Projetos de Pesquisa

 

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Daniela Estelita Goes Trigueros

Engenharias

Engenharia Química
  • tratamento de efluente de alta carga orgânica aplicando reações de oxidação avançada
  • Visando à obtenção de parâmetros físico-químicos abaixo dos valores padrões de descarte em corpos hídricos conforme as legislações ambientais brasileiras, este projeto consiste em um amplo estudo acerca do tratamento de efluente com elevada carga orgânica aplicando reações de oxidação avançada. A partir de um número planejado de ensaios, pretende-se atingir a região de maximização de respostas experimentais de remoção de Demanda Química de Oxigênio (DQO) e Carbono Orgânico Total (COD), aplicando-se o planejamento de experimentos conhecida por Box-Behnken Design (BBD) nos ensaios de fotocatálise, com emprego de óxido de ferro suportado em carvão ativado e em zeólita; e nos ensaios de foto-Fenton (UV/H2O2/Fe2+) isolados e combinados à eletrocoagulação. Para cada tratamento, estima-se a execução de 17 ensaios planejados (BBD 33) para a determinação da região de maximização de ambas as respostas DQO e COD; seguidos de 3 ensaios independentes para a certificação das condições experimentais de maximização da superfície de ambas as respostas. O tratamento também será feito por eletrocoagulação, a partir de 17 ensaios planejados (BBD 33), acrescidos de 3 ensaios independentes. Pela proposta de combinação de ambos os processos (UV/H2O2/Fe2+ e eletrocoagulação) pretende-se definir um planejamento com 7 ensaios (BBD 32), além de 3 ensaios experimentais independentes. Com isso, estima-se a execução do total de 110 ensaios de tratamento do efluente com o uso do planejamento experimental e da otimização por programação matemática, cuja finalidade é alcançar as respostas que apresentem viabilidade econômica e ambiental, confirmando as melhores condições experimentais em ensaios independentes. De acordo com os valores obtidos paras as respostas experimentais remoção de DQO e COD, as melhores condições experimentais dos processos foto-Fenton em sistema homogêneo e heterogêneo, e eletrocoagulação, e também da combinação da eletrocoagulação após a reação foto-Fenton, serão comparados e avaliados quanto ao alcance dos limites de descarte estabelecidos pelas legislações ambientais. Ao final, pretende-se mostrar a segurança ambiental do descarte das diferentes amostras tratadas, uma vez que bioensaios com Artemia salina serão executados como indicativo de toxicidade aguda do efluente. Uma das expectativas do projeto está na determinação de uma metodologia simples e de baixo custo para a síntese e caracterização de catalisadores de ferro, que ao serem suportados comprovem alta eficiência, viabilidade econômica e ambiental no tratamento de efluentes de alta carga orgânica por reação oxidativa avançada.
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Daniela Fernandes Ramos

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • compostos marinhos como fonte de novos antibióticos
  • O aumento do problema da multidroga resistência (MDR) em microrganismos de importância clínica tem representado uma ameaça no controle destas infecções, levando a atenção no desenvolvimento de novas drogas devido à escassez de alternativas terapêuticas no combate a essas cepas resistentes. Os produtos naturais têm sido usados como matéria-prima na síntese de substâncias complexas de interesse farmacológico, inclusive levando a descoberta de muitas drogas clinicamente úteis no tratamento das doenças infecciosas. Estudos com produtos naturais marinhos, especialmente oriundos de microalgas, tornaram-se atrativos devido à presença de metabólitos secundários que tem tido bioatividade comprovada. A bioprospecção de metabólitos secundários produzidos por microalgas é uma importante estratégia para a investigação de produtos bioativos de microalgas com atividade antimicrobiana a fim de identificar compostos candidatos a fármacos para o tratamento de algumas doenças infecciosas.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Daniela Finco

Ciências Humanas

Educação
  • pedagogia das diferenças de gênero para a educação da primeira infância: diálogos brasil-itália
  • O presente projeto de pesquisa busca investigar a perspectiva de gênero na educação da primeira infância e na formação docente, identificando as possíveis articulações entre as políticas públicas da Itália e do Brasil. Será desenvolvido a partir da análise das produções voltadas para a intersecção entre gênero, formação docente na Educação Infantil e políticas públicas. A natureza da pesquisa tem caráter acadêmico e apóia-se em dois procedimentos principais: pesquisa bibliográfica e intercâmbio com centros italianos de pesquisas e pesquisadoras/es da área. A formação docente no campo da Educação Infantil e gênero aponta para desafios da aplicação prática dos princípios de igualdade de gênero e cidadania que assegurem o reconhecimento de novos valores ligados à masculinidade e feminilidade, apontados pelas políticas públicas nacionais e internacionais. Desse modo, este projeto de pesquisa procura investigar os desafios para a construção de uma “Pedagogia das diferenças de gênero”, repensar as práticas educativas de emancipação das relações de gênero, os processos de formação docente, o respeito e valorização da diversidade e favorecer práticas de ativismo político.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Daniela Franco Carvalho

Ciências Humanas

Educação
  • ciência na escola e no museu: as obras de arte contemporânea como base para a argumentação e construção de conhecimentos
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • 12/08/2019-30/11/2021
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Daniela Lazzaro

