Projetos de Pesquisa

 

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Álvaro Reischak de Oliveira

Ciências da Saúde

Educação Física
  • os efeitos da terapia hipertérmica, em comparação com o treinamento de força no metabolismo, controle glicêmico, resposta ao choque térmico e microbiota em indivíduos diabéticos: um ensaio clínico randomizado
  • O custo do tratamento do diabetes e das doenças associadas são elevadíssimos e, por esta razão, a busca por diferentes estratégias no combate a esta doença são essenciais. Uma das principais características encontradas em indivíduos diabéticos, obesos e resistentes à insulina (IR), é a presença crônica de inflamação, com origem no tecido adiposo e da microbiota em disbiose. A resposta ao choque térmico (heat shock response -HSR), mediada pela ação da proteína HSP72, é uma das mais importantes vias de resolução da inflamação, e pode ser induzida por uma vasta gama de estressores celulares, como calor, privação metabólica, e pelo exercício físico. Recentemente, demonstramos que em condições de inflamação crônica e IR, a HSR fica comprometida, causando disfunção celular, perpetuação da inflamação e risco aumentado de complicações no diabetes. Nesse sentido, intervenções capazes de modular a HSR, como o exercício físico e a Terapia Hipertérmica (heat therapy, HT) são candidatas como estratégias terapêuticas aliadas na prevenção e tratamento do Diabetes. De fato, o Treinamento de força (RT) tem se mostrado eficiente como na prevenção e tratamento de doenças crônicas associadas à inflamação. Apesar do exercício físico representar a ferramenta não farmacológica mais eficiente para a melhora das funções metabólicas, algumas pessoas apresentam dificuldades para realizar exercício (idosos, obesos, etc). Nesse contexto, a HT é uma terapia alternativa, que pode induzir efeitos semelhantes aos do exercício. Neste projeto pretendemos avaliar os efeitos da HT em comparação com o RT (Ensaio de Clínico randomizado, por 3 meses) em indivíduos com diabetes, observando: 1) Composição corporal; 2) parâmetros metabólicos e controle glicêmico; 3) marcadores inflamatórios; 4) HSR; 5) concentrações de LPS plasmática; 6) Sinalização celular inflamatória em células mononucleares do sangue periférico (PBMC); 7) Resposta inflamatória de PBMC ao LPS e 8) mudanças na microbiota intestinal.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
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Alvaro Silva Lima

Engenharias

Engenharia Química
  • utilização de líquidos iônicos na remoção e identificação de pesticidas contidos em matrizes vegetais alimentares
  • O presente projeto visa a utilização de líquidos iônicos de toxicidade desprezível (baseados em colinas) no processo de remoção de pesticidas de matrizes alimentares vegetais (MAV) como alface, tomate e uva, bem como o emprego de líquidos iônicos baseados em glicina-betaína na remoção de pesticidas de soluções extratoras convencionais de eliminação destes compostos de MAV e por fim seu emprego na melhoria da detecção de pesticidas em alimentos. Para tanto serão sintetizados líquidos iônicos a base de colina e avaliados quanto a citotoxicidade, além de sintetizar líquidos iônicos a base de glicina-betaína. Os líquidos iônicos assim obtidos serão empregados nos processos de extração. Serão também estudados a adsorção dos pesticidas utilizando suportes formados por resíduos agroindustriais como casca de camarão (quintina) e sabugo de milho (material lignocelulósico). Todos os processos baseiam-se em alternativas amigáveis com o meio ambiente. O projeto é uma parceria de um conjunto de pesquisadores do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (incluso alunos de doutorado e iniciação científica) com universidades nacionais (Universidade de Sorocaba) e internacionais (Universitet Reims, Franca e Universidade de Aveiro, Portugal).
  • Instituto de Tecnologia e Pesquisa - SE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2023
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Alyne de Castro Costa

Ciências Humanas

Filosofia
  • a terra e nós: educação, pesquisa e cidadania no antropoceno
  • Estamos em meio a uma crise ecológica sem precedentes: o aquecimento global, os eventos climáticos extremos, as extinções e a perspectiva de novas pandemias representam sérias ameaças aos atuais modos de vida do planeta. Diante de tantos desafios, a comunidade científica e acadêmica tem sido chamada a construir possibilidades de enfrentamento da crise. Na Filosofia e nas Ciências Humanas, inúmeras investigações têm se dado em torno do “Antropoceno”, termo dado à nova época geológica marcada pela crise ecológica e desencadeada pelo impacto da civilização industrial nas dinâmicas da Terra. Tais investigações buscam repensar categorias conceituais como “homem”, “natureza” e “mundo” à luz das mutações planetárias e das reivindicações sociais por justiça ecológica. Essa proposta visa a incrementar a contribuição da filosofia brasileira para a discussão internacional sobre o Antropoceno, ampliar o debate sobre a crise ecológica e colaborar para a construção de respostas justas e plurais ao problema, por meio de atividades transdisciplinares realizadas com grupos que vêm desenvolvendo experiências inovadoras de pesquisa e com a sociedade em geral. Os objetivos desse projeto são: 1) criação de Rede de Pesquisa interdisciplinar e interinstitucional sobre o Antropoceno, promovendo atividades de engajamento social, reunindo organizações de ensino e pesquisa com perfis distintos e levando a discussão para além do círculo universitário; 2) fortalecimento e ampliação de iniciativas já existentes nas instituições participantes; 3) realização de Seminários abertos à comunidade, atendendo a metas do Anthropocene Curriculum - iniciativa da Haus der Kulturen der Welt e do Max Planck Institute for the History of Science, parceiros da APPH, uma das instituições líder deste projeto; 4) realização de um Evento nacional e outro internacional em diálogo com o Anthropocene Curriculum; 5) produção de publicação com os resultados das pesquisas e experiências realizadas.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Alysson Helton Santos Bueno

