Projetos de Pesquisa

 

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Weiliang Qian

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • um estudo de modelos hidrodinâmicos e a dualidade fluido/gravidade
  • A hidrodinâmica é amplamente aplicada em diversas áreas interdisciplinares. Em particular, o sistema quente e denso criado em colisões relativísticas de íons pesados é bem descrito por um fluido relativístico com pequena viscosidade. A dedução tradicional da equação hidrodinâmica é fortemente relacionada com conceitos físicos importantes, como por exemplo, a conservação de energia-momento, a segunda lei da termodinâmica, bem como a causalidade. Do ponto de vista microscópico, o modelo hidrodinâmico é uma teoria de campo efetivo que descreve o limite de comprimento de onda longo da teoria dinâmica correspondente em termos de expansão de gradiente. Nesse sentido, a dualidade fluido/gravidade fornece uma visão valiosa à hidrodinâmica. Neste projeto, propomos investigar a derivação e as propriedades das equações hidrodinâmicas associadas às teorias de gravidade modificadas. O estudo proposto tenta chegar a uma melhor compreensão do modelo hidrodinâmico, e em particular, implicações para a descrição hidrodinâmica de colisões relativísticas de íons pesados. Planejamos também continuar o desenvolvimento de um esquema numérico para equações diferenciais, bem como suas aplicações em vários sistemas físicos.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Wellington da Silva Fonseca

Outra

Divulgação Científica
  • mostras científicas para escolas públicas do pará 2019 - 2020
  • A região Amazônica sempre está em evidencia quanto aos assuntos ligados à sustentabilidade e aos cuidados com o meio ambiente, apesar disso é uma região alvo da exploração indevida de suas riquezas. Neste contexto, é importante de divulgar e motivar a cultura sustentável na Amazônia através de ciência e tecnologia. É imprescindível exceder a meta de uma aprendizagem meramente de conceitos e de teorias, associadas com conteúdos abstratos e neutros, para um ensino mais cultural que assegure uma melhor compreensão, apreciação e aplicação da tecnologia e da ciência, levando-se em conta as questões sociais e, entendendo, que tanto a ciência, quanto a tecnologia são resultados do saber humano e que, portanto, estarão sempre presentes no contexto social. Deste modo, mediante estas questões, surge um novo enfoque que vem ganhando corpo na prática de sala de aula, objetivando não apenas possibilitar a experimentação da tecnologia dentro das tarefas práticas, mas também procurar uma relação recíproca entre ciência, tecnologia e aprendizagem, com a finalidade principal de estreitar a relação entre a escola, à melhoria na sociedade e a futura profissão desses futuros cidadãos. Agora, o projeto busca ampliar ainda mais sua abrangência atuando em escolas públicas de Belém e do Interior do Estado do Pará para abranger um maior número de alunos e aproximar mais estes alunos da UFPA, em especial as meninas, através de mostras de ciência e tecnologia. Assim, o Programa de Extensão Laboratório de Engenhocas tem como proposta o ingresso de alunos de escolas públicas do Estado do Pará nas Universidades em cursos de ciências exatas, engenharia e tecnologia, para que possam utilizar de todo aprendizado adquirido na área de ciência e tecnologia, para assim, ingressarem de forma qualificada no mercado de trabalho, efetivando de fato a práxis educacional.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
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Wellington José Corrêa

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • existência e taxas de decaimento para a equação de schrödinger sobre variedades compactas e não - compactas
  • Um problema fundamental em muitos campos de aplicações da matemática é o controle ou de amortecimento de vibrações de grandes estruturas. Assim, nos últimos 40 anos, desenvolvido sob a liderança de Jacques Louis Lions (1928-2001) e sua escola, uma teoria matemática de controle ótimo para as soluções da equação de onda em um meio não homogêneo. O mesmo menciona que "Controlar um sistema é fazê-lo comportar-se de acordo com nossos desejos de um modo compatível, com segurança e ética, e com o menor custo possível?" Um simples exemplo de dispersão (ou gasto) de energia é devido ao atrito entre peças. Posteriormente, um número destas questões têm encontrado notável soluções geométricas graças ao uso criativo da análise microlocal desenvolvida a partir ano de 1960, por L. Hörmander. Diante deste cenário, nosso objeto de estudo será a equação de Schrödinger. A equação de Schrödinger não - linear possui numerosas aplicações físicas como modelos não - lineares em física de plasma e fibra ópticas. No contexto unidimensional, quando a não - linearidade é cúbica, isto é, possui a forma |y|^2 y, a equação de Schrödinger não - linear modela a propagação de pacotes de ondas na teoria de ondas de água (water waves). Para tal equação, provaremos a existência de solução e taxas de decaimento uniforme sobre variedades compactas e não - compactas, donde tais resultados constituem em significativos avanços na questão da mínima região de atrito capaz de controlar a energia do sistema levando-o ao repouso, ou de um estado inicial a um estado final pré - estabelecido. Quanto menos atrito entre os corpos, menos energia se gasta e consequentemente menos custo se tem. Dentro desta ótica, de buscar a menor região de atrito ou o menor custo possível de energia que se desenvolverá o presente projeto.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Welson de Sousa Cardoso