Ciências Exatas e da Terra

Astronomia
  • o projeto impacton e o observatório astronômico do sertão de itaparica:investimentos para consolidação.
  • O presente projeto visa dar continuidade aos estudos em andamento que objetivam uma melhor compreensão da formação e evolução do nosso Sistema Solar através do estudo dos pequenos corpos, em particular aqueles em órbita próxima da Terra. Todos os dias a Terra é bombardeada por fragmentos de cometas e asteroides que atravessam a atmosfera, alguns deixando apenas um rastro luminoso, os meteoros, outros chegando a colidir com o solo. Neste caso, dependendo da velocidade de ingresso na atmosfera e do tamanho do objeto, o resultado pode ser tanto um fragmento remanescente, um meteorito, quanto uma grande cratera ou uma catástrofe. O estudo das propriedades físicas de asteroides, cometas e meteoros permite obter informações sobre os caminhos e processos que levam objetos a colidirem com a Terra. O projeto IMPACTON (Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra no Observatório Nacional), iniciado em 2006, surgiu da necessidade de se dispor de uma infraestrutura de pesquisa dedicada ao estudo das propriedades físicas de pequenos corpos do Sistema Solar. O projeto visou primeiramente à implantação de um observatório dedicado a essa área de estudo, com ênfase particular nos objetos em órbitas próximas da Terra, considerados potencialmente perigosos pela possibilidade de colisão com esta. Assim, foi instalado o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), em operação desde 2011, o qual conta com um telescópio de 1-m e equipamentos necessários para a operação remota a partir do Rio de Janeiro. Desde então observações vem sendo realizadas regularmente dando origem a resultados científicos publicados em revistas internacionais indexadas, além da formação de alunos de pós-graduação e de pessoal técnico, do estabelecimento de cooperações internacionais e nacionais e do desenvolvimento de atividades de divulgação científica no Semiárido Brasileiro. Trata-se, na presente proposta, de prover recursos para ampliação e atualização da infraestrutura física do OASI e consolidação das atividades de extensão na região. Especificamente, são solicitados recursos para: a) melhoria na infraestrutura de informática do projeto a qual está se tornando obsoleta, b) uma câmera all-sky para aprimoramento das observações remotas, c) dez câmeras completas para a ampliação da rede de vídeo-monitoramento de meteoros, instalada na região Nordeste a partir do OASI, d) uma bolsa de Iniciação à Extensão (IEX), para fortalecimento das atividades de extensão e divulgação científica na região, e e) uma bolsa de IC para análise das condições de seeing do OASI a partir dados obtidos desde o início do projeto IMPACTON. No que se refere à melhoria da infraestrutura de informática do projeto, vale inicialmente ressaltar que a atual foi adquirida com recursos obtidos na chamada CNPq/Universal-2008, ou seja, ha dez anos atrás. Na época foram compradas duas servidoras para tratamento de dados, uma instalada no ON e outra no OASI, e um Disk-Storage com capacidade para armazenar a grande quantidade de dados prevista para ser obtida pelo projeto. Entretanto, com o passar dos anos diversos discos foram sendo danificados por motivos diversos, e a capacidade de armazenamento está chegando num nível crítico. Um novo Disk-Storage garantiria a capacidade de armazenamento de dados para os próximos 10 anos enquanto uma nova servidora permitiria um processamento mais rápido e eficiente. Quanto à rede de vídeo-monitoramento de meteoros, esta começou a ser instalada em parceria com a rede EXOSS em 2015, inicialmente com apenas uma câmera no OASI. Entretanto, para determinar a órbita dos meteoros e bólidos que entram na atmosfera terrestre, informação fundamental para melhor entender sua proveniência e quantificar o perigo, são necessárias pelo menos duas câmeras a uma distância máxima de 300km entre si. Neste sentido foi formulado o projeto de uma rede-OASI, a qual seria integrada por órgãos públicos de ensino e pesquisa da região Nordeste e através de cooperações formais. Atualmente mais três câmeras se encontram instaladas uma em Recife, uma em Campina Grande, e uma em Pesqueira. Para podermos alcançar uma boa cobertura na região e assim melhorar o retorno científico, serão necessárias pelo menos outras dez câmeras, objeto do presente projeto. No que diz respeito às atividades de extensão, o ON assinou Acordos de Cooperação com instituições de ensino e pesquisa do Estado de Pernambuco, e também com o Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTIC), com forte ênfase no desenvolvimento de atividades de popularização da ciência, capacitação para estudantes de cursos técnicos e sustentabilidade ecológica do projeto na região. A bolsa solicitada no presente projeto visa a criação de um núcleo local para atividades de extensão no OASI, envolvendo instituições de ensino. O bolsista IEX será capacitado para atuar na mediação com os atores locais para construção de uma agenda de atividades.
  • Observatório Nacional - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Daniela Lopes Gomes

Ciências da Saúde

Nutrição
  • monitoramento do estado nutricional da população brasileira atendida na atenção primária à saúde: representatividade, cobertura, confiabilidade e qualidade dos dados obtidos por meio do sisvan
  • O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) pode possibilitar o diagnóstico nutricional de populações e fornecer dados para avaliação e implementação de políticas de saúde, alimentação e nutrição. No entanto, atualmente há uma falta de padronização da coleta, que dificulta a transmissão dos dados coletados. Estes apresentam uma baixa qualidade e não há estudos de validação para aumentar a confiabilidade das informações. Estes dados, por sua vez, não são representativos da população brasileira, o que dificulta a utilização dessas informações para a elaboração, implementação e avaliação de políticas púbicas de saúde e nutrição. Neste contexto, este projeto objetiva propor uma metodologia de análise da qualidade dos dados inseridos no SISVAN. Pretende-se também estimar o número mínimo de pessoas a serem avaliadas no SISVAN para que as prevalências dos desvios nutricionais sejam representativas da população atendida na Atenção Primária à Saúde. A metodologia do projeto foi dividida em 2 etapas. Etapa 1: Analisar a qualidade de dados antropométricos registrados no SISVAN; Etapa 2: Estimar o número mínimo de pessoas a serem avaliadas no SISVAN. Pretende-se utilizar as dimensões em três categorias: (i) Informação, (ii) Comunicação e (iii) Segurança. Este agrupamento de dimensões irá permitir a categorização e planejamento das atividades nas esferas municipais, estaduais e Federal. Será desenvolvido ainda um modelo estatístico para estimar as variações da população nos critérios antropométricos de estado nutricional, de maneira representativa da população. Para estimar o tamanho de amostra ão estimadas as proporções por meio de estimativas confiáveis da proporção de interesse na população, baseando-se em inquéritos nacionais já realizados e dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Além disso, será criada uma ferramenta de exibição de relatórios, parte da necessidade de socializar as faixas de tendências que poderão ocorrer, dada as condições de representatividade e confiabilidade dos dados
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 06/01/2020-31/01/2022
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Daniela Lopes Scarpa

