Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Aluiza Alves de Araújo

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • descrição do português oral culto de fortaleza - porcufort (fase ii): uma pesquisa em tempo real
  • Esta pesquisa se embasa na Sociolinguística Variacionista e propõe a construção de uma nova amostra de linguagem falada e culta que comporá a fase II do Projeto Descrição do português oral culto de Fortaleza – PORCUFORT (FASE II): uma pesquisa em tempo real, partindo da mesma estratificação social do projeto PORCUFORT – fase I, que é a seguinte: sexo (masculino e feminino), faixa etária (22 a 35 anos; 36 a 55 anos e 56 anos em diante) e tipo de registro (Diálogo entre Informante e Documentador – DID; Diálogo entre Dois Documentadores – D2 e Elocução Formal - EF). Ao todo, entrevistaremos 90 informantes que serão distribuídos da seguinte forma: 45 pessoas do sexo masculino e 45 do sexo feminino, 30 falantes em cada faixa etária e 30 em cada tipo de registro. A construção da nova amostra do PORCUFORT possibilitará, aos pesquisadores, a descrição e análise, em tempo real e em tempo aparente, de diversos fenômenos linguísticos nos diferentes níveis da variedade culta e falada em Fortaleza-CE. Ademais, a realização desta pesquisa fornecerá condições para a formação de novos pesquisadores.
  • Universidade Estadual do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Álvaro Aguiar Coelho Teixeira

Ciências Biológicas

Morfologia
  • avaliação da retinopatia diabéticas em ratas, induzidas pela estreptozotocina, após tratamento com melatonina
  • A presente pesquisa propõe testar a hipótese de que a melatonina exógena pode neutralizar os efeitos adversos da retinopatia diabética, no que se refere ao estresse oxidativo, histopatologia, ultraestrutura, atividade elétrica, expressão de VEGF, IL-6 e TNF-α, além do índice apoptótico na retina de ratos diabéticos. Serão utilizados 60 ratos albinos Rattus norvegicus albinus com 90 dias de idade, linhagem Wistar, procedentes do Biotério do DMFA/UFRPE divididos nos seguintes grupos: I: ratos sem indução ao diabetes; II: ratas induzidas ao diabetes e tratadas com placebo; III: ratas induzidas ao diabetes e tratadas com 50µg/Kg melatonina; IV: ratas induzidas ao diabetes e tratadas com 100µg/Kg melatonina; V: ratas induzidas ao diabetes e tratadas com 150µg/Kg melatonina; VI: ratas induzidas ao diabetes e tratadas com 200µg/Kg melatonina. O diabetes será induzido por injeções i.p. de solução de estreptozotocina na dosagem de 60 mg/kg, após jejum alimentar de 14 horas. Após 30 dias os animais que apresentarem glicose sanguínea acima de 200 mg/dL serão tratados com melatonina. Para o exame histopatológico e histoquimico da retina, será feita a enucleação do olho direito, processado para inclusão em parafina e os cortes corados pela hematoxilina eosina, Ácido Periódico de Schiff, orceína, tricrômico de Mallory. Para ultraestrutura o olho esquerdo será enucleado e dissecado para a coleta de fragmentos da retina os quais serão preparado para inclusão em resina Epon-812. A insulina plasmática será determinada por utilizando "kit" comercial não específico para rato. Imunohistoquimica da e retina: Apoptose: será utilizado o método TUNEL como indicador de apoptose na retina e ilhotas de Langherans. A expressão de VEGF, IL-6 e TNF-α será realizada através de anticorpos (Santa Cruz Biotechnology Inc., Santa Cruz, CA, EUA). Os dados serão submetidos ao teste não paramétrico de Kruskal-Wallis, e as médias comparadas pelo teste de Wilcoxon-Mann-Whitney (P<0,05).
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alvaro Antonio Ochoa Villa