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • seleção de materiais e eficiência de inibidores de corrosão em meios contendo co2 sob fluxo para dutos de óleo e gás.
  • A corrosão por CO2 é a forma predominante de corrosão encontrada na produção de óleo e gás, apresentando um grande problema na indústria do petróleo. Isso está associado ao fato de materiais utilizados em tubulações de transporte estarem, frequentemente, expostos a meios corrosivos contendo esse gás. Além da pressão parcial de CO2, outros parâmetros devem ser levados em consideração na avaliação da corrosividade por CO2, tais como: temperatura, pH, composição da solução, velocidade das fases, concentração de íons ferro e teor de oxigênio. A presença de CO2 no interior do duto pode induzir um processo de precipitação de filme protetor de carbonato de ferro (FeCO3) quando a concentração dos íons Fe2+ e CO32- excederem o limite de solubilidade. A formação e a estabilidade deste filme podem proteger ou não a superfície do metal e isto vai depender da influência de certos fatores do meio. Logo, com o intuito de retardar e controlar a corrosão ativa e reduzir os efeitos dos processos corrosivos, inibidores de corrosão são adicionados ao fluido transportado. Contudo, geralmente, os dutos já se encontram pré-corroídos e com deposição de FeCO3, o que pode afetar a ancoragem e eficiência dos inibidores de corrosão. Este projeto tem por objetivo estudar a corrosão interna em dutos, avaliando os efeitos de fluidos multifásicos e do produto de corrosão por CO2 na seleção de materiais metálicos e na eficiência de inibidores de corrosão. Serão realizados ensaios em aço carbono API 5L X65, aços inoxidáveis martensíticos 13Cr, supermartensítico 13Cr e 17Cr com superfícies cruas e pré-corroídas em meios contendo CO2 sob fluxo (gaiola rotatória, flow loop e impelidor) na ausência e presença de inibidores orgânicos para simular condições semelhantes às encontradas em campo. A monitoração do processo corrosivo será feita através de técnicas eletroquímicas, gravimétricas e caracterização microestrutural. Os resultados obtidos serão relevantes para a área e para as indústrias de óleo/gás.
  • Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
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Amadeu Moura Bego

Outra

Divulgação Científica
  • princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: uma proposta de design pautada na inter-relação entre divulgação científica, casos investigativos e inovação no ensino de química
  • Discussões sobre a relação entre ciência, universidade e sociedade vêm ganhando destaque nos cenários nacional e internacional, sobretudo em função das diversas consequências oriundas da pandemia de Covid-19 e da infodemia de “fake news” nas redes sociais e grande mídia. No contexto brasileiro, destaca-se o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão (IEPE) como uma maneira de potencializar diálogos transformadores entre as universidades e os demais setores da sociedade. As universidades têm se deparado ao longo dos anos com o grande desafio de desenvolver efetivamente projetos pautados nesse princípio com dimensões política, educativa, científica e cultural. Iniciativas no campo da divulgação científica (DC) têm sido empreendidas nos últimos anos, porém muitas delas não são pautadas nesse princípio da indissociabilidade. Este projeto propõe a validação de um design educacional (DE) que parte da IEPE por meio da integração entre DC, casos investigativos (CI) e inovação no ensino de química. O projeto envolverá uma rede de colaboração entre um grupo de pesquisa de química, um grupo de pesquisa em ensino de química e um projeto de extensão. Pautado nos princípios metodológicos da pesquisa interventiva do tipo Design-Based Research, a validação de um ciclo do DE visa: desenvolver processos otimizados de produção de materiais de DC sobre publicações científicas relevantes de um grupo de pesquisa de química; desenvolver processos otimizados de produção de CI para o ensino de química a partir dos materiais de DC; investigar os impactos da implementação de CI em uma disciplina de química da graduação; investigar os impactos da implementação de CI no âmbito de um projeto de extensão junto a estudantes da educação básica. Espera-se produzir informação científica útil que contribua para uma melhor compreensão tanto de projetos baseados na IEPE quanto aprofundar estudos sobre as inter-relações entre estas dimensões a partir de ações em rede.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025