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • o programa minha casa minha vida no estado do pará na produção da segregação residencial
  • A investigação social aqui proposta faz parte do objeto de estudo do Grupo de Pesquisa Políticas Urbanas e Movimentos Sociais na Amazônia Globalizada (GPPUMA), grupo de pesquisa, que busca não só articular o tripé ensino/pesquisa/extensão, como também envolver vários pesquisadores em torno da investigação científica na busca da interpretação da questão social em suas múltiplas expressões para proposição de formulação de políticas públicas que minimizem os efeitos da produção capitalista na reprodução social da classe trabalhadora. O projeto objetiva mapear no estado do Pará, as áreas onde estão sendo implantados o “Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV)” e analisar os processos de segregação residencial urbana provocada pela dinâmica adotada pelo poder público na implementação dos projetos, a partir da construção de indicadores socioespaciais urbanos. Somando-se a esses procedimentos buscaremos, através de métodos quantitativos e estatísticos, além da utilização do geoprocessamento, espacializar as áreas de implementação dos empreendimentos demonstrando a segregação residencial e a condição de moradia a partir das variáveis: renda, número de domicílios, número de moradores, média de moradores cruzando-se com as variáveis de infraestrutura urbana como coleta de lixo, abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, esgotamento sanitário, além dos equipamentos sociais, de tal modo a acrescentar elementos elucidativos ao arcabouço analítico das condições de moradia. No contexto em que se busca produzir conhecimento de forma inovadora e articulada, o presente projeto centrará suas análises nos municípios paraenses beneficiários do PMCMV.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Welter Cantanhêde da Silva

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • preparação e caracterização de nanoestruturas híbridas constituídas por magnetita, complexo de azul da prússia e perileno
  • O projeto "Preparação e caracterização de nanoestruturas híbridas constituídas por magnetita, complexo de azul da Prússia e perileno" encontra-se inserido na área de química inorgânica/química supramolecular. Neste projeto adotamos a estratégia de utilizar o complexo de azul da Prússia (Fe4[Fe(CN)6]3), nanopartículas de magnetita (Fe3O4 NPs) e perileno (PTK) com vistas na preparação, caracterização e investigação de propriedades supramoleculares de novas nanoestruturas híbridas. A combinação das propriedades supramoleculares dos materiais de interesse gera novas nanoestruturas híbridas, Fe3O4@Fe4[Fe(CN)6]3-PTK e Fe4[Fe(CN)6]3-PTK, que apresentam propriedades diferenciadas daquelas observadas por seus compostos de origem e com grande potencial para aplicação em terapia fotodinâmica e desenvolvimento de (bio)sensores eletroquímicos de baixo custo.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Wenceslau Goncalves Neto

Ciências Humanas

Educação
  • ação municipal e educação no brasil: minas gerais na primeira república
  • Nas primeiras décadas republicanas, em Minas Gerais, presenciamos uma série de iniciativas por parte do governo estadual, na forma de seguidas reformas, sendo a mais destacada a de 1906, que instituiu os grupos escolares. No entanto, diversas diligências ocorreram, da mesma forma, no nível municipal, complementares, compensatórias ou mesmo antecipatórias à ação do estado. E também encontramos nos municípios várias iniciativas de caráter privado, atendendo conclamação dos poderes públicos, beneficiando-se de estímulos e subsídios disponibilizados pelos mesmos ou seguindo motivações pessoais ligadas à benemerência ou na procura de contrabalançar a ausência educativa do poder público em seus espaços de atuação. Pelo lado dos governos municipais, podemos ver, por exemplo, que a Câmara Municipal de Uberabinha explicita uma preocupação decisiva pela instrução popular: as 4 primeiras leis aprovadas pelos vereadores em 1892 (ano em que as Câmaras são reabertas, após o período de Intendência instaurado com a República) referem-se todas à educação, incluindo Lei de Instrução e Regulamento Escolar, além de determinações com relação às aulas noturnas e à divisão do município em circunscrições literárias. Encontramos aí, dessa forma, um “plano de educação”, caracterizando o município como um território pedagógico e não apenas político-administrativo. O município pedagógico tem sido, provisoriamente, entendido como uma entidade político-administrativa possibilitada no final do século XIX pela presença de uma legislação descentralizadora da gestão do ensino e a extensão da responsabilidade para com a instrução primária aos seus limites, levando à regulamentação local dessa obrigação. No âmbito da crença no poder regenerador da educação e da difusão dos sistemas escolares, as elites locais fazem uso desse processo para a definição de uma identidade municipal e para a defesa de objetivos particulares. Esta concepção tem nos motivado a avançar o estudo da formação do sistema de instrução pública no Brasil para além da análise estadual, estendendo essa investigação aos municípios (podendo conjugar a ação privada), inicialmente tomando Uberabinha como referência. Já há alguns anos e pensando também num projeto de história da educação comparada, temos buscado identificar a categoria município pedagógico em outras cidades do estado de Minas Gerais, expandindo o levantamento em Ouro Preto, Juiz de Fora, Araguari, Uberaba, Mariana, Paracatu, Montes Claros, Diamantina, Sacramento, Araxá, Patos de Minas, Serro, Rio Pomba, Teófilo Otoni (em Oliveira, Lavras, Frutal e Campanha os trabalhos de catalogação estão em fase de finalização), onde encontramos importantes documentos que retratam os esforços pela instrução no contexto municipal. Esses resultados têm nos levado a um repensar sobre o processo de difusão dos sistemas escolares de ensino na segunda metade do século XIX e início do XX, chamando a atenção para o caráter também pedagógico do município em realidades diferenciadas do interior brasileiro, notadamente Minas Gerais, onde o estudo sobre Uberabinha (mas não apenas nele) identificou a centralidade da educação nas preocupações da edilidade e também o concurso dos particulares. O limite temporal estabelecido foi, por um lado, 1889, com o início da República e, por outro, o ano de 1930, marcado pelo final da chamada Primeira República, que será seguido por transformações mais decisivas no cenário educacional brasileiro, inclusive, pela criação do Ministério da Educação. Deve-se chamar a atenção que essas datas são apenas referenciais, podendo a pesquisa voltar-se tanto para períodos anteriores como posteriores. Em função dos resultados já alcançados, que corroboram boa parte de nossas hipóteses, propõe-se, neste momento, a retomada da documentação já compilada dos municípios pesquisados para promover-se análises complementares e/ou comparativas sobre as iniciativas pela instrução, seguida de incursões mais específicas ou complementares de levantamento de fontes em outros municípios ainda não estudados. Também serão pesquisados novos acervos documentais do Arquivo Público Mineiro (Belo Horizonte), relacionados às cidades com a documentação já organizada em nossa pesquisa, para se poder ampliar o horizonte e também as possibilidades de interpretação. Para a análise, serão utilizadas categorias comuns de análise, para se aquilatar as proximidades e os distanciamentos na formação do município pedagógico nas diferentes localidades do estado. Essas categorias vêm sendo discutidas e aprimorados pelo grupo de pesquisa nos últimos anos e permitem múltiplas “entradas” interpretativas. A documentação de quase todos os municípios pesquisados já se encontra catalogada e transcrita, pronta para utilização e a de outros com a transcrição em andamento.
  • Universidade de Uberaba - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Wendell Karlos Tomazelli Coltro