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • microgeração na refrigeração por compressão mecânica através da utilização de motor de combustão interna para uso remoto em processos de refrigeração para conservação de produtos alimentícios perecíveis
  • A refrigeração é necessária em diversas atividades de nosso dia a dia, portanto, sempre representa uma área importante na pesquisa e desenvolvimento do Pais. Na conservação de alimentos a refrigeração joga um papel vital para seu desenvolvimento, sendo que a refrigeração está atrelada ao consumo energético para seu funcionamento. Em lugares onde a eletricidade é precária e inacessível (como por exemplo regiões agrícolas isoladas do estado de Pernambuco, e outros setores no Nordeste do Brasil), assim como também nos setores de pesca artesanal, a refrigeração mecânica representa um duplo problema, já que não há suficiente (eletricidade) e/ou nenhuma, para o acionamento de sistemas de refrigeração, e também, o tempo de vida dos alimentos, já que dependem exclusivamente, de outros métodos, como conservação com gelo, para sua duração. Através da utilização de um sistema de microgeração de energia útil (energia de eixo) e utilizando biocombustíveis, pode-se chegar no sistema de refrigeração mecânica de forma remota que permita solucionar e/ou minimizar estes problemas, além de favorecer ao meio ambiente, devido à utilização de combustíveis renováveis e/ou não renováveis para a produção de frio. A ideia é dimensionar e testar um sistema de microgeração de energia útil de eixo e refrigeração por compressão mecânica através da utilização de motor de combustão interna para uso remoto em processos de refrigeração para conservação de produtos alimentícios perecíveis. A proposta do protótipo capaz de produzir energia mecânica de eixo para o acionamento direto de um sistema de refrigeração mecânica (compressor - balcão frigorífico) na conservação de alimentos perecíveis (verduras, pescados, outros). Desde o ponto de vista econômico, este sistema impulsionará o mercado nacional da produção de biocombustíveis, conservação de alimentos e peixes em zonas artesanais.
  • Instituto Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
Foto de perfil

Alvaro Augusto Alvarez Candal

Ciências Exatas e da Terra

Astronomia
  • estudos fotométricos e espectroscópicos de pequenos corpos peculiares
  • O Sistema Solar possui várias populações de pequenos corpos com diferentes propriedades físicas e dinâmicas. Elas se encontram em diferentes regiões, como o Cinturão Principal de asteroides entre 2.2 e 3.1 UA, ou os objetos trans-Netunianos, com órbitas além da de Netuno. Outra população interessante de pequenos corpos é a dos cometas, que podem tem sua origem em regiões tão afastadas quanto a Nuvem de Oort. Todas as populações presentes no Sistema Solar atual são produto da formação e posterior evolução deste. Começando desde os mecanismos de acreção, passando pela evolução devida a colisões e as evoluções física e química que modificaram em maior ou menor grau as superfícies, tamanhos, composições superficiais e internas dos objetos. O presente projeto está dividido em duas partes, que são complementárias. A primeira visa adaptar ferramentas numéricas de análise de imagens astronômicas, desenvolvidas para estudos extragalácticos, para estudos morfológicos e fotométricos de objetos que apresentem, ou sejam candidatos a apresentar, atividade cometária; enquanto que a segunda parte tem como objetivo a analise e interpretação de dados de espectroscopia de campo integral dos dois Centauros que possuem sistemas de anéis.
  • Observatório Nacional - RJ - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alvaro Dutra de Carvalho Junior

Ciências da Saúde

Farmácia
  • estudo da incorporação, liberação e avaliação de estatina em sistema particulado matricial de phb/pcl
  • A tecnologia de liberação controlada de fármacos representa uma área de pesquisa de grande importância para a saúde humana e para a ciência. O sistema de liberação controlada contribui com inúmeras vantagens quando comparados a outros sistemas de liberação convencional, como por exemplo, maior eficácia terapêutica, liberação progressiva e controlada do fármaco; diminuição da toxicidade e maior tempo de permanência na circulação; administração segura (sem reações adversas locais) e conveniencia (menor número de doses); além do direcionamento a alvos específicos. Com o intuito de modular a forma e o local de liberação de fármacos, utiliza-se no setor farmacêutico polímeros como Poli-hidroxibutirato (PHB) e poli-?-caprolactona (PCL) a fim de produzir nanoesferas poliméricas. A aplicação das estatinas no tecido ósseo foi demonstrada pela primeira vez por MUNDY e colaboradores (1999). Embora o exato mecanismo pelo qual as estatinas influenciam a formação óssea ainda não esteja claro, existe a possibilidade de que pequenas enzimas GTPases provindas dos produtos da síntese do colesterol, regulem negativamente a expressão da proteína óssea BMP-2, um dos principais fatores de crescimento na formação óssea. Diante do exposto, o presente trabalho visa obter e caracterizar nanoesferas poliméricas de blendas PBH/PCL contendo sinvastatina. A preparação das microesferas será realizada pelo método de emulsão/evaporação, com os homopolímeros, PHB e PCL, em diferentes proporções em massa (20/80 e 80/20). Serão avaliados os parâmetros físico-químicos como Medida do tamanho e Potencial Zeta; análises bioquímicas e histoquímicas, citofotométricas, testes mecânicos e histológicos.
  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - MG - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alvaro Eduardo Eiras

