenciais e virtuais. Os resultados do processo de pesquisa serão veiculados mediante publicações científicas, bem como em produtos didáticos e de divulgação em rede virtual. Tal produção contribuirá para o avanço das pesquisas relacionadas com a interculturalidade crítica na área de educação, para a cooperação cientifica interinstitucional e internacional, para o estreitamento da interação entre universidades e movimentos sociais de povos originários, bem como para a construção de políticas interculturais de sustentabilidade e de práticas que fomentem a integração e empoderamento das culturas e povos originários.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Reinaldo Morabito Neto
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Produção
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
problemas de dimensionamento de lotes, programação, roteamento, localização, corte e empacotamento, e suas integrações no planejamento da produção e logística
Resumo:
O presente projeto busca dar continuidade às pesquisas anteriores desenvolvidas com os problemas de dimensionamento de lotes de produção, programação (scheduling) de operações, roteamento e programação de veículos, corte de materiais e empacotamento de itens, em contextos de planejamento e controle da produção e logística. No presente projeto, pretende-se continuar pesquisando estes problemas e explorar melhor possíveis integrações entre eles. Além disso, também se almeja pesquisar problemas de localização de instalações e unidades de serviços emergenciais. Exemplos de integrações destes problemas incluem a combinação de decisões de dimensionamento e programação (sequenciamento) de lotes de produção em diferentes situações práticas (lot-scheduling), a integração de problemas de dimensionamento de lotes com decisões de corte de materiais (lot-cutting), a integração de problemas de dimensionamento de lotes com decisões de roteamento e carregamento (production, routing and loading), a integração de problemas de controle de estoques com decisões de roteamento e carregamento (inventory, routing and loading), a combinação dos problemas de corte e empacotamento com problemas de sequenciamento de padrões de corte, entre outros. Pretende-se desenvolver pesquisas nestes problemas com os seguintes objetivos principais: (i) analisar a teoria destes problemas e o potencial de suas aplicações em processos industriais e logísticos envolvendo características específicas. Estudos de caso deverão ser dirigidos para empresas de bens e serviços operando no Brasil. (ii) Identificar novos problemas e construir modelos matemáticos para representá-los adequadamente. (iii) Desenvolver métodos e algoritmos computacionais para a solução dos modelos construídos em situações hipotéticas e realistas. (iv) Contribuir para a geração de novos conhecimentos e a formação de recursos humanos qualificados em pesquisa operacional e engenharia de produção. As seguintes tarefas estão previstas neste projeto (detalhadas na seção 4): (i) Dimensionamento de lotes e programação da produção. (ii) Roteamento e programação de veículos. (iii) Localização de instalações e unidades de serviço emergencial. (iv) Corte de materiais e empacotamento de itens. (v) Problemas integrados. Pretende-se, portanto, continuar os estudos nestes temas e explorar melhor suas integrações. Por exemplo, a integração dos problemas de corte e empacotamento nas decisões de roteamento e programação de veículos e no planejamento, programação e controle da produção, tais como dimensionamento e sequenciamento de lotes, a combinação dos problemas de corte e empacotamento com problemas de sequenciamento de padrões de corte, a integração de problemas de dimensionamento de lotes com decisões de carregamento e distribuição, entre outros. Além disso, almeja-se também pesquisar problemas de localização de instalações e unidades de serviços emergenciais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Reinaldo Nobre Pontes
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Serviço Social
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a realidade dos(as) assistentes sociais no estado do pará: estudo da formação e atuação profissional num contexto de avanço neoliberal e desmonte das políticas sociais pós-golpe institucional de 2016
Resumo:
O presente projeto de pesquisa nasce a partir das conclusões do projeto Formação Profissional em Serviço Social na Região Metropolitana de Belém - Pará: estudo da implantação das Diretrizes Curriculares de 2002 e seus impactos na qualidade da formação do Assistente Social concluído em 2017, com apoio do Edital CNPQ Chamada Universal 2013. Verificamos a necessidade de continuar as investigações que envolvem os eixos: formação profissional de assistentes sociais, fundamentos teórico-metodológicos da profissão, estágio supervisionado e exercício profissional. Considerando as importantes alterações produzidas na conjuntura nacional após o acirramento da onda neoliberal, concretizada no golpe institucional materializado no impeachment da Presidenta Dilma Rouseff. Essa nova realidade alterou tanto as instituições de formação (pelo avanço da privatiação da formação), quanto os campos de atuação profissional (pelos desmonte dos direitos e das políticas sociais). Diante dessas alterações, pretendemos expandir e aprofundar a investigação sobre a formação e execercício profissional dos/as assistentes sociais no Pará, considerando os impacos que as mencionadas transformações produziram. O projeto se realizará em parceria com o Conselho Regional de Serviço Social 1ª Região, num primeiro momento, podendo agregar outras instituições universitárias. O objetivo da pesquisa é identificar e analisar a realidade da formação de assistentes sociais no Estado do Pará, bem como seus rebatimentos no exercício profissional nos espaços das políticas sociais. Assim buscando conhecer a qualidade da formação profissional dos assistentes sociais, o seu perfil socioeconômico. , Buscar-se-á perceber o movimento do objeto de estudo numa perspectiva crítico-dialética, associando na análise as dimensões quantitativa e qualitativa da realidade. A análise qualitativa da presente pesquisa se valerá de três técnicas: Aplicaçao de formulário eletrônico, grupo focal e entrevistas com assistentes sociais. Aos coordenadores de cursos será enviado um questionário eletrônico. Usaremos a distribuição espacial da pesquisa no Estado com critério de polos regionais, em cada meso região do estado, a saber: 1- Região Metropolitana de Belém: Belém; 2. Nordeste: Capanema; 3. Sudeste: Marabá; 4. Sudoeste: Altamira; 5. Baixo Amazonas: Santarém. Assim, em cada município polo será realizado um grupo focal, antecedido de uma roda de conversa. Os dados obtidos serão tratados com procedimentos de análise de conteúdo (qualitativos) e métodos de análise estatística (quantitativos). A comunicação dos resultados e análises se dará através de comunicações em eventos científico e revistas científicas qualificadas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Reinhardt Adolfo Fuck
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inct em estudos tectônicos
Resumo:
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos Geotectônicos (INCTET), com sede na Universidade de Brasília e participação de diversas instituições de pesquisa brasileiras, visa reunir equipes de pesquisadores que no Brasil investigam a estrutura mais profunda da crosta e do manto superior. A organização é multidisciplinar, congregando geofísicos e geólogos especializados em técnicas diversas, permitindo estudar o interior da terra com base em diferentes propriedades das rochas que a constituem. O propósito do Instituto é o estudo da crosta continental e do manto superior do território brasileiro mediante a realização de estudos geofísicos e geológicos, objetivando o entendimento da estruturação tectônica e sua dinâmica atual. O foco do projeto é a Plataforma Sul-Americana consolidada na Orogenia Brasiliana do final do Neoproterozóico e início do Fanerozóico. A plataforma consiste em complexo conjunto de crátons e faixas dobradas, amalgamados no último evento orogênico que afetou o território brasileiro, no contexto da construção do Supercontinente Gondwana. Após a estabilização, a plataforma foi afetada por processo pouco entendido que resultou em amplas áreas de subsidência, ocupadas pelas extensas bacias cratônicas (e.g. Solimões, Amazonas, Parnaíba, Parecis, Paraná). Enquanto o embasamento externo às bacias é razoavelmente bem conhecido, seu substrato é objeto de controvérsia, uma vez que poucas perfurações o alcançam, devendo ser investigado por métodos indiretos, explorando propriedades físicas de rochas, mediante o emprego de métodos geofísicos. No presente projeto é preconizada a realização de experimentos de refração sísmica profunda ao longo de duas transectas de cerca de 700 km cada nas bacias do Paraná e Parecis. Processamento e interpretação dos registros permitirão o reconhecimento das estruturas presentes na crosta e no manto superior em três dimensões. O Instituto se propõe a operar e manter a Rede Sismográfica Brasileira, cujos registros serão utilizados para estudos da crosta e da litosfera com dados de telessismos, aplicando técnicas sismológicas modernas, como função de receptor, dispersão