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • desenvolvimento de plataformas microfluídicas para aplicações forenses e bioanalíticas
  • Este projeto propõe o desenvolvimento de dispositivos microfluídicos para aplicações em química forense e em química bioanalítica. São propostos vários tipos de dispositivos incluindo os dispositivos de papel, sensores eletroquímicos, sensores vestíveis, microssistemas eletroforéticos, dispositivos fabricados com impressão 3D, dentre outros. Ressalta-se que o projeto contempla, de forma inédita na área da Química Analítica, o desenvolvimento de plataformas para microfluídica digital. O projeto será explorado para testes em escala piloto juntamente à Superintendência da Polícia Federal e também junto ao Hospital das Clínicas da UFG.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Wendell Marcelo de Souza Perinotto

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • utilização de metarhizium anisopliae para controle dos estágios de vida livre de rhipicephalus microplus e nematoides gastrintestinais de ruminantes nas condições climáticas do recôncavo da bahia
  • O recôncavo da Bahia é caracterizado por um clima tropical quente e úmido, com temperatura média, umidade relativa do ar elevada e com bons índices pluviométricos. Por isso, possui muitas propriedades produtoras tanto de bovinos quanto de pequenos ruminantes, sendo a caprinovinocultura a fonte de renda de muitas famílias. Todavia, essas condições ambientais também propiciam a sobrevivência de ecto e endoparasitos nos solos e pastagens. Dentre estes merece destaque o carrapato Rhipicephalus microplus e os nematoides gastrintestinais (NGIs) da superfamília Trichostrongyloidea. Em geral, o controle destes parasitos baseia-se na utilização intensiva e indiscriminada de fármacos químicos. Entretanto, este método está cada vez menos eficiente devido ao desenvolvimento da resistência a esses produtos. Nesta perspectiva, o presente estudo terá como objetivos avaliar a eficácia de M. anisopliae sobre os estágios de vida livre de R. microplus e NGIs de ruminantes, nas condições climáticas do Recôncavo da Bahia nos períodos de seca e chuvosos e analisar o período de permanência deste microrganismo no solo. O trabalho será realizado no Campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, localizado no município de Cruz das Almas. Para realização dos ensaios biológicos, a forrageira Brachiaria brizantha será cultivada em vasos, os quais serão mantidos em área com incidência direta de sol e chuva nas instalações externas do campus da UFRB. Os experimentos serão compostos por quatro grupos para R. microplus e quatro para NGIs: Controle aquoso, tratado com solução de água e Tween 80 a 0,1%; Controle oleoso, tratado com óleo mineral e Tween 80 a 0,1%; Formulação aquosa de M. anisopliae, tratado com a formulação de M. anisopliae diluída em água e Tween 80 a 0,1%; Formulação oleosa de M. anisopliae, tratado com a formulação de M. anisopliae diluída em água e Tween 80 a 0,1% e acrescida de 10% de óleo mineral. Cada grupo será composto por 10 vasos. Tanto o ensaio biológico com R. microplus quanto com os NGIs serão realizados duas vezes, a primeira com início em março na época das chuvas e a segunda em setembro, na estação de estiagem. Os parâmetros avaliados no experimento com carrapatos serão o percentual de mortalidade das fêmeas ingurgitadas e recuperação das larvas de R. microplus, e para o ensaio com NGIs será a verificada o percentual de larvas recuperadas. Além disso, será realizado o isolamento e identificação de colônias de Metarhizium spp. para a avalição da persistência do fungo no solo. A partir deste estudo espera-se demonstrar que as condições climáticas do recôncavo da Bahia podem propiciar a sobrevivência e persistência do fungo M. anisopliae no solo por um período prolongado, aumentando a chance de controlar os carrapatos e nematoides gastrintestinais de ruminantes, e assim, demonstrar que o controle microbiano pode servir como um método integrado no combate desses parasitos na região.
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Wesley Bueno Cardoso