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • avaliação da supressão de adultos de aedes aegypti por armadilhas e monitoramento em tempo real no controle integrado do vetor.
  • Como a maioria das ferramentas de controle dos vetores da dengue, Chikungunya e Zika vírus disponíveis atualmente apresentam eficácia limitada, há necessidade do desenvolvimento e avaliação de novas estratégias de controle que devem ser ambientalmente corretas, seguras, eficazes, com boa relação custo-benefício e aceitas pela população (TDR/WHO 2007). Entre os métodos preconizados pelo Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), o controle físico busca a remoção de criadouros do vetor nos imóveis e é focado no combate de formas imaturas, não apresenta resultados satisfatórios uma vez que a população de mosquitos em campo é capaz de restabelecer em apenas 30 dias. Assim, a remoção de criadouros elimina somente as formas imaturas, mantendo os adultos do vetor. Os adultos por sua vez, após o repasto sanguíneo procuram criadouros para a deposição de ovos ou dispersam para áreas vizinha que possuem criadouros disponíveis. Portanto, o controle de adultos, após a remoção de criadouros é fundamental para evitar o restabelecimento da população e evitar a dispersão para outras áreas. O grupo de pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) possui experiência no desenvolvimento de produtos e tecnologias para o monitoramento e controle do vetor da dengue desde 2001. Por meio da Coordenação de Transferência e Inovação Tecnológica (CT&IT) da UFMG, seis depósitos de pedidos de patentes e três cartas de patentes de novas tecnologias de combate ao vetor Aedees aegypti foram realizadas. Todas as tecnologias foram desenvolvidas e avaliadas por meio de recursos da FINEP, CNPq, DECIT, FAPEMIG, FAPESP, SEBRAE, UNESCO e SVS-MS. Em 2009, o grupo da UFMG avaliou a metodologia de supressão de adultos para o controle do Ae. aegypti em Manaus (AM) com armadilhas BG-Sentinel (BGS). Os resultados do monitoramento do vetor demonstraram que a supressão de adultos reduziu a abundância de fêmeas Ae. aegypti nos primeiros cinco meses estação chuvosa (Degener et al. 2014). Infelizmente, a armadilha BGS é produzida na Alemanha pela empresa BioGents, e o seu custo é muito elevado (aprox. US$ 180,00), inviabilizando o seu uso no país. Posteriormente, em 2014, o grupo avaliou uma nova estratégia para redução da população do vetor Ae. aegypti, por meio de supressão de adultos com armadilhas BG-Mosquitito em Sete Lagoas (MG) em uma área com alta infestação, identificada por um sistema de monitoramento em tempo real. Os resultados demonstraram que após a colocação das armadilhas nos imóveis, houve uma redução significativa de fêmeas Ae. aegypti em relação à área controle (sem armadilhas). A armadilha Mosquitito, também produzida pela BioGents (Alemanha) e o seu custo é de aproximadamente US$ 80,00, inviabilizando também o seu uso no país devido as taxas de importação, transporte e impostos. Em 2012, o grupo desenvolveu uma nova armadilha para captura de fêmeas adultas de Ae. aegypti na parceria UFMG-JCU (Austrália) (Eiras et al. 2014, Ritchie et al. 2014, Hering et al. 2016). O princípio de funcionamento e de captura da nova armadilha GAT (Gravid Aedes Trap) baseia-se na atração de grávidas de Ae. aegypti por meio de estímulos visuais. Em 2016, o grupo da UFMG avaliou o uso da armadilha BIO-GAT como ferramenta de controle (supressão populacional) de adultos de Ae. aegypti no município de Piumhi (MG), por meio de recursos do CNPq-DECIT (Edital MCTI/CNPq/MS-SCTIE Nº 040/2012 - Pesquisa em Doenças Negligenciadas, Nº Processo: 404211/2012-7). Foram instaladas duas armadilhas por residências em nove quarteirões (250 imóveis e aprox. 500 armadilhas). Os resultados demonstraram que após a instalação das armadilhas, a população de adultos de Aedes reduziu significativamente, quando comparada com a área que não utilizou a armadilha Bio-GAT. Portanto, temos evidências que a armadilha Bio-GAT apresenta um grande potencial no controle do vetor da Zika, uma vez que o custo desta armadilha é inferior, pois não utiliza eletricidade (aproximadamente US$20,00). Baseado nos resultados do experimento em Piumhi (MG), elaboramos a presente proposta onde o OBJETIVO é avaliar a metodologia de supressão populacional por armadilhas (Bio-GAT) e a tecnologia de monitoramento de adultos em tempo real como ferramentas no controle integrado do vetor. Temos como OBJETIVOS ESPECÍFICOS: (1) Monitorar população de adulto de Ae. aegypti em tempo real; (2) Monitorar a circulação dos vírus dengue, Chikungunya e Zika em mosquitos capturados nas armadilhas; (3) Realizar a supressão de adultos de Ae aegypti com a armadilha Bio-GAT em municípios pilotos; (4) Avaliar e integrar o uso de repelente de oviposição em criadouros permanentes; (5) Avaliar o custo-benefício do metodologia do controle integrado do vetor nos municípios pilotos e (6) Desenvolver modelos matemáticos a partir dos resultados. A proposta tem como colaboradores pesquisadores brasileiros com grande experiência em controle do vetor da dengue (MS-FUNASA, UFPA), desenvolvimento de modelagem matemática (USP, IOC-FIOCRUZ, CEFET) e avaliação do custo-benefício da metodologia em comparação com a utilizada pelo PNCD. Temos também como colaboradores estrangeiros com experiência no controle da dengue (Austrália e USA) e no desenvolvimento de modelos matemáticos para geração de dados que corroborem nossos objetivos (USA). A proposta atual é inédita, abrange a inovação, a criatividade, a escalabilidade rápida e atende à necessidade de desenvolvimento de novas metodologias para o controle do vetor Ae. aegypti. A incorporação dessas tecnologias nos programas de combate aos vetores em áreas urbanas do país poderá contribuir para o aprimoramento da vigilância entomológica e epidemiológica e no controle racional do vetor de dengue no Brasil e em diversos países onde ocorrem epidemias recorrentes de Zika vírus.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 10/10/2016-31/10/2020
Foto de perfil