Ciências Humanas

Educação
  • múltiplos contextos de aprendizagem docente na reforma curricular de são paulo: contribuições para a formação de professores de ciências
  • Vide projeto anexo
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 12/08/2019-30/11/2021
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Daniela Maeda Takiya

Ciências Biológicas

Zoologia
  • diversidade e conservação de hemiptera (insecta) da caatinga
  • A destruição e fragmentação de áreas naturais é considerada responsável pela extinção de espécies em uma taxa atual que é ordens de magnitude maior que taxas normais de extinção ao longo do tempo. Em um cenário de tamanha ameaça para a fauna e as populações humanas, estudos taxonômicos e faunísticos são fundamentais não só do ponto de vista da geração de conhecimento de base para outras áreas da ciência, mas também como ferramenta para manejar e conservar a biodiversidade. O presente projeto foca na ordem Hemiptera que compreende em torno de 10% de todos os insetos conhecidos, incluindo cerca de 89.000 espécies. Os hemípteros apresentam imensa diversidade de modos de vida e ocupam uma ampla gama de hábitats. Além de seu papel ecológico fundamental, diversos grupos possuem grande importância econômica ou médica. Até o momento, 8.808 espécies válidas de hemípteros foram registradas no Brasil, mas apenas 440 possuem registro na Região Nordeste, o que está intimamente ligado ao virtual desconhecimento da fauna da Caatinga. Tal panorama somente pode ser superado com a realização de coletas direcionadas e desenvolvimento de estudos taxonômicos por especialistas, como propõe-se neste projeto. Ademais, os novos registros geográficos levantados no presente projeto serão utilizados para estimar a distribuição potencial de espécies focais da Caatinga em associação com variáveis ambientais. Resultados dessas estimativas serão usados para inferir sobre endemismos ou indicar áreas prioritárias para a conservação. Tais informações são subsídio essencial para os planos de manejo de UCs e avaliação do risco de extinção das espécies estudadas. A Caatinga é um mosaico de xerófitas, plantas decíduas, arbustivas e florestas secas que cobre a maioria do Nordeste brasileiro e partes do nordeste de Minas Gerais. Atualmente é considerado que pelo menos entre 30,4% e 51,7% da Caatinga já foi alterada devido a atividades humanas. O que resta dos ecossistemas naturais da Caatinga é altamente fragmentado, sendo que os remanescentes florestais não estão distribuídos em um único grande bloco e sim em muitos fragmentos de diferentes tamanhos. A medida que as áreas naturais se tornam menores e mais fragmentadas, se torna ainda mais importante entender a dinâmica evolutiva das populações nessas áreas para efetivamente manejar e preservar espécies. Nesse contexto, o presente projeto visa aumentar o conhecimento da diversidade taxonômica e genética de espécies de insetos da ordem Hemiptera na Caatinga, especificamente aquelas ocorrentes em quatro Unidades de Conservação, a Estação Ecológica de Aiuaba, o Parque Nacional da Serra das Confusões, o Parque Nacional do Catimbau e o Parque Nacional da Chapada Diamantina. Dentre as metas do presente projeto estão o aumento das coleções biológicas nacionais incluindo espécimes de hemípteros de áreas nunca antes representadas; a descrição de táxons novos descobertos nessas áreas; a elaboração de listas de espécies de hemípteros das respectivas UCs e seus estados; a análise genética populacional de duas espécies de hemípteros ocorrentes nas quatro UCs estudadas; a geração de modelos de distribuição potencial para espécies estudadas; a delimitação de áreas prioritárias para conservação de hemípteros na Caatinga; e a divulgação da importância das UCs para preservação da biodiversidade da Caatinga e a desta para o bem-estar das populações locais.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 11/12/2017-31/12/2020
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Daniela Maria do Amaral Ferraz Navarro

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • estudo do modo de ação de larvicidas de aedes aegypti utilizando quantum dots como biomarcadores luminescentes
  • Neste trabalho será realizada a síntese via eletroquímica de Quantum Dots usando estabilizantes atóxicos, tais como glutationa, cistiamina, cisteína e óleos fixos extraídos de babaçu e côco como. Os Quantum Dots preparados serão acoplados a lectina (que são larvicidas para Aedes aegypti) e usados como biomarcador nas larvas, buscando um estudo do modo de ação por imagens de microscopia. Os quantum dots sintetizados e associados aos agentes larvicidas serão caracterizados através de técnicas de análise (espectroscopia UV-Vis, fluorescência, raios-X, microscopia eletrônica de varredura etc). O caráter verde do processo de síntese possibilitará a aplicação biológica dos QDs obtidos sem a necessidade de purificações posteriores. O modo de ação da lectina larvicida será estudado de acordo imagens obtidas por microscopia de fluorescência e confocal.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Daniela Maria Rocco Carneiro