de ondas superficiais, tomografia sísmica e inversão conjunta desses métodos. Estações de período curto serão usadas para registro de sismos locais e regionais, visando monitoramento da atividade sísmica que ocorre em várias áreas do Brasil e determinar o regime de esforços que lhe dá origem. Os experimentos de refração serão acompanhados por sondagens geoelétricas e complementados por dados gravimétricos, visando aperfeiçoar os modelos estruturais da crosta e manto superior. Os dados geofísicos serão integrados com dados geológicos disponíveis, complementados por novos estudos estruturais, tectônicos, geoquímicos e geocronológicos, contribuindo para estabelecer idade e origem das rochas expostas. Paralelamente, serão realizados estudos de neotectônica nas áreas sismogênicas, visando entender a evolução crustal, tendo como foco a reativação de grandes estruturas crustais no Cenozóico. O projeto será desenvolvido por equipes das universidades de Brasília, Rio Grande do Norte, São Paulo, Estadual de Campinas, Ceará, Pampa, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Observatório Nacional, que já atuaram em parceria em projetos anteriores.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
23/11/2016-30/11/2022
Reisoli Bender Filho
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Economia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
determinantes do acesso às transferências voluntárias: análise dos municípios brasileiros entre 2008 e 2015
Resumo:
As transferências intergovernamentais (ou grants) estão contidas em um sistema de regras que organiza as responsabilidades sobre a arrecadação e a provisão de bens públicos, denominado de Federalismo Fiscal. No Brasil, onde as competências tributárias são majoritariamente concentradas no governo federal, as transferências intergovernamentais assumem a função de realocar os recursos entre estados e municípios. As transferências voluntárias estão subordinadas a decisão do ente detentor do recurso, nesse caso, do governo federal. Estudos demonstram que a distribuição desses recursos entre os municípios é heterogênea. A partir deste contexto, o objetivo consiste em analisar os fatores que determinaram o acesso das transferências voluntárias da união pelos municípios brasileiros, entre os anos de 2008 a 2015. Para tanto, o método a proposto consiste no modelo de regressão em painel, que observará o impacto de fatores técnicos, políticos e redistributivos no acesso aos recursos de natureza voluntária.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Rejane Andréa Ramalho Nunes da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
relação da composição corporal e taxa metabólica basal com hormônios gatrointestinais na recidiva da obesidade após bypass gástrico
Resumo:
A prevalência de sobrepeso e obesidade vem alcançando proporções pandêmicas, representando importante ameaça à saúde. Associados a estes aspectos, os custos envolvidos com o tratamento dessa doença crônica atingem cifras extremamente elevadas. Paralelo ao aumento da obesidade, observa-se um crescimento exponencial no número de cirurgias bariátricas em diferentes países. Este crescimento pode ser atribuído ao aumento na prevalência da obesidade classe III, a melhora significativa das co-morbidades e à baixa ocorrência de complicações associadas à cirurgia. Independentemente dos inúmeros benefícios obtidos, hoje representa fator de crescente preocupação, o chamado reganho de peso após a cirurgia, com consequente retorno das co-morbidades e aumento dos custos direito e indiretos para o setor saúde, relativos ao tratamento desta doença. Estudos mostram que assim como na obesidade, as causas para o reganho de peso são múltiplas. Entretanto, até o momento não há estudos prospectivos que apontem a real contribuição de fatores individuais para o reganho de peso. Diante da ausência de estudos que abordem o papel da composição corporal e da taxa metabólica basal e a relação dessas variáveis com os entero-hormônios no reganho ponderal, o presente estudo foi idealizado, na perspectiva de contribuir para a identificação de pacientes que apresentem maior possibilidade de recidiva da obesidade, além de eventualmente contribuir para indicação de cirurgias que potencializem a ação desses hormônios, por meio de métodos mais simples, pouco invasivos e de menor custo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Rejane Costa Alves
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
madeiras da caatinga: caracterização para uso na construção civil
Resumo:
A aplicação da madeira como material estrutural exige conhecimento das propriedades das diferentes espécies existentes. Atualmente, embora existam registros de uso de madeiras em componentes construtivos, há poucos estudos que respaldam o uso sustentável das espécies da Caatinga em aplicações na construção civil. Visando preencher essa lacuna de conhecimento, a presente proposta de pesquisa, que por objetivo coletar, identificar e catalogar cinco espécies arbóreas da Caatinga, segundo suas propriedades anatômicas, e físico-mecânicas, visando o potencial uso como material construtivo. Por se tratar de uma pesquisa de caráter experimental, para que os objetivos desse projeto sejam alcançados, são previstos estudos com base em fontes bibliográficas e a realização de experimentos em laboratório, orientados pela NBR 7190:1997 e NBR 11941.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Rejane Cristina de Araujo Rodrigues
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Geografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
formação cidadã e educação política: princípios para uma educação geográfica contemporânea
Resumo:
O projeto de pesquisa ora apresentado se constitui como a base fundamental para as atividades desenvolvidas no Núcleo de Estudos em Cidadania e Política no Ensino da Geografia, NECPEG, que tem como propósito principal a análise de questões referentes à formação cidadã, à formulação de políticas e à participação democrática em sua relação com o papel desempenhado pelo ensino escolar da Geografia e a formação do professor do ensino básico. Na origem desta pesquisa está nossa preocupação com a relação da sociedade brasileira com as questões que envolvem a política. Política, aqui tratada no sentido proposto por Castro (2012) como a essência das normas socialmente instituídas para o controle das paixões (interesses, conflitos, ambições, escolhas etc). Decorrem destas preocupações centrais, duas questões que orientam nosso trabalho: Como se comportam os jovens diante dos desafios do cotidiano social em sua relação com a política? Que espaços formativos dispõe estes jovens para acessar os mecanismos de formação para a participação política em uma sociedade democrática? As contribuições de Theodor Adorno (1995), Hanna Arendt (2002), Zygmunt Bauman (2000) norteiam nossas reflexões. Adorno aponta para o necessário vínculo entre educação e política o qual esbarra nos limites do processo formativo e dos projetos educacionais na atualidade. Arendt chama a atenção para o sentido da política, a liberdade, relacionada à formação de sujeitos emancipados. Bauman destaca a necessária superação das condições que levam à despolitização dos indivíduos. Neste sentido, buscamos refletir sobre as perspectivas de diálogo entre a educação geográfica e a educação política. Em nossas investigações partimos do pressuposto de que a escola pode se constituir como um dos espaços formativos para a educação política (que se opõe à educação que se adapta cegamente à condição social vigente). Estabelecendo-se como metas principais para o projeto ora apresentado a proposição de metodologias e materiais de ensino, nas perspectivas dos ensinos regular e inclusivo, considerando-se reflexões sobre as políticas públicas educacionais, as estruturas curriculares da Geografia escolar e universitária e a análise da trajetória do Geógrafo no Brasil. Tal projeto se justifica pelos desafios colocados, a partir de reformas educacionais recentes, à Geografia, à formação de professores de Geografia e ao ensino escolar desta disciplina. Além da inserção deste projeto num conjunto mais amplo de realizações que se somam para colaborar no campo das discussões sobre o papel formativo da Geografia no mundo contemporâneo: publicação dos livros Aprendendo com Filmes: o cinema como recurso didático para o ensino da geografia (Lamparina/FAPERJ, 2012) e Educação Geográfica em Foco: temas e metodologias para o ensino da Geografia (Lamparina/FAPERJ, 2014); publicação de artigos em revistas e em anais de Congressos nacionais e internacionais; consolidação da linha de pesquisa em Educação e Cidadania na Programa de Pós-graduação em Geografia da PUC-Rio; realização do I Encontro da Licenciatura em Geografia 2016 (apoio CAPES) e organização do II Encontro da Licenciatura em Geografia a se realizar em 2019; organização e coordenação do Eixo Geografia Política e Ensino no III CONGEO; coordenação da Revista Educação Geográfica em Foco (editora PUC-Rio); criação e coordenação do Laboratório de Geografia e Ensino, LAGE (PUC-Rio); e organização e difusão de estudos e dados sobre a Educação Geográfica no Brasil pelo site do Observatório Brasileiro da Educação Geográfica (página da web em processo de organização).