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • soluções localizadas em meios não lineares inomogêneos
  • Neste Projeto de Pesquisa iremos investigar a dinâmica de soluções localizadas em sistemas não lineares e não homogêneos. Focaremos nos condensados de Bose-Einstein, fibras ópticas, cristais não lineares e cavidades opticas não lineares, ambos modelados por equações de Schrödinger não lineares ou pela equação de Lugiato-Lefever. Os fenômenos que estamos interessados são a formação de sólitons, breathers e vórtices em sistemas inomogêneos, bem como suas interações e condições de espalhamento incluindo efeitos de emaranhamento. Também, iremos verificar o surgimento de soluções localizadas devido à pequenas perturbações em um meio não linear, fenômeno conhecido como instabilidade modulacional.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Wesley Jose de Souza

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • educação 4.0: a inteligência artificial aplicada ao ensino
  • A sociedade do conhecimento está vivenciando a revolução digital, também denominada como a quarta revolução industrial. Essa revolução é baseada nas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs). No caso dos espaços educacionais, esta revolução está sendo chamada de Educação 4.0. Além da aplicação das TDICs, a Educação 4.0 também envolve o uso de metodologias ativas de aprendizagem, tornando o aluno como parte central dos processos de ensino e de aprendizagem, sendo sujeito na construção do seu conhecimento. O projeto objetiva buscar soluções sustentáveis no desenvolvimento ou aperfeiçoamento de sistemas produtivos baseados no novo paradigma da Inteligência Artificial. As atividades desenvolvidas são de cunho interdisciplinar e transdisciplinar, envolvendo conhecimentos em ciências biológicas, matemática, química, física, agronomia, engenharia, medicina veterinária, nutrição, saberes populares de cultura indígena e quilombola. Serão ofertadas oficinas, palestras, minicursos, entre outros, visando difundir conhecimentos científicos em prol do desenvolvimento regional.
  • Instituto Federal Goiano - GO - Brasil
  • 13/11/2020-31/05/2021
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Wesley Klewerton Guêz Assunção

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • extração de linhas de produtos de software a partir de produtos variantes em empresas de software de pequeno e médio porte
  • O reúso de software é uma técnica fundamental para construções de novos produtos. Nesta estratégia, artefatos já desenvolvidos são a base para o desenvolvimento de novos artefatos. Geralmente o reúso é aplicado por meio de uma abordagem oportunista, aonde os artefatos são simplesmente copiados/clonados e então modificados/adaptados para construir o produto desejado. Contudo, a abordagem oportunista gera problemas técnicos relacionados a manutenção e evolução de um portfólio com muitos produtos. Para contornar este problema, existem as estratégias de reúso sistemático, como por exemplo, as Linhas de Produtos de Software (LPSs). Em uma LPS, uma infra-estrutura comum é utilizada em vários produtos e somente as diferenças são implementas. Esta centralização de artefatos sistematiza o reúso e evita problemas técnicos de manutenção e evolução. Apesar dos benefícios, as LPSs são pouco utilizadas em empresas de pequeno e médio porte. Além disso, as técnicas existentes para extração de LPSs a partir de produtos variantes desenvolvidos de forma oportunista não consideram as limitação de recursos humanos, financeiros, e necessidade específicas de empresas de pequeno e médio porte. Com foco neste cenário, este projeto de pesquisa visa a definição de um processo e a construção de uma ferramenta para auxiliar pequenas e médias empresas alcançar o reúso sistemático utilizando seus produtos já existente.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Wesley Rocha Barbosa

Outra

Ciências Ambientais
  • feira municipal de ciências e cultura de fortaleza
  • A Feira Municipal de Ciências e Cultura já está em sua 8ª edição e durante esses oito anos de realizações contou com a apresentação de aproximadamente 1.500 trabalhos e 30.000 visitantes. Essa ação pedagógica vem proporcionando o desenvolvimento de trabalhos científicos na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, possibilitando aos estudantes a expressão da criatividade, do protagonismo e do desenvolvimento da autonomia e de habilidades no campo da investigação científica.
  • Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza - CE - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
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Wilami Teixeira da Cruz