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • desenvolvimento de um aplicativo mobile como estratégia de fortalecimento do empreendedorismo social e da economia criativa em uma comunidade da periferia de belo horizonte/mg
  • A principal finalidade do presente projeto é desenvolver e prover acesso gratuito de um Aplicativo mobile (App) com base em dados e informações sobre o Bairro Primeiro de Maio, localizado na região Norte de Belo Horizonte/MG. A referida comunidade pode ser considerada como um pequeno cluster cultural, por congregar diversos músicos, compositores, cantores, pintores, escultores, artesãos, poetas, entre outros, assim como estúdios de gravação e ações coletivas que referenciam diversas manifestações culturais, como o hip hop, teatro, dança e grafitismo. Inclusive, o Bairro conta com artistas de renome nacional e internacional, a exemplo do músico, cantor e compositor Zeca Baleiro (ex-morador do Bairro), Maurino de Araújo (escultor de madeira no estilo expressionista barroco que reside no Bairro e que já expôs seu trabalho em várias partes do mundo) e Maurício Tizumba (cantor, compositor, músico e ator que morou no Bairro e atualmente lidera o Tambor Mineiro, famoso grupo de percussão cujo foco cultural é o congado brasileiro). A abordagem adotada neste trabalho é a quali-quantitativa, cuja natureza é aplicada e descritiva, com uso basicamente de pesquisa-ação e survey, pois estão previstas no escopo do projeto, dentro do prazo de dezoito meses, visitas ao Bairro para a coleta e análise de dados e informações que subsidiarão, por sua vez, o desenvolvimento do App sobre a própria comunidade. Além dessa produção espera-se, dentre os resultados da pesquisa, a disponibilização gratuita de um e-Book sobre a comunidade, a divulgação desses recursos tecnológicos (App e e-Book) em um evento de lançamento, a publicação de artigos em periódicos científicos e a participação em eventos técnico-científicos para a disseminação do conhecimento produzido na comunidade acadêmica. Vale destacar que o grau de inovação deste trabalho é extremamente significativo, principalmente por se tratar do primeiro App a ser lançado a partir de uma comunidade da periferia da capital mineira que possui, por sua vez, um forte potencial para o desenvolvimento do empreendedorismo social e da economia criativa. Embora enfrente desafios como violência, criminalidade, problemas no acesso das vias e limpeza urbana, o Primeiro de Maio, por meio deste projeto, pode ser beneficiado não só pela conexão entre as pessoas, como também pela valorização artístico-cultural, maior engajamento socioambiental, fortalecimento das redes sociais e coletivos urbanos presentes na região e aumento da autoestima dos moradores. Esses e outros benefícios estão alinhados inclusive com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ONU), que correspondem a uma sociedade e economia mais sustentáveis.
  • Universidade do Estado de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Daniela Meirelles Andrade

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • ações empreendedoras na educação pública municipal
  • O empreendedorismo surgiu há muito tempo, numa perspectiva de comercialização, no início das civilizações, para proporcionar e estimular o avanço das mesmas.A discussão do empreendedorismo perpassa por no mínimo duas abordagens que são a econômica (Schumpeter) e a comportamental (McCleland). Ambas abordagens, em seus estudos preliminares focam no sujeito como o responsável pelos atos heroicos vinculados ao empreendedorismo. A abordagem econômica fundamenta-se na inovação radical, a qual é gerada pela destruição criativa, já a comportamental baseia-se nas características do comportamento empreendedor. Schumpeter em sua obra "Bio cycle" introduz uma nova vertente para discutir a temática do empreendedorismo que consiste na perspectiva da ação entre os diferentes indivíduos, além da interlocução destes com as diferentes partes da estrutura e do contexto organizacional. Berglund (2005), Watson (2013), Watson e Speadle (2014) introduzem o conceito de ação empreendedora. Por esta perspectiva, a ação empreendedora pode observada/realizada a partir da interação entre os indivíduos e o contexto nos quais estão inseridos. Ainda, partindo do princípio de que os diferentes contextos são constituídos por diferentes práticas e instituições, ação empreendedora está relacionada com a desinstitucionalização de práticas que estão sedimentadas em um contexto organizacional. O O empreendedorismo pode emergir em diferentes contextos organizacionais, por diferentes motivos e por diferentes atores, quais sejam: o empreendedorismo público, o social, o corporativo, o intraempreendedorismo, por necessidade, por oportunidade, entre outros. O empreendedorismo público se assemelha ao empreendedorismo corporativo, o qual relaciona-se com inovações e melhorias de processos, produtos e serviços no interior de uma organização. O empreendedorismo público pode acontecer pela viabilização de uma política pública, a qual pode incentivar a criação e a implementação de novas empresas, a fim de proporcionar o desenvolvimento local, por meio da geração de emprego e renda ou também por meio de políticas internas ou externas, as quais tem como foco a viabilização de novas práticas, desde ações modestas que não envolvem a criação de leis até aquelas mais complexas, as quais demandam uma estrutura organizacional interna mais robusta. Por outro lado, o empreendedorismo social tem como foco desenvolver ações que possam viabilizar projetos para atender ao interesse público, por meio de serviços que muitas vezes deveriam ser prestados/oferecidos pelo governo. Neste sentido as organizações do terceiro setor se articulam para preencher tal demanda e por meio de parcerias públicas e privadas viabilizam a prestação de serviços a fim de atender ao interesse público. Entre estes serviços podemos incluir as APAE's, as associações de dependentes químicos, entre outras. O intraempreendedorismo é uma vertente do empreendedorismo onde o olhar é interno à organização, ou seja, pessoas internas, não o fundador ou o idealizador do negócio, geram melhorias, desenvolvem ou criam práticas inovadoras. Assim, para que o empreendedorismo aconteça é fundamental que ocorra o processo de desinstitucionalização da ordem vigente, na qual é necessário inicialmente quebrar a ordem vigente, ou seja, o que está institucionalizado, a fim de criar um novo padrão. Para isso inovar e aprender são práticas que devem ser valorizadas. Em essência inovar é quebrar o padrão, ou mesmo criar uma nova lógica ou maneira para prestar um serviço ou desenvolver um produto e, para isso é necessário aprender. O aprendizado acontece por meio de um conhecimento formal, o que é possível ao fazer um curso ou assistir à uma aula, entre outros. O aprendizado também pode acontecer pela experiência, o que envolve um processo de tentativa e erro. Ele pode acontecer por meio da prática, onde ocorre a troca de conhecimento entre os pares envolvidos no processo. No Brasil, foi a partir de 1990 que o empreendedorismo público começou a ser discutido. Tal fato se deu em decorrência da reforma da administração pública, que foi inspirada em práticas do setor privado, com foco nos objetivos e mais flexibilidade em suas ações (VALADARES; EMMENDOERFER, 2015). Entretanto, a ocorrência de práticas empreendedoras na gestão pública brasileira se mostra um desafio aos gestores públicos, diante dos entraves burocráticos e sistema de punição aos erros. Nesse contexto, este trabalho tem como propósito estudar o empreendedorismo no setor público, por meio da teoria da ação empreendedora, onde o objeto de estudo é o setor de educação, mas especificamente as secretarias municipais de educação, as quais serão investigadas, a partir da implementação do Plano Nacional de Educação (PNE). Diante disso, este projeto tem como objetivo assegurar a continuidade das políticas educacionais e articular as ações da União, dos estados e dos municípios, ao mesmo tempo em que preserva a flexibilidade necessária para fazer face às contínuas transformações sociais. O Plano procura traduzir, em termos de metas claras e objetivas, os princípios norteadores da educação nacional que foi formulado com base na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases (1996), de forma a concretizar os objetivos consagrados nestes documentos. O plano estabelece prioridades que contemplam a diminuição das desigualdades sociais e regionais, a universalização da formação escolar mínima compatível com as necessidades da sociedade democrática moderna, a elevação global do nível de escolaridade da população e a melhoria geral da qualidade do ensino (INEP, 1998). Nesse sentido, esta pesquisa busca responder a seguinte questão: Como ações empreendedoras influenciam na implementação do plano nacional de educação de municípios localizados no sul e no campo das vertentes de Minas Gerais?
  • Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Daniela Parada Pavoni