Alvaro Esteves Migotto

Ciências Biológicas

Zoologia
  • revisão taxonômica e inferência das relações filogenéticas do gênero beania johnston, 1840 (bryozoa, cheilostomata) com base em caracteres morfológicos e moleculares
  • O filo Bryozoa tem sido pouco estudado quando comparado a outros grupos de organismos marinhos com diversidade e importância ecológica semelhantes. É evidente que para o filo há grande necessidade de revisões taxonômicas, mas esta é dificultada pela escassez de pesquisadores que se dediquem ao grupo. O gênero Beania, que compreende 75 espécies nominais, é um dos grupos de briozoários que se enquadram neste caso. Estudos prévios têm sugerido que Beania é um grupo polifilético, mas não há qualquer trabalho taxonômico e/ou filogenético cujo foco é propor hipóteses de relacionamento entre as espécies do gênero. Este projeto propõe: i) revisar e descrever as espécies de Beania, ii) inferir relações filogenéticas utilizando dados morfológicos, sequências de DNA e estudos comparativos de desenvolvimento embrionário, iii) elaborar uma chave de identificação das espécies do gênero Beania no mundo. A maior parte do trabalho será realizada no Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (CEBIMar-USP), contando ainda com a parceria de grupos de briozoólogos do Brasil e de outros países
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/03/2021
Foto de perfil

Alvaro Jose de Almeida Bicudo

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • lipídios e carnitina em dietas para tilápia do nilo
  • Na maioria dos vertebrados, a oxidação dos ácidos graxos de cadeia longa é estimulada pela presença de carnitina. Com base nos resultados encontrados em vertebrados terrestres, o uso da L-carnitina em peixes tem sido defendido com múltiplos propósitos, dentre os quais como promotor de crescimento. Entretanto, até o presente momento, os resultados obtidos com a L-carnitina na nutrição de peixes têm sido contraditórios, mesmo nos estudos realizados com uma mesma espécie. Muitos são os fatores apontados como responsáveis por esta variação nos resultados obtidos, dentre os quais, a composição nutricional das dietas. Porém, são escassos os estudos para elucidar a composição nutricional das dietas sobre a efetividade da ação da L-carnitina na nutrição de peixes. Portanto, objetiva-se com este projeto avaliar a influência de níveis e fontes de lipídios dietéticos sobre a efetividade da L-carnitina como promotor de crescimento em juvenis de tilápia do Nilo alimentados com rações isentas de alimentos de origem animal. Para isso serão realizados dois ensaios experimentais visando: (i) determinar a melhor relação L-carnitina: lipídios dietéticos e (ii) determinar a influência do perfil de ácidos graxos dietéticos sobre a ação da L-carnitina em tilápias do Nilo. No primeiro experimento, serão formuladas nove dietas experimentais, com três níveis de suplementação de L-carnitina (0, 1000 e 2000 mg kg-1) associados a três níveis de lipídios (6, 9 e 12%). O delineamento experimental utilizado será um fatorial (3×3) inteiramente casualizado, com três repetições por tratamento. No segundo experimento serão formuladas oito rações experimentais, em um delineamento fatorial 4×2 inteiramente casualizado (n=3), sendo quatro fontes de lipídios (óleos de soja, linhaça, girassol e canola) associados a dois níveis de adição de L-carnitina (0 mg kg-1 e a melhor concentração determinada no experimento anterior). Nos dois experimentos serão avaliados parâmetros de desempenho (ganho de peso, índice de eficiência alimentar, índice de consumo alimentar, taxa de crescimento específico, taxa de eficiência proteica), índices morfométricos (fator de condição, índice hepatosomático, relação viscerosomática e relação liposomática), retenção de nutrientes (proteína, lipídios e energia) e composição química (matéria seca, proteína bruta, lipídios e perfil de ácidos graxos) corporal e muscular dos peixes. Também serão avaliados o índice de peróxido (IP) e o índice de oxidação dos lipídeos (TBARS) musculares. O presente projeto justifica-se em função: (i) dos poucos estudos existentes da suplementação da L-carnitina em peixes (em especial com a tilápia do Nilo); (ii) do conhecimento escasso da interação da L-carnitina com outros nutrientes dietéticos em peixes; (iii) dos resultados ainda inconclusivos e contraditórios observados até o presente momento da suplementação de L-carnitina em peixes e (iv) do potencial deste suplemento alimentar em elevar o desempenho dos peixes e reduzir os custos com alimentação. Portanto, conclui-se como necessária a realização de mais pesquisas para confirmar a viabilidade da suplementação da L-carnitina na alimentação de peixes. Este projeto está inserido nas atividades de pesquisa e formação de pessoal de um grupo de pesquisa em nutrição de peixes recém estabelecido no interior do estado de Pernambuco.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Álvaro Krüger Ramos