Outra

Divulgação Científica
  • inteligência artificial é vida
  • Os recursos envolvidos neste projeto visam o apoio à realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na região do Cariri Cearense, tendo como Instituição proponente o campus Juazeiro do Norte do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Este ano, em consonância com tema da SNCT, “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, focamos nossas atividades em temas como Internet das Coisas (IoT do inglês Internet of Things) e Tecnologias em Automação Industrial, áreas da expertise de nossa instituição. O IFCE campus Juazeiro do Norte colabora para a realização da SNCT desde o ano de 2008. Como forma de ampliar e diversificar o alcance das ações, assim como o público atingido pelo evento, realizaremos atividades distribuídas em cinco modalidades, sendo elas: exposição de CT&I, seminário ou ciclo de palestras, feira ou mostra de ciências, portas abertas e conjunto de oficinas de CT&I. Toda programação, interna e extramuros, será voltada à comunidade em geral com foco nos alunos da educação básica, do ensino profissionalizante e do ensino superior. Todas as atividades descritas nessa proposta serão oferecidas de forma totalmente gratuita. Para este ano planejamos realizar três atividades em paralelo: IV Semana de Tecnologia em Automação Industrial (SETAI), II Exposição Tecnológica de Eletrotécnica (EXPOTECE) e o Seminário de Iniciação Científica (SEMIC). A IV SETAI terá como tema central “Inteligência Artificial é vida” e buscará reunir profissionais, pesquisadores e estudantes, a fim de proporcionar o debate acerca de temas relevantes na área de engenharia alinhados à automação industrial. Esse evento pretende também fazer a divulgação do curso de Tecnologia em Automação industrial ofertado no Campus Juazeiro do Norte, bem como apresentar produções científicas dos alunos. Planejado a partir de palestras e minicursos, o evento é voltado para estudantes dos cursos técnicos, ensino médio e superior de toda região do Cariri, bem como cidades e estados circunvizinhos. O projeto para a segunda edição da EXPOTECE, repete a experiência exitosa realizada durante a SNCT 2019, com o apoio do MCTIC. A atividade caracteriza-se como feira científica de portas abertas e é uma iniciativa da coordenação do curso técnico integrado em eletrotécnica. Tem como objetivo oportunizar a divulgação e exposição dos trabalhos científicos criados pelos próprios alunos. Além disso, o evento tem a proposta de aproximar professores, pesquisadores, técnicos administrativos, alunos do próprio campus e de outras escolas públicas e privadas da região, e a comunidade em geral a fim de proporcionar um espaço para o debate acerca do tema central da SNCT nas áreas das ciências e da engenharia, alinhado ao curso técnico de eletrotécnica integrado ao ensino médio. Planejamos, assim como nos anos anteriores, a realização de um Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), evento em que pesquisadores, estudantes dos cursos Técnicos, Tecnólogos, Licenciaturas e Bacharelado de toda região irão apresentar os resultados de suas pesquisas em apresentações orais e em painéis. Para a realização das atividades, teremos à disposição toda estrutura do campus que consta de ambientes climatizados, prédio dotado de rampas, elevador, corrimões e sinalização que garantem acessibilidade às salas de aula e demais ambientes. Durante o período de realização da SNCT 2020 as atividades letivas da Instituição serão todas voltadas à programação proposta neste projeto. Este ano, devido aos efeitos da pandemia de COVID-19, considerando as recomendações dos órgãos de saúde, as atividades poderão sofrer alterações em suas execuções. O IFCE campus Juazeiro do Norte mais uma vez reitera o seu compromisso com a divulgação científica propondo pela nona vez consecutiva, a realização da SNCT. Esperamos dessa forma, contribuir para a popularização da Ciência, promover a inclusão social, o acesso às tecnologias e a divulgação de boas práticas no ensino.
  • Instituto Federal do Ceará - Reitoria - CE - Brasil
  • 20/10/2020-30/04/2021
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Wildo Navegantes de Araújo

Ciências da Saúde

Medicina
  • determinação da acurácia de diferentes testes e dinâmica da transmissão e evolução da infecção por sars-cov-2 na população privada de liberdade
  • No Brasil, o encarceramento em massa sem estrutura adequada leva a uma superpopulação carcerária em condições inapropriadas, acarretando problemas de saúde relacionados ao ambiente. Locais de alta densidade populacional são considerados como potenciais disseminadores da COVID-19 por sua elevada transmissibilidade. Avaliar novas tecnologias diagnósticas para o COVID-19 e conhecer a dinâmica da transmissão da doença na população privada de liberdade (PPL) é imprescindível para ações eficazes de controle nesse cenário de alta vulnerabilidade. No sistema prisional, as medidas habitualmente adotadas para a população geral não são aplicáveis. Para a realidade das prisões, as medidas atualmente adotadas visam minimizar o contato com pessoas externas às unidades prisionais, através da suspensão de visitas, limitação das audiências e redução das transferências. Os estudos em PPL podem auxiliar os serviços de saúde a implementar medidas mais eficazes no controle da doença, bem como gerar resultados que colaborem para a prevenção futura de surtos epidêmicos. Por conta da possibilidade de testar pelo menos três técnicas diagnósticas novas para detecção do vírus ou do desenvolvimento de anticorpos (RT-PCR, ELISA, GeneXpert-COVID-19, teste rápido imunocromatográfico), os resultados dessa pesquisa poderão ir além dos resultados diretamente para a população prisional, mas também trazer resultados da acurácia dos testes que poderão ser incorporados no arsenal de medidas para o controle do COVID-19. Na proposta, visamos determinar a acurácia de diferentes testes diagnósticos e a dinâmica da transmissão e evolução da infecção por SARS-COv-2 em presídios no Mato Grosso do Sul (Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho e Instituto Penal de Campo Grande) e Distrito Federal (Complexo da Papuda: Penitenciária do DF I e Penitenciária do DF II). Os objetivos específicos são avaliar a acurácia de novos diagnósticos para coronavírus no cenário local; Medir a prevalência e a taxa de infecção por coronavírus nas prisões; Caracterizar a dinâmica da infecção viral por coronavírus em PPL; Descrever os dados epidemiológicos e clínicos dos casos confirmados de COVID-19; Identificar a cadeia de transmissão do vírus no ambiente prisional. Será conduzido um estudo observacional, descritivo, quantitativo de casos de infecção por SARS-COv-2 em população privada de liberdade associado a uma abordagem analítica relacionada ao estudo de acurácia entre testes laboratoriais. Os participantes serão previamente informados do estudo e terão suas dúvidas esclarecidas. Aqueles participantes que forem considerados elegíveis e aceitarem participar deverão assinar o TCLE, e só então responderão ao questionário com perguntas objetivas, dando início a sua participação na pesquisa. Os dados coletados ficarão sob a guarda e a responsabilidade dos pesquisadores por período de cinco anos. Os resultados decorrentes do estudo, favoráveis ou não, serão organizados e apresentados à sociedade científica na forma de relatórios para os gestores, publicações de artigos científicos e resumos em eventos científicos, prezando sempre pelo sigilo de modo que nenhum participante seja identificado. Reitera-se que a pesquisa não trará riscos imediatos ou futuros aos participantes. Durante a coleta de sangue e swab nasal e orofaríngeo poderá ocorrer desconforto durante os procedimentos e, raramente, hematoma no local da punção venosa. Reitera-se, ainda, que o benefício direto será o diagnóstico laboratorial da doença, seja na fase assintomática como sintomática, reduzindo, por exemplo, surto e óbitos. Além disso, a utilização dos dados/resultados obtidos no desenvolvimento da pesquisa será importante para a reorientação de ações e propostas de vigilância e manejo referentes à transmissão dessa infecção na população estudada. Seguindo as determinações da Resolução no. 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, a mesma será encaminhada ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CEP/UFMS) e para o Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (FM/UnB) para as providências de praxe.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 27/08/2020-26/09/2022
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Wiliam Santiago Hipólito Ricaldi