Ciências Biológicas

Genética
  • desenvolvimento de um método de genotipagem baseada em sequenciamento em larga escala para estudo da genética de artrite reumatoide
  • Atualmente, o grande desafio da genética humana é a identificação dos fatores de susceptibilidade aos fenótipos complexos, como doenças psiquiátricas, neoplasias e doenças autoimunes. Enquanto a maioria dos genes responsáveis pelos distúrbios monogênicos já foram identificados, os genes responsáveis pelos caracteres multigênicos têm tido sua identificação mais morosa. Isto porque estes genes têm, cada um, uma pequena contribuição na geração do fenótipo, sendo identificados, muitas vezes, apenas com uma amostragem muito grande. Mais importante, a grande maioria dos genes envolvidos não é essencial para o desenvolvimento do fenótipo, fazendo com que cada estudo populacional possa identificar um conjunto diferente de genes de predisposição. E ainda, como na maioria de doenças de etiologia complexa, fatores ambientais também têm demonstrado um papel no estabelecimento do fenótipo (caracteres multifatoriais). Por conseguinte, a realização de vários estudos com populações com diferentes backgrounds genéticos é essencial para a elucidação do amplo cenário biológico. As abordagens para identificação de genes de susceptibilidade/proteção a doenças autoimunes variam desde aquelas em que se estudam genes candidatos, em uma abordagem em pequena escala, nos quais poucos genes são escolhidos e tipados, até os estudos de GWAS (genome-wide association studies), nos quais todo o genoma (ou exoma) da coorte é sequenciada. Com o barateamento dos custos do sequenciamento e com o desenvolvimento de tecnologias que sequenciam em larga escala, cada vez mais, estes estudos são realizados. Estudos GWAS têm sido muito importantes para a identificação de regiões desconhecidas associadas à predisposição/proteção às patologias. Enquanto, no primeiro caso, a quantidade de informações obtidas é muito limitada, no segundo, embora o sequenciamento do nucleotídeo seja cada vez mais barato, os custos ainda são bastante elevados (ainda mais se considerarmos que a maior parte do genoma não é informativa para a patologia em questão). Atualmente, abordagens que mesclam vantagens de uma e outra, baratas e escalonáveis, são necessárias, com o intuito de genotipar as regiões relevantes do genoma para a patologia em questão. A artrite reumatoide é uma doença autoimune crônica caracterizada pela inflamação das articulações que, na ausência de intervenção medicamentosa, pode ocasionar lesões incapacitantes e irreversíveis associadas a uma considerável morbidade. Medicamentos de todas as categorias preconizadas em protocolos aceitos mundialmente para tratamento são disponibilizados pelo SUS. A população Menonita é uma população anabatista com histórico de isolamento genético com pelo menos três de eventos gargalos de garrafa desde a idade média. Avaliações iniciais identificaram, nos grupos Menonitas no Brasil, que a prevalência de artrite reumatoide é 8 vezes maior que a descrita para a população brasileira. O estudo de populações isoladas apresenta algumas características vantajosas da identificação de genes de susceptibilidade. O conjunto alélico é mais restrito que na população geral, devido a eventos de gargalo de garrafa. Embora possam ser perdidas algumas variantes gênicas que tenham um papel no estabelecimento de fenótipos complexos, as que de fato estão conferindo susceptibilidade à doença naquele isolado podem mais facilmente serem identificadas devido à sua frequência maior. O objetivo da presente proposta é desenvolver uma metodologia barata e sensível e que possa avaliar simultaneamente muitos genes em um grande número de amostras, baseada no sequenciamento em larga escala de um painel de amplicons direcionado para artrite reumatoide.
  • Fundação Oswaldo Cruz - PR - Brasil
  • 05/12/2019-31/12/2021
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Daniela Regina Molini-Avejonas