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • imersões e mergulhos de superfícies em variedades de dimensão 3
  • Esse projeto visa o estudo de alguns problemas que dão continuidade a trabalhos já concluídos ou em andamento dos professores Álvaro Ramos, Patrícia Klaser e Miriam Telichevesky, dentro da Geometria Diferencial e Análise Geométrica. O grupo estuda existência e propriedades de hipersuperfícies mínimas e de curvatura média constante (CMC) em variedades Riemannianas em diferentes situações, tais como variedades de Hadamard, variedades hiperbólicas, grupos de Lie e espaços simétricos.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alvaro Luiz Mafra

Ciências Agrárias

Agronomia
  • carbono e fósforo em nitossolo vermelho em sistema integração lavoura-pecuária com fertilizantes orgânicos e minerais
  • O uso de fertilizantes orgânicos em sistemas de manejo com integração lavoura pecuária pode afetar a dinâmica do carbono e fósforo no solo, aumentando a produtividade das culturas. O objetivo é avaliar teores e frações de fósforo e carbono no solo em resposta à aplicação de fertilizantes orgânicos e minerais. O experimento foi implantado em 2009, em Concórdia, SC, em um Nitossolo Vermelho Eutroférrico típico, em delineamento de blocos casualizados, com tratamentos em fatorial 5 x 3 + 1, com quatro repetições, sendo cinco fontes de fertilizantes, três doses e o controle sem adubação. Os fertilizantes são: três orgânicos camas de aves, dejeto líquido de suínos e composto a partir de dejetos de suínos; dois minerais M1 e M2, combinados com três doses equivalentes a 75, 100 e 125% da recomendação para cultura de interesse, com base no elemento com maior exigência pela cultura. Os tratamentos serão aplicados a campo, em sistema de produção integração lavoura pecuária (iLP), com culturas de milho e soja no verão, e aveia preta e centeio no inverno, sendo a pastagem pastoreada por ovelhas. A amostragem do solo será realizada nas camadas de 0-5, 5-10 e 10-20 cm de profundidade. Serão avaliados densidade do solo, pH em água e SMP, P extraível por Mehlich-1, especiação química de P, fracionamento químico e físico do carbono orgânico e estoque de carbono no solo. O trabalho envolve participação das instituições Embrapa, Instituto Federal Catarinense campus Concórdia e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) campus de Lages, bem como do setor privado, com participação da Empresa Ferticel. Os resultados buscam fornecer subsídios para melhoria agronômica e ambiental relacionada ao uso de fertilizantes orgânicos em sistema iLP.
  • Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Álvaro Luiz Moreira Hypolito

Ciências Humanas

Educação
  • trabalho docente, currículo e gestão
  • O objeto deste estudo é abranger três dimensões articuladas, a saber – Trabalho Docente, Currículo e Gestão, no sentido de compreender como as políticas curriculares afetam e são afetadas pelos modelos gerencialistas e quais seus efeitos sobre o trabalho docente. A ideia é capturar essas relações a partir de estudos sobre a BNCC e sua introdução na rede municipal de ensino; da análise dos modelos de gestão articulados na política educativa nacional e local, assim como efeitos dessas políticas sobre o trabalho docente – por meio da análise de projetos de plano de carreira e políticas de formação, e também a partir de dados produzidos e não analisados em outra investigação.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alvaro Luiz Neuenfeldt Júnior