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Rejane Cristina Rocha
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Letras
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
repositório da literatura digital brasileira
Resumo:
A emergência e a popularização das mídias digitais têm possibilitado o surgimento de produções literárias em consonância com as potencialidades dos novos meios e que exigem uma abordagem teórico-analítica atenta às especificidades de uma poética também emergente, aos novos espaços de inscrição, de circulação e de leitura do literário, aos paradigmas de legitimação e de valoração da literatura, construídos e consolidados às expensas da textualidade impressa. Em atenção a esse contexto e inserindo-se em uma rede de pesquisa colaborativa em construção, na América Latina, este projeto tem como objetivo a construção de um Repositório da Literatura Digital Brasileira. Seus principais objetivos são: i) mapear, organizar e disponibilizar, em um repositório online de acesso gratuito, as obras literárias digitais brasileiras, bem como informações sobre seus autores e recensões críticas - informações essas atualmente dispersas em diferentes plataformas e locais; ii) armazenar as obras e preservá-las, tanto quanto possível, da obsolescência dos softwares, o que possibilitará iii) a documentação e a abordagem crítica de uma produção literária nascente e iv) subsidiará outros projetos acerca da produção, da leitura, da circulação, da valoração da literatura no contexto digital. As principais contribuições do projeto poderão ser aferidas em duas frentes principais, a saber i) armazenamento/preservação/organização e sistematização: o repositório digital em acesso aberto, planejado para ser mais do que um apanhado de links que dão acesso às obras digitais que compila, reunirá as obras mapeadas, bem como informações a respeito de sua produção, circulação e recensão crítica. Preverá, ainda, mecanismos de pesquisa e de sistematização das informações em seu ambiente, a fim de que leitores, especialistas e autores possam encontrar as obras, os procedimentos, os recursos, os autores que buscam. Desenvolverá, também, estratégias de preservação das obras que abriga, por meio de mecanismos como a documentação das materialidades das obras, a sua descrição analítica, a atualização dos softwares, a emulação de software; ii) crítica e teoria: se o que se compreende por literatura digital abrange um rol muito diversificado de gêneros, bem como ainda não pode ser descrito a partir de parâmetros claramente estabelecidos, nem julgado, em sua qualidade, a partir de critérios inequívocos, compreendemos que a maior contribuição que a construção de um Repositório da Literatura Digital Brasileira pode oferecer diz respeito ao potencial de reflexão crítica e teórica a ser desenvolvida durante e após a sua construção. Durante porque, justamente por ser uma produção tão diversa e tão recente, exigirá dos pesquisadores envolvidos no projeto um esforço epistemológico a fim de oferecer uma taxonomia confiável e operacional. Após a sua construção, a perspectiva sobre a literatura digital brasileira que o Repositório oferecerá aos estudiosos será bastante ampla, o que propiciará o desenvolvimento de pesquisas que se dediquem a analisar tendências históricas, linhas de forças formais e temáticas; pesquisas que se dediquem, oxalá, à reflexão acerca de uma poética da literatura digital brasileira, seu lugar no interior da produção literária brasileira e latino-americana, seus possíveis termos de comparação com a produção literária digital de outros países. O caráter inovador do projeto pode ser aferido não apenas pela ausência de qualquer iniciativa semelhante no Brasil, como também pelo seu possível e já planejado desdobramento em outro projeto que, dentro de um período de 3 anos, pretende construir um Observatório da Literatura Digital Brasileira.Prevê-se que a criação do Repositório da Literatura Digital Brasileira possibilitará preservar e dar visibilidade crítica à produção literária digital brasileira que, a despeito de sua proficuidade e antiguidade - quando comparada à produção de outros países latino-americanos - não foi, ainda, mapeada em sua totalidade. O esforço de mapeamento possibilitará o desenvolvimento de critérios e parâmetros teórico-críticos atentos à especifidade da produção literária brasileira em meio digital, o que fomentará novas pesquisas sobre o assunto. Por fim,o desenvolvimento do projeto possibilitará a consolidação de uma rede de pesquisa colaborativa latino-americana acerca da cultura digital e, especificamente, da literatura digital no Cone Sul e no México.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
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