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • sensibilidade e especificidade da triagem fonoaudiológica infantil – abfw
  • É importante que os profissionais da saúde conheçam a prevalência, a incidência, e os fatores de risco para uma determinada doença, na comunidade, a fim de alocar recursos suficientes para controlar os problemas associados a tal doença. Os inquéritos populacionais são instrumentos utilizados como subsídios à formulação e avaliação das políticas públicas, tornando-se crescente a sua utilização nos diversos países como ferramenta de apoio ao planejamento em saúde. Objetivos: identificar crianças com possíveis alterações de linguagem por meio da aplicação do protocolo PIFRAL e do PDL; realizar a triagem fonoaudiológica destas crianças através do ABFW-Triagem (que está sendo proposto para essa pesquisa); avaliar todas as crianças pelo teste de linguagem ABFW; estabelecer a especificidade e sensibilidade do ABFW-Triagem. Método: este estudo será desenvolvido, inicialmente, com 500 crianças pertencentes à microrregião Butantã/Jaguaré e atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde do Jardim São Jorge e Eng. Guilherme Henrique Pinto Coelho (Vila Dalva), e Centro de Saúde Escola Samuel B. Pessoa (Butantã), onde já existe a Estratégia de Saúde da Família estabelecida, divididas em sete grupos, de acordo com a faixa-etária e escala de desenvolvimento de linguagem estabelecida pela ASHA (2006). Serão aplicados questionários com os pais ou responsáveis das crianças e, de acordo com as respostas obtidas, as crianças serão encaminhadas para acompanhamento e/ou avaliação fonoaudiológica completa. Posteriormente, as avaliações fonoaudiológicas serão comparadas com as respostas obtidas nos protocolos para que a sensibilidade deste instrumento seja estabelecida.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Daniela Riva Knauth

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • contextos de vulnerabilidade ao hiv entre jovens de camadas populares: um estudo multicêntrico em cinco cidades do brasil
  • Os dados do Ministério da Saúde indicam um aumento na taxa de detecção de Aids entre os homens mais jovens, especialmente na faixa de 15 a 24 anos. Observa-se também o crescimento de notificações de outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a sífilis na faixa etária de 13 a 19 anos. Frente a este cenário, o presente estudo tem por objetivo geral compreender os contextos de exposição ao HIV e outras ISTs de adolescentes e jovens (15 a 19 anos) no âmbito comunitário e identificar a diversidade regional no nível do próprio território neste segmento da população. Busca-se comparar os contextos comunitários de cinco cidades brasileiras: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Manaus. O presente estudo se configura enquanto uma pesquisa de tipo formativa, isto é, que utiliza prioritariamente metodologia qualitativa de investigação a fim de obter dados que possam auxiliar o desenvolvimento de intervenções. A fim de dar conta dos diferentes objetivos do estudo, serão utilizadas diferentes técnicas de coleta de dados. Utilizaremos a observação etnográfica para mapear as áreas de interação social. As concepções sobre risco, HIV/Aids, estratégias de prevenção acionadas e relação com os serviços de saúde serão apreendidas através de entrevistas semiestruturadas com adolescentes e jovens. A fim de identificar as estratégias de intervenção mais eficazes para o público jovem, serão realizados grupos focais com adolescentes e jovens. A pesquisa será realizada em comunidades da região periférica das cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Manaus (em Porto Alegre e São Paulo estudo semelhante já foi desenvolvido e os dados serão comparados com os das três cidades em estudo). No Rio de Janeiro, a pesquisa será feita em uma das comunidades da Maré; em Salvador no Bairro de Arenoso em Manaus no bairro Educandos. Os dados das observações etnográficas serão registrados em diários de campo em meio digital. As entrevistas semiestruturadas e os grupos focais serão registrados em áudio e serão transcritos na íntegra. Todos os dados serão categorizados a partir dos objetivos do estudo e das categorias teóricas que orientam a pesquisa, tais como sociabilidade, gênero, sexualidade, risco, entre outras. Buscar-se-á também nos dados temas emergentes, isto é, que tenha surgidos no contexto empírico do estudo. Os dados serão analisados de forma comparativa considerando os cinco municípios, buscando aspectos comuns e as especificidades de cada contexto. O presente projeto terá como resultado principal analisar os contextos de vulnerabilidade ao HIV e outras ISTs de adolescentes e jovens no âmbito comunitário e identificar as diversidades existentes entre as regiões e no próprio território. Este estudo tem potencial para subsidiar o planejamento de ações de prevenção do HIV direcionadas à população jovem nos municípios nos quais a pesquisa será desenvolvida. Outro resultado esperado do estudo é o desenvolvimento de estratégias mais efetivas para facilitar o acesso a informações sobre sexualidade, infecções sexualmente transmissíveis e Aids, formas de disponibilização e divulgação na comunidade dos insumos de prevenção, estratégias de estímulo à testagem e de vínculo com os serviços de saúde.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 03/02/2020-28/02/2023
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Daniela Riva Knauth

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • viabilidade e aceitabilidade do autoteste do hiv em espaços comunitários - projeto fast
  • A transmissão heterossexual do HIV é responsável, no Brasil, por 97% das novas infecções nas mulheres. E apesar da redução significativa da transmissão materno-infantil do HIV com a testagem no pré-natal, o acesso ao teste é ainda um obstáculo fundamental para a prevenção e o cuidado do HIV. Apenas 13% dos brasileiros relatam ser testados para o HIV nos últimos 12 meses e apenas 33% já foram testados para o HIV na vida. A recente aprovação do uso de kits de autoteste de HIV no Brasil oferece uma oportunidade para desenvolver uma estratégia voltada para jovens heterossexuais e comunidades urbanas de forma a ampliar o acesso. Em face deste contexto, o presente estudo tem por objetivo avaliar a viabilidade e aceitação do autoteste de HIV entre mulheres jovens (18-24 anos) que vivem em comunidades com alta prevalência de HIV nas cidades de Porto Alegre e São Paulo. Será realizada uma pesquisa de tipo formativa, com metodologia qualitativa de investigação. Para a coleta de dados serão utilizadas diferentes técnicas: 1) observação etnográfica para mapear áreas de interação social - em termos de lazer (baile funk / raves, bares, clubes, futebol e grupos de jovens), trabalho e atividades da vida diária (mercados, escolas, salões de beleza) onde ocorrem riscos sexuais; 2) entrevistas informais com indivíduos da comunidade; 3) entrevistas semiestruturadas com informantes-chave; e 4) grupos focais com profissionais da saúde e representantes de organizações comunitárias.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Daniela Rodrigues de Oliveira