Engenharias

Engenharia de Produção
  • uma estrutura de mineração de dados de seleção de heurísticas para o problema de empacotamento bidimensional retangular em faixas
  • Para problemas de otimização combinatória, o teorema “No-Free-Lunch” pressupõe que nenhum algoritmo é capaz de resolver de maneira eficiente todas as combinações de características (instância do problema) observadas. Assim, a definição de qual algoritmo melhor se ajusta as características para um problema é uma das tarefas mais complexas no contexto dos problemas de otimização combinatória. Por se tratar de um problema que envolve a combinação de uma série de variantes para a tomada de decisão, uma das formas mais práticas e úteis para tratar/resolver o problema de seleção de algoritmos é com o uso de técnicas de mineração de dados supervisionadas para a busca de padrões entre as variáveis explicativas do problema e as diferentes opções de algoritmos disponibilizados. Inserido neste contexto, o presente projeto tem por objetivo ajustar um modelo de classificação de algoritmos capaz de selecionar, com acurácia, a melhor opção de heurística de acordo com as características de cada instância do problema. O problema de empacotamento bidimensional retangular em faixas foi escolhido para testar a capacidade da metodologia proposta por ser um problema que possui uma ampla difusão no ramo industrial, em especial para o corte de chapas metálicas e tecidos.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alvaro Meneguzzi

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • eletrodeposição de filmes de silanos como pré-tratamento para pintura
  • O custo ambiental de tratamentos de superfícies metálicas a base de cromatos, em função da toxicidade dos íons Cr+6, estimula a busca por alternativas igualmente eficientes e mais ambientalmente amigáveis. Neste contexto, revestimentos a base de silanos são uma possibilidade promissora, uma vez que sua eficiência como pré-tratamento para pintura sobre diversos substratos metálicos já foi verificada. A técnica mais comumente utilizada para a produção de tais revestimentos é, atualmente, a imersão em solução hidroalcoólica de silano, a qual pode resultar em filmes não uniformes, enfraquecendo sua capacidade como barreira para proteção contra a corrosão. Tal dificuldade pode ser superada com o uso da eletrodeposição de silano, que atua como uma ativação da superfície metálica, criando mais sítios para o estabelecimento de ligação entre o silano e o metal. Este estudo visa avaliar a eficiência desta técnica para proteção contra a corrosão e promoção de aderência de revestimentos orgânicos em diversos substratos metálicos, como aço carbono, aço galvanizado, aço inoxidável e alumínio, com o uso de ensaios de polarização potenciodinâmica, espectroscopia de impedância eletroquímica, medida de aderência de revestimento, flexão, resistência ao impacto, corrosão acelerada em névoa salina e microscopia eletrônica de varredura. O aprimoramento dos revestimentos a base de silanos, para o qual esta pesquisa pretende contribuir, pode resultar em impactos ambiental e econômico positivos, decorrentes da substituição da cromatização no tratamento de superfície de metais.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Álvaro Nunes Larangeira

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • a gênese do jornalismo operário feminino no brasil
  • O projeto, tendo por base a exposição da exiguidade de estudos acerca das publicações operárias pela historiografia jornalística no período nascente do gênero, correspondente aos anos 1880-1920, reivindica um lugar próprio dentro da literatura da imprensa operária para o protagonismo feminino. A atividade jornalística desempenhada por mulheres é subalterna inclusive nos raros compêndios do periodismo operário-sindical e eventualmente representada em trabalhos biográficos em áreas afins ao jornalismo, corroborando com o propósito da presente pesquisa de cristalizar, no âmbito do campo da comunicação, uma memória da gênese da participação feminina na imprensa operária brasileira.
  • Universidade Tuiuti do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Álvaro Reischak de Oliveira