Ciências Exatas e da Terra

Astronomia
  • estudo do lenteamento da radiação cósmica de fundo
  • A Radiação Cósmica de Fundo (RCF) na sua viagem desde a superfície último espalhamento até sua observaçao sofre lenteamento gravitacional causado pelas estruturas em grande escala localizadas ao longo da linha de propagação dos fótons. Assim, os mapas de temperatura e polarização apresentam distorções na direção de propagação do sinal. Essas distorções adicionadas as anisotropias primárias, contribuem ao sinal da RCF e modificam, em certas escalas, a sua amplitude e inclusive as suas características estatísticas. Aqui promos o estudo destas distorçõoes como ferramental para o estudo de modelos cosmológicos.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Will de Barros Pita

Ciências Biológicas

Genética
  • identificação de fatores metabólicos que regulam a capacidade de produção de bioetanol na levedura industrial dekkera bruxellensis
  • Dekkera bruxellensis is a yeast contaminant in winemaking and in ethanol-producing plants. In the latter case, it competes with Saccharomyces cerevisiae for the industrial substrate, leading to decreased ethanol yield. While the presence of D. bruxellensis is often linked to severe economic losses, eliminating it from fermentative processes is a complex task. Since this yeast can also produce ethanol in favorable conditions, why not to take advantage of its full biotechnological potential, in a damage control strategy? Therefore, how can we use D. bruxellensis to our own benefit? How can it be used to increase industrial ethanol production? To answer these questions, it is important to understand the major aspects regarding its fermentative metabolism, which is still poorly understood. To that matter, we propose a series of physiological and genetic experiments that will reveal the metabolic factors leading to this yeast to a maximum ethanol production rate. The results will show us how to outline a strategy to help ethanol producers to maximize industrial yield and minimize economic losses during contamination events.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Willer Luciano Carvalho

Engenharias

Engenharia de Transportes
  • avaliação do impacto do programa caminho da escola no transporte escolar rural do brasil
  • Os estudantes brasileiros, em especial os que residem em zonas rurais, enfrentam uma série de dificuldades para terem acesso à educação e se manterem nas escolas. As longas distâncias de caminhada, ou os longos trajetos dentro do serviço de transporte coletivo, trazem para as crianças desafios diários que por vezes as impedem de dar continuidade ao seu processo de aprendizagem. Por essas razões, o oferecimento do ensino público gratuito, muitas vezes, não é suficiente para permitir o acesso ou até mesmo para assegurar a permanência desse aluno na escola. Foi pensando nessa realidade que o legislador constituinte atrelou ao dever de oferecer a educação, outras obrigações, como o oferecimento da merenda escolar, do material didático e do transporte para os alunos da rede pública de ensino. Diante disso, o Governo Federal criou, no ano de 2007, o programa intitulado “Caminho da Escola”, uma política pública que busca melhorar as condições do transporte das crianças no deslocamento entre a casa e a escola, por meio da renovação e padronização da frota utilizada no transporte escolar, garantindo segurança e qualidade nos veículos, além do acesso e permanência dos alunos nas escolas e a redução da evasão escolar. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o impacto do programa Caminho da Escola na melhoria da qualidade do transporte escolar rural do Brasil. Para tal, será realizada uma comparação da situação desse serviço no país antes e após a implantação do programa Caminho da Escola. Dessa forma, como base de dados para a situação do transporte escolar rural do Brasil no período anterior à implantação do programa será utilizada a pesquisa Web realizada em 2006 pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, em pareceria com a Universidade de Brasília, na qual houve a participação de 2.277 municípios, e o proponente deste projeto participou como pesquisador e coordenador. Já para o período após a implantação do programa, será desenvolvida uma nova pesquisa Web, a ser encaminhada a todos os municípios Brasileiros, com questões que possibilitem a avaliação dessa política pública. Assim, pretende-se avaliar o processo evolutivo desse serviço de vital importância para as crianças brasileiras, apontando os ganhos e possíveis problemas encontrados, permitindo gerar conhecimentos para que os gestores e tomadores de decisão aprimorem as políticas públicas relacionadas com o Transporte Escolar Rural.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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William de Castro Borges