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • avaliação de um programa de promoção da saúde baseado em mindfulness para educadores (mbhp-educa): análise de mecanismos epigenéticos, qualidade de vida, cognição e sintomas de burnout.
  • Nas últimas décadas, o mundo tem presenciado um aumento significativo na ocorrência de doenças ocupacionais relacionadas ao ambiente escolar, dentre elas destaca-se à síndrome de Burnout (síndrome de esgotamento profissional), que compromete a saúde mental e a atividade docente. Atualmente, as intervenções baseadas em mindfulness (atenção plena) têm sido recomendadas no ambiente escolar auxiliando o educador a aprimorar a inteligência emocional e as funções cognitivas, melhorando a percepção do estado emocional, autoconhecimento, aprimorando o traço de mindfulness e reduzindo os sintomas de ansiedade e depressão. Dessa forma, reduz o estresse crônico e promove maior qualidade de vida. Estudos apontam que meditadores à longo prazo apresentaram redução de biomarcadores relacionados ao mecanismo inflamatório como, ciclooxiganase 2 (COX2), interleucina 6 (IL-6), fator de necrose tumoral alpha (TNF-α) e também da enzima modificadora de histona desacetilases (HDAC), que estão envolvidos no estresse crônico. O objetivo geral desse projeto é avaliar o impacto do Programa de Promoção da Saúde Baseado em Mindfulness para o educador (MBHP-educa) na qualidade de vida e nas funções cognitivas. Ainda, pretende-se investigar o mecanismo epigenético envolvido na resposta ao estresse crônico que pode vir a interferir interfere na cognição. Um ramo promissor na análise refinada do discurso (uma aplicação da Teoria dos Grafos) tem sido aplicado com resultados encorajadores tanto na avaliação de estrutura discursiva de indivíduos normais quanto acometidos de comprometimento cognitivo, e será testada como método para recolha mais precisa de elementos narrativos dos educadores. A pesquisa contribuirá com a discussão das políticas públicas para a promoção da atenção à saúde destinadas ao educador brasileiro.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Daniela Saes Sartorelli

Ciências da Saúde

Nutrição
  • impacto de uma intervenção nutricional em gestantes com sobrepeso sob a adiposidade do neonato: um ensaio clínico aleatorizado controlado
  • A adiposidade fetal/neonatal é considerada fator de risco para o desenvolvimento de obesidade na infância. O objetivo deste estudo é avaliar o impacto de uma intervenção nutricional baseada no incentivo ao consumo de alimentos in natura ou minimamente processados em gestantes adultas portadoras de sobrepeso sob a adiposidade do neonato. A presente investigação faz parte de um ensaio clínico aleatorizado controlado que será conduzido entre 300 gestantes adultas portadoras de sobrepeso em atendimento pré-natal em Unidades Básicas de Saúde do município de Ribeirão Preto- SP. As participantes serão alocadas aleatoriamente entre os grupos controle e intervenção, as gestantes do grupo intervenção, além do acompanhamento de pré-natal usual, serão convidadas a participar de três sessões individualizadas de aconselhamento nutricional. A avaliação do binômio mãe-filho compreende a terceira avaliação do estudo. As medidas antropométricas dos neonatos serão coletadas mediante protocolos padronizados; para o cálculo de estimativa da composição corporal serão empregados dois modelos antropométricos distintos. O método estatístico será o de correlação, caso verifique-se a linearidade entre os dados dos grupos de tratamento e adiposidade neonatal serão empregados modelos de regressão linear ajustados pelos métodos de mensuração de adiposidade corporal do neonato e possíveis fatores de confusão.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Daniela Tavares Gontijo