Ciências da Saúde

Educação Física
  • efeitos do treinamento intervalado de alta intensidade e/ou de força sobre parâmetros inflamatórios, de estresse oxidativo e metabolismo glicêmico em diabéticos tipo 1
  • O diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é caracterizado pela destruição das células pancreáticas produtoras de insulina por um processo auto-imune, estando associado com condições pró-oxidantes, pró-inflamatórias e um maior risco cardiovascular. Infelizmente, a maioria das pessoas com DM1 não atinge os níveis recomendados de atividade física devido a preocupação com episódios hipoglicêmicos e a falta de tempo. Dessa forma, intervenções com sessões mais curtas e que propiciem um menor risco hipoglicêmico e diversos benefícios sobre a saúde devem ser estimuladas. O objetivo do presente estudo é comparar os efeitos do treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT), do treinamento de força (TF) e da combinação destes (TF+HIIT), sobre parâmetros sanguíneos inflamatórios, de estresse oxidativo e metabolismo glicêmico em diabéticos tipo 1. Serão recrutados para a realização do ensaio clínico randomizado, 27 homens sedentários com DM1 e idade entre 18 e 30 anos. Inicialmente, os indivíduos participarão de um período controle com duração de quatro semanas, no qual serão orientados a manter o nível habitual de atividade física e o padrão alimentar usual. Após, os participantes serão randomizados em três grupos: HIIT, TF ou TF+HIIT, com duração de oito semanas cada, com sessões realizadas três vezes por semana em cicloergômetros e/ou aparelhos de musculação. Antes do período controle e antes e após as intervenções, serão realizadas a análise da composição corporal, teste de repetições máximas e teste cardiorrespiratório, aplicação do registro alimentar de três dias e coletas de sangue (para análise de parâmetros relacionados ao estresse oxidativo, inflamação, metabolismo da glicose, perfil lipídico e renal). Na quarta semana das intervenções, também será realizada coleta de sangue para análise de variáveis sanguíneas, bem como a execução do teste de repetições máximas e do teste progressivo no cicloergômetro para ajustes de cargas. Para comparações antes e após o período controle, será utilizado o teste t pareado de Student ou o teste de Wilcoxon. Será utilizada a análise de variância (ANOVA) de modelo misto (três protocolos vs. três momentos) para comparações entre os protocolos de treinamentos nos diferentes momentos, com a utilização do teste Post Hoc de Bonferroni quando apropriado. Será adotado um nível de significância de 5%.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Álvaro Silva Lima

Engenharias

Engenharia Química
  • utilização de líquidos iônicos na remoção e identificação de pesticidas contidos em matrizes vegetais alimentares
  • O presente projeto visa a utilização de líquidos iônicos de toxicidade desprezível (baseados em colinas) no processo de remoção de pesticidas de matrizes alimentares vegetais (MAV) como alface, tomate e uva, bem como o emprego de líquidos iônicos baseados em glicina-betaína na remoção de pesticidas de soluções extratoras convencionais de eliminação destes compostos de MAV e por fim seu emprego na melhoria da detecção de pesticidas em alimentos. Para tanto serão sintetizados líquidos iônicos a base de colina e avaliados quanto a citotoxicidade, além de sintetizar líquidos iônicos a base de glicina-betaína. Os líquidos iônicos assim obtidos serão empregados nos processos de extração. Serão também estudados a adsorção dos pesticidas utilizando suportes formados por resíduos agroindustriais como casca de camarão (quintina) e sabugo de milho (material lignocelulósico). Todos os processos baseiam-se em alternativas amigáveis com o meio ambiente. O projeto é uma parceria de um conjunto de pesquisadores do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (incluso alunos de doutorado e iniciação científica) com universidades nacionais (Universidade de Sorocaba) e internacionais (Universitet Reims, Franca e Universidade de Aveiro, Portugal).
  • Instituto de Tecnologia e Pesquisa - SE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Álvaro Vilela de Resende

Ciências Agrárias

Agronomia
  • fertilidade do solo, plantio direto e intensificação ecológica para uso eficiente de nutrientes e maior resiliência na produção de grãos
  • Em Minas Gerais, observam-se muitas áreas agrícolas mal manejadas, limitando o potencial produtivo das culturas. Além de ainda persistir grande proporção de lavouras sob preparo convencional do solo, mesmo os agricultores com maior capacidade de investimento tecnológico acabam deixando de lado os preceitos de rotação de culturas, equilíbrio nutricional e conservação da capacidade produtiva do solo. A situação agrava-se no caso de produtores que não podem contar com assistência técnica. Essa fragilização do setor é acentuada pela ocorrência de veranicos e pluviosidade abaixo da média histórica, prejudicando a produção de sequeiro e afetando as reservas de água para a agricultura irrigada. Portanto, é preciso desenvolver e difundir práticas agronômicas que permitam o uso mais eficiente dos fatores de produção, em especial de nutrientes e água. Nesse sentido, o sistema plantio direto com diversificação de espécies (intensificação ecológica) e maior produção de palhada, associado a um manejo de solo que favoreça o aprofundamento radicular, constitui importante estratégia para convivência com as inconstâncias climáticas e otimização do retorno aos investimentos na lavoura. O objetivo do presente projeto é comparar sistemas de produção de grãos em plantio direto com níveis variados de investimento tecnológico, em condições de sequeiro e sob pivô central, a partir de parcelas/faixas de grandes dimensões já implantadas em área experimental da Embrapa Milho e Sorgo na safra 2014/2015. Os sistemas de produção, plausíveis para as condições edafoclimáticas da região Central de Minas Gerais, envolvem a soja e o milho em rotação, combinados com a inclusão de braquiária para produção de palhada e com níveis de investimento tecnológico em adubação e outros tratos culturais utilizados por agricultores tecnificados, além dos sistemas em monocultivos (tratamentos controles). Os diferentes sistemas serão monitorados ao longo do tempo para aquisição de dados de desempenho técnico e econômico, produção de palhada, evolução de atributos químicos, físicos e biológicos do solo, eficiência de uso de nutrientes e produtividade da água, para comprovação de benefícios em médio e longo prazos. Os resultados deste projeto permitirão validar e difundir alternativas de sistemas de culturas e práticas de manejo que proporcionem maior eficiência de uso de insumos e melhor aproveitamento de água, conferindo maior sustentabilidade de cultivos em sequeiro e sob irrigação frente às inconstâncias climáticas.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alyne Toscano Martins