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • o trato digestivo do schistosoma mansoni como interface parasito hospedeiro – fonte de novas moléculas alvo para o diagnóstico da esquistossomose?
  • A esquistossomose é uma doença tropical negligenciada que acomete cerca de 240 milhões de pessoas em 78 países ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Aqui, a doença causada pela espécie Schistosoma mansoni acomete cerca de 1% da população brasileira (cerca de 2.130.000), segundo dados recentes da Fundação Oswaldo Cruz. Além de ser responsável por cerca de 500 mortes anuais somente no Brasil a esquistossomose encontra-se atrelada à uma alta morbidade. Um fator importante que contribui para a alta incidência da doença refere-se aos testes de diagnóstico existentes que ainda carecem de sensibilidade e especificidade, particularmente na detecção de casos de baixa parasitemia. Estima-se que 20 a 30% das infecções ativas passem despercebidas em exames rotineiros para detecção de ovos nas fezes, levando ao diagnóstico tardio da doença com consequente comprometimento visceral para o paciente. Um melhor entendimento dos mecanismos envolvidos na interação parasito-hospedeiro poderia apontar moléculas de interesse para o diagnóstico da infecção. Nos últimos anos nosso grupo de pesquisa vem concentrando esforços para a caracterização da glândula esofagiana de S. mansoni e S. japonicum. Como parte integrante do tubo digestivo desses vermes o lúmen esofágico constitui uma importante interface parasito-hospedeiro devido à demonstrada acessibilidade a anticorpos circulantes. De particular interesse para essa proposta é o fato dele ainda representar um sítio onde complexas interações entre as secreções esofagianas e células sanguíneas são conduzidas, dando início ao processamento sanguíneo. Neste contexto, esse projeto pretende por meio de uma abordagem proteômica em larga escala, identificar secreções esofagianas como possíveis biomarcadores de infecção por S. mansoni em soro e urina durante a ocorrência da esquistossomose humana. Dados recentes do nosso laboratório demonstraram por meio de quantificação absoluta que algumas proteínas da glândula esofagiana, particularmente as de menor massa molecular, apresentaram alta taxa de síntese e secreção atingindo cerca de 475 milhões de cópias por célula. Devido à essa magnitude de síntese tais moléculas foram passíveis de serem identificadas no sobrenadante de cultura de vermes após eventos de regurgitação constantemente realizados pelo parasito. A identificação de tais proteínas em fluidos como sangue e urina poderá revelar novos biomarcadores específicos de infecção ativa e dessa forma contribuir sobremaneira no aperfeiçoamento de testes diagnósticos para a esquistossomose.
  • Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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William Douglas Gomes Peres

Outra

Divulgação Científica
  • rede contestado para a redução da desigualdades: a inteligência artificial conectando presente, passado e futuro
  • A cultura que envolve a região do Contestado, exacerba a falta de acesso às cientificidades, tecnologias e demais outras áreas, propostas pela chamada, isto porque se faz necessário o apoio financeiro para realização deste evento visto as condições dos municípios e da região participante. Assim, em 2018 e 2019 foram possíveis diversas ações no Contestado, envolvendo inúmeras parcerias e instituições, e essa prática precisa ser continuada visando a redução das desigualdades em conjunto com o desenvolvimento da bioeconomia, da diversidade e da riqueza para o desenvolvimento sustentável local, agora conectada com a inteligência artificial como última fronteira: a de popularizar nos meios adequados o conhecimentos e saberes construídos neste território catarinense. . Com isso é preciso que aconteçam eventos e atividades que relacionem o acesso ao conhecimento e a redução das desigualdades de modo efetivo e atento, construindo uma agenda permanente de práticas de ciência e tecnologia, visando por si só democratizar o acesso e a popularização da educação e da ciência. Educação é instrumento para redução das desigualdades, de sobressalto, o mais importante, porque é a ferramenta de acesso desde os menos instruídos, aos altamente capacitados, conectando conhecimentos e assim, reduzindo fronteiras entre povos e coletividades, ampliando as conexões entre as escolas e as comunidades, seja na pesquisa, extensão ou pela função precípua de ensino das instituições. Diante deste contexto a “Rede Contestado para a redução da desigualdades: diversidade e riqueza para desenvolvimento sustentável”, é uma oportunidade para as pessoas que não tem acesso ao meio acadêmico ingressarem neste ambiente e revisitarem as lições da ciência e tecnologias populares, promovendo a inclusão social e econômica de uma parcela da comunidade através de um despertar comum, combatendo sobremodo as desigualdades sociais exacerbadas na região do Contestado, inclusive trazendo à tona novas visões no arranjo produtivo regional, objetivando o empoderamento e o protagonismo destas comunidades. Desta monta, visam-se ações como concursos de textos e desenhos na rede pública de ensino básico, construção de um seminário local para apresentação de banners sobre as temáticas da semana proposta, de modo a construir a continuidade de uma agenda de semanas acadêmicas do Contestado em forma de seminário ou equivalente construída em conjunto com a comunidade envolvida, para que os acadêmicos partilhem e debatam seus estudos sobre o tema, colocando a região na rota dos eventos científicos nacionais. Assim, o foco deste projeto é, promover eventos e ações de divulgação e popularização da ciência que, por meio da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, estimulem a curiosidade científica, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos, sendo um dos caminhos a realização do Segundo Congresso Nacional do Contestado, tornando-se este um espaço de construção e vazão das discussões históricas, culturais, antropológicas, econômicas, sociais, entre tantas outras, oportunizadas através da implantação de um espaço acadêmico de debates e trocas não apenas regionais, mas nacionais que reflitam no Contestado. A preocupação com a qualidade de vida das famílias que vivem nesta região também justifica a inserção de aspectos ambientais na proposta. Saber gerenciar os materiais comprados e os resíduos produzidos, além de colaborar para a economia de dinheiro traz benefícios ambientais e sociais. Com foco nesta prática, pretende-se abordar na Semana do Contestado, atividades que reutilizem materiais, ou nas quais se usem insumos simples que se possui em casa para disseminação de práticas de ciência popular, como fazer sabão, hortas verticais, soro caseiro, dentre outros, e que estes possam também complementar a renda da família, seja na criação de produtos artesanais, dispostos a venda durante a semana, seja pela simples atitude de reutilizar e não precisar adquirir o produto novamente. Desta forma, ainda, celebrar a ciência medicinal popular, através do resgate histórico dos remédios caseiros, chás de plantas e ervas medicinais que visem, acima de tudo, dar condição caseira para tratar de patologias simples através destas ervas medicinais e dos conhecimentos populares é uma maneira de alicerçar a saúde pública, pelo conhecimento extra-muros. Fajardo, Calage e Joppert (2002) destacam que a pouca oferta de empregos para grupos específicos da população tem despertado nas pessoas o desejo de obter uma renda através do trabalho autônomo. As atividades visam movimentar os espaços públicos da comunidade de Caçador e região, visando estimular a livre circulação e apropriação do conhecimento a todas as camadas da sociedade, em especial as socialmente vulneráveis, trabalhando nas regiões mais pobres, com atividades nômades e concomitantes em várias comunidades da região, tais como oficinas, palestras, rodas de conversa, celebração de arte popular, fomento a religiosidade como fenômeno de estudo científico, instalação de hortas comunitárias e divulgação de ervas medicinais, entre outras, para estimular o desenvolvimento da economia solidária. As mulheres da região do Contestado sofrem em demasia com o preconceito e com a violência, doméstica principalmente. Os eventos em sua amplitude, pretendem também trazer as mulheres para o centro do debate, visando o fortalecimento e empoderamento das mesmas. Isto se dará através da apresentação de instituições de proteção, de discussões e explanações sobre seus direitos, buscando, desta maneira contribuir no acesso à informação e as possibilidades de ajuda oferecidas. É necessário destacar também que uma das maneiras de fortalecer os debates acerca de empoderamento feminino passa, sem sombra de dúvidas, pelo despertar científico das mesmas, e nisto o estabelecimento na região dos Institutos Federais e a parceria destes com as Universidades e as escolas da rede básica de ensino se tornam essenciais.
  • Instituto Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 22/10/2020-30/04/2021
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William Ernest Magnusson