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • terapia ocupacional e pedagogia paulo freire: pesquisa-ação no campo da promoção da saúde com crianças e adolescentes
  • O desenvolvimento de intervenções com a perspectiva da promoção da saúde com crianças e adolescentes constitui-se como um desafio para os terapeutas ocupacionais (e outros profissionais). Neste cenário, torna-se vital o desenvolvimento de pesquisas que se dediquem à produção de conhecimentos sobre possibilidades de intervenção junto a este público que sejam efetivas e promotoras de mudanças que contribuam estilos de vida mais saudáveis. A Terapia Ocupacional é uma profissão que busca contribuir para que pessoas e grupos sociais se envolvam em ocupações que lhe sejam promotoras de saúde, bem estar e participação social(AOTA, 2015). Seu processo histórico de constituição é marcado por concepções positivistas dos processos de saúde e doença e do papel do profissional neste cenário(FERIOTTI, 2017). Atualmente, no cenário nacional e principalmente internacional, observa-se o fortalecimento da aproximação da Terapia Ocupacional com as teorias críticas do conhecimento, de forma a subsidiar, mais efetivamente, os processos de intervenção que possam promover mudanças reais no cotidiano das pessoas com as quais os profissionais lidam cotidianamente. Essa aproximação se dá no bojo de discussões em torno de como o envolvimento em ocupações (foco de trabalho do terapeuta ocupacional) é influenciado por questões de ordem individual, social, cultural, econômico e histórico, e de como este pode influenciar a saúde de forma positiva ou negativa. Neste âmbito, observa-se o encontro da Terapia Ocupacional com a Pedagogia Paulo Freire, expressa na literatura nacional e internacional, e marcada pela diversidade de conceitos que são utilizados e também pelos diferentes níveis de aprofundamento. A educação libertadora é defendida por Paulo Freire como uma proposta de superação das perspectivas tradicionais verticalizadas e adultocêntricas e tem como horizonte a humanização dos homens e mulheres. Neste sentido, um dos principais pontos defendidos por Freire, é que uma proposta educativa direcionada para a humanização, por isto libertadora, deve proporcionar aos sujeitos, educadores (terapeutas ocupacionais) e educandos (crianças e adolescentes), o diálogo enquanto possibilidade de reflexão e ação crítica sobre a realidade vivenciada. Esta possibilidade está intrinsecamente relacionada aos conteúdos que são propostos como objetos do e para as intervenções, que devem refletir temáticas significativas para os sujeitos. Compreende-se que o referencial teórico prático de Paulo Freire vai ao encontro da perspectiva de promoção da autonomia frente a própria vida que se caracteriza como um dos principais objetivos da Terapia Ocupacional. Esta congruência se alicerça na perspectiva defendida por Freire, de que os processos educativos, que se dão em diferentes âmbitos, inclusive no contexto da educação em saúde pela terapia ocupacional, se configurem como experiências promotoras de reflexões e ações críticas no sentido da construção da própria história. No entanto, observa-se a necessidade de maior aprofundamento acerca das possíveis contribuições da Pedagogia Paulo Freire para intervenções da Terapia Ocupacional no Brasil, principalmente junto a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver e avaliar as possibilidades de intervenção da Terapia Ocupacional subsidiadas pelo referencial de Paulo Freire no campo da promoção de saúde com adolescentes. Propõem-se a realização da pesquisa em 3 etapas, cujos dados serão coletados em escolas públicas de Recife (adolescentes de 12 a 15 anos, matriculados do 6º ao 9º ano) e João Pessoa (crianças de 9 a 11 anos, matriculadas do 3º e 4º ano). A etapa 1 caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa baseada na investigação temática proposta por Freire na qual crianças e adolescentes serão convidados a participar de grupos de atividades e círculos de investigação temática a fim de se compreender as percepções de saúde, as relações estabelecidas entre esta e as ocupações e se identificar temáticas que serão abordadas na etapa 3. A etapa 2, realizada concomitantemente com a etapa 1, constitui-se como uma pesquisa bibliográfica na literatura internacional sobre as relações entre a Terapia Ocupacional e a Pedagogia Paulo Freire (o estudo na literatura nacional já foi realizado) e um estudo aprofundado dos principais constructos da teoria freireana que serão utilizados para subsidiar a elaboração do programa de intervenção. Na etapa 3, caracterizada como uma pesquisa-ação, o programa de intervenção com as crianças e adolescentes será implementado e avaliado a partir de indicadores quantitativos e qualitativos, sendo os dados obtidos por formulários, filmagem e transcrição das intervenções, observação participante e não participante e grupo focal. Os dados qualitativos da pesquisa serão submetidos à proposta de análise de Creswell, com auxílio do software Atlas ti for Windows e de forma articulada ao referencial de Paulo Freire. Os dados quantitativos serão analisados por estatística descritiva. Espera-se contribuir não só para a produção de conhecimento no campo da terapia ocupacional, mas também subsidiar intervenções que sejam efetivas na promoção da saúde de crianças e adolescentes.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Daniela Tomio

Ciências Humanas

Educação
  • letramento científico em clubes de ciências: com contextos e percursos de ensino de ciências e formação docente na educação básica
  • Vide projeto anexo
  • Fundação Universidade Regional de Blumenau - SC - Brasil
  • 12/08/2019-30/11/2021
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Daniela Volcan Almeida

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • biotecnologia aplicada na prevenção e tratamento de acantocefalose em tambaqui colossoma macropomum
  • O tambaqui (Colossoma macropomum) é uma das espécies de peixes mais importantes da região amazônica e é a espécie nativa mais produzida na aquicultura nacional na atualidade. O aumento na produção de tambaqui culminou com o aumento nas infecções causadas por verminose gastrointestinal. Dentre os vermes que acometem o tambaqui, nas diferentes fases de criação, destaca-se os acantocéfalos Neoechinorhynchus buttnerae, os quais parasitam o intestino no ambiente natural e nos cultivos. Esses parasitos diminuem o tempo de vida dos peixes. A comunidade científica em geral, aliada aos piscicultores, estão buscando a solução desse problema. A acantocefalose é um problema mundial e o tratamento é feito, principalmente, pelo usos de quimioterápicos, que pode gerar impactos ambientais. Além disso, a prevenção, como para qualquer enfermidade, é a melhor estratégia. Por isso, de forma inovadora, essa proposta visa desenvolver ferramentas biotecnológicas de prevenção e tratamento para a acantocefalose em tambaquis. Em termos de inovação, essa proposta visa desenvolver probióticos manipulados geneticamente, os quais serão capazes de produzir proteínas imunorregulatórias (prevenção) e RNA de interferência (tratamento). Para isso, primeiramente, precisamos identificar as vias moleculares alvo da manipulação. A estratégia de escolha de qual proteína superexpressar para aumentar a capacidade imune e qual proteína inibir para impedir o ciclo de desenvolvimento do N. buttnerae, será determinada pela de análise de transcriptoma de organismos infectados e não-infectados. Após determinar os alvos genéticos, manipularemos cepas de microrganismos, os probióticos. Esses probióticos serão oferecidos na ração dos animais, sua principal fonte de energia. Ou seja, vamos produzir ração para prevenção e ração para tratamento, o que extremamente novo na área de sanidade de organismos aquáticos cultivados.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022