Engenharias

Engenharia de Produção
  • estudo do problema de dimensionamento e sequenciamento de lotes com limpezas temporais
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alysson Luiz Stege

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • os efeitos do capital humano no crescimento da agropecuária nas microrregiões brasileiras entre os anos de 1980 a 2017
  • O crescimento econômico é perseguido tanto por países desenvolvidos quanto por países em desenvolvimento. Pode-se dividir em três os fatores que levam ao crescimento econômico: estoque de capital, estoque de capital humano e as mudanças tecnológicas. Existe uma lacuna na literatura nacional de trabalhos que analisam o papel do capital humano no crescimento econômico para setores específicos, em especial para setor agropecuário brasileiro. Neste contexto, a presente pesquisa analisa a contribuição do capital humano no crescimento da agropecuária brasileira para as microrregiões brasileiras entre os anos de 1980 a 2017, considerando o espaço na análise, isto é, utilizando modelos econométricos de dados em painel espacial.
  • Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Álysson Raniere Seidel

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • investigação do desempenho de sistemas eletrônicos com funcionalidades especiais para o acionamento de diodos emissores de luz (leds)
  • Nesse projeto, pretende-se desenvolver sistemas eletrônicos de iluminação artificial baseados em LEDs, com alto fator de potência, elevado rendimento e longa vida útil, considerando operação com alimentação universal, e com controle da intensidade luminosa dos LEDs. A prolongada vida útil dos LEDs, maior do que 60.000 horas [1] justifica uma análise do sistema eletrônico (driver) utilizado para o acionamento destes, considerando sua confiabilidade e consequentemente sua vida útil. Visto que os semicondutores de potência e capacitores eletrolíticos, presentes no driver, são os componentes mais vulneráveis a falhas e dado que, a maioria dos drivers não apresentam redundância [2], passa a ser necessário implementar alterações no driver com objetivo de aumentar sua a confiabilidade. Dessa forma, propõe-se reduzir/eliminar capacitores eletrolíticos, os quais em geral apresentam vida útil entre 6.000 e 12.000 horas em condições extremas de operação, bem menor que a dos LEDs e tornam-se um dos fatores limitantes na vida útil dos drivers [1], [2]-[6]. Além disso, por outro lado, serão investigados os efeitos da redução da capacitância que podem proporcionar aumento ou decréscimo de esforços nos semicondutores associados a topologia do conversor empregado em cada estágio de conversão. Assim, sendo possível comparar o desempenho da topologia operando com capacitância nominal e capacitância reduzida. Ainda, pretende-se avaliar os parâmetros de projeto e suas relações com os indicies de desempenho da topologia. Uma vez avaliados os índices de desempenho do driver, e sua relação com os parâmetros de projeto, pretende-se e justificar a escolha de parâmetros de projeto que conduzem o driver a operar de forma otimizada (otimizar os índices de desempenho em função dos parâmetros de projeto). Parâmetros de projeto como: tensão média de barramento, ondulação da tensão de barramento, mínima capacitância de barramento, método de controle de fluxo luminoso, tipo de compensadores e modos de condução de corrente para fins de PFC, e demais parâmetros que são função da topologia empregada. Por fim, através destas investigações, pretende-se inicialmente concluir qual a real influência sobre o driver a operação com reduzidas capacitâncias. Além disso, pretende-se definir/concluir a influência de cada parâmetro de projeto sobre o desempenho do driver. Desta forma, com base nos índices de desempenho, será justificado quais são os parâmetros de projeto e seus respectivos valores, para se obter o melhor desempenho de determinada topologia.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020