Ciências Biológicas

Ecologia
  • monitoramento ambiental da biodiversidade de áreas de conservação na amazonia e na flona tapajós - pa, brasil.
  • A Amazônia é considerada o bioma de maior diversidade biológica do planeta. Dentro deste bioma, em território nacional, se encontram Unidades de Conservação enquadradas em diversas categorias. Muitas dessa UCs carecem de conhecimento científico acerca dos diversos grupos taxonômicos nelas presentes devido à grande extensão geográfica do bioma amazônico, bem como a imensa biodiversidade presente. Uma das alternativas para o melhor conhecimento da biodiversidade ocorrente nas muitas UCs amazônicas do Brasil é o monitoramento participativo por pessoas locais. Lançando mão do esforço amostral auxiliado por pessoas residentes nas comunidades locais, este tipo de monitoramento, além de auxiliar o monitoramento científico clássico realizado por especialistas, contribuindo para a ampliação de levantamentos faunísticos e florísticos das localidades em questão, também é muito importante do ponto de vista da conservação ambiental, pois fomenta e incentiva o interesse e a atuação de pessoas locais na preservação dos muitos ambientes presentes nas UCs, fornecendo subsídios para estudos ecológicos de comunidades e populações, e gerando dados para futuras tomadas de decisões estratégicas. Além disso, a aquisição de conhecimento sobre os diversos grupos taxonômicos pode auxiliar as comunidades locais a desenvolverem alternativas de renda baseadas em atividades como turismo ecológico e científico. Com base nesses conceitos, o presente projeto apresente três alternativas de pesquisa científica que integram monitoramento de grupos taxonômicos em Unidades de Conservação, de diferentes categorias, com produção de conteúdo a ser utilizado pelas comunidades locais, bem como treinamento desses comunitários em técnicas básicas de identificação e amostragem. A primeira pesquisa será desenvolvida na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, onde haverá levantamento faunístico e florístico, iniciando avifauna, com a finalidade de relacionar a assembleias de aves de sub-bosque com a estrutura florestal, utilizando o auxílio de moradores locais que simultaneamente receberão treinamento, concluindo com a confecção de um guia de identificação das espécies encontradas na localidade. A segunda pesquisa ocorrerá na Floresta Nacional do Tapajós onde haverá o levantamento da anurofauna e posterior correlação desta com diversas variáveis ambientais, com o objetivo, entre outros de maior complexidade científica, de criar de um aplicativo digital de identificação das espécies locais. A terceira pesquisa procura estudar os padrões de diversidade da ictiofauna no interflúvio Purus-Madeira, região onde há um mosaico de UCs, e posterior criação de ferramentas de identificação de espécies que auxiliem no monitoramento participativo.
  • Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - AM - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022